|
Exame Teórico de Graduação de Kendo
da CBK Data da Última
Revisão: Janeiro/2009 Supervisão:
Professor Tadachi Tamaki Redação: Élia Y. Matsumoto |
|
Grad |
Questões |
Kata |
Dissertação |
|
1º Kyu |
- |
1º
ao 2º Kata-Dachi (Uchidachi
ou Shidachi) |
- |
|
1º Dan |
1 a 6 |
1º
ao 5º Kata-Dachi (Uchidachi
ou Shidachi) |
- |
|
2º Dan |
6 a 11 |
1º
ao 7º Kata-Dachi (Uchidachi
ou Shidachi) |
- |
|
3º Dan |
10 a 15, 41 |
1º
ao 7º Kata-Dachi e 1º ao 3º Kata-Kodachi
(Uchidachi ou Shidachi) |
- |
|
4º Dan |
15 a 21, 42 e 43 |
1º
ao 7º Kata-Dachi e 1º ao 3º Kata-Kodachi
(Uchidachi e Shidachi) |
Sim |
|
5º Dan |
22 a 27, 44 e 45 |
1º
ao 7º Kata-Dachi e 1º ao 3º Kata-Kodachi
(Uchidachi e Shidachi) |
Sim |
|
6º Dan |
|
1º
ao 7º Kata-Dachi e 1º ao 3º Kata-Kodachi
(Uchidachi e Shidachi) |
Sim |
|
7º Dan |
1 a 47 |
1º
ao 7º Kata-Dachi e 1º ao 3º Kata-Kodachi
(Uchidachi e Shidachi) |
Sim |
1. O que é "ISSOKU ITTO NO MAAI"? (distância de um
passo / uma espada) ?
Resposta:
É a distância básica
que se deve manter do adversário em postura de confronto, de tal forma que ao
se dar um passo para frente seja possível atingir o golpe no adversário e
recuando-se um passo para trás seja possível desviar-se do golpe do adversário.
Esta distância é calculada de acordo com a capacidade individual de cada Kenshi.
2. Qual é o golpe considerado "IPPON" (um ponto) ?
Resposta:
É considerado
"IPPON" o golpe que reunir os três fatores importantes no Kendo:
·
"KI" : sentimento, alma ou estado espiritual do Kenshi concentrado na atitude expressado através do
'KIAI" (grito).
·
"KEN" : preciso movimento e domínio da espada, entendo-se
neste caso que a arma é a extensão do Kenshi.
·
"TAI" : movimento e atitude do corpo do Kenshi
como um todo, demonstrando sua total concentração no golpe.
3. Fale sobre conjugação de "KI-KEN-TAI".
Resposta:
É a atitude de
golpear o adversário com toda concentração, conjugando o espírito através do
"KIAI" ("KI"), o movimento da espada ("KEN") e o
movimento do corpo como um todo ("TAI").
4. O que é "KIRIKAESHI" ?
Resposta:
É uma prática de
treinamento básico muito importante, indispensável tanto para principiantes
quanto para Kenshis que já atingiram bom nível
técnico. O "KIRIKAESHI" de uma forma global aprimora habilidades
básicas como:
·
"TE
NO UCHI" : coordenação dos movimentos das mãos,
punhos e braços.
·
"ASHI
SABAKI" : coordenação dos movimentos dos pés e
pernas, visando adquirir movimentos rápidos e ágeis, bem como o fortalecimento
dos quadris e do corpo como um todo.
·
"MAAI" : desenvolvimento da noção de ritmo de tempo de golpe
e posicionamento em relação ao adversário.
5. O que é "YUUKO-DATOTSU" (golpe válido) ?
Resposta:
Um golpe é
considerado "YUUKO-DATOTSU" (golpe válido) quando é
executado com concentrando os três elementos indispensáveis: "KI"
(concentração de espírito demonstrada através do "KIAI", ou grito),
"KEN" (movimento de golpe executado com o "SHINAI"),
"TAI" (movimento de ataque do corpo como um todo).
6. Por que é "KAKEGOE" (grito) é importante ?
Resposta:
O "KAKEGOE"
ou grito em voz alta e forte expelido do interior da barriga e não apenas da
garganta, incentiva a si próprio e intimida o adversário, elevando a combatividade,
aumentando a força e o poder do golpe.
7. O que é "TYU SHIN SEN" ?
Resposta:
É uma linha
imaginária traçada a partir da ponta do seu próprio SHINAI até um ponto na
altura da garganta do adversário. Pode significar ainda, a linha imaginária traçada
internamente partindo da altura do nariz até o umbigo ou do olho até
"SEIKATADEN".
8. Cite as ocasiões propícias para dar um golpe durante a
luta:
Resposta:
·
no início da movimentação do adversário
("DEBANA"): o golpe é dado no momento em que o adversário está
iniciando ou ameaçando iniciar um movimento.
·
no término da movimentação do adversário: o
golpe é dado logo que o adversário acaba seu movimento, sem dar lhe fôlego para
descansar após a ação executada.
·
no momento em que o adversário se defende de um
golpe: ou seja, quando o adversário estiver preocupado em defender-se, golpear
imediatamente outro local que ficar desprotegido.
9. O que vem a ser o "ZANSHIN" ("deixar a
alma") ?
Resposta:
É a atitude de não se
desarmar mesmo após o golpe de vitória, mantendo-se de prontidão e atento para
o próximo contra-golpe.
10. Cite 5 ou mais vantagens e
virtudes do "KIRIKAESHI" – citaremos 10:
Resposta:
·
O
"WAZA" (golpe) fica mais rápido e violento.
·
O
golpe fica mais forte e firme.
·
A
respiração torna-se mais profunda e calma.
·
Os
movimentos e as funções dos braços ficam mais livres.
·
O
corpo fica mais leve possibilitando movimentos mais livres.
·
O
manejo do "SHINAI" (espada de bambu) fica mais fácil e livre.
·
O
abdome e quadris tornam-se mais firmes e o corpo passa a manter uma postura
equilibrada.
·
Os
olhos começam a ficar mais atentos.
·
Desenvolve
a habilidade de calcular o próprio "MAAI".
·
Os
golpes ficam mais leves e hábeis.
11. Descreva as oportunidades de ataque:
Resposta:
·
no momento em que o adversário está iniciando o
ataque.
Resposta:
Refere-se ao mal posicionamento do pé esquerdo, ou seja, quando o Kenshi mantém o pé esquerdo grudado no chão, sem levantar a
base do calcanhar, ou ainda, quando o Kenshi mantém o
pé virado demasiadamente para a lateral. O correto é manter o pé esquerdo paralelo
ao pé direito, sem encostar a base do calcanhar no chão.
Resposta:
Resposta:
É um golpe de ataque
em resposta a um movimento de ataque do adversário. Existem os seguintes
"SHIKAKE WAZA":
Resposta:
Com relação a ‘espaço’, o "MAAI" é a distância de golpe medida
considerando-se o comprimento da espada e o alcance de um passo. Se definido em
termos de ‘tempo’, o "MAAI" é tempo de golpe medido considerando-se a
velocidade de execução do golpe. ‘Psicologicamente’, o "MAAI" é o
espaço real de combate existente entre os dois adversários, que se mantém
constante mesmo que os adversários se afastem ou se aproximem.
Resposta:
"KYO" é ter
"SUKI" (brecha), ou seja, não possuir concentração nem força
espiritual tornado corpo e alma vulneráveis.
"JITSU" é o oposto, ou seja, conseguir atingir a concentração total das
forças físicas e espirituais tornando corpo e alma invulneráveis.
Reposta:
"JI" (fato,
prática) refere-se à própria técnica ou tecnologia e "RI" (teoria), à
alma ou sentimento. A prática e a teoria são como rodas de um carro, devem
andar juntas para que o carro possa correr, portanto deve ser estudadas em
conjunto.
Resposta:
Basicamente as 3 expressões referem-se a técnicas ou estratégias de luta
"WASA":
Resposta:
Refere-se a quatro
situações que devem ser evitadas: "KYON"(ser
surpreendido), "KU" (ficar com medo), "GUI" (ficar indeciso),
"WAKU" (ficar perplexo, confuso). Não se deve ser surpreendido, nem
ficar com medo do tamanho físico ou do golpe do adversário, e nem mesmo ficar
indeciso quanto as ações dele, e muito menos ficar
perplexo e confuso quanto aos próprios movimentos.
Resposta:
Também chamada de
"SEIGAN" (pois mantém a ponta da espada apontada para os olhos do
adversário), é postura básica do Kendô, sendo
considerada infalível sem qualquer restrição. É postura corporal ideal tanto
para ataque quanto para defesa. Nesta postura, o shinai
é empunhado naturalmente com as duas mãos. A mão esquerda deve segurar
firmemente a ponta do punho do shinai mantendo-se
próxima ao umbigo tendo o punho voltado levemente para dentro. A mão direita
deve segurar firmemente a outra extremidade do punho do sinal de forma que o shinai se posicione sempre em linha reta, tendo sua ponta
apontada para os olhos do adversário. O punho direito também deve ficar voltado
levemente para dentro.
Resposta:
Kendô é um instrumento de
formação de caráter da pessoa, por meio da prática e estudo das regras teóricas
do "KEN" (espada).
Resposta:
Avançar significa o
ataque e a espera, o preparo da defesa. A união desses dois elementos significa
ter o espírito de defesa durante o ataque e ter o espírito de ataque durante a
defesa. Ter o espírito de ataque e defesa apostos ao mesmo tempo permite-nos
estar preparados para qualquer situação a qualquer momento.
Resposta:
Fixando-se o olhar na
montanha distante é possível ao mesmo tempo enxergar o que está longe e prestar
atenção nos movimentos dos objetos próximos. Esta expressão refere-se à técnica
de observação: ao confrontar-se com o inimigo, deve-se focar um ponto de
observação para poder enxergá-lo como um todo e ao mesmo tempo poder prestar
atenção em todos os seus movimentos. Esta técnica também é chamada de
"HAPPONOKU".
Resposta:
"KAKEGOE"
(voz alta/grito) é o som emitido do interior do corpo do Kenshi,
que faz com que todo o "KIAI" (grito/espírito) acumulado extravase
com toda força. O "KIAI" aumenta a concentração pessoal, podendo
intimidar o inimigo a ponto paralizá-lo no "DEBANA".
Serve ainda para chamar a atenção do adversário quebrando sua concentração.
Pode-se dizer que quanto maior do "KAKEGOE", maior a firmeza da mão e
do golpe. Embora a palavra "KIAI" possa ser traduzida apenas como
"grito", numa tradução literal mais profunda o "KIAI"
significa unir ou concentrar a alma, ou seja, o "KIAI" é uma forma de
concentração psicológica atingida através do grito.
Resposta:
Resposta:
Refere-se ao estado
de espírito e mental calmo que se mantém inabalável e constante sob quaisquer
circunstâncias, como se nada tivesse acontecido.
Resposta:
Refere-se a quatro
princípios básicos do Kendô:
Resposta:
Refere-se ao estado de
concentração no qual o espírito purificado encontra-se unido ao pensamento de
combate, à habilidade técnica e à força.
Resposta:
"ITSUKU"
refere-se à paralisação momentânea do estado de espírito, corpo ou mãos
ocasionando a perda de reflexo e lentidão de reação tornando o Kenshi vulnerável.
Resposta:
Referem-se a fases de
aprendizagem:
Resposta:
"METSUKE"
significa técnica de observação, "KAN" pode ser interpretado como
"METSUKE" (técnica de observação) voltado para o interior, ou seja,
para o "KOKORO" (coração, espírito, alma) da pessoa. Durante o combate,
deve-se observar os olhos do adversário buscando
"enxergar" seu "KOKORO", antecipando suas intenções e para
poder agir antes dele. "KEN" significa o "METSUKE" voltado
para o exterior da pessoa. Durante o combate, deve-se observar o posicionamento
do adversário como um todo (a ponta da espada, os punhos, os pés) não se
deixando enganar por "falsos" movimentos que possam demonstrar
"falsas" chances de ataque. É necessário manter o espírito calmo e
alerta.
Resposta:
Em japonês,
"KOKYUU" significa respiração; "A", exalação; "UM", inalação; "A-UM NO KOKYUU" significa
respiração profunda. No Kendo, usa-se o "A-UM NO
KOKYUU" para acalmar o espírito. Durante a luta, usa-se a expiração
"A" para produzir o "KIAI" eficiente e a inalação
"UM" para refazer o fôlego para acumular a energia no "TAM"
(no ventre).
Resposta:
Resposta:
"REI"
(cumprimento) demonstra respeito que vem da sinceridade do espírito. Existem
vários tipos de "REI" (cumprimento a Deus, ao professor, aos mais
velhos, aos colegas, aos novatos, etc). Antes do
início do combate, o "REI" deve ser feitos por ambas as partes com
sinceridade e modéstia, sem orgulho pessoal ou temor. Caso contrário, o combate
será reduzido a uma simples luta irracional de animais ou loucos armados. O
respeito às regras de "REI" aperfeiçoa a alma, a técnica de espadas,
tornando o respeito pessoal um hábito. Esquecer o "REI" significa
negligenciar a aprendizagem da alma, fazendo com que qualquer vaidade técnica leve
ao convencimento, ao egoísmo, que significa a própria destruição. Por todas
essas razões, devemos respeitar os ensinamentos e valores do
"REIGUI".
Resposta:
Durante o combate,
significa fixar a atenção em apenas um ponto, interrompendo ou perdendo a
concentração no todo com relação ao adversário. Por exemplo, ficar atento
apenas na "forma" ("KAMAE") do adversário, ou no movimento
da espada ("SHINAI"). A interrupção da concentração no todo gera
descuido e faz com que surjam "SUKI’s"
(pontos fraco para o ataque) facilitando o ataque do inimigo. Além disso, a
concentração errônea, focada em apenas um ponto, também faz com que se percam
oportunidades de ataque uma vez que não conseguimos descobrir os "SUKI’s" do adversário.
Resposta:
Significa liberar o
pensamento (o que é bem diferente de ter pensamentos em vão) focando não apenas
um ponto do adversário mas, ao contrário, irradiando a
atenção sobre o adversário como um todo, tornando possível enxergar qualquer
movimento do inimigo, tendo o pensamento livre e solto, sem preocupações,
concentrado apenas no espírito e força do golpe que deverá ser executado. É a
atitude oposta ao "SHI-SHIN".
Resposta:
Refere-se a capacidade de manter o espírito inalterado em qualquer
situação, sem entrar em pânico ou perder a calma.
OBS: a tradução das
palavras "SHIN" ou "KOKORO" é bastante difícil, pois, dentro
da língua japonesa, ambas assumem significados diferentes dependendo do
contexto na qual estão sendo utilizadas (contexto físico, literário, religioso,
filosófico, etc). Igualmente no Kendô,
"SHIN" ou "KOKORO" podem ser interpretadas de várias maneiras,
e na maioria das vezes a tradução direta não é a mais conveniente. Por exemplo:
"KOKORO O TOMERUNA !"
Resposta:
No
"KENDÔ-KATA" estão reunidos os ensinamentos básicos dos elementos
fundamentais que formam o Kendô:
Resposta:
O
"MOTODACHI" é a parte que recebe os golpes durante o
"KIRIKAESHI", sendo assim cabe ao "MOTODACHI":
Resposta:
Refere-se a atitude de retirar-se após o ataque sem retomar a posição
de alerta, ou retornar ao combate de forma displicente e relaxada,
interrompendo a atitude de combate, ou seja sem executar o "ZANSHIN"
(retomada da postura de combate).
Resposta:
Durante a luta, caso
o atleta recue ou avance pisando sobre a linha ou fora da área de combate, tal
atitude caracterizará o "JYOGAI HANSOKU", ou seja, penalidade por
saída da área de combate.
Resposta:
O árbitro estenderá a
bandeira correspondente ao atleta que cometeu a falta em sentido diagonal para
baixo.
Resposta:
O árbitro principal
deverá segurar as duas bandeiras na mão direita e ergue-la para cima,
anunciando o "GOUGUI". Os árbitros deverão se reunir no centro da
quadra e os atletas deverão afastar-se até a linha de "REI"
(cumprimento).
Resposta:
Caso o atleta tenha
saído da área de combate após a execução de um golpe considerado válido, a luta
deverá ser paralisada e o ato deverá ser julgado pelos árbitros, que poderão validar
ou anular o golpe. Caso o atleta tenha saído da área de combate após a execução
de um golpe considerado não válido, será declarado imediatamente o
"HANSOKU".
Resposta:
Quando o atleta
expressar-se (por ação ou fala) de forma ofensiva contra o adversário ou
qualquer um dos árbitros.
Quando um dos atletas derrubar o
"SHINAI":
Resposta:
O árbitro principal
deverá paralisar o combate anunciando "YAME" (pare
!), solicitar que os atletas retornem a linha inicial de competição e
declarar "HANSOKU" (falta) do atleta que derrubou o
"SHINAI". Caso o atleta tenha derrubado o "SHINAI" em
conseqüência de um golpe correto executado por seu adversário, a falta não será
considerada.
Quando observar que um dos competidores está empunhando o
"SHINAI" de forma incorreta, com o cordão "TSURU" para
baixo, durante a luta:
Resposta:
O árbitro principal
deverá paralizar o combate anunciando
"YAME" (pare !) e chamar a atenção do inflator pela empunhadura incorreta do "SHINAI".
Caso o atleta inflator, mesmo depois de advertido,
continuar com a empunhadura incorreta e conseguir golpear o adversário, o
árbitro não validará o golpe e indicará a irregularidade ocorrida.