“´Povo meu,
gente minha”...
João Netto de Campos, nasceu em Catalão Goiás aos
19 de janeiro de 1911. Filho de Mário de Cerqueira Netto (Nhôzico)
e Juvenília de Campos Netto.Cursou até o 5º ano primário,
tornou-se fazendeiro.casou-se com Maria Isabel de Mendonça e
teve quatro filhos.
Em 1946/47 iniciou sua carreira política aos 35 anos de idade
com uma proposta de romper com a violência, “libertar”a
cidade do “mandonismo”e do interventor conivente com a situação,Pedro
Ludovico.O povo entendeu que era hora de tentar suscitar algumas transformações.Ganhou
a eleição. Foi prefeito por mais duas vezes, deputado
estadual por três vezes e vereador em 1989, seu ultimo cargo público.
Nos referimos aqui a uma personalidade histórica que , queiram
ou não, conseguiu ser vitorioso, homenageado e até exaltado
em decorrência de já estar petrificado na memória
coletiva.
Foi esse homem que fundou o Colégio estadual “João
Netto de Campos” e este espaço é o nosso agradecimento.
Faleceu em 13 de novembro de 1996.
(Biografia cedida pelo
diretor do “ Museu Cornélio Ramos”).