Entrevista a Salli Stevenson (1970)


Salli Stevenson: Você possui uma sepente de estimaçao?

Jim Morrison: Não.

Então você esta perdendo algo de fantástico.

Eu gosto de lagartos... Serpentes são belas mas você realmente nao consegue nem chegar perto. Elas me deixam nervoso.

Como você estava quando entrou no tríbunal para ser julgado?

Penso que me desvencilhei de uma imagem que havia sido criada em torno de mim e com a qual inconsciente ou bem conscientemente colaborei. Era demais para meu estômago e decidi numa noite acabar com tudo aquilo.

Mas no que deu sua atitude?

Bem, estive no tribunal dorante seis semanas. Foi interessarne e acho que o impacto de minha contravençao já se esvaiu. Estou ainda sob julgamento que poderá levar-me a cadeia por oito meses. Mas eu afirmo... Admito a culpa de profanação pública, mas considero-me inocente da acusação de exibição,e irei até o fim, até provar toda a verdade. E isto poderá levar um ou dois anos.

Mas o que você fez exatamente naquela "noite gloriosa"?

Basicamente, penso que o escândalo foi mais político que sexual. Acho que o aspecto sexual foi mais frisado pois não querem levantar a dimensão política do que têm contra mim. Era tudo muito amorfo.
Penso que, na verdade, era um estilo de vida que estava em julgamento, muito mais do que o evento do concerto. Acho que o que mais os irritou foi o fato detê-los chamado de fucking idiotas, você sabe. Mas o que estavamos fazendo lá?... Penso que a mensagem básica era mostrar que não estávamos lá apenas para escutar algumas músicas agraciáveis executadas por bons musicos mas estávamos naquele lugar para muito além disso, e você deve admitir isso.

Muita gente está dizendo que vocês decaíram.

Nossa música está cada vez melhor, mais profissional, mais interessante, mas acho que as pessoas estão ressentidas pelo fato de que... bem, há três anos vivenciamos um renascimento do espírito, da emoção e do sentimento revolucionário. Mas as coisas não mudam da noite para o dia e penso que as pessoas incomodam-se com o fato de fazermos outras coisas além da boa música.

Você se considera um herói ou um ídolo?

O herói é aquele que se rebela contra os latos da existência e os vence. Mas, obviamente, apenas o consegue em alguns momentos. Pode ser a última coisa. Mas isto não quer dizer que as pessoas não devem também tentar rebelar­se contra estes fatos. Quem sabe algum dia possamos conquistar a morte, doenças e a guerra?

Você é um herói?

Penso-me como urna pessoa inteligente, sensível, coma alma de palhaço que me impele a mandar tudo pelos ares nos momentos mais importantes.

Se você pudesse hoje escolher, o que acharia mais importante: ser o Morrison dos Doors ou tentar a carreira de cineasta?

Não posso negar que nestes três ou quatro anos passei ótimos momentos e conheci mais gente interessante que nos últimos vinte anos de existência. Mas não me arrependo. Mas se começasse tudo de novo, procuraria vivenciar a quietude do pequeno e incólume artista, caminhando por sua bucólica vereda.

O que está acontecendo com a música? Falo isto após a morte de Janis Joplin e Jimi Hendrix. Para onde acha que a música está indo e por que acha que eles se imolaram?

Suponho que a grande explosão de energia que aconteceu há três ou quatro anos foi difícil de manter e, para, os sensitivos, foi difícil suportar tudo isso; acho que eles ficaram insatisfeitos com tudo que não fosse "o máximo". Quando a realidade cessou de preencher com aquele vasto fluxo seus mundos interiores, talvez tenham entrado em depressão, mas... esta não é minha visão ou teoria sobre o motivo de suas mortes.

Qual é então sua teoria?

Eles... Poderia talvez ter sido acidente, suicídio ou mais precisamente... assassinato*. Existem várias maneiras de morrer. Realmente não sei.
---
* Muitos até agora nao engoliram as mortes, em intervalos dc tempo extremamente curtos, de Morrison, Janis Joplin e Hendrix. Desconfia-se que eles tenham sido envenenados pela CIA.
---
Como acha que morrerá?

Aos l2O anos, com muito senso de humor numa cama bem confortável. Não quero mais que isso. Almejarei apenas um suave e quieto devaneio, mas... Creio que a ciência ainda poderá, em tempo, conquistara morte. Isto é realmente viável.

E o que acontecerá ao mundo espiritual?

Terão de arrumar-se por si próprios. Deixar-nos, pobres mortais, ao nosso destino.

E sobre os Estados Unidos, para onde vamos?

Não consigo decidir se torno­me um cidadão do mundo ou me identifico com um país específico. Mas não existe escolha: aqui é a arena do mundo, o centro das ações é aqui. Será preciso a existência de pessoas com fluido muito forte para resistir num clima como o nosso, mas creio que o farão.

Como é este clima na sua opinião?

Penso que para muitas pessoas, principalmente os habitantes das grandes cidades, é um estado de paranóia constante. Paranóia é definida como um medo irracional. Você é controlado a cada segundo.

Se for preso por oito meses, o que fará o resto do grupo neste período?

Isto você deverá perguntar a eles. Creio que irão elaborar um som instrumental que não necessite letras, que na verdade não são necessárias na música.

Se a sentença for dada, você irá imediatamentepara aprisão ou tentará comutála em multa? O que fará?

O máximo que pode me acontecer é pegar oito meses de cadeia e também uma multa. Mas seja qual fora sentença, apelarei à suprema corte. Não irei imediatamente à prisao.

Espero que nada aconteça e que saia livre.

Eu também.

E sobre a polícia?

A polícia em cada cidade é diferente. Os guardas da L.A. sao diferemde todos deste país. São idealistas e acreditam na retidão de seu empenho, de sua profissão. Possuem sua própria teoria a
despeito da tirania que os cerca. Enquanto nos demais lugares a polícia apenas cumpre seu serviço, em L.A. podemos observar um verdadeiro senso de retidão no que fazem.

O que acha de grupos como Stones e Alice Cooper?

Gosto de pessoas que gostam de sacudir o público e deixá-lo numa posição desconfortável. Um jovem amigo meu, Iggy, é demais.

Mas não teria sido exatamente isso que a imprensa fez com você, tomando-o, aos olhos de todos um terremoto que choca as pessoas?

A imprensa sempre faz isso.

Mas isso refere-se mais à imagem do que à pessoa que esta agindo.

Atualmente, gosto de tudo o que leio. Claro que me refiro ao que escrevem sobre mim. Estamos sempre mais interessados em nós mesmos e nas pessoas que nos cercam. Mas a imprensa concentrou-se demasiadamente nos meus genitais e esqueceu-se de que, além de ser um saudável macho jovem, com braços, pernas, tórax, olhos e nariz, tinha também um cerebelo... E mesmo equipado completamente com a cabeça, existem tambem outras coisas alem. é isso que penso...

A sensibilidade.

O equipamento completo

Qual sua opinião sobre o amor?

Bem. O amor é um punhado de estratagemas que possuímos para preencher o vão da vacuidade. tenho dito.


Voltar

Hosted by www.Geocities.ws

1