Atividade
do Curso Hot Potatoes
Aluna:
Linda Cristina Nery
![]()
Gênero
A
partir da década de 1970, "gênero" tem sido o termo usado para
teorizar a questão da diferença sexual. Foi inicialmente utilizado pelas
feministas americanas, sendo inúmeras as suas contribuições. A ênfase no
caráter fundamentalmente social, cultural das distinções baseadas no sexo,
afastando o fantasma da naturalização; a precisão emprestada à idéia de
assimetria e de hierarquia nas relações entre homens e mulheres, incorporando a
dimensão das relações de poder; o relevo ao aspecto relacional entre as
mulheres e os homens, ou seja, de que nenhuma compreensão de qualquer um dos
dois poderia existir através de um estudo que os considerasse totalmente em
separado, constituem-se em algumas dessas contribuições. Acresce-se a
significação, emprestada por esses estudos, à articulação do gênero com a
classe e a raça/etnia. Interesse indicativo não apenas do compromisso com a
inclusão da fala dos oprimidos, como da convicção de que as desigualdades de
poder se organizam, no mínimo, conforme estes três eixos.
Referência
Texto retirado de.......... Voltar