| "E Deus viu que tudo era bom" (Genesis 1, 12) |
||||
| A Igreja desde o principio sempre sempre teve o matrimonio na mais alta conta, tanto que ele e um sacramento (isto e, algo que e um sinal sensivel de Deus). Sabendo que o sexo e a uniao maxima do casamento - ou em linguagem teologica - a sua consumacao, e dificil imaginar como a realizacao maxima de um sacramento pode ser um pecado! Seria o mesmo que dizer que o futebol e um jogo excelente, mas fazer gol e um crime hediondo... sendo que fazer o gol e um dos fins desejados do proprio conceito de jogo de futebol!...Isso seria contraditorio! S. Joao Crisostomo (+407), um dos doutores da Igreja (titulo somente concedido aos teologo ortodoxos, i.e., de acordo com a fe da Igreja) chega a dizer a respeito da sentenca biblica "sereis uma so carne" (alusao clara a uniao sexual): "Porque te envergonhas, se isto e puro? Seria proprio dos hereges"! E de fato, a Igreja desde o principio condenou o maniqueismo, basta lembrar de S. Agostinho (+430) que depois de convertido, travou uma batalha intensa contra essa heresia. Mas qual era o ensinamento dos maniqueus? Entre outros, o de que a materia era ma e que o homem deveria se livrar dela caso quisesse se salvar (orfismo?).. Sendo a materia ma, e mal o prazer, o sexo, a bebida, etc... Estamos no seculo V ainda. Continuando a historia chegamos a S. Tomas de Aquino (+1274, portanto sec. XII), que foi justamente apelidado de Tomas do Deus Criador, porque defendia a bondade de criacao contra os maniqueus - "Omnia creatura Dei bona est" (tudo o que Deus criou e bom). Diz o Prof. Dr. Jean Lauand, professor titular da USP e famoso internacionalmente por seus estudos sobre a Idade Media e especialmente sobre a doutrina de S. Tomas de Aquino: "Tomas nunca fala do sexo como algo de vergonhoso ou pecaminoso; pelo contrario afirma que a forca sexual e nao so um bem, mas um bonum superior: "As inclinacoes naturais estao inscritas nas coisas por Deus, que a todos move. Assim, e impossivel que qualquer inclinacao natural seja algo mau em si. Ora, em todos os animais reside a inclinacao para a uniao carnal, e portanto e impossivel que a uniao carnal seja ma em si" (Suma Contra Gentiles 3, 126)" (fonte: www.hottopos.com/mp3/sentom.htm). (S. Tomas chega a afirmar que a insensibilidade frente aos impulsos sexuais - que muitos acreditam ou gostariam de acreditar que fosse a virtude crista da castidade - nao e somente um defeito, mas propriamente um vicio -no sentido teologico; pecado). E capital citar S.Tomas de Aquino, porque ele sera o "Doctor Communis" da Igreja, o unico teologo que a Igreja tomara oficialmente com modelo. E foi o teologo que deu as bases para o Concilio de Trento, no sec. XVI (que por isso mesmo, num gesto simbolico, colocou as Sagradas Escrituras e a Summa Theologiae de S. Tomas no mesmo altar, quando da abertura do Concilio). Foi tambem o Concilio que reafirmou enfaticamente que o matrimonio e um sacramento, instituido diretamente por Cristo, e anamatematizou os que ensinassem o contrario. Diz o Catecismo do Concilio de Trento que o casamento e um antidoto contra o pecado, porque todos tendem ao sexo naturalmente, e o casamento o legitima e o leva a plena realizacao, porque "a uniao sexual - agora cito textualmente o Catecismo de Trento - que e pecaminosa fora do matrimonio, [nele] se torna justa e louvavel" (texto do capitulo sobre o matrimonio em ingles, de onde fiz a traducao, aqui). Fica demonstrado assim, que a Igreja nunca ensinou ser o sexo um pecado em si. Agora, se os pregadores populares ensinaram isso em qualquer tempo, eles o fizeram por sua propria conta e risco... |
||||