A maior solidão é a do ser que não ama .
A maior solidão à do ser que se ausenta ,
que se defende que se fecha ,
que se recusa a participar
da vida humana ( ... )
O maior solitário é o que tem medo de amar .
O que tem medo de ferir e ferir-se
O ser casto da mulher e do amigo .
Vinícius de Moraes