Em termos de saúde,
qualquer atividade física regular é melhor
que nenhuma atividade física que é causa de
agravos sérios como o stress e obesidade,
que sozinhos, tem um impacto negativo sobre a
vida.
Mas quando se
colocam as atividades lado a lado a argumentação
passa pelos seguintes elementos: interesse,
riscos,custos, orientação e impacto psicológico.
Interesse aqui está se
referindo à motivação, como tudo na vida,
a atividade física possui bons e maus
momentos e a pessoa deve estar motivada para
enfrentar as dificuldades.
O ítem "riscos" se
referem à possibilidade de lesões na prática
do esporte que é decididamente maior em
esportes como o futebol americano, equitação,
boxe e paraquedismo todos os demais têm
riscos dependentes da questão orientação:
quanto melhor orientada a prática do esporte
menor o risco. Os esportes de maior risco
certamente são cercados de mais precauções
que os minimizam mas é um ponto a ser
considerado.
No que toca a riscos,
também tem importância a questão
competitividade, pois um atleta "seco"
numa medalha ou num resultado, pode não
medir esforços e sofrer lesões desnecessárias.
Mas neste caso a "culpa" da sua lesão
tem que ser dividida com quem fez surgir ou
alimentou a competitividade excessiva.
Ainda dentro dos riscos é o
ambiente que se tem que frequentar para a prática
e as acaracterísticas pessoais do orientador
do tal esporte quando se trata de jovens e
crianças, pois eles tendem a se espelhar nos
seus instrutores e aprender mais que o
esporte deles. Muitos pais podem ter
surpresas desagradáveis com seus filhos por
não terem tomado cuidado com os ambientes e
modelos com os quais deixaram que tomassem
contato e tivessem convívio...
O ítem "custo" coloca
numa escala inferior aqueles esportes que até
podem ter muitas qualidades mas exigem
equipamento muito especializado como uma
piscina, um cavalo, um avião ou equipamentos
especializados por exemplo que tenham alto
preço ou manutenção cara. Notar que podem
estes esportes até muito bons mas
dificilmente serão o esportes das massas.
O impacto psicológico
é geralmente o determinante das opções por
este ou aquele esporte na maioria das pessoas.
É assim que sempre há o "esporte da
moda", que é aquele que as pessoas sem
muita vontade de cultivar coisa nenhuma mas
que não querem ficar sozinhas de modo algum
vão praticar.
O inconveniente é que
este "consumismo" dá força econômica
para atividades nem sempre estruturadas para
este crescimento e nem quero discutir aqui as
distorções que este fato gera.
Claro que há esporte
melhor que o outro dependendo do que a pessoa
esteja querendo para si. Só não se pode
falar isto quando é só moda, fogo de
palha, ou enganação barata de terceira,
pois aí qualquer um serve, desde que esteja
na moda, não precisa nem existir.