São bebidas que contém sais minerais quase na mesma concentração dos fluídos do
organismo humano, e, portanto, do próprio suor. Os líquidos à venda no mercado e que se
propõem a reidratação de atletas têm melhores efeitos se fossem isotônicos. Deve
conter na sua composição, sódio, potássio, cálcio, fósforo e magnésio, inclusive
carboidratos, principalmente maltodextrina.
Convém lembrar, a você, que durante sua atividade física, a ingestão de líquidos é
obrigatória mesmo que não sinta sede, princepalmente nas atividades que durem mais de 30
minutos.
Essa ingestão deve seguir algumas normas básicas:
a) Evitar beber grandes quantidades de um só gole. É melhor beber
aos poucos.
b) A água mineral é melhor do que água potável, pela sua riqueza em
sódio e potássio.
c) Preferir água fresca, evitando ser muito gelada.
d) Beber 1 copo a cada 20-30 minutos de treino.
e) um copo de suco de laranja repõe quase todo potássio, cálcio e
magnésio que foram perdidos em 2 litros de suor.
Para finalizar, nosso assunto sobre líquidos isotônicos, quem não pratica nenhuma
atividade física, não há necessidade de ingerir isotônicos. Quem faz exercícios
físicos, não precisa exagerar !!!
Uma dica importante:
A água de coco também pode ser usada, como vantagem devido sua imensa riqueza em
minerais.
Quando se faz uma boa reidratação, o peso do dia seguinte a uma atividade longa deve
estar próximo ao peso de antes do esforço.