Uma das características
mais tradicionais das aulas de karate-do é a
formação e o cumprimento que se faz no início
e término das aulas.
Existem várias fórmulas,
mas em todas a mensagem é a mesma: a
evidenciação da hierarquia e da disciplina
que norteiam o trabalho naquele DOJO (local
de treinamento).
A hierarquia começa na
disposição: o Sensei (mais antigo) em
destaque todos os demais posicionados em
ordem decrescende de graduação (que
equivale à antiguidade militar) se colocam
em fila diante do retrato do Fundador do
Estilo e em pé ou ajoelhados e demonstrarão
humildade ao demonstrar respeito e gratidão
a ele em primeiro lugar (Chomey-ni), depois
todos demonstrarão seu reconhecimento ao
responsável pelo DOJO (Sensei-ni), e, por último,
cumprimentarão mais uma vez entre si (Otagai-ni),
podendo ou não haver um cumprimento a um
aluno mais antigo auxiliar dele (Sempai-ni).
Há quem advogue a
desnecessidade deste tipo de procedimento
entendendo que pode-se passar diretamente ao
treinamento, o que discordamos, pois então,
teríamos que questionar também os kimonos
brancos e as faixas: o cumprimento não é só
tradição cultural é a forma tradicional de
mostrar disciplina e respeito, pois qualquer
um que chegar e ver o início e término da
aula verá que há uma autoridade central
naquele local e mesmo ela tem respeito por
outra.
Numa sociedade
desacostumada ao respeito soa estranho
este tipo de atitude, mas nossa
sociedade não é exatamente modelo de formação
de bons caracteres e quem sabe não seja um
pouco de formalismo que esteja faltando, pois
se o ato exterior não garante, concordamos,
existência de espírito crítico, ao menos
ajuda a tornar mais fácil a convivência.