O problema não é meu...

Em uma fazenda viviam, além de seus proprietários, uma vaca, um porco, uma galinha e um rato. Tudo ia perfeitamente bem na fazenda até o dia em que instalaram uma ratoeira. O rato, quando se apercebeu desta, muito preocupado saiu a gritar pelo quintal: "Instalaram uma ratoeira na casa, precisamos fazer alguma coisa". Logo o rato deparou-se com a vaca e repetiu seu grito de alerta quanto à ratoeira, mas a vaca, sem dar grande importância ao fato, simplesmente respondeu: "Ratoeiras são problemas de rato, eu sou uma vaca, não tenho nada a ver com isto".

 

 O rato não desanimou e continuou correndo e gritando pelo quintal e encontrou o porco, para quem repetiu a mesma frase de alerta em relação à ratoeira, conclamando que deveriam todos se unir para tomar alguma providência, mas o porco simplesmente respondeu: "Sabe porque aquilo se chama ratoeira? Porque é feito para pegar ratos. Eu sou um porco". Novamente não desanimou o rato e continuou correndo e gritando pelo quintal e encontrou a galinha, para quem repetiu seu grito de alerta em relação à ratoeira, mas a galinha simplesmente respondeu: "Eu sou uma galinha, ratoeiras não são para galinhas, este é um problema seu". Desanimado porque não tinha encontrado ninguém que se dispusesse a ajudá-lo a resolver o problema da ratoeira, o rato voltou para sua toca.

 

Em uma das noites seguintes, a dona da casa, caminhando pela casa, tropeçou na ratoeira, que desarmou em seu pé, derrubando-a e fazendo-a se machucar. Como qualquer pessoa que tenha vivido em Fazenda sabe, canja de galinha é um "santo remédio", indicado para inúmeras situações. Não sendo desconhecedor deste efeito miraculoso da canja de galinha, o dono da fazenda pegou a galinha e matou-a, para fazer uma canja para sua esposa. Passaram-se os dias, e nada da dona da fazenda vir a melhorar. Os vizinhos, amigos e parentes vieram visitá-la, e como sempre se deve receber bem os hóspedes, o esposo da adoentada, como uma pessoa muito fina e educada, pegou o porco e matou-o, para poder servi-lo assado a suas visitas.

Passados mais alguns dias, a dona da fazenda veio a falecer. Foraminúmeras as pessoas que vieram ao seu velório e, como qualquer pessoa que tenha vivido em uma Fazenda sabe, no interior habitualmente se recebe, com uma farta refeição, as pessoas que vem compartilhar a dor da perda de um ente querido. O dono da fazenda, consciente de suas obrigações sociais, matou a vaca para poder servir uma farta refeição às pessoas que vieram compartilhar seu momento de dor.

 

 

Moral da história: Quando você vir alguém gritando "tenho um problema" pense pelo menos duas vezes antes de dizer "não tenho nada a ver com isto".
Embora a reação inicial de muitos de nós tenha sido simplesmente dizer "isto não é problema meu", devemos pensar bem antes de escolher nos omitir, afinal, como na parábola, o problema pode ser muito mais nosso do que à primeira vista pode parecer. E isso acontece todos os dias no nosso ambiente de trabalho.

Então para saber um pouco mais navegue nos ambientes abaixo para entender a relação da parábola com clima organizacional. Desta forma você vai aprofundar seus conhecimentos e ainda se divertir.

 

 

 

A sopa O Celeiro

Fazendinha da reflexão

Hosted by www.Geocities.ws

1