EaD e TIC na Transição Paradigmática

|
Sendo analisado o texto da professora Elza Guimarães Oliveira - sobre o tema de Educação a Distância (EAD) e Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) na Transição Paradigmática considera-se alguns aspectos como: A EaD é um conceito de educação do futuro não podendo ser vista como solução para todos os problemas. A EaD interessa a muitas áreas educacionais como: o Estado por expandir a formação universitária no país. Às universidades públicas por ampliar seus serviços sem a construção de novas instalações. Em instituições privadas podem-se reduzir custos operacionais e para os fabricantes de softwares devido sua expansão territorial e mundial. No sistema educacional consideramos a EaD como uma modalidade de educação do futuro que desperta no aprendiz, senso de responsabilidade por sua aprendizagem. Os professores tornam-se um estimuladores da curiosidade. Em questão da aprendizagem a distância temos vários tipos de tecnologias envolvidas como: (televisão, rádio, telefone) além de tudo a EaD inova no sentido de ultrapassar limites de espaço e tempo. Sendo necessário ressaltar as potencialidades históricas que envolvem a EaD como a sua criação a mais de 150 anos, o impulso em 1990 com o surgimento de grandes universidades temos, portanto o surgimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) que contribuem imensamente para o desenvolvimento profissional no âmbito educacional.Tendo experiência pessoal sobre o tema e o curso que estudo: Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional temos aulas a distância, elaboramos páginas na internet como esta com fins educacionais esta tem sido uma experiência nova e enriquecedora que está agregando conhecimento e assim contribuindo para a expansão da EaD por despertar interesse, vale ressaltar que no Brasil a EaD faz com que o longe fique perto e o melhor de tudo é que a educação esta tornado-se de qualidade e ao acesso de todos aqueles que têm interesse por esta área.
|