Se existem três sapos numa folha, e um deles decide pular da folha para a água,
quantos sapos restam na folha? Resposta certa: três sapos! Porque o sapo apenas decidiu
pular mas ele não fez isso. Às vezes a gente não se parece com o sapo?
Quando decidimos fazer isso, fazer aquilo e no final não fazemos nada? Na vida temos que
tomar muitas decisões. Algumas fáceis outras difícies. Rir é correr o risco de parecer
tolo. Chorar é correr o risco de parecer sentimental. Abrir-se para alguém é arriscar
envolvimento. Expor as idéias e sonhos é arriscar-se a perdê-los. Amar é correr o
risco de não ser amado. Viver é correr o risco de morrer. Ter esperança é correr o
risco de se decepcionar. Tentar é correr o risco de falhar.
Os riscos precisam ser enfrentados porque o maior fracasso na vida é não arriscar nada.
A pessoa que não arrisca nada, não faz nada, não tem nada, é nada. Ela pode evitar o
sofrimento e a dor mas não aprende, não sente, não muda, não cresce, não vive. É uma
escrava que teme a liberdade. Apenas quem arrisca é livre.