Quem é maior que Deus?
(O Poder da Devoção)
Shiva
perguntou a Narada, seu discípulo:
- Em toda a sua busca, você foi capaz de descobrir o principal
segredo do universo?
- Em todo lugar você vê os cinco grandes elementos, terra, água,
fogo, ar e éter. Dentre estes qual você considera o principal?
Narada
pensou e respondeu:
- Senhor Shiva, de todos os elementos, o mais denso, o maior e
mais importante, certamente é a terra.
Shiva
respondeu:
- Como pode o elemento terra ser o maior, quando 3/4 do mundo é
formado por água que engolfa 1/4 de terra.
Narada
compreendeu que a água era maior porque engolfava a terra.
Shiva então perguntou:
- mas nós temos a antiga lenda que antigamente os demônios
habitavam os oceanos, e para os encontrar um grande homem santo
engoliu toda a água dos oceanos num só gole. Quem voce pensa
que é maior, o oceano, ou o homem santo?
Narada teve que concordar que o homem santo era maior que o oceano.
Shiva:
- Mas foi dito que quando este homem santo deixou seu corpo, sua
alma se transformou numa estrela no céu. Tal homem santo é
visto agora como uma pequena estrela na vasta imensidão do céu.
Qual então é o maior o homem santo ou o céu?
Narada
respondeu:
- certamente o céu é maior que o homem santo.
Então
Shiva perguntou:
- Ainda nós sabemos que quando Deus veio a terra como avatar no
corpo de um anão, ele de tal maneira se expandiu que conseguiu
cobrir o céu e a terra com apenas um passo. O que você acha que
é maior, um passo de Deus ou o céu?
Narada
respondeu:
- um passo de Deus certamente é maior.
Shiva
perguntou:
- Se um passo de Deus é grande, então quão maior é seu ser
infinito?
Narada
sentiu que era chegada a conclusão final:
- Sim (disse exultado), Deus é maior que tudo, ele é infinito,
imensurável, não há nada maior que ele.
Mas
Shiva tinha ainda mais uma pergunta:
- O que você acha do devoto que é capaz de conter o Deus
infinito dentro de seu coração?
- Agora me responda quem é maior o devoto que tem Deus contido
em seu coração, ou Deus que é contido dentro do coração do
devoto?
Narada
teve que admitir que o devoto era mesmo maior que Deus, e por
isso o devoto deve ser o primeiro em importância sobre todas as
coisas, mesmo sobre Deus.
Contador da História: Sathya Sai Baba.