|
|
A
figura da capa foi encontrada, ao acaso, na Internet. O Cosmos conspirou
para que ela chegasse em minhas mãos e abrilhantasse meu manual. Agradeço
ao autor, que desconheço, e presto homenagem e reverência à sua obra. Essa
figura traduz a meditação. Quando nos entregamos em uma viagem interna,
isolando-nos do mundo externo, ao mesmo tempo, tornamo-nos mais integrados
ao Universo, unos com Ele. As
mãos em oração representam a devoção, a gratidão e a reverência, a
entrega ao Supremo,
ao Cosmos,
ao Deus
de nossa devoção. Pode
representar “Namaste”,
saudação que significa o reconhecimento e respeito à divindade que
habita em cada pessoa: “A
divindade que habita em mim reverencia a divindade que habita em você”. Essa
reverência era também usada pelo redescobridor do Reiki Mikao
Usui
como a Meditação Gassho. “Enquanto
na oração você procura falar com o criador, na meditação deve
procurar colocar-se num estado receptivo para ouvi-lo”. DE
CARLI, Johnny. Reiki. Sistema Tradicional Japonês. Madras
|
|
Agradeço
ao Cosmos e a todos os Seres Físicos e Suprafísicos de todos os reinos e
dimensões que, direta ou indiretamente, participaram dessa minha jornada. Que
meu “serviço” se manifeste em vibração positiva e seja
compartilhada com todos que a desejarem. Agradeço
também aos amados amigos Delci, Marta e Homero,
que me proporcionaram as ferramentas que possibilitaram esse manual. E
a amada amiga Fátima e seus colaboradores, que foram responsáveis por
transformar esse manual em um livro. João
Eduardo Fialho Julho
2003
|
|
Eu
dedico esse manual à minha amada Mãe que, além de ter sido o Portal,
pelo qual cheguei a mais essa existência de aprendizado, esteve sempre ao
meu lado, em toda a minha jornada, algumas vezes como mestra,
outras, como aprendiz. Dedico
a todos os mestres
que fizeram parte desse meu encontro, que foram muitos, os quais encontrei
nos mais diversos lugares e momentos de minha vida. Dedico
especialmente a:
A
você, dedico o meu amor!!! João Eduardo Fialho
|
|
A
redação deste prefácio deve-se muito mais ao beneplácito do autor do
livro, do que ao mérito da redatora. Outro
dia, minha filha me presenteou uma compilação, na qual encontrei um
excerto do grande humanista espanhol Juan Luis Vives, que viveu no século
XVI e dedicou parte de sua vida a um projeto de renovação do ensino, o
qual diz: “Nenhum espelho reflete melhor a imagem do homem do que suas
palavras”. Isto
me fez refletir sobre o trabalho voluntário que o Eduardo faz em terapias
em grupo e meditação, que culminou com este Manual Prático de Meditação:
o Eduardo só tem palavras boas, só fala coisas positivas, construtivas,
pacificadoras, agregadoras, tanto, que se faz ver um gigante no jovem
magrinho. Quando
tanta literatura há, ditando técnicas de “como fazer meditação”,
com suaves palavras, ele nos diz que meditar é respirar, contemplar, não-fazer,
entregar-se ao Eu Superior, ao Cosmos. Vislumbro,
assim, um livro que é mais do que leitura, impregnado que está de Luz e,
que, rapidamente, nos leva a um estado de meditação, de alteração da
consciência. É
uma forma renovada e atual de abordar o tema, numa linguagem acessível e
adequada para os tempos atuais. Apresenta algumas noções básicas de
conhecimento mais profundo do ser e mais vinte e quatro técnicas de
meditação, tornando fácil a consecução do propósito meditativo. A
sua aplicabilidade é ampla, tanto em nível individual, coletivo, como
empresarial. Com
certeza, esta não é uma simples leitura, é um convite à transformação
em todos os aspectos da nossa vida. Fátima
Friedriczewski 04/11/2003
|
|
Embora
sejamos indivíduos, somos parte integrante do cosmos, estamos
interligados. Embora muitas vezes não tenhamos consciência disso. No
momento em que passamos a adquirir essa consciência, nossa
responsabilidade se amplia. Pois percebemos que tudo o que fazemos afeta o
universo como um todo. Passamos
então a perceber que o simples ato de elevarmos nosso padrão vibratório
irá contribuir para elevar o padrão vibratório da humanidade e do
universo. Isto poderia bastar. Porém se conhecemos técnicas ou se
dispomos de ferramentas que possam auxiliar nossos semelhantes (nossos irmãos
cósmicos) a terem cura1 manifestada em suas vidas,
temos responsabilidade de compartilhá-las. Quando
decidimos optar pela busca como jornada espiritual e de autoconhecimento
temos consciência de que nosso aprendizado não tem fim. Cada momento,
cada situação é um aprendizado, devemos estar sempre conscientes para
poder absorver cada gota desta fonte de conhecimento que é a vida. O
aprendizado deve sempre estar vivo. Jamais deve estagnar. Por
isso, sempre haverá algo de novo para ser compartilhado. O
que levou a elaborar esta versão virtual do livro “PORTAL PARA
HARMONIA Manual Prático de Meditação”, foi a necessidade de
tornar disponível os novos conhecimentos adquiridos. Esta versão será
modificada a medida que novas informações surgirem ou novas técnicas
forem criadas. Desejo
sempre deixar claro que o conhecimento existente neste manual, não me
pertence, ele pertence à humanidade e está acessível a todo aquele que
colocar-se em estado de abertura e com determinação e fé, seguir a
senda de buscador. Espero
que este manual te auxilie em tua jornada. João
Eduardo Fialho 1cura – o termo cura neste manual terá sempre o significado de equilíbrio em níveis físico, emocional, mental e espiritual.
|
|
Atualizada em: 05-ago-2004 15:24:00 |
|
|