|
Educação à
distância no meu ver, é um processo de aprendizagem utilizado através de
tecnologias, onde professores e alunos não estão presentes no local, ou
seja, estão separados espacialmente, mas conectados através dessas
tecnologias, como exemplo a Internet.
O primeiro contato que tive com essa
ferramenta foi quando iniciei o curso de Pedagogia: Habilitação em
Gestão e Tecnologia Educacional. No 1º período foi um contato mais
superficial, apenas ouvia falar, nada mais profundo, já no 2º período
tive que cumprir umas horas extras curriculares, e como o meu tempo era
escasso para fazer um curso presencial, tive a oportunidade de conhecer
os cursos na Internet do Sebrae, ou seja, os cursos à distância, achei
muito interessante, e fiz o curso IPGN ( Iniciando um pequeno grande
negócio), onde me deu visão sobre como administrar meu dinheiro e saber
aonde investir.
A partir desse curso, percebi que a minha
visão sobre a EaD era distorcida, pois achava que não havia cobrança,que
era muito largado, e não era muito sério, justamente por não ter um
professor presente cobrando a atenção do aluno, mas me enganei, existe
sim uma “pessoa” responsável pela as aulas, que traz para os alunos
dinâmicas, debates, e que também fica no pé, exigindo participação e
“presença”.
Depois dessa experiência, tive outros contatos
com esses cursos em vários sites, no 3º período tivemos um bate papo com
o Gandhi, professor de tecnologia da Uniminas, através do programa
Teleduc, que nós alunos da Pedagogia utilizamos para fazermos exercícios
e postamos nossos trabalhos, também fizemos com ele uma gravação em
áudio, narrando uma história para uma criança com deficiência visual e
agora no 4º período é que estamos tendo um maior contato com essa
ferramenta de aprendizagem, e estou surpresa com a dimensão que ela já
ocupa em escolas e empresas.
Cada dia que passa a EaD se torna mais comum entre as
pessoas, e diante da visão que temos de vida dessas , onde se exige
muito e o tempo é pouco, essas pessoas vão recorrer a esses cursos,
treinamentos, faculdades, seminários à distância, onde não precisa estar
presente fisicamente em algum espaço comum a todos.Com certeza essa
aprendizagem vai facilitar todos a terem uma qualificação melhor em suas
profissões.
|