Há muito tempo atrás, havia um mestre
que vivia junto com um grande número de discípulos
em um templo arruinado. Os discípulos
sobreviviam através de esmolas e doações
conseguidas numa cidade próxima. Logo,
muitos deles começaram a reclamar sobre as péssimas
condições em que viviam. Em resposta, o
velho mestre disse um dia: "Nós devemos
reformar as paredes do templo. Desde que nós
somente ocupamos o nosso tempo estudando e
meditando, não há tempo para que possamos
trabalhar e arrecadar o dinheiro que
precisamos. Assim, eu pensei numa soluçào
simples".
Todos os estudantes se reuniam diante do
mestre, ansiosos em ouvir suas palavras. O
mestre disse: "Cada um de vocês deve ir
para a cidade e roubar bens que poderão ser
vendidos para a arrecadação de dinheiro.
Desta forma, nós seremos capazes de fazer um
boa reforma em nosso templo".
Os estudantes ficaram espantados por este
tipo de sugestão vir do sábio mestre. Mas,
desde que todos tinham o maior respeito por
ele, não fizeram nenhum protesto. O mestre
disse logo a seguir, de modo bastante severo:
"No sentido de não manchar a nossa
excelente reputação, por estarmos cometendo
atos ilegais e imorais, solicito que cometam
o roubo somente quando ninguém estiver
olhando. Eu não quero que ninguém seja pego".
Quando o mestre se afastou, os estudantes
discutiram o plano entre eles. "É
errado roubar", disse um deles, "Por
que nosso mestre nos solicitou para
cometermos este ato ?". Outro respondeu
em seguida, "Isto permitirá que
possamos reformar o nosso templo, na qual é
uma boa causa". Assim, todos concordaram
que o mestre era sábio e justo e deveria ter
uma razão para fazer tal tipo de requisição.
Logo, partiram em direção a cidade,
prometendo coletivamente que eles não seriam
pegos, para não causarem a desgraça para o
templo. "Sejam cuidadosos e não deixe
que ninguém os veja roubando",
incentivavam uns aos outros.
Todos os estudantes, com exceção de um,
foram para a cidade. O sábio mestre se
aproximou dele e perguntou-lhe: "Por que
você ficou para trás?".
O garoto respondeu: "Eu não posso
seguir as suas instruções para roubar onde
ninguém esteja me vendo. Não importa aonde
eu vá, eu sempre estarei olhando para mim
mesmo. Meu próprios olhos irão me ver
roubando". O sábio mestre abraçou o
garoto com um sorriso de alegria e disse:
"Eu somente estava testando a
integridade dos meus estudantes e você é o
único que passou no teste!"
Após muitos anos, o garoto se tornou um
grande mestre.