Introducao ao Vampirismo
Vampirismo
"Fê-los sair das Trevas e das Sombras da Morte e rompeu os seus laços..."
Salmo CVII, 14
Existem muitos mitos e histórias contando como se originou o vampirismo. Uns
falam que se originou no Egito, com bases no livro dos mortos (livro sagrado do
local); outros dizem que foi na Europa Oriental, no século XVIII (século das
luzes). Sem entrar em tabelas cronológicas, personagens famosos, pois isso
citarei em outra página...tentarei esclarecer e passar a vocês o que há de
mais verdadeiro sobre vampirismo.
Lenda ou não, há várias histórias, citarei duas que poderão ajudar você a entender mais:
Europa, Século das Luzes - Cenário Perfeito
Há em muitos livros
relatos sobre seres que sugam sangue de outros seres desde a pré história,
isso devido ao sangue carregar muito mais que proteínas, oxigênio e alimento.
O sangue é o veículo da alma, das emoções, dos pensamentos e do prazer.Por
isso é que há essa necessidade do vampiro sugar o sangue.
Dizem que o primeiro caso ocorreu com o Demônio Ornias.
"Havia na época da construção do palácio do Rei Salomão um funcionário
seu que de repente começou a adoecer, e a sofrer de anemia... E depois de muita
luta, foi descoberto que esse rapaz era constantemente atacado durante as noites
por um demônio de nome Ornias, que tinha o poder de lhe picar e sugar-lhe o
sangue... "
Fora essa, há muitas histórias, anteriores, mas sempre com o mesmo contexto:
um demônio que escolhe sua vítima e faz-lhe um orifício no pescoço
permanecendo-lhe fixo e sugando o máximo sangue possível.
Por isso que não acerditam que o vampirismo possa existir em uma determinada época
ou lugar, com uma determinada pessoa.
A escritora Rice autora do livro "A Rainha dos Condenados", possui uma
teoria parecida, em partes, com essa.
Acredita-se que acontece vampirismo também com a múmias. Mas no caso das múmias,
é um vampirismo mais energético, pois o vampiro ia se alimentar utilizando o
corpo da múmia e quando não encontrava seu alimento, como oferenda por exmplo,
voltava sua atenção para os vivos, sugando-lhes primeiro a energia e depois o
sangue para manterem-se presos na carne.
Topo
Europa, Século das Luzes - Cenário Perfeito
O Vampirismo é
uma lenda presente desde tempos antiqüíssimos e em diversas regiões, no
entanto, no século XVIII assistimos a uma verdadeira avalanche de casos e histórias,
quase todos oriundos da Europa oriental, que colocou em polvorosa a opinião pública
e despertou a curiosidade e o espanto de filósofos, religiosos e autoridades
governamentais.
Conhecido como o século das luzes, foi uma época em que o saber e a ciência
deram passos consideráveis. Pensa-se que a razão tudo explicaria, e que as
crenças e superstições seriam coisas do passado. Por outro lado, as seitas místicas
e esotéricas também aumentavam, o que fazia desta época um tempo de contradições.
Jornais franceses desta época chegaram a estampar reportagens sobre
impressionantes histórias, que fazia do vampirismo um assunto dos mais
destacados dentro do imaginário popular.
Conta-se que neste tempo, em muitas regiões da Europa oriental o vampirismo
tornou-se uma verdadeira praga, atingindo dezenas de jovens, velhos, crianças e
até mesmo animais. Por esta época, segundo narrativos, hordas de mortos-vivos
assombravam de forma horripilante vilas e aldeias, fala-se que a volúpia destes
espectros era tamanha que seus cadáveres eram encontrados nadando em sangue
pelas sepulturas.
Diante tal realidade, as autoridades passaram a encarar o vampirismo na medida
em que se tratava de uma epidemia incontrolável, segundo muitos relatos. Para
se ter uma idéia, conta-se que soberanos húngaros chegaram a determinar a
formação de comissões para estudar o fenômeno, considerado como uma praga
que colocava em risco o poder do estado e das autoridades constituídas.
Neste tempo, chegou-se a determinar a incineração e perfuração dos corações
de todos os cadáveres de cemitérios, onde por ventura habitassem um ou mais
vampiros, na medida em que supunha-se que o írus do vampír poderia inclusive
atingir os mortos que ali jaziam.
Fala-se que nesta época, fogueiras ardiam por muito tempo incinerando diversos
cadáveres suspeitos de vampirismo, e que durante estes grandes rituais de
incineração todos os animais que se encontrassem nas proximidades também eram
queimados, pois acreditava-se que os vampiros poderiam encarnar em algum deles,
escapando assim da destruição definitiva.
Topo