Testemunho de Romilda Galiardi


Deus me resgatou por meio de Jesus 

Esta é a minha história que tenho o prazer de compartilhar com meus irmãos, inclusive os ex-TJ. Que possamos nos fortalecer e nos encorajar mutuamente em nossa busca em fazer a vontade de Deus. Que Deus nos abençoe em nome de Jesus . Amém. 

Fui uma Testemunha de Jeová, muito dedicada por aproximadamente 18 anos. Me desencantei quando minha mãe que também era TJ, morreu e nenhum dos irmãos da congregação foram ao enterro dela porque estava havendo um casamento no Salão do Reino naquele dia. Para mim aquilo foi uma total falta de amor. Depois disso, freqüentava a congregação mas sempre na hora do cântico, chorava. Então certo dia decidi que não mais me agrediria daquela forma, não iria mais lá e não mais continuaria a sofrer. Resultado: me afastei e passei a sentir uma enorme solidão. Como era jovem acabei fazendo o que não devia. Ciente de que iria ser desassociada, me desassociei primeiro. Escrevi uma carta à congregação. Não me lembro os detalhes, mas me lembro que pedia desculpas por tê-los desapontado e dizia que não queria que eles me procurassem mais porque não iria voltar. O que me lembro com certeza é que na carta escrevi que entregava o assunto para Jeová julgar. E agora escrevendo este testemunho me dei conta que ELE julgou, me aceitou e me redimiu. Deus não falha nunca. Pode até demorar, mas, uma vez que entregamos em suas mãos a resposta vem. ( no meu caso veio depois de 26 anos) 

O que posso dizer é que o Senhor Deus por meio de Jesus me resgatou. De repente,  como que do nada passei a agir de uma maneira que não consigo explicar, mas foi maravilhoso. Não estava freqüentando nenhuma igreja e estava convicta que jamais pisaria em uma. Não porque tivesse uma vida imprópria, muito pelo contrário, minha moral era exemplar e tinha uma vida digna e honesta e achava que isso me bastava para a salvação. 

Minha vida se transformou de uma forma tão maravilhosa que somente Deus é a explicação. Foi uma mudança tão grande e tão repentina que todos perceberam. Eu não conseguia parar de falar de Deus, de suas maravilhas e do que Ele requeria de nós em termos de retidão e justiça. Tive consciência de todos meus pecados. Me lembro de ter comentado com minha irmã que; agora entendia que Deus não tinha obrigação nenhuma de me salvar, simplesmente porque eu me achava honesta e de boa moral.

Tinha sido uma presunçosa em me achar digna quando havia ainda inúmeros pecados que eu não tinha tomado consciência, mas que agora pela misericórdia divina, Deus me havia revelado. Eu tinha uma palavra para cada pessoa que encontrava, e de cada pessoa eu consegui extrair um ensinamento, até das crianças. Nunca um dia era igual ao outro e a cada manhã eu me ajoelhava  orava a Deus que isso nunca terminasse (quando TJ nunca me ajoelhei, mas lendo a bíblia vi que se ajoelhar é bíblico). Tive ensinos gravados em meu coração e passei a sentir um amor muito grande pelas pessoas. Não sentia vontade de voltar pra as TJ e tampouco sentia vontade de ir à qualquer igreja. Então comecei a orar a Deus, sempre em nome de Jesus,  que me mostrasse se havia alguma religião que fosse a certa, pois eu queria fazer a vontade de Deus. E  Ele não me mostrava. Então tive a firme convicção que não havia religião verdadeira. Havia em mim uma necessidade imensa de orar e de cantar louvores, enfim render adoração. Mas qual louvor cantar, se não sabia nenhum? O único louvor que me lembrava , de quando era TJ, era o da SULAMITA que era o que se cantava em todo memorial. Quem foi TJ conhece ( Lembre-se que eu não era de  nenhuma religião por aproximadamente 26 anos, mas esse cântico ainda me soava familiar). 

Sentia a mão de Deus sobre mim mas não achava explicação para tão grande benção. Era o amor de Deus. Os que perceberam essa mudança em mim, tentavam me direcionar a uma igreja mas eu me recusava. Já me sentia  de  Cristo e por isso  não sentia necessidade de freqüentar igreja alguma. Os crentes falavam de um jeito, como se uma coisa estivesse atrelada a outra e isso me desagradava profundamente. Bastou o tempo de escravidão à Sociedade Torre de Vigia  e eu não queria repetir a dose.  Tinha um amigo crente o qual nunca dei muita atenção porque o julgava fanático. No meio de nossas discussões ele frisava um ponto: Você pode fazer o que quiser, mas  nunca terá a salvação pelas suas obras por melhor que sejam. Somente JESUS pode te SALVAR. Essas palavras gravou fundo no meu coração. Entendi que alguma coisa se exigia , mas o que estava subentendido nessa entrega a Jesus, que todos crentes apregoam? Freqüentar igreja eu já tinha descartado. Que fazer para continuar merecendo a benção?  Certo dia , ao fazer uma busca na Internet para algo que não tinha nada a ver com religião fui parar no site www.espada.eti.br. Nesse site havia uma página da salvação e entrei nela por curiosidade. Nessa página da salvação não se pedia filiação a nenhuma igreja ou organização e isso era tudo o que eu precisava naquele momento. Este site dizia que mesmo em casa, bastava orar a Deus, aceitar o sacrifício de Jesus, se confessar pecador, se arrepender e ler a Palavra de Deus todos os dias. Assim fiz e Deus me direcionou. A consciência dos pecados Deus já tinha me dado, mas eu nunca tinha orado pedindo perdão. Li a biblia inteira ( Tradução do Novo Mundo, que era a única que tinha). Sem nenhuma “ajuda”  de A Sentinela, a biblia ficou mais clara em assuntos que só entendia da maneira das TJ.

Então em 2005 fui sósinha, no dia do memorial ao Salão do Reino das Testemunhas de Jeová que havia frequentado há 26 anos, pois tinha ficado sabendo da data e horário através de uma TJ, a única que conversa comigo, porque ela é daquele tipo pura, que não absorveu conhecimento contrário a bíblia. Nesse dia, chorei muito, provavelmente porque me lembrei de minha mãe. Eram muitas as lembranças que tinha. O Salão estava completamente lotado, porque é muito comum nesse dia  receberem visitantes. Ao meu lado, um lugar ficou vago por muito tempo, parece que ninguém se habilitava a sentar lá. Muitas TJ antigas me conheciam.. As que não me conheciam foram gentis e se aproximaram solícitas. Percebo hoje, que as TJ perderam uma bela oportunidade de me terem de volta porque Deus tinha outros planos para mim. ELE  me mostrou que lá não era meu lugar e que também havia pessoas carentes de salvação como há em todas as igrejas. E é por isso que oro por elas e atendo bem as TJ que batem a minha porta e tento falar de Cristo. Nunca pensei que fosse tão difícil falar de Cristo à outro “cristão”. Mas estarei sempre disposta a alcançá-las, seja como for, pessoalmente ou por carta, e-mail, internet, livro, indicação de sites, etc. O irmão Raymond Franz não imagina quantas pessoas ele pôde ajudar ao escrever aquele livro “ Crise de Consciência”. Aquele livro dá uma limpada na consciência de muita gente que está presa à Sociedade Torre de Vigia. Não podemos desistir. Muitos acham que é caso perdido, eu não. Sou da opinião que somente um ex- muçulmano pode ajudar um muçulmano a ser cristão. Parece um paralelo absurdo mas é real. Nos que somos  ex TJ estamos em condição de ajudar. O crente nunca deve se abster de falar de Jesus, mas deve evitar discussões tolas (do tipo daqueles assuntos profundos, que as TJ se preparam anos a fio,  no afã de provar que é a única religião verdadeira e os demais não - possuem técnicas que o crente comum descconhece) ) Onde me for dada a oportunidade de lançar a semente ali lançarei. Se vai germinar ou não é o SENHOR  DEUS quem decide. Faço-as ver que aqueles assuntos tão intelectuais, que debatem tanto, não tem nenhuma influência na salvação, exceto que reconheçam a Jesus como único Salvador e mediador entre Deus e os homens. E  nisto estão carentes. Sem entrar no tópico da trindade, que tem sido objeto de discussão entre os teólogos por 2000  anos e até agora sem nenhum acordo, cito Salmos 2:12 – BEIJAI  O FILHO, PARA QUE SE NÃO IRE, E PEREÇAIS NO CAMINHO, QUANDO EM BREVE SE INFLAMAR A SUA IRA, BEM AVENTURADO TODOS AQUELES QUE NELE CONFIAM.

Filipenses 2:10 – PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE  TODO O JOELHO DOS QUE ESTÃO NOS CÉUS E NA TERRA,  E DEBAIXO DA TERRA.

Jesus não está a COMPETIR com Deus em receber adoração. Ele é UM em comunhão com o Pai. E essa comunhão é tão grande que ninguém vem ao PAI a não ser através do FILHO. Porque o PAI ama o FILHO, e mostra-lhe tudo o que faz e o FILHO faz tudo o que vê o PAI  fazer. E quem vê o FILHO vê o PAI. A vontade do PAI é a vontade do FILHO. E quando dobramos o joelho ao FILHO é para honra e glória do DEUS PAI. Um só DEUS, uma só vontade, uma só comunhão. Para as TJ é muito difícil entender essa comunhão, de forma a não existir DOIS mas UM. (João 5:19,20,23). Anos a fio sendo treinadas que as outras religiões ensinam um Deus absurdo de três cabeças, a explicação simples acima é tudo que precisam ouvir. É apenas isso que diz a bíblia. O resto é especulação dos teólogos ( há e sempre haverá argumentos contra e a favor da trindade). Não entrar em discussão se o Espírito Santo é uma pessoa ou não. A bíblia nos diz que é nosso ajudador e consolador . Somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Não há necessidade de detalhes. Para a salvação isto nos basta. Vamos deixar esse fórum de discussão à nível de Internet. Essas discussões tolas são uma barreira para a salvação. Ninguém deve ir além do que diz a Palavra. Se a bíblia  não fornece detalhes, quem somos nós? Tenho lido de tudo e percebi que os argumentos são absurdos ou lógicos dos dois lados - tanto contra como a favor). Isso é só um exemplo. Seguindo essa linha de raciocínio o Ex-TJ não vai se sentir solto no espaço como se tivesse perdido a única religião verdadeira., aquela que tinha respostas para tudo , simplesmente porque ele não conhecia e não conseguia enxergar o outro lado, devido a idéia fixa (cheio de paradigmas).Isso é normal. Ninguém sai incólume sem nenhuma seqüela. Ore pedindo ajuda de Jeová. Não saia desesperado em busca da religião verdadeira porque poderá ter outra decepção. Deus vai te direcionar. Através do livro do Franz tive consciência da importância de participar do pão e do vinho. Para mim foi surpresa saber que por ocasião da minha saída em 1981, houve um cisma na Sociedade Torre de Vigia, por questões doutrinárias , em 1982 que foi quando Raymond Franz foi desassociado por “apostasia” 

Decidi que por não estar em nenhuma igreja, oraria a Deus e participaria do memorial, sozinha e em casa mesmo, como muitos irmãos estavam fazendo em grupo ou em família. Não foi necessário porque Deus me deu  a saída. Deus quando quer falar contigo, usa de todas as maneiras, e depois de seguir os passos daquela página da salvação passei a me interessar por uma igreja cristã perto da minha casa ( igreja essa que não pertence ao site acima citado) .Já estou participando desde 2006 da Ceia do Senhor na igreja , graças a Deus. Porém não digo que essa denominação ou igreja que estou freqüentando é a única verdadeira , a única que vai ter a salvação como dizem as TJ. Isto o Senhor deixou bem claro na minha mente: todas igrejas sem exceção tem erros e acertos e não é diferente da igreja primitiva. Nós como indivíduos devemos fazer nossa parte. Me sinto livre para louvar a Deus onde ELE me direcionar. Entendo que a igreja precisa estar livre de feitiçaria, espiritismo e idolatria que é condenado pela bíblia.  E o mais importante : tem que ser uma igreja que aceite a Jesus como seu único Salvador e mediador entre Deus e os homens . Infelizmente para as Testemunhas de Jeová ,Jesus é o mediador apenas entre Deus e os 144.000 . Para elas o restante desse 144.000 são aqueles que eles chamam de” escravo fiel e discreto” que provê o alimento espiritual a seu tempo certo. Alimento esse que é indiscutível (depois que vai para a gráfica), sob pena de ser desassociado como apóstata. Portanto os homens que fazem parte do corpo governante em Brooklyn são os mediadores entre Deus e a maioria chamada de grande multidão. Definitivamente para esses Jesus Cristo não é o mediador e salvador.

Como ISSO É MUITO GRAVE, procuram se defender dizendo que Jesus é o mediador para oração.

E para salvação não?- pergunto eu.

A biblia diz: a menos que comam e bebam do meu sangue não tem vida em si (João 6:53.54) Aqui se fala de participação e não de observação e tampouco faz distinção de classes.

Romilda Galiardi 
 

ANEXOS: Minhas cartas à Sociedade Torre de Vigia no Brasil e em Brooklyn em 2005 
 

Vale a pena notar que depois dessas cartas que nunca obtive resposta, saiu um assunto na Sentinela  de 15/02/2006- pag. 31- em Português. Contra que 3 perigos Jesus estava alertando em Mateus 5:22?

Nesse artigo comentam sobre a palavra “raca” ( do grego rha-ká). Conforme a STV existe muitas versões. Pode ser vertida como tolo, desprezível, rebelde ou sedicioso. 

Transcrição de parte do artigo acima citado:

“Indica também uma pessoa moralmente desprezível, APÓSTATA e que se rebela contra Deus. Portanto a pessoa que chama seu irmão de tolo, desprezível esta dizendo que ele merece receber a mesma punição que cabe a alguém que se rebela contra Deus, a destruição eterna. Do ponto de vista de Deus, a própria pessoa que proferisse tal condenação contra outra poderia merecer essa sentença severa. 

Essa revista resgatei da rua , pois foi jogada pela enxurrada na minha calçada. Sequei cuidadosamente com secador de cabelos e ao ler vi que era um número que se dedicava ao assunto da ceia do Senhor. Mas o que me chamou a atenção foi este de” Perguntas dos leitores” , porque ainda sou tratada com “raca” pelas Testemunhas de Jeová que me desprezam. Neste caso específico é Deus me dando a resposta através da bíblia  e conforme a própria explicação da literatura das TJ, que o próprio Deus me colocou nas mãos. Alguém lá do Corpo Governante foi inspirado a escrever ou se sentiu incomodado a ponto de lançar a culpa nos próprios que agem dessa maneira, como se eles não tivessem nada a ver com isso. Mais uma vez, a culpa é única e exclusiva dos irmãos. Tal condenação contra mim e contra todos que eles desassociaram por apostasia recai individualmente sobre cada irmão TJ . DESSA VEZ ELES ESTÃO CERTOS. Por este motivo me sinto na obrigação de alertá-los contra este tipo de tratamento que recebo de todos eles, inclusive de meus familiares íntimos, com quem não tenho nenhum vínculo, pois este foi cortado há mais de 26 anos. E deste pecado são culpados publicamente (parentes próximos, amigos e familiares). Não posso ser chamada de apóstata porque tenho Jesus como meu mediador e participo da ceia do Senhor.

Muitos Ex-TJ estão nessa mesma situação. 


Anexos: cartas enviadas para STV


São Paulo, 25 de Setembro de 2005

À Sociedade Torre de Vigia de Biblias e Tratados 

Prezados Senhores, 

Sou desassociada dessa Organização desde 1981. Eu mesma escrevi uma carta me desassociando porque entendi que não mais poderia continuar, uma vez que realmente fiz algo errado e me dei desculpas para o erro. 

Recentemente dia 18/09/2005 fui visitada pelos anciãos da congregação do meu bairro. Disseram que minha prima XXXXXXX havia dito que eu queria falar com eles.

Não sei o que levou-os a virem a mim porque essa minha prima não me cumprimenta há mais de 23 anos seguindo os preceitos da Testemunhas de Jeová.

Convidei-os a entrar e respondi que eu não os havia chamado, mas na noite anterior de sábado para Domingo do dia 18 eu havia pensado muito no assunto sobre o fato de não ser cumprimentada pelas Testemunhas de Jeová e talvez eles tivessem vindo em resposta a esse meu pensamento. Disse a eles que estava pensando seriamente em escrever uma carta à Congregação de XXXXXX explicando que não haveria mais necessidade de me evitarem porque minha conduta é irrepreensível. Argumentei que até nos tribunais do mundo há prescrição da pena a cumprir passado um determinado tempo e nas Testemunhas de Jeová não.

O irmão ancião disse que eu até poderia escrever tal carta e que esta seria encaminhada à Betel. Para ser cumprimentada eu teria que seguir todo o procedimento de readmissão e que não bastava eu me retratar publicamente como foi feita da primeira vez. 

Quando escrevi a carta me desassociando e explicando o motivo, esta foi lida na íntegra ao público. Com certeza até que me redima de meu erro é razoável que as pessoas pensem que ainda estou em falta. Vamos usar o mesmo peso e a mesma medida. Se eu mesma me acusei, agora estou retirando a acusação. E foi pensando nisso que tive a idéia de escrever dizendo que minha vida é limpa e que sou digna e que os irmãos não tem mais motivo de me evitar. Estou mais pensando nos irmãos do que em mim. Porque o pecado que estão cometendo é muito grande, e isso por falta de  informação, que estou fornecendo agora através desta minha carta. 

Penso o seguinte: Já me arrependi do erro. Não há mais motivo para punição.

O irmão ancião disse que haveria necessidade de eu ser humilde e passar pelos passos da readmissão ( os quais conheço muito bem, e pelo visto não mudou nada). Então argumentei: não quero voltar, só quero que saibam que não há mais motivo de não me cumprimentarem. Minha vida é limpa e sou digna. Minha palavra e minhas atitudes provam isso.

A partir do momento que estou afirmando isso e não querem levar em consideração o problema já não é mais meu. Fica na consciência de cada um. 

O motivo de não querer voltar se resume no fato de que já não tenho mais fé cega no Corpo Governante como tinha anteriormente. Hoje questiono fatos. Como posso voltar para uma Organização que exige fé cega e absoluta no Corpo Governante?

A Sentinela de 15/071983 na pág. 22 diz o seguinte: Satanás desde o começo de sua rebelião, questionou a maneira de Deus fazer coisas. Promoveu idéias independente. Você pode decidir por si mesmo o que é bom e o que é mau, disse Satanás à Eva. Não precisa escutar a Deus. Ele realmente nem está lhe dizendo a verdade ( Gen.3: 1 a 5) Até hoje tem sido o desígnio sutil de Satanás contagiar o povo de Deus com esse tipo de idéias – II Timóteo 3: 1,13. Como se manifestam tais idéias independentes? Um modo comum é questionar o conselho provido pela organização visível de Deus. 

Os leitores da Sentinela são fortemente advertidos que aquele que questiona até mesmo o mero conselho da atual proclamada “organização visível de Deus” é comparável a Satanás. Apenas alguém sob a influência satânica faria tal exame. Aqui não há espaço algum para Bereano, conforme a revista Despertai de 08/10/1991 explicando Atos 17:11- O exame feito por eles não era superficial. Aqueles judeus bereanos faziam sondagens cuidadosas para confirmar se era verdade aquilo que Paulo e Silas estavam ensinando, à base das Escrituras, sobre Jesus como Messias há muito prometido.  
 

Aqui há dois pesos detestável para Jeová conforme Provérbios 20:23.

A liberdade Bereana é oferecida apenas ao público externo. A Sentinela 15/08/81 pag. 19 diz: “ Uma vez que verificamos qual o instrumento que Deus usa como seu “escravo” para distribuir o alimento espiritual ao seu povo, Jeová certamente não se agradará se recebermos este alimento como se pudesse conter algo prejudicial. Devemos ter confiança no instrumento que Deus usa” 

I João 4:1 – Amados, não acrediteis em toda expressão inspirada, mas provais expressões inspiradas para ver se originam de Deus, porque muitos falsos profetas tem saído pelo mundo afora. Essas palavras foram escritas, não aos que estavam fora, mas aos amados membros da congregação cristã. 

Se até mesmo expressões inspiradas deveriam ser provadas, quanto mais então as inspiradas do Escravo Fiel e Discreto. Como pode os do Corpo Governante determinar que aquele que põe a prova seu ensino desagrada Jeová, se Ele mesmo espera que façamos isso? Por que os do Corpo Governante condenam tal prova? 

Adicionalmente, os primeiros cristãos ungidos realmente sabiam que esta prova incluía suas próprias declarações. Gálatas 1:8 – No entanto, mesmo que nós ou um anjo do céu vos declarássemos como boas novas algo além daquilo que vos declaramos como boas novas, seja amaldiçoado. 

Para justificar a procedência bíblica de não cumprimentar os desassociados, o irmão ancião que esteve na minha casa, pediu-me para ler II João 1: 10,11- Se alguém se chegar a vós e não trouxer este ensino, nunca o recebais nos vossos lares, nem o cumprimenteis. Pois quem o cumprimenta é partícipe de suas obras iníquas.

Pois é , perguntei: Que ensino? Por acaso tiveram a curiosidade de ler o livro de João inteiro para ver de que ensino estava ele falando? ( Só faltaram acrescentar na bíblia – O ensino das Testemunhas de Jeová)

O ensino que deveria ser rejeitado é o que está no mesmo livro de I João 1:7- Pois muitos enganadores saíram pelo mundo afora, pessoas que não confessam Jesus Cristo vindo na carne. Este é o enganador e o Anticristo. Versículo 9: Todo aquele que se adianta e não permanece no ensino de Cristo, não tem Deus. 

Eu estou no ensino de Cristo, não sou anticristo e tampouco nego que Ele veio na carne. João estava falando desse tipo de gente que não deveria ser cumprimentada. Dessa verdade ninguém deveria se desviar. Essa verdade não poderia jamais ser questionada. Pessoas que outrora tinham aceito Cristo como redentor, mas que mais tarde se desviaram dessa verdade essencial indo atrás de enganadores, provavelmente de preceitos e tradições judaicas, sendo como a porca voltando ao lamaçal ou como o cão ao próprio vômito. Essas pessoas , sim deveriam ser evitadas, para não contaminarem o verdadeiro cristianismo. Contra tais o próprio Cristo já havia advertido: Um pouco de fermento, leveda a massa toda. E este definitivamente não é o meu caso. 

I Coríntios 5:11- Mas eu vos escrevo que cesseis de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for  fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem. Vers. 13: ao passo que Deus julgará os de fora? Removei o homem iníquo de entre vós.

O dia que me encaixei em uma dessas categorias eu mesma me desassociei. E agora estou me retratando, por uma questão de consciência. Da mesma forma que me acusei agora estou me retratando. Portanto não há mais motivo para tal comportamento por parte das Testemunhas de Jeová. 

E então em sã consciência vocês vão continuar seguindo tradições de homens que dizem que tem um procedimento para a volta do desassociado? Vão continuar insistindo que essa etapa não pode ser queimada porque é norma da Sociedade Torre de Vigia? Tudo porque os textos acima foram interpretados de forma distorcida?

Quanto a essa execração pública durante mais um ano, nem me importaria. Uma pessoa que como eu teve a coragem de confessar o erro publicamente, tal desprezo inserido num contexto de 23 anos, não faria diferença alguma. 

Estou mostrando que biblicamente não há nada que me desabone. A consciência é de vocês. Estou me eximindo de qualquer responsabilidade desse pecado de vocês de colocarem palavra e tradição de homens em substituição à palavra de Deus. O mesmo livro de João fala tanto do amor ao próximo.

Por favor, leiam os livros de João inteiro. É  maravilhoso, ele fala o tempo todo de amor entre os crisão onde me incluo. 

Romilda Galiardi                     

Entreguei em mãos dessa minha prima

c.cópia: ( à ela  e ao irmão ancião que esteve na minha casa)  

Não sei o que fizeram com a carta se encaminharam à Filial da STV do Brasil ou não. E aí como não obtive nenhuma resposta escrevi outra carta desta vez em Inglês, curta e objetiva-  para a Matriz em Brooklyn, registrada e tampouco obtive resposta  até hoje. Nessa carta encaminhei o artigo do discurso de Russel de 1913 e uma nota que saiu na Sentinela de 15/09/1980. Vide abaixo: 


São Paulo, December 26, 2005

Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
Watch Tower Bible and Tract Societ of New Yorke, Inc.
International Bible Studentes Association
 

25 Columbia Heights
Brooklyn, New York 11201-2483 U.S.A
 

Attn. Body of Elder 

Sorry if I am writing to you directly. Unfortunately I wrote to Brasil Branch on September 25,2005 and I have not received any answer since then. 

Attached you have my letter mentioned above as well as Russell speech in 1913 and your article written in A Sentinela of 15/09/1980 ( in Portuguese). The article written in this issue is one of the reason why I have not blind faith anymore. If you, the body of elder can misunderstand the Scriptures, why can’te we have the same right? Why are you so tough on the members? 

As you can see in my letter addressed to Brasil Branch, I am neither immoral nor apostate. If you denied me answer because I was declared apostate, so in my humble opinion Russell or Rutherford should be declared the same, because they had different opinion about some subject as can you notice in the Russell speech attached. I particularly, admired this Russell speech in 1913. I think he explained beyond the millenium. Even if he might be wrong in something, the general idea was closer to the Scriptures. In my opinion he was an open mind, totally different from the nowadays body of elder. Although he declared he had the whole truth he respected some of other opinions. I can’t see Russel acting like you are acting nowadays. 

Many of my family are Jeovah’s witnesses including my own daughter. That’s the reason why I need your answer either positive or negative about the liberation of my family to treat me as a member of the family. They feel guilty on this matter due to their trained conscience. Please free them if you can because they are slaves of the Watchtower. 

If you are kind enough to answer me I would appreciate it very much.

I am sure if you pray to our mediator Jesus Christ HE surely will let you know the right answer, because we are all brothers and ONLY HE IS THE  WAY. 

The peace of God stays with you all 

Romilda Galiardi. 


Tradução: 

Desculpe se estou escrevendo diretamente. Infelizmente escrevi à filial no Brasil em 25/09/2005 e não recebi nenhuma resposta até agora. 

Estou anexandoa carta acima mencionada bem como o discurso de Russell em 1913 e o artigo de vocês escrito na Sentinela de 15/09/1980 ( em Português). O artigo escrito neste número é uma das razões que não tenho mais fé cega. Se o Corpo Governante pode interpretar erroneamente as Escrituras, porque não temos nós o mesmo direito? Porque são tão severos com os membros? 

Conforme pode ver na minha carta endereçada à filial no Brasil não sou nem imoral e tampouco apóstata. Se vocês se negarem a me responder, porque conforme a opinião de vocês fui considerada apóstata então na minha humilde opinião Russell ou Rutherford deveriam ser declarados apostatas também , porque ambos tinham opiniões diferente do corpo governante da atualidade. ( veja o discurso de Russell que eu admirei muito) Acho que Russell explicou além do milênio. Embora possa estar errado em alguma coisa a idéia geral era mais próxima das Escrituras. Na minha opinião ele tinha uma mente mais aberta do que o corpo governante atual. Embora declarasse que tinha toda a verdade ele respeitava a opinião dos outros. Não consigo ver Russell agindo como o corpo governante age nos dias atuais. 

Muito de meus familiares são Testemunhas de Jeová , inclusive minha própria filha. Por isso necessito uma resposta quer positiva quer negativa para que minha familia me trate como membro familiar. Eles se sentem culpados devido a consciência treinada ( por vocês). Por favor libere-os se puderem, porque eles são escravos da Sociedade Torre de Vigia. Sua resposta será muito bem vinda. Tenho certeza que se orarem ao nosso mediador Jesus Cristo certamente Ele lhes dara a resposta correta porque somos todos irmãos e somente ELE é o Caminho.

Que a paz do Senhor esteja com todos vocês.

Romilda Galiardi 

PS o trecho da Sentinela em questão dizia o seguinte no parágrafo 6 do Assunto “ A escolha do melhor modo de vida” 

A Sentinela no seu número de 15/01/1977, comentou que não era aconselhável fixarmos a vista em determinada data, dizendo: ”Caso alguém tenha ficado desapontado, por não seguir este raciocínio, deve agora concentrar-se em reajustar seu ponto de vista, por não ter sido a palavra de Deus que falhou ou o enganou e lhe causou desapontamento, mas sim seu próprio entendimento baseado em premissas erradas.  AO DIZER ALGUÉM, A Sentinela incluiu TODOS os desapontados entre as Testemunhas de Jeová, portanto, INCLUSIVE OS QUE TINHAM QUE VER COM A PUBLICAÇÃO DA INFORMAÇÃO, que contribuiu para criar as esperanças que giravam em torno daquela data  ( no caso aqui estavam falando de 1975 e do Corpo Governante, que em tese nunca erra ) 


VOLTAR

1