No japão:
Tudo começou no ano de 1986 quando o autor,
Masami Kurumada, iniciou a série originalmente chamada SAINT SEIYA.
A primeira aparição aconteceu nas páginas do mangá
SHONEN JUMP (uma espécie de revista semanal publicada pela SHUEISHA).
Cada mangá tinha aproximadamente 400 páginas, com diversas
histórias (a maioria era em preto e branco) e as histórias
foram publicadas até o ano de 1991 (cerca de 49 mangás).
No Japão existem duas regras quando um mangá faz sucesso:
lançar uma compilação completa (tankohon), com apenas
a série em questão e lançá-la em anime (desenho
animado japonês). SAINT SEIYA rendeu 28 volumes com cerca de 200 páginas
cada mangá. Com o passar do tempo novas recompilações
foram sendo lançadas, chegando até uma edição
de luxo para colecionadores. O mangá foi divido em sagas, de acordo
com a história: Santuário
Blue Warriors (história solo do personagem Hyoga de Cisne)
Poseidon
Hades
O sucesso foi tão grande que no mesmo ano de sua criação,
SAINT SEIYA começou a ser produzido em anime. A empresa responsável
pela produção foi a TOEI ANIMATION e o primeiro episódio
foi ao ar no dia 11 de Outubro de 1986, pela TV japonesa ASAHI (todos
os sábados às 19h). O série de TV teve 114 episódios
e foi dividida nas sagas:
Santuário (episódio
1 ao 73)
Asgard (episódio 74 ao 99)
Poseidon (episódio 100 ao 114)
O grande detalhe da produção do anime foi que a TOEI ANIMATION
foi obrigada a aumentar a história, inventando novos personagens,
prolongando certas lutas e até mesmo criando uma nova saga. Tudo
isso devido ao fato de que quando o anime começou a ser produzido
o mangá não estava finalizado ainda.
O último episódio foi exibido no dia 1 de Abril de 1989,
iniciando meses depois uma reprise completa.
O sucesso gerou também 3 curtas metragens e 1 longa metragem. Infelizmente
a saga de Hades (considerada pelos fãs, a melhor saga dos Cavaleiros
do Zodíaco) não foi produzida em anime. Na ocasião
Masami Kurumada havia tido problemas com a TOEI ANIMATION e não
liberou a produção de Hades. Fãs do mundo inteiro
ficaram decepcionados e tentaram realizar campanhas mas sem sucesso.
Em 2001, um desenhista francês chamado Jérôme Alquié
produziu dois trailers da saga de HADES (baseado na história do
mangá). O trailer foi exibido no evento de TOULON na França
em 2001 e a TOEI ANIMATION estava lá para conferir. O sucesso foi
inevitável e os trailers espalharam-se rapidamente pela Internet.
A TOEI nunca pronunciou-se oficialmente sobre o assunto, porém
em Novembro de 2002 ela finalmente lançou o primeiro OVA (Original
Video Animation = episódio feito diretamente para vídeo/dvd,
não sendo exibido como uma série de TV) da Saga de Hades.
Todos pensavam que Jêróme Alquié faria parte do STAFF,
porém isso não aconteceu. Até hoje ninguém
sabe a real influência que o francês teve sobre a TOEI mas
para os fãs ele é considerado um herói.
À partir de 2002, o Japão redescobriu SAINT SEIYA. Para
HADES foram produzidos 13 OVAs, referentes a toda fase Santuário
de HADES (lembrando que HADES é dividido nas fases Santuário,
Inferno e Elísios). Centenas de produtos começaram a ser
lançados novamente e um novo mangá (Episódio G) começou
a ser produzido.
O Episódio G conta com o roteiro de Masami Kurumada mas o traço
agora é de Megumu Okada, o que despertou desinteresse dos antigos
fãs (traço muito diferente).
A série Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) promete ainda
muitas novidades. O futuro volta a ser incerto e novas produções
estão por vir. No mês de Fevereiro de 2004 um novo longa
metragem, entitulado TENKAI HEN - OVERTURE (Prólogo do Céu
- Abertura) foi lançado no Japão. Com isso os fãs
acreditam que a tão sonhada saga de ZEUS poderá ser produzida
algum dia. |
No
Brasil: Os Cavaleiros
do Zodíaco chegaram ao Brasil em 1994. No dia 1º de Setembro
era exibido, na extinta REDE MANCHETE, o primeiro episódio da série.
O sucesso veio de imediato e naturalmente (sem muita divulgação).
O desenho começou a ser exibido em dois horários: às
10h30min dentro do programa infantil Dudalegria e às 18h30min dentro
de outro programa infantil Clube da Criança. A Manchete ficou marcada
pela constante reprise dos episódios (sempre que chegava no episódio
52 a série começava a ser reprisada desde o início).
Os Cavaleiros do Zodíaco ficaram no ar até 1997, batendo recordes
de audiência. Neste tempo muitos produtos foram lançados, podendo
destacar: álbuns, cd e lp musical (chegou a ganhar até disco
de ouro), mochilas, estojos, etc.
Uma grande febre de bonecos (ACTION FIGURES) começou a se formar.
Cerca de 900.000 bonecos foram vendidos nos 3 anos em que a série
esteve no BRASIL. Além disso o longa metragem de ABEL foi exibido
nos cinemas e teve grande público.
Assim que a série parou de ser exibida, as emissoras de TV viram
que poderia ser uma boa investir em desenhos animados japoneses. Começaram
a aparecer muitos outros animes mas nenhum conseguiu cativar tanto público
quanto Os Cavaleiros do Zodíaco.
Em 2001, a CONRAD EDITORA adquiriu os direitos para lançar o mangá.
Com veinculação mensal, o mangá nacional teve 48 edições.
Após exatamente 9 anos de exibição da série
no BRASIL, Os Cavaleiros do Zodíaco voltavam no histórico
dia 1 de Setembro de 2003 (o dia 1 de Setembro tem um valor muito especial
para os fãs pois as duas estréias no BRASIL foram exatamente
nesta data) no canal fechado CARTOON NETWORK mas desta vez redublado nos
estúdios da ÁLAMO (a dublagem antiga havia sido feita na extinta
GOTA MÁGICA). Para comemorar o lançamento da série,
foi produzido um evento temático chamado CAVALEIROS ANIME SHOW. O
evento recebeu um público superior a 4.000 pessoas em dois dias e
contou com total apoio da empresa licenciadora IMAGINE ACTION.
Um fato importante é que desta vez os fãs tiveram a chance
de participar e ajudar em vários momentos. No NATAL de 2003, 40.000
bonecos foram vendidos em menos de 2 semanas e em 2004, a REDE BANDEIRANTES
deve exibir o anime. A previsão é que Os Cavaleiros do Zodíaco
fiquem no BRASIL até 2007/2008. |