NOVO RITO DE EXORCISMOS DO VATICANO
26 de janeiro de 1999 (VIS) - O Cardeal Jorge Arturo Medina Estévez, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos a presenteou para a imprensa o NOVO RITO DE EXORCISMOS DO RITUAL ROMANO. O Cardeal começou dizendo que "a capacidade do homem de acolher a Deus é ofuscada pelo pecado e as vezes o mal ocupa o posto que Deus quer ocupar. Por isso, Jesus Cristo veio para liberar o homem do domínio do mal e do pecado(...) Jesus expulsava os demônios e liberava os homens das possessões dos espíritos malignos para abrir espaço no homem para Deus." O exorcismo tem por fim expulsar os demônios diante da autoridade que Jesus confiou a sua Igreja. Segundo o Ritual do exorcismo, existem diversos critérios para saber se alguém está possessa, por exemplo, se fala palavras de línguas desconhecidas, se as entende, 'fazer presente coisas distantes e escondidas, demonstrar mais força do que o normal junto com a aversão a Deus, a Virgem Maria, aos Santos, a Cruz e as imagens sagradas. "Para praticar o exorcismo, diz o Cardeal, é necessária a autorização do bispo diocesano, que pode ser concedida para um caso específico ou de um modo geral e permanente, ao sacerdote que exercita o ministério de exorcista na Diocese."
No atual Ritual de Exorcismo se encontram o rito do exorcismo, as orações que se devem recitar publicamente quando se julga que há presença demoníaca nos lugares, objetos ou pessoas. Existem uma série de orações que os fiéis podem rezar particularmente quando suspeitam que são submetidos a influências diabólicas. O Prefeito da Congregação disse que "o demônio e seus seguidores exercem seu poder pelo engano , a mentira e a confusão. Assim como Jesus é a Verdade, o diabo é o mentiroso por excelência. Desde sempre, desde o início a mentira tem sido sua estratégia preferida." A diferença entre o Rito anterior e o novo é na linguagem, com menos adjetivos, mas a expressão da fé no poder de Deus para expulsar o demônio é a mesma.