Uma aula de karate clássica
tem geralmente 3 elementos: um primeiro
momento de ginástica de aquecimento com o
propósito de preparar o corpo para a
atividade prevenindo lesões, um segundo
momento de treinamento das técnicas básicas
do karate através da repetição de certos
movimentos isolados ou combinados (kihon e
Kata) e por fim o treinamento das técnicas
de combate propriamente ditas (kumite)
A ginástica da aula de
karate não tem por objetivo trabalhar a
questão do condicionamento físico e a força,
podendo fazer isto mas não havendo
obrigatoriedade neste sentido, mas tem
necessariamente, que preparar o aparelho
cardiovascular e musculoesquelético para os
esforços que virão a seguir, ou seja, deve
ser progressiva e sempre possuir exercícios
de alongamento de todos os músculos. A
maioria dos professores inclui neste momento
ou durante a aula, exercícios de força de
abdomen e membros superiores.
O segundo momento é a
alma do aprendizado do karate mesmo pois é
quando o iniciante aprenderá os movimentos,
o aluno mais graduado poderá aprimorá-lo e
quando se trabalha a resistência física
específica do karate.Existem variantes
infinitas de tipos treinamentos propósitos a
se alcançar aqui, mas a maioria dos
professores trabalha umas poucas técnicas
por aula preferindo a qualidade das técnicas
à quantidade das técnicas mas enfrentam um
problema grande pois a mentalidade das
pessoas formadas numa sociedade de consumo
gosta de variedade para "descansar a
cabeça" e o sacrifício de exercício
de mente vazia (mushin) nem lhes passa pela
cabeça.
O terceiro momento da
aula é quando se aprende a lutar, mas engana-se
quem pensa que se luta logo na primeira aula.
O karate não é uma arte marcial fácil,
embora seja simples. Ele exige empenho e
dedicação para ser eficiente em seus propósitos
e se se lutasse bem logo na primeira aula,
certamente ninguém enfrentaria 5 anos
para conseguir o reconhecimento de faixa
preta diante de uma banca examinadora séria.
Inicia-se aprendendo a
dar socos e mirar e acertar num alvo segundo
uma trajetória excelente (soco reto) isto em
pé diante do adversário. Neste momento fica
claro que a pancada dada com maldade pode
resultar em outra no sentido contrário e
surge o respeito pelo reconhecimento da própria
fragilidade.
Passa-se a aplicar
golpes pré-determinados em deslocamento em
linha reta para se aprender a noção da
coordenação em deslocamento, a técnica de
se aplicar um golpe com força e equilíbrio
e o tempo correto de se aplicar a defesa (principalmente)
e o contra ataque: é o Gohon-kumite e o
Sambom-Kumite.
Dominada esta etapa,
vem o treinamento de defesas com esquivas
onde se aprende a ficar mais ousado (porque
se ficou mais rápido e com uma melhor noçao
de tempo de combate) e se esperar até o último
segundo antes de se desviar dos golpes do
adversário obtendo-se assim o efeito
surpresa e a possibilidade de atacar pontos
vitais antes difíceis de acertar no contra-ataque
pela própria posição do adversário e a própria:
é O Ippon-Kumite.
Então se inicia o
treinamento de simulações de combate com
base livre onde um adversário fala que golpe
vai ser feito e tenta vasar a guarda do outro
que deverá conter o medo que o faz querer
afastar-se e esperar o ataque para devender-se
e contra-atacar. Quem ataca vai desenvolver,
aqui, a velocidade de ataque (não a finta) e
quem defende vai desenvolver confiança em si
mesmo (coragem) para esperar e poder fazer o
melhor contra-ataque.É o Jiyu-Ippon- Kumite.
Pode-se paralelamente a
este treinamento, iniciar os treinamento de
tempo de combate, iniciando pelo mais
simples, que é o GO-NO-SEN, onde o propósito
é o contra-ataque.
Neste treinamento, quem
ataca vai definir qual ataque vai fazer e o
adversário tentará defender e contra-atacar.
Não necessariamente os golpes devem ser
golpes de deslocamento como Oizuki ou mae-gueri,
que são os adotados no Jiyu-Ippon-Kumite,
certamente para forçar tanto o que ataca (pela
dificuldade de aplicar estes golpes,
principalmente quando o adversário sabe que
serão eles os aplicados) como quem defende,
antes, geralmente se fazem golpes que se usam
mais em combate tipo kizami-zuki e guiaku-zuki.
Dominada esta técnica,
pode-se treinar as técnicas de SEN-NO-SEN e
TAI-NO-SEN, mas a discussão delas será
assunto de outro texto.
À parte disto pode-se
ensinar os alunos a "brincar de Karate"
no SHIAI-KUMITE que é o combate por pontos
segundo determinadas regras, excelente motivação
para os alunos mas perigoso quando não há
amadurecimento adequado no aluno sobre o real
significado dele.
Nos momentos finais,
antes da meditação (MOKUSO) pode o
professor fazer alguns comentários sobre a
aula e a vida e então faz-se a formação
para o encerramento.