|
Afinal, o
que é o Estágio?
É a oportunidade para
que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos
adquiridos em sala de aula, de maneira que possam vivenciar
no dia a dia a teoria, absorvendo melhor os conhecimentos,
podendo refletir e confirmar sobre a sua escolha.
O estágio curricular,
seja ele obrigatório ou não obrigatório, tem a função de
propiciar ao estagiário o aprendizado social, profissional e
cultural, tendo como resultado uma reflexão real e futurista
dos novos cenários sócio-econômicos.
O estágio não é um
emprego. Ele é um complemento do aprendizado dos cursos de
nível médio, técnicos ou superiores, regido pela lei nº 6494
de 07 de dezembro de 1977 e regulamentado através do decreto
nº 87.497 de 18 de agosto de 1982.
A política de estágio
para a Universidade Federal do Paraná é normatizada pela
Resolução nº 19/90 – CEP e por Instruções Normativas
01/92-CEP, 01/93-CEP e 01/03-CEPE.
O
estágio destina-se a atividades práticas, com carga horária
de 400 horas, divididas entre estágio in loco nas
organizações e atividades de sala de aula, com seminários
temáticos para socialização e abordagens teóricas sobre
temas, conforme regulamento de estágio aprovado pelo
Colegiado de Curso. Este é desenvolvido pelo aluno no 4º e
5º períodos do curso por meio de Conhecimento e
Interpretação da Realidade, e no 6º período através da
Intervenção, sob acompanhamento e orientação do/a
coordenador/a de estágio e professores/as supervisores/as do
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional da
Uniminas. As áreas para realização do estágio são:
|