OS TRÊS TIPOS DE MORTE

MORTE DO CORPO

O homem foi feito para não morrer, quando Adão e Eva pecaram no Éden eles passaram a condição de pecadores, o corpo carnal agora morreria fruto gerado pelo pecado.  

No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes a terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.Gênesis 3:19  

E a morte passou para toda raça humana, resultado do pecado original, o homem foi criado para ter um relacionamento permanente com Deus, mas por causa da desobediência a morte passou a reinar. Suas conseqüências são visíveis: Medo angustia, cansaço, envelhecimento morte.

O homem já não conseguia olhar para Deus como antes, o pecado tornou-se uma barreira, conseqüência de sua desobediência.

A morte passou a reinar desde Adão, o corpo se tornou corruptível, tendo por conseqüência morte física.  

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17  

No primeiro momento, creio que Adão não havia percebido tamanha eram as conseqüências, geradas por aquela desobediência, mas logo os seus efeitos foram surgindo, sentimentos que ele desconhecia, foram-se aflorando e o medo tomou conta do primeiro casal, a ponto de se esconderem de Deus por entre as árvores, ao ouvir a sua voz, soar pelo jardim na viração do dia como de costume, parecia que algo muito estranho havia acontecido, antes tão amigos agora um sentimento de medo e pavor tomava conta de suas vidas, como deve ter sido difícil àquela conversa com Deus, algo havia acontecido e Adão sabia que dentro do seu íntimo desobedecerá a Deus e a sensação provavelmente era de medo, angustia sensações até então desconhecidas, mas que trazia um desconforto, ao ser questionado por Deus, Adão logo passa a responsabilidade por sua desobediência a Eva, Adão agora estava diferente daquele Adão que conversava com Deus a vontade deve ter imaginado nunca senti isto antes o que há de errado agora?

Logo a seguir Deus toma a iniciativa e perguntou: Adão onde estavas?  

E ele disse: Ouvi sua voz soar no jardim, e temi, porque estavas nu? Comeste tu da árvore de que ordenaste não comesse?Gênesis 3:10  

Creio que Adão ao desobedecer à ordem de Deus sentiu em seu íntimo algo que ele jamais ainda tinha sentido, pois sabia que algo muito sério havia acontecido que fez mudar o curso da sua vida e da humanidade trazendo sobre si o peso da condenação do pecado. O curso da história humana foi alterado, mas Deus nunca desistiu de querer reconciliar pra si o homem. Agora uma barreira foi imposta e o pecado causou esta divisão entre Deus e o homem. Muitos zombam dizendo, há não tenho pressa de morrer, tenho uma vida inteira para aproveitar, quem pode ter a certeza do amanhã, o que eu sei é que a morte não escolhe idade, sexo, posição social, ou outras diferenças. Ela é real, ela age como um mensageiro que vem com uma sentença para executar. O pecado é a mancha mais negra a mais horrível sentença de condenação que o homem carrega até o último momento de sua vida. A vida passa rápido como uma brisa, pode-se dizer que é como fumaça que se dissipa, se compararmos ao tempo de Deus que é eterno então vemos que a vida passa ligeira.  

Vemos que o conhecimento que foi despertado em Adão lhe aponta para um outro caminho que ele não conhecia, antes ele conhecia apenas o bem, agora ele passa a discerni o mal, ou seja, ele agora teria de escolher entre o bem e o mal. 

O pecado é uma sentença condenatória, ela traz o peso da lei e abre a porta para a justiça pela força da lei e traz a condenação, e a sua sentença chama-se morte.  

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23  

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Romanos 5:12  

No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.  Romanos 5:14  

Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.                   I Corintios 15:56  

Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. I Corintios 15:22

 

 

MORTE DO ESPÍRITO  

A morte do espírito ou “morte espiritual” é o resultado do pecado praticado pelo primeiro casal, ao se se tornarem pecadores a comunhão que havia com Deus foi quebrada, este relacionamento ficou interrompido por causa do pecado.  Este pecado passou para toda raça humana.Estar morto espiritualmente é o fato do espírito do homem estar adormecido e estar sem ligação com Deus, à pessoa é dominado pelo desejo do seu eu interior, está impossibilitado de ver as verdades de Deus e não as compreende.

É necessário nascer de novo, se quiser ver o Reino de Deus.  

Em verdade, em verdade vos digo que vem à hora, e agora é em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.         João 5:25  

Há apenas uma condição, se quisermos de fato ver o reino de Deus é necessário nascer de novo, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 ouvir a mensagem da salvação de Jesus, o evangelho quer dizer boas novas ou boas notícias.

A Bíblia é um livro espiritual, quando buscamos verdadeiramente o Autor da Vida, a ação do Espírito Santo através da Palavra deste livro nos traz entendimento no espírito e a Palavra trará o resultado de nos libertar para o conhecimento da verdade que nos conduz a Cristo. Somente em Jesus Cristo podemos reatar aquela comunhão que havia sido quebrada lá no Éden, pois Ele nos reconcilia com Deus através do seu sacrifício.

Na ótica de Deus todo aquele que ainda não recebeu a Jesus Cristo o Filho de Deus como Senhor e Salvador estão mortos em seus pecados e por isso não podem usufruir as bênçãos e promessas de Deus. É necessário reconhecermos que o pecado nos impede de ter comunhão com Deus, mais se inclinarmos o nosso coração e nos humilhar e reconhecer o quão necessitamos de uma transformação verdadeira de vida, clamarmos ao Senhor Jesus, Ele virá, fará morada em nosso ser e nos reviverá pelo seu Espírito.  

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Mateus 1:21  

Apenas um que pode perdoar pecados, Jesus Cristo, Emanuel, Deus conosco o Messias o desejado.  

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. Timóteo 2:5  

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Romanos 10:9. 10  .

Se confessarmos e em oração crermos nele, a Palavra dele promete que Ele nos salvará, salvará da condenação futura, da morte, nos dará uma nova vida e as coisas velhas passaram, eis que tudo se fará novo. Pois quem nos justifica é o seu sangue que foi derramado em nosso beneficio, não merecíamos, mais foi do agrado do Pai que toda injustiça fosse cair sobre o seu Filho, para que por Ele fossemos feitos justiça para Deus.  

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrará em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20  

O convite ai está se abrirmos à porta do nosso coração Ele entrará em nossa vida, e irá compartilhar conosco e algo novo se fará.  

Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Isaias 59:2

 

 

 

 

O NOVO NASCIMENTO JESUS COM NICODEMOS

João 3:1-9

 

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

 

 

SEGUNDA MORTE  

A segunda morte é a conseqüência de uma vida sem Deus, a pessoa que morre sem que tenha os seus pecados perdoados, em outras palavras, representa a pessoa que não aceitou o sacrifício de Jesus Cristo que morreu pelos pecados de toda humanidade.

Quando a pessoa morre sem ter recebido a Cristo e não tem seus pecados perdoados, neste caso a Bíblia diz que não haverá esperança. A Bíblia chama isto de segunda morte às pessoas que morrerem sem se arrependerem de seus pecados e não receberam Cristo como salvador, serão lançadas no lago de fogo, que é a segunda morte. Nesta situação não haverá como sair da condenação ficará eternamente separado de Deus, passará a eternidade em condenação com sofrimento eterno.  

E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. Apocalipse 20:14  

E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:15  

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Apocalipse 21:8  

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. Apocalipse 2:11  

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Apocalipse 20:6

 

 

O RICO E LÁZARO

LUCAS 16:19-31

 

Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.

Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;

E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.

E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.

E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

E, clamando, disse: Pai Abraão tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Disse, porém, Abraão: Filho lembra-te de que receberam os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.

E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.

E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,

Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.

Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.

E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.

Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.  

A parábola acima retrata a situação futura de duas pessoas, elas se encontram e lugares diferente uma está em grande sofrimento e angustia, chega a se preocupar com alguns da família para não acabar tendo o mesmo destino que este. O outro está em uma situação privilegiada, e não tinha falta de nada. Embora sendo uma parábola Jesus gostava de expressar suas verdades em histórias que vinham elucidar as duvidas ou os questionamentos mais freqüentes das pessoas, fazendo-as compreender as verdades do Reino utilizando assim exemplos simples, mas que trazia uma fácil compreensão por parte de que estava ouvindo, pegava cenas do quotidiano para exemplificar suas verdades. As parábolas faziam as pessoas refletirem a respeito de qualquer ensinamento que Jesus queria ensinar e era o meio mais comum que Jesus tinha para se expressava com o povo de sua época. Nesta parábola do Rico e Lazaro, Jesus nos ensina uma profunda lição, que é de nos preparar para uma vida futura, eu vejo como uma grande oportunidade para nos dedicarmos a buscar a conhecer este Deus tão maravilhoso, que enviou a Jesus para morrer em nosso lugar, para que não venhamos a perecer no dia do Juízo e assim não sermos achados em falta naquele dia. 

Muitas pessoas se preparam para viver nesta vida e conquistar o mundo, algumas se preparam para viver a vida com Deus para passar toda uma eternidade com o Pai.

Qual destas estará com o Pai?

Será que é aquela que quer ganhar o mundo?

Ou será que é aquela que se prepara para viver uma eternidade com o Pai.

 

Que tipo de vida você quer ter na eternidade?

Você já pensou eternidade... Eternidade...Nunca acaba.

 

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Mateus 16:26  

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3  

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. João 3:5

 

Você quer nascer de novo?

 

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. II Corintios 5:17

 

 

Jesus Estudos

“Escrevendo para transforma vidas, o conhecimento é a arma da nossa vitória”.

Hosted by www.Geocities.ws

1