Meu nome é Matheus Birck Martins, tenho 11 anos, nasci no dia 05/08/1992 na cidade de Bom Retiro do Sul hoje moro em Novo Hamburgo, sou do sexo masculino. Estudo na escola Machado de Assis no 6º ano a coisa que mais gosto de fazer é mexer no computador, minha banda preferida é Oficina G3, o poeta que pesquisei foi Machado de Assis, Ruth Rocha e Paulo Coelho o livro que li e gostei foi A Árvore que dava Dinheiro de Domingos Pelligrini e Droga de Obediência a poesia que gostei foi a Borboleta de Olavo Bilac:

 

A borboleta

Trazendo uma borboleta,
Volta Alfredo para casa.
Como é  linda! é toda preta,
Com listas douradas na asa.

Tonta, nas mãos de criança,
Batendo as asas, num susto,
Quer fugir, porfia, cansa,
E treme, e respira a custo.

Contente, o menino grita:
“É a primeira que apanho,
Mamãe!vê como é bonita!
Que cores e que tamanho!

Como voava no mato!
Vou sem demora pregá-la
Por baixo do meu retrato,
Numa parede da sala.

Mas a mamãe, com carinho,
Lhe diz: “Que mal te fazia,
Meu filho, esse animazinho,
Que livre e alegre vivia?

Solta essa pobre coitada!
Larga-lhe as asas, Alfredo!
Vê como treme assustada...
Vê como treme de medo...

Para sem pena espetá-la
Numa parede, menino,
É necessário matá-la:
Queres ser um assassino?

Pensa Alfredo... E, de repente,
Solta a borboleta... E ela
Abre as asas livremente,
E foge pela janela.

“Assim, meu filho! perdeste
A borboleta dourada,
Porém na estima crescente
De tua mãe adorada...

Que cada um cumpra a sorte
Das mãos de Deus recebida:
Pois só pode dar a Morte
Aquele que dá a Vida.

                                                         Olavo Bilac

Do livro: Poesias Infantis, Ed. Francisco Alves, 1929, RJ

Hosted by www.Geocities.ws

1