Clique =>>

cubeh1.gif (12957 bytes)Dezembro 2006.. Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez   2005 

Avaliação de Lula melhora em todos os indicadores, mostra CNI... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conquistou um alicerce popular ainda maior e entra no próximo mandato com grande capital político, mostrou nesta segunda-feira pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a sondagem, a avaliação de Lula cresceu em todos os índices que verificam a popularidade de seu governo. A avaliação ótima ou boa subiu de 49 por cento em setembro para 57 por cento este mês. A nota média a seu governo foi a mais alta de todo o mandato: 7,0. A confiança no presidente pulou de 58 por cento para 68 por cento e as expectativas para o segundo mandato são ótimas ou boas para 68 por cento dos entrevistados. "Começar um mandato com um índice de avaliação como Lula tem hoje é um ativo. Esse ponto de partida é bastante favorável", disse Marco Antonio Guarita, diretor da CNI. Alguns dos mais importante indicadores apresentados são maiores que o percentual de votos conquistado por Lula na reeleição. De todos os entrevistados, 71 por cento aprovam a maneira de governar do presidente petista. Esse patamar era de 62 por cento em setembro. O percentual alcançado só é menor que os 75 por cento registrados em março de 2003. A desaprovação ao modo de Lula governar caiu de 32 por cento para 23 por cento. "Mesmo quem não votou em Lula passa a acreditar no projeto", avaliou Amauri Teixeira, consultor da pesquisa. A avaliação de Lula é bastante expressiva para um final de mandato, consideraram os analistas da pesquisa. Segundo eles, embora a população ache que a inflação e o desemprego vão aumentar no primeiro semestre de 2007, há uma expectativa positiva para o próximo mandato, sobretudo em relação à renda do brasileiro. A avaliação ótima ou boa de 57 por cento dos entrevistados é acompanhada por um decréscimo na ruim ou péssima, de 16 por cento para 13 por cento. A avaliação regular também caiu, de 33 por cento para 28 por cento. As expectativas para o segundo mandato também são altas. Para 68 por cento dos entrevistados, o novo governo Lula será ótimo ou bom, enquanto será ruim ou péssimo para apenas 11 por cento. Do total de pessoas que acreditam que o segundo mandato será ótimo ou bom, 57 por cento apostam que ele será melhor que o primeiro. O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 7 e 10 deste mês, em 140 municípios do país.

Lula é o melhor presidente que o Brasil já teve, diz Datafolha... Datafolha: Lula é o melhor presidente da história do Brasil… Pesquisa Datafolha realizada no último dia 13 de dezembro aponta que Luiz Inácio Lula da Silva é o presidente mais bem avaliado da história do Brasil. O levantamento, divulgado na edição deste domingo (17) do jornal Folha de S.Paulo, aponta ainda que há uma forte expectativa positiva para o próximo mandato: 59% esperam que o governo será ótimo/bom. O principal legado do primeiro mandato, segundo o levantamento, é uma diminuição na percepção de problemas relacionados à miséria e ao desemprego. Há um aumento relativo de dificuldades em outras áreas, como saúde, educação e corrupção. Lula é apontado espontaneamente por 35% dos entrevistados como o melhor mandatário que o Brasil já teve. O percentual equivale a praticamente o dobro da preferência obtida pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no final de 2002 (18%), quando o tucano encerrou seu segundo mandato. Na pesquisa atual, enquanto Lula tem 35%, FHC caiu para 12%. Os próximos mais bem avaliados são Juscelino Kubitscheck (11%), Getúlio Vargas (8%; 21% entre os com mais de 60 anos) e José Sarney (5%). Ainda segundo o Datafolha, Lula também encerra o primeiro mandato com 52% dos brasileiros considerando seu governo ótimo/bom, o maior patamar entre quatro presidentes avaliados pelo Datafolha desde a redemocratização. O melhor índice até aqui (53%) pertence ao próprio Lula, obtido às vésperas do 2º turno eleitoral de 2006. Os resultados praticamente coincidem com levantamento divulgado ontem pela Fundação Perseu Abramo, segundo o qual  o governo Lula é avaliado como ótimo ou bom por 55% do eleitorado. (leia aqui sobre a pesquisa) Expectativa A expectativa para o segundo mandato de Lula, que começa em 1º de janeiro, é mais positiva que a sua atual avaliação: 59% esperam que ele faça um governo ótimo/bom. Nesse ponto, porém, há uma diminuição das esperanças depositadas em Lula. Antes da posse em 2003, 76% aguardavam um governo ótimo/bom -um recorde. No caso de FHC, apenas 41% esperavam um governo ótimo/bom dias antes da transição do primeiro para o segundo mandato, no final de 1998. Na época, enquanto o país mergulhava em uma crise que levou a uma forte desvalorização do real em 99, apenas 35% avaliavam FHC como ótimo/bom. A pesquisa Datafolha, feita no dia 13 de dezembro entre 2.178 brasileiros em 111 municípios de 23 Estados e do Distrito Federal, tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Desemprego Embora a falta de trabalho permaneça no topo das preocupações, caiu de 31% no início de 2003 para 27% agora o total dos que afirmam espontaneamente ser o desemprego o principal problema. O índice chegou a 49% em março de 2004. Criados 5 milhões de novos empregos com carteira assinada e obtida uma melhor distribuição de renda entre 2003 e 2006, os brasileiros apontam agora para outros problemas. Eles são relacionados à qualidade da saúde (6% apontavam como problema em 2003, contra 17% agora), da educação (subiu de 4% para 9%) e à existência de corrupção no governo (2% para 6%, o maior percentual do primeiro mandato). Também de forma espontânea, a saúde é avaliada como a área de pior desempenho no primeiro mandato de Lula. Subiu de 4% para 18% o total dos que avaliam mal a área entre 2003 e 2006.
Já o combate à corrupção teve o pior desempenho para 8% dos entrevistados na pesquisa da semana passada. No início do governo, era 1%. A avaliação do desempenho do governo Lula em outras áreas de grande interesse da população, como trabalho e segurança, ficou praticamente estável entre 2003 e agora.

Lula chora de novo e diz que "povo humilde" garantiu reeleição... Ao receber o diploma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como presidente reeleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva atribuiu a vitória ao apoio que recebeu do "povo mais humilde" em momentos difíceis, contrariando os adversários e os críticos do governo. Depois de ler um discurso curto, com elogios à consolidação da democracia no país e à participação no processo eleitoral, Lula fez um desabafo e chorou, como havia acontecido em sua primeira diplomação, em dezembro de 2002. "Nos momentos mais difíceis, o povo mais humilde deu uma lição ao Brasil. Ele assumiu a responsabilidade de dizer em alto e bom som, sem intermediação: eu quero votar do jeito que eu sei votar. E foi isso que garantiu a vitória", disse o presidente. Lula disse que o segundo mandato lhe confere "uma responsabilidade muito maior". Ainda no desabafo, ele voltou a criticar os chamados "formadores de opinião" que, na avaliação do governo e do PT, não acreditavam nem queriam a reeleição. "Acabou-se o tempo em que algumas pessoas ousavam dizer nesse país como é que o povo tinha que votar. Acabou-se o tempo do voto de cabresto nesse país", afirmou, aplaudido por seus ministros e pelas autoridades no salão nobre do TSE. Depois da solenidade, que durou apenas 30 minutos, Lula disse a jornalistas que "o povo não permitiu que determinadas deformações determinassem o processo eleitoral". As eleições foram marcadas por acusações de corrupção contra o governo e o PT. "Na verdade quem saiu na defesa das políticas sociais do governo, quem saiu na defesa do controle da inflação foi exatamente o povo mais humilde", disse Lula na entrevista. "O que faz o povo pobre comer mais é a inflação ser baixa. O povo percebeu isso e foi o que me emocionou mais uma vez", acrescentou. Lula chorou duas vezes durante o improviso, que ele abriu dizendo que não poderia mais se emocionar, como ocorreu na cerimônia de 2002. Naquela ocasião, Lula chorou ao receber o diploma de presidente, segundo ele, "o primeiro de toda a vida". "O primeiro diploma que recebi, estava tomado de um estado emocional que, quatro anos mais velho, não me permito mais", afirmou. "Se o primeiro mandato era uma boa aventura, de provar que nos tínhamos competência para governar o Brasil, o segundo mandato é a comprovação da legitimidade conquistada e notada pelo povo brasileiro", prosseguiu. "Já provamos que é possível fazer uma forte política de ajuste fiscal, controlar a inflação e agora precisamos provar que é possível fazer a economia crescer com inflação baixa", acrescentou o presidente na entrevista depois da cerimônia. No discurso oficial, Lula elogiou o TSE pela organização das eleições. Na madrugada de quarta-feira, o tribunal rejeitou as contas do comitê eleitoral do PT, que fez a campanha de Lula, por ter recebido doação ilegal de 10 mil reais de uma empresa aduaneira. "Agradeço do fundo do coração aos que me elegeram e agradeço também fraternalmente aos que optaram por outras candidaturas", disse ainda o presidente. "É essa pluralidade e diversidade que conseguem consolidar o processo brasileiro de democracia." O vice-presidente José Alencar também foi diplomado pela reeleição. Lula e Alencar tomam posse no segundo mandato no dia 1o de janeiro. O presidente do TSE, Marco Aurélio Mello, fez um discurso também ressaltando a consolidação da democracia no Brasil.

Lula é o 2º presidente mais popular na França e Espanha.  Pesquisa realizada pelo Instituto Novatris/Harris Interactive e encomendada pelo canal France 24 aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou em segundo lugar como político mundial mais popular para os franceses e espanhóis. Entre os 2.140 entrevistados na França, 41% têm boa ou muito boa impressão do presidente brasileiro. Na Espanha, 47% dos 1.998 entrevistados avaliam bem ou muito bem a gestão de Lula e, nos dois países, o presidente perde em popularidade apenas para a primeira-ministra alemã, Angela Merkel. Ao mesmo tempo, os espanhóis também têm o maior índice de rejeição por Lula - 33% dos entrevistados não gostam de sua gestão, contra 24% dos italianos e 23% dos alemães, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo. O levantamento foi feito na França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Estados Unidos com o objetivo de analisar temas políticos atuais, como a guerra civil no Iraque, a condenação do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein à pena de morte e o prestígio dos principais líderes mundiais. [leia]

Dieese: Em SP, taxa de desemprego é a menor dos últimos 10 anos.  O desemprego na região metropolitana de São Paulo registrou em novembro a menor taxa para esse mês desde 1996, segundo pesquisa divulgada pela Fundação Seade e pelo Dieese nesta sexta-feira (22). A taxa de desemprego total caiu para 14,1%, ante 14,6% em outubro. Em termos absolutos, representa um contingente de 1,429 milhão de pessoas sem trabalho na região. De acordo com o levantamento, foram criadas 60 mil novas vagas no mês passado, superando o número de 11 mil pessoas que ingressaram no mercado de trabalho no período. Como resultado, o número de pessoas que procuravam emprego diminuiu em 49 mil. A indústria foi o setor que mais abriu postos de trabalho em novembro, com crescimento de 4,8% mês a mês. O setor do Comércio teve avanço de 0,1%. Por outro lado, no setor de Serviços a ocupação caiu 0,6% no mês passado. O rendimento médio real dos ocupados foi reduzido em 3,7% em outubro (pago em novembro) sobre setembro, para 1.105 reais. A renda média dos assalariados, por sua vez, declinou 3,2%, para 1.172 reais. A pesquisa foi feita com base numa amostra de aproximadamente 3 mil domicílios na região metropolitana de São Paulo. [leia] 

IBGE: Desemprego cai, trabalho formal cresce e renda do trabalhador aumenta.  A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país ficou em 9,5% em novembro, ante 9,8% em outubro, segundo divulgou nesta quinta-feira (21) o IBGE. O rendimento médio real dos ocupados ficou em R$ 1.056,60, com aumento de 0,6% ante outubro e de 5,7% ante novembro de 2005. A taxa veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções (9,4% a 9,9%) e um pouco abaixo da mediana das previsões (9,6%). A taxa foi a menor apurada desde janeiro, quando estava em 9,2%. O número de ocupados nas seis regiões totalizou 20,73 milhões de pessoas, com aumento de 0,3% ante outubro e de 3% perante novembro de 2005. A população desocupada somou 2,18 milhões em novembro com queda de 2,6% ante outubro e aumento de 2,5% ante novembro do ano passado. Segundo o IBGE, em relação à condição do trabalhador, o emprego com carteira de trabalho assinada permaneceu estável na comparação mensal. No entanto, em relação a novembro de 2005, houve aumento de 6% no contingente de trabalhadores nesta condição, o que equivale a 487 mil novos postos. A pesquisa mede o desemprego e o comportamento da renda em seis regiões metropolitanas do país: Belo Horizonte; Porto Alegre; Recife; Rio de Janeiro; Salvador; e São Paulo. [leia] 

 

cubeh1.gif (12957 bytes)Novembro 2006.. Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez    2005 

Dia 01... Lula vence nos municípios com maior e menor Índice de Desenvolvimento Humano. O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PRB-PCdoB) venceu as eleições tanto nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) quanto nos que apresentam os maiores valores. Nos 104 municípios com maior IDH, onde vivem 26,9 milhões de eleitores, Lula recebeu 10,7 milhões de votos (50,83%). O candidato Geraldo Alckmin (PSDB-PFL) foi votado por 10,4 milhões de eleitores (49,17%).  [leia] 

Dia 02... Abong comemora reeleição de Lula A Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong) divulgou nota nesta quarta-feira a respeito da eleição presidencial do último domingo. A entidade declarou que a vitória de Lula e do PT demonstram uma grande mudança na sociedade brasileira, porém a análise disso tudo será conhecida daqui a alguns anos. Confira a nota na íntegra: Com certeza a vitória política e eleitoral do PT (ao contrário das previsões de alguns "formadores/as de opinião" de que este partido seria exterminado do cenário político brasileiro) e do presidente Lula reflete uma profunda mudança na sociedade brasileira. O caráter e o sentido desta mudança, ainda levaremos anos para analisar e compreender. [leia] 

Dia 03... Relatório do FMI diz que o Brasil reduziu a pobreza. Um relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta quinta-feira indica que a quantidade de pessoas consideradas pobres no Brasil caiu de 28% da população em 2003 para 23% em 2005. No relatório, intitulado Panorama Econômico do Hemisfério Ocidental, o FMI considera pobres as pessoas que não têm capacidade de "comprar uma cesta de produtos básicos de consumo". No mesmo período em que a pobreza caiu, a renda dos 50% mais pobres da população brasileira cresceu num ritmo duas vezes maior do que a receita dos 10% mais ricos, além do desemprego ter diminuído, seguindo tendência regional. [leia] 

Dia 04... O diário francês disse que, "de metalúrgico, Lula se igualou aos grandes do mundo". "A voz de Lula pesará ainda mais ao longo dos quatro próximos anos." As afirmações de Lula foram elogiadas pelo Le Figaro. Em editorial, o jornal francês afirma que o Brasil está correto ao promover a integração sul-americana, sem ceder à "tentação da hegemonia". "(O Brasil) sabe que seu tamanho e seus 190 milhões de habitantes fazem dele um interlocutor indispensável tanto para os Estados Unidos quanto para a Europa. Mas outros gigantes emergentes são ainda maiores. Para se medir à Índia ou à China, o Brasil precisa de seus vizinhos." [leia] 

Dia 05... Delfim Neto diz que Lula pode "salvar o País". O ex-ministro Delfim Neto afirmou neste domingo que se aliou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reeleito no dia 29 de outubro, porque ele "pode salvar o Brasil". As informações são da rádio Jovem Pan. Delfim acredita que Lula pode fazer reformas porque o povo confia nele. O ex-ministro garante que o presidente sempre acreditou no capitalismo. Segundo ele, o Estado não deve substituir o mercado, mas pode corrigir desigualdades e injustiças. [leia] 

Dia 06... O Observatório Brasileiro de Mídia realizou um estudo especial sobre os colunistas de jornais durante o 1º turno das eleições presidenciais (entre 06/07 e 29/09). Foi elaborado um relatório sobre os textos dos principais colunistas dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, Correio Braziliense e Jornal do Brasil em relação aos quatro candidatos mais votados no primeiro turno: Lula (também observado na  condição de Presidente da República), Geraldo Alckmin (PSDB),  Heloisa Helena (Psol) e Cristóvam Buarque (PDT). 2. A exemplo do verificado nas análises de reportagens durante todo o período eleitoral, Luiz Inácio Lula da Silva foi o candidato mais citado nas colunas e também o que recebeu maior número de abordagens negativas. Se somarmos essas citações negativas referentes ao candidato às que recebeu dos colunistas na condição de Presidente da República, o total atinge quase quatro vezes mais do que o montante de abordagens negativas referentes ao candidato Geraldo Alckmin.  [leia] 

Dia 07... Na festa da vitória, na noite de domingo, uma faixa enorme que tomou toda a pista da avenida Paulista chamou a atenção dos animados militantes que comemoravam a consagradora reeleição de Lula. “O povo venceu a mídia”. Ela expressou bem o sentimento de milhões de brasileiros diante da deprimente e abjeta cobertura da imprensa nesta batalha política. Alguns ativistas ainda aproveitaram para gritar “o povo não é bobo, fora Rede Globo”, relembrando o coro que ficou famoso durante a campanha das “diretas-já”. No palanque, um dos oradores aproveitou para desabafar: “Quero mandar um recado para revista Veja: vocês perderam as eleições”. Em pequenas rodinhas, outros cantarolavam: “Ou, ou, ou, a Veja se ferrou”. [leia] 

Dia 08... Composta por mais de 300 entidades, a CMS quer avaliar sua atuação no segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Na opinião da CMS, o governo Lula demonstrou sensibilidade ao não criminalizar os movimentos sociais e ao propor a legalização das centrais sindicais, entre outras ações. Agora é preciso avançar nas políticas públicas de inclusão social, sobretudo em áreas como educação, saúde e habitação. Na plenária de sábado, a CMS pretende debater propostas e definir um calendário de atividades. [leia] 

Dia 09... Batam doutores, batam mais, batam muito. Em 2005 a oposição e a mídia, representando a elite, dedicaram-se a massacrar o PT e o presidente Lula. O objetivo ficou bem claro nas palavras de Bornhausen: "vamos acabar com essa raça por 30 anos". Pareciam dragões de Komodo na tribuna do Congresso, nas páginas dos jornais e revistas, na tela da TV, contaminando a todos com seus discursos, reportagens e artigos envenenados, carregados de ódio. Incomodou-os muito um presidente nordestino, ex-metalúrgico, ex-sindicalista, sem diploma universitário nem título acadêmico. Incomodaram-se mais ainda quando Lula, que recebeu um país falido das mãos de um doutor da Sorbonne, recuperou a economia e a credibilidade do Brasil, diminuiu o desemprego, a miséria, baixou os juros, derrotou a inflação, combateu a corrupção como nunca antes em nenhum governo. A oposição e a mídia bateram sem dó nem piedade, inventaram, mentiram, difamaram, caluniaram, afrontaram. Sem ética, decoro parlamentar, respeito ou dignidade, buscaram à força o objetivo de "acabar com essa raça por 30 anos" antes da eleição de 2006.  [leia] 

Dia 10... FHC diz que não pode competir com imagem de Lula.  O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quinta-feira em Nova York que não pode competir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao comentar a imagem que Lula tem junto ao eleitorado brasileiro. "Eu não posso competir com o Lula. Eu não sou espetacular. Foi por isso que eu inventei o real", disse FHC, se referindo ao carisma de Lula, que foi reeleito com 60% dos votos.  [leia] 

Dia 11... A reeleição do presidente Lula evidenciou, de forma clara, a opção da população brasileira por um projeto voltado para o desenvolvimento com distribuição de renda e justiça social. O confronto ao longo do processo eleitoral opôs duas propostas diferenciadas, sobretudo em relação ao papel do Estado como articulador do desenvolvimento econômico e social. Divergências à parte, cabe agora a todos os brasileiros olhar os interesses do país num horizonte mais amplo. [leia] 

 

cubeh1.gif (12957 bytes)Outubro 2006.. Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez    2005 

Dia 01...Dia de eleições... O OUTRO BRASIL QUE VEM POR AÍ, poema de Gilberto Freyre... Eu ouço as vozes... eu vejo as cores... eu sinto os passos... de outro Brasil que vem aí... mais tropical... mais fraternal... mais brasileiro.... O mapa desse Brasil em vez das cores dos Estados... terá as cores das produções e dos trabalhos.... Os homens desse Brasil em vez das cores das três raças... terão as cores das profissões e regiões.... As mulheres do Brasil em vez das cores boreais... terão as cores variamente tropicais.... Todo brasileiro poderá dizer: é assim que eu quero o Brasil,... todo brasileiro e não apenas o bacharel ou o doutor... o preto, o pardo, o roxo e não apenas o branco e o semibranco.... Qualquer brasileiro poderá governar esse Brasil... lenhador... lavrador... pescador... vaqueiro... marinheiro... funileiro... carpinteiro... contanto que seja digno do governo do Brasil... que tenha olhos para ver pelo Brasil,... ouvidos para ouvir pelo Brasil... coragem de morrer pelo Brasil... ânimo de viver pelo Brasil... mãos para agir pelo Brasil... mãos de escultor que saibam lidar com o barro forte e novo dos Brasis... mãos de engenheiro que lidem com ingresias e tratores europeus e norte-americanos a serviço do Brasil... mãos sem anéis (que os anéis não deixam o homem criar nem trabalhar).... mãos livres... mãos criadoras... mãos fraternais de todas as cores... mãos desiguais que trabalham por um Brasil sem Azeredos,... sem Irineus... sem Maurícios de Lacerda.... Sem mãos de jogadores... nem de especuladores nem de mistificadores... Mãos todas de trabalhadores,... pretas, brancas, pardas, roxas, morenas,... de artistas... de escritores... de operários... de lavradores... de pastores... de mães criando filhos... de pais ensinando meninos... de padres benzendo afilhados... de mestres guiando aprendizes... de irmãos ajudando irmãos mais moços... de lavadeiras lavando... de pedreiros edificando... de doutores curando... de cozinheiras cozinhando... de vaqueiros tirando leite de vacas chamadas comadres dos homens.... Mãos brasileiras... brancas, morenas, pretas, pardas, roxas... tropicais... sindicais... fraternais.... Eu ouço as vozes... eu vejo as cores... eu sinto os passos... desse Brasil que vem aí.

Dia 02... Sem comentários... se fosse questão de corrupção, os candidatos menores é que seriam os mais votados; na verdade o motivo maior para impedir o presidente Lula à reeleição, foi o preconceito. É muita ousadia a direita, com sua mídia, deixar um trabalhador, um operário, voltado a cuidar da pobreza do Brasil, continuar no poder.

Dia 03... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez na tarde desta segunda-feira (2), em Brasília, o seu primeiro pronunciamento após a divulgação dos resultados do primeiro turno, acompanhado de entrevista coletiva. Sorridente, Lula classificou a eleição de exemplar, citando o expressivo comparecimento às urnas e o clima de tranqüilidade. Segundo ele, isso demonstra a consolidação do processo democrático no país. Falando como candidato, Lula agradeceu aos eleitores que votaram nele. "Obviamente que todos gostariam de ter ganho no primeiro turno, mas nem sempre a sabedoria popular permite que isso aconteça", disse.  "Vamos ter uma campanha mais justa, mais verdadeira, com debate, tête a tête com os dois candidatos". Ele afirmou ainda que a campanha voltará para as ruas com a mesma força do primeiro turno.  [leia] 

Dia 04... Um dos últimos boletins eletrônicos de campanha do presidente Lula afirma que o “ódio” de alguns meios de comunicação pela esquerda tem “motivos simples, embora inconfessáveis”. “Acostumados ao controle que detinham sobre a opinião pública desde a redemocratização do país, alguns meios de comunicação não se conformam com a situação atual, em que a maior parte do povo vota em Lula, contra a opinião da maior parte da mídia, que é alckmista. O que mais incomoda estes setores da direita e dos meios de comunicação são as mudanças na estrutura social brasileira”, diz o texto. [leia]

Dia 05... Em 1989 um candidato operário, torneiro mecânico, barbudo, nordestino, disputou o segundo turno das primeiras eleições democráticas pós-ditadura militar. Com reais chances de vitória e apoiado por amplos segmentos da sociedade: professores, bancários, universitários, artistas, sindicatos, padres, evangélicos — todos embarcaram no navio lulista. Que fizeram as elites rançosas? Armaram o quanto puderam para impedir a posse do dito "sapo barbudo" (alcunha não depreciativa dada pelo aliado Leonel Brizola, no segundo turno: "As elites terão que engolir o sapo barbudo!"), na verdade, a maior liderança de esquerda de que se tem notícia na América Latina, fundador, ao lado de Sérgio Buarque de Hollanda, Florestan Fernandes, Chico Mendes e outros, do maior partido progressista brasileiro, e, segundo reflexões de um sem-número de cientistas políticos mundo afora, principal novidade política (o PT) num pálido cenário mundial do último quarto deste século, dominado primeiro pelo pensamento tatcherista, depois, pelo raivoso ideário americano neoliberal e de dominação via globalização. [leia] 

Dia 06... "Com o advento do segundo turno, está-se evidenciando a luta de classes no Brasil", destaca Marina dos Santos, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ela considera que a eleição de Alckmin representaria, para os camponeses, mais repressão e o avanço do agronegócio, e conclama outros movimentos a se unir contra o tucano. [leia] 

Dia 07... Um dos coordenadores de campanha do candidato Geraldo Alckmin (PSDB) no Nordeste, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) mostrou-se como exemplo clássico de como a campanha anti-Lula disseminada pela mídia consegue ludibriar os eleitores. Fortes, que se considera um político bem informado, subiu na tribuna do Senado para pedir a abertura de uma CPI que investigue as organizações não-governamentais, entre elas a "Sociedade Amigos de Plutão", que teria recebido alguns milhões do governo federal. Só depois da indignada denúncia, é que o senador soube que a história da ONG Amigos de Plutão foi uma piada de mau gosto lançada pelo jornalista Carlos Chagas e rapidamente espalhada pela internet por apoiadores de Geraldo Alckmin. (leia) 

Dia 08... Por que os movimentos sociais rejeitam Alckmin. Durante 12 anos, o PSDB governou o estado de São Paulo, tendo Geraldo Alckmin exercido as funções de vice-governador e de governador. Analisar o que foi feito neste período permite vislumbrar o que aconteceria ao país caso "Geraldo" fosse eleito presidente da República. Leia matéria do Portal do Mundo do Trabalho (CUT). Na área da educação, os governos tucanos extinguiram os Centros de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Cefams); desprezaram as escolas técnicas e as universidades estaduais; destruíram o ensino fundamental e repassaram para os municípios, sobrecarregando as prefeituras; reduziram o quadro de professores; e rebaixaram brutalmente o nível do ensino - alunos são aprovados sem qualquer critério, salas de aula vivem abarrotadas e as escolas estão sucateadas. [leia] 

Dia 09... Lula versus Alckmin. Não há como escapar à metáfora do boxe. Quem venceu? Quem perdeu?  Não houve um grande vencedor, não houve "nocaute" e, ao conquistar um resultado equilibrado, Lula sai com vantagem desse debate. Por quê? Porque  Alckmin subiu ao "ringue" com a obrigação maior do que seu adversário: tinha  de  conquistar  uma grande vitória  para  começar a quebrar o favoritismo de Lula. Afinal, Alckmin começou mal o segundo turno, haja vista os conflitos na sua base de apoio e a pesquisa do Datafolha confirmando que Lula continua à sua frente, com mais de 7 milhões de votos. [leia] 

Dia 10... Lula destacou aos cantores gospel que eles viram pouco da elite política no debate. "Ela é implacável. Foi assim com Getúlio, Juscelino e João Goulart. Não se metam a fazer coisas pelos pobres, porque vocês vão pagar o preço", afirmou. Lula disse que, para a elite, pobre tem que ser coadjuvante. "Eu recoloquei os pobres no palanque", disse. O Ele afirmou que "os tucanos não querem que os pobres tenham acesso a coisas básicas".  [leia] 

Dia 11... Antes mesmo do primeiro turno, vários analistas políticos diziam que a eleição estava mostrando um país dividido. Para alguns, a divisão seria entre pobres e ricos. Para outros, seria entre Norte-Nordeste e Sul-Sudeste. Alguns analistas mais reacionários chegaram ao desplante de dizer que a divisão era entre “primitivos e não educados” (supostamente, os eleitores de Lula) e “modernos e educados” (supostamente, os eleitores de Alckmin).Estas análises, quando não estão totalmente equivocadas, perdem de vista o essencial. Não foi a eleição que dividiu o país. A eleição apenas mostrou que existe uma divisão em nosso país. Mas esta divisão não é apenas entre “pobres e ricos”. A luta de classes existe, mas é muito mais complexa do que isto. Embora a votação de Lula cresça, quanto menor a renda do eleitor, há muitos pobres que votam em Alckmin. Embora a votação de Alckmin cresça, quanto maior a renda do eleitor, grande parte dos chamados “setores médios” vota em Lula. Tampouco esta divisão é apenas regional. A desigualdade regional existe e impacta o resultado eleitoral, mas dentro de cada região há outras variáveis atuando. Embora Lula seja o preferido da maioria dos eleitores do Norte e do Nordeste, Alckmin também foi votado nessas regiões. Embora Alckmin tenha uma grande votação no Sul e no Sudeste, Lula recebeu uma imensa quantidade de votos nessas regiões. A divisão existente em nosso país, e que organiza inclusive as diferentes preferências sociais e regionais, é fundamentalmente política e ideológica. As pessoas estão divididas em torno dos rumos do Brasil. [leia] 

Dia 12... O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) disponibilizou em sua página na Internet informações sobre as atuações dos candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) como deputados constituintes. Baseando-se no favorecimento dos trabalhadores, O Diap dá nota 7 ao desempenho de Alckmin e 10 a Lula. [leia] 

Dia 13... A imprensa e a Direita fazem questão de tentar dividir o país em dois grupos, há uma necesidade disto, e publicam o seguinte: cidades com menor escolaridade Lula ganha; cidades grandes, Lula ganha menos; cidades com maior desenvolvimento humano, Lula perde; cidades mais ricas, Lula perde; Lula diz que vai continuar a priorizar os pobres.

Dia 14... O Observatório Brasileiro de Mídia acompanhou as 13 semanas de campanha para presidente, no 1º turno, e publicou o seu relatório sobre o comportamento dos jornais em relação aos candidatos. A conclusão é que há desigualdade de tratamento das candidaturas. Segundo o levantamento, o leitor que acompanhou a cobertura das eleições recebeu muito mais informações negativas sobre Lula do que de qualquer outro candidato. "A alta exposição e a predominância de reportagens negativas sobre o petista criam uma percepção ruim da candidatura, uma vez que houve uma semana (26/08 a 01/09) em que o número de reportagens negativas dedicadas ao candidato Lula foi três vezes maior que o número de reportagens negativas dedicadas ao candidato Alckmin", concluiu o estudo. [leia] 

Dia 15... Não me surpreende o resultado da primeira pesquisa pós-debate na TV entre Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), com o Lula avançando 11 pontos em relação ao tucano. A reação da opinião pública não é estranha à ciência política – chama-se: efeito-reducional da demonização do adversário, mas que no Brasil deste pleito bem poderia levar o nome de "a praga do Chico", em alusão aos lúcidos comentários do compositor Chico Buarque de Holanda quando destacou que os eleitores ativos de Geraldo Alkmin não se satisfazem em atingir moralmente Lula, desejam humilhá-lo chamando-o de analfabeto, despreparado e de outros adjetivos preconceituosos muito comuns em países de extrema desigualdade social, como o nosso. [leia] 

Dia 16... Jornalistas repudiam complô anti-Lula que forçou 2º turno... Causou protestos a revelação de que o delegado Edmilson Pereira Bruno tramou com a grande mída para sabotar Lula. O complô foi revelado em matéria exclusiva da ''CartaCapital'' desta semana. Veja o que disseram profissionais com experiência em bastidores de notícia, como Luis Nassif, Luiz Weis, Mino Carta e Paulo Henrique Amorim. [leia] 

Dia 17... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, chamou a multidão que acompanhava o seu comício esta noite, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, a fazer uma comparação entre seu governo e os anteriores. "Ainda não completamos quatro anos de governo, mas não tenho medo de pedir a você, eleitor, que faça a comparação entre antes e hoje", disse. O presidente declarou ainda que o Brasil tem alcançado superávit comercial e que as exportações cresceram. "O nosso País não oferecia crédito para comprar sequer o rabo de uma porca. Chegamos ao governo e hoje o FMI não diz mais o que temos e o que não temos o que fazer", completou Lula. [leia] 

Dia 18...O Brasil começa a fazer justiça... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou de 11 para 19 pontos sua vantagem sobre o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) na corrida presidencial. Segundo pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem em todo o país, Lula tem agora 57% das intenções de voto, contra 38% de Alckmin, considerando o total de votos declarados em cada candidato. [leia] 

Dia 19... A pesquisa Datafolha, divulgada no dia 17 de outubro, mostrou Lula com vinte pontos de vantagem sobre Alckmin entre os votos válidos. Carlos Montenegro, do Ibope, que divulga pesquisa dia 20 de outubro, disse que só um fato "muito espetacular" poderá arrancar a faixa de presidente da República do peito de Lula. Moral da história: nos próximos dias, a direita vai tentar criar algum "fato" e vai divulgá-lo de maneira "muito espetacular". Um bom exemplo do que está sendo armado é descrito num correio eletrônico apócrifo, que vem sendo distribuído pela Internet por apoiadores da candidatura Alckmin. "Vem chumbo grosso na edição 1979". [leia] 

Dia 20... Conselho de Paulo Henrique Amorim a Lula: "Os governos, os partidos (com exceção do PCdoB) e os políticos brasileiros (com exceção de César Maia e Zé Dirceu) não sabem usar a internet. É o único espaço que sobra para o governo Lula." O conselho é do jornalista Paulo Henrique Amorim, no artigo Como governar quando toda a imprensa é contra em seu blog Conversa Afiada. Veja as lições que ele tira do papel da mídia grande no Brasil de hoje. [leia] 

Dia 21... "Nós fizemos um governo para 190 milhões de pessoas e não para uma minoria, como se fazia antes", "Este pernambucano, criado em São Paulo, que só tem como formação o curso de torneiro mecânico foi capaz de fazer em quatro anos mais o que um doutor em oito", disse, em referência a seu antecessor, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). "Aprendi com minha mãe e minha mulher que a gente precisa sempre estar cuidando daqueles mais fracos, porque o rico não precisa do Estado brasileiro, quem precisa do Estado é o povo pobre deste país". Mesmo com o discurso marcado pela questão da pobreza, Lula afirmou que não quer dividir o país entre pobres e ricos. "Eu não quero dividir porque eu já fui pobre", afirma. "Foram eles que dividiram, por mim não tinha ricos e pobres, só ricos".  [leia] 

Dia 22... O lucro das grandes empresas mais que quadruplicou nos três anos e meio de governo Lula em relação a igual período do segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, superando em muito a rentabilidade dos bancos. A soma do lucro líquido das 227 principais empresas do setor produtivo com ações negociadas em Bolsa cresceu de R$ 29,3 bilhões para R$ 131,7 bilhões entre os dois governos, diz reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. A diferença, de R$ 102,4 bilhões, representa um salto de 349,8%.  [leia] 

Dia 23... O índice dos eleitores que desaprovam a administração do petista caiu cinco pontos, de 36% para 31%. Consideraram “ótima” ou “boa” a gestão Lula 50% dos consultados, contra 45% no último levantamento. O conceito “regular” se manteve em 33%, e 15% dos entrevistados consideraram como “ruim” ou "péssimo", ante 20% na pesquisa anterior. Entre os eleitores consultados, 85% disseram que o voto é definitivo, enquanto que 13% afirmaram que ainda podem mudar de idéia. A pesquisa mostra também que muitos eleitores de Alckmin acreditam na vitória de Lula. Dentre todos os consultados, 73% afirmaram que Lula será reeleito e 20% disseram que Alckmin vencerá a disputa.  [leia]

Dia 24... Mais um capítulo do “dossiê da mídia”, com novos dados, a reportagem anterior e ainda polemizam com o diretor-executivo da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel. Ali Kamel até publicou matéria paga em vários veículos, para se contrapor as denúncias de Raimundo Pereira. Mas não convenceu. “Ele foi escorregadio”. “É invenção nossa que 70% das ambulâncias da Planan foram liberadas durante o governo FHC e que a Globo cuidou de não mencionar o fato? que o Jornal Nacional não destacou um repórter para investigar as relações de Barjas Negri [ex-ministro da Saúde de FHC] com Abel Pereira [lobista vinculado ao PSDB]? que pelo menos uma reportagem foi produzida sobre Abel Pereira, e até hoje não foi ao ar?”. O Ratzinger da TV Globo, famoso por suas idéias conservadoras, por seus métodos truculentos e por ter escrito um livro negando a existência de racismo no Brasil, agora ficará conhecido por ter dado um golpe midiático que garantiu o segundo turno das eleições. [leia] 

Dia 25... A pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira, que aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 61% dos votos válidos contra 39% do adversário Geraldo Alckmin (PSDB), também indica recorde de avaliação positiva do governo petista, às vésperas das eleições presidenciais. De acordo com o levantamento, 53% dos eleitores entrevistados considera a gestão de Lula ótima ou boa - trata-se do melhor índice desde 1990, quando o Datafolha começou a realizar esta pesquisa. O levantamento desta terça ouviu 7.218 eleitores entre os dias 23 e 24 de outubro e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 23200/2006. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. [leia] 

Dia 26... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um evento no Palácio do Planalto, no qual anunciou medidas de incentivo ao trabalho de catadores de papel. Lula deixou a cerimônia com os olhos lacrimejando e lembrou que já passou três natais na companhia dos catadores e sabe das dificuldades enfrentadas por eles. "Eu acho que é um momento emocionante. Não sei quantas pessoas conseguiram ver um discurso de um catador de papel, de um morador de rua, sem se emocionar. Sobretudo porque essas pessoas conseguiram realizar um sonho, que era visitar o palácio do presidente da República e obter suas conquistas." [leia] 

Dia 27... "Eu fiz criticas e ainda tenho outras em relação ao governo dele, mas o Lula herdou uma República podre, corrompida pelo Fernando Henrique Cardoso quando ele iniciou a compra do Congresso para aprovar o processo de reeleição", disse, observando que Lula não privatizou nada no Brasil. [leia] 

Dia 28... "O povo excluído desse país já não está tão excluído embora ainda esteja longe de ter uma vida cidadã como todos nós queremos. O povo agora vai poder fazer um julgamento definitivo", disse Lula, em entrevista logo após o último debate com o adversário Geraldo Alckmin (PSDB/PFL), na TV Globo. "Eu confesso a vocês que eu estou satisfeito com a campanha, acho que o segundo turno foi uma benção de Deus. Foi preciso acontecer para que o povo pudesse ter a definição melhor dos projetos que estavam em disputa no Brasil." [leia] 

Dia 29... Reeleito presidente do Brasil com 60,8 por cento dos votos válidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a sua popularidade e garantiu um expressivo cacife político para conduzir o novo mandato de quatro anos. A votação de Lula, superior a de 2002 em números absolutos, com 58,29 milhões de votos, e muito próxima em termos percentuais, sobrepujou os problemas enfrentados em seu primeiro governo e os momentos mais radicais da campanha.  [leia] 

Dia 30... O povo pobre deu a vitória ao presidente Lula, avalia o secretário Executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Carlos Moura. Para ele, a reeleição é fruto dos investimentos na área social, com os "injustiçados" conseguindo ingressar na universidade por meio do ProUni ou via cotas para negros, ou com os miseráveis tendo o mínimo para comer, por exemplo. "Eles ficaram do lado de um governo que ajuda os fracos, que dá cidadania", destaca Moura. O secretário acredita que foram plantadas as sementes de uma sociedade com mais justiça e paz. "Mas só alcançaremos essa meta dando comida a quem tem fome, investindo mais no social, dando acesso ao ensino e à saúde, combatendo a impunidade. São essas as minhas esperanças para o segundo mandato de Lula", assinala. [leia]  Legitimidade garantida pela diferença de mais de 20 milhões de votos e resultado das disputas estaduais espantam ameaça do terceiro turno pós-eleição. Lula assume em cenário político mais favorável do que no primeiro mandato. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode pronunciar a frase da qual mais gosta, sem risco de escorregar para o exagero comum em outras circunstâncias. Nunca antes na história da democracia um candidato a presidente foi agraciado com tantos votos quanto ele neste segundo turno das eleições brasileiras. Foram mais de 58 milhões e 293 mil eleitores que confiaram a ele um segundo mandato no comando do país. Mais de 60% dos votos válidos. Superou a marca de 54.428.357 alcançada pelo presidente norte-americano Ronald Reagan 22 anos atrás, tornando-se o chefe de Estado mais sufragado em todos os tempos. [leia] 

Dia 31... O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva teve menos votos que no primeiro turno em 116 dos mais de 5 mil municípios brasileiros. Mas em 5.447 (98%) teve votação maior que em 1º de outubro. O resultado é praticamente o inverso de seu adversário Geraldo Alckmin (PSDB/PFL). Em 5.203 municípios (93,5% do total), Alckmin teve uma votação pior que no primeiro turno. A votação do tucano aumentou apenas em 359 das cerca de 5.500 cidades brasileiras.  [leia] 

 

cubeh1.gif (12957 bytes)Setembro 2006.. Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez    2005 

Dia 01... Convidado para aquela entrevista (do ano passado), publicada pelo Globo, defendi um governo no qual acredito. Não vacilei em dizer como via as coisas. Disse o que disse - e repetiria, se preciso fosse - exatamente por acreditar que Lula não rasgou o compromisso com a ética, uma das principais razões pelas quais eu e tantos outros artistas aderimos à causa petista. [leia] 

Dia 02... Na medida em que a própria mídia é obrigada a divulgar o isolamento político visível do ex-governador de São Paulo, na disputa presidencial - pode-se tudo no jornalismo, menos brigar com os fatos -, quanto mais Lula e o governo crescem no gosto popular, mas se recorre aos colunistas políticos, estes com liberdade para a interpretação dos fatos, que exercem à luz não necessariamente deles (os fatos), mas na maioria das vezes dos seus desejos  e identidades ideológicas. Quando coincide com os fatos, tanto melhor. Algo que para eles é permitido, já que são pagos para emitirem as suas próprias opiniões, mas que é complicado para um repórter fazer, já que o papel fundamental deste é relatar o que ouve e o que vê, embora o que mais tem se lido atualmente são reportagens editorializadas, principalmente nos jornais que têm alguma repercussão nacional. Como a manipulação do noticiário é evidente, e já registrada pelo Observatório da Imprensa, quando coteja o tratamento das manchetes e matérias que se referem ä candidatura de Lula às dedicadas à do ex-governador de São Paulo, e identifica que as primeiras são majoritariamente negativas e com as segundas ocorre exatamente o contrário, e como os editoriais representam a posição dois jornais sobre determinado assunto, não há isenção e pouca gente lê, apela-se, então, para a suposta neutralidade dos colunistas, em geral bastante competentes na arte de escrever de forma concisa e direta, através de pequenas notas e/ou artigos. [leia]

Dia 03... Uma pesquisa divulgada terça-feira (29) pelo Observatório Brasileiro de Mídia (OBM) avalia o espaço dado pelos jornais impressos aos quatro principais candidatos à Presidência da República. Os nomes de Lula, Geraldo Alckmin, Heloísa Helena e Cristovam Buarque foram mencionados 3.667 vezes em reportagens nos seguintes veículos analisados: O Globo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense. [leia] 

Dia 04... Quem são os que tanto odeiam Lula e por que o odeiam tanto? Numa análise superficial não se consegue encontrar razões lógicas para tanto ódio. Afinal, seu governo está longe de estar sendo uma ameaça grave às elites. Ele conseguiu, nesses seus três anos e meio de mandato, distribuir renda sem tirar absolutamente nada da classe dominante ou, no mínimo, não tirar nada dela que lhe tenha feito sequer cócegas nos privilégios. [leia] 

Dia 05... No auge da crise do mensalão, parte da mídia decretou o fim do PT. Curiosamente, agora, parece não notar a enfermidade que ameaça o PSDB. Algo como um vírus de gripe aviária política que, se sofrer a mutação mais perigosa, pode fazer estragos entre os mais emplumados tucanos. Parte da mídia afirmou, sem esconder uma ponta de alegria, que o partido não poderia sobreviver a tamanho desastre ético e político. Essa possibilidade começou a ser derrubada na prática com a demonstração de vitalidade e resistência dada pela militância petista no PED (Processo de Eleições Diretas) que mobilizou centenas de milhares de pessoas para escolher a nova direção partidária em todo o Brasil. Ainda assim, a derrocada do PT continuou e continua a ser anunciada. O atual cenário das pesquisas de opinião, que sugere a reeleição de Lula ao mesmo tempo em que o PT está fora da disputa pelo governo na maioria dos estados, serve de argumento para os que vêem o partido como um doente terminal.  [leia] 

Dia 06... Em resposta a questionamentos de que estaria ''escondendo o PT'', o presidente Lula partiu para a ofensiva declarando em reunião com intelectuais em São Paulo, na semana passada, que ''o vermelho sou eu''. Fundamenta sua posição na orientação de políticas sociais implementadas em seu governo, na política de valorização do salário mínimo, no ambiente criado na esfera econômica que tem propiciado aumentos salariais acima da inflação, em uma política externa independente dos ditames do unilateralismo dos EUA e o fim da dependência do FMI, entre outras questões. [leia] 

Dia 07... A não ser que aconteça uma catástrofe, segundo opinião de Marcos Coimbra, do Vox Pópuli, Lula estará eleito com larga maioria logo no 1º turno das eleições de outubro. É algo fantástico na cena política brasileira, considerando-se o processo de esmagamento que se abateu, de todas as direções, sobre o partido que ele ajudou a fundar e que é (ou era) o seu sustentáculo eleitoral, o PT. Alguns acham ser possível que o PT saia enfraquecido da refrega urnística, enquanto Lula, pelos números atuais das pesquisas, poderá ter uma votação até mesmo superior à que o consagrou no pleito passado. O PT, todavia, assegura que não sofrerá redução de sua bancada no Congresso. [leia] 

Dia 08... Se o jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter, como disse o jornalista Cláudio Abramo, o tratamento que a grande imprensa brasileira tem dado a certas questões nacionais, como o que a revista Veja chamou de "Golpe sujo: a história secreta da mais grave crise do governo Lula", está distante de padrões mínimos, tanto das técnicas como da ética jornalística. Isso porque se espera que dentro dos padrões liberais da profissão, vinculada ao interesse público, devem constar os elementos constitutivos do fazer jornalístico. Dentre os quais relembramos a obrigação com a verdade, a lealdade com os cidadãos e a disciplina de verificação, isto é, de apuração da verdade dos fatos. [veja] 

Dia 09... Lembro-me bem. Antes de Lula conquistar o primeiro mandato, o voto dos grotões - era assim que a elite batizava o voto do povão - ia sempre para os candidatos de direita, caciques partidários, coronéis e quejandos. Na segunda disputa entre Lula e FHC, por exemplo, esse eleitor, que é majoritário no país, fazia a alegria de tucanos, pefelistas e do que havia de mais retrógrado na política brasileira.  Até então, candidatos de esquerda só tinham o voto de universitários, intelectuais e de parte da classe média. Que eu me lembre, com exceção de Pelé, a direita nunca empunhou a bandeira da ética nem reclamou de que o brasileiro não soubesse votar. Nunca, vírgula. Agora, que Lula se transformou no queridinho da vez, pipocam queixumes, muxoxos e todo tipo de análise sobre a infidelidade eleitoral dos grotões. [veja] 

Dia 10... A campanha está fazendo mal a Geraldo Alckmin. Neste fim de semana, o presidenciável tucano demonstrou um traço de sandice ao opinar sobre a atuação do governo federal. Segundo Alckmin, "Lula esqueceu o Nordeste enquanto passeia em seu aerolula". É o tipo de afirmação que, de tão ridícula e disparatada, revela mais sobre o acusador do que sobre o acusado. [leia] 

Dia 11... TSE tolera abuso tucano e nega liminar à candidatura Lula. O alvo da representação foi um programa tucano de 30 segundos, exibido às 9h20 deste sábado (09/9), na TV Record. Segundo a coligação A Força do Povo, a propaganda manteve "o mesmo texto, contexto e estratégia de ofensas" a Lula, bem como a mesma finalização com o bordão proibido "E você ainda acredita em Lula?". A representação foi protocolada na noite do mesmo dia, no TSE.  [leia] 

Dia 12... Com projeções indicando que manterá a maior bancada do Senado e pelo menos a segunda posição na Câmara, o PMDB se prepara para ser o principal aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso, caso ele seja reeleito como apontam os institutos de pesquisa. "Lula vai precisar muito do PMDB no Congresso, porque a oposição virá raivosa com a derrota eleitoral e tentará fazer do segundo mandato um terceiro turno, ameaçando o governo como a antiga UDN fez com Getúlio Vargas".  [leia] 

Dia 13... “Já vencemos a barreira do preconceito de que éramos fracos e dependíamos dos ricos para darmos cada passo da nossa vida. Aprendemos a andar com as nossas próprias pernas e a construir a nossa independência do jeito que acreditamos que ela deva ser”, disse Lula, no Palácio da Alvorada. O premiê indiano elogiou a liderança do presidente brasileiro entre os países em desenvolvimento. [leia] 

Dia 14... O PT deve sair das eleições para o Congresso bem mais forte do que previam inicialmente os analistas. Centros de estudos e empresas de marketing político que apostavam em uma redução drástica da bancada petista na Câmara em função dos escândalos de corrupção estão agora revisando suas projeções. [leia]

Dia 15... Em entrevista à TV Bandeirantes, Lula afirmou que Fernando Henrique comete um grave equívoco ao tentar ensinar "boas práticas" para a sociedade. "81% dos casos e das coisas que a Polícia Federal investigou e das quadrilhas que desmontou aconteceram no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Possivelmente, ele também não sabia, porque não foi investigado", disse Lula, entregando um documento com as informações aos entrevistadores. Na semana passada, Fernando Henrique criticou em artigos e carta, entre outros assuntos, a proposta do governo Lula de realizar um entendimento nacional, unindo partidos antagônicos como o PT e o PSDB. Para o ex-presidente, essa idéia visa apenas preservar a maioria governista no Congresso. [leia] 

Dia 15... "Seria até paradoxal que justamente o eleitor mais instruído fosse decidir seu voto levando em conta um único fator, a corrupção, e o eleitor mais simples decidisse de forma mais sofisticada". [leia] 

Dia 16... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao sancionar na tarde de hoje o Projeto da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, criticou governos anteriores, dizendo que o Brasil adquiriu o hábito de ser governado só para 30% da população. Em seu discurso, Lula agradeceu o empenho do Congresso, que mesmo em ano eleitoral aprovou a lei por unanimidade. [leia] 

Dia 17... A pesquisa Ibope/CNI divulgada nesta sexta-feira (15) revelou que, além de eleger Lula já no primeiro turno, o eleitorado também aprova o seu modo de governar. Em relação ao levantamento de julho, essa aprovação cresceu significativamente, passando de 55% para 62%. Já a desaprovação recuou de 36% para 32%. [leia] 

Dia 18... Em Salvador: "O Nordeste não está predestinado a ser pobre. O que falta ao Nordeste é oportunidade e uma classe política comprometida em combater as suas carências", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esta noite (16), para as cerca de 15 mil pessoas que lotaram o Farol da Barra, um dos principais cartões postais de Salvador. Segundo Lula, o seu governo está trabalhando arduamente para que o Nordeste se torne uma região mais desenvolvida. [leia] 

Dia 19... Pela primeira vez em dez anos de queda da desigualdade social, os trabalhadores que formam a classe média também puderam participar do "crescimento do bolo". Desde 1996, a concentração de renda recua pressionada sobretudo pelo achatamento salarial da classe média. Os 10% mais ricos aumentaram a renda média de R$ 3.429 em 2004 para R$ 3.600 mil em 2005, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Fundação Getúlio Vargas (FGV) calculou para este jornal que a renda per capita cresceu 5,74% entre os 10% mais ricos em 2005, depois de praticamente ficar estagnada em 2004 e recuar nos anos anteriores. [leia] 

Dia 20... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o prêmio "Estadista do Ano" concedido pela Fundação Appeal of Conscience, em evento realizado em um hotel em Times Square. O presidente da fundação, Rabino Arthur Schneier, afirmou que o prêmio foi concedido a Lula por ser um "grande líder, não apenas no Brasil, pela compaixão e comprometimento em aliviar a fome e em manter a democracia e a tolerância, valores compartilhados por americanos e brasileiros". Schneier afirmou que o presidente é um exemplo para lideranças latino-americanas. [...]   [leia] 

Dia 21... A CUT condena qualquer tipo de chantagem e exige que todos os fatos relacionados ao chamado dossiê das sanguessugas sejam apurados com isenção, e aqueles que tiverem responsabilidade comprovada no caso, punidos. Isso inclui a revelação de todo o conteúdo do suposto dossiê. A CUT não aceita que apenas um dos lados dessa questão seja objeto de investigação e debate público, como vem acontecendo nos últimos dias. Afinal, existe ou não o dossiê? Se a resposta for positiva, os poderes instituídos e a imprensa têm o dever de revelá-lo à opinião pública e identificar as irregularidades nele contidas. [leia] 

Dia 22... Os jornais e revistas de grande circulação, as redes de TV e rádio de grande audiência, nestas eleições de 2006, mantêm sua longa tradição de apoiar forças de direita, conservadoras e contra a distribuição de renda no país. A opção por esse lado feita pela mídia fica evidenciada pela má cobertura do caso do dossiê contra José Serra. A mídia está apostando, junto com todos os demais apoiadores de Geraldo Alckmin, todas as últimas fichas que tinham para a campanha no caso desse dossiê, procurando transformá-lo no grande escândalo que ele não é. [leia] 

Dia 23... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu, o apoio que 2.135 prefeitos, de 22 partidos, estão dando para a sua reeleição. "Saber que do Brasil inteiro prefeitos resolveram romper com os grilhões, com as amarras dos coronéis e vieram aqui por respeito ao povo que representam merece o meu agradecimento do fundo do coração. Valeu a pena e vai valer muito mais. Os municípios vão ter muito mais conquistas nos próximos quatro anos", disse o presidente. Os cerca de 700 prefeitos de todos os partidos que compareceram ao Hotel Nacional, em Brasília, receberam o presidente com o coro de "Olé, olé, olá, Lula, Lula", refrão repetido a cada discurso em defesa da reeleição. Durante seu discurso, Lula foi interrompido várias vezes por palmas. O encontro foi encerrado com o hino nacional, cantado com emoção por todos os presentes. [leia] 

Dia 24... O Brasil de hoje é melhor do que O Brasil de três anos atrás e está preparado para dar um grande salto de desenvolvimento. As mudanças implantadas pelo governo Lula são visíveis, principalmente no relacionamento do Executivo com outros poderes e com todos os prefeitos independentes de partidos. Por isso no último dia 19 de julho, em Brasília, foi lançado o movimento “Municípios com Lula e pelo Brasil, que já na largada reuniu 75 prefeitos de 11 partidos diferentes, com o principal objetivo de reconduzir Luiz Inácio Lula da Silva ao segundo mandato, assegurando novas conquistas para os municípios e, consequentemente, para todas as comunidades. [leia] 

Dia 25... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite de ontem (22), em São Vicente, na Baixada Santista, que sua liderança na corrida eleitoral deve-se ao crescimento e ao amadurecimento do povo brasileiro. “Eu sou uma extensão de vocês. Quanto mais eu cresço, eu só cresço porque vocês crescem, vocês amadurecem. Eles agora dizem ‘ah! esse povo precisa ser trocado’. Só falta dizerem mudemos de povo”. [leia] 

Dia 26... Os resultados conseguidos pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro mandato são motivo de reportagens extensas em dois grandes diários franceses nesta terça-feira. No Le Monde, Lula é apresentado como tendo o grande mérito de fazer um "Brasil menos desigual", e por isso, é favorito para a corrida eleitoral brasileira. [leia] 

Dia 27... Pelo levantamento, o presidente passou de 51,4%, no final de agosto, para 51,1% e seria eleito ainda no primeiro turno. "Há um ano e meio, dirigentes do PSDB e do PFL, que não tem moral para falar de ética, chegaram a dizer que não precisavam tirar Lula do poder. Era importante o Lula sangrar, sangrar, sangrar para não ter força para enfrentar a eleição. Enquanto eles fizeram a 'operação sanguessuga', eu fiz a operação transfusão de sangue com o povo, que me deu força para resistir", disse o presidente. [leia] 

Dia 28... Para nós, tudo bem. Para "eles", tudo mal, porém a luta prosseguirá incontinenti. É que valerá a máxima de Carlos Lacerda outrora desferida contra Juscelino Kubitscheck: "não devia ser candidato; não pode ganhar; e se ganhar não deve tomar posse; e se tomar posse é preciso derrubá-lo". Outra não pode ser a compreensão das iniciativas tomadas pelo PSDB e pelo PFL, com guarida inclusive do TSE, a partir do incidente da tentativa de compra de um dossiê contendo informações relacionadas com supostas irregularidades cometidas no Ministério da Saúde, na gestão do atual candidato a governador de São Paulo, José Serra. [leia] 

Dia 29... Dirigindo-se à mídia, usou de ironia ar chamar os jornalistas de "operários da comunicação." "A imprensa tem falado tão bem de mim que eu não sei como agradecer tanto carinho comigo, tanta gentileza comigo, nenhum preconceito contra mim... Tem uma disputa presidencial, mas no fundo tem uma questão de pele em jogo, porque na minha classe não estava escrito que era para gente chegar à Presidência da República." Ele disse que vem sendo provocado, mas avisou que não vai reagir. "Tudo que alguns querem é me chamar de autoritário, mas a democracia é a essência da minha vida." Mesmo assim, contou que pretende publicar um livro "sobre alguns articulistas" que divulgaram "maldades" sobre ele e sua família. [leia]  "Eu vou publicar para verem a quantidade de maldade que fizeram comigo. A quantidade de coisas que fizeram com a minha família e, em nenhum momento, eu reagi. Porque quem acredita em Deus, tem fé, e quem saiu de onde eu saí não tem de reclamar", disse. [leia] 

Dia 30... Quase na boca da urna, tivemos, nos últimos dias, a oportunidade de medir, através de entrevistas e reportagens, as duas visões de país e de desenvolvimento que contrapõem os projetos de Lula e de Alckmin nestas eleições. A aceleração do crescimento nacional em bases sustentáveis é a questão central deste pleito. A opacidade criada em torno do tema, por conta do denuncismo e de um moralismo farisaico, não é gratuita. Não interessa destacar o antagonismo que existe entre a estratégia tucano-neoliberal e as propostas de Lula e do PT. [leia] 

 

cubeh1.gif (12957 bytes)Agosto 2006.. Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez    2005 

Dia 01... A mídia grande trata com luvas de pelica a inclusão de Emerson Kapaz, arrecadador da campanha Geraldo Alckmin, na lista dos sanguessugas. Neste sábado, a Folha de S. Paulo noticiou, pudicamente, que “Baixas na tesouraria atrapalham Alckmin”. Diz que o ex-deputado (PSDB e depois PPS-SP) “era um dos arrecadadores da campanha de Alckmin, especialmente entre o empresariado paulista”. O comando tucano afastou-o “após o surgimento do nome no escândalo”, prejudicando a captação. [leia]

Dia 02... São Paulo, o estado que mais se beneficiou com o trabalho inédito de valorização do salário e da indústria nacional, responde negativamente a tudo que vem desfrutando. Entre o barrabás da insegurança pública e a salvação de sua economia, o povo se mostra indigno. Lula tem rejeição de 46,3% entre o eleitorado da cidade de São Paulo, de acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). A Pesquisa de Avaliação Política (PAP) foi feita em 7 de julho e ouviu cerca de mil eleitores na capital paulista. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O levantamento, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, foi registrado no TSE com o número PET 1970. [leia] 

Dia 03... Segundo Guimarães, para tentar esclarecer a polêmica sobre haver ou não complô da mídia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele pesquisou as manchetes políticas de primeira página da Folha no período de 1 a 29 de julho e a cada manchete fez um comentário. A conclusão a que Guimarães chega é de que o jornal constrói os títulos de suas principais notícias políticas com o claro objetivo de prejudicar a imagem do governo federal e particularmente do presidente Lula. [leia]

Dia 04... Deputados petistas criticaram nesta terça-feira a atuação de setores da grande imprensa brasileira frente ao envolvimento do ex-arrecadador da campanha presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB), Emerson Kapaz, com a máfia das ambulâncias. Ele aparece na lista dos envolvidos com o esquema. Segundo os parlamentares, o fato não teve nenhuma visibilidade nos principais jornais e revistas, o que demostra a disposição de setores da mídia em ocultar os escândalos envolvendo membros do PSDB e do PFL.. [leia]

Dia 05... Indagado sobre a ausência do prometido ''espetáculo de crescimento'', Lula fez uma provocação. ''A gente esquece das coisas. Quando a gente acha que crescimento de 3,5% ou 4% é pequeno, a gente esquece de duas décadas de estagnação na economia brasileira. Nós consertamos esse país. O alicerce está sólido, agora podemos fazer o madeiramento e o telhado, e o povo brasileiro pode morar tranqüilo''. ''Antigamente, os EUA espirravam e nós pegávamos pneumonia. Hoje a economia brasileira está sólida e nós não vamos sofrer percalços. Contruímos a solidez.'' [leia]

Dia 06... Eles estão morrendo de medo da gente ganhar novamente. Eles estão babando de raiva. Vamos ganhar mais votos onde eles mais batem na gente. Falaram em acabar com o PT, que iriam acabar com esta raça (se referindo à frase do senador Jorge Bornhausen de que a aliança do PSDB-PFL acabaria com a raça do PT), mas eles só se lembram dos pobres e do povo em época de eleição - disse Lula, no primeiro comício realizado em São Paulo nesta campanha da reeleição. [leia] 

Dia 07... O presidente Lula em Governador Valadares, fez uma vigorosa defesa do Bolsa Família, afirmando que os seus críticos nunca passaram fome na vida e, além disso, desconhecem a real dimensão do programa. “Vai chegar o dia em que ninguém mais precisará do Bolsa Família. Mas, para isso, é fundamental colocar comida na mesa das famílias mais pobres e garantir a educação de seus filhos. Só assim essas famílias poderão melhorar de vida”. Para Lula, o Bolsa Família representa o cumprimento do principal compromisso que assumiu com o país, o de fazer com que “todo brasileiro tome café da manhã todo dia, almoce todo dia e jante todo dia”. [leia] 

Dia 08... A "mídia corporativa" não consegue criticar a oposição nem elogiar o governo sem enormes malabarismos verbais, na tentativa de manipular a consciência do leitor e fazê-lo tirar conclusões contrárias ao conteúdo da reportagem. Por exemplo, a mídia vem tentando, há alguns meses, acusar o governo de fazer farra fiscal, por causa dos aumentos salariais (mínimo, funcionalismo) e das verbas liberadas para agricultores, industriais, e outros setores. Não cola, todavia, porque o superávit fiscal, apurado mensalmente, prossegue positivo e dentro da meta de 4,25%. [leia] 

Dia 09... A reação contrária de boa parte da grande mídia, da maioria dos analistas, comentaristas e colunistas políticos, de líderes dos partidos de oposição ao governo federal e dos presidentes e parlamentares das duas casas legislativas federais – Senado e Câmara - à proposta de produzir uma reforma política através de uma constituinte exclusiva para essa finalidade, era esperada. Não surpreende, pois vai ao encontro de uma tradição da política brasileira, das coisas serem resolvidas pela superestrutura, pelas elites políticas, em detrimento da ampla participação popular. “Vamos fazer a revolução antes que o povo faça ...”  [leia]  

Dia 10... Nós nunca assistimos a um ajustamento externo tão rápido e, ao mesmo tempo, tão indolor. Você se lembra muito bem do período que nós vivemos em 2002... O risco Brasil foi a 2.400 pontos base, descolou dos outros emergentes. A despeito das minhas discordâncias profundas com o Palocci, a transição foi feita com muita habilidade. Já em 2003, exportávamos em torno de US$ 50 bilhões em 2000 e, em 2005, dobramos as nossas exportações. [leia] 

Dia 11... FHC tem razão quando diz que não se pode colocar todos os partidos no nível do PSDB, tem que mostrar a diferença. Ele, mais que ninguém, conhece todas as maracutaias e a corrupção praticadas pelo PSDB e seu rabo, o PFL. Desde compra de votos para a maldita reeleição dele em 1998, a assassinato de fiscais do MT em Unaí, MG, passando pela Lista de Furnas, pelos Vampiros da Saúde quando Serra era ministro, pelos Sanguessugas, ao caos na Segurança, ou melhor, na insegurança de SP do governo Alckmin. Não há falha na campanha do PSDB. Eles estão mostrando o que são, estão mostrando o que têm e o que fizeram e deixaram de fazer. [leia] 

Dia 12... A entrevista do presidente Lula ontem, 10/8, no JN, não foi boa, foi ótima! O presidente teve a oportunidade de esclarecer, perante milhões de pessoas, as acusações levianas que a oposição raivosa e virulenta faz contra ele. O presidente Lula não deixou nenhuma pergunta sem resposta, não enrolou, não fugiu do assunto, não titubeou para responder, como fez o Alckmin. A entrevista do presidente Lula deve ter sido uma decepção para a oposição raivosa e virulenta, para aqueles que não aceitam que o país seja governado por um migrante nordestino, ex metalúrgico, ex sindicalista.[leia] 

Dia 13... Na primeira de uma série de atividades de campanha que cumpre hoje (12), em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o apoio de 54 prefeitos baianos, incluindo o de João Henrique Carneiro (PDT), prefeito da capital baiana. O ato, realizado no Hotel Tropical, no centro da cidade, reuniu prefeitos de 15 partidos, desde aqueles coligados, como o PT e o PC do B, até os que têm outro candidato à presidência, como o PFL e o PSDB. Todos fizeram questão de manifestar o seu apoio a Lula e, também, ao candidato do PT ao governo da Bahia, ex-ministro Jacques Wagner. [leia] 

Dia 14... Lula falou dos ataques que vem sofrendo desde o ano passado. “Passaram um ano e meio me ofendendo, me agredindo. Mas enquanto eles batiam, eu ia trabalhando devagarinho, quietinho. E hoje o resultado esta aí: o Brasil cresce em todas as áreas e está pronto para viver um novo ciclo de desenvolvimento. Por isso, eu nem me preocupo em citar os nomes daqueles que me agrediram. Eu só vou citar os programas que estão mudando a vida de milhões de brasileiros”. Mais à frente, voltou ao tema. “Em 79, fiz uma assembléia para 100 mil operários e disse que, a partir daquele momento, ninguém ousaria duvidar da força do trabalhador brasileiro. Hoje, depois de praticar todo tipo de ofensa e agressão, eles (a oposição) lêem as pesquisas e vêem que o meu nome está lá na frente. Eles não contavam com o povo. Por isso, eu posso dizer: ninguém ouse duvidar da força do povo brasileiro”. [leia] 

Dia 15...É um quadro em que, mantidas as atuais tendências indicadas pelas pesquisas de opinião, há uma chance de que a eleição seja resolvida logo no primeiro turno, no dia primeiro de outubro. A candidatura Lula tem o apoio, de certa maneira consolidado, de vastas camadas populares. A última sondagem eleitoral, feita pelo Instituto Vox Populi, divulgada agora, confirma resultados também recentes apresentados por outros institutos, e registra o fracasso de determinados recursos usados pela direita e sua mídia, para tentar levar a eleição para o segundo turmo: ostensiva má vontade com a candidatura do presidente Lula, estímulo a desnorteada e insossa candidatura de Alkmin e uma certa complacência com a candidatura de Heloisa Helena.

Dia 16... A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu esta noite (15), em Montes Claros (MG), o apoio de 182 prefeitos mineiros de 13 diferentes partidos, incluindo o PSDB e o PFL. Acompanhado do vice-presidente José Alencar, Lula fez um discurso no qual destacou o diálogo permanente que mantém com prefeitos de todo o Brasil, mas não deixou de ironizar a oposição. “É só chegar à época de eleição para certos candidatos começarem a falar bem dos pobres e mal dos banqueiros. Depois que passa a eleição, eles fazem exatamente o contrário”, disse Lula, provocando aplausos. [leia]

Dia 17... “Apesar das duras declarações e insultos mútuos, os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Peru, Alan García, têm algo em comum: os dois torcem para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, seja reeleito no dia 1º de outubro. Cada um ao seu estilo, países como a Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, além do Peru e da Venezuela, todos parceiros comerciais e vizinhos do Brasil, já sinalizaram a sua preferência: a da continuidade do presidente à frente da condução do país. “ [leia] 

Dia 18... Cinco mil líderes sindicais são esperados nesta sexta-feira (18/8), no clube Juventus, em São Paulo (SP), para a Plenária de Sindicalistas com Lula. É um dos principais atos em apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lideranças de todas as centrais do Brasil - como CUT, Força Sindical, CGT e CGTB - garantiram presença. [leia] 

Dia 19... O Brasil que encontramos em 2003 vivia em desordem econômica, com o maior índice de desemprego da nossa história, inflação em alta e níveis inaceitáveis de concentração de renda e exclusão social. O país estava desestruturado, resultado de seguidos governos neoliberais, de Fernando Collor a Fernando Henrique Cardoso. Nada disso acontecia por acaso. Para Collor, FHC e Alckmin, a natureza e a vida das pessoas devem se submeter à lógica do mercado. [leia] 

Dia 20... Diz a reportagem, assinada por Cláudia Trevisan: “O lucro líquido das grandes empresas com ações em Bolsa quase triplicou nos três anos e meio de governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em relação ao período da segunda gestão de Fernando Henrique Cardoso, de 1999 a 2002”. [leia] 

Dia 21... O presidente Lula reiterou  que o Brasil vive aquele que talvez seja o seu melhor momento econômico desde a década de 60.  Prova disso, segundo Lula, foi o levantamento divulgado pelo Dieese, segundo o qual os trabalhadores brasileiros conquistaram os melhores reajustes salariais registrados num primeiro semestre, desde que se iniciou esse tipo de pesquisa, em 1996. “Já teve época em que o Brasil até crescia mais do que crescia hoje, mas a distribuição de renda não era a mesma”, afirmou Lula, completando: “Se fizemos tanto em apenas 44 meses de trabalho, imagine o que não poderemos fazer nos próximos anos”? [leia] 

Dia 22... A economia brasileira alcançou nos últimos anos as melhores condições das últimas décadas. Os casos de recusa em reconhecê-lo aparecem como uma sucessão de teses duvidosas que, uma depois da outra, não se confirmam. Em julho de 2002, dizia-se que, se Lula fosse eleito, o Brasil entraria em crise. Eu dirigia a área de economia de uma multinacional, e nossas projeções mostravam que as contas externas reagiriam antes que as reservas internacionais se esgotassem. Também era racional prever que o novo presidente manteria a responsabilidade fiscal. [leia] 

Dia 23... O rabo do PSDB, o PFL , quer o Alckmin, mais conhecido por picolé de chuchu, seja mais agressivo quando fizer seus discursos contra o presidente Lula. O que resultou toda a agressividade dessa oposição raivosa e virulenta, que não fez outra coisa durante um ano? Resultou no desprezo do povo, o Arthur Virgilio,PSDB, que foi o mais afoito e queria até dar uma surra no presidente Lula, tem 3% de votos em seu estado o Amazonas, aonde concorre para governador e 58% de rejeição.Lula tem 72% de votos, segundo pesquisas.O Eduardo Paes PSDB,candidato a governador pelo RJ, feroz contra o presidente Lula, feroz contra o PT, tem 2% de intenção de votos, Lula lidera no RJ com 45% . O Bornhausen que disse que acabaria com "essa raça por 30 anos", raça do povo brasileiro que elegeu Lula presidente, disse que vai abandonara política, não concorre a cargo nenhum. Na Bahia aonde feroz mor ACM é senador, Lula lidera as pesquisas com mais de 60% nas pesquisas.  [leia] 

Dia 24... A imprensa brasileira está cada dia pior. Desisti de saber quantos artistas se encontraram com o presidente Lula na casa de Gilberto Gil, nesta segunda-feira (21). O site oficial da campanha de Lula informa que foram mais de 100 artistas. Agência Globo, FolhaPress e Estadão informam que foram 80. Não quer dizer nada porque fui repórter e sei que eles sempre combinam qual número adotar nas matérias. Esqueceram de combinar com o repórter da Reuters (se é que ele foi lá) que decretou que eram 40 os presentes. Mônica Bergamo, da Folha, decidiu ignorar o número e ficar só nas fofocas. Beatriz Coelho, do Estadão, seguiu à risca sua pauta, ressaltando a não-notícia - quem não estava presente e até quem não estava presente porque já apoiava outro, Alckmin. Claro que o Estadão deu a não-notícia na manchete: “Sem Chico e Caetano, Lula encontra artistas no Rio”. [leia] 

Dia 25... Avaliação do governo Lula é a melhor da história do Datafolha. O governo Lula obteve aprovação recorde, segundo dados da pesquisa Datafolha, divulgados pelo Jornal Nacional da TV Globo, na noite de ontem (22). Foi a maior taxa de aprovação a um presidente desde que o instituto começou a fazer pesquisas nacionais de avaliação do governo federal,em 1990. Segundo a pesquisa, 52% dos eleitores avaliam o governo Lula como "ótimo" ou "bom”. Os dados do instituto mostram que o antecessor de Lula, Fernando Henrique Cardoso, atingiu sua melhor avaliação em dezembro de 1996 - 47%,quando estava prestes a completar dois anos de governo. Já Itamar Franco, que governou entre 1992 e 1994, obteve 41% ao deixar o governo, em dezembro de 1994. Fernando Collor de Mello, que comandou o país entre 1990 e 1992, obteve a aprovação de 36% após três meses de governo, em junho de 1990. [leia] 

Dia 26... Após as eleições, seja qual for a decisão popular, estarei na linha de frente da construção de um grande entendimento nacional pelo futuro do nosso país. Temos que reduzir a tensão política, temos que dedicar nosso tempo mais ao que nos une do que ao que nos divide - disse Lula, após falar de seus feitos e do muito que há por fazer, afirmando que as condições para uma arrancada do país estão dadas, mas que é preciso somar esforços. [leia] 

Dia 27... Mais de 200 prefeitos de PSDB, PFL, PPS e PDT, de oposição ao governo federal, já declararam apoio à candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição. A campanha "Municípios com Lula pelo Brasil" reuniu até o momento 700 prefeitos de 13 partidos a favor da reeleição do presidente. Até 20 de setembro, quando os números finais serão anunciados, a coligação de Lula pretende ter conseguido a adesão de 1.500 prefeitos, dos quais pelo menos 450 (30%) ligados aos partidos que apóiam o seu principal adversário, o tucano Geraldo Alckmin. "O que me incomodou foi a maneira agressiva com que o PSDB, e principalmente nosso presidente (Tasso Jereissati), tratou um presidente que tem sido nosso parceiro, afirma Agenor Neto, prefeito de Iguatu (CE), que anunciou sua desfiliação do PSDB para apoiar Lula. [leia] 

Dia 28... Prefeitos e governadores do PSDB/PFL brigam com a cúpula de seus partidos para apoiar Lula. Como é possível, se eles fazem parte da oposição ao governo Lula? Esses prefeitos e governadores fazem parte da oposição, só que não são burros. Sabem que só vão conseguir se reeleger em seus municípios e estados porque o presidente Lula não deixou de atendê-los, não deixou de repassar recursos, de ajudar no que fosse necessário só porque os governantes eram da oposição. O presidente Lula estava preocupado com povo desses municípios e estados, queria beneficiar o povo e assim o fez. O presidente Lula diz que em seu governo o Brasil é um país de todos, e o povo sabe que é verdade, tanto que nas pesquisas eleitorais é Lula de norte a sul do país. Cientistas políticos que notoriamente fazem oposição ao governo Lula já admitem que ele vai se reeleger no primeiro turno, que não há mais tempo de reverter esse quadro. E tempo foi o que a oposição raivosa e virulenta teve de sobra. Passaram o ano de 2005 e este de 2006 sem fazer outra coisa que não uma campanha sórdida contra o presidente Lula. Usaram todos os meios possíveis e imagináveis, todos os termos, todas as ameaças, todas as calúnias e invencionices. Planejaram fazer o presidente Lula sangrar até as eleições com calúnias e mentiras, com a ajuda da mídia safada. Depois, com o presidente Lula enfraquecido, eles iriam retomar o poder e acabariam com "essa raça" por 30 anos. Esqueceram o principal, esqueceram de combinar com o povo. Combinaram com a elite, com a mídia, combinaram entre si, mas esqueceram o povo. [leia]

Dia 29... O favoritismo do presidente Lula provocou uma onda de melancolia nos jornalistas que se julgavam tutores da consciência do povo. Pelas colunas dos duques e marquesas dos jornalões escorre um misto de ira, espanto e tristeza. Essa lamúria deste tipo de jornalismo é um sinal bom. "Os de baixo"se movimentam na direção oposta ao que lhes ordena a mídia "dos de cima". Ante as sucessivas pesquisas de intenção de voto que atestam a possibilidade de vitória de Lula já no primeiro turno, vê-se a arrogância dos colunistas dos jornalões ser substituída pela lamúria. Eles se julgavam donos da opinião pública, tutores da consciência do povo e, agora, ante o favoritismo da reeleição de Lula, derramam lágrimas pelas suas colunas. Lastimam a ineficiência da campanha sistemática que empreenderam contra o presidente da República. [Leia] 

Dia 30... Em editorial, o jornal norte-americano “Los Angeles Times” faz uma avaliação sintética da trajetória de Lula na presidência, acentuando a sua novidade política, os resultados altamente positivos do desempenho do Governo no comando da economia e o sucesso de seus programas sociais de combate à pobreza e diminuição da desigualdade social. Para o “Los Angeles Times”, Lula, um político formado na luta contra a ditadura, foi um presidente que respeitou as “normas democráticas” – destruindo, assim, clichês sobre a esquerda sul-americana. Que soube combinar com habilidade “os interesses dos negócios e dos trabalhadores pobres”. Garantir a estabilidade econômica, controlar a inflação e aumentar o salário mínimo. Sobre o Bolsa Família, em especial, o jornal diz que o programa foi “tão bem sucedido” que o Banco Mundial o propagandeia como “um modelo para o resto do mundo”. Nenhuma surpresa, portanto, ainda segundo o “Los Angeles Times”, com a perspectiva de uma “retumbante reeleição” de Lula à presidência, em outubro. [leia] 

Dia 31... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou, durante entrevista ao Jornal da Globo levada ao ar na madrugada desta quinta-feira (31), porque lidera todas as pesquisas de intenção de voto para as próximas eleições. Com clareza e conhecimento de causa, Lula fez um veemente relato das ações de seu governo, respondeu às perguntas com precisão, contestou equívocos de análise e conduziu a conversa para um debate de idéias sobre o país, a economia e a política. A entrevista foi concedida aos apresentadores William Waack e Cristiane Pelajo. Waack quis saber do presidente como ele via a expectativa de o PT “piorar” seu desempenho nas eleições deste ano. Lula saiu em defesa do partido. “Pra dizer que o PT está pior, tem que dizer quem está melhor”, rebateu. [leia] 

 

cubeh1.gif (12957 bytes)Julho 2006.. Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez    2005 

Dia 01... O mensalão não existiu. Na verdade, houve o valerioduto (Caixa Dois). Mas isso aconteceu com todos os partidos. Aliás, o primeiro a receber dinheiro de Marcos Valério foi o senador Azeredo, do PSDB e ex-presidente nacional deste partido. Ao falar de escândalos como o caixa 2, é preciso observar que uns (políticos) denunciam os outros, quando também eles fizeram a mesma coisa. A mídia sabe que o mensalão não existiu, mas continua designando os deputados de mensaleiros. É que o termo pegou e, por esse motivo, não importa a mentira!  [leia] 

Dia 02... "A mídia está com Alckmin, é evidente. Entre os acionistas das empresas de comunicação do Brasil, diria que a vantagem é de 90 a 10, a favor dele". A avaliação é do jornalista Franklin Martins. O apoio dos meios de comunicação ajuda, mas não ganha eleição. O comentarista político justificou que nessa reta final, a mídia não tem um peso tão grande.   [Leia] 

Dia 03... Com a desclassificação do Brasil na Copa e o início oficial da campanha e da propaganda eleitoral no próximo dia 6, as eleições ganham relevância na atenção dos brasileiros. Os partidos políticos devem oficializar até quarta-feira (5) o registro de seus candidatos à presidente da República, governador, senador, deputados federal, estaduais e distrital. Desde sábado (1), candidatos, agentes públicos e veículos de comunicação terão que respeitar uma série de regras da legislação eleitoral. [leia] 

Dia 04... A candidatura do ex-governador paulista Geraldo Alckmin, postulante à Presidência da República, deu sinais de vida. As mais recentes pesquisas acusaram um significativo aumento das intenções de voto no tucano. Mas para Marcos Coimbra, do Vox Populi, o atual percentual de votos de Alckmin está inflado por um eleitor volúvel, flutuante, que tem por hábito fazer um passeio pelas candidaturas mobilizado pelos programas eleitorais partidários na televisão. [leia] 

Dia 05... As pesquisas recentes da Datafolha e Vox Populi indicam o patamar real de disputa entre os dois candidatos "competitivos" à Presidência da República. A base social do Presidente está praticamente consolidada e a migração de votos dos candidatos "desistentes" move-se, num primeiro momento, em direção a Alckmin. A pesada campanha anti-Lula e anti-PT, que transitou fortemente pela mídia durante um ano, surtiu efeito numa parte significativa dos setores médios e marcou consideravelmente o Governo. [leia] 

Dia 06... “A lista de exemplos dessa má fé panfletária e canalha é imensa, mas fiquemos com apenas um, que mostra bem no que se transformou nosso "jornalismo": já no início da crise a Folha criou o slogan "Escândalo do Mensalão" e passou a usá-lo em toda e qualquer notícia ligada ao PT. Não importava se era mais uma denúncia ou não. Então, passamos a ler no jornal paulista aberrações como: "Escândalo do Mensalão – PT escolhe Mercadante como candidato a governador".  [leia] 

Dia 07... A sordidez para inviabilizar o Governo Lula vem de há muito! Quando Lula foi eleito, aqueles que sempre dominaram o País achavam que tinha sido um mero descuido e se deixaram acomodar, pensando que tal descuido em pouco tempo seria refeito. Quem dorme em travesseiros de seda ou cetim, costuma achar que nada poderá fugir ao seu controle! Engano fatal! [leia]  

Dia 08... “anunciar que vamos votar no presidente Lula e pedir votos para ele", afirmou Sarney. "É possível até que surja um documento oficial de apoio à reeleição depois do encontro e de compromisso do PMDB com a campanha", adiantou. O ex-presidente acha que até o ano que vem o PMDB estará unido para seguir com Lula no prometido governo de coalizão. São poucos os Estados em que o PMDB não estará ao lado do PT nas eleições de outubro. Citou como exemplos Santa Catarina e o Distrito Federal – e poderia mencionar também Pernambuco. Disse que no Rio Grande do Sul o governador Germano Rigotto ficará neutro e, no Paraná, Roberto Requião votará em Lula. "Em São Paulo também não há possibilidade de Orestes Quércia votar em Alckmin. Ficará com Lula", assegurou. [leia] 

Dia 09... As duas últimas eleições presidenciais na América Latina, no Peru, em junho, e domingo passado no México mostraram de forma inequívoca uma pesada reação das forças neoliberais para bloquear a tendência progressista em ascenção na região nos últimos anos. Cabe às forças progressistas brasileiras, reunidas em torno da coalizão pela reeleição do presidente Lula ter em conta essa tentativa de ofensiva da direita na região, que não pode, absolutamente, ser subestimada. [leia]

Dia 10... O governo Lula produziu uma melhora considerável na classificação econômica dos eleitores a partir de 2003, revela pesquisa Datafolha. Cerca de 6 milhões de eleitores saíram da classe D/E. A maioria migrou para a C. Praticamente a metade dos 125,9 milhões de eleitores (49%) considera hoje que sua situação econômica vai melhorar. [leia]

Dia 11... Diante de tudo que já aconteceu no Brasil, inclusive a grande mudança na questão da desigualdade social e até racial, quando negros e pobres estão tendo mais acesso à universidade, à teconologia e outros benefícios que antes eram restritos aos ricos, o grande alvo é chegar a uma reeleição com 80% dos votos no país, deixando apenas que 20% seja formado pelos ricos que perderam o poder, e os pobres desinformados, ignorantes, preconceituosos, gente que merece aqueles governos anteriores ao que vivemos hoje.

Dia 12... "De uma hora para outra o eleitorado passou a avaliar os aspectos econômicos e isso está servindo de colchão amortecedor do presidente Lula". "O eleitor está analisando esta eleição com o bolso", diz ele. De acordo com a pesquisa CNT/Sensus, 41% dos ouvidos avaliam o atuação do presidente como positiva, o maior índice desde abril do ano passado. Neste raciocínio, o eleitor avalia que é melhor ficar com um candidato conhecido que está melhorando os indicadores econômicos do que um candidato desconhecido. "Dos 44% que dizem que vão votar no Lula, boa parte não votaria em outro candidato de jeito nenhum". [leia] 

Dia 13... "Acho que somos totalmente diferentes: na maneira de governar, nos valores éticos, na visão de mundo, na questão macroeconômica, na política externa, na qualidade dos serviços públicos de saúde, educação e segurança. Somos bem diferentes." Palavras de Alckmin, e ele está certíssimo!  Alckmin reconheceu que o governo Lula é diferente e muito melhor do que foi o seu governo em SP. [leia]

Dia 14... Na recente eleição na Bolívia, um instituto independente constatou que 87% das notícias foram de oposição ao candidato Evo Morales; na Venezuela é conhecido o papel golpista da mídia contra Hugo Chávez. Parece que os donos dos meios de comunicação do Brasil desejam disputar e ganhar o campeonato da manipulação em nosso continente!  ...a força adquirida pelos meios de comunicação nas últimas décadas. A mídia tem, na contemporaneidade, o poder de instituir o que é, ou não, real”. A partir da concepção burguesa de mundo, ela “cria e legitima valores e determina a “agenda de discussão” na sociedade. “Ao redor de 80% dos temas falados no trânsito, trabalho, casa ou nos encontros sociais são colocados à disposição pela mídia”. [leia] 

Dia 15... Para começo de conversa, a popularidade de Lula no Brasil é muito mais alta que a de Bush nos EUA. O Lula é inacreditável. Eu estudo o Brasil desde 1962. De lá para cá, o país teve vários presidentes. Nenhum deles é como o Lula. Ele é o próprio Teflon, nenhum escândalo gruda nele. Além de ser o primeiro presidente latino-americano vindo da classe operária. A base do Lula é muito forte. Ele está conseguindo reduzir a pobreza e a desigualdade no Brasil. Certamente as elites em Ipanema não vão votar nele pela segunda vez. Mas o povo vai. O povo pensa que o Lula é honesto e, até agora, ninguém conseguiu provar que não é. [leia] 

Dia 16... Acredito que o Lula tem a consciência de que seu segundo mandato pode estabelecer seu lugar na História. Creio que ele vá manter uma política fiscal conservadora. E o Brasil está numa situação extremamente vantajosa do ponto de vista econômico: vocês pagaram o FMI, reduziram o endividamento externo, as taxas de juro têm caído, ainda que vagarosamente, e, além do mais, estão perto de obter o grau de investimento das agências de classificação de risco. [leia] 

Dia 17... A Agência Brasil ficou atrás apenas da tradicional agência inglesa Reuters, em funcionamento há mais de um século. Em terceiro lugar, ficou a Agência Estado, que recentemente passou a distribuir a seus assintantes os conteúdos produzidos pela Agência Brasil, em quarto, a BBC Brasil e, em quinto, a Folha Press, do grupo Folha. “O resultado dessa enquente representa a afirmação da Agência Brasil como um veículo de informação com credibilidade. Só se conquista esse reconhecimento junto a profissionais do jornalismo, que são extremamente críticos, se eles acreditam no que a agência está veiculando”, avalia José Roberto Garcez, diretor de jornalismo da Radiobrás. [leia]

Dia 18... Eles estão, sim, na política, nos partidos e em outras instituições, mas, claro, estão também, e principalmente, na grande imprensa – grande em recursos e estrutura, mas nanica em ética e credibilidade. É exatamente aí, na grande imprensa, paradoxalmente tão nanica, que colunistas e articulistas, verdadeiros sabujos das elites, agem como porta-vozes desses doutos velhacos, ou, a depender do doce sabor do que lhes é oportuno, mantém seu silêncio cínico e hipócrita. Aí, nessa privilegiada tribuna, que esses "jornalistas" exercitam despudoradamente sua indignação seletiva. Demonstram-se indignados com um suposto "mensalão"(sic), com o caixa 2 do Partido dos Trabalhadores, mas são lenientes e fazem vista grossa ao caixa 2, acrescido da bandalheira nos demais partidos – e, sabe-se desde sempre, todos se utilizam desse expediente ilícito na arrecadação de fundos eleitorais. [leia] 

Dia 19... O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu reduzir, por unanimidade, em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros brasileira, a Selic, que agora está em um patamar de 14,75% ao ano – o mais baixo desde abril de 1975. A decisão confirmou as projeções do mercado. [leia] 

Dia 20... Nunca é demais lembrar que, em política, é legítimo avaliar um acusado pela trajetória dos acusadores. Vale, então, reparar quem são muitos daqueles que abriram fogo contra Lula. São os mesmos que não hesitaram em apoiar o Golpe de 64, que sabotaram as Diretas Já, que apoiaram Collor e defenderam o programa neoliberal de FHC até o fim. [leia]

Dia 21... Exatamente às 20h21 desta quinta-feira (20/7), o presidente cubano Fidel Castro desembarcou em solo argentino para participar da 30ª Reunião de Cúpula do Mercosul. Em meio a um grande dispositivo de segurança o líder comunista deixou o aeroporto Pajas Blancas em Córdoba, enquanto centenas de manifestantes saudavam-no aos gritos de ''comandante!'' e fortes aplausos. [leia]

Dia 22... O objetivo é aparecer bem na telinha da Globo, no JN; na cabecinha não-pensante deles, se funcionou com Collor, pode funcionar com Alckmin. Não importa que ele seja na realidade um incompetente, cria de FHC do PSDB, não importa que ele vá afundar o país. Em 8 anos de FHC o país perdeu empregos, perdeu a luz, perdeu estatais, perdeu a credibilidade, perdeu investimentos. [leia] 

Dia 23... “No encontro nacional da Conen (Coordenação Nacional de Entidade Negras, realizado em Salvador nos dias 11 e 12 de julho foi, aprovado apoio à reeleição de Luis Inácio Lula da Silva no primeiro turno. Antes, é importante dizer que a Conen agrega mais de 300 entidades do movimento negro organizadas em âmbito nacional. [leia] 

Dia 24... Parece que o Brasil ainda não aprender, depois da última eleição para presidente, e depois de quatro anos de melhorias, mudanças profundas e todas as áreas, em vez de um Lula da vida estar com com uns 80% de aprovação, até mesmo, se fosse o caso, por falta de uma opção melhor, ainda há gente em dúvida ou indicando voto para a oposição. É lastimável.

Dia 25... “Mês após mês, religiosamente, a Folha de S.Paulo investe contra os movimentos sociais, ora contra a UNE, ora contra o MST, sempre na tentativa de desgastá-los junta à opinião pública. No caso da UNE, não por acaso, as acusações centram fogo em dois assuntos: 1) carteirinha estudantil, tema que jornal não tem a isenção necessária, uma vez que mantêm uma parceria comercial com uma distribuidora de carteirinhas; 2) Suposta proximidade com o governo Lula, o mesmo governo que a Folha faz oposição radical e sistemática. A seguir nesse ritmo, a Folha acabará tendo que responder aos seus leitores: a quem serve a Folha?” [leia] 

Dia 26... Como publicado na edição de domingo do Estado (Política econômica muda a rota), alguns observadores estão apostando na mudança da política econômica, especialmente se o presidente Lula arrancar um segundo mandato. Essa política deixaria a ênfase no combate à inflação e no equilíbrio orçamentário para buscar mais investimentos públicos e mais crescimento econômico.” [leia] 

Dia 27...A estrutura do sistema de mídia no Brasil se desenvolveu historicamente em torno da propriedade cruzada e de uma aliança estratégica entre uns poucos e poderosos grupos empresariais e familiares nacionais ("modernos") e as velhas oligarquias políticas locais e regionais. Essas oligarquias, atrasadas e conservadoras, são herdeiras do mandonismo da política clientelista da Velha República, que tinha como base o latifúndio e até hoje sobrevive em vários Estados brasileiros. [leia] 

Dia 28... A pesquisa do Ibope de ontem (25/6), que confirma a tendência de vitória de Lula já no primeiro turno foi mais um balde água fria no PSDB. Nem a ajuda de Heloísa Helena do PSOL ao Alckmin do PSDB sinaliza que pode haver 2º turno: esperavam que ela chegasse aos 15%, mas detém míseros 8%. O clima é de desânimo e cansaço no PSDB, eles estão esgotados com a armação de tantas maracutaias, ilações e calúnias para desgastar o presidente Lula. Sabem que impossível fazer o Alckmin decolar, devido a sua falta de carisma e a sua péssima administração em SP, principalmente na área da segurança. E isso o Brasil e o mundo todo assistiram, os conflitos violentos em SP e a cidade dominada pelo PCC, como fruto da total incompetência de 12 anos do governo do PSDB em SP. [leia] 

Dia 29... Na verdade, reporto-me às diversas "bombas" que pululam na grande imprensa e têm incautos leitores como alvo principal. Quem acompanha os noticiários se indigna com a política ou com a mídia que repete perenemente absurdos, todos voltados para causar a impressão de um governo Lula frágil e um PT supostamente morto e enterrado ou bem diferente do de outrora, das lutas e dos sonhos. Como se em algum momento no passado tivessem tido outro tipo de tratamento para com o PT. [leia] 

Dia 30... Para o deputado Maurício Rands (PT-PE), o recuo do irmão de Celso Daniel serve de exemplo para todos que praticam o denuncismo vazio. “As pessoas precisam ter mais cuidado ao formular conclusões negativas envolvendo homens públicos sem as devidas provas”, disse. Segundo o petista, no Brasil, existe uma cultura de condenar as pessoas somente com base em boatos ou acusações vazias. [leia] 

Dia 31... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em comício realizado na noite de sábado (29/7), em Porto Alegre (RS), desafiou a oposição a debater as realizações de seu governo. "Quero debater qualquer tema - educação, saúde, geração de empregos, economia. Aí vamos ver se tem comparação entre o que este governo realizou e o que eles realizaram", afirmou, arrancando aplausos do público que lotou o ginásio Gigantinho. [leia] 

cubeh1.gif (12957 bytes)Junho 2006.. Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez     2005 

Dia 01... “Hoje o país está numa encruzilhada. Pode seguir o caminho do desenvolvimento ou do retrocesso neoliberal. Para alcançar o primeiro, a reeleição de Lula é uma necessidade premente. Com uma ampla coalizão de forças formada por partidos de esquerda, progressistas e de centro, será possível realizar um segundo mandato sintonizado com as necessidades do povo brasileiro. No entanto, se o país tomar o outro caminho, será a volta dos ditames neoliberais e um retrocesso para o país. [leia] 

Dia 02... “Lula seria reeleito no primeiro turno se as eleições fossem realizadas hoje em qualquer cenário, segundo o Ibope. O presidente atinge entre 62% e 63% dos votos válidos no primeiro turno, o que lhe garantiria, em tese, uma votação superior a que ele obteve no segundo turno em 2002, quando ficou com 61,3% dos votos válidos. Lula tem 48% dos votos e supera a soma das intenções de voto de todos os adversários, que chega a 29% no cenário sem o PMDB, considerado o mais provável.” [leia] 

Dia 03... A "cristianização" é uma tradição na política brasileira desde o episódio que lhe deu o nome: o apoio velado do maior partido político da época, o PSD, ao candidato do PTB, Getúlio Vargas, em 1950, mandando literalmente às favas as pretensões do correligionário mineiro Cristiano Machado, lançado oficialmente na convenção do partido. Dez anos depois, Juscelino Kubitschek, de olho na eleição de 1965, jogaria terra na cova do pessedista Henrique Lott favorecendo Jânio Quadros, apoiado pela UDN. E, na primeira eleição direta após a ditadura militar que resultou de uma série de irresponsabilidades civis, entre as quais esta, o chefão do PMDB, Ulysses Guimarães, seria "cristianizado" em favor do franco-atirador Fernando Collor de Melo, em 1989. [leia] 

Dia 04... A mídia comemora em grande estilo o seu feito, um ano de exploração de denúncias infundadas, enxovalhamento do PT e do presidente Lula. Cobra, condena e ataca o PT de maneira parcial, tão parcial que não revela que o valerioduto é cria do PSDB de FHC, Alckmin, Serra, Azeredo e muitos outros desde 1998 ou antes. A mídia tucana afirma que Lula sofreu mais pedido de impeachment que FHC em 8 anos, mas não revela que ela mesma articulou isso. Não cita que FHC engavetou todas as CPIs para investigar as maracutaias em seu governo, e nem revela que acobertou maracutaias do governo do PSDB, principalmente as privatizações que até hoje permanecem nebulosas. [leia] 

Dia 05... À medida que os mais humildes revelam esperança no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cresce o ódio que a oposição lhe devota. A cada ponto percentual que indica a provável reeleição de Lula, seus opositores entram em pânico e encontram os mais esfarrapados motivos para manifestar suas cóleras. Nos primeiros momentos da crise política deflagrada pelas denuncias do caixa 2 petista e o suposto "mensalão", quando setores da imprensa decretavam a extinção do PT, alguns políticos da dobradinha PSDB/PFL declaravam-se "decepcionados" com o PT, como se, em qualquer época, tivessem nutrido alguma admiração pelo partido. [leia] 

Dia 06... Uma comparação entre a última pesquisa Datafolha e o levantamento feito pelo mesmo instituto em maio de 2002 mostra que houve uma troca do eleitorado entre as intenções de voto em PT e PSDB. Há quatro anos, a pesquisa mostrava vantagem de Lula de 17 pontos percentuais entre os eleitores com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos. Na última pesquisa Datafolha, Lula alcança uma diferença em relação ao candidato tucano de 31 pontos entre o eleitorado que recebe até dois salários. No segmento entre dois e cinco salários mínimos mensais, Lula tem uma vantagem de 20 pontos. [leia] 

Dia 07... Pelas pesquisas de opinião pública, não só em relação às eleições para presidente, mas também, quanto ao desempenho da imprensa, parece que minhas reações são as da grande maioria: todo dia, antes, passo pelos sites informativos da UOL, Terra e outros, num sentimento de que estou na fofocaiada não confiável, depois, vou para o site da Agência Brasil, com o sentimento de que “agora vamos conversar sério sobre o que realmente acontece de importante no país, para o bem de todos

Dia 08... Se vencer as eleições, Lula sabe que o próximo mandato poderá colocá-lo na História ao lado de Vargas ou ao lado de Fernando Henrique. Cabe-lhe escolher o seu companheiro de posteridade. Mas como será possível retomar um projeto de desenvolvimento com o Congresso que temos? [leia]

Dia 09... Ciro Gomes (PSB) defendeu hoje a atuação de Lula em relação aos escândalos de ilegalidade no PT e as denúncias de mensalão envolvendo o governo. Criticou a oposição, dizendo que não tem moral para criticar. "Aqueles que chafurdam na lama da corrupção brasileira há 100 anos agora apontam o dedo para criticar(...) Essa gente que tanto lhe ataca, destruiu os empregos do Brasil (...) Essa gente que não tem moral para falar da sua dignidade. Apesar de que o senhor tem humildade para pedir desculpas sobre fatos que o senhor não tinha conhecimento.  [leia]  

Dia 10... Uma das principais conclusões tiradas do estudo "O Crescimento Pró-Pobre: o Paradoxo Brasileiro", é a de que o Estado brasileiro fez uma clara opção pelos mais pobres, com o objetivo de melhorar as condições de vida dessa população. Com isso "o governo está reescrevendo a história do país". Ele explicou que o Estado brasileiro começou a gastar mais em programas sociais e isso explica o aumento da renda dos mais pobres e também a redução das desigualdades verificadas com mais intensidade nos últimos três anos. [leia] 

Dia 11... “Francos adversários nas eleições presidenciais, PT e PSDB terão aliados comuns nas disputas estaduais em outubro. Ambos os partidos vão dividir o apoio de PMDB, PDT e PV, além de PTB, PL e PP em difrerentes Estados. De acordo com levantamento realizado pelo jornal Folha de S.Paulo, os aliados exclusivos do PT até agora são PSB e PC do B, enquanto os tucanos terão o PFL como principal leganda coligada.” As diferenças enstre os exclusivos, mostra a distância entre PT e PSDB na realidade política nacional. [leia] 

Dia 12... "Para mim, até agora, não existiu nenhuma polêmica. Vocês [jornalistas] criaram polêmicas. Independentemente disso tudo, eu me preparei para estar bem e espero corresponder dentro de campo". Essa afirmativa de Ronaldo, o Fenômeno, mostra bem o mal que assola a imprensa brasileira. A fofoca, o disse me disse, o tititi tomou conta da grande imprensa em todos os níveis. Muito mais importante que a notícia e análise desta é a manchete, muitas vezes sem pé nem cabeça. Uma opinião dada por alguém sobre assunto que não interessa, na verdade, a ninguém a não ser às comadres fuxiqueiras tão ridicularizadas no passado e agora figuras constantes na Imprensa dita séria desse país. Temos, portanto, o beisteirol midiático. Isso é ridículo e temerário. [leia] 

Dia 13... PSDB/PFL ganham a eleição para presidente. Alckmin do PSDB é eleito presidente do Brasil, com o vice José Jorge do PFL. A elite está em festa, comemora em grande estilo regado a champanhe Veuve-Clicquot e Moet et Chandon. A mídia estampa a manchete em seus jornalões: VENCEMOS, SOMOS PODER! , outra manchete: VIVA, SAI O PROER DA MÍDIA! O tempo passa e o governo segue, ACM ministro da justiça determina a prisão de toda a esquerda brasileira, todos os movimentos sociais, proíbe qualquer movimento estudantil ou sindical. Determina a liberação imediata dos mais de 2.000 presos nas operações da PF no governo Lula, juízes, delegados, funcionários públicos, advogados, policiais, políticos, banqueiros, doleiros, empresários, presos por corrupção, lavagem de dinheiro, contrabando, sonegação fiscal, são libertados, essas pessoas não podem ficar presas, são a elite deste país do qual ACM faz parte. [leia] 

Dia 14... Alckimin, como candidato está na imprensa estrangeira; o contrasenso está, que, hoje, esta mídia se interessa pelas eleições do Brasil, graças, não ao que o PSDB fez e tem feito pelo nosso país, mas por causa daquele que ele quer tirar do poder, Lula. Ainda em constrasenso, o mesmo Alckimin informa que, sendo eleito, mandará um projeto de reforma política para o Congresso, principalmente acabando com reeleição para preseidente da repúbica, esquecendo que isto foi mal para o Brasil, no tempo do partido dele no poder, hoje isto é totalmente benéfico a todos.

Dia 15... "A pesquisa mostra que a estratégia que os tucanos desenvolveram não mostrou nenhuma eficácia. O crescimento da rejeição de Alckmin é um sinal de que a população quer discutir propostas para o país. Estamos numa fase do esgotamento do denuncismo. Chegou num ponto em que as pessoas perceberam que a oposição estava numa tentativa de desestabilizar e perturbar os trabalhos do governo. E a população reagiu de maneira oposta", disse o ministro. Tarso disse ainda que a pesquisa mostra que a população está aprovando as políticas públicas adotadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”  [leia] 

Dia 16... “Até agosto, setembro, a cobertura foi boa. A partir desse ponto, a imprensa parou de investigar e passou a comer na mão dos deputados e senadores, afogando-se em denúncias e mais denúncias que não se sustentavam por mais de 48 horas cada uma. A mídia será julgada por essa cobertura. Ela teve muitos problemas. O primeiro foi tratar a questão como semelhante ao escândalo Collor-PC Farias. Não era. Foi uma cobertura extremamente difícil. Os crimes cometidos não são novos na vida republicana. Qual o problema? É que o PT prometia uma renovação, um outro padrão de conduta política e acabou decepcionando seu próprio eleitorado. Não falo de todo o PT, mas de uma parte significativa.”  [leia] 

Dia 17... “acusa a “imprensa em geral” de ter voltado aos tempos da Oban e do Doi-Codi – órgãos repressivos da ditadura militar –, quando a perseguição aos adversários do regime contava com o apoio de boa parte da mídia. “As notícias que nós temos é que houve muita pressão nas redações contra os jornalistas que não estavam na corrente geral para derrubar o PT e o governo Lula”, afirma Dirceu, lembrando o caso emblemático da demissão de Franklin Martins da TV Globo. “Isso pode significar uma tendência de um certo macartismo na imprensa”, diz.”  [leia] 

Dia 18... “Boa parte da população acha mesmo que houve corrupção, mas não está claro como aconteceu. A confusão foi produzida pela própria mídia, ávida por denúncias e mais empenhada em incriminar do que em investigar. A começar pelo próprio nome - "mensalão" -, que se impôs pela repetição, como uma marca, e acabou virando seção fixa de jornal. Deputados passaram a ser chamados genericamente de "mensaleiros". Ocorre que nunca foi provada uma relação entre pagamentos regulares e votações de deputados a favor do governo.”  [leia] 

Dia 19... Vou reclamar, mas é natural que aconteça, e oposição é para isto mesmo, colocar a boca no trombone, gritar, acusar, para que as autoridades competentes averigúe a realidade ou não da acusação... estão reclamando que o presidente Lula está usando a propaganda oficial para auto-promoção. Isto é verdade, pois todos sabem que o que se divulga, é o que aconteceu ao bem do povo e desta nação brasileira.  [leia] 

Dia 20... O novo ministro das Relações Exteriores do governo de centro-esquerda da Itália, Massimo D'Alema, sustentou nesta segunda que "Fidel Castro não pode ser considerado o futuro da América Latina. Olho com mais interesse para Lula". Em sua primeira entrevista coletiva com jornalistas internacionais como chanceler, o líder dos Democratas de Esquerda destacou a importância de Luiz Inácio Lula da Silva na América Latina. "Ele tem desenvolvido uma intensa política latino-americana, um líder continental como nunca antes havia sido um mandatário brasileiro", [leia] 

Dia 21... “Onde Lula chegará só Deus e a Lei de Segurança Nacional sabem”, dizia a orelha do livro Lula, o metalúrgico — Anatomia de uma liderança. Vinte e cinco anos depois, com Lula presidente do Brasil, eleito pelo Partido dos Trabalhadores que ajudou a fundar, este livro se transformou num documento histórico e jornalístico excepcional. Daí seu relançamento com o título Lula - O início. [leia]   

Dia 22... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manda um recado a seus críticos: "Respeito é bom, eu gosto de dar, e muito mais, eu gosto de receber". Ele se recusou a falar de eleições. "Só discuto depois que houver convenção, depois que houver definições", disse. Para Lula, o Brasil tornou-se uma "nação grande" e também quer respeito do mundo. "Mas se quiser respeito, tenho que me respeitar primeiro", salientou. "E durante muitos anos este país não se respeitou." Ele lembrou que, ao assumir o governo, o Brasil precisava vender dólares para baratear o preço da moeda, enquanto hoje compra para encarecê-la um pouco.  "O ministro da Fazenda corria para Washington todo fim de ano para fechar as contas aqui. Hoje não pagamos o FMI. Hoje nós devolvemos ao FMI US$ 15,6 bilhões, que estavam ali e a gente estava pagando juros", afirmou. "Não queremos mais o FMI, não queremos mais o Clube de Paris." [leia] 

Dia 23... "Essa é a década da redução da desigualdade nos países mais desiguais do mundo", afirmou o economista Marcelo Néri. No estúdio da TVE, no Rio de Janeiro, acrescentou que a renda do trabalhador brasileiro tem caído nos últimos dez anos (...) o país vem investindo mais na área social: "Não basta distribuir a renda, os programas têm que beneficiar mais os mais necessitados". [leia] 

Dia 24... O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, assegurou que o PCdoB apoiará, "com muito entusiasmo", seja de maneira formal ou informal, a campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, ao participar de um evento na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte, Rebelo criticou a atual diretriz econômica e pregou a necessidade de uma reunião de forças políticas, sociais e intelectuais para remover os "entulhos doutrinário, ideológico e político que travam o crescimento do País". [leia] 

Dia 25... "Hoje eu estou aqui para anunciar que sou, mais uma vez, candidato à Presidência da República", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na Convenção Nacional de seu partido, o PT. "Estou aqui para dizer a vocês que decidi submeter meu nome e meu governo, humildemente, ao julgamento dos meus irmãos brasileiros", afirmou, no que foi saudado pela platéria com o canto "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula-lá", que o acompanha desde a campanha presidencial de 1989. [leia] 

Dia 26... Lula disse que é novamente candidato porque o atual mandato provou que “é possível promover o crescimento econômico com geração de renda e inclusão social”. “Queremos provar que é possível ampliar essas conquistas para termos um país com esperança e um futuro cada vez melhor”. “Volto a ser candidato porque amo o Brasil e amo meu povo. Meu mandato só acaba em 31 de dezembro. Mas, se acabasse hoje, eu diria que não fizemos tudo o queríamos, mas fizemos muito mais do que muita gente imaginava”. [leia] 

Dia 27... “Se tivesse que destacar uma área de prioridade máxima, eu citaria a educação. Quero ser o presidente que mais fez pela educação no Brasil”, afirmou, voltando a afirmar que cada centavo aplicado no setor representa um centavo a menos na construção de cadeias. “Não existe país desenvolvido com povo analfabeto”, ressaltou. Segundo ele, a história mostra que o desenvolvimento não se mede pelo “grau de ignorância de um povo”, mas pelo “grau de conhecimento”. [leia] 

Dia 28... O presidente Lula, afirmou que, antes dele, o “Brasil era uma coisa meio desarranjada” e revelou que se questionou sobre se deveria disputar o governo diante de algumas avaliações de que o País quebraria. “Economistas sérios como Paul Singer e Maria da Conceição Tavares achavam que a gente ia ter muita dificuldade; alguns achavam até que o Brasil estava quebrado”, acrescentou.  Afirmou que só conseguiu “arrumar” a economia por procurar especialistas. [leia]

Dia 29... “Esse manifesto político foi construído coletivamente pelas entidades que compõem a CMS”, lembrou o dirigente na Coordenação dos Movimentos Sociais. “Queremos dar ampla visibilidade a essas propostas e reivindicações, debatê-las com outros segmentos da sociedade e apresentar como plataforma de reivindicação aos candidatos à Presidência da República”, afirmou. Entregou-se o Projeto Brasil a Lula. Lula “está aguardando o melhor momento para se pronunciar a respeito”. [leia] 

Dia 30... “A homologação da candidatura Lula para um segundo mandato é o começo de uma nova etapa, que resulta daquilo que se construiu até agora e permite, para diante, o avanço da transição a um projeto nacional de desenvolvimento com distribuição de renda, valorização do trabalho e integração continental. O primeiro mandato, superando a difícil situação herdada do governo de FHC, criou as condições para vingar a construção do novo projeto. Por isso, o segundo mandato se impõe a fim de se alcançar a concretização desse projeto, impedindo a sua descontinuidade e a volta das forças conservadoras, capitaneadas pelos tucanos.”  [leia] 

 

cubeh1.gif (12957 bytes)Maio 2006.. Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez     2005 

Dia 01... O presidente Lula avisou, criou uma expectativa sobre o 1º de Maio. Disse que pretende fazer com que seja o melhor, em 20 anos no Brasil. Agora, ainda é manhã do dia, e estamos esperando o passar das horas para reverenciar o que está proposto para que tudo isto se concretize. Vamos ver o que está possível fazer pelos trabalhadores brasileiros, além do que já se tem conseguido até aqui.

Dia 02... Para os sindicalistas, representantes dos trabalhadores, de gente que experimenta as conquistas, mas não sabe o preço que elas significaram para uns e outros no desenrolar da história; assim, para todo mundo, dois grandes passos históricos foram dados ontem, no dia do trabalho, no Brasil: o reconhecimentos oficial das Centrais Sindicais, e a regulamentação do direito de greve com a organização de um Conselho que vai patrocinar as relações entre governo, trabalhadores e empresas. Tudo ainda é projeto, mas é um grande passo.

Dia 03... Os brasileiros confiam pouco nos meios de comunicação e ainda menos no governo (ou políticos?). De acordo com uma pesquisa realizada com mais de 10 mil pessoas, o Brasil é o país em que os cidadãos mais acham que existe interferência do governo (dos políticos) sobre a mídia (64%). Menos da metade dos brasileiros (45%) confia nas informações obtidas através da mídia e só 30% acreditam no governo (nos políticos). A pesquisa mostra que os brasileiros não estão sozinhos em suas desconfianças. Em média, nos 10 países pesquisados, 61% confiam em informações provenientes da mídia, contra 52% que disseram acreditar no que diz o governo. [leia]

Dia 04... “O deputado Luciano Zica (PT-SP) condenou o “terrorismo” da imprensa brasileira, bem como a “cara-de-pau” de setores da oposição, no tratamento da questão envolvendo a nacionalização das reservas naturais da Bolívia.  Ele defendeu a legitimidade do ato boliviano e a posição do governo brasileiro, que busca saídas negociadas para atender aos interesses da Petrobras na Bolívia. O deputado também fez um histórico dos acordos feitos por governos passados na questão do gás, os quais considerou irresponsáveis.” [leia]

Dia 05... A imprensa continua sofrendo com sua descredibilidade: a pesar de suas campanhas contra Tony Blair, na Inglaterra, as perdas sofridas por ele e o partido, foram mínimas [leia]; por outro lado, quando diz “STF recebe lista de parlamentares ligados a fraude”, com certeza, se tivesse nome do PT, a manchete seria outra, como realmente, até aqui, não tem nome ligado ao PT. [leia]

Dia 06... “O que importa, gente, é que nós não nos representamos. Se dependesse de mim, eu voltava para minha casa para conviver com a minha família. Eu não estou na política por mim. Eu estou na política por aqueles que não tiveram a mesma chance que eu tive, e são ainda a maioria nesse país. E nós precisamos elevá-los à condição da cidadania. Isso só pode ser feito com o PT unido. Isso só pode ser feito com uma aliança forte com os partidos de esquerda. Isso só pode ser feito se a gente conseguir detectar na sociedade brasileira quem são nossos aliados e nossos adversários. Se a gente tiver essa finesse no trato político, que venham, por que estaremos prontos para rechaçá-los.”  [leia] 

Dia 07... Adoro ter operário de esquerda no poder. “Adoro pelo simbólico que é, pela afronta que representou e representa, pelo que esfrega na cara da classe dominante, pelo desespero em que ela tem entrado diante da possibilidade de que o operário seja reeleito – desespero expresso de maneira reiterada, em letras de manchete, pela imprensa covarde e, ela sim, corrupta, mentirosa. [leia] 

Dia 08... Uma das principais intelectuais petistas, a filósofa Marilena Chauí, em entrevista ao suplemento Eu & Fim de Semana, do jornal Valor Econômico, analisa a crise, defende a ética da política e aposta nos movimentos de refundação do partido. Marilena também defende a esquerda e acusa a oposição de criar um ambiente para o desencadeamento da crise política. [leia] 

Dia 09... Tenho a impressão de que desde o início a Ordem cometeu um equívoco porque não havia um fato que caracterizasse crime do presidente da República. Foi feito o anúncio da intenção do pedido de impeachment, que ganhou a imprensa, e agora era preciso dar uma saída honrosa. E foi o que a Ordem fez. Concluiu que não há fundamento e para que o conselheiro não fique mal, resolveu representar à Procuradoria". [leia] 

Dia 10... Uma pesquisa revelou que o Brasil é, comparativamente, onde o povo está mais descontente com a sua mídia: 80% disseram que a mídia exagera na cobertura das notícias ruins; 64% concordam que raramente encontram na grande mídia as informações que gostariam de obter; 45% não concordam que a cobertura da grande mídia seja acurada; e 44% declaram ter trocado de fonte de informação nos últimos 12 meses por haver perdido a confiança.  [leia] 

Dia 11... Hoje, comemorando um ano de designe dinâmico no site da igreja, entre outras coisas, duas serão marcantes: primeiro vamos ter um novo rosto para o site da igreja, que não será permanente, já que mensalmente trocaremos por rostos significativos e apropriados ao que o site se propõe; segundo, teremos íncones para notícias, abrindo para a mídia da direita política e outra para esquerda política.

Dia 12... O novo rosto do site da igreja continua robusto e belo, mesmo com a mudança do designe. Com um azul celeste universo, mostrando anjos sobrevoando a atmosfera da terra, a nova frente do site dá uma belez celeste em mil encantos. Tudo é muito surpreendente na visão e nas cores do que está homenageando o ano com aquele rosto dinâmico de águas em movimento. [veja]

Dia 13... A Polícia Federal, sem alardes políticos, sem holofotes, como nas CPIs, está desbancando uma série de crimes e corrupções contra o patrimônio público, chegando a verdades sem acusações desnecessárias contra tudo e todos, contra inoscentes ou inimigos políticos. O esquema “sanguessuga” é um grande exemplo, a pesar de muitos nomes da oposição já estarem incluídos; só que não é feitio do PT fazer o que a oposição tem feito, a preço caro, e por outro lado, a mídia parece não está interessada no assunto, até que um nome do Partido dos Trabalhadores surja, entre os cento e tantos parlamentares já incluídos, quase que comprovadamente. [leia mais] 

Dia 14... "A Veja vem assim já há algum tempo, não é de hoje não. Mas eu acho que ela chegou ao limite da podridão da imprensa. Não sei se um jornalista que escreve uma matéria daquela tem a dignidade de dizer que é jornalista. Ele poderia dizer que é bandido, mau-caráter, mau-feitor, mentiroso. É até constrangedor um presidente da República saber que tem uma mentira dessa grosseria numa revista que deveria respeitar os seus leitores. Os leitores pagam a revista, são induzidos a assinar e não merecem a quantidade de mentiras que a Veja tem publicado", disse Lula. [leia] 

Dia 15... “Liberdade de Imprensa, no Brasil, é a condição de se publicar o que quiser, quantas vezes quiser, da maneira como melhor quiser, agradando e desagradando quem quiser, para obter os resultados que quiser, amplamente protegido pela lei, pela opinião publica e totalmente pelo próprio corporativismo, inclusive o concorrente.” Disse um diretor-proprietário de uma grande rede de comunicação.

Dia 16... O governo de São Paulo, diante da vergonha que está passando com sua fraqueza ante o crime organizado, insiste em rejeitar a ajuda do governo federal, PSDB e PFL não querem ajuda do PT; mas numa ética impressionante, além de não querer usar o caso como folguedo político, o Presidente Lula, pelo seu Ministro Bastos, disse que entende, mas se mantem à disposição para quando precisar.

Dia 17... As reivindicações dos fazendeiros em meio à atual crise no campo lembram um tipo de negócio bem ao gosto das elites brasileiras conhecido pelo lema “privatizam-se os lucros, socializam-se os prejuízos”. Os ganhos do setor entre 2002 e 2004, com dólar e preços agrícolas altos, fizeram a festa dos produtores rurais e financiaram o aumento, às vezes desordenado, de plantações e do bem-estar deles. A chiadeira recente de setores ruralistas, especialmente os da soja, permite supor que poucos se preocuparam em guardar dinheiro para pagar dívidas e preparar-se para mudança de ventos numa atividade que atravessa altos e baixos periódicos. [leia]

Dia 18... (Artigo publicado no Observatório da Imprensa) “Jornalismo de Veja não vê, chuta” A edição nº 1956 de Veja (17/5/2006) transformou-se instantaneamente num clássico da impostura jornalística. A justificativa posterior, assinada pelo diretor de Redação Eurípedes Alcântara, não ficou atrás: é um clássico de cinismo. Juntas, convertem-se na bíblia do parajornalismo – combinação de chantagem, espionagem e paranóia. A matéria "A guerra dos porões" (págs. 40-45) segue uma linha que Veja persegue há tempos – derrubar o presidente da República, a maior autoridade do país. Mas foi pensada, escrita e editada no extremo oposto – nos porões de uma profissão que já foi considerada missionária, romântica, decente e respeitável. [leia]  [leia] 

Dia 19... A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) do Congresso Nacional, aprovou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que transfere ao Supremo Tribunal Federal (STF) cassação de deputados e senadores por quebra de decoro parlamentar, o que era exclusivo das duas Casas. Argumentam que assim que os parlamentares se transformaram em juízes o desempenho legislativo do Parlamento ficou comprometido. Assim o foro mais adequado para decidir sobre a cassação de mandatos seria o STF. [leia]

Dia 20... Genuíno dá esclarecimentos: “Uma outra dimensão dessa crise, não menos monstruosa e desumana, é a mídia e sua necessidade de criar manchetes. Assim como o predador persegue sua caça, a mídia busca obsessivamente o espetáculo. Seu alimento predileto são as crises, sejam elas reais ou não. E, para sobreviver, julga e condena sumariamente, mistura público e privado, promove o vale-tudo. Transforma o mundo em um Coliseu pós-moderno, tão sanguinário e horrendo quanto o romano.” [leia] 

Dia 21... Há uma nova pesquisa, mostrando o que temos dito... quanto mais a mídia insiste em desmerecer o presidente Lula, mais o povo se conscientiza de duas coisas: primeiro a desqualificação, em contra-partida, da imprensa brasileira, com respeito a política e tudo mais, e segundo a necessidade de re-elegê-lo como maneira de incomodar mais ainda, os donos da opinião nacional.

Dia 22... A revista “Forbes tem razão: Fidel possui uma fortuna incalculável. Não é propriedade dele, mas o verdadeiro proprietário – o povo cubano – associa essa riqueza diretamente a ele, porque foi sob sua direção que ela foi construída. É a maior riqueza do mundo, porque nenhum outro país a possui. E é incalculável, porque ela não pode ser contada em números, não pode ser fixada em preço, não pode ser vendida, nem comprada. Trata-se dos direitos econômicos, sociais e culturais conquistados nestas já quase cinco décadas. Trata-se dos valores humanos associados estreitamente a eles. Uma população que possui, toda ela, não somente a alfabetização, mas pelo menos 9 anos de escolaridade, tudo obtido mediante um sistema único para todos os setores da população, de qualidade, que pode contar com um sistema universitário que gradua a dezenas de milhares de cubanos por todo o país – é uma fortuna incalculável. Uma população que possui o melhor sistema de saúde pública do mundo, uma população em que ninguém está abandonado – provavelmente a única população que tem essa situação – é uma verdadeira fortuna. Um país em que nenhuma criança dorme nas ruas. Em que todas estão nas escolas, praticam esporte, realizam atividades culturais - são bens incalculáveis. A dignidade, a soberania, o orgulho da sociedade que estão construindo – são um patrimônio impossível de ser traduzido em cifras. Essa a fortuna de Fidel, única, incalculável, que dinheiro nenhum compra, que as sociedades regidas pelo capital e pelo mercado não conhecem”. [leia] 

Dia 23... Não diferente da mídia em geral, a revista IstoÉ Dinheiro, grande propagandista do “anti-Lula”, detestadora da política econômica do governo atual, principalmente por que esta não lhe segue, e por isto não lhe dá motivos para mais críticas, seguindo a linha anti-PT, chateada, nesta semana declara uma pesquisa favorável a Delúbio Soares, onde 70 % sabe quem ele é, e as principais características que lhes são atribuídas são: coragem e lealdade, e então a malignidade da revista diz: “só depois aparece a corrupção”.

Dia 24... “O Brasil vive hoje um momento de recuperação extraordinária do salário mínimo. É o que aponta um estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), segundo o qual o combate da desigualdade deve se dar através de uma política de valorização do salário mínimo. Esta política de valorização do mínimo está sendo adotada pelo Governo Lula. Nos últimos quatro anos, o salário mínimo teve um crescimento de 25% em relação ao governo anterior”. [leia] 

Dia 25... A Câmara absolveu o deputado Vadão Gomes (PP-SP) no processo que recomendava a cassação de seu mandato. Ele foi acusado de ter recebido dinheiro do empresário Marcos Valério de Souza, tido como operador do chamado "mensalão”. Com a absolvição chega a 11 o número de deputados acusados de envolvimento no chamado "valerioduto" que se livraram da cassação. Três foram cassados e perderam seus mandatos - Roberto Jefferson (PTB-RJ), José Dirceu (PT-SP) e Pedro Corrêa (PP-PE); estes foram cassados, não como prova do “mensalão”, mas, respectivamente, por acusar o mensalão ser ter provas, por questão política da oposição ao governo, e por uso de caixa 2 em sua campanha. Aquele bafafá mentiroso da oposição e da imprensa que pertence a ela, está, cada vez mais, caindo por terra, depois de tanta apuração de 3 CPIs, Polícia Federal, Ministério Público e a famigerada imprensa. [leia] 

Dia 26... “Há um link entre o presidente Lula e a maioria do povo brasileiro que o ataque cerrado das oposições e de jornalistas conservadores na mídia não conseguiu abalar, muito menos desfazer. “Há quase onze meses Lula e seu governo sofrem uma investigação midiática incomparável em relação a outros presidentes do Brasil”. Entre as causas da sustentação de Lula está o simbolismo de sua história pessoal: “Ele criou a maior central sindical da América Latina, um dos maiores partidos da mesma região, e vindo das camadas mais pobres, de uma família de pau-de-arara, se tornou presidente. O simbolismo disso é poderosíssimo e nem sempre pode ser medido em toda a sua extensão. Quando ele entrou na carruagem da Rainha da Inglaterra, todo esse povo, o Nordeste inteiro, entrou com ele”. Na mesma reportagem, diz Marcos Coimbra, do Instituto Vox Populi: “O lulista, o lulismo, é um retrato quase exato da população brasileira; se parece, com algumas exceções, a um corte transversal da sociedade brasileira”. Traduzindo: Lula tem cara, jeito de povo. Por isso é aceito por uns, e é detestado por outros, os que acham que política é coisa só para gente graúda.”  [leia] 

Dia 27... “Nossa missão na internet será sempre, cada vez mais, intensificar as trincheiras em defesa da verdade. Vamos dar o espaço que é merecido a quem merece estar no poder por competência, por um governo de realizações e que muda o destino do Brasil. Tínhamos um futuro sombrio em 2002, e chegamos em 2006 cheios de certeza de um futuro melhor. Basta a nós mostrarmos para todos que isso não é "pouca coisa" como a mídia dominante procura vender, que se sente "decepcionada"... Estão decepcionados pois estão pagando os impostos em dia, acharam que iam dar calote eternamente. Que a fiscalização está apertando o cerco contra as máfias existentes, está desarticulando e retornando à ordem, privilegiando a legalidade. Combatendo o trabalho escravo e infantil. Reduzindo drasticamente a miséria e a fome, bem como o analfabetismo.” [leia] 

Dia 28... Está na Folha, que, comparando o funcionamento dos programas nacionais de transferência de renda em sete países latino-americanos, o Banco Mundial verificou que o Bolsa-Família é o que mais acerta no alvo em matéria de combate à pobreza. Como dizem os técnicos, é o mais bem focalizado. Em números: 73% dos reais gastos com o programa chegam mesmo aos brasileiros mais pobres - os 20% da base da chamada pirâmide social. Para se ter idéia, o índice de focalização é de 58% no Chile, o segundo no ranking. Mas o Bolsa-Família alcança 8,7 milhões de famílias. O Chile Solidário, como se chama o deles, beneficia 230 mil. O menos bem sucedido, quem diria, é o argentino Chefes de Familia: apenas 1 em cada 3 pesos que consome para atender a 1,5 milhão de famílias chega ao fundo do poço da pobreza. Querem saber de uma coisa, por falar em Argentina? Para mim, o desempenho de campeão do Bolsa Família devia encher os brasileiros de orgulho, mais até do que a eventual conquista do hexa. Feliz domingo!

Dia 29... ”Veja que mentira!  Usarei este artigo para dizer: a revista VEJA não tem compromisso com a verdade, age deliberadamente para ludibriar a população. VEJA é porta-voz dos sentimentos mais conservadores da direita reacionária e golpista. É preciso dizer e repetir: em qualquer país civilizado do mundo VEJA seria tratada como uma revista de quinta categoria ou como panfleto eleitoreiro de um setor da sociedade. Mas, nas terras tupiniquins, protegida pela oligarquia detentora dos meios de comunicação, VEJA permanece tão ciente de sua intocabilidade que até mantém Diogo Mainardi como seu colunista. O cúmulo do deboche. (...) “ [leia] 

Dia 30... “Como a idéia, aqui, é dizer o que precisa ser dito, devo ser franco e direto: a atual ISTOÉ conseguiu, no espaço de poucas semanas, conquistar a merecida pole position no grid da mediocridade nacional. Uma revista, como diria Otto Lara Resende, bonitinha mas ordinária. Das grandes semanais brasileiras, clube que ela sempre integrou com honra e mérito, ISTOÉ hoje se transformou num arremedo da revista instigante, provocativa, inteligente que era. Sob seu tacão, Marques, a revista afundou num mar de futilidades e amenidades, tragada por uma pauta desorientada e açoitada por textos curtinhos de idéias e de talento. “  [leia] 

Dia 31... “Uma pesquisa do Instituto Datafolha mostra que 25% dos eleitores que votariam em Luiz Inácio Lula da Silva, o escolheriam devido às suas propostas e desempenho na área social. Já entre os eleitores que votariam no candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, 32% afirmaram que o escolheriam pela sua imagem pessoal.” [leia] 

 

cubeh1.gif (12957 bytes)Abril 2006.. Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez     2005 

Dia 01... Muitas mensagens pejorativas tem transitado pela internet, ridicularizando a pessoa e as limitações do presidente Lula. Há um lado negativo nisto, além de manifestar o tipo de pessoas que votam contra ele, demonstra a ausência de argumentos, concretos, consistentes, contra ele e seu governo. Pelos erros, a oposição errou muito mais na condução do país, só resta este tipo de crítica chula.

Dia 02... Para nunca sair de sua linha direitista, mesmo porque seus donos, o são, e sempre se beneficiaram em ser, a mídia, tem sempre muito espaço para os vômitos que os contrários postam contra o governo Lula. Não importa se há autoridade para o que dizem, ou se a oposição, quando estava no poder, fazia o que eles dizem ser ideal que se faça... esquecem que o povo identifica isto.

Dia 03... “Os setores da imprensa que lêem a realidade sem os preconceitos dos inimigos do presidente Lula, do PT e da esquerda, percebem o cerco que vem sendo feito ao (...) governo. (...) "alguém declarou que Palocci começou a cair quando houve a invasão do sigilo bancário do caseiro. Parece que não. Ele talvez tenha começado a cair quando Lula começou a subir de novo nas pesquisas. A prova é que os oposicionistas não escondem que querem ver mais sangue, que não vão parar e a bola da vez é o próprio Lula".[leia a matéria]

Dia 04... Fontes certas, infiltradas dentro da oposição macabra e fidagal, está dizendo que o projeto da oposição é, não podendo atingir o Presidente Lula, nem os resultados de seu governo, é desestabilizar  sua confiabilidade, querendo provar que ele fez questão de se rodear de gente criminosa, e aos poucos, para isto, perseguir, juntamente com a imprensa, até derrubar cada um destes auxiliares.

Dia 05... Na CPI dos Correios, que investigou muito pouco sobre o assunto, mas interessou-se muito por assuntos que nada tinham a ver com seus objetivos, o Partido dos Trabalhadores apresentou seu relatório, chamado “Paralelo”; este documento está com tanto poder, que está calando a oposição e ainda trazendo risco de não haver espaço para o oficial, oposicionista, ser votado.

Dia 06... Um palanque político, feito pela oposição, está desarmado, e com isto, muitas mentiras e acusações vão desaparecer dos noticiários que tanto alimentaram, dando holofotes extremos. Resta agora, outro palanque, a CPI dos Bingos, que é outro lugar de intrigas e falsos contra todos que se puserem favoráveis ao governo. Pelo menos, diminuiu as arruaças dentro do Congresso.

Dia 07... “A referida CPMI teve méritos inegáveis. De sua vigorosa ação investigadora, haverá de resultar maiores vigilância e controle da máquina pública e, espero, a retomada mais corajosa em torno da urgência de uma profunda reforma política no Brasil. Mas teve também sua imagem nublada quando, na voragem das denúncias, permitiu a proliferação de comportamentos abusivos, danosos à imagem pública de instituições e pessoas inocentes.” [leia a matéria]

Dia 08... Ontem saiu a revista “Gente de Sucesso” aqui de nossa região, trazendo como matéria de capa, a vida do Pr. Jônatas David.  Este material já compõe o site da igreja, mesmo por que, não é algo pessoal, mas totalmente coletivo, já que as honras que são conferidas ao Pastor, tem tudo a ver com a igreja que pastoreia e o povo que faz acontecer os motivos para que agora saia na mídia. [veja a matéria]

Dia 09... A imprensa quer colocar a culpa de o povo não estar dando atenção aos escândalos que a oposição está inventando e divulgando com tanto entusiasmo, a ponto de o presidente Lula não se abalar nas pesquisas, ao discurso do PSDB... a imprensa está tirando o corpo de fora, na verdade o que está acontecendo, e já há muito se repete, é que o povo não está mais confiando na mídia, no que ela afirma em seus sensacionalismos baratos e claramente comprometidos com a Direita política nacional.

Dia 10... Está posto para todos o desespero da oposição, e mais claramente os artifícios que vão usar para prejudicar o governo, o Brasil, os resultados positivos que estamos colhendo com as políticas implantadas, o presidente Lula e todo seu pessoal de governo; o pior de tudo, é que o que temos visto é só um presságio do que vem por aí, de agora em diante, é tudo ou nada.

Dia 11... Achei interessante o que está acontecendo com a modelo Kate Moss, tão bombardeada pela mídia, em tempos atrás, pelo seu envolvimento com drogas; o tiro está saindo pela culatra, pois, depois de todas as críticas e “derrubamentos” que sofreu, foi promovida, está com muito mais contratos. Como no Brasil, em relação ao governo, a mídia é a grande promotora, ninguém confia nela.

Dia 12... A partir de agora, o Ministério Público assume as investigações sobre “Mensalão”. Tudo vai se repetir, antes de fazer as devidas averiguações, já está fazendo uma conclusão perniciosa, política, como fez a CPI; e por isto, como admite a pesquisa de opinião pública, que a imprensa calou, o povo reprovou pela muita trovoada falsa que fez, e nenhuma chuva para provar nada do que disseram.

Dia 13... “A imprensa perde influência sobre parcelas importantes da população. O site Bluebus, que congrega uma vasta e ativa audiência de publicitários, relações-públicas e jornalistas, observava nesta segunda-feira que especialistas da área de comunicação vêm consolidando essa percepção desde janeiro deste ano. Este observador, modestamente, gostaria de remeter à série de comentários feitos neste sítio (do Observatório da Imprensa) desde o segundo trimestre de 2005, no qual alertava para o risco que corria a credibilidade da imprensa por causa do noticiário tendencioso sobre a crise política.” [leia a matéria]

Dia 14... Hoje saiu uma notícia, por que a imprensa não tinha como esconder, que o presidente da Nossa Caixa desmentiu o Geraldo Alckimim, o que agrava sua situação nas apurações sobre fraude em ajudar financeiramente seus “amigos políticos”. Mas a manchete estava sem destaque, num canto da página, o que seria diferente, ainda hoje, se fosse para incriminar o PT e o governo Lula. [leia a matéria]

Dia 15... Quando você abre mídias para se informar, numa você encontra uma manchete dizendo que Alckimim saiu do governo de São Paulo com 66% de aprovação, e noutra a informação que ele diz que reeleição de Lula será pesadelo para o país, o que será que a imprensa está dizendo sobre sua posição, quando nada mais é falado sobre nenhum outro candidato? Fico a me perguntar.

Dia 16... A imprensa é uma concessionária de canais comunicativos, assim sendo, este serviço é do povo, é da República. Acredito que, em nome da democracia, em nome da boa informação ao povo, sobre a política, principalmente, de onde sai todas as outras situações coletivas, toda mídia deveria divulgar, com gente da área, notícias vindas do governo e notícias vindas da oposição. Isso sim, é democracia.

Dia 17... Como boa portadora de recados da oposição, em nome da desinformação, a mídia avisa que os adversários vão iniciar o ataque ao Presidente Lula. Parece até que não tem feito outra coisa. Na verdade, em tudo isto, é o que o Bonhouse disse mesmo, há um grande desejo, de “acabar com esta raça”, o petismo, e, principalmente, o presidente da República, a pessoa dele.

Dia 18... A oposição está fazendo o papel dela, impedir que haja governo, trancando a aprovação do orçamento de 2006; o governo que quer ser democrático, faz o papel dele, permitir que os diálogos aconteçam para que todos os interesses se satisfaçam; a imprensa, mercadora do papel da oposição, seus proprietários, desde a ditadura, busca favorecer que lado? A do Brasil, a do povo?

Dia 19... “Durante encontro realizado nesta terça-feira com a direção nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se defendeu das acusações de irregularidades no escândalo do "mensalão", afirmando que as CPIs e o Congresso "extrapolaram" suas funções. O presidente também defendeu a criação de normas para regular a atuação das comissões parlamentares de inquérito...” [leia a matéria]

Dia 20... A oposição no plenário, no Conselho de Ética e na mídia, está irritada, entre outras coisas, pela absolvição de vários daqueles que a irresponsabilidade dela mesma, julgou e condenou, assumindo a posição de juiz, o que ela não é, nem CPI nenhuma, decretaram como culpados por falta de decoro parlamentar, que é o que ela tem quebrado sempre. Isso tem sido prova do blefe do “mensalão”.

Dia 21... Dia de Tiradentes, dia de declarar: A direita política nacional está articulada, tem braços longos, da mídia ao Ministério Público e OAB, e não quer, de jeito nenhum, a permanência de Lula no governo. Tudo ta fazendo crer que a idéia é a seguinte: já que não estamos conseguindo pela insatisfação popular, pelas eleições, temos que conseguir pelo impedimento, o impeachment.

Dia 22...O Senador Aloísio Mercadante está com o livro pronto para ser lançado, “Brasil: Primeiro Tempo”, quando apresenta os anos do governo Lula em relação ao governo anterior, e os demais anteriores. Com argumentos fortíssimos e estatísticas bem fundamentadas, mostra o presidente Lula como um grande estadista, homem que está fazendo diferença até no mundo onde ainda não passou.

Dia 23... Mais um tento para o governo Lula, a Petrobrás chega ao tão esperado momento da auto-suficiência de sua produção para o Brasil. Isto significa muita coisa, inclusive que é possível uma estatal ser competitiva, basta que o governo seja sério e comprometido; isso significa que privatização é mais uma maneira de roubar o povo, o pais, pois não justifica, já que o governo pode ser grande empresário.

Dia 24... O Ministério Público, depois de tantas declarações, dizendo que o mensalão existiu, e que havia uma quadrilha atacando o dinheiro público, caindo na armadilha da oposição, que com ódio não conseguiu provar nada do que dissera, a não ser os “caixa 2”, que todos eles praticam, cai na mesma desgraça, no descrédito, como acontece com a imprensa e toda oposição.

Dia 25... Sem pressão não acontece nada. Frei Beto, defendendo o governo, num Fórum Social, no Rio Grande do Sul, disse que, de forma alguma, o povo pode se desmobilizar, só porque um governante de esquerda está no poder. Lá em cima, as forças são grandes para impedir sua ação popular. Somente com pressão é que as coisas acontecem. O MST tem suas razões para, até, exagerar.

Dia 26... Mais uma vez os golpistas se reúnem. Quando um governo começa a distribuir renda, como no sistema escandinavo, a fim de sustentar um tímido “welfare state”, como faz Lula com o Bolsa-Família, contra ele se reúnem bacharéis e banqueiros, políticos, jornalistas e inocentes úteis. [leia Matéria]

Dia 27... A CPI dos Bingos está esvaziada, principalmente para a oposição. Ela está desacreditada quanto ao povo, quanto aos meios de comunicação, e quanto aos próprios integrantes. Ninguém, nem eles mesmos acreditam na coisa. Falaram tanto, ladraram muito, e nada provaram, a exemplo da CPI dos Correios; fuçaram tudo, menos o que deveriam; ruminaram de tudo, menos o objetivo do palanque.

Dia 28... "Só no período da ditadura a imprensa brasileira desceu tanto, como nesse momento, na vida política do país. Ela apoiou a repressão, a tortura, o assassinato e encobriu tudo isto”, O ex-ministro criticou, ainda, a postura da sociedade e da mídia ao rebater a criação do Conselho Federal de Jornalismo. Segundo ele, a tentativa de formar o órgão foi vista como autoritarismo do governo. "Conselhos existem em vários países, aqui virou uma campanha sem precedentes contra o governo. que não tem maioria no Congresso, é investigado por CPIs, pelo Tribunal de Contas, pelo Ministério Público. Nenhum governo foi tão devassado". [leia a matéria]

Dia 29...Quando a imprensa afirma “Dirceu reencontra envolvidos no mensalão”, ela está dizendo que é superior à “porcaria” das CPIs do Correio e dos Bingos que tanto fussaram e nada provaram do que afirmaram. Ela está dizendo que é superior à justiça, o Ministério Público e à Polícia Federal, que fussaram em paralelo às CPIs e nada conseguiram provar. A “porcaria” da imprensa é superior a tudo.

Dia 30... Mesmo os contrários ao estilo político e administrativo do ex-governador fluminense, sentiram-se chocados com o despudor da capa da revista Veja. Já insinuaram a demonização outros desafetos. Superou-se na grosseria. A capa põe chifres em Garotinho e lista “Os 7 pecados capitais da política nele: “Populismo; Corrupção; Gastança; Irresponsabilidade; Fraude; Falsidade; Intervencionismo”. [leia]

 

cubeh1.gif (12957 bytes)Março 2006.. Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez     2005 

Dia 31... Ainda falando na CPI, vem a calhar a idéia do “feitiço contra o feiticeiro”. A própria atuação parlamentar, por causa de sua grande sede em prejudicar o governo e o PT, será  a vacina contra seus próprios desmandos e acusações. Muita gente citada, muita conversa jogada fora para tentar provar o que não se conseguiu. “Mensalão”, só na cabeça dos tolos, e da mídia, é claro, que é tola.

Dia 30... “...o “palco da CPI” acabou adotando uma “regra inquisitorial”, segundo à qual “a suspeição equivale a prova”. Com essa máxima, na avaliação de Gushiken, a comissão parlamentar transformou-se em “terreno fértil para disseminar o veneno do desrespeito, da mentira e da difamação” – armas usadas pelos adversários do governo Lula na guerra política que se armou a partir de então, com o único objetivo de conquistar o poder e destruir reputações.” [leia matéria]

Dia 29... Na cerimônia de posse do novo ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente Lula ressaltou os feitos econômicos do ex-ministro Antonio Palocci e voltou a afirmar que "não há mágica em economia". Lula disse, no entanto, que seu governo entregará aos brasileiros "um Brasil infinitamente melhor". [leia matéria]

Dia 28... Ontem, em pedido e motivos por escrito, o Ministro Antônio Palloci pede afastamento da Economia do país, depois de tantos serviços prestados, depois dos milagres que fez, diferente de tudo e todos que por ali passaram. Agora, o Ministro é o Guido Mantega, afirmando que mantém a linha adotada por Palloci, mesmo porque, segundo ele, é orientação do Presidente Lula.

Dia 27... Não deve ser fácil, para o Presidente Lula, ver companheiros de longas jornadas ficando para trás, na caminhada rumo aos ideais que sempre perseguiram, e até muito se sacrificaram, por causa da insistência de forças contrárias que inventam, repetem, fazem parecer verdades, julgam, condenam e não descansam enquanto não verem seus vereditos se cumprirem sobre suas vitimas ideológicas.

Dia 26... Eu volto a questionar a importância da imprensa na democracia. Se por um lado, há uma grande necessidade de uma mídia livre, por outro, o preço que se paga pelos exageros e acusações, até morais, com uma justiça lenta, como a nossa, dá para se pensar em pesar os prós e os contras. O Presidente Lula e o Ministro Palloci, por exemplo, o tempo todo se defendendo de mentiras e acusações.

Dia 25... “A economia brasileira apresenta números “encorajadores” e indica que o país terá um crescimento forte neste ano. A avaliação é do chefe da missão do FMI (Fundo Monetário Internacional), Charles Collyns, que está no Brasil em viagem de rotina. Ele disse que a comitiva do FMI está muito impressionada com o crescimento das vendas no comércio. Acrescentou que a recuperação da economia está indo muito bem.” [leia a matéria]

Dia 24... O presidente da Fiesp declarou que os escândalos que a oposição e a mídia, em conjunto harmonioso, têm feito contra Palloci, e até contra o governo Lula, já não surte tanto efeito no meio empresarial. Por outro lado, o Supremo Tribunal Federal, acusou, em discursos de seus Ministros, que as CPIs têm exagerado no palanque televisivo político que tem feito em suas atividades.

Dia 23... “A oposição tem denunciado a quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa com uma indignação inversamente proporcional à que tem quando ela própria revela segredos fiscais e bancários de pessoas do PT ou ligadas ao governo. Um levantamento feito pela Liderança do PT na Câmara mostra que nos últimos meses a oposição tem vazado freqüentemente para a imprensa documentos confidenciais e informações sigilosas.” [leia a matéria]

Dia 22... Por não saber trocar favores por aprovações, costume muito implantado na história do Congresso Nacional, o governo sempre teve dificuldades de votar projetos e Medidas Provisórias. O que me deixa impressionado, é que o mesmo Congresso, seguindo os interesses da oposição, juntamente com a mídia, propriedade dos filhos da ditadura, hoje oposição, ainda insiste em “mensalão”.

Dia 21... O PSDB, por falta de compromissos histórico, mesmo por que não tem, com o Brasil, com o povo brasileiro, governou e faliu o país num bocado de vezes... agora, eles quererem voltar para continuar o caos iniciado, é de se esperar, mas ver a mídia provocar isto, por um motivo ou outro, me leva a acreditar que ninguém quer ver o bem do Brasil, eles querem é a parafernália de tudo, o circo pegar fogo.

Dia 20... É uma pena que a gente abre os noticiários e não vê nada de interessante, a não ser, adultério e promiscuidade entre artistas, crítica e desaforos contra políticos, tolices e devaneios sobre o mundo, pobreza e insignificância em fatos popularescos de um punhado de gente sem expressão. O Brasil está mudando para melhor, e nada de diz a este respeito, pois muita coisa continua acontecendo.

Dia 19... A imprensa está eufórica  porque Geraldo Alckimin, depois de ter sido indicado como candidato do PSDB, subiu alguns pontos, enquanto Lula permaneceu estável, numa pesquisa feita e divulgada quase que às pressas. Só não estão considerando que os voltos de Serra, de imediato, não migraram para ele, e assim, a euforia termina ficando vazia, há resistências ao seu nome.

Dia 18... Caso Celso Daniel, Prefeito de Santo André, laudo concluiu que o legista cometeu suicídio. Parece que tudo termina com esta conclusão feita pela polícia do PSDB. Que nada, do mesmo jeito que aconteceu com o Celso Daniel, tudo isto vai continuar voltando, toda vez que eleições estiverem próximas e o PT estiver no auge das preferências populares. O próprio PSDB vai questionar o caso.

Dia 17... O desespero da oposição, marginalizada pela população brasileira, é tão grande, como no tempo de Collor contra Lula, que agora o ataque é pessoal contra o Palocci. O desejo dela e da mídia, é vincular a seriedade da economia brasileira, com a promiscuidade, já que de outra forma, já tentaram, e nada conseguiram. A CPI dos Bingos, claramente, extrapolou suas atribuições, com interesses vis.

Dia 16... O pesquisa CNI/IBOPE, feita em todo Brasil, no início deste mês, volta a mostrar que o povo não acredita na imprens; a mídia insiste em fazer campanha para a direita política, e o povo não confia. Lula está crescendo em todos os segmentos, a avaliação ao seu governo está disparando. Mais uma vez, a imprensa porca está sendo desmentida pelos seus leitores.

Dia 15... Vou levantar outra questão sobre isto que se chama Mídia na democracia. Para que serve esta “porquera”, se não informa, por exemplo, que o Bolsa-Família, um programa brasileiro, está sendo divulgado internacionalmente em benefícios dos pobres no mundo? Ou só presta para maquear a desinformação partidária e interesseira do cotidiano nacional?

Dia 14... No dia 07 conversamos, um pouco, sobre o papel da imprensa. Hoje temos o Aldo Rebelo e a Itaipu desmentindo a imprensa. Será que este é o papel da mídia na democracia? Ela pode fazer qualquer coisa que chame de investigação, e pode sair falando o que quer, esperando fazer audiência, torcendo que a justiça continue lenta e o caso seja julgado até muitos anos depois? Após o prejuízo?

Dia 13... No sábado, na posse da Presidente do Chile, o Presidente Lula pode encontrar fortes lideranças da esquerda na América Latina. Como líder, como estadista, afirmou que o que acontecia no Chile dava claras demonstrações que a América do Sul está com democracia consolidada, já que os governos de direita sempre se sucederam, mesmo com golpes, sem dar espaço para a esquerda.

Dia 12... Está na mídia, e com um sotaque de ação eleitoreira, que o governo pretende aumentar o Bolsa Família, o que não é pra menos, depois de tanta economia e lutas para elevar o poder de ação do governo; por outro lado, o Fome Zero é um projeto de mais de sessenta ações que busca aumentar as condições, oferecidas pelo governo, para a erradicação da fome em nosso país, e até no mundo.

Dia 11... Uma nova demonstração do valor internacional aos programas sociais do governo Lula, principalmente para o Fome Zero, é que a FAO (ONU para Alimentação e Agricultura) chama José Francisco Graziano da Silva, para ser o sub-diretor geral da FAO no continente americano. Quer aproveitar as experiências e as vitórias conseguidas no Brasil, para ajudar muitos países vizinhos e amigos.

Dia 10... Mais uma carta chamando a atenção para a desinformação. Esta desinformação pode ser intencional ou não. Ela pode ser por falta de costume com democracia dentro dos partidos, ou não. Ela pode ser para atrair audiência para o jornal, ou o jornalista, ou não. Fato é, que é uma desinformação grosseira. Afirmar o que não foi afirmado, dizer o que não foi dito, desinformar por desinformar.

Dia 09... Ontem, a Câmara inocentou dois deputados, um do PFL e outro do PT, de falta de decoro parlamentar pela prática de Caixa 2; por falta de provas, afirma. Bom, sem entrar no mérito da questão, vou julgar tudo pelo óbvio. Todos deputados praticam Caixa 2, mesmo que não haja provas, o que não permite condenação. A imprensa diz que foi acórdão entre os dois partidos. A imprensa diz, eu não acredito.

Dia 08... O Brasil está sendo honrado no parlamento inglês. O Presidente Lula, entre carruagens e encontros, está fazendo o Brasil ser presente na realidade mundial. Interesses do país e interesses dos países pobres, estão sendo defendidos, de maneira respeitosa e significativa nos dias que estão acontecendo no cenário econômico e político, mundial, ali na Inglaterra.

Dia 07... Quando se fala em imprensa, qual é a regra? Será que ela tem o direito de sair acusando e atirando em todo mundo, com falsas matérias, com manipulação de conteúdos, com interpretações encomendadas? Será que os acusados têm que viver o tempo todo na defensiva, procurando um jeito de se defender? Isso é democracia? Isso é ética e respeito aos direitos individuais?

Dia 06... A imprensa internacional, fora desta mídia direitista (filhos e netos da ditadura), escreve que “Deus é brasileiro” e que o Presidente Lula tinha muito o que agradecer a Deus, quando, em uma praia do Piauí, ergueu os braços para dar graças a Deus, principalmente por estar em pé, politicamente, com o PT, após o bombardeio que sofreu nos últimos meses.

Dia 05... Uma série de parlamentares da oposição, inclusive o relator da CPI dos Correios, têm repetido que o “Mensalão” vai ser provado. Ora, isto quer dizer muito, principalmente que se tentou muito fazer isto, até aqui, e não conseguiram, e eles mesmos sabem disto, eles mesmos acreditam nisto. Não conseguiram acreditar que ajuda de campnha em Caixa 2, é o tal mensalão que eles tanto querem.

Dia 04... Não é que seja interesse do palanque da CPI, mas, é que não tem jeito, mesmo que façam à surdina, como tentou o ACM Neto, os investigadores estão se tornando investigados. Esta realidade não tem como se fugir. O PSDB, e principalmente o PFL, deixaram tantas marcas pelos caminhos, que, por mais que se façam donos da ética, nunca deixarão de ser presentes nas falcatruas de sempre.

Dia 03... A CNBB, em tempos outroras foi importante em suas reclamações, mesmo que poucas e inconsistentes, promoção contra a ditadura; já se repete as vezes que ela tenta mostrar que eram críticas por críticas, para não dizer que favorecia. As mudanças sociais já acontecem e as estatísticas mostram, o que não acontecia há muito tempo, e ela se diz apressada, ou contaminada pelos vírus de antes.

Dia 02...Continuando o que comecei a comentar ontem, diante da pesquisa que demonstrou o tal “mensalão” como assunto menos importante para o eleitor. Na verdade o povo não quer fazer vistas grossas à corrupção, ele já está devidamente educado contra isto; o povo é que não acredita no que a mídia e a CPI tanto insiste em declarar contra o PT e o presidente Lula. São mentiras inacreditáveis.

Dia 01...O ministro Gilberto Gil, uma personalidade que, ao contrário dos demais que tanto pregaram pelo social, mas só estavam se beneficiando para fazer sucesso em cima da censura imposta pela ditadura passada, vestindo a camisa de um governo que tenta alcançar aquilo que sempre se pregou, tenta explicar as pesquisas a favor de Lula; eu diria mais que ele, o povo não se deixa levar pela mídia.

 

cubeh1.gif (12957 bytes)Fevereiro 2006.. Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez     2005 

Dia 01... Aos poucos, a cada passo, as coisas estão acontecendo a favor da Transposição do Rio São Francisco, como jeito, também, de auxiliar o sofrimento que a seca castiga, o grande população nordestina. Mais um passo foi dado, verbas para revitalização do rio já estão tomando forma e não demora, o sonho do presidente pernambucano vai acontecer.

Dia 02... O presidente Lula incomoda muito, até mesmo aqueles, sendo oposição, por algum motivo particular, nunca coletivo, são beneficiados com suas ações; uma destas coisas, é o fato dele ter, mais uma vez, se comparado a JK, isso tem incomodado tanta gente que parece ser a maior ofensa que se possa ter feito a cada um, em particular. É natural, mas é um natural doentio e assustador.

Dia 03... Outro grande passo do governo Lula pelo Brasil, é o Fundeb, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, que está aprovado na Câmara. Na educação, o país já está outro. Antigas reivindicações estão sendo atendidas em benefício das instituições de ensino, dos profissionais e da educação em si, produto final de tudo isto.

Dia 04... Nosso estadista brasileiro, o presidente Lula, está de malas preparadas para levar o Brasil ao mundo, desta vez, completando o que já começou, vai a quatro países da África, levando, principalmente ajuda àqueles países a quem devemos muito, historicamente. Tudo isto é jeito de pagar dívida ética e ao mesmo tempo, dar passos em direção ao Conselho de Segurança da ONU.

Dia 05... Eu vi com meus olhos as mudanças que já estão acontecendo nas estradas, depois do início da operação tapa-buraco. A imprensa não tem espaço para mostrar o que está acontecendo, como notícia, mesmo ela falando, tanto dos buracos que havia, quando não havia informação que as estradas federais era responsabilidade dos estados, desde o governo federal anterior.

Dia 06... Há três fatos novos, que a imprensa não tem tido o cuidado de mostrar, como tem feito em relação às CPIs políticas até então em funcionamento: CPI em São Paulo contra o governador, CPI da Privatização no tempo de FHC e uma lista de prováveis nomes beneficiados com dinheiro de Furnas... não há nada, mesmo sem indicação de nomes, para sabermos o andamento destas coisas.

Dia 07... Com tanta coisa acontecendo, coisas que mudam radicalmente nossas vidas, no Congresso, na vida política de nosso país, uma das manchetes que a mídia trás é: No site de uma banda de rock, está escritos de um artista gay. Veja só a cultura do editor gay daquele veículo, um meio que poderia ser usado para edificar uma geração, um povo, há um convite às intimidades promiscua de um gay.

Dia 08... Um grupo de amigos de FHC, se reuniram num programa da TV Cultura, para fazer uma dramatização de entrevista, onde tudo foi facilitado para ele dizer o que queria da forma que quisesse. Nada diferente da mídia que já estamos acostumados, onde os interesses da Direita se sobrepujou de forma escandarada. Parece que, de novo, a esperança vai ter que vencer, também, a desinformação.

Dia 09... O vice-presidente José Alencar, deu uma palavra entusiasmada a favor do Presidente Lula. A liderança e o carisma que ele tem demonstrado, mesmo diante de todo avalanche de CPIs promovidos pela imprensa e pela Direita política nacional. Pode ser também que o fenômeno experimentado pelo presidente, tenha a ver com a pouca credibilidade que o povo dá à mídia em si.

Dia 10... Caiu a Verticalização, onde os acordos partidários, na esfera federal, deveria reger os acordos regionais. O espírito provinciano, e os interesses menores dos coronéis, em seus estados e municípios, em detrimento do nacional, do bem geral do povo, fez este artifício cair por terra. Ainda somos um país onde vamos à frente e damos ré, no mesmo tom que os caciques manejam seus interesses políticos.

Dia 11... Em entrevista a um jornal, um sociólogo suíço afirma que o povo brasileiro não sabe, o que não é de admirar com a mídia que temos, a importância que o Brasil, o presidente Lula e o Ministro Celso Amorim tem, nas Nações Unidas, como porta vozes credíveis, de todo hemisfério sul, opositando, também, o alargamento do império americano no mundo, como fazia a Europa em anos atrás.

Dia 12... Na linha do raciocínio do comentário anterior, confirmando as previsões óbvias, o Presidente Lula chega, como estadista, representante, não só do Brasil, mas dos países pobres do mundo, disposto, como sempre, a fazer, bem, seu papel. Tem muito o que falar e negociar, tem muito o  que dizer e oferecer, em favor do que prega. Todos os presentes estão esperando isto.

Dia 13... Na Cúpula da Governança Progressista, na África do Sul, o Presidente Lula fez seu papel, devidamente. Num encontro com o Primeiro Ministro da Inglaterra, e com lideranças mundiais, defendeu o Brasil, e, principalmente, defendeu os paises pobres, exigindo e oferecendo ajuda brasileira, lembrando que a pobreza é responsabilidade e compromisso de todos, pois todos são afetados.

Dia 14... Na festa do 26º aniversário do PT, entre outras coisas, Lula, em discurso de 20 minutos, interrompido várias vezes ao coro de “um, dois, três, é Lula outra vez!” e “olé, olé, olá, Lulá, Lulá!”, tentou conter os ânimos, afirmando que sua prioridade, é continuar governando o Brasil. “Tenho que priorizar o meu governo. Foi para isso que eu cheguei até aqui”. “Fui eleito para fazer o que estou fazendo”, garantiu, numa referência ao políticos da oposição que querem impedi-lo de viajar o país mostrando os resultados de sua administração. Ressaltou a importância do PT para a democracia brasileira, o que desagradaria setores da sociedade que não gostam de conviver com a diferença. E concluiu: “Graças a Deus, eu não só gosto de democracia, como adoro. Adoro o debate, adoro a negociação, adoro a adversidade”. Fez um breve balanço da vida do PT, lembrando dos petistas históricos que morreram ao longo destes 26 anos (citou Henfil, Paulo Freire, Carlito Maia, Lélia Abramo e Apolônio de Carvalho) e dos que decidiram abandonar o barco no meio da travessia. “Tem gente que fraqueja, tem gente que se cansa. A estes, nenhum rancor, apenas o agradecimento pelo tempo em que estiveram conosco”. “É um partido de 26 anos que não teve tempo de ser adolescente”, comparou. Afirmou que pedir desculpas por erros cometidos é um ato de grandeza, não de fraqueza, sobretudo se isso é feito “ao povo, aos entes queridos e aos companheiros e companheiras”. Ressaltou que, na política, “não vale ter depressão” nem “ficar nervoso antes da hora” ou “perder noite de sono”, principalmente no caso do PT, que, em sua avaliação, é maior do que os erros cometifos. “Ninguém pode fazer nosso partido baixar a cabeça. Não podemos permitir que tentem duvidar de onde partimos, onde estamos e onde queremos chegar”, concluiu.

Dia 15... A imprensa, numa informação mal caracterizada, cheia de defesas dos acusados, quase chamando Marcos Valério de bonzinho em relação a casos anteriores com Delúbio Soares, está sem espaço para esconder o que, grande, está acontecendo fora dos olhos da população, na Polícia Federal, nunca na CPI apropriada, o dinheiro público mineiro que foi usado nas campanhas do PSDB.

Dia 16... Países da América do Sul, estão à frente do Brasil, no que diz respeito a cursos universitários. Proporcionalmente, muitos deles, têm mais gente até em mestrados e doutorados que o nosso país. Até 2007, o governo pretende construir dez novas Universidades e 42 campi, distribuídos pelos Estados da federação. Até 2010 o intuito é dobrar o número de pessoas com cursos universitários.

Dia 17... O SUS, Sistema Único de Saúde, já é o maior e melhor programa de saúde popular no mundo. Os defeitos que tem, vem em conseqüência deste fato grandioso. O governo está reunindo os três níveis de gestão da saúde nacional, para, em um pacto, fazer o SUS, um programa muito melhor para a população brasileira. Pode não melhorar 100%, mas pretende-se melhorar muito o que já existe.

Dia 18... O lucro recorde de duas instituições nacionais, demonstra que o neo-liberalismo está errado, se é, que tudo deve ser dirigido para o bem comum de uma nação. Privatização em um país governado por alguém preocupado com o social, não tem sentido. A Petrobrás e o BNDES tiveram lucros muito acima do previsto. Assim seria com as empresas que entraram na privatização bandida de antes.

Dia 19... O que salva é que o domingo é “o dia do Senhor”, dia do povo cristão adorar a Deus. Fora isto, é uma pena que no fim de semana tudo pára, muita coisa deixa de acontecer, e a gente deixa de viver e ouvir sobre o muito que está acontecendo nesta arrancada de progresso que nosso país está vivendo. Mas segunda feira, amanhã, tudo recomeça. Novos recordes benéficos voltarão a acontecer.

Dia 20... O Presidente Lula foi visitado pelo vocalista do grupo de rock U2, o irlandês Bono; encantado com os programas sociais do governo, principalmente o Fome Zero, o qual doará sua guitarra em cooperação, escutou sobre o biodiesel e as transformações, no Nordeste, que se pretende implantar e ampliar. Ele ficou ainda mais impressionado com o que escutou.

Dia 21... Vou falar de duas conseqüências normais em um governo sério: uma são os recordes de lucros das empresas públicas, como a Petrobrás e o BNDEs, que comentamos no dia 18, e agora, entre outras que já aconteceram, estão acontecendo e vão continuar acontecendo, o recorde nos lucros da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Isso inferniza quem vem(deu) o Brasil antes.

Dia 22... Em discurso, e com muita autoridade no que diz, o presidente Lula chama atenção sobre o cuidado que seu governo tem tido com os mais pobres, afirmando que não está fazendo nenhum favor, mas fazendo o que o governo brasileiro precisa fazer pelo seu povo, principalmente o Nordeste com todos os seus sofrimentos e atrasos, ao mesmo tempo, fazendo um grande bem a todo o país.

Dia 23...Depois que saiu a pesquisa, onde o presidente Lula ganha no primeiro e segundo turnos, folgadamente, surpreendendo, mais ainda, a mídia, ela reage ao jeito dela. Não é que está levantando uma questão, que nunca vi preocupação igual, anteriormente. Detona que, na mesma pesquisa, Lula ganha também no quesito rejeição, 30% contra 20% de José Serra enquanto outros estão mais alto que isto.

Dia 24... Rebatendo as críticas de que esteja em plena campanha de reeleição, o Presidente Lula dá uma excelente resposta. Entre outras coisas, afirma que está colhendo o que plantou antes, a preparação do terreno e o plantio; além de tudo, se ele não fizer esta colheita agora, com certeza a oposição o fará, de um jeito ou outro. E outra coisa, os números mostram que ele tem todo o direito de fazer isto.

Dia 25... Na internet, entre os meus favoritos, estão links de grandes portais, com informações de todos os gêneros, inclusive, e para ouvir os dois lados, o link do partido do presidente Lula. Ultimamente coloquei o do PDdoB. Estou admirado da fidelidade deste partido com seus ideais sociais, mesmo que em nome de um Socialismo mais vigoroso. Enriqueci minhas informações e a seriedade de ver o real.

Dia 26...  De novo, como no dia 23, a imprensa vil reage à dianteira de Lula nas pesquisas de intenção de voto. Tudo é motivo para rebater a pesquisa, desfazer  as conclusões que não interessa à direita. Querem que creiamos que Lula melhorou por que programas iniciados com FHC, e que não fez nada por ele, pois não era credível pelo povo, deram a alavancada maior e principal. Vão inventar mais.

Dia 27... O PIB brasileiro foi baixo, mais baixo que a média da América Latina, indício de que ainda precisava de sacrifícios para termos o Brasil que todos queremos, num futuro mais recente; por outro lado, a pesar de tudo, as empresas estiveram batendo recordes sucessivos em seus lucros e em seus desenvolvimentos. Mesmo fracos, ainda foi feito muito pelo desenvolvimento nacional.

Dia 28... Último dia de Fevereiro, e último dia do carnaval, isto quer dizer que, de amanhã em diante, o ano de 2006 inicia no Brasil. A vida começa, as coisas passam a existir de verdade. Até aqui, tudo foi de “brincadeira”, sem real condição de ser considerado. Março chega e as coisas passam a realmente serem consideradas. Isto é em tudo, em tudo mesmo.

 

cubeh1.gif (12957 bytes)Janeiro 2006.. Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez     2005 

01... Em férias, viagem ao Nordeste do país, conversando com um importante jornalista, editor principal do caderno de política, de um importante jornal, de repercussão regional e nacional, no Brasil; consegui tirar algumas declarações, que nos próximos dias, digamos assim, irei expor, com breves comentários meus, até mesmo, reforçando o que já temos dito em vários momentos no ano passado.

02... “Ainda há muita censura nos jornais”. Ele disse que por várias vezes, telefonemas dos proprietários, ou dos responsáveis outros, trazem a informação de que uma matéria não deverá ser publicada, ou deverá ser alterada, atendendo, claramente, os interesses da empresa, dos políticos ou de outros que têm o que oferecer na vida publica ou privada dos interessados.

03... “Todo jornal tem interesses a serem protegidos e atendidos”, isso mesmo. Ele afirmou com todas estas letras, em maiúsculas. A mídia é assim, é falsa, mentirosa, distorce a informação, de um jeito ou outro, com uma ênfase o outra, para proteger interesses, muitas vezes excusos daqueles que receberam a concessão federal para agir como livre e verdadeira.

04... Na conversa que tive, ele, pessoalmente, é contrário a Lula e à reeleição, também pelo fato, do presidente não ser agradável à imprensa; ele acha normal  ser e agir assim, no momento que estiver fazendo comentários a respeito do Presidente do Brasil. Para ele, não há problemas em ser imparcial no que informa, no que argumenta.

05... “O PT é pior que qualquer outro partido, pois dizia uma coisa e fez outra”. Não importa se os outros são, naturalmente, em suas histórias, e nos nomes que os compõem, fraudulentos e demagogos, o Partido dos Trabalhadores, sempre será pior que todos, pelo fato de ter pregado uma coisa e, segundo ele, ter vivido outra, enquanto está no poder.

06... “Está provado que há mensalão e o presidente Lula sabia perfeitamente de tudo, mesmo que não se possa comprovar nada disto.” Este tipo de jornalismo é o que se vê todos os jornais; acusa-se antes de haver um julgamento, acusa-se, mesmo, garantindo em suas matérias, sem provas essenciais, como papel de acusador e de juiz, tomando para si esse direito que não tem.

07... “A imprensa tem o direito de provocar mesmo, ou para agradar os interesses dos donos, ou para vender mais”. Ele acredita que a concessão recebida, de ser um veículo de informação e entretenimento, dá o direito de profissionais falarem o que quiserem, provocarem como acharem melhor, buscando qualquer que seja a razão para assim agirem.

08... “Não acredita em tudo que a imprensa diz e não sabe como é que tem gente que em sã consciência, também, acredita.” Diante de tudo que ele me disse, não haveria outra palavra dele, neste sentido.  Jornais e jornalistas são mentirosos, traiçoeiros, interesseiros, gente de qualidade duvidosa, mentores de informações fraudulentas.

09... “Não acredita em estatística, pois elas são falsas, manipuláveis, e que não há como confiar nelas.” Neste caso, ele colocou informações do IBGE, e de outros institutos. Isso provavelmente acontece quando você é “inconfiável”, manipulador, passa a acreditar que muita gente, ou todas as pessoas, façam o mesmo. É por isto que a oposição sabe onde consultar minúcias em busca de fraude no governo.

10... “Todos os políticos são falsos, bandidos e desonestos, quando se envolvem com dinheiro e poder.” Neste momento ele me falou de algumas situações que ele viu, vivenciou, no seu contato com a grande maioria dos políticos. Disse de coisas que fizeram para que a verdade não fosse publicada nas páginas do jornal.

11... “Há uma briga de audiência entre os jornais, e isto, determina as manchetes e as posições criticas que fazem.” Mesmo que os jornais estejam numa mesma posição política, e geralmente estão, enfoques, manchetes, falsos complementos noticiosos, e outras artimanhas mais, aguçam a audiência que precisam para estarem na evidência necessária às suas sobrevivências.

12... “O elogio a um governo, como o de Lula, dá menos audiência, que o ataque, a pimenta, para chamar, inclusive, a atenção de quem discorda.” Uma pessoa como o presidente, o que ele significa, e o que ele desaperta, nos contras ou a favor, exige, muitas vezes, que o jornalista critique venenosamente, para o aplauso de uns, e a reação negativa de outros, o que é vantajoso para o jornal.

13... “Os donos de jornais, todos, são corruptores, eles praticam um tipo de extorsão, para atenderem seus objetivos e interesses particulares.” Colocam os políticos e os governos em suas mãos, de um jeito ou outro, tendo como arma, a informação, contada ou mal contada, forçando, executivos e legislativos estarem atentos aos seus sinais diários.

14... “O povo, em si mesmo, não lê política nos jornais, só os políticos e alguns intelectuais, por isso, se querem ser lidos, os jornalistas devem provocar ao máximo, os políticos e os defensores dos políticos.” Na verdade, o povo não acredita na mídia, não acredita no que lhe informam; antecipadamente, o povo sabe que usam de mentiras para levarem a serem e agirem manipuladamente.

15... “Não há interesse na mídia, na reeleição do PT e de Lula, e que farão de tudo, para evitar isto.” É verdade, os donos da mídia, o são, pelos interesses da “velha ditadura”, e estes, de um jeito ou outro, estão no poder, ou querem para lá, voltar. O governo atual não tem nada a oferecer a eles, como antes acontecia para a reeleição e para as privatizações.

16... “A idéia é afirmar que Lula fez o que FHC fez (assim, os resultados seriam colhidos por ele), mas que o governo deste não foi corrupto como o do outro.” O PSDB é o PFL no poder. Os donos da mídia, são ligados ao PFL. Se este partido não tem nome e nem oportunidade para disputar a presidência, aquele partido torna-se a grande porta para este voltar ao poder e ser o que sempre foi.

17... “É óbvio que a revista Veja, Isto É, que os jornais Estado de São Paulo e outros são declaradamente contrários à permanência de Lula e o PT, no poder, e que mesmo querendo a mesma coisa, a Folha de São Paulo ainda é o menos declarado.” Isto, acredito, não trás novidade nenhuma, para quem acompanha o que estas mídias têm feito e informado todos os dias.

18... País hipócrita, um exemplo, deputados que fazem Caixa 2 estão julgando e condenando, para satisfazer uma boa aparência, deputados acusados de Caixa 2. Como podemos confiar nestes homens? Vão além, chegam a dar um ar de quem não comete nada daquilo que estão julgando, como que superiores àquilo que condenam seus pares.

19... Nas viagens que fiz, encontrei um candidato a deputado, pelo PSDB que passou-me uma visão do partido em que está filiado: há um ódio contra Lula e contra o PT; a oposição que existe hoje, não é ideológica, não é política, não tem conveniência social, é algo pessoal, é uma demonstração de força necessária, a eles mesmos, e a toda sociedade.

20... Na conversa que tive que o candidato a deputado, o companheiro dele, um dos seus defensores, afirmou assim: “todo mundo que faz política tem seus interesses a defender”. Quando ele me disse isto, eu falei que o meu interesse era ideológico; os dois riram e me disseram que não existe isto, ninguém faz mais política pensando nisto. Para eles, todo político está em busca de seus interesses patrimoniais.

21...Na conversa com o candidato a deputado, me passaram a idéia de que estão confiados que somente os partidos de esquerda continuaram com Lula, mas os demais, inclusive PDB, PSB e o PMDB, no primeiro ou no segundo turno, vão apoiar o PSDB, que segundo eles, é a opção única capaz de tirar, de qualquer jeito, o PT do poder.

22... Na conversa com o candidato a deputado, me mostraram uma cegueira grande, querendo fazer ver que nada mudou no país, só piorou. Que está muito fácil para o PSDB vencer em todo o país, pois não há como o povo votar, de novo, em tudo que está acontecendo e piorandoo Brasil; até aconselham Lula a ser candidato no futuro, não agora, pois sairá decadente da avaliação popular nas urnas.

Dia 23...Começo meus comentários diários, em 2006, manifestando, mais ainda, meu orgulho de ser brasileiro, meu orgulho com o momento em que este povo sofrido está vivendo de muita esperança e mudanças. Inicio meus comentários com muita alegria com quem está fazendo o Brasil estar nisto tudo, o atual presidente e o seu partido, estadista continental e mundial, o que o Brasil nunca teve em sua história.

Dia 24... Saiu matéria de uma pesquisa, dizendo que dois terços dos brasileiros acreditam que a economia está indo mal [leia]. Isto é uma questão técnica, é mesmo que perguntar se a ciência tem evoluído em relação à AIDS. Na verdade, estas questões técnicas só tem um jeito do povo ficar sabendo, a informação da mídia. Nossa mídia não tem interesse de mostrar os avanços econômicos, o povo está alheio.

Dia 25... Ainda questionando a credibilidade da imprensa, junto a opinião pública, a última pesquisa do ibope mostra o povo indo na contra mão da mída. Você acredita que, depois de meses de desinformação dos meios de comunicação contra o PT e o presidente Lula, os dois estão melhores na avaliação do povo? Pois é, longe, o partido é o melhor avaliado no Brasil, e o presidente vence nos dois turnos.

Dia 26... No programa de tv, “Observatório da Imprensa”, um dos convidados afirmou que a mídia tem facilidade de encontrar e divulgar, sem “pena”, os defeitos dos outros, mas que, ela mesma, não gosta de receber crítica, de quem quer que seja; ela aceita se auto-criticar, mas não sabe conviver com a crítica que lhe possam fazer. O que vemos, é que nem se auto-criticar, ela sabe ou quer fazer.

Dia 27... Ontem, o Ministro Antônio Palocci foi sabatinado na CPI dos Bingos. Dizendo-se inocente, e não acusando ninguém, nem as mentiras da imprensa, que dizia entender pois receberam informação errada; sendo cordial com seus acusadores e até defendendo veementemente, seus colaboradores acusados, pedia que se esperasse o devido julgamento para então saber dos criminosos reais.

Dia 28... Um, entre muitos, jornalista, neste caso, como outros, ex-assessor de imprensa do PSDB, admitiu, como em outras vezes, mesmo que em secreto, como outros tantos iguais a ele, que publicou uma mentira, como a grande parte dos demais; ignorando o estrago feito, como é próprio da imprensa, ele está pondo a culpa em suas fontes, o que fazem todos, para não admitir que quis ou preferiu desinformar.

Dia 29... Há um jargão muito popular que nega a eficácia do programa Fome Zero, muito divulgado pela mídia que se nega a mostrar ou interpretar o que já tem acontecido, atendendo os interesses maiores da direita que a detém e a dirige; os recordes que têm acontecido e a diferença no panorama da miséria, já mostrado pelas estatísticas, demonstram o contrário. Faz mal a muita gente, entender isto.

Dia 30... O salário mínimo, no mínimo, já demonstra para que este governo veio, para que este presidente foi eleito, já demonstra que, realmente, a esperança venceu o medo. Hoje, no programa de rádio, o presidente afirmou, que para ela, o salário não está no ideal, mas já melhora, em muito, o poder de compra do povo. Só não leva este governo ao governo, de novo, quem gosta do caos para o Brasil.

Dia 31... Novos recordes estão se sucedendo, para início de ano. Desta feita, o superávit da balança comercial, no mês de Janeiro. Há a informação que os investimentos do governo federal, atendendo um Projeto Piloto de Investimentos, inclusive em infra-estrutura, também bateu recorde no ano passado, criando condições para um desenvolvimento mais robusto ao nosso país.

 

cubeh1.gif (12957 bytes)Dezembro 2005   Jan/Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez  2006 

Dia 01... A Câmara dos Deputados cassou o mandato, por dez anos, do José Dirceu; ganhou a mídia, a oposição, a injustiça, a má informação e o que é pior, a presunção, em vez de a carência da prova, para se estabelecer a culpa; não há mais, por lá, entre os homens que fazem as leis, o princípio de que na dúvida, o réu é favorecido. A justificativa dada é que foi um julgamento político, fazendo voltar os tempos da ditadura... Perdeu o Brasil, todos saímos perdendo.

Dia 02... O risco Brasil, no entendimento internacional, para investimentos, caiu a patamares recordes, desde sua implantação em 1994; a confiança do mundo com a economia de nosso país nunca esteve tão bem. Sem perder suas características de esquerda, mesmo que com menos ódio e radicalismo, o presidente Lula está, mesmo, em condições de discursar no Fórum Mundial Social e na Conferência de Davos. Ainda temos muito o que ver, em tudo isto.

Dia 03... Um dos discursos da oposição, é que não é ela que está agindo contra o governo e contra o PT, mas os próprios aliados; não é verdade, os anos de poder que a oposição tem no país e nos Estados, já fez plantar em todos os cantos, gente que sempre trabalhou pela Direita Política; são estes que, estando cá, age em benefício de lá, Roberto Jefferson é um bom exemplo, ministros do Supremo são outros, e veja, “A Receita vai devassar o PT  no Paraná”.

Dia 04... Um outro discurso que a mídia está dando para tanta perseguição ao PT, e em extensão ao governo Lula, é que o partido está sofrendo tanto desafeto, pelo fato de ter sempre pregado contra erros dos demais partidos, e, na verdade, está fazendo o mesmo, o pior. Veja só, nunca fez ou está fazendo como os demais partidos, Caixa 2 é o mínimo que eles sempre fizeram, e isto não é motivo para trucidar o PT e deixar os outros como heróis-vítimas.

Dia 05... Já está consagrado, o que já se sabe de há muito, o PSDB está fechado com o PFL; os dois mandatos de Fernando Henrique, um partido de Centro-Esquerda, esteve sempre apoiado pelo partido-mãe da Direita Polícia nacional, e isto se entendeu pelo fato de ser necessário para a governabilidade daquele momento; mas os dois estão tão afinados, tão coerentes, que , foram oposição juntos, fielmente, e agora vão juntos às urnas no ano que vem.

Dia 06... Uma revista voltada para economia, não muito expressiva, mas de circulação nacional, e de uma editora de pouca expressão, aproveitando o momento único da queda do PIB, no trimestre passado, mesmo trazendo reportagens sobre desenvolvimento de empresas e setores da economia nacional, mesmo diante dos resultados positivos de outros trimestres, diz em letras gigantes na capa: “Deu errado doutor Palocci”.

Dia 07... Numa visão política, econômica e até religiosa, gostaria de chamar a atenção para a lista que está crescendo, de artigos que estou dando como sugestão de leituras, onde, principalmente, chamamos todos a resultados que comprovam que o Brasil está mudando, e isto não é fruto do que governos anteriores fizeram ou deixaram de fazer, mas de algo muito recente que está produzindo tudo isto e muito mais que haveremos de assistir.

Dia 08... Muito boa a entrevista concedida pelo Presidente Lula a emissoras de rádio a entrevista dada teve momentos interessantes; um deles, é a maneira democrática como o presidente, ex-presidente de sindicato, afirmou que não tem nada contra a oposição, que tudo funciona assim mesmo, só que ele acha que há muito ódio na maneira como se faz oposição, atualmente, e que no tempo dele, não era assim, nem ele agia tanto assim.

Dia 09... Tem mais uma nova, e parece que não acaba nunca, a Direita não desiste, não vai baixar a guarda até às eleições; um ex-diretor do Banco Rural, afirma que a diretoria sabia da falsidade dos empréstimos ao PT; o que vejo de interessante, é que não se tornou notícia principal na mídia; acho que até ela deixou de acreditar nestas invencionices periódicas, para manter a CPI sempre em evidência política para resultados eleitorais.

Dia 10... Recentemente ouvi um comentarista, num determinado jornal de tv, afirmar o seguinte: “por causa da má articulação do governo, junto à oposição, o orçamento de 2006 tem enfrentado muitas dificuldades para sua aprovação”. Quer dizer, os deputados estão usando o momento para extorquir o governo, sabotar as verbas da União, impedir que o governo governe no ano que vem, ano de re-eleição, e tudo isto é culpa do governo.

Dia 11... Justificando o artigo “Imprensa usa palavras fora do contexto” encontrei este jornalismo doente, “Dirceu diz que governo acabou”. Esta é a mídia que tenta nos informar, nos ludibriar, uma mídia não vendida à Direita, mas totalmente propriedade da Direita. É claro que não foi ela que elegeu o atual presidente, nem tão pouco é quem vai derrubar o presidente... esta mídia não tem credibilidade junto a seus leitores, nem junto a ela mesma, para isto.

Dia 12... A Justiça entendeu que a imprensa extrapolou o verdadeiro sentido do seu papel, dentro de uma democracia, numa determinada reportagem, mandou que retirasse do ar, todo material sobre o assunto, usando o argumento que um pré-julgamento estava sendo feito na opinião pública. Na verdade, esta ação da mídia está permeada desta promíscua tentativa, substituindo os direitos individuais, e o papel da justiça em julgar e depois dar o veredicto.

Dia 13... Vou dar mais duas situações que mostram a adúltera imprensa que temos ao nosso dispor: uma jornalista diz que, “ainda é possível se fazer um imprensa séria no Brasil, e este era o desafio dela”, e a outra é a afirmativa de que um Ministro do governo Lula cometeu suicídio, afirmando que o governo atual, o que ele está servindo, está sem rumo e sinais para o ano que vem; só numa cabeça doentia, isso seria verdade, essa é a cabeça da mídia.

Dia 14... Poderíamos discutir outras façanhas mais, da imprensa direitista deste nosso país, o que é normal, visto que ainda são os beneficiados da ditadura com as concessões para suas rádios, tvs e jornais, sustentados muitos anos pela publicidade e favores dos governos direitistas ligados ao PFL... mas hoje vamos apenas mencionar o momento histórico do pagamento antecipado ao FMI da nossa dívida externa. Governo Lula e o Brasil que muda.

Dia 15... A imprensa está eufórica, não com os resultados positivos da economia e do desenvolvimento social, já vistos nos recordes que o governo tem levado o Brasil a experimentar, nestes últimos anos, mas com a pesquisa que aponta queda na confiança ao governo, ao presidente Lula e na economia do Brasil; e mais ainda, a pesquisa diz que José Serra, só ele, ganharia no primeiro turno e no segundo turno para o atual presidente da Rebública. Lastimável.

Dia 16... O Brasil já é uma importante liderança na América do Sul e Latina, já é entre os países emergentes, isso já se faz notar na maneira como os Estados Unidos e a União Européia, falam a nosso respeito, com respeito. O nosso povo nunca foi tão respeitado em toda a sua história, e o que é melhor, esta tendência está crescendo em progressão geométrica, cada vez é maior a carência que o mundo tem de ouvir sobre nossa gente e nossas ações.

Dia 17… Um Bispo Católico, em Barra Bahia, por não cuidar bem de sua paróquia, e por isto com muito tempo para fazer política, a ponto de fazer greve de fome, quer transparecer, com sua insistência, que ele é muito entendido sobre o rio São Francisco, mais que os técnicos e organismos que já aprovaram a transposição, demonstrando teimosia e falta de sensibilidade, com as multidões que serão beneficiadas com a água que salvará muitas vidas.

Dia 18… Há uma disputa entre os “grandes jornais”, semelhante aquela entre os blogueiros políticos, dos tais jornais, para ver quem é mais lido no que se trata a informes políticos; há um consenso entre os jornalistas, que quanto mais crítica e acusações, não importa se há comprovação alguma, mas atraente a informação fica para a sede que a própria imprensa já alimentou entre sues leitores. Tem a ver com o artigo “A Imprensa agrava a crise”.

Dia 19... Vou fazer uma homenagem ao São Paulo Futebol Club quando conquistou o tri-campeonato mundial inter-clubes, num torneio que reuniu os melhores do mundo; pela terceira vez chegou lá batendo o Liverpool da Inglaterra. Sou sãopaulino e depois do grande Telê, agora o Cicinho no ano passado e o Autoani, neste ano, estamos com mais esta alegria. Rogério Ceni foi eleito o melhor da competição.

Dia 20... uma notícia que reflete o Brasil: o SBT tem um site só para rebater a imprensa; agora está sendo assim, todo mundo precisa ter um canal extra para se defender; a Imprensa pode falar tudo que quiser, e isto é democracia; quem tentar se defender contra este abuso, é contra a liberdade de imprensa. Não se pode confiar no que se lê, no que se ouve, grande parte ou é mentira ou é falso.

Dia 21... Como diz a própria imprensa, “falando reservadamente a assessores”, executivo de um importante jornal no país, afirmou que há dois grandes interesses a atender, em cada manchete e em cada informação, primeiro o interesse da Direita brasileira, que está ávida de ódio e rancor, “um diabo na cola da esquerda”, e a outra é chamar para si, a atenção de seus leitores, até dos que duvidam do jornal.

Dia 22... A CPI dos Correios, que, politicamente, já saiu disto há muito tempo, e está sempre em busca de tudo que venha incirminar o PT, prova ser imparcial no último relatório que dá à opinião pública, quando afirma, sem ter prova, o mensalão, e não cita o esquema de Marcos Valério, desde o governo de FHC, bem como o Caixa 2, já admitido, de Eduardo Azeredo, do PSDB, em Minas Gerais.

Dia 23... o Presidente Lula disse que foi um dos que muito gritou “fora FMI”, e, de maneira pacífica, está fazendo isto acontecer; agora, o governo mostra sinais que, em Janeiro, vai pagar outra dívida do Brasil, com o Clube de Paris. No discurso ele afirmou que o Brasil está deixando de ser colônia, está passando a dirigir seus próprios caminhos rumo ao futuro, ao progresso.

Dia 24... Em discurso, o Presidente Lula voltou a dizer que é difícil para qualquer homem ver sua ex-mulher mais feliz com outro homem; ele disse que isto justifica a oposição raivosa que está acontecendo no país. O Brasil está indo muito bem, é uma pena que, o único jeito de todo mundo saber, é a mídia, e esta tem todo interesse possível de deixar o povo desinformado.

Dia 25... No dia 25, no dia do Natal de Cristo, sai a notícia, por que não tem como esconder, que as empresas tiveram lucro recorde em 20 anos; isso, e muito mais, quer dizer que os caminhos traçados pelo governo da mudança, está certíssimo, sem traumas e sem “milagres”, com muito pé no chão, com segurança de ser algo que vai continuar acontecendo para o bem de nossa gente.

Dia 26... A notícia de ontem, os lucros recordes que a economia brasileira concedeu às empresas já está abafada, hoje, pela pesquisa de que, segundo o Datafolha, o PT perdeu um terço de seus adeptos e seguidores; não se trata, exatamente de militância, mas de gente que se diz confiante no partido; caiu de 24% para 16%, enquanto o PMDB, PSDB e PFL continuam com seus 8%, 5% e 4%.

Dia 27... Todos os dias há uma notícia nova, que, algumas, estamos pondo na sessão “Sugestão de Leituras”, sobre o que entitulamos “Muda Brasil”.Recordes se somam nos dando orgulho dos passos importantes que o Brasil está dando para sua verdadeira independência; depois dos apertos de 2003, fazendo a reforma na casa encontrada deteriorada, o nosso povo só tem vivido dias de desenvolvimento.

Dia 28... Comemora-se um ano de Tsunami. Aquele fenômeno, somando a outros tantos do nosso cotidiano, como terremotos e furacões, ainda demonstram, como sempre fizeram, a limitação do homem, mesmo considerando suas habilidades, inteligências e tecnologias; diante destes atos bravios da natureza, o ser humano continua pequeno, e totalmente indefeso. O homem ainda é muito nada.

Dia 29... A hipocrisia política da Direita, incrivelmente liderada pelo PSDB, está caindo. De um momento para outro, aparece Marcos Valério, “o grande criminoso do Brasil”, “operador do mensalão”, segundo eles afirmam, totalmente envolvido com Caixa 2, recolhendo fundos e empréstimos, para campanhas de vários partidos, em Minas Gerais e no Brasil. A prática é crime comum dentro e fora dos partidos.

Dia 30... De tanto bravejar politicamente sem mostrar provas nenhuma, a CPI dos Correios termina o ano sem nenhum crédito; o latido vindo daqueles arraiais não chama mais a atenção de ninguém; até a mídia direitista fica sem motivação para proclamar o que lá se fala. O relatório do ACM Neto, sobre os fundos de pensão, não serviu nem para uso dos faxineiros. Até agora só mostrou Caixa 2 no partido que sempre se mostraram interessados em perseguir, os demais partidos, ninguém fala, ninguém omite nada.

Dia 31... Último dia do ano de 2005, bom momento para dedicar a todos nós, ao Brasil, um feliz ano novo... que este próximo ano seja repleto de momentos vitoriosos, triunfantes, para a vida de nossa gente. Que o Brasil continue sendo abençoado, continue sendo alvo do carinho e da bondade do Senhor Deus. Que 2006 seja o grande ano na vida de todos nós, gente desta terra maravilhosa.

cubeh1.gif (12957 bytes)Novembro 2005   Jan/Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez  2006 

Dia 01... Um comentário muito interessante sobre uma determinada revista semanal do Brasil, mas que reflete uma verdade sobre a imprensa em geral. Emir Sader foi muito feliz na sua colocação, quando avalia a responsabilidade e a credibilidade inexistente em tal periódico, a ponto de, a pesar da gravidade do que tenta passar, não recebeu nenhuma consideração, inclusive da oposição doentia e rancorosa que temos no nosso Congresso Nacional.

Dia 02... Ainda sobre a tal revista semanal, que não faz diferença o nome, pois há uma similaridade de interesses políticos entre elas, outra reportagem vem dar luz ao que já temos comentado em outras oportunidades; o título diz muito sobre o tudo que o texto expressa : “Americanos no Conselho da Revista”. Interesses patronais de quem se sente incomodado com a esquerda política na América Latina; um grande defensor do capital americano.

Dia 03... Na ditadura daimprensa livre”, na falta de respeito às pessoas que lhes interessa que assim seja, a “mídia democrática” critica o presidente por não dar muitas declarações quando eles mais querem, e quando querem mais deturpar a verdade aos seus desejos; não entendo, todo dia inventam que ficam sabendo de “passos secretos” “do Planalto”, sobre tudo, e escrevem isto como verdade... e ainda querem mais informação para explorarem em fel.

Dia 04... Um lembrado interessante que ouvi: não se pode julgar a ditadura de Fidel Castro, pelo tanto de cubanos que estão querendo deixar o país, pois, proporcionalmente, temos, no Brasil e na América Latina, muito mais gente querendo ingressar na “democracia capitalista” dos EUA; há muito mais barcos improvisados colocando latinos lá dentro, que carros-balsa fazendo ponte curta para que mais cubanos deixem a terra e o governo do ditador.

Dia 05... Junto com a noticia de Eduardo Azeredo, já comprovada como real, de dinheiro de Valério, não só no Caixa 2 da campanha, mas atualmente, quando o tesoureiro foi ressarcido do que se diz injustiçado, agora temos a de que a Fundacentro desviou alta soma para a campanha do FHC; verdade ou não, o que não importa muito, nesta altura do “campeonato”, vamos ver qual a cobertura que a imprensa dará sobre o fato desta denúncia. Podemos adivinhar.

Dia 06... Veja o que é a mídia, estão criticando a Rede Globo, por ter vetado um beijo gay, homossexual, no final de uma novela, talvez como o momento culminante da trama... essa “porcaria” de imprensa, quer que engulamos, guela a baixo, aquilo que ela insiste ser moral ou imoral; é uma ditadura ferrenha, querem mandar em tudo, eles é que sabem o que é certo ou errado... são terroristas e ainda não sabemos como nos defender de suas extorsões.

Dia 07... Três palavras-comentários que considero importantes para hoje: primeiro, meu crédito de que o Brasil é outro, para o mundo, depois da presença do Presidente dos EUA, na Granja do Torto, com o Presidente Lula, em meio ao comportamento infantil, não do povo, mas dos líderes argentino e venezuelano; segundo, a entrevista, hoje, no programa Roda Viva, do mesmo Presidente Lula; e terceiro, a reportagem “o que a Veja está querendo esconder”.

Dia 08... Como sempre, com a sabedoria e o carisma que lhe é peculiar, o Presidente Lula concedeu a entrevista ao programa Roda Viva da Tv Cultura; diante dos questionamentos, ele negou “mensalão”, defendeu seu amigo José Dirceu, falou de resultados positivos de seu governo e outros temas mais; na verdade deu um show de segurança no seu partido e no Brasil. É claro que irritou a mídia, no geral, a oposição no seu todo e os demais contrários.

Dia 09... Tem alguns dias que estou esperando a imprensa, pelo menos desmentir, as afirmativas de Caixa 2 com dinheiro público, praticado pelo PSDB, nos tempos de FHC, e do caso Bahiarursa com o Caixa 2 do PFL; nada aconteceu até aqui. Que fez estas denúncias não foi testemunhos de qualquer pessoa, mas a Revista Carta Capital e um jornal baiano... se fosse para incriminar o PT, eu não estaria esperando, pois imediatamente seria assunto nacional.

Dia 10... No anseio de buscar culpas comprovadas contra o PT, a oposição, munidas de CPI e da imprensa, tem dado crédito de veracidade em manchetes, a tudo que se diga, por qualquer pessoa, sobre qualquer coisa... outro dia teve quem dissesse que só está faltando a informação de que Bin Ladem esteve, diretamente, doando dinheiro para a campanha do partido... esse é um país que se diz justo e imparcial... a Direita política diz que é mentira.

Dia 11... Por um voto, a ala favorável ao governo, consegue impedir que a CPI dos Correios se alastre até Abril do ano que vem, como porta aberta para denúncias infundadas, especulações mentirosas da imprensa, palanque deformado para a oposição, irresponsabilidades e injúrias contra nomes e personalidades, e tudo que mais que tem acontecido, neste circo perverso a malogrado que a direita política tem armado com tanto afinco e polidez.

Dia 12... Não entendo tanta afirmativa da oposição sobre “Mensalão”, quando o governo se sucede de derrotas e dificuldades para aprovar algumas coisas no Congresso Nacional; desta feita, é a CPMI dos Correios, onde o governo perdeu, e ela vai ser prorrogada até Abril, para que aconteça, segundo o que se sabe, e não é difícil de imaginar, o que dissemos ontem, no dia 11. Até lá muito freio e muito palanque doentio e perverso vai acontecer.

Dia 13... Não descansam não, por falta de mais matéria que comprometa o PT e o governo, agora estão pondo o máximo de lenha numa fogueira de idéias, querendo transformar em caso pessoal... a imprensa insiste em briga entre Dilma e Palocci; os dois fazendo seu papel em particular, um querendo mais investimento e o outro segurando o dinheiro, querendo desenvolvimento imediato, outro querendo, também, porém, de maneira sustentável.

Dia 14... Sabe aquelas calmarias que inspiram tormenta das grandes? Pois é, abri vários dos informativos políticos, hoje, e não encontrei as manchetes mentirosas e arquitetonicamente armadas para confundir e desinformar; é de assustar, a esmola está grande... será que não poderiam aproveitar a falta de criatividade de sempre para o que gostam de fazer, e falar alguma coisa sobre o que se tem visto de, verdadeiras, caixa 2 tucano,  com dinheiro público?

Dia 15... É impressionante como a imprensa é capaz de saber, com detalhes, dos maiores segredos dentro do governo, dentro do PT, e na vida particular de todos que eles querem envolver em tudo que queiram classificar como suspeito; a polícia não precisaria mais de detetives, bastava contratar um repórter, que, de seu escritório, puxando pelo raciocínio aguçado, que sempre têm, seria capaz até de dizer, onde está Bin Ladem, a partir de contatos dele, no Brasil.

Dia 16... Trago duas manchetes que estamos cansados de saber, mesmo que muitos interesses tenham apregoado coisas diferentes: (1)“Brasil desfruta do melhor quadro econômico de sua história, apesar dos escândalos criados e supervalorizados pela mídia e a oposição; paradoxo de Lula: bom desempenho da economia em meio à crise”, (2)”Relatório de CPI deve ignorar "mensalão" e endossar tese de caixa 2”. Isso (s) todo mundo sabia, até os adversários.

Dia 17... Ontem o Ministro da Fazenda, Antônio Palocci “deu um baile” no senado; a oposição, querendo fazer mais dificuldades para o governo, na filosofia do “quanto pior, melhor”, fez questão de nada perguntar sobre acusações que ela mesma, fez, contra o ministro; tudo para que o show fosse feito do jeito e na forma que pretendem; ninguém pensa no país, ninguém pensa no povo, há muitos interesses, políticos e outros, a serem atendidos em tudo isto.

Dia 18... Acabou a CPI do Mensalão... acabou, depois de ter sido um ótima tribuna de mentiras, acusações infundadas e super-valorizadas, depois que muita gente de bem, verdadeiros brasileiros, foram atingidos, sem retratação, pela lama virtual que fizeram questão de dizer existir; acabou, mostrando que o mal por si só se destrói, se auto-implodiu, pela ganância de muitos nela, em prejudicar tudo e todos, ao bem de seus interesses. Provou que não há mensalão.

Dia 19… Eu gostaria de, hoje, destacar duas manifestações interessantes, uma, a do “Colunista” Anônimus, neste site, quando inicia uma série de comentários sobre “Falsa Imprensa”, e, a segunda, é uma reportagem, “Os Principais Escândalos Nos Tempos de FHC”; são dois aspectos gritantes, que, no fundo, vêm a calhar na mesma coisa, nos mesmos interesses, nas mesmas manobras. O pior, é que o PSDB, que já se disse esquerda, está maestrando tudo.

Dia 20... Está muito claro que a Direita política, no Brasil, ainda está muito viva, e com muita munição para ser ainda gasta em suas poderosas armas, a imprensa e a mídia em geral; novas desinformações estão nas bancas: a Veja, como sempre, “investigando” num tom de afirmativa e acusação, que o PT falsificou documentos do partido, no Conselho de Ética; mas o dono da assinatura já confirmou o que fez; é apenas mais uma fumaça fedorenta criminosa.

Dia 21... Um grande movimento favorável ao mandato do Deputado José Dirceu aconteceu com a presença de muitas lideranças políticas, muitos intelectuais e muitos populares; é o mínimo que este país pode fazer, por um “revolucionário” que deu, sua existência, sua vida em favor da causa do Brasil; gente que deixou de viver dos interesses do governo, em tempos passados, para se manter nos limites de uma oposição séria e ideológica.

Dia 22... Veja esta notícia que saiu em um dos “grandes jornais” do país: “Palocci afirma que só fica com mais apoio - Em conversa com Lula, o ministro disse que poderá deixar o Ministério da Fazenda se não tiver reivindicações atendidas. “ tudo isto é verdade se o ministro contou ao repóter, também, ou se o presidente contou, ou, em último caso, se o repórter tem “bola de cristal”... “não é possível” que esta notícia tenha sido presumida ou maldosamente formulada.

Dia 23...Os mesmos jornais que noticiaram a notícia de ontem, afirma que o presidente aceitou as condições do Ministro da Fazenda, para tentar mantê-lo no governo... é muita mentira intrigueira... desde o início o governo tem avisado que não muda a política econômica, mesmo que seja na época das eleições, isso ele tem garantido em todo o tempo e estas fábricas maldosas de falsos ideológicos, plantadoras estratégicas de dúvidas, querem orientar outra.

Dia 24... Saiu mais uma pesquisa sobre o presidente e o governo, como sempre a mídia tenta mostrar o caos, lembrando que a avaliação é a pior em todo o tempo do governo, e já se passaram mais de três anos (o que foi muito pior com Fernando Henrique), mas, dentro da margem de erro, o presidente ainda venceria, ou empataria, ou perderia, para o único mais forte de todos os outros candidatos, o José Serra. Isso mostra que o povo não acredita na mídia.

Dia 25... o Presidente voltou a perguntar, na entrevista que deu ontem a rádios de São Paulo e Rio de Janeiro: qual o presidente, o governo e o país que reistiria aos ataques de denuncismo que tem acontecido no país? E além disto, quem estaria nos patamares da avaliação em que ele e o governo estão, na opinião do povo, mesmo diante de tanta desinformação? Ninguém, nem mesmo Juscelino Kubischek, lembrando a palavra de Lula, outro dia.

Dia 26... Ontem foi dado outro passo importante para o desenvolvimento integral do Brasil e do Nordeste; o presidente assinou documentos para a construção de vias ferroviárias para escoamento de produção da região, para os portos de Pernambuco e Ceará; o ano que vem é o grande momento do país, e do Nordeste. O primeiro mandato vai ser fechado com chave de ouro, para ele, nordestino, e para o partido e o Brasil.

Dia 27... O “risco Brasil” chegou aos patamares de 1996, o que isto quer dizer? O governo de Fernando Henrique, bem intencionado ou não, estava em caminhos tão errados para o país, que estava afundando tudo; depois do arrocho de 2003, o Brasil tomou rumos para cima. Os prejuízos de oito anos do governo anterior, agora é que estão superados; depois que saímos do FMI, o Brasil é outro, os caminhos que estamos tomando são outros.

Dia 28... Ampliei o número de sites para consultar notícias diariamente. Num, o da Agência Brasileira de Notícias, tratando de política, na primeira página tem 51 chamadas, destas, 3 são de comentários de governistas, 20 são ouvindo impropérios acusadores de pessoas da oposição, ficando 4 para Artur Virgílio, 3 para ACM, e 2 para César Borges, José Jorge, Álvaro Dias, Antero Paes, a oposição em geral, e 1 para Heráclito Fortes, Jéferson Peres, Efraim Morais. Para a imprensa, notícia é o que a oposição tem a dizer e denunciar, sem espaço para defesas ou certificados de que seja verdade o que se está dizendo... isto é um massacre da mídia, isso não é democracia, isso é extorsão, uma forma de  impor ditadura contra tudo que seja contra interesses da Direita no Brasil.

Dia 29... Duas grandes informações para todos os brasileiros, o governo Lula diminuiu, neste último ano, a pobreza e a desigualdade no Brasil; é claro que a mídia não deu a devida atenção a estas informações, o que era de se esperar, mesmo não havendo, mesmo que não tenham conseguido fazer notícia, nenhuma nova fofoca para abafar este contexto de progresso e desenvolvimento para a nossa gente.

Dia 30... As  informações dadas pelo IBGE, sobre a diminuição record da pobreza e das desigualdades no país, entre outras coisas, vem afirmar que, mesmo a mídia ignorando ou apregoando derrotas, o Programa Fome Zero está certo e está no caminho certo. Contra fatos não há argumentos, e a grande defesa de um programa sempre combatido, pelos interessados na miséria do povo, acaba de chegar, no final do terceiro ano do governo que veio para mudar o país.

cubeh1.gif (12957 bytes)Outubro 2005   Jan/Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez  2006 

Dia 01... Um grande avanço contra os poderosos interesses e influências dos EUA, da Europa e de outros blocos econômicos, está acontecendo a benefício do Brasil e dos países da América do Sul, com resultados a curto, médio e longo prazo, enquanto os urubus da mída estão preocupados em criar intrigas e divulgar futricas. Que notícia temos, por meio da imprensa, sobre estes avanços que o nosso povo está dando nestes eventos internacionais?

Dia 02... Na propaganda política, veiculada, assisti algo que me comoveu... o Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, fez o que nenhum outro fez, daqueles que são do apoio ao governo, afirmou, sem medos, “nosso partido está com o Presidente Lula”, em outras palavras, também disse: esta é a hora de estarmos juntos para se concretizar todo o projeto estabelecido em benefício do nosso país, venha juntar-se a nós. Isso é ética, respeito, maturidade e fidelidade.

Dia 03... O deputado Antônio Carlos Magalhães Neto desistiu de fussar os documentos, em busca, na CPMI, do Congresso, em busca de incriminação do PT, com a justificativa de que não há ajuda suficiente para isto. Se houvesse indícios, será que ele desistiria? Querem provar o que não existe, mas que a maquiavelidade deles, da oposição, quer que exista. O crime é só Caixa 2, o que todos eles sempre fizeram. Com tudo isto, sobram as desinformações.

Dia 04... O que está parecendo muito claro e acertado na população, a favor do desarmamento e da não comercialização de armas, não está tão assim. Há uma defesa grande à comercialização. Há até quem ache que tudo está sendo promovido agora, para encobrir as denúncias de “mensalão”. Está provado que precisava mesmo do referendo, pois não é tão umânime a medida provisória que já foi votada e já está em vigor na legislação brasileira.

Dia 05... O Projeto de Transposição do Rio São Francisco está pronto, e para iniciar, está faltando só alguns detalhes e aprovação do IBAMA; a Igreja Católica está apoiando um bispo que faz greve de fome, contra o projeto, com a desculpa que é só contra alguns detalhes, como a necessidade de primeiro revigorar o rio, antes de tudo, o que já está contemplado no projeto, e o que já tem acontecido. Os governadores da região do rio são os incentivadores.

Dia 06... Dois argumentos principais estão sendo usados pelo deputado José Dirceu, embora outros lhes sejam muito favoráveis, como sua história e o que sempre lutou em sua vida; um é o fato de que está sendo julgado pelo Conselho de Ética, por uma época em que não era deputado, e o outro argumento é que não há prova nenhuma que garanta que o depoimento de Roberto Jéferson tenha consistência. Mas está sendo julgado, e possivelmente condenado.

Dia 07... O governo está recebendo muitos apoios, inclusive de outros bispos, aqueles que estão dentro do problema da seca, para o início imediato da Transposição do Rio São Francisco, principalmente depois da greve de fome que o bispo em Cabrobó; mas, com espírito de diálogo, o governo tem tentado negociar a situação. Este bispo, a serviço dos governos doentios dos estados beneficiados pelo rio, quer mesmo é que nada seja feito pela seca.

Dia 08... O Presidente Lula, encontrou-se com os deputados, inclusive os cassáveis, e entre outras coisas, afirmou que solidariza com estes e que sabe que não são corruptos e os erros que cometeram são culpa do partido; acha apenas que deveriam ter dito desde o começo, que pegaram dinheiro não contabilizados, para suas campanhas, desde o começo, evitando que se dissesse uma coisa e a CPI provasse outra, como aconteceu.

Dia 09... A direita política está em busca de qualquer coisa para se armar contra e tirar o PT da vida política do país.... procuraram jeitos contra o filho do presidente, não acharam, e depois de outras procuras, está incriminando o filho do deputado José Dirceu, o Zeca Dirceu, de ter usado de tráfico de influência no planalto; o rapaz era secretário do estado do Paraná e foi testemunha do envio de verbas para algumas cidades do Estado. Vão procurar mais coisas.

Dia 10... O vice presidente, José Alencar, além de se colocar contra os chamados juros altos, desnecessários, segundo ele, defendeu o Presidente Lula, disse que acredita em dinheiro escuso para o caixa 2 do PT, e informou que é afavor da cassação de todos que usam Caixa 2 em campanha, todos mesmo, os atualmente cassáveis e todos os outros, inclusive ele, que também, mesmo sem querer, usou de caixa 2, através de um amigo seu.

Dia 11... Na legislação brasileira, Caixa 2 é tão crime como ser “camelô”, ambulante, comerciante informal; é crime, mas se os que usam deste expediente não o fizer, cometerá um crime maior, o de não sobreviver; num país onde a lei é hipócrita e diz que a campanha não pode passar de um valor declarado, exigindo que os doadores se apresentem publicamente para isto, está exigindo que todos, sem exceção, pratiquem o crime, para sobreviverem e serem úteis.

Dia 12... É doentio, conhecer a história política das últimas décadas do Brasil, e ver o PT sendo pisoteado por um bando de bandidos, de quadrilhas partidárias comprovadas, tomando fôlego, se dizendo cheios de autoridade, defensores da legalidade no país... o mais dolorido é vê-los, com o poder da mídia nas mãos, promovendo a desinformação, fazendo o povo crer que o PT hoje não é diferente deles, ou é até pior que eles em suas histórias sombrias.

Dia 13... O Presidente Lula, em Portugal e Espanha, numa má cobertura da imprensa, que está ocupada com divórcios e futricas entre artistas e CPIs, visando interesses do Brasil na Europa, e basicamente, por enquanto, em Portugal e na Espanha, quanto a brasileiros ilegais nestes países, e o comércio que pode ser ainda melhor do que o acontecido até então... nosso mercador, nosso mascate está trabalhando duro para fazer este país se sério diante do mundo.

Dia 14... Pesquisas estão mostrando melhoras na confiança do povo em relação ao Presidente Lula; ao mesmo tempo, indícios estão surgindo sobre corrupção e caixa 2 em partidos da oposição, mas a imprensa está tratando de tudo, como estratégia dos governistas, especificamente, do governo, para levantar-se da situação que estava, despertando e desviando a atenção para si; mas isto é natural na imprensa comprometida com o passado.

Dia 15... Está para acontecer o Referendo sobre a comercialização de armas de fogo; é interessante como há argumento forte para os dois lados, o sim e o não; só que, como cristão, eu não vejo a Bíblia me orientando a votar contra, e mais ainda, não vejo Jesus irndo a uma urna e votando contra. Acredito que isto tem um preço enorme a se pagar, mas faz parte do espírito cristão que o Senhor espera que tenhamos.

Dia 16... O planeta está agitado em suas causas, não está sendo difícil fazer uma leitura disto, em tudo que ele está nos dizendo, quase que diariamente; tsunami, furacões, terremotos, clima alterado, e outros fenômenos mais que demonstram um planeta em confronto com seus inimigos; não acabou, não parou, a qualquer momento sabemos, todos, que algo novo, dentro desta lista já conhecida, há de acontecer em algum luar da Terra. Cuidemos dela.

Dia 17... Algo grave se manifesta, chegou a segunda feira, e nenhuma revista semanal se aventurou, como em algumas semanas passadas e seguidas, a relatar mais um suposto envolvimento de um parente do Presidente Lula, ou outro ligado a ele, em alguma corrupção; talvez o presidente tenha poucos parentes e poucos próximos a ele; ou mesmo, pode ser, que perceberam que estava cansando a todos, aqueles tiros vazio ao esmo do doentio.

Dia 18... Algumas pessoas desavisadas, acham que, se elas não vêem uma articulação consciente da direita política acontecer, é porque não existe; primeiro não é boa prova o fator ver ou não ver o que se faz para se crer na existência de algo; segundo, embora ainda atue conscientemente, é no subterfúgio que funciona com mais poder, e aí é que encontra mais adeptos... mulher não vota em mulher, pobre não vota em pobre, e assim por diante.

Dia 19... Um reconhecido jornalista, em outras palavras, reconheceu que foi usado, como todo a imprensa, pela oposição política do país, e durante meses esteve fazendo suspense a respeito de algo que nunca se concretizou, e ele vê, que não vai passar do que foi apurado até agora, desde o começo, Caixa 2; com isto, muitos oposicionistas se promoveram, seus nomes entraram e permaneceram na mídia, quando antes eram esquecidos e desconhecidos.

Dia 20... O tesoureiro do PSDB admitiu Caixa 2 na campanha em Minas Gerais há alguns anos atrás; e daí? O que a CPI vai fazer? Será que vamos ter mais um longo tempo de pesquisa para descobrir de onde vem tais recursos? Principalmente num Estado onde o partido está governando? Onde muitos beneficiados se somam? Ou esta regra, pelo ódio e pela ideologia só é aplicada ao PT? Que posição a imprensa vai tomar na questão?

Dia 21... O Presidente Lula falando ao congresso do Partido Comunista do Brasil, PCdoB, entre outras coisas, elogiou a camaradagem daquela agremiação política, quando nos momentos difíceis, sempre se manteve amigo e apoiador; sem ir atrás de posições convenientes, diante do público, aqueles parlamentares sempre estiveram contribuindo para que o governo, mesmo atacado por todos os lados, cumprisse seu papel social.

Dia 22.. Será que é possível acreditar que exista jornalista passando a idéia de que está torcendo para que a aftose aumente seus prejuízos no Mato Grosso e em estados vizinhos, só para ver o país ser prejudicado e os números do Governo Federal sejam irrisórios, fora o fato de colocar mais culpas no Presidente Lula, tanto por não dar mais verba para vacinação, quanto por sua afirmação que os focos estavam controlados? É difícil? Não, não é nada difícil isto.

Dia 23... O Brasil está votando sobre a proibição da comercialização de armas de fogo; já está certa a vitória do “Não”, as pesquisas demonstram isto. Votei no Sim. Na verdade, já, há muito tempo, era muito difícil comprar uma arma, e mais difícil o porte de arma, e isto vai continuar. No fundo, no fundo, não vai mudar muita coisa, este “Não”. Só vejo uma vantagem, os bandidos vão sempre ter dúvida se a casa a arrombar, tem gente armada a esperar.

Dia 24... Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, é mais um mártir daquilo que acredita; para satisfazer a sede do povo, em busca de não atrair mais desinformação sobre si, o partido expulsou um dos seus grandes nomes, mesmo não muito conhecido, pela prática do Caixa 2, o que sempre se fez, o que todo mundo faz. É uma pena que tenha que ser assim, com isto, com gente de bem assim, todo mundo sai perdendo, inclusive a oposição.

Dia 25... Notícias informam que já existem entendimentos entre o PT e o PSDB, como outros partidos, para isentar mais o Senador Eduardo Azeredo, presidente deste partido, diante das denúncias de Caixa 2 em sua campanha, em 98, e que até hoje, o Marcos Valério tem pago dívidas suas, ao seu ex-tesoureiro que diz ter sido lesado e tem cobrado até no STF. Por causa de Caixa 2, para que fazer alardes nisto que não há como deixar de acontecer?

Dia 26... Nenhuma daqueles tão conhecidos artistas cantores, chamados vítimas da ditadura, realmente eram contrários ao que a ditadura significava para a vida do país; a perseguição que sofreram foi pela conveniência do momento, e até mesmo, pela rebeldia inconseqüente que a idade e o poder da mídia dá; a ditadura passou, a democracia foi melhor restabelecida e nenhum deles, exceto Gilberto Gil, participou para a formação e desenvolvimento dela.

Dia 27... É muito interessante, o que a direita está conseguindo; há uma orquestração total contra o Partido dos Trabalhadores, atendendo a palavra do presidente do PFL, dizendo que “esta raça” iria desaparecer de vez; até partidos da esquerda, e o Ministério Público, estão envolvidos; tudo é motivo para acusar, não pessoas, mas o partido; é um trabalho em coro para atingir o coletivo, todos; não precisa provas, basta indícios e acusações.

Dia 28... Nunca mais ninguém falou sobre o Caixa 2 do PSDB, a pesar do Eduardo Azeredo já ter renunciado à presidência do partido; Ministério Público ainda não se preocupou em acompanhar o caso, a imprensa já demonstra que não tem interesse em divulgar a situação, o Conselho de Ética já mostrou que “tem muito o que fazer”... Caixa 2 só é relevante se servir para prejudicar o governo, o PT, o deputado José Dirceu e os outros petistas envolvidos.

Dia 29... Blefaram, o PSDB, para assustar, ou tentando fazer isto, contra o governo, deu entrada ao pedido da formação de uma nova CPI, sobre Caixa 2, para tentar demonstrar que não pratica este “crime”; da mesma forma, o PFL (nunca vi como estão se dando muito bem os dois), assinou o documento; voltaram atrás, além de constranger eles mesmos, sabem que, sendo assim, não haveria nem Conselho de Ética para condenar 99,999 % deles.

Dia 30... Não está fácil, mais uma nova acusação contra o PT; agora, depois da imprensa garantir que a guerrilha da Colômbia ajudou na campanha do partido, agora insistem na ajuda de Cuba, tudo em cima de suposições, e testemunhos duvidosos; ao mesmo tempo, em cima de papéis, o Ministério Público está garantindo que houve Caixa 2 na gestão de Palocci em Ribeirão Preto... o circo está armado, não querem o PT, mais, no poder.

Dia 31... Conhecendo gente como conheço, a imprensa como está claro que ela é, e vai continuar sendo, seguindo o princípio de se ouvir os dois lados, hoje, coloquei na minha lista de consultas informativas, matinal, o site do Partido dos Trabalhadores. Isso faz muita diferença, quando se quer conhecer a opinião de todos os lados e se chegar a alguma conclusão do que pensar e do que refletir entre mentiras, defesas e ataques ideológicos.

cubeh1.gif (12957 bytes)Setembro 2005   Jan/Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez  2006 

Dia 01... O Supremo Tribunal acaba de dar carta branca à imprensa, afirma que qualquer jornalista pode dizer o que quiser contra qualquer pessoa, pois ela não tem como impedir que isto aconteça; a mídia pode dizer o que bem entender, mesmo que não seja verdade, contra, até mesmo, pessoas públicas. Agora, ninguém, com esta jurisprudência, segura mais os venenos e as desinformações intencionais que a direita oligárquica disser com seu patrimônio público.

Dia 02… A imprensa, hoje, é mais que um quarto Poder, está acima dos três Poderes da República, não tem ética quando tem de tratar de informação, com o argumento que só sobrevive quem for confiável à audiência; mas com muita ética quando tratando de auto-criticar-se. Em nome da democracia, como essencial a ela, a mídia tem, acredita, o direito e até a obrigação de falar o que quiser, de forma livre, irresponsável e sem compromissos com nada.

Dia 03... O proprietário do restaurante da Câmara de Deputados, está na imprensa afirmando ter pago propina, “mensalinho”, durante o ano passado, ao Presidente da Câmara, para manter o restaurante funcionando, a pesar de ter uma dívida alta neste contrato que deve ser refeito no próximo mês. Prato feito para a carnificina da mídia que descobriu-se como essencial na divulgação, só, dos males que circundam os políticos, a política e a República.

Dia 04... Já há um consenso visível, no seio da imprensa nacional, possivelmente confirmável nos resultados, que, elogiar políticos, e ainda assim fazem, não é aceitável ao públicos, bem como, ao contrário, mostrar podres, que são muitos, dos artistas em geral; assim, temos nossas fontes de informação, como degrau de gente que vive de máscaras, e emperradores de gente que sofre para ser reconhecido e que precisa disto para manter-se eleito e bem vistos.

Dia 05... Em busca de carniça, com o intuito básico, de agradar seus cofres e os interesses de seus proprietários filhotes da ditadura, duas revistas, consideradas importantes, se debruçaram, com coro, a afirmar, da palavra de um empresário irresponsável, que o presidente da Câmara esteve recebendo “mensalinho”; ele já negou tudo; acredita-se em duas hipóteses, forçaram, de alguma forma, até escusa, para ele dizer o que disse, ou forçaram o que disse.

Dia 06... Vou voltar a dizer... a direita política deste Brasil, ainda existe e está mais vida que sempre. Há um coro, organizado, sem dúvida, para, se não, tirar o Presidente Lula, pelo menos deixa-lo sem governabilidade; o plano é desestruturar o governo, para o país marchar para trás, e isto não ser o grande forte dele nas próximas campanhas. A desinformação, com o desejo de mobilizar a opinião pública, é grande. Ainda bem que o povo não acredita na imprensa.

Dia 07,,, O comentário de hoje, é uma repetição daquele escrito por José Dirceu, ontem, na Folha OnLine, sem nada mais a acrescentar, nem tão pouco, eximir do tudo que ele disse. Destaco sua defesa, sua opinião sobre a mídia, e seu parecer sobre a direita política no Brasil. Vale a pensa tirar alguns minutos e ler aquele texto, que só poderia ter vazado de um coração com a história ético-política que bem poucos têm e conseguem ver nos outros. [clique aqui]

Dia 08... Está mais que na hora de acabar estas CPIs todas, ligadas ao tal de “Mensalão”; o que tinha para descobrir, já descobriram; o que tinha para prejudicar inocentes, já prejudicou; o que tinha de ser usado como argumento da oposição e da mídia vampira, já foi usado. Agora já cansa, já se torna repetitivo, sem provas de nada além do Caixa 2, o que desde o começo já ficou bem claro, segundo a prática de todos os partidos e candidatos.

Dia 09... A catástrofe que passou pelos EUA, o furacão Katrina, destruiu muito do sul daquele país; as oposições, dentro e fora, ao Presidente Bush estão tendo um prato feito para retomar as críticas, as mais variadas, contra ele e seu governo. A imprensa, como sempre, ouve, e reforça, toda vez que fala sobre o assunto, os comentários e sugestões negativos; a desinformação premeditada e preconceituosa impera neste que é o grande poder no nosso século.

Dia 10... Paulo Maluf se entregou à Polícia Federal, depois de ser decretada a sua prisão; sabe como é aquilo que todo mundo esperou por muitos anos, como demonstração de que existe Justiça real no Brasil, para ricos e para pobres, para políticos do governo o fora dele; depois de todos os benefícios que lhes foram proporcionados, pela legislação vigente, eis que tudo parece estar acontecendo aos nossos olhos muito incrédulos.

Dia 11... Dia Mundial contra o Terrorismo. Mais um ano que se passou do atentado, nos EUA, onde a Al-Quaeda, grupo muçulmano fundamentlista, liderado por Bim Laden, desafiou o mundo, pensando que estava só provocando os americanos, contra seus ideais, sua religião e contra si mesmo. A esta altura, já é morto, mas para fazer um mal maior, seus seguidores o declaram vivo, e assim, inatingível a qualquer pessoa, a qualquer perseguição.

Dia 12... Muito tarde, depois de muitos desgastes, o TSE, Tribunal Superior Eleitoral admite que todos os partidos tem grandes problemas quando ao uso de dinheiro nas campanhas políticas; a questão do Caixa 2 é comum, até natural. Todo o alarde que se tem feito em cima do PT, por causa disto é fumaça sem fogo que estão fazendo em busca de resultados favoráveis para si. Ninguém ta preocupado com o Brasil, param tudo para discutir fumaça.

Dia 13... Saiu mais uma pesquisa sobre a popularidade do Presidente Lula e seu governo. Está em queda, a desinformação está imperando, e a pesar, de muita gente achar que já há provas, pela imprensa, de crimes além do Caixa 2, contra o PT, e contra o presidente, ele se mantém na casa dos 50% que ainda o apóiam e confiam nele; em julho, no segundo turno, ele perderia para José Serra, hoje ele está num empate técnico, ganhando ligeiramente.

Dia 14... No depoimento que fez à CPI da compra de votos, o ex-deputado José Genuíno, com muita tranqüilidade, com muita ética, com muita certeza de estar fazendo um papel cívico, de homem que deu sua vida em favor da causa social deste país, negou acusações de “mensalão”. Ao mesmo tempo, foi afrontado com a presença do oficial que o prendeu na Ditadura Militar, e perguntas pessoais peniciosas às investigações; mas ao mesmo tempo foi elogiado, aclamado, e recebeu muitas demonstrações de carinho e apresso de correligionários e outros.

Dia 15...Roberto Jéferson foi cassado!!! Um bandido profissional da política, e por ironia do destino, acusa o PT e o Governo Lula como o mais corrupto em toda sua carreira política; se beneficiando de Caixa 2, com o Partido dos Trabalhadores, acusa-o de usarem os parlamentares como se usa prostitutas. Mas o pior de tudo, é que a imprensa e a oposição gostam de vê-lo falar destas coisas, manchando a história séria e social deste grande partido brasileiro.

Dia 16... É grande a desinformação intencional e inconsciente do povo. Por exemplo, no caso do “mensalão”, é de conhecimento pleno que seja uma verdade e que está tudo comprovado. O povo tem culpa, o “me engana que eu gosto” é algo que agrada muito. A imprensa em si e a maneira como ela faz notícia contribui muito para isto. E com isto, o povo perde, o país perde, a própria imprensa perde, pois muita gente inocente sai como culpada.

Dia 17... Ontem, o Presidente Lula esteve nos dando mais esperanças quanto à verdade, em tudo isto que a imprensa chama de “Crise no Governo”. Ele disse que a verdade vai aparecer. Acredito que ele já sabe do que deve surgir ao final de tudo, pois, pelas CPIs que aí estão, a mentira deverá sempre sobrepor a tudo que venha favorecer ao término do caos que querem imperar. Tomara que ele tenha razão, tomara que haja algo a vir neste sentido.

Dia 18... Há uma necessidade imperativa de ligar o PT, nestes dias, a todo tipo de delinqüência. Agora, já estão procurando ligações com os doleiros ligados a Collor. Provavelmente haverá uma busca para ver se há ligações com o PCC e outras facções criminosas ligadas a drogas e criminalidades outras. Com certeza, a Direita Política ainda está muito viva neste país, e fará de tudo para reconquistar seu espaço no poder. A imprensa é parte forte nisto tudo.

Dia 19... Até agora, nenhuma prova contra nada de tudo que se procurou incriminar o Partido dos Trabalhadores, a partir da palavra de um corrupto e de uma oposição insana; a única coisa comprovada até aqui, é o “Caixa 2; se o PT for incriminado por isto, o feio estará evidente, pois é prática natural de todos os partidos; como os deputados que fazem Caixa 2, votarão o partido que praticou Caixa 2? Que argumento usarão depois à nação.

Dia 20... Ou a imprensa continua muito interessada em fussar carniça, até mesmo para agradar os instintos que a fazem sobrevivente, e não divulga o que deve, ou os políticos não estão dando a devida atenção à Reforma Política, tão necessária, para que Caixa 2 e outros muitos crimes, aconteçam ou volte a acontecer. O prazo para que tudo isto seja válido nas próximas eleições está se esgotando, e ninguém está pautando nas discussões do Congresso.

Dia 21... O Senador Sibá Machado, suplente da Ministra Marina Silva, PT do Acre, deu entrevista ontem, num talk show, afirmando que o crime do partido é o Caixa 2, dinheiro que Delúbio, tesoureiro do partido, com muito esforço, estava providenciando para os diretórios do partido, para pagar dívidas de campanhas e que a oposição e setores políticos localizados, querem dizer que é algo mais, para prejudicar o partido diante da opinião pública.

Dia 22... A carta da filósofa petista Marilena Chaui é tudo, e muito mais, do que poderíamos dizer neste comentário de hoje. Falando sobre a imprensa, a oposição e o momentos atual da política nacional, ela vai além de nossas expectativas, levantando aspectos que estão por trás de todo bafafá que se faz questão em levantar, como poeira, com o intuito, claro, de prejudicar uma história de democracia e progressismo que o partido sempre pretendeu. Veja.

Dia 23... Já acontece as primeiras declarações no Conselho de Ética da Câmara de Deputados, favorável à absolvição de 5 dos 16 que estão para serem cassados; todos estão lá, por decoro parlamentar, no sentido de usarem Caixa 2 em suas campanhas para eleição; não há provas disto. Veja só, depois de muito conversseiro da oposição, agora é hora de começar a se consertar os exageros. Se um for punido por Caixa 2, o Congresso Nacional vai esvaziar.

Dia 24... O Ministro da Fazenda, o Palocci, afirma que o Brasil vai enfrentar esta crise como país de Primeiro Mundo, e é isto que estamos vendo; como antes, a pesar de tudo, principalmente da imprensa, da mídia e seus detentores, a economia continua produzindo recordes sobre recordes, desenvolvimento sobre desenvolvimentos, enquanto os pessimistas de plantão, e os interessados, nos distraem com pequenos, o Presidente Lula está fazendo números.

Dia 25... O Partido dos Trabalhadores está dando um banho de democracia e vida ao Brasil e aos demais partidos, está elegendo sua diretoria nacional; a chapa de apoio irrestrito a Lula está com quase 50% dos votos, e o resto se divide com umas cinco chapas de oposição, que estão querendo se identificar como mais à esquerda; assim, é muito provável que vá ao segundo turno; um banho completo de amadurecimento e democracia.

Dia 26... Sem muito assunto para comentar, neste momento, gostaria de chamar a atenção para o que a natureza está fazendo mundo a fora; ela está zangada com tudo que já tem acontecido contra ela em nome das economias e riquezas desenfreadas; tsunami e furações aos piores níveis, tem demonstrado muito poder incontrolável, muita fúria sintonizada, da natureza, contra tudo que se tem feito pelo homem que se auto-destrói.

Dia 27... Era o que faltava, é retardante.... surge a notícia que um bispo iniciou greve de fome, para impedir que a água do São Francisco chegue aos sertões nordestinos, pela transposição que está sendo programada pelo governo. Logo que recebeu uma das últimas autorizações de uma das entidades, favoráveis ao prgrama, sem danos ao rio São Francisco, o bispo tomou esta iniciativa e mandou carta ao presidente Lula dizendo que a vida dele está em jogo.

Dia 28... A melhor legislação diz que um homem é inocente até que se provem o contrário; no Brasil, a direita política pretende fazer o contrário; ontem o deputado José Dirceu, com toda a história que tem, com todos os serviços prestados, coisa que nenhum homem na oposição chegou a aproximar, para o nosso povo e pelo nosso povo, esteve se defendendo de acusações que nem provas, de qualquer valor, tem, mas suficientes para esta injustiça.

Dia 29... Mesmo que a mídia coloque como sendo uma vitória do Presidente Lula, a presidência da Câmara ir para Aldo Rabelo, na verdade quem sairá ganhando é o povo, o Brasil, pois, como este mesmo disse, em seu discurso para o segundo turno daquela eleição, não se trata de um ganho pessoal, mas de um benefício dos Deputados sem confrontação com o Executivo; isso é democracia, isso é o bem favorável ao crescimento que estamos vivendo.

Dia 30... A imprensa em geral, tem espaços e espaços para vangloriar artistas e muitas outras gentes que produzem mudanças sociais muito lentas; mas na política, os espaços que tem, é para lembrar, julgar e atropelar políticos, principalmente aqueles que não interessam aos seus quadros, ainda promovidos pela ditadura que lhes deu concessão e poder; os nossos filhos, não tem modelos políticos, eles tem modelos drogados, imorais e de sexo controvertido.

 

cubeh1.gif (12957 bytes)Agosto 2005   Jan/Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez  2006 

Dia 01... O governo britânico, num gesto mais político, do que qualquer outro, enviou emissários ao Brasil para visitar e indenizar, a família do pedreiro que foi morto, confundido pela polícia de Londres, como terrorista; muito provavelmente tenha a ver com a idéia de que, dos prejuízos, devemos escolher o menor, principalmente quando muitos outros interesses, em relação ao país, estão em voga. Parabéns à Inglaterra e ao seu povo tão civilizado.

Dia 02... O PFL nunca vai deixar de ser o PFL: o neto de ACM está demonstrando preocupação com o fato de um parlamentar envolvido com o mensalão, ter renunciado ao cargo para não ser punido pela comissão de ética do Senado; este rapaz é o neto daquele que há poucos tempos atrás, renunciou ao Senado, para não ser punido pelo seu envolvimento no caso da adulteração do painel de contagem de votos; os dois são do PFL.

Dia 03... Hoje, em Garanhuns, Pernambuco, o Presidente Lula disse algo importante, em relação à imprensa; ele deseja que tudo seja muito bem apurado e que, pelos disse-me-disses e acusações generalizadas que estão sendo feitas para se fazer “ibope”, ao final de tudo, os culpados paguem caro o que fizeram, mas que os inocentes sejam lembrados, para serem inocentados publicamente, limpando os nomes que estão sendo sujos por todo lado.

Dia 04... É engraçado esta questão de CPI, como disse uma de suas vítimas, são bestas-feras atuando no picadeiro; na verdade são uma corja de bandidos disputando para culpar os bandidos, entre eles, que tenham fraudado, o que é comum, fácil e incentivado pela legislação que eles fizeram, da maneira mais tola a ponto de serem descobertos; a disputa não está no mérito da questão, mas na descoberta da tolice usada para fazer o que todos fazem.

Dia 05... Tudo está mostrando que todo o empréstimo tomado pelo PT ao Marcos Valério, tinha só uma finalidade: pagar dívida de campanha nos Estados, tanto do próprio partido, como dos partidos aliados; o crime está no que todos partidos fazem: o caixa 2, nada foi declarado oficialmente, mesmo por que o dinheiro estava entrando muito depois do tempo da política, quando todas as prestações de contas já foram entregues e aprovadas.

Dia 06... O Brasil está em alta; recordes e índices valorosos estão sendo batidos a conseguidos com muita facilidade; o Presidente Lula diz que a crise é bem menor do que o que muita gente gostaria. O nome dele, a pessoa dele, a confiabilidade que a economia nacional e internacional têm, no seu governo, está sustentando tudo isto, em meio à catástrofe que a oposição e a imprensa tentam fazer estar; o Brasil está em alta, ninguém faria coisa igual.

Dia 07... É certo que o homossexualismo mais biológico possível, é uma anomalia hormonal, como também todos os comportamentos alterados por outros tipos de anomalias hormonais; assim, não podem ser tratados como normais, como não o são, os outros comportamentos alterados; deve haver um tratamento apropriado para superar a anomalia; já que esta situação altera os desejos pessoais, assim, o tratamento não pode depender das vontades.

Dia 08... A Polícia Federal e ABIN, Agência Brasileira de Informação, depois de apurarem, em silêncio, concluíram que o Presidente Lula nada tem a ver com o mensalão. É claro que ele sabia; se não soubesse, não teria mandado para o Congresso, tantas reformas necessárias, como  mandou; se não comprasse um bom número dos corruptos, não teria conseguido nada; por isso perdeu a presidência da Câmara. A oposição está lá só para prejudicar o país.

Dia 09... O grande problema e dificuldade das CPIs, atuais, é tentar provar que o dinheiro, informado como gastos de campanha, mesmo sob o crime do caixa dois, equivale ao chamado “mensalão”, dito pelo Roberto Jefferson;  esta vai ser a dificulade, pois o único crime, até agora, demonstrado, mostrado em todos os partidos envolvidos ou não, na base do governo, ou não, é o da verba paralela ao que foi declarado para as últimas eleições.

Dia 10... Muito boa a campanha do “Bom Exemplo, esta moda pega”. A música, a instrução, as imagens, tudo ótimo. É como se estivesse dando muito incentivo, e muita graça, ao ato de se doar mais aos semelhantes, até mesmo em benefício próprio. Junto com a campanha “o melhor do Brasil é o brasileiro”, o povo está sendo ricamente beneficiado com frutos que jamais poderá aferir, mas que muito trará de vantagens e virtudes.

Dia 11... O presidente da Câmara apresentou também, o nome de José Dirceu, ao Conselho de Ética, por ter sido mencionado como culpado no tal “mensalão”; a pesar de tudo que está sofrendo com tudo isto, é de dar parabéns a este homem forte por ser alvo de tudo isto. A mídia não menciona os outros, ela, tudo que diz, fala em relação a ele, só. Não atingem Lula, mas querem fazer isto, atingindo Dirceu. Para ser o homem mais importante do país.

Dia 12... Para a oposição, medrosa de perder as próximas eleições, qualquer coisa serve para chegar ao Presidente Lula, o que é natural; agora, por não poder provar “mensalão”, o crime em voga é o “Caixa 2” do PT, na campanha passada. Assim, não vai ficar um partido em pé. Nesta legislação falsa, feita por eles mesmo, o legislativo, segundo as conveniências de cada momento, todos praticam o Caixa 2, é impossível ser o contrário.

Dia 13... A economia está indo muito bem, a pesar de toda catástrofe política que abate o pais; a risco Brasil caiu mais ainda, isso quer dizer que a confiança internacional em relação ao Presidente Lula, mesmo diante de tudo contra ele, nestes dias, e sua atuação no mercado, é favorável, confiável; isso quer dizer que a maturidade do presidente da República, continua fazendo história num país que sempre foi de ações convenientes aos seus momentos.

Dia 14... uma última pesquisa apresentada, afirma que a popularidade e confiança do povo com o Presidente Lula, caiu; agora, segundo a pesquisa, José Serra o derrotaria num segundo turno das eleições. Lamentável, inevitável, até que demorou muito para que isto acontecesse. O grande estadista brasileiro, o grande político, o grande visionário pode está sendo engolido pela boa intenção de todos que querem o melhor para ele, seu governo e o Brasil.

Dia 15... O Senado aprovou o salário mínimo a $380,oo, sabendo que é um despropósito, mas buscando a catástrofe na economia para prejudicar a reeleição. É lamentável que os políticos que elegemos, para saborearem seus interesses, muitas vezes não coletivos, não sociais, usem da delegação que damos a eles, para atuarem contra nós, contra tudo que está sendo feito para o nosso benefício, já que elevará o nome de alguém, que não lhes interessa.

Dia 16... Vou fazer uma pergunta, que já fiz em outras oportunidade: para que serve o Legislativo? Eles são caros demais. Eles cobram caro para se manterem num partido, para atuarem como tal, para atender interesses, para votarem, para aprovarem, para chantagearem, para se dizerem oposição ou aliados... minha sugestão é acabar com estes parasitas; com votação de resultado rápido, como hoje, o povo pode votar no que acha melhor para si.

Dia 17... Dói aos ouvidos, a mídia, não tendo mais como acusar sobre mensalão, insistir sobre negócio de Caixa 2; já pensou? O PT acusado de usar o Caixa 2 como sendo uma coisa do outro mundo; há muita hipocrisia nisto tudo. Na legislação feita pelo próprio Congresso, nenhuma partido conseguiria eleger um vereador, se não usasse o Caixa 2; a lei obriga a isto e procura os incautos para punir por isto. A mídia, como um nojo, que também faz o mesmo, futrica.

Dia 18... Primeiro, movimentos sociais se apresentaram em Brasília, a favor do Presidente Lula e contra a corrupção, promovido pela UNE, MST e a CUT; depois, imediatamente, outra, contra a corrupção e contra o governo, promovido pela Força Sindical e dissidentes da UNE; manifestações muito apropriadas, para uma época muito apropriada; o primeiro grupo quer apoios para o presidente cumprir suas promessas sociais; o outro grupo não.

Dia 19... Ontem, o Delúbio Soares, em CPI, reafirmou o que está tudo se esclarecendo, mesmo que a oposição queira mais que isto: os empréstimos comprovados, em alto valor, foram para em Caixa 2, pagar campanhas do PT e dos partidos aliados; e seriam pagos com o dinheiro certo que o partido tem, todos os meses em suas receitas; não existe o mensalão que os adversários querem, mas o repasse dos empréstimos em pequenos valores. Só isso.

Dia 20... Chegaram no âmago do que queriam, no ponto forte do Governo Lula, na economia, no Ministro da Fazenda; delegados, Ministério Público, ouviu uma denúncia de um criminoso comprovado, e saíram logo a publicar, para a faminta imprensa, sem comprovação ou qualquer investigação, que o Ministro Palocci era corrupto quando Prefeito de Ribeirão Preto; a oposição diz para ter cautela, mas está radiante com o acontecido e as conseqüências.

Dia 21... Voltemos a conversar sobre a Reforma Política... em vez de dar um passo seguro a este respeito, o Congresso está votando um paleativo, algumas regras para as próximas eleições; consta somente, o barateamento da campanha com cortes de alguns meios de divulgação e a diminuição do tempo da campanha... é muito pouco, era para se avançar muito mais, para o bem do país, do povo, não somente dos partidos e dos candidatos.

Dia 22... Depois da entrevista do Ministro Palocci, sobre as denúncias que está sofrendo de ex-assessores, e atualmente, amigos próximos, a mídia informa que ele agradou a todo mundo, inclusive à oposição; há quem diga que todo mundo quer acreditar nele para o bem da economia do país. Fato é, que, com culpa ou não, os denuncismos, tão necessários à democracia, torna-se prejuízo para todos, quando divulgados como sensacionalismo barato.

Dia 23... Está muito claro que há uma necessidade premente de jogar muita lama no PT, o único, digamos assim, partido que brigava pela transparência e a ética na coisa pública; há duas ações diferentes em dois grupos diferentes: um lado quer mostrar que o partido é igual a todos os outros, sem tirar nem por, como eles sempre acreditavam, e o outro lado quer tirar o partido do poder, para dar espaço a outros; no máximo, o PT ainda é o menos ruim.

Dia 24... Uma das Manchetes do momento, e que já dura uns dois dias, é que a campanha do Presidente Lula foi feita com Caixa 2; é o mesmo que insistir no fato de que a água é composta de H2O. Todos os políticos, inclusive os donos destas mesmas mídias, se candidataram e usaram este tal de Caixa 2; numa época que os principais bandidos do país, investiam contra Lula, alguém esperaria que ele ganhasse como? Se não fosse usando o poder econômico?

Dia 25... a imprensa está dizendo, agora, entre outras coisas, que as CPIs estão competindo para quem obtem mais audiência na mídia nacional; e em particular a cada uma delas, os deputados e senadores estão disputando quem toma mais a atenção do público para si; estão todos interessados em fazer nome para as próximas eleições; uma palavra do Ministério Público já pediu que as vaidades pessoais desapareçam para o bem das investigações.

Dia 26... Países africanos estão criticando a ONU por, segundo eles, não dar a devida importância à fome naquele continente; é verdade. As Nações Unidas, se realmente quisesse, mobilizaria os países ricos, a ponto de chegar a boicotes, como faz com paises mais fracos e pobres, forçando os ricos a participarem mais definitivamente nesta preocupação, objetivando cumprir as metas já estabelecidas e tão divulgadas como ideal para todo o planeta.

Dia 27... Com muita convicção, o Presidente Lula afirmou que, em outras palavras, não usará a covardia de Getúlio Vargas, nem de Jânio Quadros, nem de João Goulart, mas terá o bom senso de Juscelino Kubischek, paciência, paciência e paciência, pois a verdade vai triunfar, e o povo vai saber quem cometeu corrupção neste país, os que já se sabe e os que ainda não estão conhecidos, para este momento. Falou bem, falou tudo, aguardemos.

Dia 28... Conforme disse o Presidente Lula, o Conselho de Ética da Câmara, não tendo provas do suposto “Mensalão”, está tomando posição contra o deputado Roberto Jéferson; o que todo mundo parece querer ver, não é verdade; todo dinheiro que rolou é despesa de campanha, que tem sido pago em parcelas, o único crime cometido pelo PT é o Caixa 2, por onde todo este dinheiro está escoando. Por este crime, punição para todos os partidos.

Dia 29... O Presidente da Câmara, outro dia, de maneira polida, respondendo a uma procura de provocação do repórter, disse, que os acusados de “mensalão” sempre foram homens de bem, atuantes na vida pública, e dignos, mas se forem culpados, serão julgados e condenados; hoje, sai nos jornais que ele afirma que não existe “mensalão”, o que existe é Caixa 2, dos partidos, financiados pelo PT nos grandes empréstimos que tomou.

Dia 30... A direita política ainda existe neste país, e está muito viva, e está muito incomodada por estar fora do poder, com a saída de FHC; há uma grande necessidade de incriminar o PT, de qualquer forma, para que não volte ao poder. Querem provar, mas não conseguem, a existência do “mensalão” sob às ordens do Presidente Lula, e por não conseguirem, estão querendo provar, por insinuação, que corrupção deste partido, fez matar o Celso Daniel.

Dia 31... Fim do mês de Agosto, o que é chamado de crise política, ao contrário das conseqüências no final do governo do PSDB, não trouxe estragos à economia do país, no entanto, a política, que chegou a extremos bem degradantes, está menos conturbada, mais esclarecida. O Partido dos Trabalhadores está menos massacrado do que esteve. A crise está menor, e o povo começa a perceber que há mais fumaça oposicionista, do que fogo contumaz.

cubeh1.gif (12957 bytes)Julho 2005   Jan/Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez  2006 

Dia 01... Há uma sede tão grande contra a corrupção ou uma real falta de vontade de ver o Brasil se desenvolver, ou as duas coisas ao mesmo tempo, que, por mais que nossas vidas estejam em vias de crescer com o país, nossa atenção só se volta para o negativo, mesmo que isso produza retrocesso em tudo que já foi conseguido de avanço nacional em todo o mundo.

Dia 02... Ontem, em Goiás, como já tem acontecido em outras partes, os movimentos sociais, representados pelo MST, a CUT e a UNE, entre outros, fizeram manifestação a favor do Presidente Lula, da governabilidade e contra a corrupção, chamando a atenção para o que chamam de estratégia da Direita política, para prejudicar o governo da Esquerda no país.

Dia 03… Novo record no superavit na balança comercial se verificou nestes últimos dias, considerando que a agricultura produziu menos que o ano passado, a queda do dólar no país e outros fatores desastrosos; isso incomoda a oposição, isso incomoda os que mais se interessam com o prejuízo da nação para obter lucros nos palanques políticos visando eleições.

Dia 04... Eu consigo imaginar a dor no peito do presidente Lula, quando, por causa da opinião pública, e dos julgamentos precipitados que muitos fazem, e gostam de fazer contra outros, quando tira José Dirceu da Casa Civil, e quando pede ao seu partido, seu amado partido, que afaste da direção, aqueles que passaram a vida lutando pelas causas sociais comuns.

Dia 05... Ontem, no programa Roda Viva, da Tv Cultura, rodeado de jornalistas, até muito educados, o presidente do PT, José Genoino, deu um banho de fidelidade aos seus princípios, aos seu partido e à causa que sempre motivou o movimento social que sempre fez parte. Sem acusar ninguém, sem reclamar da situação, mostrou que no Brasil há homens comprometidos.

Dia 06... Depois Respondi o seguinte para outro e-mail: Minha boa amiga, é claro que ninguém está satisfeito com o que está acontecendo, acredito que até o PT que sempre foi contrário a tudo isto. O que me dá esta certeza, é que, sempre vi, sempre soube, das muitas vezes que foi convidado a participar de governos anteriores, recebendo vantagens e cargos, e sempre rejeitou. É muito fácil ser oposição, é certo, mas os resultados mostram que melhor do que os anteriores, o partido tem alcançado conquistas sociais muito especiais, para as mulheres, para os negros, para outras minorias. Vai chegar o momento em que veremos, mais nitidamente, as diferenças dos números de antes e de depois da presença do partido no governo. Nada se muda de uma hora para outra, principalmente na democracia, onde até os errados, os contrários aos interesses coletivos, têm opinião respeitada e garantida. Mas muito já foi feito, e muito está para acontecer, inclusive até o fim do mandato. É importante lembrar, também, que, se for o caso, estamos diante do menos ruim; é assim, ruim com ele, pior se for outro. Quanto a usar instrumentos que sempre se rejeitou, é o que já disse, se não for usando as regras atuais para fazer as coisas acontecerem, não se chega nunca lá. Reformas profundas (ainda ineficientes) na Constituição, precisam de votos, e os sérios, estão, muitos, na oposição, como antes acontecia. Já que a oposição de hoje é mais dura e anti-ética que antes, então precisa-se usar votos dos corruptos, para se criar antídotos contra esta mesma situação. Foi o que aconteceu. Não perca a esperança

Dia 06... Respondi isto a alguém, por e-mail: Meu bom amigo, há uma elite no Brasil que não está satisfeita com o que está acontecendo. No mínimo estão com medo de não voltarem ao poder. Há todo um jogo para que percamos a esperança e façamos como muitos fizeram e tem feito votar em gente errada porque "rouba mas faz". O que estamos presenciando hoje não é de agora; a re-eleição, no mínimo, uma grande reforma na Constituição, precisou de muitos votos, e foi preciso comprar, e todos nós soubemos disto, para que acontecesse. Partidos fisiológicos sempre existiram, partidos que estão sempre a vender, de um jeito ou outro seus votos, aos governos, não importa quem esteja governando. isso acontece no Congresso, na Bahia e em Teixeira de Freitas. o Legislativo tem servido muito para isto. Para se governar, todo executivo precisa deste trastes, e precisam entrar no jogo que eles mesmos, o Legislativo, empreendeu. O atual governo foi quem mais produziu reformas na Constituição, para faze-la melhor e ainda tem muito o que fazer. As reformas passaram, não como deveriam, mas passaram dentro de um contento. Os interesses do PT não passaram, é por isto que o presidente da Câmara e do Senado, não é do Partido. O PT é o partido que está se esforçando, desde há muito tempo para votar a Reforma Política, pois este é o único jeito para acabar com a compra de votos. Os executivos não precisarão ir atrás de parlamentares, mas farão composições com os partidos. Esse fortalecimento dos partidos, não fará deputados venderem votos a varejo, fazendo acontecer o que o PMDB está fazendo, onde grande parte quer uma coisa e outros, se sentem donos e fazem outra. O Partido, pode até ter comprado votos de parlamentares, isso é o jogo que sempre aconteceu neste país, e só há governabilidade se isso acontecer. Uma coisa eu acredito, o partido que sempre lutou contra isto, nunca fez questão de estar no governo para que não sofresse isso, não iria sujar sua história com isto. Pode até ter comprado voto, mas não colocou esse dinheiro em bolso de nenhum do partido. Isso só está aparecendo agora, porque nunca houve tanta gente sendo presa e descoberta nestas fraudes, como hoje, neste governo. assim, é preciso puxar também este partido para dentro desta canoa. E até a gente descobrir a verdade, com estas CPIs e com o trabalho da Polícia Federal e outras entidades, o máximo que puderem farão. Até lá, continuo acreditando no Projeto, que é maior que tudo isto, e no governo que tem uma história de lutas sociais, que é maior que tudo isto.

Dia 07... Foi dado uma concessão de televisão à raça negra. Há de se pensar que isto seja produtivo, mas até onde. Eles têm pouca participação na mídia atual, e a que tem, é inferiorizante, com pouquíssimas exceções. Mas até onde uma emissora produzida por eles, ajudará nesta situação injusta?: essa é a grande questão. Vamos assistir e torcer pelas mudanças.

Dia 08... O islamismo, mais uma vez em evidência... desta feita, em Londres, uma série de bombas em ônibus e metrô aconteceram ontem, matando quase cem pessoas; o alvo não é político, o alvo é religioso; a política é um pretexto para se fazer o que o coração radical deles, entende, querem fazer para agradar a Alá, o Deus que detesta os hereges não muçulmanos.

Dia 09... As lideranças do PT, atendendo a animosidade da oposição, na CPI, abriu mão do sigilo bancário e telefônico, para que houvesse toda investigação possível sobre a crise nos Correios e do Mensalão. Isso é interessante, isso tem a ver com os homens que passaram a vida lutando contra a ditadura, a corrupção e o uso do dinheiro público contra interesses sociais.

Dia 10... José Genoino deixou a presidência do partido; há um choro por se ver alguém tão importante para as lutas históricas pelo social, pelo Brasil, estar passando por tudo isto, e o que é pior, quem está acusando, são pessoas que passaram a vida toda em atividades que sempre motivaram homens, como ele, à luta que sempre empreendeu. Com tudo isto se aprende.

Dia 11... Um deputado, de um partido que já foi governo, e que depois passou para o fisiologismo, e que, sendo assim foi rejeitado na base aliada para apoio ao governo, e que por tantas caídas, tem sido uma oposição doentia, raivosa e destrutível ao país, junto com o PSDB, foi encontrado com uns três milhões em avião particular; com certeza, motivos diferentes.

Dia 12... O trabalho que a Polícia Federal está fazendo, neste governo, é surpreendente; está agindo com gente do governo ou da oposição; estava certo o Presidente Lula ao dizer que não precisava de CPIs quando o Ministério Público e a Polícia Federal estava fazendo, muito bem, seu papel de investigação; por isso que esta polícia nunca desbaratou tanto crime como agora.

Dia 13... Um grande exemplo, o que todos sabíamos que podia se fazer ou que iria acontecer, o Partido dos Trabalhadores, com suas lideranças em particular, entregou documento à CPMI, dando autorização a quebra dos seus sigilos bancários, telefônicos e fiscal. É claro que a oposição vai fazer uma devassa e um estardalhaço sobre a situação de todos. É o preço.

Dia 14... O Presidente Lula está em Paris, na França que está propagando a cultura do nosso país por algum tempo; lá, ele já discursou, já conversou com o Presidente daquele país e já mostrou os interesses do Brasil quando à ONU e o Conselho de Segurança, ao Comercio e a Pobreza mundial e os subsídios dos países ricos aos seus exportadores.

Dia 15... Um momento interessante na vida do país... o governo está aprendendo a ser governo, pois sempre foi oposição, e a oposição está aprendendo a ser oposição, já que grande parte dela sempre esteve na oposição; isso faz os dois lados tomarem atitudes errôneas e controvertidas... ontem, por exemplo, o líder da oposição chamou o Presidente de corrupto ou idiota.

Dia 16... Nesta semana, saiu o índice de popularidade do governo e do Presidente Lula; para tristeza da acirrada oposição, a pesar de toda divulgação e insinuação que a mídia tem feito, permanece estável, em alguns casos até melhorou; há uma confiança extrema do povo em seu presidente; isso deve deixar muita gente conhecida, doente de raiva e inconformismo letal.

Dia 17... A viagem do Presidente Lula à França, gerou mais comércio para o país, e vai gerar mais turismo, nos próximos verões; e outras gerações de divisas e riquezas para nosso povo; estas informações não vi a imprensa informar, o que vi, foram buscas de falas que viesse incriminar por uma ou outra coisa qualquer; para que precisamos de uma mídia deste jeito?

Dia 18... O ex-tesoureiro do PT assumiu, como responsabilidade pessoal, sozinho, o Caixa 2, não o mensalão; não é justo, neste momento, condenar os parlamentares por algo que a lei, feita por eles, sempre soube, protegeu, incentivou, facilitou e usou uma capa de errado; iria esvaziar o Congresso. Agora é hora de votar a Reforma Política, isso sim.

Dia 19... Vou falar uma coisa, e acredito que poucos vão acreditar: o PFL e o PSDB estão irritados pelo fato de existir Caixa 2 no PT, segundo declarou o tesoureiro petista investigado; estes dois partidos, em toda máxima hipocrisia, está demonstrando espanto com esta informação... vê-se que esta oposição não é política, ela é doentia, viceral; é o limite macabro do ser.

Dia 20... Ontem foi divulgada uma pesquisa IBOPE, dando o seguinte resultado: 55% continua acreditando no Presidente Lula, enquanto 44% acredita que ele pode sofrer impeachiment; é uma pena que um partido que lutou seriamente contra todos os males que todos os outros partidos sempre se envolveram, venha sofrer justamente com este mesmo nefasto mal.

Dia 21... Há uns dois dias, uma reportagem, “Mídia ajuda a alimentar crise no Brasil”, expressou tudo aquilo que temos lembrado aqui, quanto ao papel destruidor da imprensa, em relação ao bem do país, e quanto à prática mercenária de muitos no legislativo no Congresso, nas Assembléias e nas Câmaras. A reportagem disse até muito mais do que temos falado.

Dia 22... A pesar de tudo que está abatendo o país, a economia vai bem; recordes estão sendo batidos na arrecadação, na balança comercial, no emprego e outras coisas mais, em conseqüência a tudo isto; a mídia e a imprensa não querem isto no conhecimento do país, então continuam usando seus espaços para ofuscar estas informações benéficas a todo mundo.

Dia 23... Em discursos, o Presidente Lula disse que não há ninguém mais ético que ele, neste país; disse que sua mãe analfabeta sempre dizia que a maior riqueza do mundo, é o homem poder andar de cabeça erguida; isso ele aprendeu dela; pessoalmente, eu confio nisso, acredito que essa é a marca do partido que ele fundou, acredito que o Brasil está bem.

Dia 24... Uma história de serviços e muita ética, ainda me leva a acreditar muito no Presidente Lula e no partido dele; isso me leva a acreditar muito em todos que sempre ali estiveram; com todas estas denúncias, e entendendo que fizeram o jogo que sempre aconteceu no país, para que este mesmo jogo acabasse com esta situação deplorável de sempre. Aguardemos.

Dia 25... Outras bombas em Londres, outros atentados à humanidade, outras façanhas contra o mundo livre, outras manifestações de intolerância religiosa com roupagem política, outra desconfiança que passamos a ter em relação a qualquer muçulmano que estiver por perto de nós... que pena, com tanta gente boa, bem intencionada, como em todas as religiões.

Dia 26... O óbvio está acontecendo, o que todo mundo sempre soube, nomes importantes do PSDB estão envolvidos em vários envolvimentos com o Marcos Valério, o homem do dinheiro que tem financiado os mensalões. Não há o que assustar com isto, nem mesmo criticar; este é o Brasil cujas leis exigem isto e facilitam isto. Depois de tudo, ou a grande maioria será incriminada ou inicia-se tudo corretamente.

Dia 27... Vou contar uma coisa muito interessante, um dos mais dedicados a acusar o PT de mensalão e de outros tipos de corrupção, é o neto de ACM; não é interessante esta informação? Isso quer dizer que a coisa é sem pé e sem cabeça; o PFL é um partido que está tomando iniciativas pela moralização da vida política neste país; é ou não é, muito interessante... somos um povo muito interessante.

Dia 28... Um brasileiro foi confundido pela polícia de Londres, com terroristas e foi morto; este assunto está tendo a repercussão semelhante a de um herói nacional que sofreu mártir; a polícia nas grandes cidades, por motivos menores, tem matado muito mais brasileiros e a repercursão é nenhuma; com certeza, naquele momento, ele deu muitos motivos para ser confundido, por que aquela polícia não sai matando gente de qualquer jeito.

Dia 29... Alguém mencionou, que o que acontece com o PT, é tudo que acontece com aqueles que se dizem evangélicos. Todo mundo sabe que todo mundo faz o que está mencionado na mídia, mas o que mais está forte, o que mais está destacando, não é exatamente isto, é o fato de que os petistas, aqueles que sempre se mostraram eticamente contrários a tudo isto, estão sendo, mesmo que só alguns, com a mão na prática. Tem coerência o que me disseram.

Dia 30... Diante de tudo que está acontecendo, não estou vendo a mídia e o Congresso, estudando o melhoramento da Reforma Política que é tão necessária para o Brasil e para impedir tudo isto que está aí; enquanto estamos preocupados, como um todo, em pré julgar tudo e todos, antes de se concluir as apurações, deveríamos estar discutindo o aperfeiçoamento daquilo que já está nas mesas deles, e que já disseram que ainda é incompleta.

Dia 31... Neste fim de semana, a mídia voltou a lembrar dois aspectos interessantes, sobre o mesmo tema: primeiro a força de confiança que o povo tem, ainda no Presidente Lula, juntamente com o mercado que continua produzindo índices muito favoráveis; e segundo o fato de que nesta confiança, diz a imprensa, o povo está preferindo tirar fora a pessoa do Presidente; quem faria o mesmo, num país tão desconfiado com os políticos? Parabéns a ele.

o Brasil já é outro, vai melhorar mais ainda. continue dando um voto de confiança, não em Lula, ou no PT, mas no programa que está mudando este país.

cubeh1.gif (12957 bytes)Junho 2005   Jan/Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez  2006 

Dia 01... É muito difícil ser governo, principalmente se você tem visão nobre, interesses histórico-social, se quer ser modelo favorável a tudo que pregou em suas vida política. Mídia, oposição e povo desinformado; são muitos interesses que se deixa de agradar ou diretamente desagrada ou meio-desagrada, com as iniciativas que se tem a tomar. Ainda bem que temos um governo experiente e incansavelmente persistente, suficientemente forte para nem pensar em desistir de suas convicções ou aspirações.

Dia 02... Diante dos números do IBGE para o PIB do 1º trimestre do ano, da interpretação que se dá a eles, e do monte de urubus que torcem e o divulgar desbotamento dele, o Presidente Lula se revela: de forma confiante, otimista, e demonstrando ser acima do ambiente que os adversários insistem em provocar, diz que “a economia vai surpreender até o fim do ano”.

Dia 03... A União Européia está com uma constituição onde os países devem perder alguma autonomia para que melhor sejam geridos com certa unanimidade; já foi rejeitada pela França, e agora pela Holanda. Ela será rejeitada. Ainda é muito difícil romper com a história das nações. Há outros motivos também, como o econômico, o social, etc. Ela pode ser melhorada.

Dia 04... Do jeito que informar é democratizar, ou vice-versa, sou favorável ao espaço dos partidos na mídia; sendo obrigatório, deveria ser em forma de 30 segundos em rádio e tv; mas o ideal, é que cada partido tivesse um horário, num canal estatal convencional, bem como cada Poder da República em seus próprios canais, para serem ouvidos em suas tribunas.

Dia 05... Paradas Gays têm pipocado em todos os cantos do país, sempre pregando a luta pelos direitos que acreditam ter, não só como seres humanos, mas como homossexuais; não demora, eles mesmos irão às ruas defenderem, em causa própria, a prostituição, a imoralidade, as drogas, e tantas outras coisas que, hoje, já começa a fazer parte do que é comum a todos.

Dia 06... Como não seria diferente, a mídia, sensasionalizando os fatos,  amanhece declarando que o PT tem dado mesadas graúdas aos deputados aliados. Verdade ou mentira, não faz diferença diante  da verdade que todos conhecemos. Este câncer acontece no Congresso, nas Assembléias estaduais, nas Câmaras municipais, para que o Executivo possa governar bem.

Dia 07... Estados Unidos e Inglaterra vão anunciar a ajuda financeira e econômica que darão à África. Nossos irmãos africanos estão esmagados pela miséria, estão “sob” vivendo de maneira subhumana a ponto de nos incomodar e de nos fazer passar vergonha. O Brasil, dentro dos seus limites, já está dando exemplo ha algum tempo, o mundo está seguindo nosso feito.

Dia 08... O deputado Roberto Jefferson disse que o PT tem os partidos, como o PTB, como se tem uma amante... “usa muito” mas não tem coragem de ser visto junto publicamente; mas não pode ser diferente; partidos fisiologistas como este e outros muitos, sempre serviram para isto, e para isto sempre existiram, por isso o fisiologismo. São maus necessários no sistema.

Dia 09... Pelé está vivendo um momento terrível; como ele mesmo disse, em entrevista, passou a vida pregando e dando exemplos contra as drogas, e se descuidou de que isto estivesse acontecendo dentro de sua casa. Seu filho, o Edinho, hoje, é um viciado e está sendo acusado de tráfico. O nosso rei do futebol está passando momentos angustiantes em sua vida.

Dia 10... Em partida pelas eliminatórias da Copa do Mundo, ano que vem, o Brasil, dentro da Argentina, perde por 3X1, um jogo de futebol, adiando sua classificação.  Isso não tem nada a ver, não muda nada na vida de ninguém, mas até que deixa nossos vizinhos mais tranqüilos, já que economicamente estamos dando um banho neles, diante das tolices deles, atualmente.

Dia 11... Mensalão é a grande pedida do momento para a imprensa e para a oposição, no Congresso Nacional; até quem, antes, recebia algum tipo disto, está tomando dores contra o governo. Não é só a CPI dos Correios que sairá, mas a do Mensalão também. O que precisa é criar mecanismos que proteja os governos contra as estorções do Legislativo.

Dia 12… Há poucos dias atrás, popularidade da pessoa e do governo do Presidente Lula, caíram em relação à última pesquisa divulgada; tudo a ver com os desgastes que as corrupções e a mesada que deputados tem recebido para manter-se na base aliada do governo. Veja o que é política, a pesar dos progressos, a mídia só vende se falar das desgraças, mesmo injustas.

Dia 13A... Depois de tudo que aconteceu até aqui, a semana está prometendo muitos novos fatos; o governo, segundo reportagens nesta segunda feira, irá promover perdas de nomes importantes e sérios, somente para satisfazer a sede de gente vampira que sempre se pronunciou contrária a determinadas  personagens que severamente, sempre agira pelo bem.

Dia 13B… A um e-mail, dei a seguinte resposta:  Meu amigo, é uma pena que este tipo de informação, recheada de achismos e especulações catastróficas, tão excelente para os que querem a desastre do Brasil, no intúito de desestabilizar um governo, logo se encontre oportunidades para tão grande divulgação. Não importando o governo que esteja, as notícias a respeito de um país mais respeitado e ouvido no mundo, nos trazendo condições para melhor desenvolvimento, sem achismos nem comentários catastróficos, baseados somente em números reais e visíveis, não há muito o que divulgar. Como advogados, primeiro devemos ver o caso ser julgado, para depois, se precisar, divulgarmos, enquanto isto, vejamos o que de melhor o Brasil tem a oferecer, e vamos gastar o tempo dos outros a divulgar. Obrigado pela atenção

Dia 14... Ontem terminou a saga de Michael Jakson, foi dado o veredicto do seu julgamento. Foi declarado inocente. Até este momento ele foi massacrado, teve sua reputação jogada na lama, tem sofrido “o pão que o diabo amassou”.  E se ele for inocente? Quão terríveis nós somos no lidar com as pessoas!!! E se ele for culpado? Bem, se isso, ele já pagou muito caro.

Dia 15... O Deputado Roberto Jéferson, ouvido pela Ética da Câmara, confirmou o que tudo mundo sabe há muito tempo, que os partidos fisiológicos recebem propina para se manterem apoiando qualquer dos governos do país. Seu depoimento foi todo voltado a atacar os outros partidos, como o dele, o PTB, de usarem dinheiro para atrair deputados para suas agremiações.

Dia 16... É interessante como todos os incomodados com a lisura histórica de alguns partidos, verdadeiramente partidos, no Brasil, querem empurrar, para dentro da lama que está exposta, o pouco de moralidade partidária que ainda existe. Na verdade, os partidos mencionados como fantoches de mensalão, são os de sempre, os fisiológicos de sempre, inclusive o PFL.

Dia 17... Ontem, uma notícia triste, José Dirceu, brasileiro, pediu para sair do Gabinete da Casa Civil da Presidência, em nome de sua defesa ante acusações que lhes estão sendo feitas sobre o “mensalão”; mas hoje, uma ótima notícia, pesquisa revela que os brasileiros ainda confiam no presidente Lula, e com alguma dificuldade, seria ainda reeleito em segundo turno.

Dia 18... Primeiro foi a campanha “O Melhor do Brasil é o Brasileiro”, quando afirmou-se que este nunca desiste; agora, com uma beleza muito sensível, a campanha do “Bom Exemplo – essa moda pega”, onde o povo está sendo convidado a assumir condutas e atitudes civilizadas, independente de ser obrigado ou não, em todos os lugares e circunstâncias. Muito boa.

Dia 19... Fala-se muito sobre Pena de Morte para o Brasil, e que isto não terminou a criminalidade nos países onde existe; primeiro é que já existe pena de morte decretada todos os dias pelos bandidos contra inocentes, e segundo é que esta pena não é para acabar com a criminalidade, mas para tirar de circulação os que decretam a morte de quem não é bandido.

Dia 20... A Ministra Dilma, das Minas e Energia, assume a Casa Civil. Como disse uma repórter, sai um forte entra uma forte. Há muita gente no partido, pronta e em condições de estar na função; esta é séria e respeitada, até aqui, na pasta que estava, mostrou relevantes serviços ao Brasil e à causa do atual governo federal. O Brasil continua em muito boas mãos, de novo.

Dia 21... Graças à tranqüilidade e credibilidade do atual governo, a pesar dos infortúnios que o país passa, nestas ondas de corrupção, a economia vai bem, a inflação está diminuindo, o dólar e a bolsa de valores, se mantém estáveis, e, principalmente os papéis que o país colocou a venda no exterior, vendeu muito com muita tranqüilidade. O Brasil é outro, o Presidente é outro.

Dia 22... Estou querendo dar a mão à palmatória em relação à imprensa. É incrível, alguma coisa está acontecendo ou ela faz como alguns moleques inconseqüentes: provocam bastante, e quando o circo pega fogo, ele se encolhe como se nada tivesse a ver com o caso. As manchetes e informações estão moderadas, racionais, por enquanto estão úteis sobre a corrupção.

Dia 23... O Brasil parou, ou quase isto, se não fosse a impetuosidade do governo federal e continuar tocando iniciativas em todas as áreas, cumprindo suas metas e propostas; Polícia Federal, Congresso e Procuradoria pesquisando a mesma coisa: a corrupção nos Correios e o Mensalão; com isto, é bem possível que um até atrapalhe o outro, e muito não seja descoberto.

Dia 24... O carro do Deputado José Dirceu quase atropelou um comediante vestido de Presidente Lula com uma pizza na mão distribuindo como “mensalão” aos que passavam... Tem que haver limites para a imprensa, ela não pode fazer o que quer, insinuar o que quer, promover o que quer e colocar tudo isto no ar, num veículo de comunicação, e ficar tudo como legal.

Dia 25... Há muita coisa séria acontecendo num país que sempre foi de pilantra a governar; o Ministro Antônio Palloci afirmou que a economia do país não vai mudar, pois problemas políticos devem ser resolvidos no campo político; afirmou isto ao mundo, aos investidores, a todos que têm muito o que fazer no Brasil e pelo Brasil. A pesar de tudo, o mundo acredita.

Dia 26... Ouvindo Ermírio de Morais e um comentário do jornalista João Dória, ficou claro que a grande antipatia de muitos contra o PT, não é nada a não ser o fato de que nunca viram pessoas do partido envolvidos na muitas corrupções que sempre fizeram parte da política do país. Estão felizes, em ver, pelo menos, esta sigla sendo acusada de dar mensalão a outros.

Dia 27... Na Globo, no Fantástico, cientistas políticos afirmaram que não é a corrupção que aumentou, nestes últimos dias, o que está acontecendo é que mais casos estão sendo mostrados na mídia. Na verdade, muito da imprensa está mostrando tudo isto com o desejo de vincular a figura do governo, do PT, nestas situações; além da Polícia Federal muito mais ativa.

Dia 28... Ontem, em seu programa, Hebe Carmargo deu piada nos políticos e defendeu o movimento de luto em crítica à crise que a corrupção atualmente formou. Ela é o espelho do povo brasileiro, grita grita, critica critica, participa dos movimentos pela moralidade, mas vai continuar votando em políticos como Maluf, defendendo e subindo em seus palanques de sempre.

Dia 29... Num governo que se propôs a lutar contra todo tipo de corrupção, para isto, criando ministérios apropriados como o do Valdir Pires, e incrementado a Polícia Federal, quando um número enorme de falcatruas, pelo país, foram descobertos e devidamente incriminados, anda a voltas com situações que a oposição insiste em jogá-lo dentro, como culpado antigo.

Dia 30… Como sempre aconteceu, os partidos fisiológicos tiveram que ser remunerados para votarem com o governo; o PT, para acabar com isto, não tinha outra alternativa, primeiro teve que entrar neste jogo sujo para que pudesse governar e introduzir, entre outras, a Reforma Política que viria fortalecer os partidos e acabar de vez com esta ópera de faz de contas.

cubeh1.gif (12957 bytes)Maio 2005   Jan/Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez  2006 

Dia 01... Em pesquisa divulgada na Colômbia, o Presidente Lula, do Brasil, na América Latina, não é o mais popular dentro do seu próprio país, mas é um dos três maiores líderes reconhecidos no continente. Isso ajuda muito os interesses brasileiros no momento em que se discutir os acordos necessários para a existência e o progresso da ALCA, diante do poder dos EUA.

Dia 02... A fala do Presidente Lula, pelo dia do trabalho, caracterizou-se como de um político-sindicalista, diferente do sindicalista-político que fora. É certo e todo mundo acredita no que ele diz, se ele fala que não pode ser diferente, o que se tem feito, é por que é assim. Mais do que gente que faz, o brasileiro precisa de políticos confiáveis. O povo sofre confortado.

Dia 03... A imprensa, o que não é confiável, da Argentina, afirma que o Presidente daquele país está incomodado com a ações do Brasil em buscar hegemonia na América Latina; diz que o Presidente Lula está querendo cadeira em todos os órgãos internacionais, consolidando liderança latino-americana, querendo até eleger o papa. Por isso que os EUA incomodam.

Dia 04... Manchete de Jornal diz que após a crise, Presidentes do Brasil e da Argentina vão se reunir. É verdade, uma crise, falsa,  mas uma crise. O papel da mídia é produzir crises e considerá-las crise, para fazer valer o poder malévolo de suas necessidades em criar manchetes catastróficas. Não há crises reais, há episódios super maquiados pela imprensa marrom.

Dia 05... Enquanto a Argentina reclama da liderança do Brasil no Mercosul, e põe a entidade em atraso, o Brasil avança e já confirma a vinda de países, até da América Central, como Honduras, para um encontro necessário ao desenvolvimento desta pretensão político-econômica de abrangência continental que poderá, talvez, engolir a própria ALCA e suas distorções.

Dia 06... A pesar da imprensa, o outro homem que fez a guerra do Iraque, Blair, está sendo re-eleito como Primeiro Ministro da Inglaterra. Nisto, também, ingleses e americanos se parecem, sabem o que querem. Pelo menos nestes países, homens como Sadan, com o apoio da mídia mentirosa, não consegue induzir a opinião pública; isso é um povo civilizado ao extremo.

Dia 07... Está lançado e confirmado o caminho do maior progresso, pelos trilhos do Brasil; atendendo a visão de expansão da infra-estrutura fundamental para maior escoamento da produção agrícola e outras, faz o governo superar o loby que é fortíssimo e promover passos que são importantíssimos ao bem de todos; em pouco tempo, a malha ferroviária cortará todo o país.

Dia 08... A cúpula política da América Latina e dos países árabes já está no Brasil para o grande encontro comercial em Brasília, o que acontecerá durante esta semana. O Presidente Lula diz que todo mundo quer ter acordo comercial com os EUA, como uma namorada inaccessível; então deve-se partir para outras opções também interessante, é o que estamos fazendo.

Dia 09... Na Rússia, depois das comemorações da Europa, pelos 60 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, uma grande festa, com a presença de muitas autoridades mundiais, celebra o final feliz daquela que foi a mais sangrenta das guerras e cujo preço foi mais pago pelo povo russo, onde as piores batalhas aconteceram e o maior número de vítimas existiu. Salve a paz mundial.

Dia 10....Escutei que dos países árabes convidados para a Cúpula que começa hoje em Brasília, faltaram, principalmente, os países mais comprometidos com os EUA. Quem diria que uma iniciativa brasileira iria assustar a grande potência militar e econômica do mundo, a ponto de buscar jeitos de boicotar? é outro passo que damos, rumo à autonomia como nação futura.

Dia 11... Um repórter proeminente, numa conversa, insistiu em afirmar que a imprensa é um Urubu que alimenta Urubus mais vorazes; a audiência tem prazer em ouvir e se admirar com informações catastróficas, é quando mais procuram os noticiários, e a imprensa vive alimentando essa sede de sangue e para isto, até cria, provoca ou amplia notícias neste sentido maléfico.

Dia 12... No Iraque, na Índia e no Afeganistão, homens-bomba explodem em todos os cantos ceifando vidas inocentes, em nome de uma causa religiosa, onde, na ignorância que os motiva, eles, do bem, estão lidando com hereges, infiéis e traidores, numa linha sucessiva de intolerância que objetiva, somente, a vitória final daquilo que suas teimosias comprazem em ver.

Dia 13... Para reforçar a idéia que deputado e senador é mais para criar transtornos e gastos, o Presidente Lula vetou mais um aumento que o Congresso estava planejando para seus funcionários; isso deixou as duas casas irritadíssimas, e com certeza, por aí, vem mais alguns boicotes contra o governo federal, atrapalhando projetos futuros que precisam deles e o voto deles.

Dia 14... Um importante jornal americano considerou o encontro entre árabes e os presidentes latinos americanos. Por um lado, disse que fazer liderança frente a países tão complicados na diplomacia, como os árabes, é ir para um covil de cobras, mas por outro lado, a presença de Lula, dá tranqüilidade aos EUA, pela sua determinação moderada e tão diplomata nas crises.

Dia 15... Uma boa pergunta é saber porque o homossexualismo, uma opção sexual, está incluído entre as situações, como os negros e deficientes, que não são opções individuais, declaradas preconceituosas, e portanto, crime. Assim, as pessoas podem optar por serem drogadas, não traficantes, ou prostitutos, ou jogatineiros, ou inestudante, ou nazista ou coisa semelhante.

Dia 16... Há uma predisposição dos muçulmanos com algumas críticas que foram feitas contra o Alcorão; o que será isso? O que seria do cristianismo ou da Bíblia, se os cristãos resolvessem ter esta mesma preocupação. O que isso significaria para a cristandade? Que dúvidas isso levantaria para os adeptos fiéis? O que é verdade não precisa ter medo da crítica e dúvida.

Dia 17... Que as elites políticas, não a econômica (está ganhando mais que antes), estejam interessadas no prejuízo do atual governo, é natural, entendemos perfeitamente, elas foram e estão sendo enxotadas das tetas do poder; mas que gente pequena, já muito beneficiada e a caminho de ganhar muito mais, esteja nesta carretilha, fica muito difícil compreender.

Dia 18... Há comemorações sobre um novo record, como outros que já se somaram e fizeram o tema se tornar sem importância, no número de empregos formais e informais, na economia nacional; e sobre um outro Record na produção de petróleo, afirma-se que o Brasil já exporta mais do que importa e isso levará à autonomia do país, no setor, até o ano que vem.

Dia 19... Um governo que não usa a antiga prática do “Toma-Lá-Dá-Cá”, como o atual, inclusive dentro do seu próprio Partido, o preço é altíssimo, é ter uma oposição dura e injusta constante, o tempo todo, inclusive dentro dos partidos da base. O que fazer? Passar o tempo todo buscando jeitos diplomáticos de se manter apoiado por tanta gente que faz questão do contrário.

Dia 20... A pesar de todos os contratempos, dentro e fora do Congresso Nacional, este foi o único governo que enfrentou e votou, fazendo profundas mudanças na Constituição,  nas reformas mas necessárias que todos evitavam e arquivavam, mesmo com estes deputados e senadores arredis, mesmo sem as barganhas vergonhosas, com todos interesses contrários.

Dia 21... Ou a Esquerda política do Brasil está desmantelada ou nunca existiu esta Esquerda. Agora que é hora de estar todos juntos contra a Direita que sempre dominou este país, dando apoio e fazendo as mudanças necessárias, no governo que aí está, ela se divide ou se alinha à Direita, para dificultar o que sempre pretendeu fazer. Alguma Direita é que está apoiando.

Dia 22... Por que “não à CPI”, há três motivos: A Polícia Federal e o Ministério Público de hoje, não são aqueles de há quatro anos atrás, estão atuantes e sérios; o Congresso não pode parar, que já estão atrasados, para se envolverem numa atuação policial que não lhe pertence; a oposição, começando agora, irá até o ano que vem, fazendo o caso ser político para eleições.

Dia 23... Em Rondônia, uns doze deputados estavam cobrando propina do governador para não persegui-lo na Assembléia Legislativa... é para isto que existe este monte de Deputados e Senadores. Se não atendem o que querem eles elegem presidente de Câmara, prejudica votação, cria dificuldades, amarra retrancas, para o executivo não governar tranqüilo.

Dia 24... Nosso mascate está na Coréia e Japão, vendendo a criatividade do Brasil; grandes negócios à vista. Enquanto isto os maus brasileiros estão no Brasil procurando uma CPI para fazer um palanque para as próximas eleições. O PTB, partido que sempre foi fisiologista, e que de novo, está na base do governo, está sendo fritado por antigos aliados e companheiros.

Dia 25... A oposição nunca incomodou e atrapalhou o governo, como em nossos dias, e há três motivos para isto: o atual governo que foi forte oposição antes, não pode agir como agiram contra ele, no passado; os meios de comunicação hoje pertencem a quem era poder antes; as vantagens que amenizavam a oposição antes, não é prática do governo atual.

Dia 26... Grandes acordos o Brasil está conseguindo na Coréia com o Presidente Lula e sua grande comitiva; grandes conglomerados econômicos já se apresentaram interessados em investir em nosso país. Hoje, quinta feira, os interesses se dobram em relação ao Japão, e com certeza muitos outros grandes negócios vão acontecer em favor de nossa gente.

Dia 27... No Brasil inteiro, os católicos prepararam tapete de pó de serra, com desenhos alusivos à religião e a homenagens; isto demonstra um povo religioso, uma façanha imperiosa da personalidade da nossa gente. Isso faz tudo ser mais fácil na convivência geral. É, claro, razão para algumas dificuldades espirituais, mas isto é conversa para um outro momento.

Dia 28... Na CPI do Banestado, o PSDB, na presidência, divulgou informações não comprovadas, buscando prejudicar a governabilidade do país, mesmo depois que foram esquecidas por falta de provas. Isso é o que pretende, o PSDB, com o PFL, de novo, na CPI dos Correios. Esse mal vai chegar ao ano que vem quando as disputas políticas estarão acirradas no país.

Dia 29... Em São Paulo, aconteceu a parada Gay. Estão querendo que seja a maior do mundo. Querem ter este título no Guiness Book. Lastimável... sem comentários. O Brasil é isso; o Brasil merece isto.

Dia 30... Ante da viagem à Ásia, a imprensa estava preocupada em nos informar sobre os que não foram, por causa da CPI dos Correios. Agora, que já voltou, ela está preocupada em nos falar sobre o que o governo vai fazer sobre a CPI dos Correios. Estamos sem saber dos excelentes resultados desta viagem dele à Coréia e ao Japão. Pra que precisamos desta Mída?

Dia 31... Sem desesperos, e sem interesses políticos, a tão inimiga Globo do passado, noticiou que vários motivos vão puxar para baixo o PIB do Brasil, neste ano, mas, em compensação, não é motivo para desespero, pois não é razão para desemprego nem inflação, citando dados records, neste sentido, que produzem justiça social e maior distribuição de renda para todos.

cubeh1.gif (12957 bytes)Abril 2005   Jan/Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez  2006 

Dia 01... O Papa está levando muitos católicos à oração; depois de um recorde de tempo à frente da Igreja Católica, o destemido e guerreiro está muito adoentado; não concordamos com os significados que lhes são atribuídos no cristianismo, por sua agremiação religiosa, mas o respeitamos pela garra e determinação naquilo que acredita, prega e vive, como exemplo.

Dia 02... Morreu o Papa. Um grande estadista leva consigo uma grande obra social feita em seus muitos anos de reinado frente à Igreja Católica Romana; e ao mesmo tempo, deixa um grande exemplo de dedicação ao que acreditava, tanto no aspecto religioso quando no aspecto social, humanitário, político e até intelectual. Morreu o Papa João Paulo II, um grande homem.

Dia 03... MP 232. Quando em tempos passados, aumento de impostos era questão de polícia, sabíamos que não voltaria como benefício à sociedade; não sei porque esta discussão toda sobre este aumento para Prestadores de Serviços; estes impostos já estão voltando como benefícios, além do mais, está na hora destes incomodados pagarem de verdade o que é devido.

Dia 04... A morte do Papa está fazendo a comitiva brasileira ser formada, num mesmo avião, pelos presidentes Lula, Sarney e Fernando Henrique; será que é extremamente difícil, ou é tão prejudicial à democracia, que todo mundo se unisse em torno de um programa único de desenvolvimento para o país; tanta gente ruim já tem se unido a ele; acho que não seria prejuízo.

Dia 05... Há um plano para elevar o número de Estados na federação brasileira. Acho isso muito conveniente para o país. Todo mundo sai ganhando com isto, inclusive os Estados que perderão territórios. Um Estado menor, além de ser mais fácil recolher recursos, evita que estes sejam dilacerados, sem controles, para atender uma imensidão de gente carente e reclamadora.

Dia 06... Severino Cavalcante, nordestino é o melhor folclore que temos na evidência nacional; ele é o retrato da Câmara Federal, por isto e por ela, foi eleito; a Câmara, por sua vez, é o retrato do povo brasileiro, por isso e por ela, foi eleita. É nesse país, e nesta Câmara, que o governo moderno e progressista tem que conviver, atrasando os passos do nosso progresso.

Dia 07... Lula, o nosso mercador ambulante, o nosso mascate principal, vai voltar ao mundo, nesta oportunidade, indo à África oferecer as vendas do nosso país, e principalmente, produzir cultura entre aqueles que são os pais de nosso país e que por todos estes anos passados, foram esquecidos e relegados à miséria e ao desprezo internacional da globalização.

Dia 08... O Império Romano está revitalizado com a morte do Papa. Roma é a capital do mundo, onde todos os líderes poderosos de todos os países ricos e poderosos do mundo, estão presentes. O mundo todo está sendo dirigido de lá e o polonês é o grande responsável por isto em suas caminhadas pela paz e pela influência do cristianismo no mundo.

Dia 09… Na comemoração dos 125 anos da vinda dos libaneses para o Brasil, ao contrário do que vivem em sua terra natal, os libaneses, lembrados pelo presidente Lula, são participantes de uma cultura, a brasileira, de muita tolerância também religiosa fazendo com o que o país Brasil, continue sendo a terra da paz, do respeito, do direito defendido que todos têm para viver.

Dia 10... Um exemplo extraordinário. O Príncipe Charles e sua amante, depois de trinta e cinco anos, depois de suportarem a força popular da pessoa e da lembrança da princesa Diana, se casaram, finalmente. Ela pode não ter todos os predicados carismáticos daquela, mas é a mulher que apareceu na vida dele, para fazê-lo feliz, e tem conseguido com muita sabedoria.

Dia 11... O Presidente Lula está na África e já está, não só vendendo produtos brasileiros, não só oferecendo meios de diminuir nossa dívida com aqueles países, mas buscando apoio para o Brasil passar a ser do Conselho de Segurança; depois iremos trabalhar para fazer parte daqueles que têm direito a veto; mas isto é outra história, para um outro momento. Aguardemos.

Dia 12... UTIs lotadas, inclusive com gente sem condições de melhoras, muita gente na fila, nenhuma condição de aumentar as vagas; o governo propõe selecionar melhor os que ingressarão otimizando o serviço. A oposição chama de nazismo. É como a pena de morte, muitos são contra para bandidos, querendo que continue a pena de morte para os que caem nas mãos deles.

Dia 13... Nepotismo é atitude que merece reflexão. Qual a diferença empregar amigos, correligionários ou parentes, tendo ou não capacidades para exercer a função? É a mesma coisa. O Concurso Público é a grande diferença, isso abre oportunidades iguais para todos, parentes ou não, só não garante a necessária confiança que alguns cargos exigem do seu titular.

Dia 14… O Fome Zero é o maior e melhor programa de combate à miséria que este país e o mundo já viu e já teve. O número de alcançados com a comida é muitíssimo grande, mas o número das famílias já beneficiadas com as políticas públicas implantadas é ainda muitíssimo maior. Neste ritmo, dentro de vinte anos o Brasil não terá mais miseráveis no seu povo.

Dia 15... Escravidão no Passado. O Presidente Lula, com seu grande espírito de estadista mundial, assume e pede perdão ao Senegal, por nossa história manchada pela escravidão imposta àquele povo e a outros tantos africanos; junto com o pedido de desculpas, desde outras viagens, o Brasil tem manifestado interesse em ajudar aqueles irmãos em seu progresso social.

Dia 16... Os Governadores de oposição ao Governo Federal, principalmente os do PSDB, estão elegendo a incompetência como bandeira de oposição contra a re-eleição do Presidente Lula. Vou repetir, porque fica difícil entender o conteúdo desta notícia, diante do presente e do passado que estes protagonistas estiveram no poder: o PSDB elegeu a incompetência...

Dia 17… O governo do Equador tem sofrido não com o corporativismo do judiciário do seu país, mas com a confusão que se faz em nome da democracia, de que este poder não pode ser tocada externamente, o que tem facilitado em todos os cantos do mundo que assim agem, a corrupção legalizada e impune, onde todos os escalões se integram ao mesmo crime fatal.

Dia 18… O Presidente Lula está sendo homenageado pelo sindicato que, há trinta anos, em São Paulo, ele foi eleito presidente. A experiência adquirida naquela liderança, tem sido o fundamental para o relacionamento dele com seus aliados, com a oposição e com as conquistas que têm conseguido para o Brasil e seu governo, dentro e fora do país, no mundo inteiro.

Dia 19... Vou contar uma coisa que acredito não vai ser compreendido por ninguém, nem mesmo pelos protagonistas da coisa: o PFL, em seu programa político, defendeu César Maia dos desmandos e incompetência na prefeitura do Rio de Janeiro, argumentou os motivos que quis e ainda  chamou o governo federal de inapto a presidir o país... acreditaram nisto?

Dia 20... Nova pesquisa aponta a queda da popularidade pessoal do Presidente Lula, de 64% para 60% e uma certa estabilidade em relação ao seu governo. Ainda é folgada a sua re-eleição, se fosse agora, mas demonstra a resistência daqueles que não gostam de um lutador dos direitos do trabalhador; querem a elite no governo e no poder, como sempre.

Dia 21... Num programa “Fora do Ar”, o Cajurú afirmou em tom de irritação, que a imprensa adora falar mal de todo mundo, mas detesta e persegue quem resolve falar mal dela. É isso mesmo, ela detém um grande poder nas mãos e usa aos seus gostos dúbios e bandidos... realiza-se em criar ou forçar a desinformação ativa ou passiva, para chegar aos seus fins drucos.

Dia 22... Ontem foi dia de Tiradentes; acredito que faz bem para o Brasil e para o povo, principalmente à cultura, o culto cívico aos heróis nacionais, mesmo considerando suas limitações pessoais e circunstanciais; um povo sem memória e sem exaltação ao seu passado é um povo sem unidade e sem  objetivos claros para manter sua gente fértil e com visão de futuro.

Dia 23... Assisti e ouvi, integralmente, o discurso do presidente Lula na festa de 30 anos de sua posse como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo; história, incentivo, lição de vida, otimismo, credulidade em Deus, mostra do caminho das pedras e outras virtudes sociais foram bem lembradas na palavra deste Estadista-Trabalhador.

Dia 24... Na sua marcha como líder da América Latina, o Brasil concede asilo político ao presidente do Equador afirmando que não estamos tomando posição na crise que se estabeleceu naquele país vizinho, mas assumindo seu papel de amigo e facilitador da paz, conforme tratados internacionais sobre o assunto, podendo extraditar aquele político se for criminoso.

Dia 25... A notícia: “Condoleezza vem ao Brasil se encontrar com Lula”, o Presidente está colocando a gente na rota dos interesses dos EUA; recentemente ela elogiou o programa nuclear brasileiro, depois dos elogios que temos recebido pelas decisões econômicas que o governo tem tomado; o mundo já nos vê; o mundo já nos respeita e já nos quer perto deles.

Dia 26... O FMI afirma que dentro de pouquíssimo tempo, no máximo 10 anos, o Brasil será um grande peso pesado na economia mundial, se manter a sua atual política econômica; deixando de ser o país do futuro, mas do presente. Afirma isto, depois que o governo rompeu aquela eterna dependência que sempre foi alimentada no passado, nos governos anteriores.

Dia 27… O marketing do Brasil no exterior está coisa séria. A marca Brasil, dos produtos nacionais está cada vez mais divulgado nos EUA e na Europa, bem como na Ásia e África. Nesta nossa arrancada, temos uma modelo inglesa famosa levando este nosso empenho nos rincões respeitados que freqüenta e atua. “Ninguém segura este país” de verdade.

Dia 28... “Rice elogia "crescente papel global" do Brasil”, esta é uma das manchetes na imprensa. Estamos indo mais longe do que podemos imaginar. A Secretária de Estado dos EUA está vendo o que nós mesmos temos dificuldades de perceber e pior ainda, muitos setores incomodados com o avanço que vivemos e o futuro que nos aguarda, mesmo dentro do nosso país.

Dia 29... Primeira coletiva de temas livres, dada pelo Presidente Lula. Foi surpreendente, a mente política do estadista funcionou muito bem diante dos questionamentos da imprensa em relação a tudo, desde temas simples até os mais controvertidos, inclusive vendo como normal, a presidência dúbia do Severino e as acusações contra alguns Ministros.

Dia 30... O IBAMA está dando carta branca para a transposição do Rio São Francisco para muitas regiões do nordeste. Foi preciso um nordestino ser Presidente para este antigo sonho e promessa se cumprir. Sem prejudicar sua vazão, o Velho Chico vai atender as necessidades de muitas famílias distribuídas pelos muitos sertões desta terra sofrida e amargurada.

cubeh1.gif (12957 bytes)Março 2005   Jan/Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez  2006 

Dia 01... Ainda como fruto do tsunami na Câmara de Deputados, a confusão dos salários dos parlamentares: totalmente justo que ganhem o que aspiram e a Constituição determina; se desse jeito fosse, teríamos um parlamento mais sério, mais tranqüilo, e menos “toma-lá-dá-cá”. Elegemos estes homens para grandes responsabilidades e para merecidos ganhos.

Dia 02... O Discurso do Presidente, sobre o mandar calar de corrupção nas privatizações gera, na imprensa e nos parlamentares, um espírito de hipocrisia tão grande, que dá nojo. Todo mundo sabe que teve, todo mundo noticiou que teve, mas para fazer sensacionalismo e ver no que vai dar, faz-se de vítima e de não sabedores. Gente hipócrita.

Dia 03... Foi aprovada na Câmara dos Deputados, o que já havia acontecido no Senado Federal, a lei que, entre outras coisas, dirige as pesquisas sobre células-tronco; tanta celeuma por nada; parece que nunca mais vão legislar sobre o assunto. Temos que dar uma chance à ciência e a todos que precisam destes avanços para que vivam com mais dignidade.

Dia 04... O sindicalismo ensinou ao nosso Presidente da República que não adianta choramingar, o que se deve fazer, é juntar forças, aperfeiçoar o que se tem a oferecer à outra parte, e depois ir, de cabeça erguida, à mesa de negociação; correto, é o que está acontecendo na América do Sul, na ALCA, no Comércio Mundial; este é o caminho, o Brasil é outro.

Dia 05... Será que ser Presidente da República é viver, cada dia, tensões, pressões e provocações? Amanhecer, e logo buscar saber qual o escândalo novo que a imprensa vai alardoar pra vender seu peixe cotidiano? Ter que agüentar tudo isto, torcendo que acabe logo o mandato para viver feito gente? Políticos dizem:: povo não gosta do sério, povo gosta é de futrica.

Dia 06... O Partido Progressista, aquele do Severino Cavalcante, chantageava o governo, por estar na base aliada, chantagea agora por ter o presidente da Câmara, que mais chantagens não fará, para frente. Será que estamos num processo correto, em nossa democracia, quando um Presidente da República se torna refém destes pequenos e dos grandes partidos?

Dia 07... Lula sempre surpreende, amigos e admiradores bebem o que ele diz, principalmente porque acreditam piamente no que está no coração dele; os adversários não perdem nada, até mesmo para buscar motivo para seus discursos e ações, principalmente porque acreditam no coração dele; vivem a lugar contra pessoas que tem coração verdadeiro e sério.

Dia 08... Ainda sobre Lula, seus discursos, aquele que pronunciou ontem, no “Café com o Presidente”, referente ao dia da mulher. É tudo aquilo que ele disse, e até muito mais. Quanto mais as mulheres se mobilizarem para defender direitos, mais fácil fica governar um Brasil grande como o nosso. Elas são fantásticas, só elas, realmente, cuidam da família.

Dia 09... O governo Lula, não tão surpreendentemente, já que o partido, em suas críticas, se preparou para governar exemplarmente, não só tem atendido todas, absolutamente todas as áreas de uma ação ampla, totalmente abrangente, mas tem agido eficazmente através de gente, mesmo política, capaz e bem comprometida com as metas estabelecidas a cada um.

Dia 10... Aconteceu, o Islamismo se manifestou, uma liderança sem muita expressão, mas alguém levantou a voz; o líder maior na Espanha, declarou que o terrorismo em nome do Islã, prejudica mais a religião deles, do que qualquer outro objetivo que se pretenda provocar sofrimento; concluiu, excluindo Bin Laden e todos os terroristas que o mundo já produziu.

Dia 11... É impressionante como o Presidente Lula sabe conviver com a imaturidade tendenciosa que a imprensa brasileira tem; o que não é pra menos, já que anos e anos sofrendo rebatidas piores sem ter o direito de se defender; outra coisa, é que, parece, diante da incredulidade que todos demonstram a ela, cada tapa que dá, ela produz mais popularidade.

Dia 12... No seu discurso no Fórum Mundial Social, Frei Beto, como usando palavras do Presidente Lula, lembrou que a articulação política no Congresso e a mobilização social, são as duas pernas que sustentam um governo popular; sozinho, um Presidente não pode fazer progresso social, é preciso que o povo mantenha-se articulado, isso dá força ao Presidente.

Dia 13... Há um desrespeito brutal contra autoridades; esta façanha malévola começa em casa, na família, relacionamento marido e mulher, pais e filhos; vai para o dia a dia, emprego, escola; segue nos mais variados crimes cotidianos no trânsito, no comércio e na Justiça; culmina em relação aos políticos, Prefeitos, Governadores e Presidentes; a Bíblia ensina o contrário.

Dia 14... Ouvi, neste fim de semana, uma reportagem-entrevista com o Deputado Delfim Neto; o grande dragão dos tempos da Ditadura; muito interessante. Como tudo no mundo, aquele homem tinha bons motivos pessoais, no que acreditava ser o melhor para país, quanto à economia. Defendia a Ditadura e suas iniciativas como o grande instrumento de progresso nacional.

Dia 15... A mídia é impressionante. É totalmente natural tratar da barganha e pressões que os partidos fazem ao governo para se manter em sua base. É engraçado ver o PP fazer isto, o PMDB fazer isto, os outros fazerem isto. É natural ver partidos saírem da base por não estarem sendo atendidos nisto. O PT acabou com a compra do voto deles, ainda há os cargos.

Dia 16... O Municipalismo é uma resposta ideal para as carências que um país, como o Brasil, precisa. Não pode ser algo imediato, a corrupção e a irresponsabilidade impedem isto. As leis, os Conselhos e os programas que atendam esta migração para o municipalismo, devem ser mais eficazes para que os recursos futuros sejam gastos com responsabilidade.

Dia 17... A Revista Veja, usando um de seus mandados, nesta semana, expressou: “Enjoei de Lula. Esta é a última coluna em que ele irá aparecer. Achincalhá-lo foi uma farra por dois anos e meio. Agora a farra acabou”.  É claro que isto não vai acontecer, seria muito bom para acontecer. Mas isto revela muita coisa sobre esta porcaria de imprensa que temos.

Dia 18... A questão do salários e benefícios que os parlamentares têm, tem duas maneiras de ser encaradas. Uma é quanto à responsabilidade que a função exige, o que até evita muito da corrupção tão comum no passado; a outra é quanto à condição que o país tem para pagar o que realmente merecem. São antagônicas, mas o bom senso tem que ser considerado nisto.

Dia 19... Muitos elogios e exemplos estão sendo tomados da experiência social do governo brasileiro. A ONU, seu organismo voltado para a alimentação e nutrição nos vários países tem feito isto e tem vindo ao Brasil para levar todas as iniciativas para que outros países sigam visando alcançaras metas para o bem da humanidade até os próximos anos. Parabéns a todos nós.

Dia 20... Um outro nome completamente integrado com seus princípios, e por isso, com o governo Lula e suas metas sociais, é a Ministra Dilma, do Ministério de Energia; uma mulher, um monstro. Uma grande visão e um dedicação extrema naquilo que lhe foi proposto fazer. Como muitos, não defende apenas um governo, mas, principalmente, participa integral de uma causa.

Dia 21... O Partido do Presidente comemora jubileu de prata, 25 anos; uma história de perseguições, lutas, convicções, e, o mais interessante, manutenção de uma posição contrária às trocas, ao toma-lá-dá-cá; ofereceu oposição dura, mas, muitas vezes, apoio e melhoramentos em nome do Brasil, mas para isto, nunca cobrou cargos em qualquer dos escalões.

Dia 22... Na Venezuela, tornou-se crime, detratar autoridades, inclusive o Presidente do país; li esta notícia, como um deboche que a imprensa brasileira estava a fazer; isso é anti-democrático para esta mídia doente. Será que é democrático ou não? Ou seja, ter liberdade ilimitada para detratar qualquer pessoa, é democracia? Ou é democracia, só a imprensa fazer isto?

Dia 23... A pressão, ilustrada intensivamente na palavra do Presidente da Câmara, por um Ministério para seu partido, leva o governo a demonstrar, explicitamente, que não pode e nem deve governar sob pressão; mostra governo forte, sem medo de que a chantagem se cumpra, e aquele partido vá para a oposição... mais tarde volta-se a tratar deste assunto necessário.

Dia 24... É imprensa livre, é democracia, uma revista receber a concessão federal para escolher um chamado jornalista, e esse tal, pelos mais variados motivos, mesmo os mais corretos possíveis, se fosse o caso, afirmar condutas supostamente negligentes, irresponsáveis, criminosas de pessoas, de empresas e órgãos públicos? Não, isso não é democracia nenhuma.

Dia 25… O Cacique do Mundo, os Estados Unidos, opina em tudo, sobre qualquer país, o que termina gerando muitas insatisfações generalizadas contra si; mas ele não fizer isto, quem irá fazer? Quem irá dizer à Coréia do Norte, ao Irã, aos árabes e a outros povos que se fazem ameaçadores, o que estão fazendo, alertando o mundo todo contra tal situação?

Dia 26... Muito interessante este debate sobre a eutanásia. Na verdade, cada caso é um caso diferente. Acertando ou errando, os Estados Unidos está certo, ao deixar que cada situação seja analisada pelos tribunais. Há, deste jeito, muita esperança de justiça ser feita em grande número de casos. O que não está certo é fechar questão de um lado ou outro da questão.

Dia 27... Pelo andar da carruagem, dentro de pouco tempo será crime se levantar contra adultério, prostituição, corrupção e outras coisas baixas e imorais que hoje ainda se, aparentemente, rejeita; o argumento a favor da homossexualidade é que todos devem ser respeitados na opção que faz.. esse direito adquirido por estes, em pouco tempo será daqueles também.

Dia 28... É claro que não é definitivo, o que não é para país nenhum, no mundo, mas o Brasil rompeu com as amarras do FMI; podemos, a partir de então, manter muitas destas amarras, não pela dependência histórica, mas pela decisão governamental de se chegar a resultados que interessem ao povo brasileiro. Fora FMI, uma luta antiga, acaba de acontecer, pela civilidade.

Dia 29... Num programa de televisão, num reality show, uma causa foi defendida e os homossexuais se uniram a votar, de todas as formas, em toda quantidade possível, para impor sua situação contrária à natureza. Em nome de humildade e preconceitos, um componente ganhou o prêmio, com o apresentador afirmando que a grande virtude foi sua opção sexual.

Dia 30... A imprensa vive tanto em busca de notícia, haja o que houver, custe o que custar, que está sempre cantando “pé-de-guerra” em tudo e com todos; tem que sair provocando os envolvidos ou a atenção de seus leitores; com isto faz um simples ser grave, um pacífico ser tormento, um nada parecer tudo; isto é horrível para que quer se informar ou para quem é notícia.

Dia 31... Fico admirado com a preocupação da imprensa em registrar que, às escondidas, o Príncipe Charles, da Inglaterra, declarou odiar a imprensa, como se fosse um caso extra, o único; eu fico imaginando, se ela pensa que alguém a quer bem. Ela é má, perversa, amedronta e entorse; como é que alguém gostaria dela, fora os que dela vivem e nela se realizam assim?

cubeh1.gif (12957 bytes)Jan/Fev 2005   Jan/Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez  2006 

01.     Equivalendo a comentários atualizados, como se fossem feitos em cada dia destes dois meses, segue uma lavra opinativa fazendo transparecer posicionamentos quanto a tatos nacionais e mundiais, que surgem na vida de todos nós. Referente aos dois meses, seguem sessenta comentários perfeitamente ressonantes com nossa atualidade brasileira e universal.

02.     Passamos pelas dores de 2003 e pelos desenvolvimentos de 2004; o Brasil está às portas de um progresso excepcional que o passado se orgulha em produzir os políticos que lideram este país que tem todo futuro a viver e a desfrutar. Estamos, como em outras áreas, no mundo, vivenciando um momento, presente, inigualável a qualquer expectativa previsível.

03.      Bin Ladem, nome que tem tido mais valor que a realidade de seus objetivos e significado. A imprensa inventou o inchaço que este nome avolumou, ela tapetou a autoridade que ele nunca teve. A grande terrorista do mundo que está em dívida com ele, por usá-lo, martirizá-lo, e o que é pior, por fazer terror, somente, para ter e vender notícia, fazer seu clima “midial”.

04.     Pode até ser que o PT esteja fazendo o que sempre criticou, o que é pouco provável. Antes o fim real, do que faziam, difere do fim concreto que se persegue. Isto faz grande diferença. Mas, mesmo assim, aquele passado, daquele jeito que era, faz o PT de hoje, no governo, ser respeitado, ouvido, imitado por onde está, por onde passa e por onde estará, com o Brasil.

05.     Aquecimento global é um fenômeno perfeitamente natural; aconteceu nos milênios passados, reverteu todo tipo de adaptação do globo terrestre e seu clima, provocou mudanças no que se pode chamar de evolução humana; estamos no meio de uma glaciação reversa, mesmo que sejamos responsáveis pela pressa neste fenômeno natural providenciador.

06.     Antes de entendermos a imprensa nacional e todos os seus comportamentos amuados, num todo, temos que saber quem são seus detentores; e se quisermos entender um pouco mais, precisamos quem concedeu concessão a eles; e se quisermos saber mais ainda, basta entendermos as circunstâncias e compromissos  em que tudo isto foi forjado.

07.     Fala-se tanto da clonagem; conta-se tanta fantasia; fico perguntando: porque frear tanto o que é inevitável? Mais cedo ou mais tarde, neste ou naquele canto do mundo, isso vai ou já está acontecendo. Impedir não é o caminho certo, o que se deve fazer é, no máximo, determinar caminhos éticos a serem seguidos, e vê até quando serão validos.

08.     A ONU, mais do que se possa imaginar, mais do que se possa querer insuflar, mostrou-se muito viva, exageradamente viva, dentro dos limites de sua auto-regulamentação, logo que foi desrespeitada pelos Estados Unidos quanto à invasão do Iraque; ela está cada vez mais viva, do que nunca teve, logo que tudo isto se evidenciou, como se vislumbra em nossos dias.

09.     Mulher com mulher dá Jacaré”, o que já é um fim de mundo, em todos os sentidos que se convenha; moral, ético, biológico, psicológico, religioso, social. psiquiátrico, econômico, comercial, educacional, mental, existencial, e tudo mais; agora, veja que há algo que vai além... “homem com homem dá lobisomem”; isso vai além de qualquer imaginação da dolorosidade.

10.     O mundo está muito melhor depois das extravagâncias dos movimentos; feminismo, liberalismo sexual, hipie, socialismo, democracia, capitalismo e outros muitos que já foram ou que estão chegando. Sofreram nossos ouvidos e tabus, mas nos trouxe uma maneira mais saudável de ver e viver as coisas; não quer dizer que sou favorável a qualquer deles.

11.     O Antigo Testamento e o Alcorão entendem Jeová e Alá mandando matar hereges, destruir todos sem dó em nome da obediência e da intolerância. Os tempos passaram, é interessante perceber que somente o islamismo, de alguma forma, faz este entendimento se manter vivo, demonstrando uma divindade intransigente e mesquinha, o que Alá não é.

12.     Olhando os noticiários e o dia a dia, também da mídia, concluindo que ser evangélico é o que se transborda na vida e exemplo de igrejas-negócio, de artistas-exibidos, chego a conclusão que não sou evangélico, não creio na mesma coisa, não prego a mesma coisa que eles; como outros momentos da Igreja Cristã, temos que encontrar outro rótulo e nos por.

13.     Homossexualismo, esta facínora detenção da imoralidade, não é bíblico, é, totalmente, condenado pela Bíblia. Não se trata de preconceito, mas quando a ela rejeita, alguma coisa errada isto trás para todos em geral; todos tem direito a tudo e a muita coisa, mas tem o “direito” de pagar pelos direitos que tem. Se eu escolher estudar, eu tenho um preço a pagar.

14.     Quem acabou, o socialismo ou o capitalismo, ou mesmo todas as variantes que cada um produziu? Cada um teve fim de um jeito, embalado pelas circunstâncias que o compunha ou aquelas que gerou. Hoje não os temos, como no passado. Hoje temo uma sociedade totalmente influenciada e adaptada aos dois. Os dois se amalgamaram em benefício de todos.

15.     Cuba, o que se pensar a respeito? Como dar conta daquela experiência? Ninguém apóia, ninguém condena. Os Estados Unidos, com todo seu potencial, consegue, também, produzir aquela situação. Fidel Castro é o que gostaríamos de ser e fazer e ao mesmo tempo, é o que não gostaríamos de viver e conservar.Cuba é um fenômeno do nosso tempo, uma relíquia.

16.     Volta à África, este é o grande projeto do atual governo brasileiro; resgatar uma dívida econômica e social que temos com aquele continente e que esteve se acumulando nos séculos que já se passaram. Aí não é uma questão de ganhar com isto, é o de dividir o que se tem ganho, e que aquele continente muito contribuiu, com sua gente, para que fôssemos o que somos.

17.     Nos países subdesenvolvidos, os fracos tendem a torcer e se posicionar ao lado dos fracos, é a síndrome da auto-piedade, é como se fazendo isto está buscando garantia que, por ser fraco, ganhará apoios e adesões. Isso é mau, isso produz mais fracos e dependentes, isso produz gente mais ainda, auto-piedosa, isso produz gente nociva e não forte guerreiros.

18.     Quando Sílvio Santos cantava, em seus programas dominicais, “o Figueiredo, é coisa nossa”, ele se mostrava sintonizado, e as concessões que obteve, com aquilo, provou isto; hoje ele está fora de sintonia, e suas amostras de ser o último dos fiéis àquele momento fatídico da história do Brasil, está demonstrando isto na voz de Hening, Nilmane e outros otomanos.

19.     O governo atual, Lula, está me mostrando que Deputados são inaptos para fazer leis; são caros demais para fazer isto, que não sabem fazer. Valeriam o salário deles, se, no máximo, estivessem lá, representando a opinião do povo, para aprovar, adaptar ou melhorar, nunca rejeitar, Leis que o Executivo fizesse, atendendo necessidades dos governados por eles.

20.     Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, um Brasil belo e fantasioso; um Estado poderoso dentro de outro. Terra fértil para bandidagem, corrupção e malandragem. Exército, ação política, ante governo federal, faz daquela terra um anto de gente conivente com os absurdos de ver a política pedindo licença aos donos dos morros, para ir em favor dos que lá moram.

21.     Neste momento, eu não conseguiria ser, por exemplo, um Senador da República. Eu vomitaria toda vez que o PSDB e o PFL fosse à frente discursar oposicionando, sistematicamente, contra o governo, contra o PT; um Artur Virgílio, um Agripino Alves, e um tipo que, vaziamente, os segue, não me levaria a outro comportamento afobante, do que o do enjôo.

22.     A ALCA trás várias considerações positivas e negativas; uma delas é que é inevitável, qualquer que seja a resistência; outra é que, ela não é nossa inimiga, pode ser até que seja a grande porta que temos para o mundo do comercio; nosso inimigo é algumas maneiras que se nos apresentam para que nos submetamos a ela; devemos estar atentos é sobre isto.

23.     O que seria os Estados Unidos com todos os seus jeitos e trejeitos de potência arrogante no contexto mundial? É o grande cacique mau ultra necessário e preventivo; é ele que, com suas guerras reais e virtuais, faz com que ainda tenhamos muita paz e muito sossego neste mundo; o temor que ele gera, faz os povos se acomodarem ao diálogo e à convivência pacífica.

24.     Aguardo ansioso a Reforma Partidária; vamos começar a votar, não em “boas intenções” dos políticos, mas nas idéias que eles defendem quando assumem este ou aquele partido. Não teremos que ficar torcendo pela honestidade deste ou daquele político, agora vamos saber que ele assumiu posturas e nós votaremos contra ou a favor a tais posturas.

25.     Democracia requer limites para toda liberdade. Meus direitos terminam onde começam os de outrem. Estes limites devem ser preservados pela própria democracia. Isto serve para a liberdade religiosa, a de imprensa, a política, a da livre iniciativa, e outras mais que têm a cara do “povo pelo povo”. Estes limites devem ser democráticos, mas coerente com o bem social.

26.     Casamento é um termo, uma cerimônia, uma situação totalmente heterossexual. Quando é utilizado pelo mundo homossexual, torna-se uma “cusparada” no que há de bom senso, ético e moral; é como dizer que um homem e uma mulher estão vivendo uma união GLS, ou cristãos estão em uma parada colorida; uma ofensa aos gays e lésbicas de plantão.

27.     Quem me conhece, não acredita no que vou dizer: a Globo, seu poderio material e imaterial, suas artimanhas e falcatruas, usando os artifícios que sempre fez, hoje, no país Lula que vivemos, dentre as demais emissoras filhas da ditadura, é a inimiga menos inimiga que este país já conheceu, enquanto as outras, a mídia em geral, se afogam em seus dossiês de oposição.

28.     Há coisas que são totalmente negociáveis, e estas devem ser trabalhadas até a exaustão, até o último recurso; mas há coisas que são inegociáveis, aquela situação de Sadan Hussem; eu, sendo Presidente dos Estados Unidos, invadiria o Iraque; eu colocaria meus exércitos lá e tiraria, de um jeito ou outro, aquele homem do poder; era um mau ao país e ao mundo.

29.     Imprensa; será que concessão constitucional implica em dar liberdade, ilimitada, para o julgamento, posicionamentos e opiniões? Principalmente quando estas coisas favoreçam ideais e interesses dos seus detentores? Isso é a imprensa no Brasil, e no resto do mundo, mas isso não é concessão. Isso não é nada constitucional, muito menos democracia.

30.     Waldir Pires, integridade em pessoa. Esse nome eu conheço, muito bem, desde que fui Pastor em Iguaí, na Bahia, quando vi pessoas fazerem caravana a ele, Governador do Estado, para pedir perseguição a funcionários de confiança do governo anterior; voltaram decepcionados, ele disse que não agiria daquele jeito, como faria e fazem, seus adversários políticos.

31.     George W. Bush. Não sei porque tanto espanto com este homem. Ele é americano como qualquer outro americano e nada diferente de qualquer brasileiro se o Brasil fosse os Estados Unidos de hoje. Nós brasileiros, como o governo de hoje e de sempre, em nada faríamos ou seríamos diferentes, deste Genoino americano, capitalista e colonialista poderoso.

32.     Ciro Gomes, eis um grande homem, grande político, grande caráter. Entrevistas, palestras, conferências, explicações que têm dado, mesmo nos projetos de sua lavra, como Ministro da República, demonstra o que é vestir a camisa, o que é acreditar, o que é tomar a frente, em nome de uma fidelidade responsável e coerente a um Presidente que lhe foi opositor.

33.     Fome Zero. Para os muitos alcançados e para o mundo inteiro, a ponto de copiar, é um programa real, uma solução modelar para agir diretamente na desigualdade social gritante; somente os que preferencialmente se cegam, não conseguem ver os avanços, as perspectivas que se tornam imprescindíveis, e o efeito psicológico benéfico que eleva a alma de todos.

34.     Estamos num tempo, realmente diferente; já está muito claro na mente de grande gama da população, entender que a rivalidade com a Argentina não é mais engraçada, não é mais interessante para nosso futuro; o bem dela, é o nosso bem, a vitória dela nos dá muitos dividendos; nossa união é mais produtiva do que o mantermos o afastamento.

35.     Durante estes últimos anos, fica uma pergunta? A TV Aljazira, do Catar, faz imprensa ou faz apologia? É jornalismo, o ser porta-voz de toda qualidade de terrorismo? Se é ou não é, o interessante é que a mídia mundial aceita plenamente sua atuação como sendo normal, até invejoso; esta emissora consegue ser até um próprio terror, mesmo quando inventa notícia.

36.     Homossexualismo, por mais que seja um direito de quem quer nele se envolver, quem queira nele se mostrar publicamente, não pode ser atendido ou entendido, como se cuida da questão do deficiente físico, do negro, do índio e de tantas outras minorias perseguidas e discriminada como resultado de uma incivilização saturada pela falta de bom senso.

37.     É muito claro que hoje há muita gente torcendo para o governo de Lula não dar certo; eu também já fiz isto em relação a outros governos; não estava contra o Brasil, estava contra gente reconhecidamente bandida que se mantinha no poder, dando força aos governos, mesmo os honestos, que passaram pelo Planalto. Hoje, este motivo, reconhecidamente, já passou.

38.     A Bahia é uma graça, a melhor terra do mundo. Um paraíso diferente, uma gente colorida e bonita pelo que é. Eu gostaria de ser um baiano de todo o Estado, alguém cidadão em todos os cantos, um soteropolitano. O idioma, o jeitão, a comida, a ginga, a dança, o folguedo, o negro, o moreno, o encanto que só esta terra e esta gente tem. Toda felicidade de viver.

39.     Quando se vê, hoje em dia, a oposição tendo mais voz na mídia, os contrários sendo buscados longe para expor um posicionamento minoritário, quase solitário, como se fosse de muita gente, a imprensa não nega que seu objetivo é criar notícias, produzir rebuliços, chamar a atenção do vazio, para vender, para dar furtos. Isto é imprensa, é justo?

40.     Outro tempo atrás, estávamos discutindo sobre Parlamentarismo; naquele tempo eu acreditava que seria ótima solução para o Brasil, favorecendo governos mais longos, com espaços maiores para projetos maiores; acredito, hoje, que seria excelente para o país, um sistema assim, com partidos fortalecidos, com programas claros, para o povo identificar seus desejos.

41.     Os números da popularidade do Presidente da República, o que é algo muito bom para um povo sem nenhuma confiança nos políticos, inclusive aqueles que têm votado há muito tempo, tem aumentado, e isto numa proporção semelhante àquela que mostra a mídia se destacando em buscar e revelar ferrenhas críticas à pessoa dele, ao partido dele, ao governo dele.

42.     O que se tem feito, o que se tem falado sobre e contra o Presidente da Republico, principalmente na mídia nacional, em nome de “imprensa” ainda aprovado por um bom número de pessoas, demonstra um problema de educação, de formação; e isto incomoda relacionamentos familiares, sociais e outros mais criminosos. Pagamos um preço alto por tudo isto.

43.     Não demora, a Internet vai fechar jornais, revistas, tvs e rádios, estes que funcionam nos moldes de hoje. A informação livre e aberta a todos, juntando com sua rapidez, vai fechar esta mídia. Seria bom isto, pois todos teriam a mesma chance de iniciar seus feitos, ditos imprensa, sem a ajuda que os sobreviventes hoje tiveram para facilitar a vida daquela Ditadura passada.

44.     Uma questão para aqueles que acham tudo fácil, quando ao que acontece economicamente hoje em nosso país: por que tudo isto não acontecia antes? Por que os recordes que estamos quebrando hoje, equivalem aos índices de há dez anos atrás? Se tudo é muito fácil, por que estavam levando o Brasil à Banca Rota, com esta mesma facilidade?

45.     Estamos num tempo quando quase todo dia temos um novo Record quebrado em um ou mais ramos da economia nacional; é surpreendente quando num determinado dia, não temos uma informação assim. Porém o mais gostoso disto, é quando se vê a imprensa marrom ter que noticiar isto, mesmo que cubra a notícia com alguma fabricada por ela, de teor negativo.

46.     O PT nunca foi governo, o PSDB já foi. Se este partido se diz não da direita, que interesse tem de, com o PDT, apoiar a direita, o PFL, por exemplo, na busca de impedir as conquistas que se sucedam na luta social pela igualdade, pela inserção e pela distribuição de riquezas. Parece que estes partidos não são nem direita nem esquerda, são circunstanciados.

47.     Estamos vivendo um governo histórico em todas as áreas sociais. Não poderia ser diferente, depois de tanto tempo na oposição e de seriedade no conhecimento das necessidades gerais sociais que a brasilidade tem. Hoje temos todas as áreas, de alguma forma, sendo atendidas por pessoas capazes e profundamente comprometidas com cada uma delas.

48.     Homossexualismo é mais que uma opção sexual. A Bíblia, e ela é essencial, afirma que se trata de alguém descer ao mais baixo nível humano. Moralmente, espiritualmente, existencialmente, se trata de uma decisão,  pessoal, motivada por motivos biológicos, psicológicos ou social, que fere os propósitos de Deus, a ponto de ser duramente condenado por Ele.

49.     Pela paz e a não violência, sou, já que não tenho o que esconder, a favor da quebra de privacidade individual, sem que isto se entenda como violação aos direitos individuais. Esta quebra de privacidade, faz, por meios tecnológicos ou não, com que os bandidos, estas pestes em ascensão, sejam logo identificados e localizados, nos dando mais liberdade do que o que temos.

50.     Antigamente a oposição feita pelo PT, criticava, dizia que faria melhor... está fazendo muito melhor. Hoje a oposição feita pelo PFL e o PSDB critica, dizendo o que? Os dois já governaram o país e nos levou ao precipício. Qual seria mesmo o discurso que pregam para tanta crítica. Será que é por isto que não há discurso? Não há onde digam que querem chegar?

51.     Não ter controle da Câmara dos Deputados ou mesmo do Senado, é prova de competência ou incompetência? Fazer com que se sintam desagradados em suas fomes dilaceradoras, demonstra que o governo federal é fraco ou forte? É corajoso ou é manso? Ver a Câmara ser insurgente, é clara amostra de que o governo federal está fazendo seu papel social no Brasil.

52.     Políticos evangélicos, ou católicos, não são defensores dos interesses da religião que professa; mesmo que seja influenciado pela religiosidade que se identifica, ele está lá, eleito eticamente para defender os interesses coletivos, da sociedade, o que muitas vezes ofenderá os itens que contrariam as pregações de sua crença assumida diante da eleição.

53.     Mesmo que se defenda o homossexualismo como direito de todo ser humano, contrariando o ensino da Bíblia, este comportamento é tão influenciador para o negativo, quanto as drogas, a violência e outros males sociais; mesmo porque numa proporção exageradamente grande, estas e outras coisas nocivas estão associadas a esta opção contrária ao bom senso.

54.     Quem mais tem duvidado somos nós mesmos, ou principalmente, aqueles que torcem que isto aconteça fora dos limites governamentais do PT; Brasil, potência econômica mundial. Esta afirmativa é muito possível, e as grandes potências atuais estão cogitando esta verdade futura como algo muito presente a ser considerada em seus planejamentos a médio prazo.

55.     Certas posições políticas de alguns empresários, no país, parece querer demonstrar que querem a situação caótica que viviam; a somatória de situações que provocavam todas as dúvidas, mantendo o país numa incerteza constante. O Brasil mudou e mudou para melhor, até os que reclamam estão se beneficiando muito com toda esta mudança estável.

56.     O Brasil, agora tem um verdadeiro estadista. Não um notabilizado pela intelectualidade, mas um político continental, hemisférico,  mundial. O discurso deste estadista, não visa só o bem do seu país, mas, para este bem, ambiciona o bem dos vizinhos e vai além, daqueles que, em mesma situação que a nossa, está em além mares, em outros continentes distantes.

57.     De recordes atuais e os “melhor índice em dez anos”, alguns ditos estão sendo afirmados, um é que o governo passado estava atolando o país até culminar com o medo que impuseram quanto ao PT no poder; mas eles estão ai, e diariamente em cada mês, se sucedem e é a fala comum aos apresentadores de notícias, mesmo os endusados entricheirados no ar.

58.     O Brasil, mais que ninguém, não precisa de dois Parlamentos; uma Câmara estritamente distrital seria suficiente para atender a demanda de nossas necessidades. Já falamos que só o Executivo e seus programas de governo têm demonstrado capazes de criar leis, ou adaptá-las ao tempo, esta Câmara apenas avaliaria e aprovaria tais leis propostas.

59.     Reformas importantes já tem acontecido pelo Congresso Nacional; isto é um fato inédito desde há muitas décadas; o governo atual tem sido o grande campeão em tudo isto, sem que, no entanto, tivesse que fazer as falcatruas que o governo passado fez, para aprovar a re-eleição. Em dois anos, o Brasil avançou décadas com estas Reformas impornecessárias.

60.     O homossexualismo não pode ter o direito de chocar a sociedade com suas Paradas, com suas controvérsias na moda e na estética, com suas galhofadas na mídia e com suas irreverências na educação; se eles podem, então eu tenho o direito de não concordar com cada uma destas iniciativas propositais, que se motivam no objetivo de fazer novos adeptos novos.

61.     A Educação é um forte nestes tempos que o Brasil vive; a educação  fundamental, mas principalmente a superior. As metas para os próximos anos, é de dobrar o número de doutores nos vários cursos; vai além do triplicar, o número de brasileiros formados ou envolvidos nestes cursos. O Brasil será outro, ao final dos quatro anos que estamos presenciando.

cubeh1.gif (12957 bytes)  2005   Jan/Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out  Nov  Dez  2006 

 

Sugestões de Leituras    [Mais Sugestões]

artigos que dou sugestão para sua leitura atenta

MudaBrasil2004  |  MudaBrasil2005  |  MudaBrasil2006 

  Política    |    Economia    |    Oposição    |    Religião    |    Imprensa    |    Especiais 

 

Comportamentos:  MulherMãeFilhosArtesAutoAjudaBelezaCasaCulináriaCuriosidadesCursosDieta - DoençasFamíliaFitnessGeralJovemMotivaçãoNegóciosNutriçãoProfissãoPsicologiaQualidadeVidaRelaxamentoSaúdeSexualidadeSucessoTestesTurismoVidaDois

 

 

Muda Brasil – 2006  # 

 

Grandes previsões para este ano  

Juros a pessoas é o menor desde 1994 

Os brasileiros estão mais otimistas 

Agricultura... Lula foi melhor ao agronegócio 

Agricultura... revolução no campo no PI 

Agricultura... recorde no agronegócio 

Agricultura... fundo para catástrofes 

Agricultura... mapa de escoamento de grãos 

Agricultura... Moscamed, grande fábrica 

Agricultura... familiar, mais investimentos 

Agricultura... leis e políticas sancionadas 

Agricultura... familiar e a inclusão social 

Agricultura... familiar é 10% do PIB 

Agricultura... previsão de grande produção 

Agricultura... lei da agricultura familiar 

Agricultura... mais investimentos 

Agricultura... moscas contra pragas 

Agricultura... mais dinheiro para a familiar 

Agricultura... parcerias incentivam o orgânico 

Agricultura... Conab faz boas projeções 

Agricultura... poderoso incentivo  (+) 

Agricultura... entendendo a crise 

Agricultura... governo protege de piratas 

Agricultura... produzindo energia 

Agricultura... mais dinheiro para a familiar 

Agricultura.... agronegócio é destaque EUA 

Biodiesel... biocombustíveis para todos 

Biodiesel... uma usina na Bahia 

Biodiesel... estrangeiros estão de olho 

Biodiesel... a Bahia já está no negócio 

Biodiesel... HBio diminuirá importação de diesel 

Biodiesel... aumenta o interesse internacional 

Biodiesel... o Brasil vai plantar petróleo

Biodiesel... seremos uma Arábia Saudita 

Biodiesel... tudo favorável ao Brasil no mundo 

Biodiesel... PI como referência nacional 

Biodiesel... governo alavanca pesquisas 

Biodiesel... febre toma conta do país  (+) 

Biodiesel... já está fazendo grande revolução 

Biodiesel... esperança de dias melhores 

Biodiesel... nova potência energética 

Biodiesel... grande venda à Petrobrás 

Biodiesel... começa com 20 anos de atraso 

Biodiesel... pela inclusão social 

Biodiesel... excesso de oferta antecipa tudo 

Biodiesel... distribuição até o fim do ano 

Biodiesel... nosso combustível no G8 

Biodiesel... apostando no semi-árido  (+) 

Biodiesel... usina no Ceará  (+) 

Biodiesel... o Brasil é referência 

Biodiesel... H-Bio diminui o diesel prejudicial 

Biodiesel... Brasil referência de biocombustivel 

Biodiesel... vai gerar energia elétrica 

Biodiesel... China quer comprar muito 

Biodíesel... diesel  misturado já a venda 

Biodiesel... usinas acreditam no futuro 

Biodiesel... Lula inaugura usina no RN 

Biodiesel... está sendo juntado ao diesel  (+) 

Biodiesel... um alto investimento atual 

Biodiesel... emancipará muitas famílias 

Biodíesel... muito para 2008 

Biodiesel... muda a vida de agricultores  

Biodiesel... vai melhorar o campo  

Biodiesel... é real e do Brasil  

Bolívia... venceu a diplomacia Brasil 

Bolívia... junto com o Brasil para a frente 

Bolívia... Brasil é mais que a Venezuela 

Bolsa Família... adotada em NY nos EUA  (+) 

Bolsa Família... Lula é figura messiânica no NE 

Bolsa Família... transferir renda contra pobreza 

Bolsa Família... não é assistencialismo  (+) 

Bolsa Família... para mais de 11 milhõres 

Bolsa Família... cumpre suas metas  (+) 

Bolsa Família... a maquina eleitoral 

Bolsa Família... todo pobre receberá 

Bolsa-Família... famílias comem melhor 

Bolsa-Família... programa premiado 

Bolsa-Família... comprovada a eficácia 

Bolsa-Família.... exemplo para a África 

Bolsa-Família... contra o trabalho infantil 

Bolsa-Família... melhora os atendidos 

Bolsa-Família... aumento real 

Bolsa-Família...  programa internacional 

Brasil... BNDES tem grandes negócios na AL 

Brasil... Lula fará cobranças ao G8 

Brasil... ações acima da ideologia 

Brasil... faz cobranças à ONU 

Brasil... Lula cobra a pobreza da África  (+) 

Brasil... no G8 Lula necogia Doha 

Brasil... TV Brasil mostrará o bom Brasil 

Brasil... Lula e Bush conversam sobre OMC 

Brasil... estamos no rumo certo 

Brasil... tv digital para o continente 

Brasil... unido com china e Índia 

Brasil... líder na América do Sul 

Brasil... reservas internacionais crescerão 

Brasil... insistências na OMC 

Brasil... defesas na OMC pelo mundo  

Brasil... grande potência energética 

Brasil... Chirac vem aumentar comércio 

Brasil... Bono (U2) fala bem do Brasil 

Brasil... política externa é grande sucesso 

Brasil... Mercosul é exemplo de integração 

Brasil... é líder incontestável na AS 

Brasil... Lula entre líderes mundiais  (+)  (+) 

Brasil... movimentos sociais pela Bolívia 

Brasil... América do Sul mais forte 

Brasil... motor da América Latina 

Brasil... excelente diálogo internacional 

Brasil... Bolívia precisa de ajuda 

Brasil... pela parceria, não hegemonia 

Brasil... reconhece soberania boliviana  (+) 

Brasil... pressiona no G20 

Brasil... o mundo vem discutir desemprego 

Brasil... vitória de Lula para a América Latina 

Brasil... gasoduto Venezuela à Argentina 

Brasil... Chile confia para integração 

Brasil... é exemplo contra trabalho escravo 

Brasil... é convidado à reunião do G-8  (+) 

Brasil... sobe no rankin dos exportadores 

Brasil... a América Latina depende 

Brasil... acordos importantes para Mercusul 

Brasil... mudou o comércio mundial 

Brasil... sobe para o espaço 

Brasil... se melhora na tecnologia 

Brasil... Política Internacional benéfica 

Brasil... faz experiências em gravidade zero 

Brasil... é exemplo para América do Sul 

Brasil... é honrado na Inglaterra 

Brasil... é outro no mundo  

Brasil..... é a voz do hemisfério sul  (+)  (+) 

Brasil... Na África, resgata sua história  

Ciência... Lula se encontra com cientistas 

Ciência... ninguém investiu tanto nela 

Ciência... forte desenvolvimento nacional 

Corrupção... Lula herdou uma podridão 

Corrupção... nada ficará debaixo do tapete 

Corrupção... quadrilhas vem de outros gov. 

Corrupção... caso crítico no país 

Corrupção... nunca se combateu tanto 

Corrupção... combate é marca de Lula 

Corrupção... prática de minoria 

Corrupção... o governo está combatendo 

Corrupção... só aparece quando se fiscaliza 

Corrupção... PF faz corte na própria carne 

Corrupção... ações da CGU no governo 

Corrupção... reconstrução da CGU por Lula 

Corrupção... a Daslu é uma quadrilha 

Corrupção... descobre rede contra o Fundef 

Corrupção... sanguessugas denunciados 

Corrupção... grande parte das cidades 

Corrupção... mais apurações sem alardes 

Corrupção... uso de pregão em repasses 

Corrupção... lições da última operação 

Corrupção... muitas ações contra

Crédito... microcrédito em alta 

Crédito... para gente do bolsa família 

Crédito... bancos federais com mais 

Crédito... expansão e barateamento 

Crédito... bancário como em 1988 

Cultura... grande mudança no agir cultural 

Cultura... diversidade é cuidar do país 

Cultura... Gilberto Gil faz balanço 

Cultura... Lula reergueu a nacional 

Cultura... exportação a novos países 

Díbida... mudanças melhores com elas

Dívida... externa continua diminuindo 

Dívida... mais uma está caindo  (+) 

Dívida... sempre caindo mais 

Dívida... superada pelas reservas intern  (+) 

Dívida... externa, menor em 11 anos 

Dívica... a externa reduz 6 bilhões 

Dívida... a interna tem caído  (+) 

Dívida... ajustes recordes favoráveis 

Dívida... a menor em dez anos 

Dívida... a interna tem sido paga  (+) 

Dívida... a externa cai 10 bilhões 

Dívida... fim de toda dívida em dólar  

Educação... atraindo investimentos privados 

Educação... recursos melhoram professores 

Educação... defesa das cotas 

Educação... profissionalizantes pelo interior 

Educação... ProUni faz Enem bater recorde 

Educação... maiores investimentos 

Educação... as federais são as melhores 

Educação... investimentos mudam o país 

Educação... mais duas universidades na BA 

Educação... diminuirá condenações 

Educação... revolução na educação 

Educação... investimento antes do Fundeb 

Educação... avançou com governo Lula 

Educação... filosofia e sociologia obrigatórias 

Educação... melhorias na educação básica

Educação... milagres na educação  (+) 

Educação... ensino superior crescente 

Educação... grande avaliação do ensino 

Educação... início da universidade aberta 

Educação... MEC e a informática na escola 

Educação... mais bibliotecas pelo Brasil 

Educação... FUNDEB vai revolucionar 

Educação... muitos negros estudando 

Educação... pela aprovação logo  (+) 

Educação... transparência nos gastos 

Educação... universidade para 34 milhões 

Educação... riscos que se deve evitar 

Educação... mais financiamento estudantil 

Educação... contra 500 anos de erros

Educação... pacote de medidas urgentes 

Educação... reforma universitária a caminho 

Educação... recursos sobem

Educação... mudanças importantes 

Educação... grande avanços feitos 

Educação... cotas para muitos negros 

Educação... Fundeba para a Educação  

Educação... muitas novidades e cotas  

Emprego... muito do previsto para o ano 

Emprego... desemprego nacional cai 10% 

Emprego... SP, recorde  em nove anos 

Emprego... 1,3 milhão só este ano 

Emprego... na construção bate recorde 

Emprego... crescendo ao sabor do consumo 

Emprego... cresce na indústria  

Emprego... financiamento a catadores de rua 

Emprego... indústria, continua crescendo 

Emprego... desemprego menor em 8 anos 

Emprego... desemprego continua caindo 

Emprego... desemprego continua recuando 

Emprego... geração continua em Agosto  (+)

Emprego... continua crescendo todo mês 

Emprego... mercado de trabalho aquecido 

Emprego... mais de 4,5 milhões de formais   

Emprego... 154 mil em Julho  (+) 

Emprego... mais participação nos lucros 

Emprego... indústria vai gerar muito mais 

Emprego... aceleração de mais postos 

Emprego... RS. Cresceu 40 vezes com Lula 

Emprego... mais ainda no semestre 

Emprego... valorizações no governo Lula 

Emprego... FGTS de doméstica em evolução 

Emprego... crescimento eleva formalidade 

Emprego... na construção civil em alta 

Emprego... crescimento 14%

Emprego... cresce para o mês de Maio 

Emprego... 4,2 milhões de empregos Lula 

Emprego... Maio quase 200 mil empregos

Emprego... na indúastria continua a crescer 

Emprego... mais nas cidades que no campo 

Emprego... formal bate novo recorde 

Emprego... formal, cresce nas capitais 

Emprego... na indústria, crescimento recorde 

Emprego... recorde em 4 anos, no mês 

Emprego... construção civil  melhora 

Emprego... cresce no comércio 

Emprego... formal bate recorde, de novo 

Emprego... momento sindical no país 

Emprego... melhoras incentivam greves 

Emprego... cresce na indústria de SP 

Emprego... novo pacote sindical 

Emprego... cooperativa de trabalhadores 

Emprego... metalurgia em crscimento 

Emprego... sindicatos satisfeitos 

Emprego... governo cumpre o prometido 

Emprego... força jurídica aos sindicatos 

Emprego... evita demissões na VW 

Emprego... medidas pelo trabalhismo 

Emprego... mais no governo Lula 

Emprego... regulamentação da greve 

Emprego... grandes conquistas 

Emprego... um desejo histórico acontecerá

Emprego... avanços no governo Lula 

Emprego... brasileiros felizes como as CB 

Emprego... 1º de Maio melhor em 20 anos  (+) 

Emprego... em SP recorde em 8 anos 

Emprego... 8 milhões em 8 anos 

Emprego... na indústria cresce de novo 

Emprego... na indústria cresce 

Emprego... dobra no campo  

Emprego... cresceu em todos setores 

Emprego... recorde em mais empregos 

Emprego... cresce em São Paulo 

Emprego... cresce e renda melhora  

Emprego... é maior que 2005  

Emprego... industrial teve recorde  

Emprego... registrar diminui imposto  (+) 

Emprego... gerado pelo crédito habitacional  

Emprego... SP, melhor em 8 anos  

Emprego... geração foi recorde  

Emprego... atende exigência antiga sindical 

Emprego... previsão de 8 milhões  

Emprego... na indústria é maior  

Emprego... desemprego cai e renda sobe  

Empresas... lucros quadruplicados com Lula 

Empresas... expansão confirmada no país 

Empresas... faturamente cresce no comércio 

Empresas... inovações financiadas pelo Brasil 

Empresas... mais subvenção para inovações 

Empresas... setor produtivo é mais que bancos

Empresas... pequenas estão vendendo mais 

Empresas... demanda exige mais compras 

Empresas... falências continua a diminuir 

Empresas... diminui o número de falências 

Empresas... mais empréstimos do BNDES 

Empresas... falências diminuem muito  (+) 

Empresas... bateram recordes no país  

Empresas... falências caem em 2005  

Energia... consumo aumenta no país 

Energia... Luz para mais de 3 milhões 

Energia... mais investimentos no NE 

Energia... Luz para todos na Bahia  (+) 

Energia... energia mais barata em PE 

Energia... Luz para todos pra muita gente 

Energia... energia para todo o mundo 

Energia... Luz para todos a 8 mil índios 

Estados... BA, o que Lula tem feito 

Estados... CE, o que Lula tem feito 

Estatais... lucros pgando gastos do governo 

Estradas... o exército foi fazer estradas 

Estradas... melhoramento da sinalização 

Estradas... 20 mil km recuperados 

Estradas... tapa-buraco já fez muito 

Estradas... cai o número de acidentes 

Estradas... quase metade recuperadas 

Estradas... brasileiras estão bem melhores 

Exportação... recorde nas reservas int. 

Exportação... balança cresce demais 

Exportação... saudáveis demais 

Exportação... saldo da balança é grande 

Exportação... balança triplica na semana 

Exportação... balança bate novo recorde 

Exportação... Brasil luta contra o tempo 

Exportação... superavit já é muito grande 

Exportação... saldo mais que dobra 

Exportação... média diária vai crescer 

Exportação... superávit recorde em Julho 

Exportação... o maior exportador de orgânicos 

Exportação... novas linhas de crédito BNDES 

Exportação... 27% do que indústria produz 

Exportação... novo recorde histórico 

Exportação... impulsionada pela diplomacia 

Exportação... agência que ajuda pequenos 

Exportação... comércio exterior forte 

Exportação... novos estímulos em Julho 

Exportação... o saldo será 40 bilhões 

Exportação... carne, açúcar e álcoo, destaques 

Exportação... ações para segurar o dólar 

Exportação... a balança é muito favorável 

Exportação... novo recorde na balança 

Exportação... líder de exportação de carne  

Exportação... recorde em Janeiro  

Ferrovias... BNDES investirá muito alto 

Ferrovias... Norte-Sul começa em 6 meses 

Ferrovias... investimentos para passageiros 

Ferrovias... a expansão necessária ao país 

Ferrovias... transnordestina começa agora 

Ferrovias... transnordestina agora vai 

Ferrovias... Norte-Sul bem adiantada 

Ferrovias... transnordestina e progresso 

Ferrovias... transnordestina vai acontecer 

Ferrovias... são fundamentais ao país  

Ferrovias... recuperar todas no Brasil  (+) 

Florestas... desmatamento menor de novo 

Fome Zero... a mídia não fala da fome 

Fome Zero... criou círculo virtuoso 

Fome Zero... Petrobrás em projetos  

Fome Zero... Fao dá grandes elogios 

Fome Zero... antecipando à fome 

Fome Zero... reconhecido na Itália 

Fome Zero... serve para outros países   (+) 

Fome Zero... vai para outros países  

Governo... aprovação recorde do povo  (+) 

Governo... crescimento já é realidade 

Governo... maioria torcendo que vá bem 

Governo... por um entendimento nacional 

Governo... ainda mais aprovado pelo povo 

Governo... entender a cabeça do povo 

Governo... superioridade do governo atual 

Governo... mais quatro anos de progresso 

Governo... aprovação se mantém alta 

Governo... aprovação de Lula melhora  (+) 

Governo... Lula muito melhor que FHC 

Governo... avanços em todas as áreas 

Governo... aprovação popular aumenta 

Governo... avaliação melhor depois da tv 

Governo... aprovação recorde e histórica  (+) 

Governo... 2º vez chama-se desenvolvimento

Governo... em revista portuguesa 

Governo... o custo da máquina diminuiu 

Governo... livro com o governo Lula 

Governo... revolução na gestão pública 

Governo... breve balanço do governo Lula 

Governo... inchaço da máquina é lorota  (+) 

Governo... pelos pobres do Brasil 

Governo... governo Lula melhor que FHC  

Governo... alta aprovação popular 

Governo... Plano Plurianual atualizado 

Governo... 80 mil servidores para melhorar 

Governo... inflexões positivas  de Lula 

Governo... inverteu lógica errada antiga 

Governo... recorde no investimento federal  

Governo... comparando com o governo FHC  

Governo... prestação de Contas  

Habitação social... decolou com Lula 

Habitação social... crédito cresce 214 % 

Habitação social... apoia compra e construção 

Habitação social... melhorar a const. civil  

Habitação social... com prestações fixas 

Habitação social... venda de imóveis cresce 

Habitação social... novo plano social 

Habitação social... mais investimentos 

Habitação social... vendas em SP crsce 

Habitação social... desenvolvimento digno 

Habitação social... classe C constrói mais  (+) 

Habitação social... mais crédito imobiliário 

Habitação social... erradicação de palafitas 

Habitação social... recorde no crédito 

Habitação social... mais investimentos 

Habitação social... crédito mais barato 

Habitação social... moradia para palafitas 

Habitação social... construção e menos IPI 

Habitação social... fundo para baixa renda 

Habitação social... mais empréstimos 

Habitação social... mais infestimentos 

Habitação social... cresce construções   

Habitação social... grande investimento  (+) 

Habitação Social... recorde para crédito 

Habitação Social... pacote para pobres  

Imprensa... Liberdade de Imprensa no Brasil 

Imprensa... descentralização da mídia 

Imprensa... livre, consolida a democracia 

Impostos... Lula corrigiu tabela, 2 vezes 

Indústria... saudáveis até demais 

Indústria... cresce muito em 2006 

Indústria... produção cresce pelo país 

Indústria... juros diminuem pra facilitar 

Indústria... expansão em crescimento 

Indústria... produção cresceu

Indústria... venda de automóveis cresce 

Indústria... lucros são motivos de orgulho  

Indústria... BNDES investe nas médias 

Indústria... investimento industrial cresce 

Indústria... estava mau em 2001 

Indústria... recorde no setor automotivo 

Indústria... montadoreas: melhor mês do ano 

Indústria... opera com potencial de 1980 

Indústria... investimentos em vários setores 

Indústria... leasing para mais equipamentos 

Indústria... vendas estão fortes 

Indústria... produção de veículos cresce 

Indústria... produção cresce em recorde 

Indústria... insumos puxam para cima 

Indústria... vendas mostram crescimento forte 

Indústria... maioria ganha com dólar baixo 

Indústria... investimentos crescerão 

Indústria... montadoras atingem mais 

Indústria... longo ciclo de crédito no BNDES 

Indústria... atividade cresce 2,7% 

Indústria... BNDES investe em infra-estrutura

Indústria... construção cresceu bem 

Indústria... carros estão vendendo mais 

Indústria... aço bruto cresce vendas 

Indústria... BNDES mais ágil em investir 

Indústria... produção de veículos cresce 

Indústria... previsão de expansão maior  

Indústria... BNDES financia infra-estruturas 

Indústria... montadoras melhoram previsões 

Indústria... bons resultados no ano 

Indústria... produção de bens cresceu 

Indústria... produção de carro vai bem 

Indústria... CNI otimista com 3º trimestre 

Indústria... vendas aumentam em Março 

Indústria... os portos estão mais ágeis 

Indústria... em SP ela cresce bem 

Indústria... investimentos vão crescer 

Indústria... bate novo recorde de produção 

Indústria... mês: recorde nela 

Indústria... renda de industriários cresce  

Indústria... registra crescimentos 

Inflação... baixa, bom para o Brasil 

Inflação... menores para os pobres do BR 

Inflação... índices estão cada vez menores 

Inflação... a morte já está decretada 

Inflação... recorde, menor desde 1998 

Inflação... cesta básica continua caindo 

Inflação... tem tudo para cair ainda mais 

Inflação... menor preço da cesta básica 

Inflação... menor que países emergentes 

Inflação... previsões ainda menores

Inflação... mais deflação no país 

Inflação... deflação dos combustíveis 

Inflação... quatro índices e a deflação 

Inflação... SP vai ter a menor em 9 anos 

Inflação... menor desde 1994 

Inflação... conta de telefone mais barada 

Inflação... espera-se menos de 4% no ano 

Inflação... confirma-se deflação 

Inflação... melhor semestre do Plano Real 

Inflação... totalmente controlada 

Inflação... continua surpreendendo muito 

Inflação... BC prevê a baixo da meta 

Inflação... menor desde o ano de 1999 

Inflação... em queda constante 

Inflação foi a menor desde 1998  

Inflação... para pobres, inflação menor  

Inflação...Cesta a menor em 10 anos  

Juros... bancários pfísica menor da história 

Juros... corte vai continuar no país 

Juros... Selic o menor em 10 anos 

Juros... banco: o menor desde 1995 

Juros... mais juros baixos no país 

Juros... continuam baixando  (+) 

Juros... baixando com a inflação 

Juros... menor em 30 anos 

Juros... sinal verde para os cortes 

Juros... espera-se taxas menores 

Juros... TJLP está a menor da história 

Juros... menores como em 1994 

Lula... Índia o chama de estadista 

Lula... acordos com governador do PFL 

Lula... governo de todos os brasileiros 

Lula... promete mais assuntos para livro 

Lula... Presidente mais municipalista  

Lula... para os pobres 

Lula... é o mascate brasileiro 

Lula... geração de empregos  para ele  

Mercosul... vitória de Lula e da região 

Mercosul... Lula e líder uruguaio juntos 

Mercosul... comércio com Argentina 

Mercosul... universidade em vista 

Mercosul... críticas infundadas 

Mercosul... Brasil ganha com progressos 

Mercosul... Lula e Peru pela integração 

Mercosul... Lula e o Peru e a transoceânica 

Mercosul... sucesso: cresce e muda 

Mercosul... sucesso a pesar da torcida contra 

Mercosul... Lula pede paciência a todos 

Mercosul... um parlamento no continente 

Mercosul... melhora das moedas locais 

Mercosul... Lula presidente do órgão 

Mercosul... “como coração de mãe” 

Mercosul... faz acordos com Cuba 

Mercosul... a Grécia tem muitos interesses 

Mercosul... hora da integração 

Mercosul... Lula na adesão da Venezuela 

Mercosul... Mexico tem interesse no Mercosul

Mercosul... Peru acredita em Brasil líder  (+)  (+) 

Movimentos Sociais... no programa de Lula 

Movimentos Sociais... estudantes e Lula 

Movimentos Sociais... não se quer acalma-los 

Movimentos Sociais... e o governo federal 

Mudança... Aconteceram com Lula... 

Mudança... FMI comprova melhorias no BR 

Mudança... constituinte se precisar 

Mudança... diminuiu grandes desigualdades 

Mudança... não se governa parte do Brasil 

Mudança... comércio do NE o dobro do país 

Mudança... transparência implantada por Lula 

Mudança... reconhecida na França 

Mudança... pobreza cai em mais de 10 anos 

Mudança... desiguladade cai mais ainda 

Mudança... mais renda, menos desigualdade 

Mudança... era governo só de 30% do povo 

Mudança... aprendemos a ser independentes 

Mudança... o Brasil mudou para muito melhor 

Mudança... diálogo com prefeitos mudou muito 

Mudança... mais investimentos menos impostos 

Mudança... recursos federais vão direto ao povo 

Mudança... classe média não influencia mais 

Mudança... setor produtivo mais que bancos 

Mudança... visivelmente o Brasil mudou 

Mudança... menor índice de desigualdade 

Mudança... famílias estão melhores 

Mudança... socialmente o país é outro 

Mudança... livro conta muito das mudanças 

Mudança... todas são desafiadoras 

Mudança... crescimento com qualidade 

Mudança... breve balanço do governo Lula  (+) 

Mudança... estrutura para desenvolvimento

Mudança... reconhecida pelo povo 

Mudança... clara opção pelos pobres 

Mudança... um governo mais atuante 

Mudança... a economia agora é outra 

Mudança... desigualdades diminuiu muito  (+) 

Mudança... de devedor para credor do mundo

Mudança... Brasil é um avião a jato 

Mudança... contra o retrocesso 

Mudança... avanço em todas as áreas 

Mudança... até Veja reconhece 

Mudança... povo acha que pra melhor  (+) 

Mudança... o mundo reconhece  (+) 

Mudança... não são eleitoreiras  

Mudança... tudo mostra isto mesmo 

Mudança... jornal diz: O Brasil é outro  

Mudança... estamos condenados a crescer  

Mundo... desenvolvimento humano melhora 

Mundo... ONU diz que Brasil é exemplo 

Mundo... Blair quer reencontro com Lula 

Mundo... FAO elogia políticas sociais Brasil 

Mundo... tudo para a Copa de 2014 

Mundo... Brasil pelos países pobres 

Mundo... desigualdade lida na França 

Mundo... discurso de Lula na ONU 

Mundo... Estadista do Ano nos EUA 

Mundo... Lula defende remédios baratos 

Mundo... no fundo mundial contra a AIDS 

Mundo... Clinton apóia Lula na ONU 

Mundo... um líder mundial contra pobreza 

Mundo... Lula falará na ONU 

Mundo... a cooperação sul-sul 

Mundo... na cúpula dos não-alinhados 

Mundo... Brasil e África ampliam apoios 

Mundo... pelos pobres e miseráveis no mundo 

Mundo... eo presidente sul-africano 

Mundo... a luta dos países pobres 

Mundo... no RJ países apelam à OMC 

Mundo... todos vêem Lula como estadista 

Mundo... reeleição de Lula é bom para povos 

Mundo... jornal aponta avançõs no Brasil 

Mundo... FAO elogia o Fome Zero 

Mundo... nossos programas no Haiti 

Mundo... América do Sul prefere Lula 

Mulher... lei de proteção à mulher 

Mundo... Diadema é exmeplo mundial

Mundo... biodiesel põe Brasil no foco 

Mundo... Peru quer o Brasil mais próximo 

Mundo... recomendações internacionais 

Mundo... Chile se reúne com Lula 

Mundo... Blair pedira Brasil no G8 

Mundo... México se reúne com Lula 

Mundo... países africanos no Brasil 

Mundo... a Alemanha quer muito mais 

Mundo... Gana vem conversar com Lula  (+) 

Mundo... Mercosul para ajudar os pobres 

Mundo... Inglaterra vem falar com Lula 

Mundo... Nigéria vem aprender com Brasil 

Mundo... ministra britânica vem ao Brasil 

Mundo... Brasil no Parlamento europeu 

Mundo... Petrobrás em comitê da ONU 

Mundo... FMI volta a elogiar nossa economia 

Mundo... ONU elogia ações nas favelas 

Mundo... forte presença na África 

Mundo... OIT convida Brasil como exemplo 

Mundo... BID escolhe Brasil para programa 

Mundo... G-8 aprova idéia do Brasil aos pobres

Mundo... exemplo digital na OEA 

Mundo... Brasil e Chile sem populismos 

Mundo... Brasil exporta programas sociais 

Mundo... política externa é soberana 

Mundo... OEA elogia anti-corrupção 

Mundo... OIT: exemplo contra escravidão 

Mundo... BIRD elogia ações sociais 

Mundo... ONU conhece o modelo brasileiro 

Mundo... FMI: economia  está forte 

Mundo... Banco Mundial elogia BolsaFamília 

Mundo... modelo Hídrico é exemplo 

Municípios... novos compromissos de Lula 

Municípios... Lula inovou a relação 

Municípios... planejados pelo povo 

Municípios... um tom respeitoso 

Municípios... agenda de avanços 

Municípios... o governo favorece 

Municípios... muito dinheiro a eles 

Nordeste... atenção especial de Lula 

Nordeste... aliados de Alckimin atrapalham 

Nordeste... nova SUDENE é esperança 

Petrobrás... bate novo recorde de produção 

Petrobrás... menos petróleo importado 

Petrobrás... novidades no gás liquefeito 

Petrobrás... mais diesel menos poluente 

Petrobrás... faz investimentos no México 

Petrobrás... anuncia novos lucros 

Petrobrás... transpetro e a indústria naval 

Petrobrás... a global player para o mundo 

Petrobrás... para aumentar produção de gás 

Petrobrás... mais dinheiro para petroquímica 

Petrobrás... grande encomenda nacional 

Petrobrás... economia em petroleiros  (+) 

Petrobrás... mais investimento social 

Petrobrás... teste do novo diesel brasileiro  (+) 

Petrobrás... complexo petroquímico no RJ 

Petrobrás... gasoduto Sudeste a Nordeste 

Petrobrás... Brasil continua dona da estatal 

Petrobrás... cresce na América do Sul 

Petrobrás... mais gás no Amazonas 

Petrobrás... França quer produzir também 

Petrobrás... reforçando gasodutos 

Petrobrás... Brasil vai ser potência 

Petrobrás... novo combustível ao gás 

Petrobrás... produção de gás no ES  (+) 

Petrobrás... busca autosuficiência em gás  (+) 

Petrobrás... novo recorde de lucro 

Petrobrás... cautela na Bolívia 

Petrobrás... outras auto-suficiências

Petrobrás... ícone de desenvolvimento 

Petrobrás... marco histórico de produção 

Petrobrás... P50 trará a suficiência 

Petrobrás... anuncia alta na produção  (+) 

Petrobrás... novo recorde mensal 

PIB... país cresce pouco, causas no passado 

PIB... país sempre crescerá muito bem 

PIB... o melhor momento da economia 

PIB... superando as perspectivas 

PIB... Lula reafirma 4% ao ano 

PIB... crescimento recorde há 19 anos 

PIB... plano para crescimento de 6% ao ano 

PIB... o de 2006 será de 4 a 4,5 % 

PIB... será puxado pelo mercado interno 

PIB... programas sociais promovem 

PIB... tudo favorável ao crescimento 

PIB... espaço para um bem maior 

PIB... Norte e Nordeste como na China 

PIB... pode chegar a 4,5% no ano 

PIB... trimestral é maior desde 2001 

PIB... crescerá muito este ano 

PIB... mais consistência para o país 

PIB... em crescimento no 1º trimestre 

PIB... classe B e C sustentarão consumo 

PIB... investimento e consumo puxam 

PIB... o Brasil em seu melhor momento 

PIB... quase 6% perto das eleições 

PIB... promessa de 4,5 % em 2006 

Polícia Federal... muita atuação este ano 

Polícia Federal... atuante neste governo 

Polícia Federal... prende 40 do PCC 

Polícia Federal... ataca PCC em 10 estados 

Polícia Federal... atuando como nunca 

Polícia Federal... transforma-la em FBI 

Polícia Federal... não age politicamente 

Polícia Federal... prende graudos em SE 

Polícia Federal... atua em SP desde Maio 

Polícia Federal... ratreia dinheiro do INSS 

Polícia Federal... prende maior traficante 

Polícia Federal... prende contrabandistas 

Polícia Federal... mais eficiente  (+)  (+) 

Previdência... o déficit diminui mais 

Previdência... aumento aos aposentados 

Previdência... o déficit diminui 50%  

Raça... ações de Lula contra o racismo 

Raça... sistema de cotas e a inclusão 

Raça... maioria quer cotas para negros 

Raça... melhoria no estatuto da igualdade 

Reforma Agrária... com muita qualidade 

Reforma Agrária... vitórias na BA 

Reforma Agrária... muito dinheiro lliberado  

Reforma Agrária... grandes avanços 

Risco Brasil... melhora situação do país 

Risco Brasil... país melhora seu nível 

Risco Brasil... Meireles mais feliz 

Risco Brasil... é 210, o menor da história  207 

Risco Brasil... mais seguro para investimentos 

Risco Brasil... o melhor nível de crédito 

Risco Brasil... melhora a avaliação país 

Risco Brasil... diminui o risco da dívida 

Risco Brasil... novo recorde histórico 

Salário... confiança consumidor é recorde 

Salário... consumidor ainda mais otimista 

Salário... aumentos reais continuam 

Salário... política de reajuste é aprovado 

Salário... rendimento do trabalhador melhora 

Salário... consumidores mais felizes 

Salário... melhor reajuste em dez anos 

Salário... recuperação é recorde  (+) 

Salário... favorecido por inflação baixa 

Salário... sem indexação com inflação 

Salário... poder de compra cresce mais  (+) 

Salário... consumidor otimista é recorde 

Salário... a renda do trabalhador cresce  (+) 

Salário... consumo de super mercados 

Salário... vendas varejo cresce 

Salário... consumo dispara no comércio 

Salário... trabalhadores repõem perdas 

Salário... renda “chinesa” aquece economia 

Salário... consumo maior que a economia 

Salário... consumo mostra nova força 

Salário... poder de compra é recorde 

Salário... ganho real é grande 

Salário... o ganho é superior à classe média 

Salário... valorização histórica acontece 

Salário... o melhor em 24 anos 

Salário... comparativos históricos 

Salário... arma contra desigualdades 

Salário... maior consumo desde 1995 

Salário... aumenta a renda para consumo 

Salário... Mínimo, o maior desde 1979  (+) 

Salário... melhores reajustes da década 

Salário... o novo distribui melhor a renda  

Salário... dobra poder de compra   (+)  

Salário... aumento real  

Salário... política pelo Salário Mínimo   

Segurança... tentando ajudar SP 

Segurança... inauguração da superprisão 

Segurança... Sist. Único de Seg Pública 

Segurança... criação de um padrão 

Saúde... raio X do governo Lula 

Saúde... progrma para a pessoa idosa 

Saúde... farmácia popular em  crescimento 

Saúde... 192 farmácias populares no país 

Saúde... odontologia para todo mundo 

Saúde... desafios para se alcançar 

Saúde... cartilha pela alimentação saudável 

Saúde... INSS amplia novos serviços 

Saúde... queda de desnutrição no país 

Saúde... INSS 4 milhões de atendimento 

Saúde... programas diminuem mortalidade 

Saúde... certificado por doença de chagas 

Saúde... ONU elogia programa contra AIDS 

Saúde... revolução odontológica  

Saúde... amplia-se a venda de fracionados 

Saúde... Farmácia Popula em todo canto 

Saúde... ação contra doenças na pobreza 

Saúde... auto-suficiência em vacinas 

Saúde... Farmácia Popular por todo país 

Saúde... pela melhoria do SUS  

Saúde... remédio barato chega ao povão 

Social... Lula combate desigualdades 

Social... entidades elogiam avanços sociais 

Social... inclusão social feita por Lula 

Social... Lula, quem mais fez por deficientes 

Social... Direitos Humanos em ampliação 

Social... não é favor aos pobres, é obrigação 

Social... microcrédito inspirado no Nobel da Paz 

Social... a oposição não faria mais 

Social... segurança alimentar é do Estado 

Social... crescimento e distribuição de renda

Social... menor desigualdade em 30 anos  (+) 

Social... distribuição de renda 5x maior 

Social... desigualdades diminui este ano 

Social... atenção especial às mulheres 

Social... desonerar transporte coletivo 

Social... renda do pobre cresce 74% 

Social... aposentadoria por telefone 

Social... desconcentração de renda 

Social... mais gente na classe C 

Social... mais gente na classe média  (+) 

Social... grande investimento até Junho 

Social... investimentos em favelas de SP 

Social... discussões estão acontecendo 

Social... muitas ações diminuíram pobreza 

Social... Sistema Único de Assist. Social  (+) 

Social... movimentos sociais na política hoje 

Social... mais milionários no país 

Social... INSS para reduzir filas 

Social... muito mais crédito para o povo 

Social... Biblioteca Rural para o Brasil 

Social... governo para os mais fracos 

Social... movimentos sim, exageros não 

Social... desigualdade é a menor desde 1960 

Social... ninguém cuidou tanto dos pobres 

Social... crianças estão comendo mais 

Social... mais pobres terão mais renda 

Social... renda aumenta mais com Lula  (+) 

Social... muitos benefícios para o nordeste   

Social... gestão excepcional 

Social... Caixa Econômica vai emprestar mais 

Social... Brasil menos desigual 

Social... renda do pobre cresce 7% 

Social... patrocínio da Caixa aos deficientes 

Social... Mais crédito para a classe Média 

Social... Suplicy defende o Renda Mínima 

Social... pobreza virou prioridade 

Social... distribuir para crescer 

Social... redução da desnutrição infantil 

Social... pobres diminuem no Brasil 

Social... observatório anti-desigualdades 

Social... muito mais recursos 

Social... muitas realizações 

Social... mais investimentos  

Social... melhoria na desigualdade social 

Social... mortalidade infantil cai 

Social... para urbanização de favelas  

Social... 48 milhões nos programas  

Social... grande investimento no social  

Tecnologia... informática deve aumentar 

Tecnologia... leptop U$100, em 2007 

Tecnologia... incentivo à inclusão digital 

Tecnologia... mais verba para o setor 

Tecnologia... a tv digital continua viva 

Tecnologia... novas leis dão incentivos 

Tecnologia... parcerias para aerobarcos 

Tecnologia... telefones mais baratos 

Tecnologia... no negócio de chips 

Tecnologia... vendas de PCs cresce muito 

Tecnologia... muitas vantagens na tv digital 

Tecnologia... tv digital promove o nacional 

Tecnologia... tv digital trás novos canais 

Tecnologia... vendas de computador explode 

Tecnologia... tv digigal para o Mercosul  (+) 

Tecnologia... tv digital de Japão e Brasil 

Tecnologia... mais dinheiro do BNDES 

Tecnologia... Lula elogia a Tv digital 

Tecnologia... Lula discute Tv digital 

Tecnologia... computador popula na classe C 

Tecnologia... software com menos tributos 

Tecnologia... tv digital nipo-brasileira 

Tecnologia... software é excelente pra todos 

Tecnologia... inovação será implementada 

Tecnologia... fábrica de chips no RS 

Tecnologia... computador barato para todos  

Tecnologia... por uma tv democrática 

Terra...  Reforma Agrária supera metas  

Transposição... tudo pronto para começar 

Transposição... novo edital para agilizar 

Transposição... novas iniciativas para isto 

Transposição... exército revitaliza o São Franc. 

Transposição... algumas dificuldades atuais 

Transposição... autorização até fim de Agosto 

Transposição... planos para a bacia do rio 

Transposição... Lula dá total apoio à obra 

Transposição... pronto para ser executado 

Transposição... conversa com pescadores 

Transposição... em Agosto pode começar  

Transposição... revitalização ganha mais 

Transposição... o São Francisco re-estudado 

Transposição... está para ser definida 

Transposição... dificultam ao máximo 

Trasnposição... dificuldades estão vencidas 

Transposição... Ciro continua defendendo 

Transposição... Pernambuco quer  

Transposição... do SFrancisco continua  

Transposição... do São Francisco vai  

Turismo... 3 vezes mais divisas com Lula 

Turismo... mais investimentos no setor 

Turismo... estrangeiros gastam mais 

Turismo... tratar melhor os turistas 

Turismo... movimentos nos aeroportos 

Turismo...programa beneficiará muita gente 

Tursimo... excelentes dados no setor 

Turismo... continua crscendo 

Turismo... vai dar muitos empregos 

Turismo... recorde no turismo internac  (+) 

 

Economia  # 

Em 2006    # 

Reservas bate novo recorde 

Melhor otimismo consumidor desde 1997 

Melhor momento desde a redemocratização 

Mercado espera bons resultados Brasil 

Brasil, Índia e África do Sul no comércio 

O mundo e a reversão da geografia econ. 

A economia do Brasil está maravilhosa 

O melhor momento econômico do país 

Os não financeiros superaram os bancos 

Bancos... lucro do BB quase dobra 

Bancos... entendendo bem seus lucros 

Brail não é mais país de incertezas 

Bons indicadores para 2007  (+) 

Brasil é um porto seguro da economia 

BC reforçou a economia brasileira 

Brasil tem espaço para cortar juros 

Copon... prepara selic histórica 

Turbulência... sem perigo para o Brasil 

Mantega... otimista, grande cabo eleitoral 

Mantega... comparação com FHC 

Mantega... rebate crítica de Alcimin 

Mantega... índices mostram robustez 

Mantega... com perspectiva de futuro 

Desigualdades tem a ver com violência 

Agricultores reclamam de barriga cheia 

Viena... Declaração para a OMC  (+) 

Viena... última chance para a OMC  (+) 

Bovespa... bate recorde no ano 

A economia está excelente 

Gás... discussões democráticas 

Gás...unidade na América do Sul 

Blindagem na economia externa 

Superávit primário de março é recorde 

Petrobrás, Lula repete Getúlio Vargas 

A menor taxa em 31 anos 

Brasil... agüenta as crises mundiais 

Brasil... vai crescer muito, mesmo 

Privatizações no Brasil foram fraudes 

Palloci sai sob aplausos da economia 

Lula... nossa economia é sólida 

Lula... uma visão de mundo 

Lula... e o comércio com China e o mundo 

Lula... zera outro tipo de dívida do Brasil 

Lula... apoio ao companheiro Palloci 

Lula... aplauso mundial 

Entidades apóiam Mantega e govervno 

FMI: Números do Brasil são muito bons

Inglaterra com o Brasil na OMC 

Conviete Internacional de Lula 

Exportações recordes em Fevereiro 

Recompra mais dívida externa  (+)  

Arrecadação Recorde da Receita 

Caixa e BBrasil tem lucros recordes  

BNDES... noticia novos lucros 

BNDES... teve lucros recordes   (+) 

Petrobrás tem seu maior lucro 

Risco Brasil cai mais ainda  

Negociando com o Reino Unido  

Pagando dívidas e o risco baixando  

Indústria bate recorde em Janeiro  

Produção agrícola crescerá muito  

Grande incentivo à indústria naval  

A Petrobrás está muito melhor  

Grandes Avanços no Brasil  

China e Índia não são o Brasil  

Risco Brasil continua caindo  

Risco Brasil continua caindo  

Produção de carro é recorde  

A Dívida Brasileira está no fim  

AgroNegócio creceu ano passado  

Risco Brasil cai em novo recorde  

Em 2005    # 

Produção Industrial cresceu  

Exportações crescem como a China  

Brasil perdoa dívida da Nigéria  

Recorde nas  Reservas Internacionais  

Meta de Exportação é alcançada  

CUT fez acordos com ganhos  

BMundial vê exemplo no Brasil  

Furlan destaca a economia 2005 

Brasil enfrenta os países ricos   (+) 

Recorde na produção industrial  

Recorde dos que “limpam o nome”  

Brasil é o emergente mais amigável  

Salário na indústria, cresce  

Recorde na Balança Comercial  

Safra de grão baterá recorde  

Exportações do Brasil nos últimos anos  

Indicadores dizem do rumo certo do país  

Risco Brasil continua caindo  

Lula e o Menor Risco Brasil da História  

cubeh1.gif (12957 bytes) 

 

Política  # 

Em 2006    #    [eleições 2006] 

Partidos... e seus filiados no Brasil  

Mensalão... nunca existiu 

Mensalão... TSE sabe de muita caixa 2 

Mensalão... opção política da mídia 

Mensalão... justiça proíbe vinculação 

Mensalão... o PT do PI está desvinculado 

Mensalão... sem prova nenhuma 

AC... caminhada pela reeleição de Lula 

BA... PT recebe importantes apoios 

BA... PMDB se junta ao PT no Estado 

CE... aliados continuam na frente 

CE... oposição ao PSDB sai na frente 

CE... aliados de Lula unidos no Estado 

MG... Lula recebe apoio na oposição 

MG... PMDB, PCdoB e PT em aliança  (+)  (+) 

MG... Consulta popular para candidato 

PB... Maranhão à frente de Cássio 

PE... Campos muit na frente do outro 

PE... exemplo, 77% para Lula 

PE... PT está bem avaliado no Estado

PI... apoios à reeleição de Lula   

PI... Wellington com 41% para vencer 

PI... Wellington juntando adversários 

PR... Requião está na frente 

RJ... Cabral com 30 pontos na frente  (+) 

RJ... Cabral tratará Lula como amigo 

RJ... Jandira, candidatura e simbolismo 

RJ... PT tem candidato com partidos 

RN... Wilma está muito a frente pra ganhar 

RS... Olívio diminui a diferença 

SP... Suplici lidera para o Senado 

SP... Quércia facilita Lula no Estado 

Jornalistas: os melhroes parlamentares 

Outros nomes da UDN 

Alencar... o Brasil está invejável 

Bastos... contrariei muitos interesses 

Berzoini... governo não tem medo 

Celso Daniel... CPI não tem o que falar 

Celso Daniel... foi crime comum 

Ciro Gomes... PSDB é imoral e anti-ético 

Emir Sader... condenado por ser verdade 

Emir Sader... Promotor pede anulação 

Emir Sader... defesa dele é de todos  

Emir Sader... ações de uma direita desolada 

Emir Sader... como terror judicial 

Emir Sader... manifesto, mais de 5 mil 

Emir Sader... CUT toma posição pública 

Emir Sader... condenação injusta e falha 

Emir Sader... condenação prova racismo 

Emir Sader... solidariedade dos colegas 

Emir Sader... manifestos contra condenação

Emir Sader... por mobilização nacional    

José Dirceu... Blog do Dirceu...

José Dirceu... Lula foi seguro e presidente 

José Dirceu... processa mentira de Alckimin 

José Dirceu... o que está em jogo agora 

José Dirceu... grande apoio na base do PT 

José Dirceu... num seminário de eleição 

José Dirceu...inocentado em acusação  (+) 

José Dirceu... soldado da reeleição

José Dirceu... onde vamos parar 

José Dirceu... vai ter seu blog político 

José Dirceu... político ainda escutado 

Leonardo Boff... desafios ao PT 

Mercadante... analisa pesquisa de Lula 

Mercadante... melhora nas pesquisas em SP 

Mercadante... analise o governo Lula 

Palocci... um outro homem aparece 

Palocci... Brasil pode crescer ainda melhor 

Genro... o coringa do presidente Lula 

Genuíno... candidato se explica 

Genuíno... nega qualquer mensalão 

Genuíno... livro de memórias  (+) 

Genuíno... esclarece seus erros 

Genuíno... uma entrevista 

Mini-Reforma altera as próximas eleições 

Prefeitos vão homenagear Lula 

A Esquerda na América Latina 

Partidos precisam amadurecer 

Bolívia... não agindo midiaticamente 

Bolívia... muita fumaça e pouco fogo 

Bolívia... Morales cedeu a Lula  (+) 

Congresso... Senado trabalhou muito 

Congresso... reconhece seus exageros   

CPI dos Bingos... com pernas sem cabeça 

CPI dos Bingos... relatório frágil-tolo  (+) 

CPI dos Bingos... sem foco nem resultados 

CPI dos Bingos... todos insatisfeitos 

CPI dos Bingos... relatório sem novidades 

CPI dos Bingos... relatório incompleto 

CPI dos Bingos... voltou ao seu objetivo 

CPI dos Bingos... indiciará Delúbio  (+) 

CPI dos Bingos... dos indeterminados

CPI dos Bingos... repete a outra 

CPI dos Bingos... é abusiva, sem foco 

CPI dos Bingos... está esvaziada 

CPI dos Bingos... perdeu o foco  (+) 

CPI dos Bingos... é uma farsa   (+) 

CPI dos Correios... PF desemente relatório 

CPI dos Correios... Lula critica 

CPI dos Correios... o povo desaprovou 

CPI dos Correios... Fundos criticam relatório 

CPI dos Correios... benefícios e malefícios 

CPI dos Correios... erros na conclusão (+) (+)   

CPI dos Correios... PFL inocentou nomes  (+) 

CPI dos Correios... relatório paralelo do PT (+) 

CPI dos Correios... mentiras, calúnias, etc. 

CPI dos Correios... não comprovou mensalão 

CPI dos Correios... desmentida 

CPI dos Correios... desqualificação 

CPI dos Correios... substitutiva   (+) 

CPI dos Correios... considerações 

CPI dos Correios... relatório final 

CPI dos Correios ... não pode culpar Lula  (+) 

Congresso... Lula fortalecerá seu apoio 

Congresso... os 100 mais influentes  (+) 

Eleições... mostra divisões no Brasil de hoje 

Eleições... PT e PMDB mais deputados 

Eleições... o quadro atual é Direita-Esquerda 

Eleições... o eleitorado brasileiro 

Eleições... muito preconceito em voga 

Eleições... pobre decide mais sofisticado 

Eleições... Lula termina em São Bernardo 

Eleições... pobres votam em pobres 

Eleições... comício na Cidade de Deus 

Eleições... está mais fácil escolher alguém 

Eleições... tv só mudou 6% dos eleitores 

Eleições... o povo quer re-eleições 

Eleições... Lula venceu 1º round na tv 

Eleições... televisão ajudou Lula 

Eleições... baixa audiência na tv 

Eleições... cartilha compara governos 

Eleições... maior comício dos últimos anos 

Eleições... Lula é imbatível 

Eleições... sete candidatos à presidência 

Eleições... financiamento público é avanço 

Eleições... começa a campanha eleitoral 

Eleições... Lula gastará 80 milhões 

Eleições... 17 governadores se candidatam 

Eleições... partidos e sete candidatos 

Eleições... o que está em jogo 

Eleições... não pode falar agora 

Eleições... candidatura no último momento 

Eleições... trocar inauguração por vistorias 

Eleições... Sucessão Presidencial 

Eleições06... Debate4, Lula sai ganhando 

Eleições06... Debate3, favoreu reeleição 

Eleições06... Debate3, Lula consolidou-se 

Eleições06... Debate3, Lula foi melhor  (+) 

Eleições06... Debate3, Lula e as difeenças  (+) 

Eleições06... Debate2, Lula deu um show 

Eleições06... Debate2, Lula conserva tom 

Eleições06... Debate2, Lula venceu bem 

Eleições06... Debate1, Lula 11 pts à frente 

Eleições06... Debate1, Lula ganhou todas 

Eleições06... Debate1, favoreceu Lula 

Eleições06... Debate1, resumo na Band  (+) 

Eleições06... 2º turno, guinada das esquerdas 

Eleições06... 2º turno, Lula todas regiões 

Eleições06... 2º turno, Lula em toda categoria 

Eleições06... 2º turno, governo comemora 

Eleições06... 2º turno, esquerda X direita 

Eleições06... 2º turno, vantagens regionais 

Eleições06... 2º turno, vantagem crescerá 

Eleições06... 2º turno, compara projetos 

Eleições06... 2º turno, Lula com 60%  (+) 

Eleições06... 2º turno, ofensiva dos aliados 

Eleições06... 2º turno, Lula com 54% 

Eleições06... 2º turno, a luta de classes 

Eleições06... 2º turno, dez desafios 

Eleições06... 2º turno, que ele venha 

Eleições06... 2º turno, de cabeça erguida 

Eleições06... 2º turno, movimentos sociais 

Eleições06... 2º turno, disputa mais justa 

Eleiçoes06... 2º turno, culpa da imprensa 

Eleições06... 2ºturno, limão numa limonada 

Eleições06... BA, os desafios do PT 

Eleições06... BA, PT vira e vence ACM 

Eleições06... BA, fim de uma má era 

Eleições06... BA, festa da vitória ante-ACM   

Eleições06... BA, o carlismo em decadência 

Eleições06... MG, PT na Assembléia Est 

Eleições06... PA, PT no 2º turno ao governo 

Eleições06... PE, Campos está vencendo 

Eleições06... PI, saiba sobre Wellington 

Eleições06... PI, Wellington é reeleito 

Eleições06... RJ, melhor em todos sentidos 

Eleições06... RJ, PT na Assembléia Est 

Eleições06... SE, saiba sobre Deda 

Eleições06... SP, PT na Assembléia Est 

Eleições06... Câmara, ruim a qualquer um 

Eleições06... Câmara, PT cresce bancada 

Eleições06... Câmara, PT perdeu 3 cabeças 

Eleições06... Lula, maioria das cidades 

Eleições06... Lula, pronunciamento feito 

Eleições06... Lula tem 46 milhões de votos 

Eleições06... mídia, e o golpe de Estado 

Eleições06... mídia e a rua, analise 

Eleições06... mídia muito inconformada 

Eleições06... mídia agiu pelos tucanos 

Eleições06... mídia soneou informações 

Eleições06... mídia produz fraude criminal 

Eleições06... oposição com baixo nível 

Eleições06... PT e aliados saem vencedores 

Eleições06... PT, seus deputados federais 

Eleições06... PT mantém número na Câmara 

Eleições06... Senado: Tião-Suplicy, campeões 

EleiçõesFim... Brasil: o mapa político 

EleiçõesFim... Brasil: unido em torno de Lula 

EleiçõesFim... AM: larga vantagem de Lula 

EleiçõesFim... MA: Lago dá apoio a Lula 

EleiçõesFim... MT: governador apóia Lula 

EleiçõesFim... NE: campanhas em Lula 

EleiçõesFim... PA: Ana Júlia eleita no PT 

EleiçõesFim... PE: vitória de Arraes e Lula 

EleiçõesFim... RJ: defende o diálogo 

Eleições Fim... RS: PT continua muito forte 

EleiçõesFim... RN: prioridade ao social 

EleiçõesFim... SP: festa petista em SP

EleiçõesFim... governo: economia ousada 

EleiçõesFim... governo: com Congresso (+) 

EleiçõesFim... governo: muita coalizão 

EleiçõesFim... governo: Reforma Política  (+) 

EleiçõesFim... Lula: empatou em SP 

EleiçõesFim... Lula: vitória de muitos lutadores

EleiçõesFim... Lula: vence no grande ABC 

EleiçõesFim... Lula: o 3º mais voltado mundo 

EleiçõesFim... Lula: melhor votado no mundo 

EleiçõesFim... Lula: mapa lhe favorece 

EleiçõesFim... Lula: ganha todos os sentidos 

EleiçõesFim... Lula: aconselhado por Suplicy 

EleiçõesFim... Lula: reeleito com muito poder 

EleiçõesFim... Lula: muito bem reeleito

EleiçõesFim... Lula: votação recorde    

EleiçõesFim... Lula: aberto ao diálogo 

EleiçõesFim... Lula: amplo apoio nos Estados 

EleiçõesFim... mundo: EUA parabeniza 

EleiçõesFim... mundo: presidente da FIFA 

EleiçõesFim... mundo: Fidel Castro parabeniza 

EleiçõesFim... mundo: bem do mercosul 

EleiçõesFim... mundo: imprensa internacional 

EleiçõesFim... mundo: países latinos a Lula 

EleiçõesFim... mundo: Bolívia parabeniza 

EleiçõesFim... mundo: França felicita Lula 

EleiçõesFim... PMDB: mais governadores 

EleiçõesFim... oposição: perde em 24estados 

EleiçõesFim... oposição: derrota das elites 

EleiçõesFim... social: SP em Luta de Classes

eleiçõesFim... social: lógica do voto povo 

EleiçõesFim... social: Lula reeleito pelos pobres 

EleiçõesFim... social: o gueto ganhou com Lula 

EleiçõesFim... votos: Lula perdeu em 7estados 

Lula... Estadista do ano nos EUA 

Lula... Biografia do Estadista..

Lula... melhor votado no mundo 

Lula... de novo com a força do povo 

Lula... Igualado a grandes no mundo 

Lula... FHC reconhece que não pode 

Lula... governo para pobres e excluídos 

Lula... duas cerimônias de posse 

Lula... reeleição, bom pra BR e AL 

Lula... Abong festeja reeleição 

Lula... Bush quer aprender a ganhar 

Lula... equilíbrio na América Latina 

Lula... melhor que FHC em 1998 

Lula... reeleito para fazer justiça pelo povo 

Lula... sua vitória vem da sabedoria do povo 

Lula... a esperança renovada 

Lula... por que foi reeleito pelo Brasil 

Lula... reeleito presidente do país 

Lula... comemora aniversário com petistas 

Lula... fará pessoalmente as alianças 

Lula... por que se vota neste líder 

Lula... rejeição só de 33% no Brasil 

Lula... Lula quer fazer o dobro do que fez 

Lula... vai se comparar consigo mesmo 

Lula... admiração de muitos conhecidos 

Lula... com catadores de papel 

Lula... derrotando a “Casa Grande” 

Lula... retribui Sarney por apoio adequado 

Lula... governo de aprovação recorde  (+) 

Lula... Nordeste e Política Externa são trunfos 

Lula... governa para realizar sonhos do povo

Lula... o torneiro mecânico fez muito mais 

Lula... pede comparação com o passado 

Lula... nosso piloto da economia 

Lula... superando humilhações 

Lula... pacifista como Gandh 

Lula... o povo contra Wall Street 

Lula... a melhor política externa 

Lula... quem é Esquerda vota nele 

Lula... nota 10 na constituinte do Brasil 

Lula... interesses da América Latina 

Lula... vamos discutir sobre ética 

Lula... ninguém foi mais insultado 

Lula... ganhou no 1º turno e ganhará no 2º 

Lula... por que vou votar em Lula 

Lula... a história ensina muito 

Lula... o último programa da campanha 

Lula... o melhor presidente do país 

Lula... agradece por fazer muitos amigos 

Lula... juntar todas as forças políticas 

Lula... troca debate por comício sentimental 

Lula... carta à Globo sobre o debate 

Lula... ao bem do Brasil, agora e depois 

Lula... tenho pena da oposição 

Lula... fiz transfusão contra a oposição 

Lula... o RS emociona o presidente 

Lula... vivendo um grande massacre 

Lula... confia no primeiro turno 

Lula... o eleitorado do presidente 

Lula... nos comícios pelo Brasil 

Lula... condena dossiês contra Serra 

Lula... ninguém tira votos de Lula 

Lula... ataca quem é contra os pobres 

Lula... multidão mesmo debaixo de chuva 

Lula... mais do que fariam em 30 anos 

Lula... muito aplaudido no 7 de Setembro  (+) 

Lula... governar é fazer o povo presidente 

Lula... aguardando sinais das urnas 

Lula... fala de projetos e outros atacam 

Lula... crescimento com distribuição 

Lula... eleito, buscará amplo apoio 

Lula... recupera o perdido nas crises 

Lula... peridirá votos aos favoráveis a ele  (+) 

Lula... para governar bem basta o coração 

Lula... jamais trairei o meu povo pobre 

Lula... a quem Lula está derrotando 

Lula... um grande entendimento nacional  (+) 

Lula... pede votos aos aliados 

Lula... compromissos com trabalhadores

Lula... com os trabalhadores da Força 

Lula... por que voto em Lula 

Lula... reafirma apoio ao Nordeste 

Lula... a aritimética do Jornal Nacional 

Lula... entrevista reforça a imagem 

Lula... entrevista, nervosismo e má educação 

Lula... a entrevista foi ótima 

Lula... entrevista dada ao Jornal Nacional 

Lula... reafirma opção pelos pobres 

Lula... por que presidente de novo 

Lula   para evitar o retrocesso no país 

Lula... tem o povo brasileiro consigo 

Lula... HH é evolução da democracia 

Lula... presidente do Mercosul 

Lula... discurso lança sua candidatura 

Lula... diferente de todos os preseidenes 

Lula... homem do povo pobre do Brasil 

Lula... impedido de governar bem 

Lula... Brasil era “coisa desarrumada” 

Lula... seu nome e governo no julgamento 

Lula... governo com alegria, por prazer 

Lula... livro “origens” é relançado 

Lula... um líder continental como nunca 

Lula... o povo sabe julgar o caráter 

Lula... Deus sabe quem está fazendo 

Lula... livro recupera início da vida 

Lula... se apresentará como candidato 

Lula... não podemos perder a esperança 

Lula... invasão da câmara naão afeta 

Lula... entendendo a popularidade 

Lula... grande discurso pelo Nordeste 

Lula... escolher FHC ou Getúlio Vargas 

Lula... esquerda por sua política econômica 

Lula... mais ódio da oposição 

Lula... recebe líder da esquerda mexicana 

Lula... 58% aprovam o governo dele 

Lula... identidade dos eleitores 

Lula... conselhos ao México 

Lula... resiste a tudo e a todos 

Lula... prudência nas previsões 

Lula... Lula depois de Lula 

Lula... exemplo para a América do Sul 

Lula... elogia governador de São Paulo 

Lula... descaso com educação geral mal 

Lula... Bono (U2) fala bem de Lula 

Lula... desabafa contra a imprensa 

Lula... Morales quer a amizade  (+) 

Lula... homem forte da América do Sul 

Lula... “adoro ver o que está acontecendo” 

Lula... conflitos são democráticos 

Lula... os eleitores do Lula 

Lula... estudado pelo PSDB em pesquisa 

Lula... no rádio no 1º de Maio

Lula... no 1º de Maio dos trabalhadores 

Lula... PMDB e Garotinho pelas eleições 

Lula... faz crítica contra derrotismo 

Lula... Parreira: ele é um fenômeno 

Lula... sindicalistas querem reeleição 

Lula... Berzoine coordenará reeleição 

Lula... Movimentos Sociais apóiam 

Lula... é o presidente do povo 

Lula... é o estadista do Brasil de hoje 

Lula... Comparação com FHC 

Lula... liderança na América do Sul  (+) 

Lula... vai enfrentar alguns riquinhos 

Lula... e Blair Lulam pelos pobres no mundo 

Lula... serenidade para governar 

Lula... vai a 4 países africanos  

Lula... é líder no Mercosul 

Lula... vence no 1º turno  (+) 

Lula... lidera os países pobres 

Lula... é líder na América do Sul    (+)  

Lula... encontra a esquerda da AL 

Lula... é inocentado na PF  

Lula... vence PSDB em São Paulo  

Lula... campanha todo o tempo 

Lula... ganharia nos 2 turnos   (+)   (+)  (+) 

Lula... na festa dos 26 anos do PT  (+) 

Lula... melhora mais ainda   (+)   (+) 

Lula... melhora em pesquisa  (+)  (+) 

Lula... Apoios ao governo  

Lula... Alencar reconhece o líder  

Lula... volta a visitar a África  

Lula... melhora na pesquisa DataFolha (+) 

Lula... inicia o ano liderando pesquisas 

Lula... Entrevista no início do ano  

Lula... Melhora a avaliação   (+)  

Movimentos Sociais... rejeitam Alckimin 

Movimentos Sociais... 7 atos pela reeleição 

Movimentos Sociais... panfletagem logo 

Movimentos Sociais... diretrizes a Lula 

Movimentos Sociais... 30 diretrizes futuras 

Movimentos Sociais... marchas pelo Brasil 

Palloci... Matoso assume culpa 

PCdoB... reeleição é passo necessário 

PCdoB... confirma apoio e dá documento 

PCdoB... apoio incondicional a Lula 

PCdoB... em sua melhor fase 

Pesquisa... turno2, três sinalizam por Lula 

Pesquisa... turno2, governistas mais fortes 

Pesquisa... turno2, vitória anunciada 

Pesquisa... turno2, Sensus, Lula com 63% 

Pesquisa... turno2, VoxPopuli, Lula cresce 

Pesquisa... turno2, Ibope, Lula cresce 

Pesquisa... turno2, Lula continua a crescer 

Pesquisa... turno2, Lula chega a 62% 

Pesquisa... turno2, Lula chega a 61%  (+) 

Pesquisa... turno2, 20%, ótima avaliação 

Pesquisa... turno2, Lula 14 pontos à frente 

Pesquisa... turno2, Defeitos dos candidatos 

Pesquisa... DataFolha e Ibope, Lula 53%  (+) 

Pesquisa... 59% dos votos válidos 

Pesquisa... Lula 51%, 15 pontos na frente 

Pesquisa... Lula com 10 pontos à frente 

Pesquisa... institutos agem fora da lei 

Pesquisa... Lula com 49% e a crise 

Pesquisa... Lula cresceu no Vox Populi 

Pesquisa... Lula cresceu no IBOPE   

Pesquisa... Lula continua com 50% 

Pesquisa... distorções nos institutos 

Pesquisa... Lula sobre no Ibope  (+) 

Pesquisa... Lula melhor que em 2002 

Pesquisa... Lula de 51 para 50 % 

Pesquisa... recorde, 41% espontâneo Lula 

Pesquisa... Lula, único que cresce  (+)  (+) 

Pesquisa... Lula melhor na clsse Média 

Pesquisa... Ibope: Lula continua forte 

Pesquisa... Vox Populli dá Lula com 50% 

Pesquisa... os maiores índices que já teve 

Pesquisa... Lula vence com 51%  (+) 

Pesquisa... Lula vence com 50%  (+) 

Pesquisa... Lula é super favorito 

Pesquisa... Lula venceria com 49%  (+) 

Pesquisa... cesta básica deixa Lula na frente 

Pesquisa... Lula continua crescendo 

Pesquisa... continua crescendo no 1º turno  (+) 

Pesquisa... “pedra no lago” não funciona 

Pesquisa... único que cresce após tv  (+) 

Pesquisa... 27 pontos à frente de Alckimin  (+) 

Pesquisa... Lula subiu seu índice 

Pesquisa... depois do rádio e tv e debate  (+) 

Pesquisa... atuais em 18 de Agosto 2006 

Pesquisa... dobra a vantagem de Lula  (+)  (+) 

Pesquisa... duas confirmam liderança de Lula 

Pesquisa... Lula vence todas as regiões 

Pesquisa... só 35% do Brasil não quer Lula 

Pesquisa... Lula eleito no primeiro turno 

Pesquisa... Lula aumenta diferenças 

Pesquisa... Lula melhor vantagem que FHC 

Pesquisa... recorde na aprovação do governo 

Pesquisa... Lula continua muito folgado  (+) 

Pesquisa... imprensa engole Lula bem 

Pesquisa... Lula vence fácil em MG 

Pesquisa... diferença vai dobrar 

Pesquisa... Lula no 1º turno, ainda  (+)  (+)  (+) 

Pesquisa... Lula ainda ganha no 1º turno 

Pesquisa... um comentário a se pensar 

Pesquisa... importância da presença dele 

Pesquisa... muito positivo favorável a Lula 

Pesquisa... nova pesquisa é divulgada 

Pesquisa... Lula cresce, Alckimin mais 

Pesquisa... rejeição a Lula cai e surpreende 

Pesquisa... avaliação do governo melhora  (+) 

Pesquisa... Alckimin infla com volúveis 

Pesquisa... Lula continua folgado  (+) 

Pesquisa... Lula tem afinidade com pobres 

Pesquisa... RN Lula vence em todas regiões 

Pesquisa... polarização social nas eleições 

Pesquisa... Lula aprovado como o início 

Pesquisa... Lula está muito bem em Goiás 

Pesquisa... Lula cresce ainda mais em PE 

Pesquisa... SP Lula já ganha do PSDB 

Pesquisa... vantagem histórica para Lula 

Pesquisa... Vox Populi: Lulta tem 49% 

Pesquisa... Lula amplia sua vantagem  (+) 

Pesquisa... Lula tem votos pelo social  (+) 

Pesquisa... mercado interno e renda 

Pesquisa... DataFolha confirma Lula 

Pesquisa...Lula tem os votos dos pobres 

Pesquisa... Lula vence em todas regiões 

Pesquisa... Lula está em disparada  (+) 

Pesquisa... Lula melhor que FHC 

Pesquisa... Lula ainda melhor 

Pesquisa... Lula e Olívio na frente no RS 

Pesquisa... Lula dispara em Pernambuco 

Pesquisa... Lula continua muito bem  (+) 

Pesquisa... Lula cresceu mais ainda 

Pesquisa... Nordestino, 66%, preferem Lula

Pesquisa... Lula folgado no Centro-Oeste 

Pesquisa... confirma vantagem 

Pesauisa... Lula está estável  (+) 

Pesquisa... Lula melhora em São Paulo 

Pesquisa... maioria crê na reeleição de Lula (+)

Pesquisa... Lula se mantém à frente  (+)  (+) 

PMDB... tentando deixar a divisão interna   

PMDB... BA, cresce e dá apoio ao PT 

PMDB... cada um tem o que merece dele 

PMDB... Lula quer coalizão pelo Brasil 

PMDB... quer mais que cargos no governo 

PMDB... todos os Estados com Lula  (+) 

PMDB... ouvir propostas de Lula  (+) 

PMDB... Sarney fala pelo partido por Lula  (+) 

PMDB... assumindo o PT cada vez mais 

PMDB... com Lula nos Estados 

PMDB... na convenção do PT 

PMDB... inicia movimento Pró-Lula 

PMDB... acordo programático com o PT 

PMDB... já negocia com o governo  (+) 

Polícia Federal... delegados contra Lula 

Pró-Lula...  www.lulapresidente.org.br ...

Pró-Lula... Programa de governo 2007-10 

Pró-Lula... Galeria de fotos Lula Presidente...

Pró-Lula... 17 governadores eleitos no BR 

Pró-Lula... movimentos em SC por Lula 

Pró-Lula... amigos do PT chegam em SP 

Pró-Lula...signatários universitários em MG 

Pró-Lula... policiais nacionais apoiam 

Pró-Lula... o novo Partido da República  

Pró-Lula... muitas cidades de SP apóiam 

Pró-Lula... o PC argentino dá apoio 

Pró-Lula... intelectuais latinos americanos 

Pró-Lula... intelectuais aos indecisos 

Pró-Lula... muitos prefeitos, vários partidos 

Pró-Lula... a esquerda católica no BR 

Pró-Lula... sindicalistas da Força Sindical 

Pró-Lula... profissionais liberais dão apoio 

Pró-Lula... prefeito do PPS interior de SP 

Pró-Lula... lideranças do PDT no ES  

Pró-Lula... aposentados na Av. Paulista 

Pró-Lula... comunidade acadêmica científica 

Pró-Lula... Associações de Vereadores 

Pró-Lula... juristas assinam apoio  (+) 

Pró-Lula... Teatro Oficina sedia apoio 

Pró-Lula... movimento negro dá apoio 

Pró-Lula... 80% dos prefeitos do MT 

Pró-Lula... governadores e prefeitos do NE 

Pró-Lula... Dia Vermelho em 17 Estados 

Pró-Lula... manifesto internacional com 552 

Pró-Lula... sindicato professores de SP 

Pró-Lula... negritude dá apoio público 

Pró-Lula... mulheres de SP com Lula 

Pró-Lula... elite da educação nacional 

Pró-Lula... ambientalistas no DF 

Pró-Lula... Requião no Paraná dá apoio  (+) 

Pró-Lula... mais prefeitos tucanos no CE 

Pró-Lula... Gilberto Gil e outros artistas 

Pró-Lula... reitores universidades federais  (+) 

Pró-Lula... Frank Aguiar em passeata 

Pró-Lula... internautas do Orkut 

Pró-Lula... Augusto Boal contra a Direita 

Pró-Lula... artistas do Ceará dão apoio 

Pró-Lula... movimentos latinos americanos 

Pró-Lula... partido socialista francês  (+) 

Pró-Lula... apoio geral dos artistas no RJ 

Pró-Lula... Roseana Sarney afirma apoio  (+) 

Pro-Lula... deficientes protestam no RS 

Pró-Lula... juventurde uruguaia dá apoio 

Pró-Lula... prefeitos vários partidos no RS 

Pró-Lula... o PP faz declaração formal 

Pró-Lula... os eleitores de Cristovam 

Pró-Lula... maioria do PSOL, informalmente 

Pró-Lula... os portadores de deficiência apóiam 

Pró-Lula... lideranças argentinas dão apoio 

Pró-Lula... jornalistas que repudiam complô 

Pró-Lula... palanques fortes no 2º turno 

Pró-Lula... petroleiros declraram voto 

Pró-Lula... mulher de Crsitvam Buarque 

Pró-Lula... escritor italiano declara vontade 

Pró-Lula... um Tuma declara apoio 

Pró-Lula... PMDB de RO dá apoio 

Pró-Lula... Augusto Boal, cultura, dá apoio 

Pró-Lula... governador do PPS, do MT 

Pró-Lula... PL, apoio incondicional 

Pró-Lula... Delfim, Agnaldo, Frank e outros  (+) 

Pró-Lula... Niemeyer pede voto pra Lula  (+) 

Pró-Lula... movimentos sociais mais engajados 

Pró-Lula... cantores evangélicos dão apoio 

Pró-Lula... maioria dos partidos com Lula 

Pró-Lula... Sérgio Cabral do RJ dá apoio 

Pró-Lula... governador eleito do Amapá 

Pró-Lula... PSB oficializa apoio à reeleição 

Pró-Lula... governador eleito do AP 

Pró-Lula... muitas manifestações culturais 

Pró-Lula... EUA preferem Lula pela AL 

Pró-Lula... os sem-carteira assinada apóiam 

Pró-Lula... Alceu Valença em carta 

Pró-Lula... apoiadores de 26 países 

Pró-Lula... presidente do Peru pela unificação 

Pró-Lula... 431 personalidades se declaram 

Pró-Lula... mobilização popular, a reeleição 

Pró-Lula... 2.134 prefeitos de 22 partidos  (+)

Pró-Lula... esquerdas Uruguai e Itália 

Pró-Lula... mais de 70 entidades sociais  (+) 

Pró-Lula... Kirchner prefere Lula 

Pró-Lula... mulheres de BH dão apoio 

Pró-Lula... deficientes dão apoio a Lula 

Pró-Lula... entidades juntas a outras 

Pró-Lula... democracia de esquerda na Itália 

Pró-Lula... comitê binacional no Uruguai 

Pró-Lula... apoio dos empresários de SP  (+) 

Pró-Lula... ataques favorecem o petista 

Pró-Lula... multidões sem showmícios 

Pró-Lula... empresários dão apoio 

Pró-Lula... mulheres vão fazer muitos atos 

Pró-Lula... caravanas vão rodar o país 

Pró-Lula... Marilena Chauí dando apoio 

Pró-Lula... ganha votos “bem informados” 

Pró-Lula... pastores evangélicos dão apoio 

Pró-Lula... prefeitos e partidos no RJ 

Pró-Lula... classe média mais com reeleição 

Pró-Lula... Wagner Tiso rebate críticas 

Pró-Lula... ganha comitê nos EUA 

Pró-Lula... vários partidos apóiam em MG 

Pró-Lula... mais prefeitos de partidos RS 

Pró-Lula... nordeste é a fortaleza dele 

Pró-Lula... jovens fazem ato em todo Brasil 

Pró-Lula... intelectuais ouvem o presidente 

Pró-Lula... tucano pede apoio e faz apoio (+) (+)

Pró-Lula... prefeitos de todos os partidos  (+) 

Pró-Lula... prefeitos no CE até da oposição 

Pró-Lula... 1.500 prefeitos suprapartidários 

Pró-Lula... candidato do PSDB apoia 

Pró-Lula... artistas gravam depoimentos 

Pró-Lula... artistas tomam posição  (+) (+) (+)   

Pró-Lula... aposentados agradecidos 

Pró-Lula... mais apoio na Força Sindical  (+) 

Pró-Lula... 5 mil líderes sindicais com Lula 

Pró-Lula... mais apoios no Paraná 

Pró-Lula... funcionários do BB querem Lula 

Pró-Lula... América do Sul quer Lula  (+) 

Pró-Lula... sindicalistas estão dando apoio 

Pró-Lula... FETAG PI apóia Lula e Wellington 

Pró-Lula... de prefeitos MG de oposição  (+) 

Pró-Lula... prefeito do PPS  apóia Lula 

Pró-Lula... 54 prefeitos de 15 partidos 

Pró-Lula... os pobres dão força à reeleição 

Pró-Lula... movimento negro dá apoio 

Pró-Lula... mais empresários apresentam apoio 

Pró-Lula... suplici defende o governo Lula 

Pró-Lula... Tássia Camargo manifesta apoio 

Pró-Lula... FATEPE faz manifesto de apoio 

Pró-Lula... prefeito PFL sem medo de nada  (+) 

Pró-Lula... apoio e voto de Maguito em GO 

Pró-Lula... uma grande arrecadação 

Pró-Lula... empresários fazem comitê 

Pró-Lula... mais prefeitos PFLs  BA e RS 

Pró-Lula... juventude de SC dá apoio 

Pró-Lula... hora de incendiar 

Pró-Lula... petroleiros apóiam Lula 

Pró-Lula... Benedita da Silva no RJ 

Pró-Lula... RS. Muitos prefeitos dão apoio

Pró-Lula... líderes da oposição renunciam 

Pró-Lula... campanha em Pernambuco  (+) 

Pró-Lula... primeiro comício da campnha 

Pró-Lula... movimentos negros unidos  (+) 

Pró-Lula... panfletagem de 1 milhão de cartas 

Pró-Lula... Chaves pede que ganhe Lula  (+) 

Pró-Lula... evangélicos se unem 

Pró-Lula... comitê pluripartidário de prefeitos 

Pró-Lula... Maria da Conceição Tavares 

Pró-Lula... o mais comprometido com povo 

Pró-Lula... os eleitores de Lula 

Pró-Lula... início da campnha com jantar 

Pró-Lula... comitês poplares em todo o país 

Pró-Lula... mais movimentos sociais 

Pró-Lula... movimentos sociais dão apoio 

Pró-Lula... pede ajuda para a campanha 

Pró-Lula... 3 centrais sindicais juntas 

Pró-Lula... Cut/PT em portas de fábricas 

Pró-Lula... mais intelectuais se juntando  (+) 

Pró-Lula... apoio cresce na Força Sindical  (+) 

Pró-Lula... prioridades na próxima eleição 

Pró-Lula... campanha já tem estrutura 

Pró-Lula... transparência na campanha 

Pró-Lula... lança campanha no dia 13 

Pró-Lula... mais intelectuais se chegam  (+) 

Pró-Lula... com a força do povo 

Pró-Lula... comitê de empresários 

Pro-Lula... acordos nacional e regionais 

Pró-Lula... sem nenhuma folia fiscal 

Pró-Lula... pelo projeto popular nacional 

Pró-Lula... reeleição pelo bem continental 

Pró-Lula... reeleição por uma país mais justo 

Pró-Lula... PTB apoio irrestrito à reeleição 

Pró-Lula... PSB nas ruas pela reeleição 

Pró-Lula... partidos leais ao governo 

Pró-Lula... coligação formal com partidos 

Pró-Lula... campanha comparando gestões 

Pró-Lula... equipe como a seleção de Parreira 

Pró-Lula... candidatura pela força do povo 

Pró-Lula... militância recebe com gritos  (+) 

Pro-Lula... busca do PSB nacional 

Pró-Lula... partidos mandam representantes 

Pró-Lula... apoiará candidatos aliados 

Pró-Lula... Alencar de novo com Lula  (+) 

Pró-Lula... antagonismos do favoritismo 

Pró-Lula... PFL no MA é exceção 

Pró-Lula... PMDB faz movimento 

Pró-Lula... por um debate de idéias 

Pró-Lula... escolha do publicitário 

Pró-Lula... Alan Garcia elogia maturidade 

Pró-Lula... saiu a Revista Brasil 

Pró-Lula... suprapartidário no Paraná 

Pró-Lula... “Ronaldo é Lula” 

Pró-Lula... Paulo Beti toma posição 

Pró-Lula... reedita slogan de campanha 

Pró-Lula... a crise beneficiou 

Pró-Lula... PMDB só num segundo mandato 

Pró-Lula... a CUT reassume apoio 

Pró-Lula... maioria PMDB está com Lula 

Pró-Lula... Ciro Gomes discursa a favor 

Pró-Lula... nunca acreditar na mídia 

Pró-Lula... PSB e PCdoB juntos   (+) 

Pró-Lula... candidato do PT 

Pró-Lula... PT-PMDB será bom ao Brasil 

Pró-Lula... rebatendo críticas de Alckimin 

Pró-Lula... segundo mandato será mais 

Pró-Lula... Itamar se mostra favorável 

Pró-Lula... Chico Buarque se declara  (+) 

Pró-Lula... PSB quer crescer junto 

Pró-Lula... Lula melhora bem em SP  (+) 

Pró-Lula... em favor de Lula 

Pró-Lula... ex sindicalistas apóiam 

Pró-Lula... o PT é o Brasil 

Pró-Lula... delegações de 17 países 

Pró-Lula... vamos para a guerra 

Pró-Lula... PT e Lula para a AL 

Pró-Lula... PSB está com Lula 

Pró-Lula... PCdoB definiu estar com Lula  (+) 

Pró-Lula... Lula: choque de inclusão 

Pró-Lula... aliados históricos com Lula 

Pró-Lula... Lula: detectar aliados 

Pró-Lula... Lula: vitória no 1º turno 

Pró-Lula... PT aclama a reeleição  (+) 

Procuradoria... irresponsável contra Lula 

Procuradoria... inocenta Lula  (+) 

Procuradoria... equivocado no que afirma 

Procuradoria... denúncia inconsistente 

Procuradoria... distorceu depoimentos 

Procuradoria... perdoa crimes da direita 

Procuradoria... está indo na onda 

Procuradoria... condenação antecipada 

Procuradoria... publicitários condenam 

Procuradoria... juristas condenam 

Procuradoria... o PT condena  

Procuradoria... petistas condenam  (+)  (+)  (+) 

Procuradoria... Chinaglia condena 

PSB... Lula faz a virada do candidato 

PSB... se defende de acusações 

PSB... apoio informal a Lula 

PSB... já está tomando posição final 

PT... está sendo julgado pelo povo 

PT... uma grande mudança no partido 

PT... Toninho: falso acusador é preso 

PT... sai mais forte das eleições 

PT... deverá conversar com todo mundo 

PT... maior número de votos em legenda 

PT... campeão de votos deputado federal 

PT... sairá bem mais forte das urnas 

PT... partidos que construem democracia 

PT... Lula defende o partido 

PT... para aprovar reforma política 

PT... maus entendidos sobre o partido 

PT... o anti-petismo lulista 

PT... e a crise da imaginação 

PT... por que acordo com o PMDB 

PT... candidatos a governo de muitos Estados 

PT... conclusões pelas últimas pesquisas 

PT... muitos sabem de que lado estão 

PT... os mais influentes do Congresso 

PT... aprendeu uma dura lição 

PT... é a cara de todo o Brasil 

PT... história do PT no Brasil 

PT... que volte mais às esquerdas 

PT... campanha será sobre avanços 

PT... preparando-se para as eleições 

PT... estudo sobre crise e futuro do PT 

PT... calendário do programa de govverno 

PT... 18 candidatos a governos estaduais 

PT... Lula como única opção de governo 

PT... Genuíno, Palocci e outros candidatos 

PT... aliados comuns com o PSDB 

PT... atitudes corretas a cada momento 

PT... mensalão foi um engodo de muitos 

PT... sai vitorioso das prévias 

PT... discurso de Lula em Abril 2006 

PT... fora da bandidagem de Ambulâncias 

PT... continua muito bem aceito 

PT... é mais tranqüilo que outros  (+) 

PT... é preferido mais ainda  

PT... é projeto do povo brasileiro  

PT... Na crise, cresceu e aumentou   (+) 

PT... Discurso de Lula nos 26 anos  

PT... 26 anos   (+)  (+)  (+)  (+)  (+)  (+)  (+) 

Reforma... uma reforma global 

Reforma... reconstruir a casa 

Reforma... assustando as elites do país 

Reforma... está de novo em pauta 

Reforma... uma constituinte para isto 

Sílvio... não estava lúcido ao falar 

Sílvio... Pont desqualifica o falado 

Sílvio... CGU: denúncias vazias 

Sílvio... Berzoine nega tudo dito 

Supremo... decisões sobre CPIs 

Supremo... condena MP-SP 

Supremo... condena CPIs   (+)  

TCU... não condena BMG pela Caixa  (+) 

TCU... não condena contrato com Gtech 

TSE... dando mais opiniões impróprias 

TSE... opiniões imparciais e desnecessárias 

TSE... protege candidatura tucana 

TSE... favorece imprensa bandida 

TSE... não quer investigar a Direita 

TSE... dando opiniões impróprias nas eleições 

TSE... complicando a democracia 

TSE... insinuação de grampo era falsa 

TSE... se metendo demais nas eleições  

TSE... exageros e falatórios sem provas 

TSE... uma fala sob muita suspeita 

TSE... PT critica declarações imparciais 

TSE... críticas por declarações feitas  (+) 

TSE... age imparcialmente nas eleições  (+) 

TSE... o presidente mostra-se incompatível 

TSE... cometeu inconstitucionalidade 

TSE... condena a Revista Brasil 

TSE... emperrando a máquina federal 

TSE... Justiça condenando sem provas 

TSE... eleições serão agressivas 

Em 2005    # 

Críticas e Aminésia do PSDB   (+)  

Reunião do PT com o Presidente Lula 

PT ainda é o mais preferido do Brasil   (+) 

O novo Brasil incomoda muita gente  

Não há Mensalão  (+)  (+)  

CPI mostra-se imparcial   (+) (+)    

Oposição Desequilibrada 

A Fúria da Direita Política  

Crise Política na Revolução Democrática  

Os principais escândalos de FHC  

Diferenças do Governo Lula para o de FHC  

CPI termina sem provar Mensalão  

José Dirceu perde Mandato  

Ato pró-Dirceu lota Câmara de São Paulo   

Corrupção, Direita e Esquerda  

 

Oposição  #  charges 

Itaipu... assessor tucano em extorção 

Artista... muitos já se pronunciaram 

Artista... Torlone e a presepada da elite 

Artista... Torlone repete Regina Duarte 

Lembo... critica FHC sobre Alckimin 

Lembo...crê em Lula no 1º turno  (+) 

Lembo... condena críticas ao PT 

Lembo... contra líderes do PFL 

Lembo... fez acordo com PCC 

Lembo... rebate ACM de novo 

Lembro... novas críticas contra PSDB 

Lembo... rebate críticas de ACM 

Lembo... PFL quer contornar 

Lembo... reclama falta de lealdade 

Lembo... as reações à sua fala 

Lembo... auto crítica à Direita do país 

Latifundiários... podem, MST, não 

Bolívia... Chirac elogia a nacionalização 

Bolívia... críticas equivocadas 

Dantas... PF vai investigar a farsa 

Dantas... e Valério nos dutos do dinheiro 

Direita... o PSDB se declara abertamente 

Direita... ela se auto-condena sempre 

Direita... Chico Buarque condena 

Zulaiê... punição escrita contra ela 

Zulaiê... Conselho diz que ela pode tudo 

Zulaiê... Cobra apavorada em julgamento 

Direita... “populista” é xingamento 

Todo mundo virou nacionalista 

OAB... sem moral para debater com Lula 

OAB... assume a posição golpista de sempre 

OAB... em posições canalhas e estúpidas 

OAB... doentemente contra Lula 

OAB... está fazendo futrica política 

OAB... desesperada com Lula no poder  (+) 

OAB... atuando partidariamente 

OAB... ainda tem alguma sensatez 

OAB... enfrenta bom senso interno 

OAB... desacreditou-se no que fez  (+) 

OAB... sem fundamento no que quer 

OAB... se posiciona como oposição cega 

OAB... Lula é sempre traído por todos 

OAB está golpista contra Lula 

AM... super faturamento em obras 

BA... totalmente dividios com Alckimin 

BA... CPI dos grampos na Bahia 

MS... mais crimes a sere apurados 

MS... superfaturamentos investigados 

MS... mais provas contra o PSDB 

MS... justiça penhora o PSDB 

MS... bandidos e o elo com o PSDB 

MS... Caixa 2 do ex-governador PSDB 

MT... Lula ganha o apoio do PPS no Estado 

PB... corrupção confirmada com PSDB 

PB... corrupção com ex-prefeito 

PE... agiram criminosamente induzindo erro 

PR... vereador tucano rouba muito 

Rio... PSDB com interesses particulares 

Rio... desperdício de dinheiro público  

Rio... Garotinho inicia greve de fome 

Rio... Aliados de Garotinho beneficiados 

Rio... Rosinha pagou a doadores  (+) 

SE... apoios indo para o PT 

SP... rejeita dinheiro federal para segurança 

SP... é um vergonha nacional 

SP... verbas do Estado para os aliados 

SP... a criste atual é de gestão 

SP... uma das piores capitais em educação 

SP... Sabesp financiou políticos 

SP... paralizou segurança pública  

SP... erros espalhou PCC no Brasil 

SP... o passado faz a violência hoje 

SP... ajusts com calote generalizado 

SP... PMs acusam o governo de omissão 

SP... investiga-se o tal acordo 

SP... vivendo a cultura do medo 

SP... Marcola confirma acordo PCC 

SP... condena-se acordo com PCC 

SP... governo faz acordo com PCC 

SP... governo rejeita ajuda federal 

SP... contra o crime, governo é fraco 

CPI do Lula não tem sentido de ser 

Valerioduto... PF investiga em Minas Gerais 

Furnas... indícios de Caixa 2 do PSDB 

Furnas... TCU apura irregularidades 

Furnas... a mídia tem se calado 

Furnas... aparece a lista verdadeira 

Furnas... tem assustado muitos tucanos 

Furnas... oposição não quer investigar 

Furnas... lista ainda vai dar muito  (+) 

Furnas... PF confirma lista autêntica 

Furnas... assinatura Dimas é verdadeira 

Furnas... Dimas em investigações 

Furnas... a PF começa a desvendar 

Furnas... a PF está investigando 

Furnas... e o PSDB com outros  

ACM... derrotado pelo sindicalismo 

ACM... seu fim, exemplo baiano ao Brasil 

ACM... ainda mais raivoso 

ACM... CGU descobrindo roubos 

ACM... na mira de todo mundo 

ACM... continua atacando FHC 

ACM... novo ataque contra FHC 

ACM... ataca Fernando Henrique 

ACM... ameaça ser contra Alckimin 

ACM... é o mesmo de sempre 

ACM... bafo da arca perdida 

ACM... o imperador Magá 

ACM... UNE chama de voz das trevs 

ACM... sindicato dos Advogados condena 

ACM... deveria ser processado  (+) 

ACM... desesperado atira pra todo lado  (+) 

ACM... incomodado com Lula bem 

ACM... jornal dele sob processo 

ACM... pode ser processado 

ACM... tem um forte testa de ferro 

Arthur Virgílio... apanha feio no AM  (+) 

Arthur Virgílio... é santo de pau oco 

Caráter golpista na oposição  do Brasil 

Alckimin... perdeu em todos os sentidos  (+) 

Alckimin... Opus Dei assume campanha 

Alckimin... aloprados também no PSDB 

Alckimin... rejeição de 45%, Lula 33% 

Alckimin... sem o apoio de José Serra 

Alckimin... não conhece nada sobre o NE 

Alckimin... eleito pelos gurus e videntes 

Alckimin... prejuízos ao comércio exterior 

Alckimin... críticas que favorecem Lula  

Alckimin... como um Dr. Fantástico 

Alckimin... desmentido pela CEF 

Alckimin... maus investimentos em SP 

Alckimin... não ganha nada em debates 

Alckimin... tentará ser agressivo de novo 

Alckimin... Lula responde no programa PSDB 

Alckimin...  favorável a privatização disfarçada 

Alckimin... dependendo de novas tramas 

Alckimin... salvo só pela mídia direitista 

Alckimin... é pior que FHC, para o Brasil 

Alckimin... candidato de um grito só 

Alckimin... presságios de muita desgraça 

Alckimin... sempre escondendo o jogo sujo 

Alckimin... arrogante e truculento 

Alckimin... ele é Tayson ou Chuchu? 

Alckimin... e a Daslu contrabandista 

Alckimin... não conhece o seu programa 

Alckimin... proibiu investigações no governo 

Alckimin... atuou contra trabalhadores 

Alckimin... travestido de Heloisa Helena 

Alckimin... não é risco ele é bomba 

Alckimin... 90 motivos para não se votar 

Alckimin... ataques são preconceitos 

Alckimin... quer retomar a ALCA 

Alckimin... mente sobre escola de lata 

Alckimin... submissão aos EUA 

Alckimin... péssima política externa 

Alckimin... mentiu sobre o BNDES 

Alckimin... mentiu de novo no debate 

Alckimin... moralismo, ineficiência e atraso 

Alckimin... beneficiado por bancos estatais 

Alckimin... ética impedindo CPIs 

Alckimin... um grande rombo em SP 

Alckimin... em Paulicéia Desvairada 

Alckimin... o beneficiado com o dossiê 

Alckimin... não pode posar de prof. de Ética 

Alckimin... rombo nos cofres de SP 

Alckimin... campanham preocupada 

Alckimin... irresponsável conversador 

Alckimin... despeito e desrespeito 

Alckimin... arrombamento de abertos 

Alckimin... vice: o NE não sabe votar 

Alckimin... biografia na ditadura e erros 

Alckimin... desequilibrou finanças de SP 

Alckimin... delirando, diz bobagens do NE  (+) 

Alckimin... perde a compostura com Lula 

Alckimin... TSE pune baixaria na tv 

Alckimin... desiste campanha no Nordeste 

Alckimin... é das elites e não do nordeste 

Alckimin... passa a atacar o Congresso 

Alckimin... dificuldades do candidato 

Alckimin... abafando crise com PFL no CE 

Alckimin... azedando o tom da crítica 

Alckimin... projeto educacional rejeitado 

Alckimin... mitos errados divulgados 

Alckimin... rejeitado pelo PFL em PE 

Alckimin... facilitou o PCC criminoso 

Alckimin... muitas falcatruas desenterradas 

Alckimin... é o grande problema dele 

Alckimin... denúncia de contratos ilegais 

Alckimin... MP pede condenação máxima 

Alckimin... acusado por deputado do PFL 

Alckimin... sabatinado na Rede Globo  (+) 

Alckimin... ato exige CPI contra desgoverno 

Alckimin... desinformado convenientemente 

Alckimin... Heloisa tira votos do PSDB 

Alckimin... CPIs vêm como bomba 

Alckimin... em grandes apuros  (+) 

Alckmin... a educação de SP é desastre 

Alckimin... CPIs contra ele em SP 

Alckimin... um grande embuste 

Alckimin...aparecer muito bem no JN  (+) 

Alckimin... a desatrosa viagem à Europa  (+) 

Alckimin... tudo a ver com Calderon 

Alckimin... defende a ALCA e prejuízos 

Alckimin... sob investigação em SP 

Alckimin... foge da crise em SP 

Alckimin... muito fantasioso 

Alckimin... plano de atrasar o país 

Alckimin... reconhece Lula como melhor 

Alckimin... apelação grosseira 

Alckimin... Cteesp vendida com prejuízo 

Alckimin... semelhanças com Parreira 

Alckimin... erros na segurança pública 

Alckimin... cômico e trágico em SP 

Alckimin... entrevistado no Roda Viva 

Alckimin... ironizado pelo CGU 

Alckimin... evita comparações com FHC 

Alckimin... só Geraldo tem muito a ver 

Alckimin... comparando coisas diferentes 

Alckimin... não aceita compararação FHC 

Alckimin... vice é peça da ditadura militar  

Alckimin... deveria seguir exemplo de Lula 

Alckimin... o vice é um desastre ao Brasil 

Alckimin... esconde gastos com apoio 

Alckimin... muito medo de investigação 

Alckimin... está apostando em baixaria 

Alckimin... na imprensa mundial 

Alckimin... promessas infundadas 

Alckimin... em situação desesperadora 

Alckimin... precisa limpar a boca 

Alckimin... se PSDB/PFL ganhasse eleições 

Alckimin... história política dele 

Alckimin... um governo perseguidor 

Alckimin... cantores assumem campanha 

Alckimin... candidato catapora 

Alckimin... argumentos pobres 

Alckimin... Garotinho dará apoio 

Alckimin... PFL diz: houve corrupção 

Alckimin... acredita em “ira santa” 

Alckimin... crise só com pesquisa melhor 

Alckimin... Ministério Público investiga 

Alckimin... Lula é para os ricos 

Alckimin... governador critica 

Alckimin... novas denúncias 

Alckimin... elogia programas de Lula 

Alckimin... um dossiê somente dele 

Alckimin... comprou apoio ao seu governo 

Alckimin... sob nova investigação 

Alckimin... propaganda sob investigação 

Alckimin... 45 razões pra não vota nele 

Alckimin...várias denúncias contra 

Azeredo... acusado de desvio de verbas 

Azeredo... 80 pessoas serão ouvidas 

Apagão foi proposital 

Orquestração pela ingovernabilidade 

Denúncias continuam a vista 

Corrupção... 80% veio do governo FHC 

Corrupção... tucanos atuando em PA 

Corrupção... prefeito do PSDB PB 

Corrupção... mais crimes do PSDB RJ 

Corrupção... 2003 tucanos não querem 

Corrupção... Tucana Declarada 

Orçamento... grande irresponsabilidade 

Orçamento... governo cedeu muito  (+) 

Orçamento... criticam as MPs 

Orçamento... prejudicam o Brasil 

Orçamento... não querem aprovar  (+) 

Pesquisa... cada vez mais treme 

Falta muita autoridade moral 

Disputas no ninho tucano 

Nossa Caixa... beneficiou tucanos 

Nossa Caixa... uso político do banco 

Nossa Caixa... mais gente sendo ouvida 

Nossa Caixa... fez carnaval tucano 

Nossa Caixa... violação de sigilo 

Nossa Caixa... gastos nas eleições  (+)  (+) 

Nossa Caixa... indícios de propina  (+) 

Nossa Caixa... abrigou fraudadores 

Nossa Caixa... continua a investigação 

Nossa Caixa... provas roubadas 

Nossa Caixa... gerente diz muito 

Nossa Caixa... bancários querem CPI 

Nossa Caixa... para instalar CPI 

FHC... nunca mais no Brasil 

FHC... não pode competir com Lula 

FHC... menino de recado dos EUA 

FHC... não tem liderança política 

FHC... ele é uma grande mentira 

FHC... covarde e sem moral alguma 

FHC... deu grandes prejuízos ao Brasil 

FHC... precisa tirar palavras do vocabulário 

FHC... é mais autêntico que Alckimin 

FHC... declara-se um privatizador nato 

FHC... sempre a favor da privatização 

FHC... uma inspiração negativa 

FHC... o mal na educação técinica 

FHC... carta põe fim a uma carreira 

FHC... um aliado de Lula e do PT 

FHC... a carta é coisa de velho mesmo 

FHC... nem o partido o entende bem 

FHC... carta é golpe contra Alckimin 

FHC... hipócrita em acusar os outros 

FHC... as tolices que continua falando 

FHC... é quem atrapalha Alcimin  (+) 

FHC... esforço para baixar o nível 

FHC... lacerdismo na atualidade 

FHC... perdeu o equilíbrio emocional 

FHC... Bil Clinton e Lacerda 

FHC... quer mais agressividade do PSDB 

FHC... catedrático reprovado mesmo 

FHC... quer favorecer a Direita 

FHC... falando mais tolices ainda 

FHC... sanguessugas no governo  (+) 

FHC... ACM faz graves acusações 

FHC... jamais esquecer  passado 

FHC... documentos comprometedores 

FHC... novas fraudes antigas no MEC 

FHC... Covas via corrupção em Brasília 

FHC... morde a isca ao se comparar a Lula 

FHC... mostra-se um mau caráter 

FHC... Alckimin não o quer defender 

FHC... manipulou a economia para eleição 

FHC... apagão foi uma barberagem 

FHC... CPIs para ofuscar investigação 

FHC... porta-voz da baixaria 

FHC... defende mordomia e ataca Lula 

FHC... mais tolices dele  

FHC... fala tolices por faltar seriedade 

FHC... exigindo o que não fez nada 

FHC... populismo cambial 

FHC... corruptos naqueles tempos 

FHC... 45 escândalos naqueles tempos 

FHC... vai ser escondido na campanha 

FHC... e o trio do Apocalipse 

FHC... sua matemática conveniente 

FHC... renegou o social 

FHC... é muito preconceituoso  (+) 

FHC... critica sem dar exemplo 

FHC... seus principais escândalos  

FHC é o Menem brasileiro   (+) 

Garotinho... muito perdido politicamente 

Itamar... tomando decisões erradas 

Privatização... foi grande fraude 

Privatização... defeitos na venda Banespa 

Privatização... da esperança do povo  

Privatização... acabou a era deste erro 

Privatização... PSDB fazendo bandidagem 

Privatização... Alckimin escondendo o jogo 

Privatização... quer mostrar o contrário

Privatização... o PSDB é criticável 

Privatização... não diminue dívida de SP  (+) 

Privatização... o metrô sob grande suspeita 

Privatização... metroviários SP em greve 

Privatização... movimento contra a Vale 

Privatização... produz exclusão social 

Privatização... PSDB e PFL fazem mais 

Privatização... pela reestatização da Vale 

Procuradoria... questionado no seu feito 

Procuradoria... procurador agindo isolado

Procuradoria... procurador suspeito na mira 

Procuradoria... procurador suspeito no MS  (+) 

Oposição... há muito ódio no ar 

Oposição... para os ex-esquerdistas 

Oposição... reeleição é resposta à direita

Oposição... derrota do golpismo da direita 

Oposição... fim do coronelismo no NE 

Oposição... já admitindo a derrota  (+) 

Oposição... perigo de um golpe branco 

Oposição... muitos abandonam no PI 

Oposição... aponta culpados para derrota 

Oposição... fazendo um jogo perigoso no BR 

Oposição... elite raivosa só quer golpes 

Oposição... sempre tentando golpe político 

Oposição... Lula dará resposta de dossiê 

Oposição... irritada, a povo levantou cabeça 

Oposição... torcer para Lula ganhar 

Oposição... violências crescem por toda parte 

Oposição... deve vir com fato novo por aí 

Oposição... delegado da PF contra Lula-PT 

Oposição... manobras anti-democráticas 

Oposição... preconceito a toda prova  (+) 

Oposição... golpe de qualquer jeito  (+) 

Oposição... alegria de rico também dura pouco 

Oposição... SP e BA maiores analfabetismo 

Oposição... a elite é totalmente implacável 

Oposição... como em eleições passadas 

Oposição... perdendo as estribeiras 

Oposição... perde, mas aprofunda a crise 

Oposição... a derrota deve ser no 1º turno 

Oposição... dramatizando o que não é 

Oposição... quer ganhar no tapetão 

Oposição... desesperados com a derrota 

Oposição... e a mídia estão perplexas 

Oposição... desmascarando a oposição 

Oposição... com fome de ministros 

Oposição... estão merecendo uma surra 

Oposição... diabos unidos contra o povo 

Oposição... não gosta de democracia 

Oposição... há 2 anos não querem reeleição 

Oposição... a ponto de fraturar com tudo 

Oposição... derrotada, virá raivosa 

Oposição... o moralismo de ocasião 

Oposição... a Direita se enganou muito 

Oposição... Lula sempre foi pedra no sapato 

Oposição... não entende a política nacional 

Oposição... desanimados com campnha 

Oposição... o lacerdismo voltou ao Brasil 

Oposição... mais um período fora do poder 

Oposição... em total desespero atual 

Oposição... prefeitos em rebeldia 

Oposição... velhas políticas condenáveis 

Oposição... as pesquisas foram contrárias 

Oposição... crise na campnha PSDB-PFL 

Oposição... os valentes estão pagando 

Oposição... quem esconde o quem 

Oposição... elite tem ódio e desrespeito 

Oposição... em crise na campanha 

Oposição... a elite quer passar logo a noite 

Oposição... se claou sobre cartão de crédito 

Oposição... Direita Marxista contra Lula 

Oposição... enxergam pobre nas eleições 

Oposição... babando de raiva com Lula 

Oposição... os que criticam fizeram menos 

Oposição... Francenildo está desempregado 

Oposição... não pode brincar com economia 

Oposição... cansada e decepcionada 

Oposição... quer o bom que não fez 

Oposição... sinismo e infâmias 

Oposição... vão radicalizar a campanha 

Oposição... qualquer jogo sujo é válido 

Oposição... leviandade tem limites 

Oposição... o caos faz bem aos planos 

Oposição... a Direita fará de tudo 

Oposição... não sabem fazer política 

Oposição... falha em atingir Lula 

Oposição... sofre de cegueira sectária 

Oposição... prestes a uma divisão  (+) 

Oposição...sempre inimigos do povo 

Oposição... elites desorientadas 

Oposição... desespero flagrante 

Oposição... é preconceituosa e sofrerá 

Oposição... erra no ataque pessoal a Lula 

Oposição... deslegitimizar as eleições 

Oposição... provocando o presidente 

Oposição... age como jogador malando 

Oposição... não quer gastos com pobres 

Oposição... denuncismo não ajudou nada 

Oposição... dispirocada há muito tempo 

Oposição... chafurdando na lama 

Oposição... está toda desesperada 

Oposição... ainda mais fragilizada 

Oposição... ataques contra virtudes do PT 

Oposição... discursos falsos 

Oposição demagoga sobre ética 

Oposição... fazer política no Judiciário 

Oposição em grande desespero 

Oposição... ultrapassou limites 

Oposição... vem de “vale tudo” 

Oposição... sem escrúpulo: diz Ciro 

Oposição... lembra a UDN 

PDT... decisão inteligente no momento 

PDT... se afasta do PSDB e Alckimin 

PDT...a história duvidosa do partido 

PFL... nazismo em muitos sentidos 

PFL... já mostra como vai ser pra frente 

PFL... leva uma surra nas eleições 

PFL... prejudicado pelo PSDB  

PFL... Bonhouse, feitiço contra feiticeiro  (+) 

PFL... RN, está divididio no Estado 

PFL... mostra Lula como 45 em Pernambuco 

PFL... perdeu muito nas últimas eleições 

PFL... se separa do PSDB após eleições 

PFL... sem futuro com o PSDB  

PFL... Bonhouse mostra-se mais facista  (+) 

PFL... ajudas por troca de apoio em SP 

PFL... disputa do mais agressivo 

PFL... primeira eleição na oposição 

PFL... a história deste partido da ditadura 

PFL... só tem crítica a oferecer ao Brasil 

PFL... Anônimos, Corruptos e Covardes 

PFL... continua o jogo rasteiro  (+)  (+) 

PFL... anonimato em acusações 

PFL... lavando roupa suja em público 

PPS... mostra como vai ser para frente 

PPS... expulsando os seus com Lula 

PPS... ignorando seus escândalos 

PPS... da esquerda para a direita 

PPS... perdido na história que tem feito  (+) 

PPS... com o PSDB e PFL em São Paulo 

PPS... assumiu a direita política  (+) 

PPS... está para decidir continuar contra 

PSDB... medo de defender suas idéias 

PSDB... investigada por denúncia falsa 

PSDB... dois pesos e duas medidas em agir 

PSDB... diz que não fará golpe contra PT 

PSDB... sujeiras no ninho tucano 

PSDB... aposta no golpe, tudo ou nada 

PSDB... PFL aponta corrupções sérias 

PSDB... mente sobre apoios recebidos 

PSDB... preconceito aprovado pela justiça 

PSDB... as estratégias são as mesmas 

PSDB... provocando um golpe branco 

PSDB... gritos se não ganha nas urnas 

PSDB... ética relativa na política 

PSDB... caça às bruxas no ninho tucano 

PSDB... minimizando os prejuízos 

PSDB... tucanos empobrecem democracia 

PSDB... Tasso não escaparia de uma CPI  (+) 

PSDB... filho desmente o pai no partido  (+) 

PSDB... tucano pede ajuda a Lula  (+) 

PSDB... está perdendo no CE 

PSDB... em robalheiras na PB 

PSDB... abatimentos generalizados 

PSDB... com muitos preconceitos 

PSDB... comprando radialistas na PB 

PSDB... desesperos no ninho tucano 

PSDB... com muito mau-caratismo 

PSDB... realmente é diferente dos outros 

PSDB... dívidas antigas não pagas 

PSDB... crimes fiscais em SC 

PSDB... envolvido nos sanguessugas 

PSDB... Aécio recebeu do valerioduto 

PSDB... empresas laranja de arrecadação 

PSDB... o PCC nasceu contra o partido 

PSDB... TJ suspende privatização em SP 

PSDB... continua na idéia Neo-Liberal 

PSDB... prejudicou educação em São Paulo 

PSDB... sete ouvidos sobre Caixa 2 MG 

PSDB... os prejuízos para São Paulo 

PSDB... reclamando do que já fez muito 

PSDB... irregularidades em hospital BH 

PSDB... xingatório é puro desespero 

PSDB... propóe reformas cosméticas 

PSDB... caixa 2 sob investigação  (+) 

PSDB... uma convenção esvaziada 

PSDB... critica por puro desespero  (+) 

PSDB... a história do partido 

PSDB... RT processa o o partido 

PSDB... esboço do programa de governo 

PSDB... está com dor de cotovelo 

PSDB... PPS de Freire dá apoio 

PSDB... insatisfações com o PFL 

PSDB... TSE nega recurso contra PT 

PSDB... sob fogo cerrado amigo 

PSDB... reclama contra Lula no STF 

PSDB... críticas à segurança de SP 

PSDB... Tom Zé reage ao jogo 

PSDB... sanguessugas são de Serra 

PSDB... sumiço de Serra diz muito 

PSDB... oposição irresponsável ao Brasil 

PSDB... propaganda foi ilegal 

PSDB... com a ajuda da justiça eleitoral 

PSDB... coligação com o PFL de novo 

PSDB... fundo partidário suspenso 

PSDB... devolverá dinheiro desviado 

PSDB... vivendo de ilusão política 

PSDB... 2 prefeitos cassados em PE 

PSDB... Daslu e Nizan em crimes  (+) 

PSDB... denúncias no MT 

PSDB... ressucita a ARENA 

PSDB... quer quebrar de novo  

PSDB... e o crime organizado  

PSOL... o vice de HH sai atirando nele 

PSOL... Heloisa Helena é conservadora 

PSOL... candidata passa dos limietes 

PSOL... intelectuais em crítica baixa  

PSOL... fogo ex-amigo nas eleições 

PSOL... Nova caçadora de marajás 

PSOL... Heloisa, candidata da direita 

PSOL... Heloisa Helena esperança do mal 

PSOL... alegria da diretia brasileira

PSOL... histerismos de Heloísa 

PSOL... oposição sem nexo futuro 

CTEEP faz campanha de Alckimin 

Pesquisa... e a rejeição a FHC  

Pesquisa... assusta a oposição  

Sanguessugas... 60% no governo FHC 

Sanguessugas... promiscuidade na era FHC 

Sanguessugas... Barjas Negri indiciado 

Sanguessugas... laranja falsa no caso 

Sanguessugas... Abel PSDB mais encrencado 

Sanguessugas... PSDB recebeu dinheiro 

Sanguessugas... o PSDB esquece coisas 

Sanguessugas... muita coisa ainda para ver 

Sanguessugas... ligando tudo ao PSDB 

Sanguessugas... procurador político agindo 

Sanguessugas... Serra tem tudo a ver 

Sanguessugas... revista denuncia Serra  (+) 

Sanguessugas... há mais provas Serra  (+) 

Sanguessugas... 2002 ano de ouro 

Sanguessugas... com o aval de Serra  (+) 

Sanguessugas... Serra envolvido ainda  (+) 

Sanguessugas... Antero e Serra envolvidos 

Sanguessugas... Prefeitos PFL ganham 

Sanguessugas... mais tucanos na fraude 

Sanguessugas... PSDB apóia Antero 

Sanguessugas... provas contra tucanos

Sanguessugas... Aleluia está incluído 

Sanguessugas... Antero mais complicado 

Sanguessugas... TSE permite vinculação 

Sanguessugas... Antero de Paes PSDB sabia 

Sanguessugas... sem palanque eleitoral 

Sanguessugas... um PFL da BA renuncia 

Sanguessugas... tucano recebeu propina 

Sanguessugas... novas empresas envolvidas 

Sanguessugas... final de uma CPI 

Sanguessugas... com PSDB mineiro 

Sanguessugas... mais de 70 incriminados 

Sanguessugas... ponta de algo muito maior 

Sanguessugas... muitos parlamentares 

Sanguessugas... PSDB e PFL devem explicar 

Sanguessugas... com gente de Alckimin  (+) 

Sanguessugas... mais forte no governo FHC 

Sanguessugas... novos nichos no crime 

Sanguessugas... jogando lama na oposição 

Sanguessugas... ações do governo contra 

Sanguessugas... prefeitos do PSDB e PFL

Sanguessugas... entenda o escândalo  (+) 

Sanguessugas... ligações com governo FHC 

Sanguessugas... oposição tira suas culpas 

Sanguessugas... mais nomes a se investigar 

Sanguessugas... ramificações em todo país 

Sanguessugas... mais de 60 deputados 

Sanguessugas... 15 parlamentares 

Sanguessugas... PT vai presidir a CPMI 

Sanguessugas... aberta a CPMI do caso 

Serra... retira ofensas do seu site 

Serra... preconceitos contra nordestinos 

Serra... mais tolices sobre educação 

Serra... em grandes apuros 

Serra... ex-sócio representa Espanha em SP 

Serra... justiça barra saúde privada em SP 

Tentativa de impedir o Presidente  

cubeh1.gif (12957 bytes)

 

 

 

 

Comportamentos  # 

 

Mulher  # 

Anticoncepcionais... veja os mitos 

Banho... o certo e o errado 

Beleza... dicas de quem é bela 

Beleza... alimentos ajudam 

Beleza... cada fase da vida 

Beleza... a grande ajudada plástica 

Beleza... tirar manchas do sol 

Beleza... um bom exemplo 

Cabelo... produtos certos ao uso 

Cabelo... fazer o secador um amigo 

Cabelo... pedem tons quentes 

Cabelo... chocolate para alisar 

Cabelo... para deixar encorpado 

Cabelo... cristalização após o verão 

Cabelo... fazendo escova 

Cabelo... loiras sabem tom ideal 

Cabelo... valorize os crespos 

Câncer de mama... previna 

Celulite... fazer ficar invisível 

Celulite... ginástica contra ela 

Ciúme... pode virar doença 

Cólicas TPM... alivie os sintomas

Dentes... cuidados retardam envelhecer 

Depilação... as áreas sensíveis 

Estrias... fazer máscara contra elas 

Exemplo... não copiar algumas 

Flacidez... lute contra ela 

Homens... frases que o ideal não fala 

Homens... faze-los apaixonados 

Homens... dez mentiras mais usadas 

Lábios... mais volumosos 

Mãos... mantenha-as sempre jovem 

Mãos... para serem delicadas 

Mãos... tratamentos estéticos 

Maquiagem... a partir do tom da pele 

Maquiagem... disfarce espinhas  (+) 

Maquiagem... incrementar bem 

Maquiagem... segredos de fazer 

Moda... o preto nunca sai 

Mulher... dez tipos pra não imitar 

Mulher... atmosfera feminina 

Namoro... homens mais velhos 

Noiva... outros artigos imporantes 

Noiva... teste para o grande dia 

Noivas... depois de aceitar o pedido 

Noivas... para arrasar no grande dia 

Noivas... muitos artigos 

Paixão... dez declarações originais 

Pele... banho quente fragiliza 

Pele... cuidados no inverno 

Pele... tirar mancha de pele 

Pele... acabe com a aspereza 

Pele... cuide com chocolate 

Pele... ela está carente 

Pele... evitar a oleosidade 

Pele... sabonete dá grande ajuda 

Pele... sentimentos negativos prejudicam 

Pés... hidratação deles 

Relação... ative mais a vida sexual 

Relação... manter paixão no casamento 

Relação... que herói para dividir a vida 

Relação... paixão acaba com um ano 

Relação... tolerância é a chave 

Relação... dicas de não deixar ter fim 

Relação... namoros com mais novo 

Relação... deixe-os caídos de paixão 

Relação... fique longe de alguns 

Relação... homens enroladores 

Relação... porque duram pouco 

Relação... se ele te engana 

Relação... seu namoro vai dar certo? 

Rosto... inverno para tratar acne 

Rosto... disfarçar acnes 

Rosto... automassagem 

Rosto... cuide das sombrancelhas 

Rosto... ginástica facial 

Rosto... luminoso 

Rosto... massagem rejuvenesce 

Rosto... rejuvenescimento fácil 

Rosto... sem pêlos, flacidez, irritação 

Salário... para gastar na casa 

Saúde... ovário policístico 

Sedução... 50 formas de conquista-los 

Sedução... ajuda para a prática 

Sedução... atrair a admiração deles 

Sedução... teste: você é sexy 

Seios... yoga para câncer de mama 

Seios... detecte e cure o câncer 

Sentimento... cuide com chocolate 

Sexo... você está satisfeita 

Sexo... garantir a harmonia sexual 

Silhueta... o roxo alonga 

Teste... seu tipo de cabelo 

Teste,,, seu tipo de ser Cinderela 

TPM... entenda isto 

Trabalho... maturidade mais sadia 

Trabalho... faça um plano de carreira 

Trabalho... cause boa impressão 

Trabalho... denuncie a discriminação 

Varizes... acabe com elas 

Varizes... proteja-se delas  

Varizes... trate delas 

Vestuário... estampas ajudam no visual 

Vestuário... para a praia 

 

e e Filhos    # 

Adoção... tudo que é necessário 

Adolescente... o que fazer 

Adolescente... para entender 

Alimento... para mamar melhor 

Bichos... de estimação? 

Comunicação... estimular a fala 

Comunicação... significado do choro 

Creche... como escolher uma 

Criação... na adolescência 

Criação... trato com diferenças 

Dentes... primeira dentição 

Dentes... vendo desde a infância 

Depressão... identifique e cuide 

Disciplina... não deixe ser um reizinho 

Disciplina... SuperNany defende 

Disciplina... palmadas ajudam 

Disciplina... regras de convivência 

Divórcio... filhos lidando com isto 

Escola... adaptação 

Escola... ajudar nas lições de casa 

Escola... alunos falam de sexo 

Escola... violência atrapalha 

Esporte... ensina convivência social 

Fantasias... com o amigo imaginário 

Filha... decisiva a influência da mãe 

Gravidez... aumentar a fertilidade 

Gravidez... “tristezas” acontecem 

Imitação... é uma forma de aprender 

Infância... quando conflituosa 

Irmãos... ciúmes entre eles 

Irmãos... lidar com a rivalidade 

Liberdade... atrapalha no vestibular 

Mães... diário de jovens famosas 

Noite... lidar com o despertar noturno

Pai... deixe o pais ser pai 

Parto... cesariana tem mais riscos 

Parto... feito em casa 

Pelo... cuide da pele do neném 

Problema... síndrome do filho único 

Proteção... contra ser gay 

Respeito... eles merecem ter 

Teimosia... só quer a mãe 

 

Artes   # 

Barroco... Rembrandt na Holanda 

Auto-Ajuda   # 

(nem tudo aqui é de conselheiro cristão)

Amor... ame mais ainda 

Ansiedade... mal do século 

Ano... para se ter um bom ano 

Casa... ela parece com você? 

Desânimo... não deixe lhe dominar 

Mundo... viva um mundo melhor 

Raiva... o cículo vicioso dela 

Vida... atraia mais abundância 

Vida... dicas para mudanças 

Beleza    # 

>>>Outros artigos  (+) 

Casa    # 

Aparelhos mais curiosos para o lar 

Aromas e decoração 

Evite acidentes 

Culinária    # 

Afrodisíacos... sabor e paixão juntos 

Alimentos... nova tabela de alimentos 

Alimentos... inteligentes dão saúde 

Calorias... de cada alimento 

Cogumelo... aprender a preparar 

Cozinha... de várias regiões 

Erros... comer mau é como fumar 

Estresse... cardápio contra  

Feijoada... de ótima qualidade 

Macarronada... fazer bem saborosa 

Pamonha... do tipo doce 

Receitas... muitas são gostosas 

Sorvete... gostosos para o verão 

>>>Outros artigos 

Curiosidades    # 

Barbas... campeonato de bigodes 

Casamento... com 104 e 33 se casam 

Culinária... achou bolo de 44 anos 

Maquiagem... o que ela faz 

Prédios mais altos do mundo 

Cursos       # 

Sebrae... empreendimentos  

Dieta    # 

Da Boa forma e do bom humor 

Peso... engordar é mais difícil 

Peso... não engordar no inverno 

Peso... para manter o ideal 

Previne... malhação sem riscos 

Sangue... dieta específica a cada tipo   

Stresse... diminui os efeitos 

Doenças    # 

Asma... evite as crises 

Câncer de pulmão... mulher é menos 

Câncer de Prostata... o suco de romã 

Câncer de Próstata... o colesterol 

Câncer Colateral... para prevenir 

Compulsão Chocolate... como lidar 

Depressão... casamento é tratamento 

Depressão... botox cura bem 

Diabetes... aprenda a controlar 

Dor... nas costas: alívio a ela 

Hanseníase...como enfrentar 

Hiperidose... o suor excessivo 

HPV... como se prevenir do vírus 

Infartos... podem ser evitados 

Insônia... como acabar 

Inverno... conheça as doenças 

Mau de Parkinson... conheça mais 

Mau de Parkinson... origem da doença 

Osteoporose... conheça mais 

Radicais livres... soja é melhor que vinho 

Rinite... com choques térmicos 

Rinite... evite as crises 

Executivo      # 

>>>Outros artigos   (+) 

Família      # 

Como empresa 

Como está a família hoje 

>>>Outros artigos 

Fitness      # 

>>>Outros artigos 

Fotografia      # 

Galeria... de variedades 

>>>Outros artigos 

Geral      # 

>>>Vários temas 

Jovem    # 

Paquera... algumas dicas 

>>>Outros artigos 

Livros

Grátis... leitura online  (+) 

Marketing      # 

Conheça o neuromarketing 

>>>Outros artigos 

Motivação    # 

Auto-Estima... Perguntas e Respostas 

>>>Outros artigos  (+) 

Negócios   # 

Admissão... reality show diferente 

Chefe... muitos imitam os seus 

Derrota... lições com a Seleção 

Idiomas... inglês para o mercado 

Marcas... a força de um nome 

Marcas... origem delas 

Mulheres... independentes consumidoras 

Persistir... por que não desistir 

Sucesso... um excelente exemplo 

Teste... ser executivo de sucesso 

>>>Outros artigos 

Nutrição      # 

Dieta... Carboidratos do bem 

Dieta... faça sua casa ser um Spa 

Dieta... fuja dos milagres 

Dieta... para perder peso  

Teste... o que sabe sobre alimentos 

>>>Outros artigos 

Profissão      # 

Criatividade... repensar desenvolve 

Demissão... hora de pedir 

Modelo... como ser uma 

Vestibular... dicas para uma escola 

Perguntas e Respostas 

Psicologia      # 

Alimentos... aspectos inconscientes 

Baixa-estima... valorize-se logo 

>>>Outros artigos  (+) 

Qualidade de Vida    # 

Terceira Idade... sempre jovens 

>>>Outros artigos  (+) 

Relaxamento    # 

Meditação para isto 

Pedras Quentes... tira a tensão 

Saúde      # 

Alimentos... comer a cada 3 horas 

Alimentos... os que curam 

Calor... analgésico temporário 

China... o que é saúde 

Limão... previne doenças 

Medicina... perguntas que salvam 

Medicina... vários artigos 

Mental... Perguntas e Respostas 

Plena... muitas dicas 

Remédio... automedicamento perigoso 

Sono... uma grande ajuda 

Vacina... contra HPV 

Voz... preservar a saúde dela 

>>>Outros artigos  (+)  (+) 

Sentimento      # 

Amor... difere de demonstrar 

Negativo... prejudica a pele 

Raiva... o círculo vicioso 

Terceira idade... ótimo para a saúde 

Sexualidade      # 

Afrodisíacos... de casais unidos 

Desejo... depende de genética 

Perguntas... dos homens 

Sexo Compulsivo... prazer doentio 

>>>Outros artigos 

Sucesso      # 

Logotipo... analisando o que diz 

>>>Outros artigos 

Testes      # 

Concurso... como você se sairia 

Conversa... o que você fala 

Futebol... é o time certo? 

Namoro... vai dar certo? 

Noiva... texte para o grande dia 

Peso... conheça seu ideal 

Relacionamentos 

Religião... a sua combina com você? 

Relógio... por que corre 

Sexo... você tem inteligência sexual? 

Você... é dependente de cigarros? 

Você... é politicamente correto? 

Você... é profissional essencial? 

Você... o que Freud diria 

Você... quem é você 

Você... seu tipo de cinderela 

Você... seu tipo psicológico 

Você... sua cultura é inútil? 

>>>Outros testes  (+) 

Turismo    # 

AL... Maragogi e as piscinas naturais 

BA... conheça a Bahia fora do verão 

CE... Fortaleza é quente sempre 

DF... Chapada dos Veadeiros 

MG... passeios de trem 

PE... fotos de Fernando de Noronha 

RJ... Búzios mesmo no inverno 

PR... Curitiba e seus encantos 

SC... 2ª estado mais procurado 

SC... Florianópolis 

SC... praias do surf no estado 

SP... floresta nacional de Ipanema 

Sul... Cânions gigantescos 

África do Sul... vá conhecer 

Argentina... muitas belezes 

Colombia... San Andrés é Jamaica 

Cuba... Havana é 1º mundo 

Espanha... Santiago de Compustela 

França... as belezas da terra 

Itália... Costa Amalfitana 

Fotos... como fotografar bem 

Gastos... como organizar 

Hoteis... os muito luxuosos 

Lugares do Brasil e do mundo 

México... ruínas de Palenque dos Maias 

Rep. Tcheca... as belezas de Praga 

Roteiros... para aventureiros 

Roteiros... para casais descolados 

Roteiros... para casais românticos 

Saúde... cuide-se antes de viajar 

Serras... escolha a mais adequada 

Vietnan... belezas e música 

>>>Outros artigos 

Vida a Dois    # 

Amélias... a revolta delas 

Beijo... dicas para ser inesquecível 

Brigas... podem ajudar aos dois 

Brincando... tirar a roupa sensualmente 

Casamento... casados vivem melhor 

Comportamentos... que prejudicam 

Corpo... entenda o que dizem 

Divórcio... diminuem no Brasil 

Encontro... dicas para acontecer 

Felicidade... conquista a dois 

Fim... dicas para evitar 

Frases... 10 que homem não fala 

Namoro... opostos se atraem? 

Namoro... entenda a linguagem corporal 

Namoro... difícil para fumantes 

Perguntas e Respostas  (+) 

Sexo... harmonia sexual 

Sexo... estão felizes? 

Timidez... como vencer ela 

 

Muda Brasil - 2005  # 

Recorde na Balança Comercial  (+)    

Recorde na Confiança Brasil  

Queda da Pobreza é maior no campo  

Grande recuperação de estradas  

Expansão de Universidades  

Menor inflação da história   (+)  

Menor dívida externa em 30 anos 

Pesquisa recebe mais dinheiro  

Melhorias para os Municípios  

Crescimento Social no Brasil  

Recorde no saldo da BalançaComercial  

Recorde nos Lucros das Empresas  

Bolsa Família chega a 30 milhões  

Dívida Clube de Paris será paga  

Emprego continua crescendo  

Recorde na Reforma Agrária   (+)  

Recorde na queda do Risco Brasil  

Desemprego, Renda e Contratações  

Desmatamento diminui na Amazônia  

Brasil ganha mais pagando o FMI  (+)  

Um grande Projeto Social no Brasil  

Inflação será a mais baixa da história  

Recorde de arrecadação Previdência  

Desemprego em São Paulo diminui  

Metas Sociais foram alcançadas  

Acabou a Colonização do Brasil  

Recordes na Petrobrás  (+)  

Números recordes para o Piauí  

O melhor Orçamento em 30 anos  

Governo Lula fez muito mais  (+)  

Mais realizações em 2006  

Menor dívida externa desde 1996  

Recorde na exporatação de frangos  

Fome Zero inspira o Bogotá Fome Zero  

Recorde de produção de petróleo  

Redução de mais impostos  

Crescem as vendas no comércio  

5 milhões alfabetizados  

Recorde na geração de empregos  

Brasil pata dívida com o FMI   (+)  

Dez Melhores Prefeitos do Mundo  

Lula opina sobre seu governo  

Mortalidade Infantil e Expectativa de Vida  

Lula diminui o nível de desemprego  

Lula diminui desigualdades no Brasil  

Lula diminui pobreza no Brasil  

Fim do Acordom com o FMI 

 

Especiais  # 

 

Astronomia       # 

Sistema Solar... Oito planetas atuais 

Arquitetura      # 

Niemayer... as curvas de Brasília 

Carros      # 

Extra... pilotados pelo agente 007 

Renaut... os carros históricos 

Salão de Londres 2006 

Salão de New York 2006 

Tops...Abril de 2006

Velozes e Furiosos 3 

>>>Outros artigos 

Direitos      #  

Sobre Cartão de Crédito 

Entretenimento      # 

Canes... atores em 2006 

Cinema... os melhores filmes do mundo 

Heróis... muitos sobre o fantasma 

Museu... Madame Tussauds 

TV... programação das redes 

UOL... dez anos 

Esportes    # 

Futebol... estádios da copa em 3D 

Futebol... todas as copas do mundo 

Gente     # 

Descendentes... de ditadores nos EUA 

Famosos... a casa de muitos deles 

Genética... somos bactérias também 

Mundo... cem mais influentes 2006

Propaganda... os mais bem pagos 

História    # 

Datas... dias comemorativos 

EUA... como chegou a super potência 

Linha do tempo desde 1500 dC  

Vaticano... tesouros escondidos 

Mundo   #  

Dia do trabalho pelo mundo todo 

Notícias   #

Retrospectiva 2004  (+)  

Retrospectiva 2005  (+) 

Política    # 

Araguaia... a guerrilha do Araguaia 

Che Guevara... fotos de sua vida  (+) 

Cuba... intelectuais do mundo dão apoio 

Cuba... notícias de sempre 

CUT... vinte e cinco anos  (+) 

Fidel Castro... 10 mil assinam manifesto 

Fidel Castro... reverenciado por todos  

Fidel Castro... cubanos dão apoio 

Fidel Castro... fotos de sua vida 

Golpe de 64... ação das elites 

Mulher... presença política 

Tecnologia    # 

Corpo... recompondo homens 

Corpo... entrando no corpo humano 

Curiosidade... os 666 no mundo 

Espaço... Brasil no Espaço  

Mente... controlando coisas 

 

Religião  # 

Nova Era... o que é realmente 

Religião é algo muito perigoso hoje 

Pastora ex-striper prega em inferninhos 

DJ é pastor na igreja do Trance Divino 

Sobre “Igrejas com Propósitos”  

Sobre Crescimento de Igrejas  

Os Fundadores do Pentecostalismo  

.

 

Muda Brasil - 2004  # 

Turismo bate recorde em 2004   

Menor Valor do Risco país  

Governo do crescimento e do emprego  

Exportações 2003  

Exportações Recordes de café  

Emprego formal bate novo recorde    

Recorde na exportação de carne de frango    

Balanço de dois anos de governo     

Risco Brasil cai ao menor desde 1997  

Aumento do emprego e arrecadação recorde  

ERecorde nas Exportações brasileiras    

 

Imprensa  #  [Observatório] 

Em 2006   # [observatório da imprensa]

Direita... fecha revista, fica mais burra 

Internet... site para combater a sujeira 

Internet... contra a informação mentirosa 

Mídia... Imprensa na Berlinda 

Mídia... Imprensa bandida e imparcial...

Mídia... se fosse menos bandida 

Mídia... bandida contra Lula-PT  (+) 

Mídia... derrotada pela vontade do povo 

Mídia... imprensa partidária precisa assumir 

Mídia... cometeu suicídio nas eleições 

Mídia... depois de ser nocautiada 

Mídia... foi condenada nas urnas 

Mídia... desmoralizada se faz de vítima 

Mídia... sempre sabotando a verdade 

Mídia... investigação dos barões dela  

Mídia... sem se comparar com o passado 

Mídia... parcialidade comprovada de novo 

Mídia... Justiça com duas medidas 

Mídia... o luto em muitos na televisão 

Mídia... é muito questionável  (+) 

Mídia... antidemocrática, não aceita crítica 

Mídia... perderam a solidariedade ao povo  

Mídia... militância condena a imprensa 

Mídia... Seminário discute má-informação 

Mídia... cometeu grande suicídio 

Mídia... debate sobre mídia e eleições 

Mídia... julgamentos e decretos perversos 

Mídia... desvendando a caixa-preta 

Mídia... uma nova era de comunicação 

Mídia... mostra retrato mentiroso do Brasil 

Mídia... levou eleições para o 2º turno 

Mídia... contra uma imprensa corrompida 

Mídia... imprensa incentiva o ódio e violência 

Mídia... precisa ser revista em eleições 

Mídia... evitando definições aprofundadas 

Mídia... jornalista decepa dedo duma petista 

Mídia... e os perversos cães de guarda 

Mídia... fazendo terrorismo político 

Mídia... jornalistas pagos para mentir 

Mídia... comprovações do anti-jornalismo 

Mídia... o golpismo da imprensa nacional 

Mídia... na contra-mão golpista do Brasil 

Mídia... jornalista condenado no comentário 

Mídia... Lula continua citado negativamente 

Mídia... Marilena Chauí preparada 

Mídia... julga, condena irresponsavelmente 

Mídia... quer controlar tudo que pode 

Mídia... evitando aprofundar programas 

Mídia... favorável à desinformação geral          

Mídia... discurso à imprensa corrompida 

Mídia... abafando tudo contra tucanos 

Mídia... doente, troca Chico por Caetano 

Mídia... contrária fazendo terrorismo 

Mídia... antes das eleições, os triunfos  

Mídia... uma história de interesses da Direita 

Mídia... está totalmente perplexa com tudo 

Mídia... cobertura criminosa na Am.Lat. 

Mídia... operação para o 2º turno 

Mídia... fazendo oposição a Lula  (+) 

Mídia... escondendo programa Alckimin 

Mídia... continua bandida e fajuta 

Mídia... continua sua tradição direitista 

Mídia... sempre com dois pesos e medidas  

Mídia... parcialidade escandalosa 

Mídia... ela e o poder em discussão 

Mídia... em busca de um estado de golpe 

Mídia... comprovado, Alckimin é preferido 

Mídia... imprensa não elege presidente 

Mídia... totalmente imparcial 

Mídia... longe do ideal sério que diz 

Mídia... a solidão dos jornais 

Mídia... Observartório da Imprensa mostra 

Mídia... esforço comoventes da Direita 

Mídia... decepcionada consigo mesma  (+) 

Mídia... falsa informação premeditada 

Mídia... sempre blindando a Direita   

Mídia... as desinformações premeditadas 

Mídia... esconde atos dos estudantes 

Mídia... sempre muito comprometida 

Mídia... imprensa suja e bandida 

Mídia... novas leis para comunicação 

Mídia... demonstra desigualdades 

Mídia... sempre criando novas bombas 

Mídia... Lula atende a bandidos 

Mídia... falácias sobre as eleições 

Mídia... bandida tem medo de seus erros  (+)    

Mídia... tentando entender a manipulação 

Mídia... quer manipular pesquisas 

Mídia... jornalistas não confia nas fontes 

Mídia... imprensa bandida 

Mídia... escreve com segregação social 

Mídia... tentando mentir para o povo 

Mídia... a serviço dos engomadinhos 

Mídia... jornalismo sem nenhuma ética 

Mídia... ombudsman se tornou uma farsa 

Mídia... a imprensa está contra Lula 

Mídia... é irresponsável em todo canto 

Mídia... uma leitura crítica sobre ela 

Mídia... analisando seus posicionamentos 

Mídia... achismos para todo lado 

Mídia... crou muita confusão no mensalão 

Mídia... voltou aos tempos da ditadura 

Mídia... exagerou-se sobre mensalão 

Mídia... Ronaldo critica exageros besteiras  (+) 

Mídia... faz crise entre Lula e Ronaldo  (+)  (+) 

Mídia...é coerente só com a Direita 

Mídia... oportunismo da direita política 

Mídia... comemorando um ano de falsos 

Mídia... o povo não confia 

Mídia... coronelista e severina 

Mídia... brasileira está venezuelando 

Mídia... não ouve o outro lado   

Mídia... não quer justiça, quer oposição 

Mídia... escândalos não dizem nada 

Mídia... esconde crimes da era FHC 

Mídia... que julga e condena  

Mída... que desinforma e mente  

Mídia... mentira num blog de Mídia  

Mídia... CNBB desmente a imprensa 

Mídia... pesquisa assusta a imprensa  

Mídia... imprensa preocupada com ética  

Mídia... Internacional: Deus é brasileiro 

Mídia... não sabe sobre partido unido 

Mídia... falseia informações sérias 

Mídia... estrangeira questiona Petrobrás 

Mídia... é desacreditada no mundo todo 

Mídia... é mentirosa e fantasiosa 

Mídia... não é neutra e não criticável 

Ideologia em forma de reportagem 

Brasiliense... matéria contestada  (+) 

Globo... imprensa bandida contra Lula-PT 

Globo... tenta se defender das suas mentiras 

Globo... enfrenta nanicos ousados 

Globo... contestada em suas mentiras  (+) 

Globo... bandidando com a informação 

Globo... foi a mentora do golpe das fotos 

Globo... CBN multado por campanha 

Globo... bandida silencia por tucanos 

Globo... posicionamento declarado 

Globo... e acordos com oposição 

Globo... consertando a má informação 

Globo... Bittar desmente reportagem 

Globo... reporter dispensado por ser ético   

Globo... repórter comenta mentiras 

Globo... reportagem por encomenda 

Globo... ilusionista é jornalista 

Gás... desmentindo inverdades 

Gás... todo mundo virou nacionalista 

Gás... a mídia tentou fazer terror 

Gás... terrorismo contra questão boliviana 

Arnaldo Jabor... carta ao bobo da mídia 

Arnaldo Jabor... carta ao tolo da imprensa 

Arnaldo Jabor... tolices de descréditos 

Tony Blair vence a mídia contraria 

Fidel... exige retratação da revista 

Fidel... desafia a revista mentirosa 

Fidel... a verdaeira riqueza dele 

Fidel... revista inventa riquezas para ele 

ABI critica a imprensa brasileira 

Novo Conservadorismo na AL 

Como no regime militar 

Criminalização dos Movimentos Sociais 

Desinformação no Valor Econômico 

Enquanto a mídia-cão ladra 

Estadão... imprensa bandida contra Lula-PT 

Estadão... jonalismo lombrosiano 

Estadão... quer confundir seus leitores 

Site preenche lacunas da mídia 

Imparcialidade no Rio Grande do Sul 

Época... fazendo uma imprensa bandida 

Época... a CUT contesta reportagem 

       

Veja... crimes contra a verdade 

Veja... imprensa bandida contra Lula-PT 

Veja... Dossiê da revista bandida do Brasil 

Veja... continua campanha contra Lula-PT 

Veja... Minardi é o pitbull da revista 

Veja... não se dá entrevista à mentira 

Veja... Procuradora desmente a revista 

Veja... filho de Lula processa a revista 

Veja... queimada pela juventude 

Veja... falsa expectativa prejudica PSDB  (+) 

Veja... continua insana na campanha 

Veja... razões da ira desta revista bandida 

Veja... manobras anti-democráticas 

Veja... leviana e fantasiosa 

Veja... fogueira dos jovens contra ela 

Veja... banditismo na imprensa 

Veja... condenada no apoio ao PSDB 

Veja... um panfleto tucano 

Veja... Justiça obriga à retratação 

Veja... mais uma mentira deslavada 

Veja... justiça exige retratação 

Veja.. alimenta preconceitos sociais  (+) 

Veja... jornaleiro não vende a revista 

Veja... acusou de novo sem motivo  (+) 

Veja... denúncia infudada sobre o cacau 

Veja... Lula responde se quiser 

Veja... Pimenta desmente a revista 

Veja... José Dirceu desemente a revista 

Veja... Valverde desmente a revista 

Veja... insiste no crime que cometeu 

Veja... criticada por jornalistas   (+) 

Veja... muda de acordo conveniência 

Veja... comprova o anti-jornalismo 

Veja... Palloce processará por denúncia 

Veja... a podridão da revista de sempre 

Veja... petistas condenam a reportagem 

Veja... PF critica a irresponsabilidade 

Veja... o jornalista é um bandido 

Veja... processada pelo Presidente Lula 

Veja...  PF investiga dossiê falso divulgado 

Veja... distorce fatos em Aracaju SE 

Veja... Direita ante-esquerda 

Veja...exagerou com Garotinho 

Veja... sem compromisso com verdade 

Veja... mente de novo, com sempre 

Veja... adulterou informações  

Veja... Itaipu desmente e processa 

Veja... taipu desmente a Revista 

Veja... é desmentida de novo 

Veja... Aldo Rebelo desmente 

Veja... ataca a calunia Marina Silva 

Veja...  mente de novo  

Veja... mente e altera declarações  

Povo... Formadores de Opinião frustrados 

Povo... não acredita nos falsos da mídia  (+) 

Bastos... rebate mentiras da mídia 

Dirceu... critica oposição e a mídia 

A Imprensa desinforma de novo  (+) 

Propaganda de Classe  

Imprensa critica apoio de Bono  

Folha... imprensa bandida contra Lula-PT 

Folha... plantou e não quer colher 

Folha... PF quer quebrar sigilo do jornal  (+) 

Folha... Pomar critica posições do jornal 

Folha... bandidando com a informação 

Folha... campanha contra o PT e Lula 

Folha... questões levantadas contra o PT 

Folha... censurou comentários contrários 

Folha... a mídia nas mãos de bandidos 

Folha... o PT se defenderá de calúnias 

Folha... preservando a fauna tucana 

Folha... Petrobrás desmente informação 

Folha... deputada pede direito de resposta 

Folha... Juventude PT contesta jornal 

Folha... assume posicionamento político 

Folha... compactuadno com muitos erros 

Folha... coberturas imparticiais 

Folha... novas mentiras direitistas 

Folha... leitor condena o anti-lula 

Folha... UNE desmascara o jornal  

Folha... ombudsman condena o jornal 

Folha... quer a desinformação nacional 

Folha... imprensa padrasta 

Folha... confunde mais que imporma 

Folha... confunde e prejudica o social 

Folha... distorce informações 

Folha... rebatida pela UNE 

Folha... erros na cobertura do PT 

Folha... mente sobre repasse de verbas 

Folha... admite falsa informação dada  

Mentiras... senadora desmente imprensa 

Mentiras... jornalista admite sua mentira  

Mentiras... mais uma da imprensa  

Mentiras... jornal noticia mentiras  

Mentiras... sites dão informações erradas  

IstoÉ... imprensa bandida contra Lula-PT 

Istoé... bandida mentiu propositadamente 

IstoÉ... frente na mediocridade nacional 

IstoÉ... Direita anti-esquerda 

IstoÉ... mente e esconde a verdade  

IstoÉ... mente e é desmacarada  

Em 2005    # 

Mentiras de um falso informante  

Imprensa é processada por difamação  

Imprensa a serviço da Direita  

Mídia quer o caos PT-Lula 

No Geral a Imprensa não é séria  

Mentiras para desestabilizar o governo  

Justiça condena a Imprensa   

Homenagem a Dilma Roussef  

Imprensa usa palavras fora do contexto  

Vencendo a Mídia   

Fuzilamento Político 

Imprensa no Limite da Credibilidade 

Mídia faz o jogo da Oposição 

Imprensa em Desserviço 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Segunda Feira

    2005... Outubro  Novembro  Dezembro   2006... Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out 

 

Colunistas Convidados Especiais     Atualidades

CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO 

 

Outubro 2005

Dia 10...Nesse negócio de ser “evangélico”, estou fora! Ser evangélico, na concepção geral, é ser esperto, bandido, vendedor de oração e pseudos milagres, é ser aproveitador de circunstâncias para encher igreja, é ser arrogante, massante, gritador, manipulador de emoções, confusento com a crença alheia, intolerante, amargo, beato ao extremo, uma verdadeira bomba humana que explode em qualquer lugar, se acredita que o Espírito Santo quer.

Dia 17,,, Uma notícia informa que as religiões estão se unindo em favor do sim, no referendo contra a comercialização de armas de fogo. Qualquer que seja as conseqüências, é isto que é cristão, é isto que é qualquer mínimo de espírito religioso, em qualquer lugar do mundo, em qualquer religião, religião. Esse ecumenismo, como outros tantos, é salutar e está perfeitamente dentro da Vontade de Deus, de Jesus e da orientação do Espírito Santo.

Dia 24... Há dois tipos de cristianismo vigentes, aquele que aparece, o amostrado, o que diz ser a maioria  e ,de uma forma ou outra, é o que vigora nos catolicismos e evangelicalismos em geral; ele é falso, não se trata do que realmente Jesus ensinou, ele é místico, vive ansioso por algum tipo de poder. Há o verdadeiro cristianismo, sempre foi e continua sendo clandestino, perseguido, de pouca gente, mas seguro, pacífico e à margem das evidências.

Dia 31... Pseudo-Ordens de Jesus move um falso cristianismo. Entre as muitas “ordens” que há por aí, ditas como da parte de Jesus, uma é a de que a igreja deve crescer, encher-se, ser, até, demasiadamente grande, mega, para que, assim, dê testemunho de ser igreja, e abençoada, do verdadeiro Cristo. Isso é falso, a verdadeira igreja de Jesus é muito pequena... nosso papel não é este, somos convocados por ele, só, para pregar o Evangelho a todo mundo.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Novembro 2005

Dia 07... O grande paradoxo de verdades no cristianismo. Há muitas contradições conscientes e essenciais na fé cristã. Uma é salvação não depender em nada dos merecimentos de uma pessoa, pelo contrário, o merecimento crido, afasta a pessoa da salvação. Outra contradição, é obrigatoriedade de ser pregada a todo mundo, mas já se sabe que pouquíssimos se aventurarão pelo arrependimento. Outras existem, todas vêm da sua unicidade final.

Dia 14... Avivamentos são negações do amor e domínio de Deus sobre a Igreja... Acreditar, pedir e defender a idéia de “avivamentos” é tomar posição de não acreditar no amor de Deus para com a humanidade, quando escolhe momentos para “salvar mais uns que outros”, quando poderia fazer muito mais e sempre, e “salvar” multidões, conforme diz que ama a todos; não fazer deste jeito, demonstra, também, que não tem pleno domínio da história.

Dia 21... Diferente de todas as religiões do mundo, o cristianismo ensina que a salvação eterna não depende de merecimentos pessoais, mas, somente do sacrifício de Jesus na cruz pelos seus arrependidos; e dentro desta visão perfeita de entendimento da alma humana, fica claro que, qualquer religião, dentro ou fora dos arraiais cristãos, quanto mais exigente pela salvação dos seus, menos tem a oferecer de garantia intrínseca para esta salvação.

Dia 28... É muito interessante o “reavivamento” religioso, não espiritual, que estamos vivendo em nossos dias, diante do “apagão” de décadas passadas; Jesus está, de novo, em tudo, de todas as formas, em todas as manifestações, até mesmo em religiões não cristãs... só que, pelo modernismo fustigante, este movimento “de volta”, está produzindo futuros ateus, pois ele é sem temor, sem tremor, sem o devido respeito ao sagrado, ao cultual.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Dezembro 2005

Dia 05... Me perguntaram a diferença entre “evangélico” e góspel”; para mim, é a resposta de Deus, de que eu devo continuar evangélico, pois não gostaria de ser mais assim chamado, já que muitas novidades, copiadas das paixões do mundo, estavam sendo chamadas de “evangélicas”; hoje esta palavra é rejeitada, a expressão mais aceita e divulgada é a outra... isso é bom, vai melhor determinar quem é quem dentro do cristianismo mundial.

Dia 12... Me deram um livro defendendo a “liberdade religiosa”, um dos princípios batistas em todos os tempos; não se pode é confundir, o que o livro quer mostrar como coerente, que isso quer dizer que os batistas devem aceitar esta diversidade nos seus arraiais. É muito batista defender todos os direitos, inclusive o de crer diferente dos batistas, mas, é batista, a convivência sadia dos iguais, respeitando o agrupamento dos diferentes à distância.

Dia 19... Há músicas e músicas na religião mais musical do mundo. Vou me prender à verdadeira música, aquela que é capaz de unir até as mais distantes e extremas religiões do mundo, mais ainda dentro do cristianismo; o grande exemplo é “Aleluia” de Hendel, mas há muitas outras de grandes encantos, que silencia o mais inquieto coração, leva à reflexão, a mais distraída ou rebelde das almas. O cristianismo é isto, e fora disto não é cristianismo.

Dia 26... Natal e Páscoa são os dois grandes dias do cristianismo... Num, Jesus nasce, noutro, Jesus morre; no primeiro, Jesus é “Emanuel”, Deus conosco, primeiro grande ato do amor de Deus pelas suas criaturas; no segundo, ele é crucificado, morto, o segundo e principal ato que demonstra o grande amor de Deus com a humanidade... Ele fez o impossível e o impossível para viver este grande amor.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Janeiro 2006

Dia 23... Há muita semelhança entre o Cristianismo de hoje, e aquele dos primórdios, após a liderança papal católico; os dois tempos têm se notabilizado pela necessidade de um crescimento a qualquer custo da cristianização das gentes. Muitas concessões foram feitas e tem sido feitas neste objetivo de meganizar as igrejas e a influencia delas a partir do número de adeptos que venha demonstrar.

Dia 30... Está acontecendo nas várias denominações espalhadas no cristianismo, inclusive na Igreja Católica, com o movimento carismático, uma necessidade de se fazer religião, através da expansão desenfreada e competitiva, para tanto, qualquer coisa vale a pena, basta que funcione neste intento; abre-se mão até de doutrina e práticas bíblicas. Na Idade Média, o catolicismo fez a mesma coisa.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Fevereiro 2006

Dia 06... Única religião no mundo que ensina a salvação eterna sem merecimentos. Todas as religiões outras, pregam, de um jeito ou outro, salvação pelos méritos pessoais, o que faz o ganhar ou o perder, ser, quase, a mesma espontaneidade de cada momento. Isso é tão forte, no coração do homem, que dentro do cristianismo, a grande maioria consegue driblar o ensino principal, para dar evasão a este falso.

Dia 20... Sempre houve cristianismo bíblico, paralelo ao cristianismo católico romano; sempre perseguido como o cristianismo herege, por ser chamado de cristianismo anabatista, rebatizador. A Reforma Protestante, não re-iniciou o cristianismo verdadeiro, ele apenas abriu caminho político para que o mesmo, apoiasse os reformadores, e tomasses seus caminhos com muita liberdade, pelo mundo.

Dia 27... É claro que não é a primeira vez que isto acontece, nem será a última, na história do cristianismo, mesmo considerando que é uma contínua ação que momentos é de grupos isolados, outros momentos é de uma grande maioria dos grupos: há uma necessidade de fazer coisas e outros rituais mais, aparentemente espirituais, não para exaltar a divindade soberana, mas impressionar seguidores a ela.

Dia13... Nos Estudos Bíblicos Formato Sete Itens, deste site, será incluído um estudo com o título: Por que não embarcamos no culto atraente que entusiasma multidões com modismos e pseudo-espiritualidades. Um dos argumentos, é: O tipo de adorador que é atraído e desenvolvido com esta prática não tem qualidade e profundidade bíblica, como acontece com a lata vazia que faz muito barulho.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Março 2006

Dia 06... Um estudo recente, no formato sete, no site da igreja, chama a atenção quanto a diferença entre culto a Deus e celebração. A diferença é extrema. Basicamente e fundamentalmente, num ato, busca-se, reflexivamente, produzir alegria no coração do Soberano Senhor, enquanto no outro ato religioso, busca-se demonstrar, ao criador, a alegria do coração dos adoradores.

Dia 13... Todas as religiões têm defeitos, e mais especificamente, todas as denominações no Cristianismo, têm defeitos, principalmente em seus adeptos, seus seguidores, em duas proporções básicas: quanto mais certeza de suas convicções e da salvação somente pela fé, mais defeitos; quanto menos esta certeza, menos defeitos aparentes, menos desobediências, menos falhas nos relacionamentos.

Dia 20... Os exageros verificados em muitos religiosos, dentro e fora do cristianismo, demonstram muitas verdades; e todas se resumem numa só: “quanto menos descansa no que crer, mais se necessita provar a si, para aos outros e principalmente a Deus, o que diz acreditar”. Desta forma, a pesar de tantos religiosos, proporcionalmente, quase ninguém acredita na religião que professa e defende.

Dia 27... A liberdade e a tolerância que o cristianismo ensina, mesmo que o tempo, de cada época, fez cristãos ou cristianizados a se comportarem como pagãos, chegando a extremos das perseguições e guerras, é o grande mal benéfico que lhe acalcanha. Enquanto lhe limita o crescimento real, ao mesmo tempo, lhe limpa, abrindo portas para tudo que herético lhe venha transpor se testemunho.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Abril 2006

Dia 03... O preço de ser a maior religião do mundo, o que trás benefícios, os mais variados possíveis, a todo o mundo, é a grande perda que esta maravilha da religião, experimenta. Para ser do tamanho que é e por causa disto, também, é a manifestação religiosa que mais sofre com infiltrações hereges, principalmente vindas do paganismo, do misticismo e outros ismos que a alma humana aprecia no que crer.

Dia 10... Algum tempo atrás, alguém afirmou que o maior problema do cristianismo é a liberdade que se dá para ler, estudar e interpretar livremente a Bíblia. Não é esta a verdade. As muitas religiões que existem dentro do cristianismo, não é por causa disto, é por que há, para cada um dos grupos que surgem, um jeito, ou jeitos, de ter “palavra de Deus”, além da Bíblia, por muitas maneiras particulares.

Dia 17... É provável que, em toda história do cristianismo, a pior heresia que surgiu foi a do pentecostalismo. O “arminianismo” que prega é claro, evidente, é a coluna principal do ser e do fortalecer-se como heresia; mas tudo isto vem maquiado de tal forma que, até a grande maioria dos que percebem a heresia, se acomodam a defender tudo, ou simplesmente se calar por receio de tomar posições.

Dia 24... No site da igreja, na página de estudos bíblicos em formato sete [veja], está juntando uma série de estudos rápidos e profundos, sobre o “pentecostalismo” [veja], onde uma série de informações e características, demonstra o lado obscuro, perigoso, doentio, fanático e farisaico, em doses excessivas, acontecem dentro do cristianismo-pagão de nosso tempo

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Maio 2006 

Dia 01... Numa pregação, mencionei sete conseqüências provenientes, espontaneamente, da existência de uma confiança, plantada por Deus, como ação da Graça, no coração do verdadeiro cristão. Ao todo são, quatro efeitos positivos e três, outros, efeitos negativos, que em outras palavras, são acomodações naturais em todos que descansam naquilo que acreditam de verdade. [leia]

Dia 08... Há uma similaridade muito grande entre o espírito que rege o cristianismo e a democracia. Entre os pontos mais essenciais, está a auto-purificação... a liberdade que afronta a lógica humana, faz com que os erros e desvios que surja no correr de sua prática, pelos mais variados motivos, promova uma depuração que lhe leva a vanguarda, mesmo diante dos pequenos avanços em outras plagas.

Dia 15... Inimigos do verdadeiro culto a Deus: (1)o entretenimento para atrair adoradores, (2)o entretenimento para segurar adoradores, (3)a ausência de ordem, descência e discernimento, (4)a ausência de sã doutrina, profecia e apelo, (5)a música com letra, ritmo e equilíbrio inadequados, (6)a música com origem, divulgação e significados impróprios, (7)falta de confiança no domínio, direção e bênção de Deus.

Dia 22... Crítica, Inveja e Competição são marcas profundas do ser humano, frutos do pecado original; como em outros aspecos, no cristianismo, estes males são, naturalmente “malignos”, perversos e totalmente humanos; a ação divina está em transformar tudo isto em algo benéfico e produtivo, até mesmo para a proclamação do Seu Evangelho... disto tudo pode se nascer novo brinlhantismo cristão.

Dia 29... Algum tempo atrás, eu afirmava que, pelo que estava por aí, com certeza, eu não era “evangélico”, mas aí, o grupo da novidade assumiu o nome de “gospel”, aí eu voltei a ser “evangélico”; agora, pelo que está por aí, afirmo, sem dúvida nenhuma, “eu não sou batista”, e estou aguardando, na providência de Deus, que os novidantes adquiram um novo nome, para eu voltar a ser “batista”.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Junho 2006 

Dia 05... No Cristianismo em geral, repete-se a história, quando a Igreja Católica abiu mão de sua teologia original, pelo menos a que recebeu da Igreja Primitiva, para atrair e manter grande os seus quadros. Os Evangélicos, e em especial, muitas igrejas batistas estão fazendo o mesmo, e a prática afirma o seguinte: “o fim justifica os meios”, o importante é o crescer, manter-se grande.

Dia 12... Numa pesquisa de porta em porta, feita pela igreja, grande parte disse que acha nossa igreja muito tradicional... na pastoral, conversei com a igreja sobre os rótulos, que como o “cristãos”, “anabatistas”, “protestantes”, “evangélicos”, “crentes”, “tradicionais” demonstra uma tentativa de denegrir, mas que com o tempo torna-se moda, e outro rótulo virá para a minoria respeitada e salva.

Dia 19... Não podemos esquecer, sob hipótese nenhuma, alguns aspectos fundamentais, históricos e totalmente bíblicos, teológicos e existenciais: multidões e cristianismo são antagônicos, Mt.7:13-14; poucos, mas salvos, guiados pelo Espírito Santo, faz mais que outros e faz com que o verdadeiro cristianismo e a sã doutrina, permaneçam, mesmo quando sob pressão da perseguição doentia.

Dia 26... É muito provável, num aspecto bem prático-teológico, o cristianismo é a única religião do mundo, onde seus adeptos se esforçam por convencer e converter seus próprios adeptos a se tornarem cristãos segundo a visão de cada um. Isto é inteiramente benéfico, produz algum sectarismo, mas efervesse uma purificação do que realmente se crê como teologia cristã para os povos e para os séculos.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Julho 2006 

Dia 03... É muito interessante a estratégia de Deus, na proclamação do santo Evangelho. A grandessíssima maioria de cristão, não o são verdadeiramente; e são eles que, pelas suas várias posições na história, estão à frente, desbravando o mundo pagão, marchando em nome do Evangelho, propagando o cristianismo, como faz  exército na batalha, e o verdadeiro cristianismo vem atrás, como força de ocupação.

Dia 10... Ainda há uma grande influência do paganismo na prática cristianizada da grande maioria das religiões e denominações dentro do cristianismo... o ensino de uma divindade pronta a atender aos apelos dos adoradores, é um deles; a idéia de que a oração pode “mover o sobrenatural” é outra delas; enfim, a necessidade de ser “semideus” é o básico nesta matriz pagânica que muitos querem desenvolver.

Dia 24... Na home da igreja, estamos iniciando www.fariseus.cjb.net, uma iniciativa de, diariamente, atualizar informações sobre os fariseus do tempo de Jesus, da história e dos dias de hoje. Este comportamentos religioso muito próprio do ser humano, capaz de conduzir muita gente para as mais terríveis atuações anti-bíblicas e com profundo entendimento de estar agradando ao Senhor.

Dia 31... Com a Igreja Universal do Reino de Deus, houve uma preocupação de diferenciar, mesmo entre os chamados “Evangélicos”, igreja de igrejas... este se tornou um marco no Brasil, como já deve estar acontecenco pelo mundo, com outros fatores, para que o cristianismo esteja se afunilando, mais ainda, talvez entre os “tradicionais” e os “contextoalizados”.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Agosto 2006 

Dia 07... Se entendemos na Bíblia que a misericórdia de Deus providenciou o plano mais fácil para a salvação do maior número possível de pessoas, e com isto, sabemos que esta salvação é só pela fé, nunca pelo merecimento pessoal, ficamos indagando como seria, se fosse diferente, quando facilmente percebemos que é esta facilidade que tem encontrado resitência no coração da grandicissima maioria.

Dia 14... Há vários tipos de cristianismo, com relação ao culto prestado a Deus... há o cristianismo do entretenimento, da diversão, onde o culto se volta a agradar os adoradores, a embalar e a acariciar os egos famintos e carentes dos freqüentadores... há o cristianismo cujo melhor culto é o serviço, é a adoração dedicaca a produzir atuações na obra, no Reino do Senhor.

Dia 21... No boletim último, mencionamos os pejorativos que a igreja de Jesus Cristo já sofreu na história... Cristãos, Anabatistas, Protestantes, Evangélicos, Crentes, Tradicionais, Antiquados. Cada nome desse foi dito em relação à maioria bíblica, só que depois que as heresias chegavam e dominavam, o pejorativo seguinte acontecia, e a história toda recomeçava para o pejorativo seguinte.

Dia 28... A Música ao Senhor, deve ser oferecida por critérios como: Letra com mensagem puramente bíblica, Ritimo adequado à refelxão e exaltação cerimonial, Origem fincada em vidas genuinamente convertidas, Identificação com igrejas bíblicas, Destinatários divinos, Hipnose rejeitada e Imitação mundana condenada.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Setembro 2006 

Dia 04... Há, depois da década de 60, para cá, uma grande necessidade de enchimento das igrejas; com isto, biblicamente e hereticamente, muitos métodos de crescimentos se somaram; e com isto, muitos comportamentos anti-bíblicos se concretizaram. Atualmente, entre os vários que surgiram, há o “Igreja dirigida por propósitos”, cuja filosofia é fazer qualquer coisa que promova atração pseudo-espiritual de multidões de não crentes. [leia]  

Dia 10... Ao contrário do que se divulga, na verdade, biblicamente, não há ensino correto, em sã doutrina, fora do respaudo teológico. O estudo e a pregação devocional pode ser interessante, mas não produz verdadeiro ensino, não produz verdadeira aprendizagem, pode agradar momentaneamente, numa ou outra circunstância, mas não passa disto; o ensino teológico é profundo e atinge toda situação.

Dia 17... “Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor”, no culto cívico, lembramos que isso tem alguma coisa a ver com o Brasil, a pesar de não termos o passado e o presente de muitas nações que rejeitaram a idolatria e o misticismo em sua história; mas, com tudo, todos acreditamos que “Deus é brasileiro”, pois Sua misericórdia nos faz um povo tolerante e feliz, uma terra fértil e abençoada.

Dia 25... Outro discutia-se o quanto foi bom o “cristianismo” ter se espalhado e assumido poder como religião no mundo. Será que foi bom? Se por um lado ficou mais fácil pregar a verdadeira fé cristã, com este fato, por outro, tem-se produzido tanta gente enganada e acomodada com a falsa fé que se tem distribuído por aí, que não se pode concluir quanto a ter sido bom ou ruim, isto.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS   

Outubro 2006 

Dia 02... O “poucos” mencionado por Jesus, como aqueles que vão passar pela “porta estreita”, é bem menos do que podemos imaginar, é “pouquíssimos”. O Evangelho, foi planejado para salvar o maior número possível de pessoas, mas vai beneficiar um número irrisório, diante do “muitos” que permanecem na “porta larga”, o “como a areia do mar” do Apocalipse. Mateus 7:13-14, Apocalipse 20:8

Dia 09... Estou preparando o material de Leitura Bíblica Diária para o ano que vem, a vesão melhorada daquela que estamos usando neste ano, e stou facinado mais ainda, com a beleza do ensino bíblico de maneira direta e indireta, em todos os textos. Deus, realmente, sabe o que tem feito com conosco como salvos, como gente que está sendo preparada para a eternidade no céu.

Dia 23... Na verdade o número dos salvos é sempre muito pequeno, é o que a Bíblia ensina; mas, assim mesmo, nosso papel de igreja é pregar o verdadeiro evangelho; assim, devemos descobrir jeitos de manter a grande maioria de interessados por perto, sem necessariamente passamos a falsa impressão que estão convertidos, salvos, para mantê-los religiosos pelo medo ou a falsa espiritualidade.

Dia 30... Falando sobre a Obra de Evangelização, o trabalho missionário, afirmávamos que, mesmo “perdendo” gente bênção e querida em nosso meio, vale a pena ver a igreja de Cristo se multiplicando, formando novas igrejas, abrindo novas agências de pregação da Palavra de Deus; isto é obedecer o ide de Jesus e confiar no “Sempre estarei convosco” afirmado por Ele.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

 

 

 

 Terça Feira

2005... Outubro  Novembro  Dezembro   2006... Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out 

 

Colunistas Convidados Especiais     Atualidades

CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO 

 

Outubro 2005

Dia 11...Como é belo e gostoso ver gente... andando, falando, gesticulando, passando, tentando ser gentil, sendo elas mesmas na maioria do tempo, trabalhando, cultuando ao jeito do que cada uma crer, sendo belo e luz em todo canto, fazendo a vida de todo mundo ser diferente entre si; é gostoso ver gente viajando, dormindo, vivendo, vivendo e vivendo... tudo mostra um Deus criativo e muito sábio, capaz de produzir muita sarna e não se cossar.

Dia 18... Já é dito que o tempo é o melhor remédio para tudo: quem vive, e quanto mais se vive, entende perfeitamente isto; muito se tem perdido com lutas de agora, quando na verdade, qualquer que seja o resultado dela, pouco interferirá no futuro; os homens se adaptam muito bem a qualquer situação, nada vai além do que deve, no futuro, pois até, os próprios que hoje provocaram, amanhã, de algum jeito, lutarão para minimizar as conseqüências.

Dia 25... Convivência é algo extremamente paradoxo, em todos os sentidos. Co-existir com outras pessoas, próximas ou não, é algo de exagerada dificuldade, traz um preço exorbitante, muitas vezes impossível a alguns muitos; em contra partida, nos mesmos limites distantes deste extremo, é por demais fácil, gratificante, realizador, um doce mel que acalanta nossos lábios, em alma... tudo depende do que preferimos trilhar nesta caminhada.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Novembro 2005

Dia 01... Todo homem é produto do seu meio. O verdadeiro cristianismo afirma que um homem dirigido pelo Espírito Santo, pode conviver no inferno, e ainda assim será um autêntico cristão... por ele mesmo, sem ajuda externa, qualquer, ele será o que seu ambiente determina, o que suas circunstâncias provocarem, por isso, todo criminoso deve ter uma advogado que informe ao jure o quanto ele foi vítima do crime que cometeu.

Dia 08... Vai chegar o momento de se fazer campanhas em favor da família. Como se faz em relação ao meio ambiente, aos animais e a outras situações já degradadas, mas ainda em tempo de recuperação, assim, dentro de pouquíssimo tempo, haverá pela família e os efeitos super benéficos que ela produz ao bem de toda e qualquer sociedade. A mesma mídia incansável que alimenta a destruição da instituição celular, cobrirá ações para reverter o quadro.

Dia 15... Toda Sociedade é perfeita no seu momento particular. A perfeição que se possa buscar na existência e sobrevivência de qualquer grupamento humano, tem que considerar o patrimônio cultural que tem, as circunstâncias que a envolve, física e espiritualmente, e onde, coletivamente, se pretende chegar; com todo este aparato em mãos, nunca discordaremos que todas são completas, absolutamente perfeitas em cada momento que existe.

Dia 22... Sexo e comida são os grandes motivadores sociais. Cabe uma reflexão, uma discussão profunda, analisar esta afirmativa que tenho lido em sociologia, no mínimo, se é verdade, maior do que estes motivadores, o Criador, que assim planejou, torna-se, em conclusão, o máximo motivador a partir de Sua criatividade na sábia escolha e programação destes dois fatores para a proliferação e a manutenção da existência de todos os seres criados.

Dia 23... Outro motivador social é o Poder Econômico. Enquanto Comida e Sexo promove discórdias para o melhoramento social, para o aperfeiçoamento de uma civilização, o poder econômico promove, também, atritos, mas gera degradação, egoísmo; os dois primeiros levou o homem ao grupamento, ao desenvolvimento das funções complexas e progressistas de um povo, este conduz à destruição, à eliminação de muitos seres humanos.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Dezembro 2005

Dia 06...  O ser humano em comunidade, tem alto poder de adaptação... Individualmente isto é perfeitamente visto, coletivamente, mais ainda. O homem é capaz de se adaptar a toda e qualquer situação, dê-lhe tempo e oportunidade; se encontra pessoas felizes e infelizes em qualquer circunstância que venhamos imaginar, podemos até pensar no inferno, o pior dos lugares, dentro daquelas limitações, encontraremos os dois ao mesmo tempo.

Dia 13... “...é como a Arca de Noé, dentro os bichos se incomodam e se ferem, mas fora, não há salvação. Ouvi isto em relação à igreja, concordo em parte, mas aplico à sociedade, onde concordo inteiramente; a convivência  social pode trazer muitos incômodos e ferimentos, mas é certo que fora dela não há salvação, não há sobrevivência; cabe a cada um, aceitar, se adaptar, descobrir como incomodar menos e ser feliz em tudo isto, com tudo isto.

Dia 20... Há um interesse superlativo no ruim e na desgraça. Os noticiários já descobriam isto, a audiência cresce, quando, no mínimo, passa-se a idéia de que há uma catástrofe a se dizer. Atualmente no Brasil, o que as CPIs e a oposição declara, não atrai nada e ninguém, não se acredita mais, nada se prova... a imprensa está buscando palavras soltas de José Dirceu, para coloca-lo contra o governo.

Dia 27... O Marketing é a ciência de conhecer e dar direções à sociedade. Ainda está em desenvolvimento, já é ciência, mas está crescendo, e já é capaz de fazer muita coisa, muita manipulação social. Fica-se sabendo o que pensa e o que provoca o pensar de uma sociedade para o bem dela mesma; sabe-se o que gosta e o que a leva a gostar de uma ou outra coisa, visando o crescer moral e ético dela mesma.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Janeiro 2006

Dia 24... Discute-se muito, que o Capitalismo venceu o Socialismo, o que não é verdade. Além do espírito socialista ainda está muito vivo no coração das sociedades, o capitalismo, com teu seu poder econômico-determinante, tem estado mais socialista do que se podia imaginar em décadas passadas. O Capitalismo, para sobreviver, tem que marchar, sempre, em direção aos princípios do socialismo histórico.

Dia 31... Há dois tipos de incômodo social: aquele que provoca mudanças criativas, ou na ação ou na reação; ou a partir de quem se mostra incomodado, ou de quem sofre a crítica da turba... o outro tipo, é aquele que existe por existir, aquele que é apenas uma jeito de ser, que se mostra real, inclusive incomodante, reclamador, mas que não age para melhoras, nem faz por onde as soluções se manifestarem.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Fevereiro 2006

Dia 07... É muito interessante a convivência social, por causa da grande complexidade do seu cotidiano, há uma simplicidade extrema nos moldes que determinam a sobrevivência de todos e de cada um em particular. Humildade, dependência, perdão e simples e pura demonstração de amor e carinho, mesmo que a um mínimo de pessoas, possível, são ingredientes baratos, essenciais a qualquer pessoa.

Dia 14... A Sociedade é o berço dela mesma, no compasso que vive de sempre estar renascendo. Todo o tempo, simultaneamente, ela que já existe, é a grande parteira e babá dela mesma que está sempre renascendo. Conscientemente e involuntariamente, ao mesmo tempo, ela, espontaneamente, é e se faz a grande responsável, formadora, do que ela pretende para si, no seu amanhã em diante.

Dia 21... A Sociedade pode ser verificada em cada cidadão que a compõe, ela é a média, o comum que cada cidadão pode oferecer em seus relacionamentos. Qualquer pessoa, em qualquer lugar, ou situação sócio-econômica, pode ser visto como o retrato da sociedade em que está inserido a, pelo menos, dez anos, ou até menos, em muitos casos. “eu sou a cópia quase fiel do meu vizinho qualquer”.

Dia 28... Tudo é festa, este é o verdadeiro espírito da raça humana, o carnaval que o diga. Há aspectos negativos nisto, como em tudo, a partir de um determinado ponto de vista, no mundo. Há aspectos positivos, e alguns até demais, nisto, como em tudo, da mesma forma. O ser humano é festeiro, e isto nos desperta a estarmos atentos a sempre provocar esta veia, para que avancemos em outros temas.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Março 2006

Dia 07... Sempre há uma esperança, sempre se deve acreditar que o inacreditável pode acontecer. A sociedade é surpreendente, o grupamento humano é um grande baú de surpresas; até os fenômenos sociais mais previsíveis, são cheios de surpresas. Todos devem acreditar nisto, todos, inclusive governantes em todos os níveis, devem estar cônscios disto, desta verdade absoluta.

Dia 14... É certo que tudo acontece em sociedade. É certo que todos têm as mesmas chances de chegar onde nunca imaginaram que chegariam, economicamente, intelectualmente, e em outros aspectos. Na grande maioria das vezes, tudo fica dependendo da pessoa está no lugar certo, no momento certo, perto da pessoa certa, e as mudanças começarem a acontecer de curto a longo prazo.

Dia 21... O site da igreja está querendo iniciar, dentro de pouco tempo, uma página de biografias, entendendo que qualquer sociedade é formada de biografias, gente de todos os cantos, de todas as situações, que brotam espontaneamente, por uma via ou outra, trazendo contribuições importantes ao desenvolvimento social. São como tijolos fundamentais na construção de uma cultura crescente.

Dia 28... A maior arma para se viverm em sociedade, desfrutando de todos os benefícios que ela pode oferecer à coletividade, às pessoas em particular, é o “Respeito”. É do ser humano, e por isto os faz humano, e com isto os faz “imagem e semelhança” de Deus, o desejo de ser respeitado. Ao mesmo tempo, quem a isto atende, recebe do atendido, respeito e carinho em dobro. Isto é uma Lei Social.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Abril 2006

Dia 04... “Todos tem as mesmas mãos da vontade e da ação; todos carregam nos dedos do querer, a manifestação da bondade instintiva e contagiante do servir e do querer o bem. As mãos de gente, no mundo que vive em reunião, que entende a necessidade de olhar para o irmão, é a mão que Deus tem e fez, é a mão que Ele planejou para a perpetuação das gentes de mão, dos agentes de mãos.”

Dia 11... Ainda há muita arbitrariedade bem intencionada no mundo, no Brasil, na Bahia, em Teixeira de Freitas, dentro de minha casa. Ainda há algumas necessidades urgentes, daquelas “gritar para não perder a boiada”, mas muitas outras acontecem de maneira grotesca, pesada, e na grande maioria das vezes não dá nem para se pensar que seja, de alguma forma, necessária, mas bem arbitrária.

Dia 18... Numa brincadeira foi dita a verdade... enquanto os concorrentes usarem a internet para fazer propaganda falsa contra a Coca-cola, os consumidores vão cada vez mais consumi-la; mas no dia em que propagarem que o tal refrigerante é saudável, e tem uma fórmula capaz de curar câncer e evitar outras enfermidade, com certeza, o consumo dela vai diminuir consideravelmente.

Dia 25... A melhor coisa do mundo, ou uma das melhores, é a oposição. Já disse muito, “os amigos são bons, mas os inimigos são muito melhores”. Eles são nossos motivos para superar dificuldades, para sermos caprichosos, para, até, em última instância, gostarmos do que fazemos, ou se não gostamos, deixar algo e partir para aquilo que temos prazer em fazer. Oposição é a mãe da perfeição.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Maio 2006 

Dia 02... Parece se mostrar, que quando se trata de opinião pública, não é necessariamente importante, saber o que você fez, mas a maneira como fez ou tem feito. A sociedade não é injusta nisto, muitas vezes isto tem salvo muita gente de injustiças; quem falha nisto, são as pessoas que dramatizam, torcem, manipulam isto para os proveitos mais variados, e algumas vezes, injustos, possíveis.

Dia 09... Não precisa ir longe para conhecer e compreender a sociedade, é só olhar para dentro de si mesmo. Os motivos que nos move, são exatamente os mesmos que todos têm. As limitações que podemos ver em todos, são exatamente as mesmas que temos. Os defeitos e virtudes que percebemos em nós mesmos e nos outros, são verdadeiras tanto por lá, com todos, como por cá, com a gente.

Dia 16... “A História se repete”, pronunciamento de Marcus Tullius Cícero, 106-43 aC, em Roma. É verdade, ela sempre se repete. Alguns aspectos serão diferentes, até mesmo pelas mudanças que o mundo está, todo dia, oferecendo, mas a essência da história, esta, com certeza de repete; os homens sempre voltam, socialmente, a caminhos já trilhados em antiguidades, muitas vezes, recentes.

Dia 23... Mostre e comprove que você é vítima, e logo o mundo lhe cuidará. Esta mostra pode ser de muitas maneiras, pelo silêncio ou pela muita fala, pelo semblante triste ou alegre, pelo otimismo ou pelo pessimismo, consiga provar e todo mundo vai lhe acolher. Esta mostra pode ser consciente ou incosnciente, real ou falsa, bem ou mal intencionada. Faça e verá o mundo se apaixonar por sua causa.

Dia 30... O mínimo que se pode fazer, em benefício do mundo, é sempre estar em busca de dar um caloroso aperto de mão a quem quer que seja, ao todo ser humano que lhe apareça frente-a-frente. Este primeiro passo demonstra carinho, respeito, admiração, elogio, incentivo, a marca mais fácil e poderosa que uma alma pode produzir em benefício de outra alma e do mundo inteiro.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Junho 2006 

Dia 06... A cidade é a maior invenção, de todos os tempos, que o homem produziu. No aglormerado de gente, na vizinhança de pessoas, no acúmulo de famílias está o segredo mamífero de sobrevivência. O muro entre casas, é a coisa mais fantástica que esta invenção criou, nele está imposto todas as regras para a melhor convivência social desta gente toda que precisa estar interdependente o tempo todo.

Dia 13... Sociedade tem a ver com consórcio, um, de alguma forma, financiando o bem do outro e vice-versa, de maneira ordeira e natural. Na verdade o bem do outro é garantia que se tem para acreditar no bem de todos. A pesar do egoísmo, que não é tão ruim assim, ao bem de todos,, espontaneamente a engrenagem acontece neste organismo inteligente que a evolução impôs e ofereceu ao mundo.

Dia 20... A sociedade tem tudo a ver com “sociedade”, um sócio do outro, um detentor de direitos e obrigações, em relação aos outros; todos co-participantes dos lucros e dos preços para a manutenção do corpo empresarial social. Cidadania tem a ver com o perfeito entendimento, cada vez mais claros, de fazer todos conscientes desta realidade que não tem como deixar de viver.

Dia 27... Não há nada de novo em se afirmar que o ódio, o rancor, a amargura são venenos tristonhos que ferem e saem matando todo coração que os masca, e mais ainda, os que buscam, consciente ou inconscientemente alimentar. Mas é certo, também, que, mais nobre que fazer isto, que é até natural, é contrariar isto, viver diferente disto, atuar com atitudes que decepcione este comportamento.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Julho 2006 

Dia 04... Um sociólogo renomado definiu em curtos números, como ele disse, que Capitalismo e Socialismo, mais precisamente o Comunismo, pode ser definido assim: um beneficia 30% da população circunstanciados culturalmente em suas iniciativas; enquanto o outro beneficia 70% prejudicados culturalmente em suas iniciativas. O primeiro produz mais progresso que o segundo, para o mundo.

Dia 05... Como um tiro pela culatra, se antigamente era fácil manipular as turbas, como fez Hitler e muitos outros, quando a informação era restrita, e a população pouco sabia de tudo; mesmo com a mídia a seu favor, os poderes dominantes não conseguem mais enganar as gentes, e a prova, é as mudanças esquerdistas que estão revolucionando a América do Sul e a Central, e todo o mundo.

Dia 25... É muito difícil trabalhar com gente; é muito difícil conviver com a satisfação de pessoas. Motivados sempre pelos motivos mais mesquinhos, as pessoas estão sempre reclamar, mesmo que só falte pouco para se chegar ao ideal, mesmo que muito já tenha sido perseguido e vencido para se estar onde está; o homem sempre se entende, mas sempre condena outros, sem entender cada um.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Agosto 2006 

Dia 01... Dos homens que nascem, das vidas que se emergem à vida, sobem e forçam o guindaste do tempo, eis a vida que brota na lida, eis a marcha que nota o vento; extremos fascinantes de quem gosta de ser surpresa, macabras surpresas a si mesmos, a todos ao redor; nem que tenha que agir contra si, contra tudo e todos, para que se note a tida, para que se note cada um de seu momento.

Dia 08... Antes de tirar conclusões precipitadas, ao sabor do primeiro tempo do raciocínio, seria muito interessante sabermos, em conversas de reflexão, que é muitas vezes mais fácil entender e liderar um grupo, que fazer o mesmo com uma só pessoa. Até onde isto é verdade? Até onde isto é possível? Ou isto é, simplesmente relativo, depende de uma ou outra pessoa, de um ou outro grupo?

Dia 15... Não se fala mal de um povo, de uma gente que, sobrepõe a ditadura da má informação, que supera a força compugente da desinformação, notícias que não chegam, ou que chegam pela metade ou truncada, que chegam interpretadas aos desejos e interesses de uma estrutura e sistema já estabelecido e por tempo, poderoso; e ainda assim, um povo que votou, vota e se declara na outra via.

Dia 22... Resumindo, a classe média típica, mais presente no Brasil próspero, foi para um lado; o povão, para o outro. Certo ou errado, o povão acha que melhorou de vida com Lula e não quer descer do bonde que, na sua opinião, está transportando-o para dias menos difíceis. [leia] 

Dia 29... A quem interessa a derrota do presidente Lula, depois de tudo que quis e fez pelo país? Alguns grupos podem ser destacados: os que sempre estiveram no poder e os preconceituosos quanto à classe que produziu o atual presidente; não há outro grupo que queira isto, visto que tantos ricos, industriais, empresários, grandes ou pequenos, classes alta, média e baixa, todos ganharam bem com o governo atual, todos foram beneficiados; só os ignorantes querem ver tudo voltar atrás.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Setembro 2006 

Dia 12... Não compensa governar para o povo, no frigir dos ovos, depois de tantos ataques da oposição enraivecida, chegando o momento das eleições, mesmo vendo a grande maioria apoiando e dizendo que vai votar pela reeleição, o mínimo para se dizer que houve recompensa é no tatal, se chegar a uns 75% das intenções. Não é isto que acontece. 

Dia 19... Na sacada do segundo andar de um dos bares mais requintados e famosos de Campinas, um grupo de cozinheiros e garçons havia acionado um apito de maria-fumaça. Desde a fundação do bar, tradicionalmente acionado ao meio-dia e às 18 horas para anunciar a hora do almoço ou da happy hour, o apito havia sido usado por um punhado de trabalhadores que, espremendo-se na sacada apertada, agitavam bandeiras do Partido dos Trabalhadores e de Luís Inácio Lula da Silva. Após darem seu recado, os cozinheiros e garçons voltaram seus afazeres, enquanto a praça se incendiava diante de tal demonstração espontânea de apoio a Lula. [leia] 

Dia 26... Há muito tempo Porto Alegre não via uma festa como a da noite desta segunda-feira (25) no centro da cidade. Cerca de 30 mil pessoas, boa parte delas carregando bandeiras, lotaram a praça Montevidéu para ouvir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursar. Emocionado diante do entusiasmo do público, que interrompeu várias vezes o discurso para cantar o refrão “olê, olê, olá, Lula”, o presidente encerrou seu discurso declamando o poema “O outro Brasil que vem por aí”, do antropólogo e escritor pernambucano Gilberto Freyre. [leia] 

 

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Outubro 2006 

Dia 03... “Se fosse simples assim, como tem muito mais pobres do que ricos, já estaria ganha a eleição. Não é assim que alguém se candidata à presidência. Nós estamos governando e os empresários ganharam dinheiro, os trabalhadores ganharam dinheiro. Dentro de 190 milhões de pessoas, vamos privilegiar a parte mais pobre. As camadas sociais já existiam antes que eu existisse, antes de a minha mãe me ter eu já pertencia a uma classe social, que era a dos deserdados. A luta me fez chegar à Presidência da República. A sociedade brasileira não aceita essa divisão. Quando a Pnad declara que tiramos pessoas da pobreza, isso é um dado extraordinário. Ganha toda a sociedade brasileira. Quanto menos miseráveis nós tivermos no Brasil, todo o mundo ganha. Vou continuar fazendo o que gosto de fazer: atender os 190 milhões de brasileiros, mas privilegiar as camadas mais necessitadas".  [leia] 

Dia 10... Os movimentos sociais, que ganharam uma enorme autonomia do PT nesses quase quatro anos de governo Lula e assumiram um discurso crítico em relação às suas políticas, abstiveram-se de uma participação efetiva na campanha presidencial do primeiro turno, mas voltam com força no segundo turno. "É uma questão de vida ou de morte", afirmou Frei Betto. "Não podemos deixar o governo voltar para os tucanos". Segundo Frei Betto, as pastorais ligadas à igreja progressista - que têm mais capilaridade que qualquer partido no país - estão "muito envolvidas". "É um movimento descentralizado e capilarizado", afirmou. Frei Betto fez parte do governo e saiu, denunciando seu afastamento dos compromissos sociais. [leia] 

Dia 17... “Nós do Movimento Gaúcho das Pessoas com Deficiência estamos indignados pela forma discriminatória e preconceituosa que as pessoas com deficiência estão sendo tratadas nas eleições 2006 pelas candidaturas de Alckmin e Yeda e pelos partidos, candidatos e pessoas que portam o adesivo que pode significar: proibido pessoas com deficiência física. Os adversários do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, perderam a noção da razão e do respeito ao ser humano. Pelo fato deste candidato não possuir um dedo elaboraram um adesivo copiando o de trânsito que proíbe determinado procedimento. Se o Lula fosse cego, iriam fazer um adesivo proibido cego? Se o Lula fosse surdo iriam elaborar um adesivo proibido surdo? Esta é uma prática comparável ao nazismo e ao fascismo que deve ser combatida e condenada. [leia] 

Dia 24... Lula assegurou que governa para os pobres, sim, e que no seu primeiro mandato, beneficiou quem era mais discriminado. “Negros, estudantes, índios. Podem perguntar para qualquer um deles, se este governo não foi o que os tratou com mais dignidade e respeito. Meu governo também foi o que melhor tratou prefeitos e governadores”, acrescentou. Lula disse que o segundo turno está permitindo que população escolha com mais clareza entre dois projetos. “Foi Deus quem garantiu o segundo turno. No começo fiquei chateado, mas agora podemos mostrar quem é quem, comparar os dois projetos. Um da elite, outro que dá atenção aos pobres”, afirmou.

Dia 31... O povo brasileiro foi o protagonista da reeleição de Lula. Ele mostrou sua fibra, sua força e sua consciência. O povo pagou por essa escolha. Foi enxovalhado pela mídia hegemônica, mas agüentou o tranco. De modo ainda impuro, precário, é verdade, mas diante de nós temos um forte indício, uma nítida evidência, mais do que isso, uma prova histórica, de que cabe ao povo impulsionar e liderar o processo de mudanças desse país. Tanta alegria pelo país afora. As avenidas de muitas cidades foram tomadas de felicidade e de bandeiras de muitas cores, principalmente, vermelhas. Na cidade de São de Paulo, dessa vez não foi a vitória de seu time de futebol que levou o povo com suas bandeiras à Avenida Paulista. O povo lá estava para ouvir o primeiro discurso de seu presidente reeleito. Lula disse certo. A vitória decorreu "eminentemente da sabedoria do povo". Por isso a larga avenida, coração da maior cidade do país, transbordou de alegria. O povo lá estava com a consciência de que dessa vez quem se sagrou campeão foi ele mesmo.  [leia] 

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

 

 

 

    Quarta Feira

Autor de... “Homem, Religião e Política”... Poesias Existenciais 

    2005... Outubro  Novembro  Dezembro   2006... Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out 

 

Colunistas Convidados Especiais     Atualidades

CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO 

 

Outubro 2005

Dia 12...Todos os livros já produzidos, têm suas verdades e novidades a serem ditas... toda literatura traz interesses essenciais para o mundo e todos que lêem ou não lêem suas páginas... todo mundo, realmente, deveria ter oportunidade de escrever um livro, grande ou pequeno, com valores artísticos ou não, belezas ou não... ainda bem que a internet está se abrindo com espaços cada vez maiores para se guardar o pensar humano de todo mundo.

Dia 19... Prosa e Poesia contribuem diretamente com o progresso de uma nação... resultados de pesquisas demonstram que, mais do que informação, e outras manifestações literárias, os artísticos, dos gêneros na literatura, produzem, além dos efeitos didáticos da educação, uma aculturação generalizada na integridade dos indivíduos e de todos que os rodeiam, bem como, um progresso coletivo, em muitas áreas importantes, nas sociedades que os detém.

Dia 26... A verdadeira literatura está no ar, de graça, accessível a todos... a internet está, cada vez mais, abrindo as portas para a notável literatura da humanidade, todos os mecanismos, sempre mais novos e disponíveis, conjugam oportunidades sem par, para que os verdadeiros literatos se somem, todos os dias, em todo o tempo, nas milhares de páginas virtuais que se nos surgem; falta um grande índice para nos facilitar a chegar a cada um.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Novembro 2005

Dia 02... Benefício social deve ter acesso popular... já está confirmada a grande importância da literatura, em geral, qualquer que seja ela, para o desenvolvimento de um povo, para a cultura coletiva de uma nação; sendo assim, como o povo tem direito à educação e à saúde, pelos mesmos motivos, a arte literária deve se tornar, não propriedade de autores, mas das gentes, que de uma forma ou outra contribui e carece para sobreviver ao tempo.

Dia 09... Não há lugar para livros no futuro mundial... Haverá, sim, arquivos, grandes arquivos com muito conteúdo do que um dia, naquela época, chegou a se chamar de “livro”; para estes arquivos, haverá grandes memórias virtuais e abertas, que em questão de direitos autorais, toda vez que se fizer acesso, alguns centavos serão cobrados, automaticamente, dos créditos que cada “leitor-ouvidor” terá, para isto e muito mais em seus dia-a-dias.

Dia 16... Das mais completas, às mais simples e “pobres”, todo ser humano deveria ser incentivado a produzir poesia, uma por mês, pelo menos, o que faria o mundo ser melhor, em todos os aspectos. Além de se descobrir novos talentos, e isso é produtivo para a sociedade, a massa teria outros olhos para admirar esta e outras artes, o que, mais ainda, beneficiaria a mesma sociedade. Está no espírito do Criador e das criaturas, a Bíblia começa com ela.

Dia 23... Muita é a diferença de alguém com um livro na mão... Empunhando um volume, a pessoa aperfeiçoa sua aparência, mostra um aspecto espirituoso de sua personalidade, de sua intelectualidade... qual dos dois aparenta-se melhor, alguém bem vestido sem um livro na mão, ou um “mal vestido” armado de um livro, qualquer que seja, em seu poder? Quem será mais dignificado aos olhos ao redor? E um bem vestido, com um livro e lendo-o?

Dia 30... O poder do livro numa conferência particular. Pelo livro, no tempo de leitor, acontece uma série de palestras, daquele autor, sobre aquele assunto, no tempo e com o tempo que o leitor quiser e tiver disponível. O autor se expõe em argumentos estudados, revisados, concisos e estrategicamente programados, o que não acontece ao vivo, verbalmente, dando uma riqueza específica e apropriada a cada momento que a leitura se fizer.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Dezembro 2005

Dia 07... Não concordo com o princípio convencionado sobre literatura. Ele diz que é todo texto que venha apresentado por aspectos de arte. Até aí eu concordo, compactuo sem dificuldades; o que não concordo é com a idéia de que haja possiblidade de alguém escrever alguma coisa, qualquer que seja ela, sem que venha acompanhado de algum aspecto artístico; falamos e escrevemos com grande arte pessoal, a classificação dela é que pode variar.

Dia 14... Todo desenvolvimento social cresceu com a proliferação literária. Verificando esta verdade, e querendo fazer acontecer esse tal desenvolvimento, cabe aos projetos políticos, dentro da educação, levar, desde a tenra idade, crianças escreverem sobre o que lerem, e, cada um ao seu estilo, promover a prática saudável do escrever, do refletir, do julgar, mesmo que tenha que respeitar opiniões contrárias, sem definir que tenha a última conclusão.

Dia 21... Todo escrito é literatura artística. Afirma-se que o simples registro de algo, por não estar o dote-arte de quem escreve, deixa de ser literatura... mas a pergunta é: será que é possível escrever uma só palavra, ou mesmo dizer, uma só frase, sem que não consiga expressar o sentimento-reação diante do que tem a dizer, diante da interpretação pessoal, consciente ou não, que se dá a tudo que se sabe? A tudo que se faz expressão?

Dia 28... A literatura é uma só, a forma é que varia. Poesia ou prosa, crônica ou poema, romance ou soneto, uma carta ou um acróstico, a literatura se pronuncia poderosamente em versos ou relatos, e a vida se deslumbra na leitura ou nas cores que faz o texto ficar em arte; as pinceladas comoventes do artista produz literatura, hora de um jeito, hora de outro, mas com a imponência do espírito sobrenatural.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Janeiro 2006

Dia 25... Surpreendo-me com o aspecto literário que a Bíblia contem. Numa variedade de estilos e de formas, o livro sagrado se torna surpreendente a todos que o conhecem e todos que, sabiamente, querem conhecer seu conteúdo e realidade. Sem considerar seu aspecto religioso, abrindo portas para que todos, de todas as religiões, se apercebam, ele é um grande exemplo dos gêneros literários ideais.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Fevereiro 2006

Dia 01... “Numa sede faminta de contar os causos felizes; numa avalanche de silêncio que incomoda a alma rancorosa; os versos da doçura se mostram em matizes, que com mansidão se mistura no ronco de uma visão glamourosa. Nestes embates quem enfrentam a poesia da vida, o melhor jeito de pintar a emoção, é o deixar em evidência, a doce enzima, no poeta, da pele gostosa.”

Dia 08... O ideal, para todo ser humano, é ler... ler, pelo menos, um livro por semana, e em cada uma destas semanas, um tipo de literatura diferente; digamos que poesia na primeira semana; ficção na segunda; informação na terceira e um outro tipo, à escolha pessoal, na quarta. A leitura, a depender do tempo disponível, poderia ser de maneira convencional ou em leitura dinâmica, ou coisa parecida.

Dia 15... “É matética a conformação que os dizeres pronunciam contra a resistível vida dos alheios. Sombras deixam de sê-las, para corroer a amistosa canseira do indigno fanático da tempestade pessoal. São porta íntimas e majestosas que se confundem com terror individual e cassimiro; são túneis infindos que martirizam as alianças de quem se propões atravessar, cada uma, ao infinito visível à frente.”

Dia 22... Uma grande obra literária, seria fazer um livro, onde cada cidade do Brasil, um representante pudesse registrar o pronunciar de uma única mensagem, uma qualquer, uma que transmitisse o desejo de afirmar que o brasileiro é o povo mais rico e mais feliz do mundo. Um livro só para isto. Cada pessoa deveria ser natural, se expressar espontaneamente, vivendo a riqueza cultural de nossa gente.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Março 2006

Dia 01... Dias cintilantes de esperanças afins, de começos esperados e ditos nas vozes de aventureiros que levam outros aos marins; dias manifestados em belezas contagiantes, que os mais atrasados não conseguem se afastar dos, à frente, brilhantes; dias espetáculos, fantasias que fazem o povo sorrir, conformam as dores nas melhoras de promessas que se reforçam em tentáculos.

Dia 08... Estamos nos dias das mulheres do mundo. Elas merecem, elas são realmente especiais. A mais simples delas embala qualquer poesia, a mais apática delas conforma as cores essenciais para a literatura se aparecer. O gesto mais simples, o silêncio mais calado, de qualquer uma delas, faz tecer os recados mais contagiantes de qualquer coração que a observe. A mulher é uma literatura maravilhosa e brilhante que o próprio Deus, em momento de profunda inspiração, traçou e fez para o deleite de todos nós.

Dia 15... O site da igreja, está, como sempre, ampliando. Já está no ar, e inicia a partir de amanhã, páginas com os livros: O Peregrino” ilustrado, “Rasto de Sangue”, “Garantia de Salvação” e o livro “Céu e Inferno” do Pr. Jônatas David. A idéia é ampliar este serviço trazendo outras obras que os Direitos Autorais permitam.

Dia 22... É esquisito olhar o ventre que o tempo expõe, as nascidas que o relógio vive, diante das broncas que a própria vida reveste; é muito esquisito quando se depara com belezas escondidas pela sujeira que as manhãs trazem no seio das agonias. É assim, desse jeito, que as memórias da estação se aglomera, fazendo os viventes, que as padece, sentirem, de dentro de si, o desprezo de suas fobias.

Dia 29... A vida nunca imita a arte, mas o contraio é verdade. A arte é obra do homem, a vida é obra de Deus. A vida é um ato, que junta todas as vidas, de todos os tipos, com todas as expressões, e que, assim, por todo o tempo, passando em pressa desmedida, produz mais vida, mais tipos de vida e muito mais expressões dela. A arte segue tentando refletir esta maratona de belezas sem fim.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Abril 2006

Dia 05... “Alcança tempo que o tempo se diz encontrado; abraça-se momentos importantes que jamais o tempo trará de volta. Como maravilha que se brilha do evento de cada segundo, olhos conseguem dizer mais que a realidade presente no assento, preferindo, com veemente ardor, dizer, em vozes a contra-tempo, que o melhor momento de se pensar, está no refinamento.”

Dia 12...Não é literatura, mas é arte, e o site da igreja deu um grande passo para chegar a falar mais sobre literatura num futuro próximo. Iniciou-se uma página, “Galeria de Arte”, onde pintura, desenho, escultura, colagem e outras modalidades estarão expostas ou em links de exposição. Uma excelente porta, para chegarmos à literatura e outras modalidades artísticas.

Dia 19... Já está no ar, seguindo os passos iniciados pela “Galeria de Arte”, a página “Biografias , onde, talvez, atualmente, o maior número de nomes mencionados, e gravuras-links, tem a ver com a literatura, homens e mulheres comprometidos com o pensar e com o escrever; assim, o portal do site oficial da nossa igreja, coloca à disposição do público, um conteúdo rico em favor desta área da arte.

Dia 26... “O sonho da palavra mulher, a beleza deste anjo que fantasia todas as poesias em todos os corações. A doçura que os sentidos destilam ao pronunciar-se tal palavra, a brandura que a mente festeja quando se está diante de tal lembrança. Eis o encanto que a divindade coroou a criação, o toque final de todo o belo que produziu, o desfeche que o supremo artista assinou a sua obra”.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Maio 2006 

Dia 03... Pensar, pensar, pensar, escrever, escrever, escrever... mente sempre a produzir, fonte sempre a se rever; espaços que a vida e o tempo promovem, para a vida, num todo, se mover; carisma que as crises afloram no cotidiano de silêncios, maneiras carinhosas que inflamam a vida de todos, inflamam as histórias do ser.

Dia 10... Há algo espantoso com o livro, e mais ainda, com a presença deles. Esteja em qualquer lugar, e depois se compare quando estiver numa biblioteca, quanto mais próximo das estantes, melhor... é inesplicável.  Melhor ainda, acompanhe o comportmente de uma criança em casa ou qualquer outro lugar, e depois observe-a numa biblioteca, manuseando livros, mesmo que não saiba ler.

Dia 17... “Empeleze” juventude, “refinally” qual se vê, que se mostra cada vez mais jovem, quando o dia parece escurecer; o ser jovem, esta áurea da vida, não é o melhor, o ápice, no tempo que se diz ser, mas depois, quando parece que já passou é que a juventude, realmente vem, e se mostra com prazer. Passado ela, sem graça alguma, é agora que que sou o melhor da juventude que gostaria de ter.

Dia 24... E se todo mundo fosse poeta? Tivesse nos versos, o seu ganha-pão cotidiano? Professores, alunos, políticos e eleitores, médicos e pacientes, comerciantes e fregueses, banqueiros e clientes, sacerdotes e religiosos... todos, poetas, produtores do pensar artístico e caricaturizados em mescladores da realidade com o belo do contar a verdade dos seus dia-a-dias manufaturados em versos?

Dia 31... Nos riscos que a palavra infere, na tagarelice que a frase confere, o espetáculo do escrever se avanta, e a idéia se levanta... o homem deixa de ser animal, e se torna imortal. Com ardor felino de carinho, sentindo a matura que o tempo lhe oferece, ele se merece e com ousadia se macula numa pressa incessante e clamorosa de viver e mostrar que vive sem pressa que lhe motive.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Junho 2006 

Dia 07... A rima é uma das mais belas músicas da literatura, é a mais extraordinária lisura do canto em verso. Sua surpreendente beleza se encontra na realidade do seu feito ouvido, e até, onde ela não está, mas deveria estar. Em qualquer poema, mesmo naquelas poesias que o seu som não é possível ouvir, a rima faz canto, e transforma a ausência numa bem-aventurada avrura a se ouvir, a se dizer.

Dia 14... “Das belas que as belas se feizeram, das mais lisonhas que a formosura encantou, a da alma, do coração, do semblante do amor, é a que mais se destaca e efervesse. O sonho da lindeza que emociona, que faz diferença no peito de quem sente. Abrindo o sonho se contempla o que os olhos desbanca”

Dia 21... O coração do homem é surpreendente, e nem mesmo o homem é capaz de se conhecer plenamente. O coração é uma grande riqueza, uma grande fonte, também, de poesia, de visão especial do mundo. O coração domina de tal forma, que o consciente, muitas vezes é subalterno ao que o coração deseja ou comanda em sua ditadura fraterna e bondosa.

Dia 28... Calores que os ventos sempre trazem para perto, ardores que sempre se achegam ao belo que nos rodeia... é assim que a vida se contrapõe nos que machuca e no que arredia as tolices, o pequeno que brota para trazer felicidade à alma. As dores vêem, mas o filé dos prazeres, também vem. Os olhos de quem recebe filtra, escolhe, conota onde quer ficar, e com quem quer conviver.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Julho 2006 

Dia 05.... Abre-se o tempo, está posto a vontade de fazer leituras, de fazer conversas, de fazer o que todo mundo precisa para saber, ter conhecimento. A informação literária, até as que não são, povoam o ar, o virtual, tomam conta de tudo e todos. Está aberto o tempo, a vontade de saber mais, a vontade de conhecer as fontes específicas de formação e informação.

Dia 12... Ler é mais que ouvir ou ver, é mais, até, do que ouvir e ver. Quando se lê, também, ouvimos e vemos. Nos ouvimos quando lemos. Além de tudo, parece até que, quando lemos imaginamos mais do que quando ouvimos ou vemos. O que ouvirmos e vemos, parece já vir pronto para a memória, enquanto que lendo, somos levados a imaginar, para então guardar na memória.

Dia 26... O que ler em tempos de ternura? O que fazer em tempos de cultura? É a grande questão do raciocínio maduro, do fascínio noturno que faz as pessoas se embebedarem pelas verdades que aprende ou que insiste em crer. Os versos do que se lê, fantasia o belo dos olhos de quem faz, mas, muito mais, os olhos admirados de quem observa, de quem lê, de quem nota o que “Minserva” fê nascer.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Agosto 2006 

Dia 02.... Do mais profundo dos versos, na catacumba remanescente do que a vida se mostra, as almas se revelam, se dizem inquietas, reclamam seus dias de insurgências e destratos; é assim que a literatura virtual, aquela que domina as mentes, que sempre, de alguma forma se relembram, sem nunca irem a um papel ou a alguma memória intelectual. Isso é poesia, isso é a bela literatura.

Dia 09... É o mesmo que um sonho, é o mesmo que um jeito de registrar o dia-a-dia de todos, de cada um, o grande registro virtual da existência de todo ser... todos os papéis e todas as tintas do mundo inteiro em função do benefício do dizer ao tempo o que estivera fazendo e o que estivera sofrendo nas caminhadas particulares de cada uma das pessoas.

Dia 16... Uma grande vontade de falar, de contar, de conversar sobre tudo e todos, de dar opiniões, de dizer o que pensa, de falar, expressar o coração... essa ganância da alma que todos têm, faz o mundo rodar, sempre para frente, sempre para depois, faz o mundo ser um lugar de concordâncias. A fala, a vontade de dizer, faz o mundo ser especial para cada um, para todos, coletivamente.

Dia 23... É o que se faz, em quem se pensa, é preciso escrever, é preciso conotar idéias do belo e do bom senso, que reflitam opiniões, mesmo as mais malévolas, coisa tal que possa condenar o futuro ou trazer lucidez aos que lêem, aos que escrevem e até mesmo aos que nunca se encontram por ali, mas vivem na mesma circunstância que o pensar se mostrou escrito.

Dia 30... Brincando, brincando, as palavras se formam, os versos se formam, os ditos se formam, e tudo vai se arrumando com longas conversas empíricas, em gostosas conversas flautitantes que inspiram outras verdades, ou mesmo, as mesmas verdades que sempre se disse de forma peculiar, diferente. É uma arte interessante, o falar,  escrever, o dizer, é tudo na mesma coisa do pensar.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Setembro 2006 

Dia 06... Escreve que o tempo agradece; relata que a memória agradece. Em tímidas vontades de mostrar o que é, para que o que será se conheça melhor, o registrar, o escrever, o fazer história, de contar, é das verdades a mais gostosa e valiosa a se fazer. Escreve, não se furte a isto, escreve e diz o que o coração está a querer dizer. Amanhã tudo vai agradecer seu presente que floriu em versos.

Dia 13... Abrindo todo o coração do pensador, abrindo todas as vozes do pregador, um grito de raiva, não raiva; de ódio, não ódio; de angustia e decepção, sim, de tudo isto, só, faz cantar o sentimento que ainda reflete a tristeza de se ver verdade distrocidas, de ver julgamentos sem julgamentos, tudo sendo tratado como verdade absoluta, porque interesses estão em risco de se concretizar.

Dia 27... Uma conversa escrita, uma conversa cheia de pontos decididos e frenéticos. Uma conversa abalisada pela conservação de quem saber aproveitar o que diz e o que dizem. A conversa deve ser assim, escrita, cheia de oportunidades intrínsecas. A conversa que interessa para ser escrita deve conter o ardor das verdades que precisa e quer dizer para que se aprenda com ela.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Outubro 2006 

Dia 04... Não há nada que substitua a escrita registrável da vida, mesmo que seja eletronicamente. O passado passa, mas ter o passado, que passou, em textos que confirmem a beleza ou tristeza que trouxe, é algo maravilhoso para todo e qualquer coração. O registro da vida é o momento mais interessante da vida, o presente demonstra isto, mas o futuro é quem mais desfruta disto.

Dia 18... É nas entrelinhas que as palavras mais se falam, é nelas que os recados mais se evidenciam; uma voz escrita que faz até o sub consciente compreender anedotas esquecidas; a literatura dos versos, da prosa, do jeito que se diz, é a voz que não sabe se calar na garganda das penas de quem sabe escrever, de quem sabe balar aos ventos temporais das gentes ouvintes.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

 

 

 

    Quinta Feira

    2005... Outubro  Novembro  Dezembro   2006... Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun Jul  Ago  Set  Out  Nov 

 

Colunistas Convidados Especiais     Atualidades

CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO 

 

Outubro 2005

Dia 13...Sabe-se muito bem, que gente não pode e não deve ouvir o que quer, o que gosta, a não ser quando declaradamente for entretenimento... gente precisa e deve ouvir o que precisa... o que precisa não é necessariamente o que alguém diz que seja, mas a verdade, qualquer que seja ela, sem que, no entanto, seja apresentada com suposições e claros interesses pessoais, de quem informa... aí reside minha resistência à mídia, e aos detentores dela.

Dia 20... Acredita-se que as gentes de hoje, não são aquelas do passado, que a informação transformou as gentes de hoje... será? Antigamente o bem também ganhava de vez em quando, hoje, mesmo diante de tanta informação, ainda é assim, o mal ainda é vencedor em tudo, na grande maioria das vezes... o bem tem que lutar muito para, pelo menos, se manter na lembrança, para que de vez em quando, volte a vencer no desejo das gentes.

Dia 27... Duas cátedras manifestam visões antagônicas do ser humano; enquanto a Teologia, a partir da visão divina, superior, perfeita, olha o homem como pecador, inclinado ao mal, e por isto carente de uma salvação eterna, o Direito, pela visão do próprio homem, de igual para igual, apresenta o homem como bom, inclinado ao bem, mas muito levado pelas circunstâncias para o mal, fruto do meio, e assim o leva a julgamento aferidor destas razões.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Novembro 2005

Dia 03... Os olhos são a maior beleza e expressão da alma humana. Quando paramos para ver, deslumbrar, olhos humanos “in vivo”, ou, com o mesmo valor, em fotos, nos apercebemos da profundidade da alma humana. Nos desenhos deles, e ao redor deles, na maneira como se movem ou como se expõem, os olhos manifestam todos os sentimentos presentes e possíveis, perfeitamente deduzíveis, a cada pessoa que os possuam.

Dia 10... O ser humano nega muito do que ele próprio afirma. A complexidade do homem, dos seus atos e raciocínios, de suas atitudes, comportamentos e microbiologia, negam com veemência, a cuidadosa e, também, complexa teoria formulada, pelo tal homem, sobre o acaso e as exdruxularidades presentes na teoria, por alguns, da evolução das espécies. O homem foi feito para ser único e dominador, não há nenhuma condição que faça isso mudar.

Dia 17... Nós fazemos toda a diferença que os outros são. De um jeito ou outro, por um motivo ou outro, nós é que determinamos o que as pessoas, ao nosso redor, são em relação a nós; assim, não há ninguém ruim, difícil ou, ao contrário, boa e fácil; há, sim, pessoas que são magnetizadas, por nós, para serem, em reação à nossa presença, ou ao que fazemos ou falamos, de uma ou outra atitude materializada neste ou aquele comportamento.

Dia 24... Todo mundo é carente de valorização. Reconhecimento e a demonstração disto,  o grande alimento da “alma humana”, fora do aspecto espiritual; este é o ponto fraco do homem, mas por ser isto, é o grande ponto forte dele. Elogio sincero é a grande chave que todo “outro” tem para desfrutar da aceitação de qualquer outra pessoa. Ninguém é difícil ou ruim, humanamente falando, todos apenas somos carentes em nós mesmos, deste carinho.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Dezembro 2005

Dia 01... A expressão fisionômica diz e desdiz mais que as palavras. Esse é um cuidado que precisamos ter, principalmente quem desenvolveu traços de expressão negativos; se queremos dizer, o que temos a dizer, precisamos estar atentos com o que vamos expressar nos movimentos que faremos no rosto, diante do nosso interlocutor. A alma dele capta muito mais estas expressões, que o intelecto dele, as nossas palavras. Tudo começa com um sorriso.

Dia 08... Todo mundo é totalmente e impressionalmente igual. Além deste raciocínio ajudar muito no dia-a-dia, nos relacionamentos, o que nos leva a ter e a, psicologicamente, também ver portas abertas, é uma realidade invariável; as diferenças que vemos ou experimentamos, são, tão somente, de cunho periférico, exterior, superficial; no fundo, no fundo, todos temos as mesmas carências, e isto nos faz, todos, “farinha do mesmo saco”!.

Dia 15... Ouvir é a grande porta para se poder falar. Todo mundo tem muito o que dizer sobre qualquer coisa. Todo mundo carece ser ouvido a respeito de tudo que tem a dizer sobre tudo. Mais ainda, é que todo mundo precisa, essencialmente, ser ouvido naquelas cousas que intrinsecamente, lhe interessa. Ouça, e até estimule, com atenção, o que cada um tem a dizer, e depois, logo, você terá alguém para lhe ouvir sobre tudo que quiser falar.

Dia 22... A Religião é a melhor e a pior das manipulações humanas. Em torno da religião, as civilizações se ergueram, e assim, já esteve mais no poder direto, que no ostracismo. Individualmente edifica qualquer personalidade, mas, no entanto, pode levar o homem a comportamentos e atitudes, que nem ele mesmo poderia imaginar ser capaz contra si, contra os outros e até contra o próprio Deus.

Dia 29... O gesto que abre todas as portas de corações: o sorriso. Na alma de todas as pessoas há algumas poucas maneiras de se abrir a porta de acesso, uma delas é o sorriso que se dá; isto é o “abra-cadabra”, o “sin-salabin”, o “abre-te-sésamo”. Com pouca ou média demora, o sorriso demonstrado, faz milagres acontecerem neste acesso, muitas vezes impossível aos mortais.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Janeiro 2006

Dia 26... Sem preconceitos ou discriminações, porque cada um pode decidir ser quem quer ser, nós podemos, do mesmo jeito, também, entre outras coisas, não querer que nossos filhos, até por questão de influência, não estudem e nem se envolvam com pessoas que decidiram ser: ateus, homossexuais, travestis, consumidor de drogas, depressivo, jogador de jogo de azar, evangélico, católico, etc.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Fevereiro 2006

Dia 02... Todo ser humano é profundamente criativo, até mesmo, por uma questão de qualquer tipo de sobrevivência. Podemos perceber criatividade, até naqueles que se defendem, com inferioridade, de não possuírem tal virtude. Há criatividade, até mesmo, também, naqueles que para não fazerem alguma coisa criativa, deixam de fazer, criativamente, ou fazem de outro jeito, para explicar que seria incapaz.

Dia 09... Entre outras coisas, há três que toda pessoa paga caro para ver reconhecido em si: respeito, atenção e elogio. Dê estas três coisas e qualquer indivíduo, por mais severo e bruto que seja, se voltará a lhe oferecer o mesmo. Respeito pelos direitos que ele tem, atenção ao que faz e fala e elogio à sua pessoa, às suas virtudes, mesmo que seja condenado em algo que tenha feito, querendo ou não.

Dia 16... Uma jovem dizia que gostaria de falar a pessoas sobre sua cura, tendo a certeza que isto levaria estas pessoas a uma reflexão mais séria para com Jesus Cristo, em suas vidas. A Bíblia diz que não é assim; nem mortos voltando para falar, abalaria a alma da humanidade, disse Jesus na parábola do “rico e Lázaro”. Milagres não produz fé, pois a fé vem só pelo ouvir a Bíblia, diz a Bíblia.

Dia 23... Vive bem, quem acredita em gente, quem acredita em mudanças em gente, quem acredita que é muito fácil ganhar gente. Tudo isto é verdade, e por isto, ganham muito mais estes, por estarem vivendo uma grande verdade. Não há nenhuma gente que não esteja dentro destes parâmetros credíveis, nesta linha de raciocínio que alguns discordam, mas a vida e a experiência comprovam.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Março 2006

Dia 02... Num acróstico muito interessante, a definição de “gente” se mostra com mais clarividade: Gente é... Gerador de Excentricidade Natural e Tenaz de Existência. As pessoas, quais quer que sejam elas, são notáveis em cada uma de suas peculiaridades conscientes ou não, quando estão se relacionando com elas mesmas, com a vida, com o mundo e com o próprio Deus, Senhor Todo Poderoso e Criador.

Dia 09... É certo que as pessoas não querem o mal das outras; por pior que seja, ninguém, efetivamente, quer que as outras pessoas sejam prejudicadas e infelizes. O que há é a variedade de reações que uma e outra têm, para sua defesa pessoal. Uma agem de um jeito  e outras de outro. Até o bandido perverso, dentro do seu mundo adquirido, desenvolvido, está se defendendo de alguém ou alguma coisa.

Dia 16... Gente, uma da outra, é muito diferente em muitos dos ângulos que tomarmos para observar; muitos fatores determinantes contribuem para isto. Mas, ao mesmo tempo, num todo, ou partindo do ver uma maioria, gente é tudo igual, e sem muita complexidade, podemos ver e prever comportamentos semelhantes e repetitivos em cada um, e em grupos específicos.

Dia 23... O nome de uma pessoa é a maior riqueza que ela tem, obtém e faz por onde ter. Chamar alguém pelo nome, num tom de carinho, respeito e admiração, faz remover todas as muralhas que, naturalmente, todos constroem ao seu redor. Deste jeito, o nome se torna a melhor música aos ouvidos do seu dono, e também de todos que ouvem, e mais ainda nos lábios de quem fala.

Dia 30... Comida e reprodução é o grande motivador dos bichos e das gentes, também. Sobrevivência e existência induz, também, o ser humano a ser, ter e fazer de tudo, um muito. Estes dois parâmetros motivadores, promovem a frustração e a realização dos indivíduos, e determinam, mesmo inconscientemente, se são felizes ou infelizes, de sucesso ou não, aceitáveis ou não.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Abril 2006

Dia 06... O sorriso que gente tem é uma chave extraordinária que só sabe fazer milagres. Quem dá sorriso e quem recebe, como também quem está no ambiente onde isto tudo acontece, todos saem beneficiados com um simples gesto neste sentido. De graça, saudável, fácil, menos complicado que o não sorrir, o sorriso se torna um pincel maravilhoso de produzir a arte de fazer pessoas felizes.

Dia 13... Nada é impossível quando uma mente está pensando. Tudo começa com um sonho, que só nasce num tempo de pensar. O sonho é o grande alvo, e ninguém consegue ir além dele. O pensamento cria metas, passos primários e secundários, para se alcançar o que sonhou. Isso acontece, muitas vezes, inconscientemente, e desta forma uma pessoa marcha nele e chega, se a morte deixar.

Dia 20... Qualquer pessoa tem potencial que ninguém consegue descobrir. Cada gente é um enorme baú de mágico. Por maior que seja, ainda tem muito mais do que caberia. Quando, na próxima vez, olhar nos olhos de alguém, lembre-se disto. Você tem diante de si, um enorme potencial disposto a se manifestar, em qualquer área, a partir do tipo de ânimo que receber.

Dia 27...Sempre acreditei que “tudo é uma questão de prioridade”, e, na verdade, é. Mas, descobri algo(s) maior e mais motivador que a prioridade, que por si só, facilita tudo, a motivação, que nem sempre tem a ver com a prioridade... porém, maior que ela, é a atitude, que grande parte das vezes, em nada se coaduna com a prioridade, e, muito menos, com a motivação. Atitude é surpreendente.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Maio 2006 

Dia 04... Ouvi a música “Não chores por mim, Argentina”, versão brasileira. Lembrei de muita gente que se doou, mesmo (não estou considerando os bandidos que se fazem políticos para só se beneficiarem) e que no desenrolar da história, foram esquecidos, foram triturados pelas classes dominantes na mídia, e por conseguinte, foram injustiçados pelo povo que tanto foram a motivação deles..

Dia 11... Um banho de democracia, o site da igreja, hoje, comemorando um ano de rosto dinâmico, terá novo rosto mensal e terá ícones que levará o internauta à mídia em geral que já é da direita política do país, e ainda para sites informativos da Direita e outro da Esquerda. Isto tem a ver com gente, já que se neta na imprensa vigente, e comparando as informações podemos fazer juízos melhores.

Dia 18... Vou apenas reproduzir a escala de Maslow sobre as necessidades de pessoas: a primeira fundamental, é a fisiológica, a segunda é a relacionada com a segurança, a terceira é a do amor e da afeição, a quarta é a da estima e a última é a da auto-realização. Nessa seqüência de importância, o ser humano se explica na existência que tem sobre o mundo e o contato social.

Dia 25... A História das gentes, segue os passos dos tipos de civilizações que se notabilizaram no tempo. A primeira, muito tempo depois do primeiro homem, provocando uma revolução sem precedentes, foi formalizada na e pela agricultura; a segunda, num tempo bem menor, foi a industrial; a terceira, num tempo ainda menor, foi a da informação; a quarta, em pouquíssimo tempo, a do conhecimento.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Junho 2006 

Dia 01... O conhecimento científico afirma que toda biografia é única, mas há algumas leis comuns a todas que insistem em três grandes fases em todas as biografias: a primeira vai de 0 a 21 anos, é o amadurecimento biológico; a segunda é de 21 a 42 anos, o amadurecimento psicológico; a terdeira é acima de 42 anos, o amadurecimento espiritual.

Dia 08... No amadurecimento biológico, no tempo infantil, dos zero aos sete anos, quando a curva da vitalidade cresce rapidamente para começar a se estabilizar, o ser humano vislumbra o mundo como “ninho”, como lugar bom, desenvolve senso moral, está voltado para a família, está sempre desfrutando da alegria, prazer, amor, calor, fé e confiança, o seu aprendizado é feito pela imitação.

Dia 15... No amadruecimento biológico, 0 a 21 anos, no tempo juvenil, de sete a quatorze anos, quando a curva da vitalidade cresce menos rapidamente, o ser humano vislumbra o mundo como “belo”, como lugar “paraíso”, desenvolve senso estético, está voltado para a escola, está sempre desfrutando de fantasia, beleza, arte, veneração, autoridade, hábitos; o aprendizado é por normas, costumes e ritmo.

Dia 22... No amadurecimento biológico, 0 a 21 anos, no tempo adolescente, de quatorze a vinte e um anos, quando a curva da vitalidade cresce muito estabilizada, o ser humano vislumbra o mundo como verdadeiro, como verdade; desenvolve o senso crítico; está voltado para o pensamento lógico; está sempre desfrutando da liberdade, responsabilidade, ideais, verdade, diálogo e identidade; o aprendizado é pela observação.

Dia 29... Em resumo do amadurecimento biológico, a vida é com muita vitalidade e é com pouca consciência, o mundo é visto nestes eixos e a vida progride em direção ao amadurecimento psicológico. Biologicamente, os rapazes com 21 anos e as moças com 18 anos, estão completamente prontos para suas existências.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Julho 2006 

Dia 06... A segunda fase da vida é a do Amadurecimento Psicológico, dos 21 aos 42 anos, quando acontece um forte equilíbrio entre a vitalidade e a consciência; a curva da vitalidade se estabiliza e três etapas acontecem levando o ser humano a uma evolução surpreendente e memorável em sua existência. Do amadurecimento Biolígico, as pessoas entram neste novo processo.

Dia  13... No Amadurecimento Psicológico, a primeira etapa, dos 21 aos 28 anos, oscila entre altos e baixos, age emotivamente e está em busca de um lugar na vida; para tanto, confia nas habilidades tecnicas; nesta etapa acontece, com frequencia, o casamento, o emprego mais definitivo, um maior compromisso com igreja, uma necessidade maior de estar seriamente com pessoas ao redor.

Dia 20... No Amadurecimento Psicológico, a segunda etapa, dos 28 aos 35 anos, oscila entre o ser e o ter, age racionalmente e está conquista de um lugar na vida; para tanto, confia nas habilidades e organização e processos; nesta etapa acontece, com freqüência, a existência de filhos no início da adolescência e muita aquisição patrimonial para a comodidade da família.

Dia 27... No Amadurecimento Psicoloógico, a terceira etapa, dos 35 aos 42 anos, já há uma autenticidade consciente e uma consolidação do lugar conquistado na vida; para tanto, se confia em habilidades sociais e interpessoais dentro e fora da família, do trabalho, da igreja e de outros grupos que freqüenta; nesta etapa acontecem os filhos jovens prestes a se casarem.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Agosto 2006 

Dia 10... A terceira fase da vida é a do Amadurecimento Espiritual, dos 42 aos 63 anos, quando se estabelece a muita consciência e a pouca vitalidade; a curva da vitalidade se declina e três etapas acontecem levando o ser humano a uma evolução de fortes proporções e por demais marcante em sua existência. Do amadurecimento Psicológico, as pessoas entram neste novo processo.

Dia  17... No Amadurecimento Espiritual, a primeira etapa, dos 42 aos 49 anos, marca-se com atitudes imaginativas e de autenticidade, tem prazer em seguir ventos do futuro; é seletivo, realista e conceitual; nesta etapa acontece, com frequencia, uma grande estabilidade em relação aos sentimentos, à profissão, aos projetos de vida, a sabedoria diante das ansiedades e o preparo para se tornar avôs.

Dia 24... No amadurecimento Espiritual, a segunda etapa, dos 49 aos 56 anos, marca-se com atitudes inspirativas, tem prazer de seguir sua Luz interior e isso o leva a se sentir sábio; nesta etapa acontece, com freqüência, uma grande certeza quanto aos relacionamentos e a tudo quanto fez na vida, entendendo que não poderia acontecer diferente do que aconteceu, podendo, isto, levar a pessoa à acomodação.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Setembro 2006 

Dia 07... Ao chegar ao local, um princípio de vaias promovido por simpatizantes do PSDB, PFL, PSOL e PSTU ameaçou constranger Lula, mas foi prontamente abafado por gritos e aplausos da multidão verde e amarela em apoio ao presidente. No 7 de setembro passado, período mais crítico do governo por conta das denúncias de corrupção, a animação com o presidente não conseguiu abafar os protestos. Este ano, ao contrário, a popularidade do presidente falou mais alto. [leia] 

Dia 14... Na ausência de shows (os "showmícios" foram proibidos pelo TSE), chamava a atenção o número de pessoas presente na praça, que estavam ali apenas para ouvir políticos falando de política. No dia 26 de agosto último, o comício de candidatos petistas foi no Largo do Rosário, centro de Campinas. Falaram, entre outros, Suplicy, Mercadante e Lula. A dinâmica do comício seguia seu curso normal, até que, no meio do discurso de Mercadante, ouviu-se o som de um apito, que invadiu a praça, tão alto que o forçou a parar de falar. [leia] 

Dia 21... A criação de perfis falsos no Orkut para atacar a campanha do presidente Lula continua sendo prática corriqueira entre os detratores. Antes eles criavam um perfil com a foto do presidente e calúnias na descrição, mas agora uma nova modalidade foi denunciada na comunidade "Nós votamos Lula Presidente": os militantes falsos. [leia] 

Dia 28... A opção de não votar em Lula, segundo Caetano, é um ato de lógica. "Eu não sou burro, nem maluco, então não vou votar nele", disse o cantor e compositor baiano ao jornal Folha de S.Paulo. Simples assim. É quase como dizer que quase 50% do eleitorado padece de alguma debilidade mental ou de um desvio psiquiátrico, já que metade dos brasileiros está com Lula. O pior é que, por mais tola que tenha sido a afirmação, também foi premiada como frase-título. Tudo o que Caetano fala sobre as eleições está autorizado a ir para as manchetes. [leia] 

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Setembro 2006 

Dia 12... Estou, cada vez mais convicto, que os maiores cabos eleitorais de Lula, nesta campnha à reeleição, são seus adversários, seus “inimigos” ferozes, a “oposição raivosa”. Quanto mais batem, mas conquistam votos contrários. Tenho recebido tanta mensagem mentirosa e preconceituosa contra pobre, trabalhador,  ser presidente, que acredito que tudo faz Lula ser mais aceito.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Outubro 2006 

Dia 19... "É muito difícil você disputar a eleição não contra um candidato, mas contra um mito. O presidente Lula tem uma história de vida pública que cala fundo no sentimento de muitos brasileiros", afirmou Aécio. "Acho que é a força dessa sua história o instrumento mais vigoroso para que ele esteja hoje, apesar de todas as denúncias, apesar da imensa fragilidade administrativa do seu governo, apresentando condições de vitória", reiterou. [leia] 

Dia 26... "Faz três anos que todo dia 23 de dezembro eu vou passar o Natal com eles... e vou agora dia 23, vou outra vez debaixo do viaduto em São Paulo me juntar a catadores de papel e moradores. Eles têm de saber que nós temos que fazer com que eles conquistem a cidadania", disse Lula. [leia] 

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Novembro 2006 

Dia 02... Luta de classes nas urnas: o exemplo de São Paulo. Os números do segundo turno presidencial, segmentados por município e zona, confirmam uma elevada polarização de classe. Quem acha que a luta de classes é "moda antiga", como o ex-sociólogo de certo talento Fernando Henrique Cardoso (entrevista de 17/10), devia examinar o exemplo das urnas da Região Metropolitana de São Paulo. Constataria que Geraldo Alckmin, derrotado nacionalmente por 39% contra 61%, elevou sua votação na Zola Eleitoral mais endinheirada do país, a 325-SP, no Jardim Paulista, para esmagadores 82,8% dos votos válidos. [leia] 

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

 

 

    Sexta Feira

    2005... Outubro  Novembro  Dezembro   2006... Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out 

 

Colunistas Convidados Especiais     Atualidades

CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO 

 

Outubro 2005

Dia 14...Estou lendo que a melhor maneira de ver mudanças ocorridas na humanidade, é a transição da agricultura para a indústria... acho muito fraca esta argumentação, esta visão pequena. A riqueza da humanidade, vai muito além disto e muitos e grandes critérios podem ser tomados neste sentido: o potencial dos instrumentos usados, o máximo produzido num mesmo tempo, a organização social, o grau de intercâmbio entre nações, e outros mais.

Dia 21... A instituição do casamento está falida, na opinião de alguns, ou até muitos, mas, isto não pode ser real; a constituição humana não foi feita para o individualismo, o animalesco, e mesmo que, semelhante a outros itens, o homem se condene a práticas que prejudique isto, sempre vai haver a necessidade de atender a esta carência existencial... ele pode estar mudando de forma, assumindo nova estrutura, mas não pode deixar de ser o que é.

Dia 28... A única coisa que não muda, é a mudança; nada, absolutamente nada, é exatamente como foi ontem. Ninguém, absolutamente ninguém, é o mesmo de antes. Isso é bom? Isso é ótimo. são estas mudanças, mesmo involuntárias, que nos obrigam a seguir em frente, a crescer, a desenvolver, mesmo que seja, a melhor idéia que ocorrera ontem. São estas mudanças que nos capacitam, até, a suportar as mais íngremes ofensas existenciais.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Novembro 2005

Dia 02... Duas mudanças que precisam de cuidados. A conteudal e a continental, uma é a estrutural, fundamental, é a que mexe com as colunas de uma organização ou de um organismo, essa deve ser feita, se necessário, depois de muita avaliação criteriosa; mas a outra, a superficial, a de fachada, estética, se faz, sempre que possível, carente de acontecer; geralmente, esta última exige um preço baixo e produz resultados extraordinários para todos.

Dia 04... Há dois, principais tipos de mudanças sempre acontecendo, em tudo, a natural, a que faz tudo se adaptar ao todo, que sempre está em novas mudanças, e a radical, que muitas vezes é penosa e maltratante. A primeira é lenta, suave, harmonizante e doce, ela, sem dúvida, leva a mudanças mais significativas e duradouras, de frutos mais agradáveis; a segunda é maléfica, ofendida, se regozija com a ruptura e o escândalo de todo mundo.

Dia 11... A mudança é uma poesia completa e constante a encantar a vida. Ela, com uma simplicidade extrema, sempre se encerra a cada dia, a cada momento que acontece, e está sempre acontecendo; e ao mesmo tempo, ela nunca tem fim, é, como, uma história após outra, formando a mesma história que quando parece que está a se encerrar, toma novas formas e vai em frente. É uma onda vagante, de alguma forma, conduz todos para depois.

Dia 18... Toda mudança, mesmo sem querer, só trás benefícios. Todo mundo é beneficiado com ela, tudo é beneficiado com ela. Até mesmo as piores das conseqüências que ela possa produzir, com certeza, trará benefícios, em algum prazo, a quem ela “prejudicou”, fazendo com que outras muitas mudanças venham e se façam mais absorvidas melhores aceitas. Qualquer que seja a ação, mudança promove evolução e o futuro sempre testemunha.

Dia 25... Toda mudança inspira ansiedade positiva ou não. Nenhuma ansiedade é boa, todas angustiam, mas elas se diferenciam entre as positivas e as negativas; uma, a pesar de dolorida, produz uma expectativa favorável ao que virá, a outra, também dolorida, produz um sentimento desfavorável ante ao que resultará a mudança. Podemos, ter sempre expectativas positivas, mesmo com mudanças ruins, basta crermos que estas nos darão rumos bons.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Dezembro 2005

Dia 09... A beleza da mulher não está na estética, mas na mudança. Uma mulher muito bela, pode ficar feia, se for sempre a mesma. Uma mulher não tão bela, pode tornar-se a mais bela, se viver mudanças. Esta mudança, em si mesma, trás diferenças em relação a quem observa e, ao mesmo tempo, reflete comparações com que esteve sendo e com o que poderá ser, assim, mesmo o não belo, torna-se muito belo e muito atraente ao redor.

Dia 16... A ordem do momento é mudança... mude, mude, isso fará diferença. Costumes, Comportamentos, Raciocínios, Posições, Argumentos, Projetos, Convivências, Ações, Estratégias, e outras muitas cousas que compõem nosso dia-a-adia; o mínimo que for mudado, vai trazer profundas motivações, tanto no agente quanto nos reagentes; mudanças geram mudanças, inclusive nas resistências e oposições que possamos estar enfrentando.

Dia 23... Ponto-de-vista precisa de mudanças para estar real. Na grande maioria das vezes, com raras exceções que existem, a verdadeira e real razão não está nem na tese, nem na antítese; mas é certo que as duas precisam ser sempre consideradas, e aí reside a mudança, sair de uma para a outra, de um ponto para outro, na busca do “denominador comum” que as duas visões se permitem ver.

Dia 30... Mudança deve ser fruto da lei de ação e reação. Uma determinada circunstância produz resultados específicos, que da mesma forma, em lugar nenhuma se verá repetir; se alguma alteração, apropriada a cada circunstância, acontecer, mudanças apropriadas se farão notar, como resultado do verificado. Mudanças sem esta razão, é sem sentido ou nexo, mudança assim não é mudança benéfica.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Janeiro 2006

Dia 27... Se por um lado, as mudanças são incentivadas pelos resultados benéficos, até mesmo psicológicos, que produz, recebem oposição, incentivam ao comodismo, o preço que se paga para se sair da “zona de conforto”. O seguir para mudança incomoda todo mundo, inclusive quem está se movendo. Todo mundo paga um preço alto, todo mundo terá sacrifícios a enfrentar. Mas vale a pena.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Fevereiro 2006

Dia 03... Mesmo em time que está ganhando, deve haver mudanças. A mudança, até nesta circunstância, trará benefícios para o próprio time e sua motivação particular, bem como para o relacionamento deste com toda adversidade, já que o fato da mudança, não permitirá que a incógnita necessária ao embate, deixe de existir nas dúvidas e temores que cada um tem sobre o vencedor de sempre.

Dia 10... Parece que olhando ao contrário, mas tendo uma ótima visão de tudo, muitas vezes, pelos mais variados motivos, para se manter um status, para não sair dele, acreditando que seja o ponto ideal para se reparar e viver o que se acredita, são necessárias mudanças, muitas vezes, drásticas nos aspectos periféricos da questão. As mudanças determinam a boa permanência do status imutável.

Dia 17... Só Deus é imutável, e assim mesmo, num determinado sentido. A essência de Deus, só isto é imutável; é o que a Bíblia diz “Ele é o mesmo”. No restante, principalmente por estar, sempre, agindo em pessoas e situações diferentes, através de pessoas e situações diferentes, Ele, necessariamente, age com mudanças apropriadas e mui dignas, para com cada circunstância.

Dia 24... Mudança não pode ser só por mudança. O papel, principal de uma liderança responsável, é determinar aonde quer chegar, e assim, dirigir as direções que as mudanças espontâneas ou não, devem acontecer. Uns mudam visando o presente, resultados imediatos, outros visando o depois, para resultados mais concretos e seguros. A mudança acontece, nós temos que direcionar seus passos.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Março 2006

Dia 03... Para que e onde encontrar mudanças mais espetaculares, em todos os sentidos, além da metamorfose sofrida pela lagarta até chegar à borboleta? O show que a natureza impera neste feito é magnífico e por mais que já tenha se repetido infinitas vezes, cada uma, em si, se torna uma grande novidade aos olhos de quem vê, de quem sabe, e da própria natureza que gerencia o acontecimento.

Dia 10... Muita coisa mudou de lá para cá... o tempo, a vida, o amor, o dia, o homem, a mulher, a situação, a flora, a fauna, o carinho, o respeito, o crime, a polícia, a política, o português, a gramática, minhas preás, minhas ambições, o salário, a timidez, a vertigem, a camaradagem, a carência, a embriagueis, a surdina, a maledicência, a fantasia, a suavidêz, o dinheiro... e tudo muito mais de sempre.

Dia 17... Falando em mudanças, eu gostaria, hoje, de elogiar o monótono, o corriqueiro, o “de sempre”. Isso não quer dizer estagnação, zona de conforto, acomodação. Isso quer dizer “progressão monótona”, uma seqüência de atos e fatos perfeitamente previsíveis, como a maioria das coisas progressistas, são. É assim o tempo, a vida, a reprodução, a natureza como um todo... repetições que avançam.

Dia 24... Sou cristão, sou teólogo, sou um grande admirador-crítico das verdades bíblicas, sou um pregador... por tudo isto, e por causa disto tudo, sem nenhuma dúvida, acredito em qualquer mudança na alma humana, principalmente a partir da experiência pessoal, que a Bíblia chama de “arrependimento”, o que é ajudado por Deus, e abre porta para que a Graça de Deus produza toda diferença no ser.

Dia 31... “Mudou o tempo, mudou o coração, a alma de quem olha pela janela. O vento que sopra e a beleza que encanta a vida, estas mudaram também. O olhar e a dor, pelas trucas que revezam os espelhos de cada um, também mudaram. As mudanças se notam, e se manuseiam a quem vê, e suas mudanças também se mostram cheias de fantasias e falejo de sorriso e amanhã.”

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Abril 2006

Dia 07... Sempre haverá mudanças que aconteceram a partir de altos preços pagos por vítimas de cada momento. Quem força as transformações, a evolução, são as crises pagas por muitos que foram apanhados, de um jeito ou outro, nas malhas das lacunas do que se considerava justiça de cada época. Isso sempre vai acontecer, pois estas falhas, na sociedade, nunca deixarão de existir.

Dia 14... Gosto do slogan “Muda Brasil”. Realmente, muita coisa mudou no país. Além de mudanças drásticas na economia, na distribuição de riquezas, na maneira como lidar com a coisa pública; mudanças profundas aconteceram no campo político. Nunca, em toda história, o governo foi tão vasculhado e criticado, como este; nunca a imprensa noticiou tantas coisas. Isto é mudança real.

Dia 21... A primeira palavra que deve figurar em todo planejamento é “mudança”. Mais ainda, se o time está ganhando. Estas mudanças não devem, necessariamente, vincular a idéia de trocas, despedidas, mas de mudanças, estruturais, de visão, que podem ser paulatinas ou drásticas... a mudança, não pode deixar de acontecer. Até tradicionais devem mudar, sem deixarem de ser o que são.

Dia 28... Até onde não pode haver mudanças, acontecem mudanças. Uma das áreas mais importantes, onde as mudanças não devem acontecer, é a teologia, o doutrinamento bíblico; os princípios essenciais da fé cristã, estão embasados em colunas imutáveis. Distorções já acontecidas, levaram o cristianismo a um leque sem fim de igrejas e credos. Mas até na sã doutrina, mudanças desimportantes acontecem.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Maio 2006 

Dia 05... Para que qualquer mudança possa acontecer adequadamente, proveitosamente, são precisos alguns passos fundamentais: Primeiro, a certeza de que se precisa mudar, se sempre se precisa; segundo, o que se precisa mudar, com o primeiro passo, este se torna muito fácil; terceiro, como  se deve processar a mudança, claro, estabelecendo-se onde se quer chegar nestas mudanças..

Dia 12... Junto com o nascer do sol, em cada dia, na vida de qualquer um, ela vem, mas não vem só por ela em si mesma, mas vem, também, através da influência que o novo sol, no novo horizonte, trás e derrama sobre a terra e os coraçãoes. Quando alguém acorda tarde, depois do nascente, já encontra um ambiente, uma atmosfera cheia de convites a mudanças espontâneas e impercebíveis.

Dia 19... Encontrar argumentos para manter um status quo, não quer dizer conservadorismo literal, ao pé da letra... quer dizer mudanças essenciais à permanência de uma situação. Qualquer coisa só continua em evidência se sofrer mudanças necessárias, em si mesma ou na circunstância que a envolve. A mudança pode porduzir a mudança, e também a permanência de algo que sempre muda.

Dia 26... Em algumas oportunidades, uma grande e revolucionária mudança pode acontecer ou se iniciar com uma simples parada em tudo que se está fazendo. simplesmente parar, deixar de continuar no que fazia. Assim, muito mais mudanças estão acontecendo fora da nossa visão paradigmática; as mudanças são muito mais freqüentes do que possamos imaginar, conosco, e ao nosso redor, todos os dias.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Junho 2006 

Dia 02... Toda mudança deve estar fundada em três aspectos importantes, para que venha trazer outras ainda maiores e mais eficazes, na busca dos objetivos que lhe deve pautar: O passado, o presente e o futuro. Mudanças hoje, devem ter profundo estudo do que já aconteceu, até que tudo chegasse onde está; deve conhecer bem o presente; e deve ter ardor naquilo que espera no futuro.

Dia 09... A mudança pode, e sempre faz isto, produzir maravilhosa motivação ao que não deve ser mudado. Trás sabor diferente para a mesma coisa que é essencial. Trás cores diferentes, visão diferente da mesma coisa que não pode variar. O problema nunca está na mudança, mas na maneira como se muda, ou até onde se quer levar a mudança. O que é bonito, pode virar um pesadelo.

Dia 16... Existem muitas coisas que em si mesmas não são inimigas, não são doentias; porém a maneira como são manuseadas, é que se tornam prejudiciais. Uma coisa é certa, a mudança, em si mesma, não provoca “ruindade”, mas a maneira como pode ser produzida é que vem a ser o grande vilão, de muitas coisa que se tornou alvo de seu descaso.

Dia 23... As mudanças operadas, em todos os setores da vida e do comportamento humano, tem a ver com dois fatores fundamentais: os princípios intrínsecos de quem lidera a mudança, e o que se pretende, onde se quer chegar. O primeiro ainda mais fundamental, é, na verdade, o que determina o segundo. O que somos, o que cremos, determina onde se quer chegar.

Dia 30... Falando em política... um balanço dos três primeiros anos do governo Lula, há uma tranqüilidade em se falar em mudanças que já modificaram o nosso país... somos outro povo, dentro e fora de nossas fronteiras. Já há um grande orgulho de ser e viver neste país, há um futuro a nos esperar, futuro que já começou, futuro que nos prepara para o próprio grande futuro do Brasil. [leia o breve balanço] 

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Julho 2006 

Dia 07... Falando-se em mudanças, o argumento geral de todos que votam contra Lula é sobre a corrupção, e mais precisamente, o “mensalão”. Pessoas que tiram os olhos do bem nacional, do que o Brasil se tornou, os benefícios sociais, e voltam seus olhos para a mentira inventada e mantida pela imprensa, sem que nenhuma prova tenha sido dada.  É uma pena brasileiros nestes quilate.

Dia 14... “O impacto que uma desaceleração global teria hoje sobre o Brasil seria bem menor que no passado. Hoje, o país goza de uma remenda confiança do mercado. Quanto mais trabalho com o mercado, mais aumenta minha convicção de que a confiança é uma coisa que se tem relação a pessoas. Hoje, o Henrique Meireles tem alta credibilidade. [leia] 

Dia 28... Depois de quatro anos mudando, fazendo o país melhorar seu crédito internacional, fazendo a economia acreditar que é possível haver, não aquele desenvolvimento com desigualdade social, da China e da Índia, mas um desenvolvimento social, completo, o governo Lula promete, mais ainda, mudanças maiores, firmes, para colocar o país na posição de destaque no continente e no mundo.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Agosto 2006 

Dia 11... Os ventos trocaram de caminho, trocaram de feições, trocaram de vontades... eles estão correndo para o bem, para o daqui a pouco, para a festa de todos; as tendências afetas, que afinam as esperanças, o acalanto dos sonhos individuais, estão fazendo bandeiras tremular para o lado oposto, estão lambendo as dores passadas como refrescos que jamais voltarão.

Dia 18... No dia do aniversário do meu filho menor, quando ele completa onze anos, basicamente, entrada na puberdade, na adolescência, ele, um grande exemplo de mudança, um fascinante exemplo de transição imposta pela vida, pelos lidares, pelas necessidades. O Brasil está mudando, como nunca, num mundo totalmente novo e rico para todo mundo; o mundo está velozmente mudando com todos nós.

Dia 25... Mudança na campanha eleitoral no Ceará [leia], berço, também, da permanência do PSDB, favorável à esquerda, dá indício de uma mudança nacional em resposta às mudanças estruturais que nosso país está vivendo. Insistimos que a melhor resposta, a melhor mudança-resposta que poderíamos oferecer, é levar Lula à preferência de no mínimo, 70% do eleitorado nacional.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Setembro 2006 

Dia 15... "Seria até paradoxal que justamente o eleitor mais instruído fosse decidir seu voto levando em conta um único fator, a corrupção, e o eleitor mais simples decidisse de forma mais sofisticada". [leia] 

Dia 22... A queda no nível de pobreza entre 2003 e 2005 é a maior dos últimos 10 anos. Os dados do estudo, feito com base na Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicilio (Pnad), realizada pelo IBGE, mostram que a miséria ainda atingia 28% da população brasileira em 2003, quando começa um novo ciclo de queda, e chegou a 22% em 2005. "A pobreza metropolitana, nas grandes cidades brasileiras, que tinha aumentado muito de 1995 para 2003, cai de 22% para 16% da população, o que mostra uma certa reversão da crise metropolitana que está associada a piores indicadores de violência e de desemprego". [leia] 

Dia 06... O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor atingiu 110,6 pontos em setembro, o mais alto desde 1997, quando foi criado. A taxa foi divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O segundo maior resultado aconteceu em junho de 2003, quando foram registrados 106,3 pontos. O Índice sintetiza a avaliação do consumidor emitida nas pesquisas de opinião CNI/Ibope. O levantamento tem abrangência nacional e é feito a cada três meses.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Outubro 2006 

Dia 06... O íten medo do desemprego ficou em 104,7 pontos em setembro, e é o menor desde outubro de 1997. O indicador que revela a expectativa da renda pessoal subiu 9,7% em relação a setembro de 2005, somando agora 110,8 pontos. O que mede a expectativa de queda da inflação subiu para 111,5 pontos, número 17% superior ao registrado em setembro de 2005. [leia] 

Dia 20... O cientista político Marcelo Coutinho, coordenador executivo do Observatório Político Sul-Americano, explica que o fato da política externa ter voltado ao debate político se deve a razões "estruturais". "O Brasil está cada vez mais internacionalizado, o que acontece lá fora nos afeta diretamente. Há um processo de internacionalização das empresas, o papel crescente desempenhado pelo país no exterior e os efeitos da globalização", justifica. [leia] 

Dia 27... A pesquisa CNT/Sensus divulgada mostra que o candidato à reeleição presidencial Lula (PT) ganha do concorrente Alckmin (PSDB) na maioria das categorias em que os entrevistados foram separados em relação à escolaridade, às regiões do País e à renda. Alckmin ganha apenas na parcela da população com ensino superior e renda maior que 10 salários mínimos. [leia] 

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

 

 

    Sábado

    2005... Outubro  Novembro  Dezembro   2006... Jan  Fev  Mar  Abr  Mai  Jun  Jul  Ago  Set  Out 

 

Colunistas Convidados Especiais     Atualidades

CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO 

 

Outubro 2005

Dia 15… Comemora-se, entre os Batistas, celebrando a liberdade religiosa, a chegada dos missionários americanos batistas, ao nosso país. Este é o mês que comemora-se o dia da Reforma Protestante. Ao bem de todos, chegam estes, que são, e sempre foram, até mesmo para se manterem vivos, já que não conseguem usar política para as vitórias que alcançam, guardiões, incondicionais, desta liberdade que muitas vezes lhes levam a prejuízos mil.

Dia 22... Pesquisas apontam a vitória do “Não” à proibição da venda de armas no país. Neste caso, o medo está vencendo a esperança. Pela Bíblia, não consigo ver Jesus votando favorável a isto, não vejo ela me ensinando a concordar com isto. Fato é, que não fará diferença, pois as dificuldades são muitas para alguém adquirir uma arma e em nada impedirá que as pessoas continuem na campanha de desarmamento nacional, já iniciado antes.

Dia 29... Depois de amanhã, o mundo comemora o Dia da Reforma Protestante. Em muitos sentidos, inclusive social, religioso e político, o mundo, mesmo, pode e deve comemorar o acontecimento que transformou, ou completou as transformações que a Renascença estava estruturando; foi o, verdadeiro, marco do fim da Idade Média para o iniciar da Moderna; depois de Lutero, o mundo não foi, para sempre, o mesmo; sem exceção, todos saíram ganhando.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Novembro 2005

Dia 05... A versão Argentina, da cúpula das Américas, terminou sem muita novidade, pelo menos ao conhecimento de todos nós, que estamos de fora... a radicalidade insana de “pequenos” e “complexados” como Argentina e a Venezuela, contra os EUA, e principalmente contra Bush, além de espantoso e bem oportuno, favorece o Brasil, como líder, mundial, do equilíbrio, para todo o continente que quer e sabe, realmente, como chegar aos seus sonhos.

Dia 12... Excelente novidade está tomando conta do mundo, os homossexuais estão ganhando canais de tv, e outros entretenimentos adequados, inclusive atenção turística, como na Espanha, para que sejam cada vez mais respeitados em sua “opção” sexual. Isso é bom, pois, tomara, deixarão de invadir nosso espaço em todas as mídias, como, fazem questão de invadir, para provocar, nos obrigar a engolir suas peripécias de total mal gosto (para nós).

Dia 19… Hoje é o dia da bandeira nacional. A bandeira é um dos símbolos da nossa nação; não entendo que símbolos devem ser homenageados com dias para feriados, mas, deveriam ser, muito mais, homenageados, todos os dias, em todo o tempo, como promovedor de união, solideriedade, compromisso de cada cidadão com o bem de todos, a felicidade geral da nação. Dos símbolos, a bandeira deveria ser o mais agitado, usado, abusado, por todos.

Dia 26... É impressionante o poder que a música exerce sobre os indivíduos. Todo mundo sabe e vive isto, de maneira inconsciente, mas principalmente consciente. O ritimo, a meolodia, as circunstâncias que inspira, tudo funciona bem para que ela venha beneficiar nisto ou naquilo que se queira alcançar. Os comentários de “Anônimus” a este respeito, o tratamento científico de tudo, faz-nos ficar impressionado com este poder oculto e poderoso.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Dezembro 2005

Dia 03... Por causa do principio da liberdade religiosa, a sociedade tem esquecido de preservar valores religiosos essenciais para a boa convivência social. As religiões concordam com, mínimo de, sessenta por cento do que ensinam, o fundamental para uma religião se manter no tempo, este denominador comum são estes princípios que as escolas, as campanhas institucionais e todo o reger social, deveria sempre manter viva nas almas do seu povo.

Dia 10... A educação não sabe nem quais são seus objetivos. Objetivos não podem ser flexíveis, aberto a esta ou aquela opinião, à disposição de qualquer democracia que se queira viver; eles devem ser claros, determinados e mensuráveis. Os meios, para se chegar lá, é que podem ser variados, dentro da filosofia de cada profissional. Mas a educação, numa reflexão filosófica, ainda divaga sobre onde quer chegar ao dizer que é o produzir cidadãos.

Dia 17... Os fracos só são fortes quando unidos e unânimes... isso, os fortes já descobriram, muitas vezes, há muito tempo. Os países pobres do hemisfério sul estão formando um bloco para reinvidicações nos organismos aporpriados, aqueles que existem para isto mesmo (mesmo que não cumpram seus objetivos), atualmente é o G110, o que, no mínimo, demonstra uma mobilização impressionante contra a força dos países poderosos e egoístas.

Dia 24... O site da igreja já mudou para o ano que vem... o primeiro designe de 2006 já está no ar, no site da igreja; isto ilustra muita coisa, inclusive o fato de que temos muita pressa, estamos até colocando “o carro na frente dos bois”, pois entendemos que não podemos perder tempo para fazer aquilo que temos que fazer; a Casa do Julgamento nos deu novo “animus” para um ardor maior, vendo e vivendo muito prazer no nosso envolvimento na Obra de Deus.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Janeiro 2006

Dia 28... A morte trás bons resultados para todo mundo, inclusive para quem morreu. Vários textos bíblicos demonstram que este evento na vida de um “salvo”, daqueles que se chegaram e por isso, foram alcançados pelo perdão completo de Jesus na cruz, aos seus pecados, é motivo de muita alegria para Deus, para o sujeito, para os outros salvos, para os não salvos e para todo o propósito de tudo no mundo.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Fevereiro 2006

Dia 04... Ontem, como vários dias, tem acontecido muita coisa importante para a vida do Brasil. A nossa famigerada imprensa, só está, lá, presente, para buscar assunto de fofoca, de disse-me-disse; só está lá, não para dá informação, mas para buscar palavras ou frases que venha dar motivo às suas manchetes desinformantes, mas fofoqueiras. Tudo acontece, ficamos desinformados, e a mídia encolhe.

Dia 11... A Internet e o Yahoo são instrumentos poderosos para a liberdade de expressão. O primeiro é a porta espetacular que se abriu para chegar a todo mundo, com um recado, qualquer que seja ele; o segundo é, principalmente, e representa um maravilho meio de, gratuitamente, as pessoas terem uma página com seus recados, com sua mensagem, qualquer que seja ela.

Dia 18... Ouvindo alguém que chegou a “longos anos”, a melhor tradução do que foi dito, para que se chegasse a tanto tempo com a disposição de sempre, é o seguinte: “para se viver muito é essencial que se tenha um bom motivo para viver muito”. Este motivo tomado, pode ser o mais tolo para os outros, é um excelente alimento para a vivacidade latente em cada alma.

Dia 25... O site da igreja ampliou suas melhorias. Agora, mais algumas novidades. Há três links explicados na página principal, um é o “Colunistas”, e o segundo é o “Informes” da Igreja, os dois sendo informados que são de atualização diária; o terceiro é o “Somos Tradicionais” que leva a pessoa a alguns artigos sobre o tema, identificando a igreja e sua maneira de exaltar ao Senhor.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Março 2006

Dia 04... O tempo é destes grandes amigos que, em oportunidades freqüentes, sempre demonstram falta de amor para conosco. Se por um lado nos faz desfrutar de alegrias mil, até mesmo quando produz uma coisa chamada esquecimento; por outro, com sua rapidez, não nos deixa desfrutar desta mesma alegria que nos trás. O tempo é esta corda atravessada na garganta que nos trás água ou forca.

Dia 11... Nosso site vai começar, dentro de pouco tempo, e já está preparando tudo, uma discussão muito interessante sobre o maior, entre os maiores, temas que a ciência tem desenvolvido... a origem da raça humana. Criacionismo ou Evolucionismo. Até agora, o que mais chama a atenção é o brilhantismo da “Declaração Básica na Discussão”: Breve poderemos desfrutar melhor de tudo isto.

Dia 18... O que é homofobia, que é crime, justamente, e o que é rejeição a comportamentos esdrúxulos de pessoas que, mesmo não sendo homossexuais, querem ter esta proteção legal para serem abusados, imorais, ofensivos, irresponsáveis, prejudiciais ao máximo, em nome de uma necessidade pessoal de ser ridículo como forma de defender uma causa justa de respeito a direitos humanos? Não sei.

Dia 25... Estou empolgado com o projeto em andamento: o roteiro de leitura da Bíblia, utilizado em 2004 e 2005, agora, com o texto bíblico junto, de forma apropriado e com observações para melhor entendimento. A idéia é que até o meio do ano, tudo esteja pronto, para que possa ser incentivado, pelo menos, umas cinqüenta pessoas à leitura da Bíblia toda em seis meses.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Abril 2006

Dia 01... É possível, sim, conviver com pessoas ardorosas, de religiões diferentes, sem atacá-las, ou ao que crêem. O desfazer do que o os outros acreditam, demonstra falta de confiança no que crê. Quanto menos confio nos meus “dogmas”, mais tenho que sobreviver, desfazendo do que os outros pregam. É claro, que o cristianismo manda que falemos aos outros a respeito de sua verdade.

Dia 08... “Ser lembrado, numa sociedade tão seleta, como esta que é a de Teixeira de Freitas, para ser capa e assuntos principal de uma revista, como nosso povo, seleta, e com tantas opções, é algo muito interessante em minha convivência nesta terra, com esta gente especial. Sei muito bem que o mérito não está em mim mesmo, mas numa gama de razões que se somam e se confundem com o carinho que o Senhor Deus tem por mim, como tem com todos os Seus filhos.” [leia a matéria]

Dia 15... Hoje é sábado... ontem foi sexta feira de Páscoa. Ontem o mundo inteiro, principalmente o cristianismo, festeja a morte de Jesus. Sim, “festeja”. Na religião de Cristo, seus nascimento, sua vida e sua morte, mesmo diante de tanta dor e ingratidão, é motivo de muita festa. A “Paixão de Cristo” é o que faz esta religião ser diferente de todas as outras, nos simbolismos e na doutrina pregada.

Dia 22... A mulher não é gente; gente é homem, esse ser especial que Deus criou, e que o escritor bíblico chegou a dizer da alegria do Senhor em ter criado tal figura. Mulher não é gente. Elas são mais que gente, se o homem é criatura de Deus, e é o que é, a mulher é o próprio Deus que pode todas as coisas, que se fez homem para morrer, mas, parece, se perpetuou na terra, como mulher.

Dia 28... Ouvi um repórter perguntar, em rede nacional, a um analista de pesquisas, a respeito de intenção de votos para Presidente da República... diante dos resultados atuais, parece que nada adiantou a imprensa fazer a intensa cobertura (acusação) sobre o mensalão, pois Lula continua bem na frente? Na verdade, adiantou, o povo não acredita na mídia, e isso ajudou muito a reeleição.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Maio 2006 

Dia 06.... “No último dia 28, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da abertura do 13º Encontro Nacional do PT, que ocorreu até o dia 30,  em São Paulo. Na ocasião, Lula discursou durante cerca de 1 hora e 10 minutos a quase 2.000 petistas presentes, entre delegados, observadores e convidados.  O presidente detalhou avanços de sua gestão, fez críticas à oposição e cobrou "maturidade" do PT para a disputa política deste ano.”  [leia todo o discurso] 

Dia 13... Por muitas vezes, deixei de arquivar algumas mensagens em pps/ppt que me chegaram, até de amigos, contra a pessoa e o governo de Lula; mas estou começando a guardar, não sei bem o motivo ou o objetivo, mas estou começando a fazer isto. Na grande maioria das vezes, trata-se de puro preconceito, um pobre, um trabalhador, um indigente que chegou ao poder, como vergonha.

Dia 20... Quando completou-se um ano de designe único da frente do site da igreja, foi programado colocar, além de um novo rosto, o que aconteceu, e hoje já faz parte do registro de todas as atualizações, um link levando o internauta a, ao lado do link de notícias, que é sempre com uma visão de direita, dos donos das mídias, um noticiário de esquerda, o que esta semana aconteceu, e lá, em vermelho, o link abre o www.informante.net, com o argumento “preenchendo lacunas da mídia”.

Dia 27... O grande milagre do ECC, Encontro de Casais com Cristo está acontecendo, de novo, na vida da igreja. E o grande milagre deste maravilhoso milagre, é a capacidade que tem  de juntar tanta gente, de tantas religiões, voltados para um grande e mesmo objetivo. É a grande prova de que é possível um ecumenismo prudente, coerente e responsável, para a glória do Senhor Deus.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

 

Junho 2006 

Dia 03... Não tem jeito, tudo mostra que a credibilidade da imprensa, da oposição e tudo mais, está mesmo em baixa. Os chamados formadores de opinião, todos, por motivos bem ajustados aos seus “donos”, aqueles que lhe dão empregos, ou por cegueira do que seja a visão da pobreza e do verdadeiro amor ao Brasil, continuam batendo, e quando mais fazem isto, mais voto Lula tem.

Dia 10... “Um dia depois de ter feito uma pergunta sobre o peso do jogador Ronaldo ao técnico Parreira e que permitiu à imprensa alimentar uma grande e desncessária polêmica sobre o assunto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou um fax ao jogador tentando contornar a situação. Na carta, Lula diz a Ronaldo que, ao perguntar se o atacante estava gordo ou não, pretendia, na verdade, encerrar o assunto sobre o suposto sobrepeso do jogador. A pergunta foi feita a Parreira durante um encontro virtual com a delegação brasileira, ontem.” [leia]

Dia 17... É necessário, neste momento, dar uma palavra de apreciação a mim mesmo, ao que temos juntado aqui, como “Sugestões de Leitura”, numa magna visão política, o que na verdade, tem a ver com todas as outras áreas da vida, ou vice-versa. O acervo juntado aqui é magnífico e surpreendente a todos que palmilharem suas sessões e itens perfileirados.

Dia 24... Há duas coisas que realmente é nacionalismo, em vez de encontrarmos isto em questões de entretenimento, como é o caso da Copa do Mundo, onde o Brasil está ganhando. Uma é levarmos a eleição de Lula a mais de 80% de aprovação popular no país, e a outra é este povo que votar nele, votar em gente que vai facilitar o governo e iniciativas dele, no Congresso nacional.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Julho 2006 

Dia 01... Na última pesquisa do DataFolha, Lula cresceu pouquinho, e Alckimin crescer mais. Os preconceituosos que amam ser mal informados, migraram dos outros candidatos e assumiram a repetência do Brasil de antes. É lastimável que o povo, ou uma pequena parte dela, se deixe levar pela mídia que a Direita detém, mesmo que o nosso país seja outro, esteja melhor, contra o Brasil de antes, de FHC.

Dia 08... Em seu discurso, que durou quase uma hora, Sarney elogiou várias vezes o governo Lula. "O governo do presidente Lula surpreendeu", afirmou. "O caos não veio", acrescentou, referindo-se aos que previam um caos se Lula fosse eleito. "A conduta do presidente sossegou aquelas vozes alarmistas". Ainda que Lula teve "um comportamento de serenidade e de equilíbrio durante a crise" atravessada por seu governo, quando das denúncias de irregularidades. Além disso, defendeu a necessidade de Lula propor ao Congresso uma reforma política profunda em seu segundo mandato. "Sempre defendi o apoio à reeleição do presidente Lula. Eu o acompanhei desde o primeiro turno das eleições de 2002, dei sustentação ao seu governo sem titubear, até em seus momentos mais difíceis. Em meu ponto de vista, o PMDB deve dar apoio à reeleição em uma coalizão clara e transparente com a participação dos novos programas de governo", afirmou. [leia] 

Dia 15... O vice-presidente José Alencer aproveitou o jantar de lançamento da campanha à reeleição, ontem (13), para justificar por que aceitou o convite de disputar novamente o cargo. “Nunca teve nem nunca terá um homem tão responsável com a questão social como esse [Lula]. É por isso que estou aqui de novo", disse Alencar. “Não estamos habituados com sapato alto, mas com o trabalho. Não vamos ganhar de véspera, não”, acrescentou, em referência a pesquisas favoráveis à coligação “A Força do Povo”. [leia] 

Dia 29... “Quem acompanhou a via sacra dos programas sociais do governo Lula, particularmente do Bolsa Família, sabe que a oposição e grande parte da mídia apostaram no seu fracasso. No início, foi um coro só: "Os petistas e o governo Lula são incompetentes, não sabem administrar programas sociais". Agora que o Bolsa Família está implantado em todo o país e dá acesso a uma renda mínima para 11,1 milhões de famílias – que antes viviam abaixo da linha de pobreza – e é reconhecido pelas Nações Unidas, tentam virar o disco com outros argumentos.”  [leia] 

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

 

Agosto 2006 

Dia 05... Quanto às taxas de rejeição, a pesquisa CNI-Ibope adota um método de perguntar se o eleitor ''com certeza poderia votar'' ou  ''não votaria de jeito nenhum'' em cada candidato. Lula tem 64% de ''com certeza poderia votar'' e 32% de ''não votaria de jeito nenhum''. Para Alckmin os números são 52% e 28%. E para Heloísa 40% e 32%, indicando uma intenção de voto mais flutuante. [leia] 

Dia 12... Está empolgante as atualizações e melhoramentos que estamos fazendo no livro da Leitura Bíblica Diária, nos vários aspectos de entender a Palavra de Deus, principalmente quanto à concumitância dos Evangelhos no seu aspecto sinóptico, onde a vida e o ensino de Jesus é fundamental para entender a vontade de Deus em todo o resto da Bíblia, no Novo e no Velho Testamento.

Dia 19... Ainda acho que, diante do que esteve sendo o Brasil, e do que está sendo, e o desenvolvimento que vive, o presidente Lula deveria ter, no mínimo, 80% das intenções de voto. Se ainda não tem, é, não por ingratidão do povo, mas por comunicação falha do governo ou da mídia vingente, e da ação poderosa, que a Direita ainda tem, para calar os mais favorecidos com o governo atual.

Dia 26... “Não tem prá ninguém, Lula neste governo fez algo de defesa da soberania e ainda avançou no desenvolivimento do Brasil, basta ler os dados e comparar o governo FHC com o de Lula. Lula é o nosso Rogério Ceni, além de defender o nosso país ainda faz gols na elite...” comentário de um leitor numa das mídias pela internet, a respeito de tudo que o Brasil está vivendo.

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Setembro 2006 

Dia 02... Lula alcançou 50% das intenções de voto e tornou mais provável a possibilidade de definir a eleição para a Presidência da República ainda no primeiro turno, segundo a quarta rodada da pesquisa CartaCapital/Vox Populi. A chegada a esse patamar significa que, além de ter mantido a preferência dos eleitores mais pobres, o presidente, em busca da reeleição, reconquistou o apoio de uma grande parte da difusa e inquieta classe média brasileira. [leia] 

Dia 09... Veio-me a idéia que grande parte de todos, inclusive a totalidade da imprensa, que as eleições são bem semelhantes à questão do futebol, ou coisa semelhante, onde tanto faz uma coisa ou outra, um time ou outro, o campeonato terminar ser de um ou outro. O governo que tanto fez, depois do outro que nada fez, é tratado como qualquer coisa que disputa um campeonato. Mas parece que o povão está evitando esta catástrofe, não está dando a mínima para os formadores de opinião esportiva desta imprensa tola.

Dia 14... O rendimento médio real do trabalhador brasileiro apresentou, em 2005, crescimento (4,6%) em relação ao ano anterior, apurado pela Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD) desde 1996. Como o ganho foi maior entre os mais pobres, o IBGE considera que houve "queda na concentração das remunerações".  Desde 1996 até o ano passado, a renda acumulou queda de 15,1%. Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira, pelo IBGE, o rendimento médio apurado em 2005 foi de R$ 805, ou 4,6% a mais do que os R$ 770 apurados em 2004. "Em 2005, o nível da inflação foi mais baixo que o do ano anterior e houve crescimento em setores importantes da economia", avalia o documento. [leia] 

Dia 23... A uma semana da eleição, a mídia grande se atira no vale-tudo. A Folha de S. Paulo de hoje volta-se contra os números de sua própria pesquisa, com a manchete Apesar do escândalo, Lula mantém vitória no 1º turno. Mas o troféu fica, como de costume, com a revista Veja e sua capa sem palavras. Na matéria "especial", o panfleto dos Civita lidera a torcida pela impugnação da candidatura de Lula, e ainda culpa o PT por ela. [leia] 

Dia 30... A reta final das eleições presidenciais ganhou um viés bíblico, com direito a citações de Cristo, Judas e Pôncio Pilatos, lembrado num ato falho por Heloísa Helena. Mas quem deu o tom foi o incomparável FHC, para quem Lula é um "demônio" que deve ser "expulso". Definitivamente, as pessoas mudam. Ou se revelam. No longínquo ano de 1985, o então declaradamente ateu FHC, candidato a prefeito de São Paulo, caiu numa "casca de banana" lançada por Boris Casoy, que perguntou numa entrevista televisionada se o príncipe dos sociólogos acreditava em Deus. Vinte anos depois, o tucano-mor resolveu vestir, com muito gosto, a túnica de exorcista!!! [leia] 

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

Outubro 2006 

Dia 07... O presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu uma entrevista ontem pela manhã a quatro emissoras de rádio do Nordeste. A entrevista, em cadeia, foi retransmitida para cerca de 100 outras emissoras de rádio AM e FM, a partir da Rádio Verdes Mares, de Fortaleza (Programa Paulo Oliveira); Rádio Sociedade e Rádio Metrópole, da Bahia: e Rádio Jornal do Commércio, de Pernambuco. Lula revelou que o batalhão de engenharia do Exército e o próprio Governo estão prontos para iniciar o projeto de transposição de águas do Rio São Francisco, faltando apenas uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula disse, ainda, que vai manter os programas Bolsa-Família e o Luz para Todos, que ´no Ceará é utilizado politicamente com o nome de Projeto São José´. Outro sonho: construir a Transnordestina, agora com braços para o Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia. [leia] 

Dia 14... O presidente Lula continua com o maior número de notícias na mídia brasileira e é também o mais citado negativamente.  O Os dois relatórios têm um ponto em comum: os números das revistas nacionais, levantados pela pesquisa, demonstram claramente a campanha contra o governo e a candidatura de Lula. [leia]. Qual seria a repercussão dada pela Folha se o senhor Misilvan Chavier dos Santos, vulgo Parcerinho (PSDB), candidato a deputado estadual por esse partido em Tocantins, preso com meia tonelada de cocaína, fosse filiado ao PT? Não mereceria mais holofotes do que os dólares encontrados na cueca de um assessor petista no Ceará? [leia] 

Dia 28... Ao adotar um pensamento único, elitista e anti-Lula, a mídia entrou numa rota suicida. Esse estilo, ''inédito em termos de grande imprensa'', criou ''um clima muito pesado de patrulhamento, ataques, macarthismo''. O diagnóstico é de Luis Nassif, jornalista há mais de três décadas e ex-membro do conselho editorial da Folha de S.Paulo.  [leia] 

cubeh1.gif (12957 bytes)CRISTIANISMO    SOCIEDADE    LITERATURA    GENTE    MUDANÇAS    TUDO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

1