Caminho: Home >> Artigos sobre Karate >> Comportamento em competições
 
Comportamento em competições

Os fundamentos do comportamento do karateca em competições

    A competição tem sentidos diferente para os que cultivam o karate-do. Há os que buscam melhora-se pelo treinamento do karate, e os que lutam karate (aplicam as técnicas de combate da arte em competições): os primeiros entendem que a vitória e a derrota fazem parte da vida embora busquem um prêmio ao aplicar sua técnica que é a paz de espírito e a  felicidade; os segundos ainda têm uma visão acanhada do mundo e da vida e buscam a todo custo o brilho dos pódiuns e os resultados a qualquer custo.
    Os primeiros aceitam a derrota como parte da vida sabendo que de modo algum indica que são piores que quem quer que  seja, mas apenas que o juízo dos árbitros não foi favorável a ele naquele dia, mas para outro...
    Desmerecer verbalmente o adversário?Para que? Se ele é ruim, quem entende sabe ver isto! Desmerecer a arbitragem? Para que? Os erros dela são problema dela! Desmerecer os regulamentos? Para que? A partir do momento que se inscreveu no evento, passou a concordar com eles...
    Importante refletir assim para evitar a incoerência egoísta que classifica de bom apenas os que concordam conosco e com nossos pontos de vista, nos dando vantagem em julgamento.
    O mundo é feito de desiguais e saber viver é saber conviver com as diferenças.
    O verdadeiro karateka busca nas competições só um teste, não só para seu corpo, mas para sua alma também, tanto melhor será testado seu corpo quanto mais efeiciente e respeitável sejam os organizadores da competição a que se vincula.  e existem competições de entidades muito respeitáveis que não são nada adequadas para este fim por estarem seus árbitros viciosos na arrogância do pensamento de prepotência em que se nutrem.

| Volta |

Home | Quem somos? | Contato

Hosted by www.Geocities.ws