Fellini, com quem fez uma das duplas Compositor/Diretor, mais perfeitas da história do cinema. A dupla iniciou seus trabalhos em 1952, com a trilha sonora do filme "O Sheik Branco" e perdurou até 1979, com Ensaio de Orquestra. "A Doce Vida" é um clássico do
cinema marcado pelo desempenho inesquecível de Marcello Mastroianni, pela cena em que Anita Ekberg se banha na Fontana di Trevi e também pela música marcante e inesquecível de Nino Rota. Suas trilhas são caracterizadas por uma grande simplicidade e geralmente possuem uma linha melódica que fica guardada na memória das pessoas. Trabalhou com grandes diretores do cinema, como King Vidor (Guerra e Paz), Visconti (O Leopardo) e Zefirelli (Romeu e Julieta) , mas seus trabalhos mais notáveis certamente foram com Federico Fellini com quem fez "Boccacio 70", "A Estrada", "Os Boas Vidas", "Satyricon", "Oito e Meio", "Julieta dos Espíritos" e especialmente "Amarcord", onde nos proporcionou uma das músicas mais belas e nostálgicas do cinema . Certa vez, o cineasta Federico Fellini afirmou: "o colaborador mais valioso de todos era Nino Rota. Entre nós estabeleceu-se uma integração total desde "Abismo de Um Sonho". Nossa integração foi interessante: eu tinha decidido ser diretor, e Nino era uma premissa para que continuasse a sê-lo. Tinha uma imaginação geométrica, uma visão musical das esferas celestes, para quem não havia necessidade de ver as imagens de meus filmes.". >>>
Meus Compositores Preferidos : Nino Rota Parceria com Federico Fellini :
abíria sonha com o príncipe encantado, mas continua vivendo na marginalidade, no "sub-mundo", cercada de gigolôs. A trilha de Nino Rota conseguiu captar à perfeição toda a desilusão de Cabíria e
Home | Objetivos | Perfil | Agradecimentos | Madrigais | Corais | Solo | Conservatório | Gravações | Canto | Têrmos Musicais | Compositores | Maestros | Intérpretes | Orquestras | Letras | Contatos
![]()
