Na história das comunicações humanas são conhecidas várias formas de transmissão de
mensagens: sinais de fumaça, gritos, tambores, sinais gráficos, imprensa, etc. Isto,
para não citar tudo o mais que conhecemos.
Com a eletricidade, no século XIX, veio uma mudança revolucionária. Samuel Morse,
patenteou, nos Estados Unidos, em 1837, um aparelho: funcionava com eletromagnetos e
um código de traços e pontos. Já um ano depois, inaugurava-se entre Washington e
Baltimore a primeira linha telegráfica. A telegrafia havia se tornado uma realidade.
Em 1876, Graham Bell patenteou o que ele designava de uma "telegrafia mais
desenvolvida" - o telefone.
A descoberta da indução, por Faraday, em 1831, fez surgir a idéia de transmissão dos
sinais, sem fios. A teoria sobre a eletromagnética, de Maxweli, 1875, resultou no
conhecimento de ondas eletrônicas que foram experimentalmente comprovadas por Herz,
em 1888. Lord Kervin, em 1853, demonstrou as características vibrações dos
condensadores.
Caisecchi-Onesti observou, em 1885, que fragmentos de metais entre dois eletrodos,
resultam em consideráveis resistências. Mas foi Branley, em 1890, o pai da
radioindução.
SUCESSO
Com um oscilador de Hertz, uma antena de Popoff e um coesor de Branley, Marconi
obteve sucesso, em 1895, em Potencchi, Itália, ao enviar os primeiros sinais através
de uma distância maior. A telegrafia sem fio já era uma realidade dentro da
comunicação.
Esta pequena revisão só nos faz recordar o que ocorria na Europa e nos Estados
Unidos no campo da eletricidade e comunicação.
NO BRASIL:
No Brasil, isolado da possibilidade de intercâmbio de idéias ou de experiências de
cunho científico, viveu e trabalhou o padre Roberto Landell de Moura, o qual, em
1893-1894, comprovadamente, transmitiu a voz humana, a música e o soar de um
relógio, a uma distância de 8 quilômetros, em São Paulo.
Roberto foi alfabetizado pelo próprio pai, depois frequentou a Escola Básica. Com 11
anos ingressou no Seminário Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, onde
concluiu sua formação humanística. Todos os seus estudos dirigiram-se à profissão
religiosa, pela qual se sentia chamado. estudou direito canônico em Roma. Em 1878
ingressou na Universidade e estudou Física e Química. Em 1886 tornou-se padre e
rezou a sua primeira missa.
Já durante os primeiros anos de estudos escreveu teorias sobre a unidade das forças
físicas e harmônica do universo. Após concluída sua educação, em 1886, o padre
Landell retornou ao Brasil. Em 1887 rezou sua primeira missa em sua cidade natal.
Em 1894 foi transferido para Campinas, São Paulo. E foi em Campinas que redigiu seus
princípios e leis:
1º) - "Tudo quanto até‚ aqui e no futuro puder ser transmitido por um fio condutor,
poderá ser transmitido através de um feixe luminoso, e por este fato, pode também
ser transmitido sem o concurso deste feixe luminoso".
2) - "Todo movimento vibratório, tende a transmitir-se na razão direta da sua
intensidade, constância e uniformidade dos valores ondulatórios; e na razão Inversa
dos obstáculos que se opõem à sua marcha e produção".
3) - "Dai-me, pois, um movimento vibratório que ocupe o lugar de um fio condutor e
tão extenso quanto ..."distância que nos separe dessas outras terras que rolam sobre
nossas cabeças e debaixo de nossos pés, e eu farei chegar as minhas mensagens a
essas regiões longíquas.
Se as duas primeiras teorias do padre Landell já eram bastante avançadas para aquela
época, foi certamente a terceira que encontrou uma total incompreensão por parte da
classe religiosa.
Num laboratório, o padre construiu os seus aparelhos e em 1893-1894 demonstrou pela
primeira vez suas descobertas. Transmitiu vozes humanas, música e o tique-taque de
um relógio, por uma distância de 8 quilômetros, da Avenida Paulista ao alto do
Sant'Ana, na presença de autoridades e da imprensa. Somente três anos depois, na
Itália, Marconi enviou os primeiros sinais de telegrafia. A prioridade do primeiro
sinal da radiotelegrafia ‚ do padre Landell, que antes havia transmitido a palavra
humana pela primeira vez.
Em dezembro de 1981, em Brasília, na reunião do Conselho Federal da Liga de Amadores
Brasileiros de Rádio Emissão - Labre, padre Landell de Moura foi declarado Patrono
dos Radioamadores Brasileiros.
(Jornal Gazeta do Povo, 30. maio. 1992)
(Pesquisas efetuadas por PP5ASN-Alda Niemeyer, adaptação PY5LY Ulysses Neto).