Ao
reproduzir o real,
recriar, tornando as falsidades mais verdadeiras do que a verdade
literal.
Esse
é o único caminho possivel do pintor
devolver a intensidade da realidade que ele está a tentar
capturar... Ele tem que reinventar
o realismo. Tem que conduzir o
realismo de regresso ao sistema nervoso através da sua
invencão.
Frequentemente,
ou quase
sempre, as imagens
acidentais são as mais reais?
Talvez
elas
não sejam alteradas pelo cérebro consciente e
portanto deparam-se com a consciência muito mais
crua e
bruta?
Na
tentativa de fazer um
retrato, o ideal realmente seria pegar uma mão cheia de
tinta,
atirar á tela e esperar que o retrato esteja
lá...
É
alterar a imagem
muito além da aparência e na
distorção
trazê-la de volta como um registro da
aparência.
É
uma tentativa de introduzir a imagem dentro do sistema nervoso da forma
mais violenta e comovente possível."