Depois de uma semana de grande mobilização marcada pelo Universidade na Praça, a passeata chamada pelas entidades estudantis (UNE, UBES e demais DCEs), sindicais (SINTRASEF, SINDSPREV e CUT) e partidos de esquerda (PCB, PCdoB, PT e PSTU) parou diversos pontos do Centro do Rio num período de duas horas. A mobilização começou às 11 horas na Candelária, concentrando cerca de 300 estudantes da UFRJ, UFF, CPII e outras escolas, e servidores da previdência. Meio dia dá-se o início da passeata em direção da Cinelândia, reunindo os professores da ADCEFET, alunos e professores da Federal de Química. A chegar a Praça, organizou-se o ato com as presenças de deputados federais,estaduais e lideranças sindicais. O próximo passo seria o Consulado dos Estados Unidos, onde a marcha seguiu, já juntando mais de dois mil manifestantes, protestando contra a política imperialista dos EUA e a propagação massiva da ameaça mundial feita por George W.Bush. Foram lembradas as vítimas de outras guerras e o interesse do escoamento da produção bélica mundial como objetivo da guerra e do país número um produtor; o próprio EUA.
O trajeto encerrou em frente a sede estadual do PSDB, no Buraco do Lume. Partido neoliberal do presidente FHC, houve um princípio de agitação com uma pedra jogada do interior do partido para a manifestação. Às 16 horas encerrou-se o ato mostrando mais uma vez a força dos trabalhadores e estudantes por um país e mundo mais dignos.