|
LEONI IÓRIO |
AUTO- RETRATO
|
|
|
|
POR |
|||
|
|
AUTO- RETRATO |
LEONI IÓRIO |
|
AUTO-BIOGRAFIA
José
Leoni Iório, filho de José Iório e de Silvéria Leoni Iório, nasceu em Valença
(RJ), em 31 de agosto de 1899. Fez o curso primário em Valença, bem como os
preparatórios, no extinto "Atheneu Valenciano", submetendo-se aos
exames finais do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Quando ainda estudante,
fundou em 1915, o jornal "O Lynce", de pequeno formato, dedicado à
juventude valenciana. Em 23 de dezembro de 1918, concluiu o curso ginasial na
"Academia de Comércio" de Juiz de Fora (MG). Em 1919, fez parte do
corpo cênico do Grupo Dramático Artur Azevedo, em Valença.
Em
1920, matriculou-se na tradicional Escola de Farmácia de Ouro Preto (MG),
diplomando-se em 5 de dezembro de 1923. Retornando à Valença, naquele mesmo
ano, foi um dos fundadores do Clube de Escoteiros, onde ocupava a função de
secretário. Como amador da arte dramática, escreveu e publicou as peças
teatrais "Tudo pela Pátria" - esta, em 1920, quando estudante em Ouro
Preto - e "Amores de Jeca Tatu". Escreveu e encenou as revistas
musicais "Valença em Tiras" e "Princesa da Serra", esta última
no ano de 1929. De 1926 a 1928, assumiu a direção do "Correio de Valença",
órgão dedicado aos interesses políticos daquela cidade, tendo exercido nesse
mesmo espaço de tempo, as funções de Escrevente juramentado do Cartório de
Registro Civil. Em 15 de agosto de 1928, fundou e assumiu a direção do jornal
"Valença", de grande formato, impresso nas oficinas do antigo "O
Paiz", do Rio de Janeiro. Em janeiro de 1929, fundou e dirigiu, por algum
tempo, o "Jornal de Valença". Nos anos de 1926 e 1927, foi Escriturário
da E.F.C.B., e de 1928 a 1930, Inspetor Federal, por nomeação, do Ginásio
Valenciano São José.
Na
qualidade de Secretário da Venerável Irmandade de N. S. da Glória de Valença,
organizou e publicou, em 1936, o "Boletim", comemorativo ao 1o
Centenário da referida Irmandade. Naquele mesmo ano, foi nomeado Secretário da
Prefeitura de Valença, exercendo, simultaneamente, a função de Oficial da
Secretaria da Câmara Municipal, até 1937, quando, então, passou a ocupar o
cargo de Escriturário da Diretoria de Fazenda. Em 1939, foi designado para
exercer o cargo de Agente Municipal de Estatística, tendo sido posto, pela
Prefeitura de Valença, à disposição do I.B.G.E., a partir de 1945. Em 15 de
novembro deste mesmo ano, torna-se um dos fundadores do Grêmio Dramático Artur Azevedo.
Foi
correspondente de "A Noite", do Rio, em Valença.
Em
13 de setembro de 1947, prestou concurso instituído pelo I.B.G.E., tendo-lhe
sido confiada a direção da Agência Modelo de Estatística de Barra do Piraí,
a qual, assumiu em 1948, quando transferiu-se, em definitivo, para Barra do Piraí.
Em
1953, sob o patrocínio do "Jornal de Valença", e "Associação
Comercial de Valença", publicou a obra histórica intitulada "Valença
de Ontem e de Hoje", de 400 páginas, trabalho que mereceu aplausos da crítica
- o que lhe valeu a designação de membrro correspondente da Academia Fluminense
de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. O
"Boletim", da referida Academia, publicou o seguinte registro: "A
12 de outubro de 1954, foi escolhido membro-correspondente, Leoni Iório,
fluminense, autor do livro "Valença de Ontem e de Hoje". É a história
de sua terra natal. Sua obra foi debatida e unanimemente elogiada".
Ao
mesmo tempo, vinha se dedicando a uma segunda obra, "Terceiro Barão do Rio
Bonito", que foi totalmente concluída em 1954, porém, jamais publicada, e
que enfoca a história de Barra do Piraí e de seu fundador.
Em
17 de dezembro de 1955 passou a ocupar a cadeira No. 35, da Academia Valenciana
de Letras, patronímica de Lúcio de Menezes Drumont Furtado de Mendonça,
fundador da Academia Brasileira de Letras.
Por
ato do Prefeito Municipal de Barra do Piraí (RJ), em 1 de janeiro de 1959, após
concluir o Curso de Suficiência do MEC, em Petrópolis, foi designado para
lecionar Ciências Naturais e História Natural, nos cursos ginasial e científico,
do então Colégio Municipal Nilo Peçanha.
Ocupou
o cargo de “Oficial de Gabinete” do prefeito João Antônio Camerano,
tendo permanecido até o final da gestão do mesmo, em 1964.
Desde
o final da década de 50 até o fim dos anos 70, colaborou, indistintamente,
para os jornais "Centro-Sul" e "Correio da Barra", em Barra
do Piraí, mantendo uma coluna assinada com o pseudônimo de "João do
Vale", onde, na condição de jornalista e historiador, dissertou, inúmeras
vezes, sobre a história de Barra do Piraí.
No
início da década de 60, faz nova incursão pelo Teatro amador, desta feita,
dirigindo grupos de atores residentes em Barra do Piraí e Santanésia. Uma das
peças levava o nome de "O Filho do Sapateiro", e foi encenada
no Barra Tênis Club.
Em
1963, Leoni Iório aposenta-se do cargo de chefia da Agência do IBGE de Barra
do Piraí.
Por
ato, do Governador do Estado do Rio de Janeiro, de 16 de outubro de 1967, foi
considerado Professor Regente do ensino secundário, em caráter efetivo, do
atual Colégio Estadual Nilo Peçanha, de Barra do Piraí, onde, nas funções
de Coordenador Geral, foi aposentado pelo Ato de 8 de outubro de 1969, tendo
sido, na mesma época, homenageado com o título de "Benemérito",
pela Associação de Pais e Mestres daquele Colégio.
Em
novembro de 1974, foi nomeado "Farmacêutico Responsável" pelo
Hospital Cruz Vermelha de Barra do Piraí, tendo lá permanecido até outubro de
1983, função essa, acumulada com a que já exercia pela Farmácia Brasil de
Valença.
No
ano de 1976, recebia o Título de Cidadão Barrense pela Câmara de Vereadores.
No
dia 1 de fevereiro de 1977, é convidado a exercer a função de "Chefe de
Gabinete" do então Prefeito Municipal de Barra do Piraí, Sr. Eduardo Sym
e, não obstante, o falecimento deste 1 mês após a posse, passou a ocupar o
cargo de “Oficial de Gabinete”, em 02 de janeiro de 1978, a convite do novo
prefeito, Sr. Nicéas Maia, até a data de 31 de julho de 1979, quando então,
solicitou exoneração definitiva da função.
Em
1983, foi homenageado em sua terra natal, tendo sido agraciado com o título de
"Cidadão Benemérito de Valença", pela Câmara Municipal. Ainda em
1983, recebeu uma medalha de "Honra ao Mérito", da Academia
Valenciana de Letras, pelos 30 anos de lançamento do livro "Valença de
Ontem e de Hoje".