|
Uma visão interdisciplinar para nós cidadãos e para a Administração Pública. Reflexão..... |
Nós e os outros...etnocentrismo....relativismo cultural Se a razão material do surgimento e do desenvolvimento da atitude racista é o contato material, a convivência não procurada, e até mesmo forçada, ou a temida concorrência do mercado de trabalho, a predisposição mental da qual nasce o racismo é o chamado etnocentrismo, que defino a partir do admirável livro de Tzvetan Todorov, Nós e os outros, como aquela atitude de "nós" contra os "outros" que consiste em transformar, de modo indevido, em valores universais, os valores característicos da sociedade a que pertencemos, ainda quando esses valores nascem de costumes locais, particularísticos, com base nos quais é incorreto, para não dizer insensato e até mesmo ridículo, falar em nossa superioridade com respeito aos que pertencem a um grupo étnico de costumes diversos, igualmente particularísticos. Todo povo tende aconsiderar a si mesmo como civilizado e rejeita os outros povos como bárbaros.(..) Existe também um etnocentrismo mitigado, segundo o qual não temos razão alguma para abandonar nossos valores, ainda que eles não pretendam ser universais, fato de que somos conscientes. Deste etnocentrismo menos arrogante, nasce o chamado relativismo cultural. Não existem povos superiores ou inferiores. Cada um tem seus valores e se fixa neles. Uma atitude desse tipo não produz aversão, mas, quando muito, separação.. Norberto Bobbio - "Elogio da Serenidade e outros escritos morais" - tradução Marco Aurélio Nogueira, S.Paulo, Unesp, 2002. |
![]() |
© 2004 - www.direitoadministrativo.com