Entrevista a Lizze James parte 1 (1967)
Lizze James: Acho que os admiradores dos Doors o encaram como um salvador, um líder messiânico que os libertará. O que você acha? Esta não é uma imensa responsabilidade?
Jim Morrison: Isso é um absurdo. Como pode-se libertar alguém que não tem coragem para levantar-se e proclamar sua própria liberdade? Acho que não é nada disso. As pessoas declaram que querem ser livres - todos afirmam categoricamente que a liberdade é o que mais almejam, e que é o bem mais precioso que alguém possa querer. Mas merda! As pessoas temem a liberdade e conservam cuidadosamente suas próprias correntes. Pela segurança... Como podem esperar de mim ou de outro a liberdade?
Por que acha que as pessoas temem a liberdade?
Penso que as pessoas resistem à liberdade pois têm medo do desconhecido. Mas aí está a grande ironia... O desconhecido já foi certa vez bem conhecido. Nossas mentes já o detiveram... A única solução é confrontá-las. Confronte-se você mesmo com o grande medo imaginário. Depois disso, O medo não terá mais poder e o temor a liberdade se desvanecerá por completo.
O que entende por liberdade?
Existem diversos tipos de liberdade, como também milhares de abordagens sobre o assunto... A espécie mais importante de liberdade é aquela que lhe assegura o direito de ser o que realmente é. Seu desempenho na realidade sempre se efetua através de um papel a ser representado. Você descarta sua capacidade de sentir e, na verdade, coloca uma máscara. Não se pode efetuar uma revolução em larga escala se não houver primeiramente uma ao nível pessoal, individual. A revolução tem de eclodir primeiramente dentro... Você pode não abalar uma pessoa tirando sua liberdade política, mas coibindo sua liberdade de sentir decerto a
destruira.
Como as pessoas podem ter forças para recuperar esta liberdade de sentir?
Muitas pessoas cerceiam voluntariamente sua liberdade, mas outras são forçadas a isso. O aprisionamento inicia-se com o nascimento. Sociedade, pais, coÍbem a liberdade que nasceu com voce. Existem várias maneiras de punir uma pessoa para podar-lhe a sensibilidade. Você observa pessoas que destruíram sua verdadeira natureza. Você imita o que vê.
Segundo suas palavras somos defensorses e perpetuadores de uma sociedade que cerceia as pessoas de sua liberdade de sentir?
É claro... professores, líderes religiosos e até amigos, aqueles chamados "amigos", levam o pouco que os pais deixaram. Eles nos impõem sentir apenas o que querem e apenas isso esperam de nos. Querem que desempenhemos o tempo todo para eles. Somos como atores - vagueando por esse mundo como fantasmas... Uma busca sem fim para recuperarmos a imagem semi-esmaecida de nossa realidade perdida. Quando os outros nos obrigam a ser o que querem que sejamos, forçam-nos a destruir o que na verdade somos. E uma forma sutil de assassinato... Os pais mais adorados e parentes proximos cometem este assassinato com sorrisos nos lábios.
Você acha que é possível uma pessoa libertar-se sozinha destas jorças repressivas?
Este tipo de libertação não pode ser concedido. Você deve buscálo por si próprio. Se procurar alguém para fazê-lo (alguém que nao seja você), estará ainda dependendo dos outros. Estará ainda vulnerável a estas forças repressivas e malignas.
Mas não seria possívela união das pessoas que almejam a liberdade?
A comunhão de suas forças as tornaria muito mais poderosas. Creio que isto é bem viável.
Os amigos podem ajudar-se mutuamente. O verdadeiro amigo é aquele que lhe dá espaço para que possa ser aquilo que você é (ou melhor, aquilo que você sente). Ou não sente. O amor consiste justamente nisso: deixar a pessoa ser o que realmente é... Muitos o amaram por aquilo que pretende ser... Manter essa admiração e manter este comportamento. Você terá de manter suas
pretensões... Na verdade, estamos encalacrados dentro de uma imagem. de um comportamento. Eles crescem atados a essas máscaras. Amam intensamente suas correntes. Esqueceram tudo a respeito daquilo que realmente são. E se você tenta alertá-los, odeiam-no por isso. Pensam que está assaltando seu tesouro mais precioso.
É lamentável e irônico. Eles não percebem que voce esta tentando mostrar-lhes o caminho da liberdade?
Muita gente nãos abe o que está perdendo. Nosso sociedade supervaloriza o controle, obrigando-nos a ocultra todo tipo de sentimento. Nossa cultura denigre-se as
culturas ditas "primitivas" e se orgulha de suprimir todos os instintos naturais e impulsos.
Em sua obra poética, transparece sua admiração pelos povos primitivos, principalmente índios. Você acha que o caráter obtuso e destruidor não é inerente à humanidade, mas apenas a nossa sociedade?
Observe como estas culturas vivem: pacificamente, harmonizando-se com a terra, floresta e animais. Não constroem poderosas engenhocas para atacar outros países que não concordam com seus ideais políticos, nem investem milhões nesse tipo de empresa.
Vivemos numa sociedade doente.
É verdade... E apesar de estar enferma, não nos damos conta disso. Nossa sociedade tem muito que aprender a valorizar. A liberdade é um item que está no final da lista.
Mas, como artista, você não pode fazer nada? Se você não se sente como um artista que pode transformar alguém, como continua a cantar?
Ofereço imagens, conjuro memórias da liberdade que podem ainda ser alcançadas. Como os Doors, certo? Mas apenas podemos abrir as portas - não podemos arrastar as pessoas por elas adentro. Somente as libertarei se realmente quiserem - mais do que isso... Talvez os povos primitivos tenham menos merda para se desvencilhar. Uma pessoa tem de voluntariamente abandonar tudo. Toda a merda que lhe foi ensinada - a sociedade é uma lavagem cerebral. Você deve abandonar tudo isso para tentar entrever o outro lado, mas a maioria das pessoas não está disposta.