Saberes da Experiência
|
Atualmente com a evolução da informação e o avanço da tecnologia, muitas áreas estão sendo repensadas; e uma destas áreas com maior destaque é a Educação.Com tantas dificuldades a serem superadas, a educação tenta realizar um trabalho de inclusão, independente da cor, raça, etnia, religião ou idade, tudo isso para dar apoio aos que necessitam e têm "fome" de conhecimento. Antes de começar a trabalhar, ou até mesmo de cursar a faculdade, nunca havia realizado nada em relação à Educação a Distância. Confesso que tenho muito a conhecer! Pensava que EaD estava diretamente relacionado à internet e ao uso do computador. Com o tempo tive a oportunidade de ler e estudar que esta forma de aprendizagem, envolve diferentes meios de comunicação (material impresso, telefone, televisão, rádio, CD-ROOM, Internet). São capazes de ultrapassar os limites de tempo e espaço e tornar acessível a interação com as fontes de informação e/ou com o sistema educacional, de forma a promover a autonomia do aprendiz, através de estudo flexível e independente. Sei que tenho muito a aprender, mas, ainda acho esse tema muito vago, em minha concepção e compreensão sobre a forma de ensino. Algumas oportunidades que tive em relação à Informática Educacional foi a elaboração de um sitefólio, e posteriormente a elaboração também de uma webquest com apresentações de power-point.Essa leva o leitor a ter uma posição crítica do assunto abordado. Acredito que sou uma pessoa inflexível para determinados tipos de mudanças e estou tendo uma dificuldade imensa em conciliar aulas online com aulas presenciais; mas me esforço para isto não interferir na minha aprendizagem. Pretendo com este curso, ou melhor, com esta disciplina, ter um conceito melhor sobre Educação a Distância e saber discernir quando um site ou qualquer forma de ensino a distância está ou não fazendo parte da estrutura cognitiva do aprendiz, com formas e estratégias divertidas para motivar quem estiver aprendendo. Problematização: No primeiro dia que abordamos o assunto EaD (na sala da aula), respondemos algumas perguntas, com o objetivo de adquirir e identificar os conhecimentos e a experiência de cada um em relação ao assunto. As questões foram 1- O que sei? 2- O que acho? 3- O que fiz? 4- O que desejo saber? 5- O que desejo fazer? Confesso que foi uma tarefa difícil, pois tenho um conhecimento muito estreito sobre o tema, e colocar isto no papel de uma forma clara realmente é complicado; o medo de errar, ás vezes nos inibe de demonstrar certos conhecimentos que julgamos que podem estar errados. Posteriormente nos reunimos em grupo de aproximadamente três pessoas para discutir, conhecer e elaborar uma única pergunta e resposta. As respostas das perguntas do primeiro momento fizeram com que os grupos se deparassem com problemas na EaD. Sendo assim, a classe levantou e identificou algumas questões e através destas, finalizaram com duas perguntas, que irão nortear nossos estudos durante o semestre, na disciplina Introdução a EaD 1. Os problemas são os seguintes: 1-Como elaborar projetos e cursos de EaD, considerando o planejamento de seus processos, suas particularidades e o uso de ferramentas tecnológicas e pedagógicas? 2-Como utilizar o conhecimento adquirido na EaD, no cotidiano e no exercício da profissão do pedagogo gestor?
|