CARTA DOS PÁSSAROS E ANIMAIS SILVESTRES PARA OS HOMENS
Inspirada na carta mais lida no mundo,a carta do  Cacique SEATTLE para o presidente dos Estados Unidos que queria comprar as suas terras.


Legenda das fotos: fotos tiradas em Cruz das Almas em 2006. Todas essas paisagens foram destruidas pela prefeitura municipal em 2007. Progresso neste município é sinônimo de devastação ambiental.
              Sabemos que os homens não entendem os nossos costumes. Para eles um pedaço de terra parece sempre um pedaço de terra vazio, pois é um estranho que chega às escuras e se apossa da terra de que tem necessidade. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, e depois de conquistá-la o homem vai para longe. Seu apetite arrasará a terra e não deixará nela mais que um deserto. Eles roubam a terra de seus filhos e isto não os incomoda, eles abandonam o jazigo de seus avós e isto não os incomoda. O túmulo de seus avós e o patrimonio de seus filhos caem no esquecimento. O homem trata nossa mãe a terra e nosso irmão o céu, como mercadorias de compras a vender, a pilhar, como carneiros ou pérolas brilhantes.  Os nossos costumes são diferentes dos vossos, isso talvez porque somos selvagens e não compreendemos.  Os homens parecem não lembrar do ar que respiram. O ar é precioso para nós pois todos participam do mesmo sopro: os animais, as plantas, o homem. O vento que deu ao nosso avô seu primeiro sopro recebeu também sem ultimo suspiro. A vista das cidades dos homens faz mal aos olhos dos pássaros e animais silvestres, isto talvez porque somos selvagens. Não há lugar para se ouvir as folhas caindo na primavera ou o bater das asas de um inseto. E o barulho parece querer estourar os ouvidos. E que interesse tem-se em viver se o homem não pode ouvir a voz do corvo noturno ou o coaxar dos sapos ao redor do açude, à noite?
" Manda os homens dizer que vão comprar as nossas terras. Como podem vós comprar ou vender o céu, o calor, a terra? Essa idéia nos parece estranha... Se não possuimos a frescura do ar e o espelhamento das águas de que maneira poderá voces comprá-los? Cada pedaço desta terra é sagrada par os pássaros e animais silvestres. Cada rio areento, cada bruma nos bosques, cada clareira, cada zoeira de insetos é sagrado na lembrança e na vivencia do nosso povo. A seiva que corre nas árvores lembra o nosso povo. A água cintilante que corre nos riachos e rios não é só água, mas o sangue de nossos ancestrais. Se comprarem nossas terras vós deveis lembrar que ela é sagrada e deveis ensinar a seus filhos aquilo que ensinamos aos nossos: que esta terra é sagrada, e que cada reflexo nas águas claras dos lagos fala dos fatos e acontecimentos na vida do nosso povo. O murmúrio das águas é a voz dos nossos avós. Os rios são nossos irmãos, eles nutrem nossos filhos e saciam a  nossa sede. Se comprarem nossas terras vós deveis dar aos rios a mesma ternura que dispensas a um irmão. Vós deveis ensinar a seus filhos que o solo que eles pisam foi enriquecido com as cinzas de nossos antepassados. Dizei isto para que eles respeitem a terra. Se os homens cospem no chão, eles cospem sobre eles mesmos.
   Mesmo os homens, que dizem que com DEUS passeiam como dois amigos, não pode fugir do destino comum: a morte! Os mortos dos homens esquecem onde nasceram já que vão passear dentre as estrelas. Os nossos mortos jamais esquecem esta terra magnífica, pois ela é a nossa mãe. De um coisa sabemos e os homens descobrirão talvez um dia: O nosso DEUS é o DEUS de todas as criaturas e a sua piedade é igual para todas as criaturas. Pensam voces em possuir toda a terra, mais não podeis, pois esta terra para DEUS é sagrada e danificá-la é cumular de desprezo o seu criador. O homem também desaparecerá, talvez mais depressa do que todas as outras criaturas. Contaminai vossos leitos e sereis sufocados numa noite nos vossos próprios detritos.  Os homens dizem que morrendo eles terão um brilho esplendoroso, iluminados pela força de um deus que a despeito de qualquer propósito vos fez dominar esta terra e todas as outras criaturas.  Esse destino após a morte para nós é um mistério e o deixamos a cargo do nosso DEUS, e aqui continuamos vivendo, sem compreender porque os cavalos selvados são domados, os refúgios secretos das florestas impregnados das fumaças dos homens e as colinas sagradas manchadas pelos fios que falam. Onde estão as noites? Desaparecidas! Onde está a águia? Desaparecida! O fim da vida é o inicio da sobrevivencia.                                   Mais alguns anos e alguns invernos e nenhum pássaro ou animal silvestre que viveu nestas terras e que tem vagueado em pequenos bandos sobrará para chorar pelos nossos antepassados, que um dia foram os unicos donos desta terra.  Talvez compreendessemos com que sonha os homens se soubessemos quais esperanças transmitem a seus filhos nas longas noites de inverno, quais visões do futuro oferecem para que possam formar os desejos do dia de amanhã. Mas nós somos selvagens e os sonhos dos homens são ocultos para nós. E por serem ocultos temos que continuar o nosso próprio caminho. Depois que o ultimo pássaro e animal silvestre e  a ambientalista Telma Lobão tiverem partido, e a nossa lembrança não passar de uma nuvem a pairar sobre as pradarias, as nossas almas continuará a viver nessas matas e florestas, pois nós a amamos, como um filhote recém nascido ama o calor do corpinho de sua mãe. Ao tomar posse de nossas terras, ame-a como nós a amamos, proteja-a como nós a protejemos. E nunca se esqueçam de como era esta terra quando dela tomaram posse. E com toda a sua força, com todo o seu poder, e de todo o seu coração conserve-a para seus filhos. Ame esta terra, porque DEUS a ama!"                                                                                                                                                                                                                                                                       Veja mais, Visite o Nosso Site :    http://geocities.yahoo.com.br/lobaotelma
       Os pássaros e animais silvestres preferem o doce barulho do vento, perfumado pelo pinheiro manso,  e as pérolas formadas nas pontas do pinheiro pela chuva que caiu à noite. Ao comprar nossas terras vós deveis a ter como um lugar sagrado, onde até mesmo os homens poderão sentir a paz que emana das florestas e montanhas. Mas imporemos uma condição: OS HOMENS DEVEM TRATAR OS PÁSSAROS E ANIMAIS SILVESTRES COMO IRMÃOS! Nós somos selvagens, e não conhecemos outra maneira de viver.  Vemos homens usando armadilhas, badogues e espingardas para ferir, matar e mutilar pássaros e animais silvestres inocentes, separando pais e filhos, sem querer entender que a nossa dor é igualzinha à deles...O que é os homens sem os pássaros e os animais?  Se todos os pássaros e animais silvestres desaparecerem da face da terra o homem morrerá dentro de uma grande solidão de espírito.  Assim,  o que acontecer aos animais acontecerá também ao homem. Tudo está interligado. O homem não teceu a teia de sua vida, ele não passa de um fio desta teia. Tudo o que acontecer à terra, acontecerá aos filhos da terra. A terra não pertence ao homem, o homem pertence à terra.
Hosted by www.Geocities.ws

1