|
Hoje eu
estava pensando sobre a verdade, como é difícil definir essa palavra, o
dicionário define-a como: “ ”...
Eu não
sei... Ás vezes, eu a vejo como um triângulo escaleno, aquele que tem todos
os lados diferentes. Se eu perguntar se a minha mãe almoçou, a
resposta “verdadeira”, seria sim, afinal de contas, ela já almoçou muitas
vezes na vida dela, Agora se eu perguntar se ela almoçou hoje a resposta é
não, o outro lado do triângulo... É como se a verdade estivesse sujeita a
determinadas coisas e nesse caso ela está sujeita ao tempo ... às
vezes ela pode estar sujeita aos nossos sentimentos, aí a verdade fica mais
complicada ainda, de alguma forma ou de outra, a gente deixa de gostar de
algo ou de alguém, então a resposta para uma pergunta do tipo: “Você
gosta de mim?” muda para sim ou não, ou ainda, talvez dependendo de nossos
sentimentos. Será que está dando para visualizar os três lados do
triângulo?...
Talvez ela
possa ser como uma esfera, em qualquer ângulo que a observarmos é a mesma
coisa, não possui lados maiores ou menores, não inclina nem para a direita,
nem para a esquerda. Li, uma vez, não lembro quando nem em qual livro,
que foi por esse motivo que tal forma foi escolhida para ser a mesa do reino
de Camelot, o reino do Rei Arthur. Assim, todos eram iguais perante o
rei, não existia melhores ou piores... bem, mas isso é uma outra história...
|
|
Uma
verdade que sempre me pareceu algo imutável: o sol sempre nasce nos fundo de
minha casa e se põe em frente à ela. Mas depois eu fiquei pensando...
se eu morasse do outro lado da rua ele nasceria em frente à minha casa e
iria se pôr atrás dela ... Aí a verdade ficaria sujeita ao lugar da
observação, o ponto de referência do observador... Com o tempo, aprendi que
o sol sempre nasce num ponto que chamamos de nascente e se põe num
ponto que chamamos de poente, ou seja, independente de que ângulo eu observo
o nascer e o pôr do sol, esses pontos se chamariam assim... acho que foi
para não haver tanta confusão que se estabeleceu os pontos cardeais, então
para ser verdade que o sol sempre nasce no nascente e se põe no poente ficou
estabelecido isso, assim como o Norte, o Sul, o Leste e o Oeste, mas
aí a verdade fica estabelecida, houve um consenso entre as pessoas... Ainda
bem, se não ficaria difícil de nos encontramos.
Então,
será que a verdade não existe? Aquela verdade incontestável, que
algumas pessoas chamam de “Verdade Absoluta”. Creio que esse conceito
só se aplicaria a algo imutável, algo que mesmo com o passar dos anos não
tivesse seus sentimentos transformados pela ação dos acontecimentos, algo
que fosse o mesmo em qualquer ângulo observado... Dizem que esse algo existe
e o chamam de Deus, o criador do universo... ,mas existem pessoas que dizem
que Ele não existe e que não há nada que não seja imutável...
E depois
de pensar a manhã toda sobre a verdade continuo sem respostas... mas também
não tinha pretensão de tê-las e espero que você, meu caro leitor, também não
tivesse pretensão de tê-las ao fim do texto porque se tivesse tal
pretensão, acabo de decepcioná-lo... A única pretensão que tinha era de
dizer que a busca da verdade, angustia, faz pensar...
Rosilene
Jorge dos Ramos |