A Revolução Cubana
Cuba só se tornou "independente" da Espanha em 1898, porém caiu nas garras dos Estados Unidos.
A Constituição Cubana num de seus apêndices estabelecia "O princípio de que o governo dos Estados Unidos Podia intervir nos assuntos internos do país". Dessa forma a maioria dos presidentes cubanos não passavam de lacaios a serviço dos norte-americanos.
Já em 1934, o Coronel Fulgêncio Batista Y Sadivar deu seu primeiro golpe de Estado. Em 1952, quando percebeu que pelo voto jamais chegaria à presidência deu um outro golpe e passou a governar ditatorialmente o país.
Começa a reação:
A juventude cubana estava insatisfeita e ansiava por mudanças. Dentre esses jovens encontramos Fidel Alejandro Castro Ruz, filho de um rico fazendeiro, que formara-se em Direito pela Universidade de Havana.
A 26 de Julho de 1953, Fidel e mais 126 companheiros tentaram tomar o quartel de Moncada e a Fortaleza de Bayamo.
Devido à inexperiência e à superioridade bélica do adversário, os rebeldes foram vencidos. Alguns morreram em combate, outros após sofrerem terríveis torturas.
Fidel e seu irmão foram julgados em Santiago. Em sua autodefesa, Fidel passou de acusado a acusador, encerrando o seu discurso dizendo:
"Não temo (a prisão), como não temo a fúria do tirano miserável que arrancou a vida a setenta de meus irmãos. Condenai-me, não importa. A HISTÓRIA me absolverá".
Os rebeldes foram condenados a penas que variavam de 12 a 15 anos de prisão. Diante da pressão popular, o governo anistiou os rebeldes, isto em 1955.
No México, Fidel iniciou o difícil trabalho de organizar a invasão de Cuba para derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista. Foi lá que conheceu um eterno revolucionário, o médico argentino Ernesto Guevara de La Serna mais conhecido como "Che" Guevara.
A invasão:
O plano de invasão recebeu o nome de 26 de Julho, em homenagem ao ataque ao quartel de Moncada.
Num velho iate o Granma (hoje nome do jornal oficial do governo cubano), os rebeldes partiram do México em 24 de novembro de 1956.
Eram 82 guerrilheiros sob o comando de Fidel Castro.
A viagem foi cheia de dificuldades. Em Cuba um levante organizado pelos partidários de Fidel foi sufocado pelo governo, que se preparou para dar "boas vindas" aos guerrilheiros.
Assim que estes desembarcaram em terra firme foram atacados pela força aérea. Os rebeldes procuravam esconder-se sob as árvores, no meio de pantanais com água até o pescoço. Com muitas dificuldades, alguns conseguiram instalar-se nas montanhas e florestas de Sierra Maestra. Dos 82 sobraram apenas catorze.
A guerrilha:
O Partido Comunista Cubano, liderado por Carlos Rafael Rodrigues apoiou Fidel Castro, que havia criado em Sierra Maestra o Exército Rebelde de guerrilheiros.
O grande triunfo da guerrilha foi ter obtido apoio dos camponeses sem terras que levavam uma vida miserável, os Guajiros:
"Eram quase unanimemente ardentes fidelistas. Sucessivos governos cubanos pouco haviam feito por eles... Sabiam que havia um modo melhor de viver e agora enfim isso lhes estava sendo prometido – não por políticos... mas por homens jovens, que demonstravam sua sinceridade, vivendo entre eles e suportando privações tão grandes quanto suas próprias. Os camponeses acreditavam nos guerrilheiros e uniam-se a eles..." (João Batista Berardo).
O número de militares do Movimento 26 de Julho aumenta tanto no campo quanto nas cidades. Os guerrilheiros em ações espetaculares fazem com que o exército de Batista sofra derrotas vergonhosas. No início de 1958, a Rádio Rebelde foi para o ar, podendo Fidel, através de sua inflamada oratória, atingir todo o povo cubano.
A partir da segunda metade de 1958, os guerrilheiros passaram à ofensiva. Nesta fase destacaram-se: Camilo Cienfuegos, Raul Castro e "Che" Guevara, dentre outros.
Em dezembro de 1958, Fulgêncio Batista fugiu para a República Dominicana (governada pelo ditador Trujillo). Em janeiro os rebeldes dominavam todo a país. No dia 5 deste mês Fidel foi recebido triunfalmente em Havana.
Os Revolucionários no poder:
Com a vitória da revolução, Fidel Castro que se tornara Primeiro Ministro, encampou as empresas nacionais e indústrias de grande porte, bem como as empresas estrangeiras, o que esgotou os norte-americanos.
No campo foi realizada uma radical reforma agrária, inclusive a fazenda do pai de Fidel foi expropriada.
Os inimigos da revolução fugiram para os Estados Unidos. Os que ficaram e foram flagrados em atividades consideradas contra-revolucionárias, acabaram indo para o paredon (ou seja, foram fuzilados).
O Governo cubano ao ferir os interesses dos Estados Unidos, comprou uma briga seríssima. O Presidente norte-americano Eisenhower deixou de importar o açúcar cubano. Fidel reagiu nacionalizando as companhias açucareiras, telefônica, petrolífera e de eletricidade, bem como os bancos norte-americanos.
Diante desses fatos os norte-americanos bloquearam econômica e militarmente Cuba que passou a ser "Ilha Proibida" dentro da Ame’rica Latina.
Em 16 de abril de 1961, uma tentativa de assalto foi tramado pelos contra-revolucionários cubanos que se encontravam nos Estados unidos. Segundo o Jornal New York Times "os invasores foram treinados, equipados e financiados pelos Estados Unidos... eram supervisionados diretamente pela CIA". Os contra-revolucionários desembarcaram na Baía dos Porcos, porém a invasão foi um fracasso total. Cerca de 80 invasores morreram, 1.179 foram presos, um barco foi afundado e cinco aviões foram derrubados.
Em maio de 1961, Fidel declarou que Cuba passava a ser um Estado Socialista. Em pronunciamento histórico que adotava o marxismo-lenismo e se aproximava da URSS.
Em outubro de 1962, diante da descoberta de que mísseis soviéticos estavam sendo instalados em Cuba, os Estados Unidos bloquearam a ilha e se prepararam para uma invasão. Para evitar um conflito de conseqüências graves, a URSS retirou os mísseis e o bloqueio foi cancelado.
As realizações e problemas:
Ninguém pode negar o progresso cubano após a Revolução. Cuba tornou-se Território Livre do Analfabetismo, o nível de vida da população melhorou sensivelmente. A revolução deu prioridade à educação e à saúde.
Sob o ponto de vista político , para uns Cuba é uma terrível ditadura comunista, onde todas as liberdades são sepultadas. Segundo outros é um "Estado Revolucionário que se estrutura, assentando-se sobre uma imensa base popular organizada e exprimindo o poder do povo...