O SALTO DA GUAÍRA SE EU MORRESSE AMANHÃ HOME

Quadras da minha vida

Feliz quem dorme sob a tousa amiga.

Tépida talvez com o pranto amargo

Dos olhos da aflição; - se os mortos sentem

Ou se as almas têm amor aos seus despojos,

Certo dos pés do Eterno, entre a aleluia,

E o gozo lá dos céus, e os coros d'anjos,

Hão de lembrar-se com prazer dos vivos,

Que choram sobre a campa, onde já brota

O denso musgo, e já desponta a relva.

Lajem fria dos mortos! quem me dera

Gozar do teu descanso, ir asilar-me

Sob o teu santo horror, e nessas trevas

Do bulíco do mundo ir esconder-me!

Oh! lajem dos sepulcros que me desse

No teu silêncio fundo asilo eterno!

Aí não pula o coração, nem sente

Martírios de viver quem já não vive.

Gonçalves Dias

Hosted by www.Geocities.ws

1