"FOTOS" DE JESUS

“ Reflexão rigorosamente científica, mas também cheia de poesia, de um sacerdote francês – Fr. Daniel Ange – sobre o nascimento de Jesus, Filho de Deus.
Venham ver a Deus que assumiu a condição humana para que os homens possam vê-Lo, tocá-Lo... Nós adquirimos essa possibilidade, é verdade, só dois mil anos depois da Anunciação. Naquele tempo nem Maria podia vê-lo. Não era conhecida, pois, a ultra-sonografia”.        Pe. Eugênio
Tomemos como ponto de partida a data de 25 de março. Nesse dia Deus entrou na história da humanidade. Ele vive ainda escondido debaixo do coração de Maria que, a partir daquele momento, tornou-se Mãe de Jesus, que é Deus. Vamos observá-Lo nas fotos de ultra-sonografia.
13 de abril - Ele tem 18 dias. Deus infinito tem dois milímetros – um pequeno grão de trigo! O coração de Deus começa a bater. O primeiro órgão que podemos ver é exatamente este músculo em miniatura. Ainda está aberto. A vida terrena de Deus começa com este pequeno, aberto coração, e terminará com esse mesmo coração aberto pela lança, e que estará aberto para nós por todo o sempre.

  Aos 21 de abril, enxerga-se seus braços. Esses braços, algum dia serão abertos e formarão entre o céu e a terra o sinal permanente da Nova Aliança.
Aos 23 de abril, apenas dois dias depois, aparecem na foto suas pernas. Nelas Ele percorrerá toda a Galiléia e, depois, a Judéia.
25 de abril - Ele tem um mês. O minúsculo feto de Deus mede já um centímetro. É dez mil vezes maior do que o óvulo fecundado. Tal é agora o grande Deus, Deus de um centímetro.
Início de maio - Aparecem no seu rosto os olhos e a boca. Olhos, nos quais refletirá o céu; boca, que proclamará a eterna verdade. Tal é o nosso Deus!
15 de maio - Qüinquagésimo dia. Suas mãos parecem umas pequenas flores. Pode-se, porém, distinguir as linhas papilares, únicas no mundo. Essas mãos vão mais tarde trabalhar a madeira, tocar os doentes e crianças. Tal é nosso Deus.
31 de maio - No aparelho ultrasonográfico poderíamos ouvir o bater de seu pequeno Coração, que pulsa ritmicamente 65 vezes por minuto. Esse Coração ama e nunca mais deixará de amar. Algum dia Ele será traspassado pela lança... Deus é amor.
No início de junho começa a formar-se nEle o esqueleto e desenvolvem-se os músculos. Seguro em seu esconderijo, ligado com o cordão umbilical à sua Mãe, parece ficar em pé. Ele já tem três centímetros e pesa onze gramas: menos de uma folha de papel. Tal é o nosso Deus.
Observem que, dentro de dois meses, este ser em miniatura realizou um grande trabalho: formou todos seus órgãos. Resta ainda desenvolvê-los e terminar.
10 de junho - Esses pequeninos pontinhos nos pés, que aparecem na ultra-sonografia, são os dedinhos de nosso Deus.
Metade de junho - Quando Ele sente um carinhoso toque na teesta, começa a virar a cabeça e mexer com as mãos. Você pode imaginar, um Deus procurando carinho?
Fim de junho - Dez centímetros e 45 gramas de peso. Ele tem as mãozinhas e as cordas vocais totalmente formadas. Também as minúsculas pálpebras. Estas permanecerão fechadas ainda por seis meses. Podemos ver também o sexo desta criança: será um menino. Menino Deus.
Fim de julho - Cada detalhe está bem formado: os dedinhos das mãos e dos pés, as unhas, as pálpebras, o cabelo, as orelhas.
Início de agosto - Ele ouve os sons que vêm de fora. Cresce o cabelo. Ele começa a se mexer, mas, no começo, muito pouco, quase impercebível. O Coração dEle bate agora muito rápido e os vasos sangüíneos, vistos debaixo da pele, rápida, mas ritmicamente, bombeiam o sangue. É o sangue de Deus. O mesmo que Ele irá derramar na Cruz.
Fim de agosto - Maria começa a sentir os movimentos da criança. Ele começa a engolir. Já tem 25 centímetros e pesa meio quilo.
(Hoje, na legislação brasileira, poder-se-ia abortá-Lo. Que bom, que Maria não o fez! A misteriosa gravidez com alguém que não é o noivo, seria suficiente para esse homicídio).
Fim de setembro - Envolvido em seus transparentes cobertorees, Ele dorme de 16 a 20 horas por dia, ou chupa os dedinhos. Imagine: um Deus que chupa dedo!
Fim de outubro - Ele tem 31 centímetros e pesa um quilo. Despertam-se nEle os cinco sentidos: tato, olfato, paladar, audição e visão.
Novembro - Ele começa a Se transformar em um pequeno milagre de beleza. As rugas no rosto e no corpo desaparecem, a pele torna-se cor de rosa claro, a fina camada que a envolvia desaparece gradativamente, aperfeiçoam-se os pulmões... Em breve o crânio estará totalmente formado... Nosso Deus acaba de se formar.
Metade de dezembro - A cabeça dirige-se para baixo, as mãozinhhas e pezinhos cruzam-se no ventre. É como se fosse uma posição antes de dar um mergulho. É assim, que Deus se prepara para abandonar o ventre materno.
Antes que isso aconteça, vejamos esse casal jovem no caminho para Belém. Perdidos em meio a tantos viajantes por causa do recenseamento proclamado por César Augusto, andam com muita cautela, descansando em curtos espaços do tempo. Maria atravessa as colinas daquela região.
Quem, olhando aquela jovem-Mãe, poderia adivinhar que Ela é o verdadeiro Templo de Jerusalém? Que Ela é a verdadeira Arca da Aliança? Que Ela é o Sacrário vivo e a primeira Casa de Deus? Talvez José pudesse entender um pouco desse grande mistério.
25 de dezembro - Finalmente nasceu Deus. Nasceu no caminho. A próxima parada será o Egito. Ele nasceu no caminho, pois sempre busca aqueles que não conhecem o caminho certo.
Maria e José procuravam, aflitos, alguma casa. Batiam em muitas portas, mas nenhuma se abria para eles. Há lugar para todos, menos para Deus!
Vem a reação da natureza: o reino dos minerais oferece-Lhe uma gruta, do firmamento vem uma estrela, do reino das plantas, um pouco de feno e o reino de animais manda um boi e um jumentinho...
E nós, homens de hoje, o que Lhe oferecemos? Oferecemos-Lhe nossos pecados. Muitos pecados. E Ele os aceita. Veio ao mundo para tomá-los sobre Si e apagá-los. Tal é o nosso Deus!
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!
Luziânia, Festa de Anunciação, 2003.

Jornal Eco de Mediugórie(março/2003)

 

Voltar

1