| |
O fator paixão
Jogar pelo Liverpool FC não é simplesmente jogar futebol
profissionalmente. Não é como jogar por qualquer outro time do mundo.
Para jogar pelos Reds, tem que ter um algo a mais. E é esse algo a
mais que torna nosso time diferente.
Jogadores como Carragher, Owen, Fowler e Gerrard, que nasceram em
Liverpool ou em suas redondezas, mostram (mostraram no caso do
Michael) a cada jogo seu amor incondicional pelo clube. Eles são
idolatrados pela torcida. Eles fazem questão de ir comemorar cada
sucesso do time junto do Kop. Sua identificação com o clube chega a
ser surpreendente, nesses dias de “profissionalismo” e falta de amor à
camisa no futebol.
Por ser um gigante, o Liverpool tem muitos admiradores em outros
países. Caso de Dudek, Hyypiä, Riise, Kewell. Mesmo sendo
estrangeiros, esses jogadores demonstram tanto amor pelo clube como
aqueles que iam em Anfield ver King Kenny e cia. quando eram crianças!
Todo esse sentimento dos jogadores faz com que a atmosfera seja
especial em Melwood. Quando perdem, esses jogadores ficam realmente
tristes e abalados, como se fossem torcedores que acompanharam o
insucesso das arquibancadas...
E isso contagia aqueles jogadores que não cresceram torcendo pelo
time, como é o caso dos nossos espanhóis Xabi Alonso, Luis Garcia e
Pepe Reina. Eles se identificam tanto com o clube e nutrem um
sentimento tão belo pela torcida que chegam ao ponto de, como fez Xabi,
recusar encher o cu de grana no super-gigante Ruim Madrid para buscar
o sonho da Premier League junto com o Liverpool!
Mesmo as contratações tem grande motivação nesse relacionamento
sentimental entre clube, torcida e jogadores. Fowler, maior ídolo da
década de 90, pediu pra voltar pro clube em janeiro! Em que outro
lugar do mundo a gente vê isso? Bellamy e Pennant gritaram aos quatro
cantos quão felizes estão por finalmente conseguirem jogar no seu time
do coração, motivados a entrarem na história como ídolos do clube pelo
qual tanto torceram durante suas vidas!
E Gerrard, quando todos davam sua ida ao milionário Chelsea como
certa, mudou de idéia e decidiu ficar em Liverpool por causa de sua
ligação com o clube que defende desde os 7 anos de idade. Owen, que
saiu brigando e falando asneiras, se arrependeu e hoje pede pra
voltar...
Enquanto o Chelsea gasta trocentos milhões de libras pra contratar
“estrelas” como Shevchenko e Ballack, nós gastamos £ 20 milhões para
trazer 5 jogadores. E, sinceramente, eu acho que os nossos 5 jogadores
menos badalados serão muito melhores aquisições que qualquer
“super-craque” que nossos adversários adquiram.
Bellamy aceitou ganhar menos no Liverpool do que ganharia nos Rovers,
só para realizar seu sonho de infância de usar o Liverbird em seu
peito. Pennant também vai dar o sangue para mostrar seu valor. Paletta,
González e Fábio Aurélio não são torcedores do Liverpool. Mas conhecem
nossa tradição e a beleza de nossa torcida. E estão muito dispostos a
caírem nas graças da torcida e se tornarem Kop Favorites!
Outros times podem ter rios de dinheiro, mas seus jogadores são
mercenários, não têm amor à camisa. Esse, como eu já frisei, é o
grande diferencial do nosso time em relação aos outros. Esse
diferencial nos levou às vitórias na CL e na FA. E vai nos levar à
vitória também na Premier League.
|