A PERGUNTA
AMOROSA GN 3:8,9
Conta-nos, o capítulo terceiro do Gênesis, a história dolorosa de como nossos primeiros pais desobedeceram a Deus e se afastaram dele pelo pecado.Antes de pecar, Adão e Eva tinham prazer na presença de Deus e buscavam a sua comunhão. Agora que se rebelaram contra o Senhor, fogem dele, cheios de medo.
Mas Deus, que os amava, vai a sua procura, desejoso de ajuda-los. O
texto de Gn 3:8,9 nos diz: "Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava
no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o
homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao
homem e lhe perguntou: Onde estás?"
Irmãos esta indagação não é feita por desconhecer Ele a localização
física do primeiro casal. Ele sabia muito bem onde eles estavam. O que na
realidade Deus queria era despertá-los para sua situação espiritual.
Deus queria que eles reconhecessem o fato de que o pecado havia
produzido uma modificação profunda nas relações entre eles e Deus.
Antes de pecarem Deus era o centro de suas vidas, agora o seu próprio
eu, os seus próprios desejos e inclinações é que ocupavam o lugar central.
A pergunta de Deus tem por alvo acordar Adão e Eva para as terríveis conseqüências
que o pecado iria trazer para eles e para a raça humana.
Uma cadeias de males e misérias se desencadearia sobre eles e seus descendentes,
a partir do assassinato de seu filho Abel por parte do outro filho Caim, e
continuaria assim o pecado, através dos séculos, a cobrir de dor e sofrimento
toda a raça humana.
Na realidade, Adão e Eva não se havia compenetrado da sua
responsabilidade. Quando Deus falou a Adão, ele procurou lançar a culpa sobre
sua mulher e a mulher sobre a serpente.
Foi assim que, desde o princípio
da raça, surgiu essa tendência de o homem procurar eximir-se de sua
responsabilidade diante de Deus.
Mais a palavra é bastante clara ao afirmar que o homem é culpado
diante de Deus pelo seu pecado. Não pelo pecado de Adão e Eva, mas pelos seus
próprios, aqueles que conscientemente comete por causa da natureza pecaminosa
que nele habita.
O homem precisa reconhecer a realidade do pecado em sua vida. Que o
pecado separa o homem de Deus e que estás perdido para Deus.
Jesus contou a parábola do filho pródigo para ilustrar essa tremenda
situação. O filho pede a parte da herança que lhe cabe.
Vai para longe do pai, porque não deseja viver debaixo de sua tutela.
Na terra distante, para onde vai, vive na maior dissolução possível, até que
um dia, em miséria física e moral, acorda para a sua verdadeira situação e
resolve voltar à casa paterna. Está disposto a curvar-se diante do pai e
dizer-lhe: "pai, pequei contra o céu e diante de ti". Lc 15:18
Enquanto o homem não está pronto a reconhecer que é pecador, e que o
pecado o afasta de Deus e poderá leva-lo à desgraça eterna, não estará em
condições de conseguir sua reabilitação espiritual.
Mas, esta voz de Deus, que soou no jardim do Éden: "Onde estás?"
não é somente a voz de um Deus profundamente entristecido pela nossa condição.
Porque Deus havia criado o homem para a sua glória, para que ele o
buscasse e tivesse prazer em sua companhia. Agora o pecado separa o homem de
Deus e faz com que o homem, rebelado contra Deus, não se sinta bem na sua
presença.
Ao lermos o Antigo Testamento nós verificamos, através das mensagens
dos profetas, essa dor profunda do coração de Deus pela situação do homem.
Daí as exortações constantes, vindas do coração de Deus ao coração dos
homens, para que voltem, da sua maldade, ao Senhor.
Pela boca do profeta Oséias, Deus disse: "Volta ó Israel, para o
Senhor teu Deus, porque pelos seus pecados estás caído". Os 14:1.
Se um pai terreno, sofre terrivelmente quando o filho rebelde se afasta
do lar, para viver uma vida de desregramento, quando mais Deus, o pai de amor
infinito, sofre pela rebelião dos homens contra Ele.
Os pecados dos homens são a causa de constante sofrimento para o coração
de Deus.Que se entristece profundamente ao ver que Dele muitos se afastam por
causa do vício, das maldades e pela dureza dos corações.
Pensem na tristeza imensa que não deve Ter invadido o coração do pai
do pródigo durante o tempo que ele permaneceu longe do lar paterno.
Quem sabe tu não tem sido este pródigo, Enquanto você não voltar
para Deus, arrependido, não voltará a alegria ao coração de teu Pai
Celestial.
A pergunta de Deus ao homem: "Onde estás?" não teve somente
o propósito de fazer ver ao homem a situação em que o pecado o colocara.
Não só era a expressão da profunda tristeza de Deus por ver o homem
longe dele.
Era também a voz que buscava a restauração dos nossos primeiros pais.
Não foi uma voz pesada e rude, com o tom de recriminação. Foi antes
uma voz suave e mansa, terna e amiga, convidando o homem a voltar à comunhão
com Deus.
Assim como o pastor vai em busca da ovelha desgarrada, foi o Senhor Deus
em busca do homem, que se havia transviado pelo pecado.
Dirá alguém: "Por que não criou Deus o homem de modo que não
pudesse pecar?"
Respondo: Não o fez, porque não poderia faze-lo. Se o fizesse, não
teríamos um homem e sim um robô, sem direito de escolha.
O homem foi criado com livre arbítrio. Escolheu erradamente, é
verdade, mas quando agiu assim, foi Deus em seu socorro e providenciou-lhe os
recursos para que pudesse voltar à comunhão com Ele.
Ali mesmo, logo depois de pecarem, nossos primeiros pais receberam a
grande promessa: "Porei inimizade entre a tua descendência e o seu
descendente. Este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar" Gn
3:15.
Esse descendente da mulher, que viria esmagar a cabeça da serpente, é
nosso Senhor Jesus, aqui prometido aos homens pela primeira vez. Foi assim que,
logo após a queda do homem, surgiu a promessa gloriosa de um Redentor.
Assim se revela a graça e a misericórdia de Deus para com o pecador,
porque Ele não deseja que ninguém se perca, como diz Paulo, mas que todos
venham ao conhecimento da verdade e sejam salvos. I Tm 2:4.
Hoje
ainda é chegada a voz de Deus até nós com a pergunta que nos é dirigida
pessoalmente: "Onde estás?"
O que você vai responder? Talvez você apresente evasivas, como fizeram
Adão e Eva mas, dessa forma, não vai resolver o teu problema espiritual.
É preciso que o homem responda: Aqui estou Senhor consciente que sou um
pecador, que nada mereço, mas recebo tua graça revelada por mim, através do
Nosso Senhor Jesus Cristo.
Aqui estou e reconheço o preço que Ele pagou por mim na cruz e estou
disposto a aceita-lo, pela fé, como meu Salvador pessoal.
AMEM!