PATENTE DE TELÉGRAFO SEM FIO DE PESQUISADOR BRASILEIRO FAZ 90 ANOS


 Folha de São Paulo 
 Editoria: COTIDIANO Página: 3-4 
 Edição: Nacional NOV 22, 1994 
  
 
 Patente de telégrafo sem fio de pesquisador brasileiro faz 90 anos.
 Da Reportagem Local  

Hoje faz 90 anos que o padre brasileiro Roberto Landell de Moura patenteou 
em Nova York o primeiro telégrafo sem fio. 

Sem recursos e desestimulado pela Ordem dos Jesuítas, Landell de Moura não 
conseguiu levar adiante os seus projetos e a fama e fortuna provenientes 
do telégrafo sem fio, base para o rádio de longa distância, ficaram para o 
italiano Guglielmo Marconi (1874-1937). 

Enquanto Marconi se mudou da Itália para a Inglaterra, onde obteve apoio 
para desenvolver as pesquisas que lhe dariam o Prêmio Nobel de Física 
(1909), Landell de Moura teve seu laboratório destruído pelos jesuítas em 
Campinas (SP) e um pedido de empréstimo de navio negado pelo governo. 

Nascido em Porto Alegre (RS) em 1861, Landell de Moura foi a Roma estudar 
o sacerdócio e física. Voltou para Campinas e, em 1893, fez uma das 
primeiras transmissões de voz sem fio, da avenida Paulista a Santana(8 km).
 
"O problema do padre Landell de Moura era que ele não tinha espírito 
empresarial como Marconi", afirma o pesquisador Iwan Thomas Halász, autor 
do livro "Handbook do Radioamador" (editora Edusp).
 
Há ainda a Ordem de Radioamadores Padre Landell de Moura, no Brasil e na 
Alemanha. Landell de Moura foi tema ainda de uma grande reportagem no 
jornal americano "New York Herald", em 1902. Mas acabou morrendo pobre 
em Porto Alegre, sustentado pelo irmão, em 1928. 


Hosted by www.Geocities.ws

1