|
Cá estou eu novamente
para falar do assunto do momento, o Apocalipse que deveria ter ocorrido
mas que não ocorreu (será?). Os produtores de marketing
deviam se espelhar em Nostradamus, pois a única coisa que serviu
desse papo foram os novos eventos e idéias de propagandas. Lojas,
revistas e boates sabem do que eu estou falando.
BOOM!! Era isso o que milhares, milhões ou melhor bilhões de pessoas esperavam acontecer com o planeta água (como dizia Guilherme Arantes) na Quarta-feira mas exatamente dia 11 de Agosto de 1999. Nostradamus o autor dessa "previsão" e de diversas outras incluindo anti-cristos e guerras se daria muito bem como roteirista de filmes-catástrofes em Hollywood. Os grandes executivos adoram esse tipo de filme nos quais eles gastam milhões, em uma película com um roteiro manjado porém cheio de efeitos visuais que levam milhões de espectadores aos cinemas. E o resultado dessa fórmula (roteiro manjado + efeitos visuais) todo mundo já conhece, dinheiro... e põe dinheiro nisso! A década de noventa foi uma das principais a mostrar inúmeras vezes esse tal de Apocalipse que o Aurélio define como grande cataclismo. Entretanto o que aparece nas telas se difere um pouco do que Nostradamus propunha. Ao invés do Apocalipse acontecer em um único dia, são desencadeados diversos fatos anteriormente. Que o diga ID4 - Independence Day (de estrondoso sucesso) no qual cidades e principalmente "monumentos" (Chrysler Building e a Casa Branca) vão pelos ares, fazendo com que o Dia do Julgamento caia justamente no Dia da Independência dos EUA. Outro caso, que no entanto caminhou na direção oposta, está o fracassado Water World que arruinou a carreira de Kevin Kostner. A sinopse até que é interessante e tem alguns pontos que podem vir a se tornar verdade. As calotas polares se derreteram e deixaram o mundo imerso. Um punhado de terra vale uma fortuna e acabam por surgirem homens mutantes que se adaptam a esse novo mundo. As cenas gravadas no Oceano Pacífico até que são excelentes o que deixa a desejar são as interpretações e tom de HQ dado a esse roteiro que parece ser sério mas naufraga num monte de baboseiras do meio para o final. Faz um certo tempo aportaram nas locadoras mais dois filmes com a mesma premissa, um grande asteróide irá colidir com a Terra porém alguns caras são encarregados de barrá-lo. No caso de Armaggedon de Michael Bay, os heróis são os funcionários de uma base petrolífera. Entre eles estão Bruce Willis, um dos principais astros de ação, Ben Affleck e Steve Buscemi (sempre impecável em suas atuações). Porém o que vale a pena é a presença da linda Liv Tyler pois o resto é o de sempre, um asteróide destruindo tudo o que aparece na frente, os mocinhos em situações "dramáticas" de perigo ao som de Steven Tyler e sua banda (por coincidência...haha, pai de Liv Tyler) e a bandeira dos EUA sendo mostrada de maneira exacerbada e heróica. O segundo é Impacto Profundo (Deep Impact) de Mimi Leder, uma das melhores diretoras de Plantão Médico. Que apesar de ser parecido aposta muito em diálogos mas fortes e situações que exigem interpretações. Brevemente você irá se deparar com um cartaz com uma grande explosão, demonstrando que a Terra está para acabar de novo, mas não se assuste deve ser apenas mais um filme. Se você tiver afim de conversar ou saber algo sobre cinema pode mandar um mail em [email protected]. Estou também disposto a receber críticas, sejam elas positivas ou negativas, para sempre estar escrevendo melhor. Afinal o cliente... ou melhor o leitor tem (algumas vezes, hehe) a razão. ... Ah, na próxima coluna
tem Pânico 3 (Scream 3)!!
|
||||||||||