O 10º PLANETA (X)
Jornal "O GLOBO", de 29/08/90:
"Astrônomos de todo o Mundo já dispõem de provas indiretas da existência de um ou dois corpos invisíveis de grande massa situados além de Plutão, o planeta mais afastado do Sistema Solar.
As pesquisas mais adiantadas estão sendo feitas pelo professor Vladimir Radziyevski, da URSS, e pelo cientista John Anderson, dos EUA.
As pesquisas de Anderson baseiam-se no clássico método da teoria das perturbações, pelo qual se descobre a órbita, massa e posição de um planeta desconhecido através das chamadas "discrepâncias" no movimento de um planeta conhecido.
Essa teoria mostrou ser correta na descoberta de Netuno, próximo de Urano, que provoca enormes discrepâncias na órbita de seu vizinho.
O cientista soviético, no entanto, elaborou um método diferente e, na sua opinião, o planeta desconhecido tem, no mínimo, massa dez vezes superior à determinada pelo cientista americano. O astrônomo soviético utiliza as estatísticas sobre cometas para "sondar" o espaço distante, além de Plutão, O método é considerado eficiente porque o número de cometas é muito grande, o que aumenta a possibilidade das estatísticas, e porque eles se afastam do Sol durante muito tempo e a grande distância.
Os planetas ainda não descobertos agem como um corpo perturbador à órbita elíptica dos cometas. O deslocamento do ponto de cruzamento da órbita dos chamados cometas diretos ocorre, segundo os astrônomos, em sentido inverso, ou seja no sentido dos ponteiros de um relógio.
De acordo com os cálculos do professor Radziyevski, a velocidade do deslocamento dos pontos de cruzamento de todos os cometas de curto período é inferior às previsões teóricas. Baseado nesta discrepância, ele calculou a massa do corpo perturbador e verificou que deveria ser enorme, milhares de vezes superior à terrestre. Como uma massa dessa magnitude não pode pertencer a um planeta como órbita circular, questiona-se a possibilidade de este corpo ser um anão negro (estrela fria) ou até mesmo um buraco negro.
SONDAS PIONEER REFORÇAM A TEORIA SOBRE DÉCIMO PLANETA
Jornal "O
GLOBO" de 15/06/88
"Mountain View, Califórnia - Em funcionamento perfeito após 15 anos de serviço, as sondas espaciais americanas Pioneer 10 e 15 - as mesmas que já enviaram à Terra as primeiras fotos detalhadas de Júpiter e Saturno - estão procurando agora o misterioso "Planeta X", cuja suposta órbita se situaria além de Plutão, informaram cientistas do laboratório da Nasa em Mountain View.
A existência desse planeta, que seria o décimo do Sistema Solar, é indicada pelas anomalias observadas nas órbitas de Urano e Netuno, as quais poderiam ter sido provocadas pelas forças de gravitação do "X", disse um dos cientistas, o professor John Anderson.
- Estamos seguros, com 99% de possibilidades de acerto, de que as órbitas de Urano e Netuno estão desestabilizadas, e que um dos possíveis causadores de tal fenômeno é esse planeta ainda desconhecido - acrescentou.
Segundo Anderson, esse planeta, se de fato existe, tem no mínimo uma massa igual à da Terra, e no máximo quatro vezes maior."
EM BUSCA DO PLANETA
Revista "SUPER
INTERESSANTE", publicação de novembro de 1988
Não é apenas junto a estrelas distantes que os astrofísicos procuram planetas. Eles acreditam que existe um solitário corpo celeste perdido no Sistema Solar, para lá de Plutão, que fica a 5,9 bilhões de quilômetros do Sol. A massa desse décimo planeta poderia ser cinco vezes maior que a da Terra; o tamanho, o dobro. Apopriadamente chamado Planeta X, demoraria nada menos que mil anos para dar uma volta completa em torno do Sol, de tão longe que estaria dele.
A procura desse planeta começou no século passado, depois que o astrônomo americano Percival Lowell (1855-1916) previu sua existência matematicamente, a partir das perturbações nas órbitas de Urano e Netuno. Para Lowell, elas só podiam ser causadas pela atração gravitacional de um planeta mais distante. A sonda Pioneer 10, que já quase alcançou o limite do sistema solar, ainda não viu sinal de X. Isso poderia ser explicado, segundo os especialistas da NASA, por sua estranha órbita, praticamente perpendicular à da terra."
PIONEER 10 - UMA JORNADA INTERMINÁVEL
"JORNAL DO BRASIL", de 05/06/89
"Este mês faz seis anos que a nave Pioneer 10 passou pela órbita de Plutão em busca das fronteiras exteriores do Sistema Solar, à velocidade de 40 mil quilômetros por hora.
Nessa viajem aos limites do nosso sistema planetário, os cientistas da NASA esperam conseguir informações sobre a possível existência de um décimo planeta..."
ASTRÔNOMOS INTENSIFICAM BUSCA A DÉCIMO PLANETADO SISTEMA SOLAR
Jornal "O
GLOBO", de 13/01/90
WASHINGTON - Astrônomos do Observátorio Naval americano informaram ontem estar concentrando esfoços na busca da um décimo planeta numa região específica do Sistema Solar. As teorias sobre a existência desse planeta surgiram devido ao "empurrão" gravitacional que interrompe as órbitas de Urano e Netuno...
Com o uso de computadores, cientistas simulam teorias sobre a possível localização do planeta... Harington dia que o planeta seria de três a cinco vezes maior que a Terra e se encontra numa órbita três vezes mais distante do Sol que as de Netuno e Plutão."
SISTEMA SOLAR SOFRE AMEAÇA DE BURACO NEGRO
"JORNAL DO
BRASIL", de 07/08/90
"O décimo planeta do Sistema Solar pode ser um buraco negro. A conclusão é do cientista soviético Vladimir Radziyevski, que vem estudando as perturbações provocadas na órbita dos cometas pela existência de um corpo celeste obscuro, nas bordas do nosso sistema planetário. Embora esse tipo de cálculo apresente muitas incertezas, Radziyevski estima que a massa do décimo planeta é milhares de vezes naior que a terrestre. Um objeto tão massivo não poderia ser um planeta.
Seria uma estreça fria, do tipo anã marrom, ou então um buraco negro... Baseado em seus cálculos, Radziyevski acha que a humanidade assistirá a grandes cataclismos dentro de 50 ou 100 anos, quando a estrela negra estiver mais próxima da Terra... Radziyevski tem trabalhado com o astrônomo americano John Anderson, que estuda as perturbações que o astro desconhecido estaria causando na órbita dos Planetas Urano e Netuno."