|
 |
PEROSELO
FESTA
DE FIM DE ANO LECTIVO
Armando Moreira Fernandes
PROFESSORES DA ESCOLA E.B.1 E PADRE LUCIANO
BRINDARAM A POPULAÇÃO DE PEROSELO COM
FESTA DE FIM DO ANO LECTIVO.
O dia 18 vestiu-se com o seu fato
domingueiro. O calor veio e o sol acompanhou, sem importunar as crianças.
As
professoras, em união com o Pe. Luciano, prepararam as crianças para
presentearem, com uma festa, os seus pais, familiares e amigos.
Todo
o profissionalismo das professoras da Escola E.B.1 de Peroselo e do Pe. Luciano
(quando padres como este, gostam daquilo que fazem ), foi demonstrado em poucos
minutos, o esforço de um ano. O esforço de os pôr a ler, a escrever, até ao
4º ano, para assim prosseguirem a sua caminhada. Poucos são os que valorizam
estes grandes professores. Mas quando se vê crianças a demonstrarem os valores
com danças rítmicas, com desfiles de marchas populares ou cantares e declamações,
é caso para perguntar, será que tudo isto é feito ao acaso? Será que uma
simbólica homenagem ao Pe. Luciano é fruto do acaso ou um reconhecimento pelo
seu trabalho?
As
crianças mais pequenas, no largo da Escola, dançaram e cantaram, e os
finalistas do 4º ano, desfilaram com as suas bengalas erguidas e as suas
cartolas. Felicitaram as senhoras professoras pelo esforço e carinho durante os
4 anos, por eles reconhecido. O Pe. Luciano lembrou-lhes que a bengala é um
suporte para todas as dificuldades que eles, de certeza, irão encontrar pela
vida fora.
No
final, todos juntos, Padre, Professores, Pais e alunos juntaram os seus farnéis
e partilharam entre si, com a presença também do Sr. Presidente da Junta, que
não se tem mostrado indiferente à escola, numa tarde que para todos será
inesquecível.
|