Caminho:
Home >> Contos Zen >> O Aluno
 
O Aluno


Um jovem atravessou o Japão em busca da escola de um famoso praticante de artes marciais. Chegando ao dojô, foi recebido em audiência pelo sensei.
— O que você quer de mim? - perguntou-lhe o mestre.
— Quero ser seu aluno e tornar-me o melhor kararteka do país - respondeu o rapaz . - Quanto tempo preciso estudar?
— Dez anos, pelo menos - respondeu o mestre.
— Dez anos é muito tempo - tornou o rapaz. - E se eu praticasse com o dobro da intensidade dos outros alunos?
— Vinte anos - disse o mestre.
— Vinte anos! E se eu praticar noite e dia, dedicando todo o meu esforço?
— Trinta anos - foi a resposta do mestre.
— Mas, eu lhe digo que vou dedicar-me em dobro, e o senhor me responde que a duração será maior? - espantou-se o jovem.
— A resposta é simples. Quando um olho está fixo aonde se quer chegar, só resta um para se encontrar o caminho.

Ou seja:

Concentre-se no hoje, no agora, pois o futuro depende de ações que praticamos no presente.

(O livro de Joe Hyams,
O Zen nas Artes Marciais,
Editora Pensamento, São Paulo, 1990.)

| Volta |

Home | Quem somos? | Contato

Hosted by www.Geocities.ws