|
“Filha
sem mãe?”
Profª
Izaltina Lourenço de Oliveira Souza*
A Educação de Jovens
e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica que tem como
objetivo desempenhar três funções distintas:
Função
reparadora que busca reparar uma realidade injusta que não deu
oportunidade nem direito de escolarização a tantas pessoas.
Função
equalizadora possibilitando novas inserções no mundo do trabalho,
na vida social, nos espaços de estética e na abertura de canais de
participação.
Função
qualificadora com apelo à formação permanente voltada para a
solidariedade, a igualdade e a diversidade.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº
9394/94 prevê que a Educação de Jovens e Adultos se destina àqueles
que não tiveram acesso (ou
não deram continuidade) aos estudos no Ensino Fundamental e Médio,
na faixa etária de 7 a 17 anos, e
deve ser oferecida em sistemas gratuitos de ensino, com
oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características,
interesses, condições de vida e de trabalho do cidadão.
|
Apesar
de todo o suporte legal, a realidade, enfrentada pela Educação de
Jovens e Adultos não condiz com as leis vigentes. Desde sua
autorização para funcionamento nesta Unidade de Ensino – em 1999
– a modalidade vem sendo mantida com
muitas dificuldades financeiras. Embora muito se tenha
comentado acerca de verbas especiais para a modalidade e uma
remuneração diferenciada para os profissionais que atuam na mesma,
nada por enquanto ainda foi visto neste sentido.
Pelo
contrário, se não fosse com a ajuda da comunidade local e por um
esforço muito grande dos alunos e profissionais da Unidade Escolar,
a modalidade no Colégio Estadual Dom Bosco já teria fechado suas
portas para essa clientela considerada sem perspectivas para inserção
no mercado de trabalho.
Lamentavelmente,
se nota falta de “empenho” por parte da Secretaria
(interesse político) em valorizar o recebimento de recursos já
regulamentados.
Entretanto,
mesmo com as inúmeras dificuldades enfrentadas, temos a satisfação
em ver muitos de nossos egressos aprovados em vestibulares e
concursos públicos.
Profª
Izaltina L. de O. Souza é Diretora do Col. Est. Dom Bosco -
Graduada em História e Pós-graduada em Administração Educacional
|