C

 

*CÃIMBRA à usar o sabão de pedra comprado, álcool e um pouco de querosene. Misturar num vidro e fazer o sabão virar espuma e, depois, passar no lugar da cãibra. Cura e não volta mais, pois a cãibra é problema de má circulação.

 

*CALOS à para calos dos pés e das mãos, usar a nata do leite. Aplicar em cima e cobrir com pano branco limpo e, quando secar, aplicar de novo. Cura para sempre.

 

*CATAPORA ou VARÍOLA ou CACHUMBA à só usar chá de aipo, para não dar febre. O tratamento é só o agasalho e não tomar coisas geladas.

 

*CHOQUE ELÉTRICO à fazer massagem logo.

 

*CIRCULAÇÃO à para a circulação, a pessoa deve fazer exercícios físicos e também é bom a douradinha, japecanga-amarela e suspiro, em chá , tudo junto.

 

*COBREIRO à chá de aipo e quina, sálvia, cancerosa, quebra-pedra e outras ervas contra febre.

 

*CÓLICAS :

-de estômago à chá de sena, cancerosa, aipo, tudo junto.

-de fígado à chá de raiz de picão.

-de intestino à raiz de salsa, cabelinho de porco, folhas pata-de-vaca, abacate, quebra-pedra, tudo junto.

-de vento à sena e um pouco de folhas de aipo.

-de vermes à chá de raiz de salsa e carrapichinho rasteiro. Cura, mas não basta fazer só um chá.

-menstruais e de parto à chá de massanilha

-de criança à chá de sálvia e malva, casca de romã com marcela e araçazinho pequeno. Misturar tudo. Não fazer chá muito forte, pois tranca tudo.

 

*CONGESTÃO à chá de marcela, aipo, quina, urtigão, tudo junto.

 

*CONTRA VENENOS :

-se alguém comer mandioca braba, dá-se chá de sena-de-casa. Dar um bom copo de sena e depois tomar leite de vaca.

-picada de cobra à no que a cólera pegar a pessoa, buscar uma vasilha, recolher uma terra debaixo de raiz de árvore, urinar em cima, fazer um mingau e colocar em cima da picada, até ficar verde e repetir o processo.

-contra o sal-amoníaco e a soda à chá de sena e um laxante para limpar.

-contra o envenenamento da gasolina, é bom tomar leite cru, para não fazer ferida.

 

*CONVALESCENÇA à depois das operações e doenças, usar fortificantes, como a douradinha vermelha, japecanga vermelha, cedrinho, tudo junto. Xarope de agrião também serve.

 

*COQUELUCHE ou TOSSE COMPRIDA à fazer xarope com mel e carqueijinha miúda do campo, ervinha são-joão-maria, folhas de figueira, tudo junto.

 

*CORAÇÃO :

-como calmante para as dores do coração, chá de douradinha vermelha.

-para insuficiência cardíaca à repouso

-para inflamação da aorta à chá de carrapichinho, quebra-pedra, erva-tostão, cedrinho, tudo junto.

-para as pulsações do coração à chá de pendão de milho, flor do milho,

cabelinho do milho, cordão de frade, tudo junto.

 

Hosted by www.Geocities.ws

1