| |
O Aluno
Um jovem atravessou o Japão em busca da
escola de um famoso praticante de artes
marciais. Chegando ao dojô, foi recebido em
audiência pelo sensei.
O que você quer de mim? - perguntou-lhe
o mestre.
Quero ser seu aluno e tornar-me o
melhor kararteka do país - respondeu o rapaz
. - Quanto tempo preciso estudar?
Dez anos, pelo menos - respondeu o
mestre.
Dez anos é muito tempo - tornou o
rapaz. - E se eu praticasse com o dobro da
intensidade dos outros alunos?
Vinte anos - disse o mestre.
Vinte anos! E se eu praticar noite e
dia, dedicando todo o meu esforço?
Trinta anos - foi a resposta do mestre.
Mas, eu lhe digo que vou dedicar-me em
dobro, e o senhor me responde que a duração
será maior? - espantou-se o jovem.
A resposta é simples. Quando um olho
está fixo aonde se quer chegar, só resta um
para se encontrar o caminho.
Ou seja:
Concentre-se no hoje, no agora, pois o
futuro depende de ações que praticamos no
presente.
(O livro de Joe Hyams,
O Zen nas Artes Marciais,
Editora Pensamento, São Paulo, 1990.)
|
|