
![]()
![]()
Dezembro 2006.. Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul Ago Set Out Nov Dez 2005
Avaliação de Lula
melhora em todos os indicadores, mostra CNI... O
presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conquistou um alicerce popular ainda
maior e entra no próximo mandato com grande capital político, mostrou nesta
segunda-feira pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da
Indústria (CNI). De acordo com a sondagem, a avaliação de Lula cresceu em todos
os índices que verificam a popularidade de seu governo. A avaliação ótima ou
boa subiu de 49 por cento em setembro para 57 por cento este mês. A nota média
a seu governo foi a mais alta de todo o
mandato: 7,0. A confiança no presidente
pulou de 58 por cento para 68 por cento e as expectativas
para o segundo mandato são ótimas ou boas para 68 por cento dos
entrevistados. "Começar um mandato com um índice de avaliação como Lula
tem hoje é um ativo. Esse ponto de partida é bastante favorável", disse
Marco Antonio Guarita, diretor da CNI. Alguns dos mais importante indicadores apresentados são maiores
que o percentual de votos conquistado por Lula na reeleição. De todos os
entrevistados, 71 por cento aprovam a maneira de
governar do presidente petista. Esse patamar era de 62 por cento em
setembro. O percentual alcançado só é menor que os 75 por cento registrados em
março de 2003. A desaprovação ao modo de
Lula governar caiu de 32 por cento para 23 por cento. "Mesmo quem não
votou em Lula passa a acreditar no projeto", avaliou Amauri Teixeira, consultor
da pesquisa. A avaliação de Lula é bastante expressiva
para um final de mandato, consideraram os analistas da pesquisa.
Segundo eles, embora a população ache que a inflação e o desemprego vão
aumentar no primeiro semestre de 2007, há uma expectativa positiva para o
próximo mandato, sobretudo em relação à renda do brasileiro. A avaliação ótima
ou boa de 57 por cento dos entrevistados é acompanhada por um decréscimo na
ruim ou péssima, de 16 por cento para 13 por cento. A avaliação regular também
caiu, de 33 por cento para 28 por cento. As expectativas
para o segundo mandato também são altas. Para 68 por cento dos
entrevistados, o novo governo Lula será ótimo ou bom, enquanto será ruim ou
péssimo para apenas 11 por cento. Do total de pessoas que acreditam que o
segundo mandato será ótimo ou bom, 57 por cento apostam que ele será melhor que o primeiro. O Ibope entrevistou 2.002
pessoas entre os dias 7 e 10 deste mês, em 140 municípios do país.
Lula é o melhor
presidente que o Brasil já teve, diz Datafolha... Datafolha: Lula é
o melhor presidente da história do Brasil… Pesquisa Datafolha realizada
no último dia 13 de dezembro aponta que Luiz Inácio Lula da Silva é o presidente mais bem avaliado da história do Brasil.
O levantamento, divulgado na edição deste domingo (17) do jornal Folha de S.Paulo, aponta ainda que há uma
forte expectativa positiva para o próximo mandato: 59% esperam que o governo
será ótimo/bom. O principal legado do primeiro mandato, segundo o levantamento,
é uma diminuição na percepção de problemas relacionados à miséria e ao
desemprego. Há um aumento relativo de dificuldades em outras áreas, como saúde,
educação e corrupção. Lula é apontado espontaneamente
por 35% dos entrevistados como o melhor mandatário que o Brasil já teve. O
percentual equivale a praticamente o dobro da preferência obtida pelo
ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no final de 2002 (18%), quando o
tucano encerrou seu segundo mandato. Na pesquisa atual, enquanto Lula tem 35%,
FHC caiu para 12%. Os próximos mais bem avaliados são Juscelino Kubitscheck
(11%), Getúlio Vargas (8%; 21% entre os com mais de 60 anos) e José Sarney
(5%). Ainda segundo o Datafolha, Lula também encerra o primeiro mandato com 52%
dos brasileiros considerando seu governo ótimo/bom,
o maior patamar entre quatro presidentes avaliados pelo Datafolha desde a
redemocratização. O melhor índice até aqui (53%) pertence ao próprio Lula,
obtido às vésperas do 2º turno eleitoral de 2006. Os resultados praticamente
coincidem com levantamento divulgado ontem pela Fundação Perseu Abramo, segundo
o qual o governo Lula é avaliado como ótimo ou bom por 55% do
eleitorado. (leia aqui sobre a pesquisa) Expectativa A expectativa para o segundo mandato de Lula, que
começa em 1º de janeiro, é mais positiva que a sua atual avaliação: 59% esperam
que ele faça um governo ótimo/bom. Nesse ponto, porém, há uma diminuição das
esperanças depositadas em Lula. Antes da posse em 2003, 76% aguardavam um
governo ótimo/bom -um recorde. No caso de FHC, apenas 41% esperavam um governo
ótimo/bom dias antes da transição do primeiro para o segundo mandato, no final
de 1998. Na época, enquanto o país mergulhava em uma crise que levou a uma
forte desvalorização do real em 99, apenas 35% avaliavam FHC como ótimo/bom. A
pesquisa Datafolha, feita no dia 13 de dezembro entre 2.178 brasileiros em 111
municípios de 23 Estados e do Distrito Federal, tem margem de erro de dois
pontos percentuais, para mais ou para menos. Desemprego Embora a falta de trabalho
permaneça no topo das preocupações, caiu de 31% no início de 2003 para 27%
agora o total dos que afirmam espontaneamente ser o desemprego o principal
problema. O índice chegou a 49% em março de 2004. Criados 5 milhões de novos
empregos com carteira assinada e obtida uma melhor distribuição de renda entre
2003 e 2006, os brasileiros apontam agora para outros problemas. Eles são relacionados
à qualidade da saúde (6% apontavam como problema em 2003, contra 17% agora), da
educação (subiu de 4% para 9%) e à existência de corrupção no governo (2% para
6%, o maior percentual do primeiro mandato). Também de forma espontânea, a
saúde é avaliada como a área de pior desempenho no primeiro mandato de Lula.
Subiu de 4% para 18% o total dos que avaliam mal a área entre 2003 e 2006.
Já o combate à corrupção teve o pior desempenho para 8% dos entrevistados na
pesquisa da semana passada. No início do governo, era 1%. A avaliação do
desempenho do governo Lula em outras áreas de grande interesse da população,
como trabalho e segurança, ficou praticamente estável entre 2003 e agora.
Lula chora de novo e
diz que "povo humilde" garantiu reeleição... Ao receber
o diploma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como presidente reeleito da
República, Luiz Inácio Lula da Silva atribuiu a
vitória ao apoio que recebeu do "povo mais humilde" em
momentos difíceis, contrariando os adversários e os críticos do governo. Depois
de ler um discurso curto, com elogios à consolidação da democracia no país e à
participação no processo eleitoral, Lula fez um desabafo e chorou, como havia
acontecido em sua primeira diplomação, em dezembro de 2002. "Nos momentos mais difíceis, o povo mais humilde deu uma
lição ao Brasil. Ele assumiu a responsabilidade de dizer em alto e
bom som, sem intermediação: eu quero votar do jeito que eu sei votar. E foi
isso que garantiu a vitória", disse o presidente. Lula disse que o segundo
mandato lhe confere "uma responsabilidade muito maior". Ainda no
desabafo, ele voltou a criticar os chamados "formadores de opinião"
que, na avaliação do governo e do PT, não acreditavam nem queriam a reeleição.
"Acabou-se o tempo em que algumas pessoas ousavam dizer nesse país como é
que o povo tinha que votar. Acabou-se o tempo do voto de cabresto nesse
país", afirmou, aplaudido por seus ministros e pelas autoridades no salão
nobre do TSE. Depois da solenidade, que durou apenas 30 minutos, Lula disse a
jornalistas que "o povo não permitiu que determinadas deformações
determinassem o processo eleitoral". As eleições foram marcadas por
acusações de corrupção contra o governo e o PT. "Na verdade quem saiu na
defesa das políticas sociais do governo, quem saiu na defesa do controle da
inflação foi exatamente o povo mais humilde", disse Lula na entrevista.
"O que faz o povo pobre comer mais é a inflação ser baixa. O povo percebeu
isso e foi o que me emocionou mais uma vez", acrescentou. Lula chorou duas
vezes durante o improviso, que ele abriu dizendo que não poderia mais se
emocionar, como ocorreu na cerimônia de 2002. Naquela ocasião, Lula chorou ao
receber o diploma de presidente, segundo ele, "o primeiro de toda a
vida". "O primeiro diploma que recebi, estava tomado de um estado
emocional que, quatro anos mais velho, não me permito mais", afirmou.
"Se o primeiro mandato era uma boa aventura, de provar que nos tínhamos
competência para governar o Brasil, o segundo mandato é a comprovação da
legitimidade conquistada e notada pelo povo brasileiro", prosseguiu.
"Já provamos que é possível fazer uma forte política de ajuste fiscal,
controlar a inflação e agora precisamos provar que é possível fazer a economia
crescer com inflação baixa", acrescentou o presidente na entrevista depois
da cerimônia. No discurso oficial, Lula elogiou o TSE pela organização das
eleições. Na madrugada de quarta-feira, o tribunal rejeitou as contas do comitê
eleitoral do PT, que fez a campanha de Lula, por ter recebido doação ilegal de
10 mil reais de uma empresa aduaneira. "Agradeço do fundo do coração aos
que me elegeram e agradeço também fraternalmente aos que optaram por outras
candidaturas", disse ainda o presidente. "É essa pluralidade e
diversidade que conseguem consolidar o processo brasileiro de democracia."
O vice-presidente José Alencar também foi diplomado pela reeleição. Lula e
Alencar tomam posse no segundo mandato no dia 1o de janeiro. O presidente do TSE,
Marco Aurélio Mello, fez um discurso também ressaltando a consolidação da
democracia no Brasil.
Lula é o 2º presidente mais
popular na França e Espanha. Pesquisa realizada pelo Instituto Novatris/Harris Interactive e encomendada
pelo canal France 24 aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
ficou em segundo
lugar como político mundial mais popular para os franceses e espanhóis.
Entre os 2.140 entrevistados na França, 41% têm boa ou muito boa impressão do
presidente brasileiro. Na Espanha, 47% dos 1.998 entrevistados avaliam bem ou
muito bem a gestão de Lula e, nos dois países, o presidente
perde em popularidade apenas para a primeira-ministra alemã, Angela
Merkel. Ao mesmo tempo, os espanhóis também têm o maior índice de rejeição por
Lula - 33% dos entrevistados não gostam de sua gestão, contra 24% dos italianos
e 23% dos alemães, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo. O levantamento foi feito na França, Alemanha, Inglaterra,
Itália, Espanha e Estados Unidos com o objetivo de analisar temas
políticos atuais, como a guerra civil no Iraque, a condenação do ex-ditador
iraquiano Saddam Hussein à pena de morte e o prestígio dos principais líderes
mundiais. [leia]
Dieese: Em SP, taxa de
desemprego é a menor dos últimos 10 anos. O desemprego na região metropolitana de São
Paulo registrou em novembro a menor taxa para esse
mês desde 1996, segundo pesquisa divulgada pela Fundação Seade e
pelo Dieese nesta sexta-feira (22). A taxa de desemprego total caiu para 14,1%,
ante 14,6% em outubro. Em termos absolutos, representa um contingente de 1,429
milhão de pessoas sem trabalho na região. De acordo com o levantamento, foram
criadas 60 mil novas vagas no mês passado, superando o número de 11 mil pessoas
que ingressaram no mercado de trabalho no período. Como resultado, o número de
pessoas que procuravam emprego diminuiu em 49 mil. A indústria foi o setor que
mais abriu postos de trabalho em novembro, com crescimento de 4,8% mês a mês. O setor do Comércio teve avanço de 0,1%. Por
outro lado, no setor de Serviços a ocupação caiu 0,6% no mês passado. O
rendimento médio real dos ocupados foi reduzido em 3,7% em outubro (pago em
novembro) sobre setembro, para 1.105 reais. A renda média dos assalariados, por
sua vez, declinou 3,2%, para 1.172 reais. A pesquisa foi feita com base numa
amostra de aproximadamente 3 mil domicílios na região metropolitana de São
Paulo. [leia]
IBGE: Desemprego cai,
trabalho formal cresce e renda do trabalhador aumenta. A taxa de
desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país
ficou em 9,5% em novembro, ante 9,8% em outubro, segundo divulgou nesta
quinta-feira (21) o IBGE. O rendimento médio real
dos ocupados ficou em R$ 1.056,60, com aumento de 0,6% ante outubro e de 5,7%
ante novembro de 2005. A taxa veio dentro do intervalo das estimativas dos
analistas ouvidos pelo AE Projeções (9,4% a 9,9%) e um pouco abaixo da mediana
das previsões (9,6%). A taxa foi a menor apurada desde janeiro, quando estava
em 9,2%. O número de ocupados nas seis
regiões totalizou 20,73 milhões de pessoas, com aumento de 0,3% ante outubro e
de 3% perante novembro de 2005. A população desocupada somou 2,18 milhões em
novembro com queda de 2,6% ante outubro e aumento de 2,5% ante novembro do ano
passado. Segundo o IBGE, em relação à condição do trabalhador, o emprego com carteira de trabalho assinada permaneceu
estável na comparação mensal. No entanto, em relação a novembro de
2005, houve aumento de 6% no contingente de trabalhadores nesta condição, o que
equivale a 487 mil novos postos. A pesquisa mede o desemprego e o comportamento
da renda em seis regiões metropolitanas do país: Belo Horizonte; Porto Alegre;
Recife; Rio de Janeiro; Salvador; e São Paulo. [leia]
![]()
![]()
Novembro 2006.. Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul Ago Set Out Nov Dez 2005
Dia 01... Lula vence nos municípios com maior e menor Índice de
Desenvolvimento Humano. O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva
(PT-PRB-PCdoB) venceu as eleições tanto nos municípios com menor Índice de
Desenvolvimento Humano (IDH) quanto nos que apresentam os maiores valores. Nos
104 municípios com maior IDH, onde vivem 26,9 milhões de eleitores, Lula
recebeu 10,7 milhões de votos (50,83%). O candidato Geraldo Alckmin (PSDB-PFL)
foi votado por 10,4 milhões de eleitores (49,17%). [leia]
Dia 02... Abong
comemora reeleição de Lula A Associação Brasileira de Organizações
Não-Governamentais (Abong) divulgou nota nesta quarta-feira a respeito da
eleição presidencial do último domingo. A entidade declarou que a vitória de Lula e do PT demonstram uma grande mudança na
sociedade brasileira, porém a análise disso tudo será conhecida daqui a
alguns anos. Confira a nota na íntegra: Com certeza a vitória política e eleitoral
do PT (ao contrário das previsões de alguns "formadores/as de
opinião" de que este partido seria exterminado do cenário político
brasileiro) e do presidente Lula reflete uma profunda mudança na sociedade
brasileira. O caráter e o sentido desta mudança, ainda levaremos anos para
analisar e compreender. [leia]
Dia 03... Relatório do FMI diz que o Brasil reduziu a pobreza. Um
relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta quinta-feira
indica que a quantidade de pessoas consideradas pobres no Brasil caiu de 28% da
população em 2003 para 23% em 2005. No relatório, intitulado Panorama Econômico
do Hemisfério Ocidental, o FMI considera pobres as pessoas que não têm
capacidade de "comprar uma cesta de produtos básicos de consumo". No
mesmo período em que a pobreza caiu, a renda dos 50% mais pobres da população
brasileira cresceu num ritmo duas vezes maior do que a receita dos 10% mais
ricos, além do desemprego ter diminuído, seguindo tendência regional. [leia]
Dia 04... O
diário francês disse que, "de metalúrgico, Lula se
igualou aos grandes do mundo". "A voz de Lula pesará ainda mais
ao longo dos quatro próximos anos." As afirmações de Lula foram elogiadas
pelo Le Figaro. Em editorial, o jornal francês afirma que o Brasil está correto
ao promover a integração sul-americana, sem ceder à "tentação da
hegemonia". "(O Brasil) sabe que seu tamanho e seus 190 milhões de
habitantes fazem dele um interlocutor indispensável tanto para os Estados
Unidos quanto para a Europa. Mas outros gigantes emergentes são ainda maiores.
Para se medir à Índia ou à China, o Brasil precisa de seus vizinhos." [leia]
Dia 05... Delfim Neto diz que Lula pode "salvar o País". O
ex-ministro Delfim Neto afirmou neste domingo que se aliou ao presidente Luiz
Inácio Lula da Silva (PT), reeleito no dia 29 de outubro, porque ele "pode
salvar o Brasil". As informações são da rádio Jovem Pan. Delfim acredita
que Lula pode fazer reformas porque o povo confia nele. O ex-ministro garante
que o presidente sempre acreditou no capitalismo. Segundo ele, o Estado não
deve substituir o mercado, mas pode corrigir desigualdades e injustiças. [leia]
Dia 06... O
Observatório Brasileiro de Mídia realizou um estudo especial sobre os
colunistas de jornais durante o 1º turno das eleições presidenciais (entre
06/07 e 29/09). Foi elaborado um relatório sobre os textos dos principais colunistas
dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, Correio
Braziliense e Jornal do Brasil em relação aos quatro candidatos mais votados no
primeiro turno: Lula (também observado na condição de Presidente da
República), Geraldo Alckmin (PSDB),
Heloisa Helena (Psol) e Cristóvam Buarque (PDT). 2. A exemplo do
verificado nas análises de reportagens durante todo o período eleitoral, Luiz Inácio Lula da Silva foi o candidato mais citado nas
colunas e também o que recebeu maior número de abordagens negativas. Se
somarmos essas citações negativas referentes ao candidato às que recebeu dos
colunistas na condição de Presidente da República, o total atinge quase quatro
vezes mais do que o montante de abordagens negativas referentes ao candidato
Geraldo Alckmin.
[leia]
Dia 07... Na
festa da vitória, na noite de domingo, uma faixa enorme que tomou toda a pista
da avenida Paulista chamou a atenção dos animados militantes que comemoravam a
consagradora reeleição de Lula. “O povo venceu a mídia”. Ela
expressou bem o sentimento de milhões de brasileiros diante da deprimente e
abjeta cobertura da imprensa nesta batalha política. Alguns ativistas ainda
aproveitaram para gritar “o povo não é bobo, fora Rede Globo”, relembrando o
coro que ficou famoso durante a campanha das “diretas-já”. No palanque, um dos
oradores aproveitou para desabafar: “Quero mandar um recado para revista Veja:
vocês perderam as eleições”. Em pequenas rodinhas, outros cantarolavam: “Ou,
ou, ou, a Veja se ferrou”. [leia]
Dia 08... Composta
por mais de 300 entidades, a CMS quer avaliar sua
atuação no segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Na
opinião da CMS, o governo Lula demonstrou sensibilidade ao não criminalizar os
movimentos sociais e ao propor a legalização das centrais sindicais, entre
outras ações. Agora é preciso avançar nas políticas públicas de inclusão
social, sobretudo em áreas como educação, saúde e habitação. Na plenária de
sábado, a CMS pretende debater propostas e definir um calendário de atividades. [leia]
Dia 09... Batam doutores, batam mais, batam muito. Em 2005 a
oposição e a mídia, representando a elite, dedicaram-se a massacrar o PT e o
presidente Lula. O objetivo ficou bem claro nas palavras de Bornhausen:
"vamos acabar com essa raça por 30 anos". Pareciam dragões de Komodo
na tribuna do Congresso, nas páginas dos jornais e revistas, na tela da TV,
contaminando a todos com seus discursos, reportagens e artigos envenenados,
carregados de ódio. Incomodou-os muito um presidente nordestino,
ex-metalúrgico, ex-sindicalista, sem diploma universitário nem título
acadêmico. Incomodaram-se mais ainda quando Lula, que recebeu um país falido
das mãos de um doutor da Sorbonne, recuperou a economia e a credibilidade do
Brasil, diminuiu o desemprego, a miséria, baixou os juros, derrotou a inflação,
combateu a corrupção como nunca antes em nenhum governo. A oposição e a mídia
bateram sem dó nem piedade, inventaram, mentiram, difamaram, caluniaram,
afrontaram. Sem ética, decoro parlamentar, respeito ou dignidade, buscaram à
força o objetivo de "acabar com essa raça por 30 anos" antes da
eleição de 2006.
[leia]
Dia 10... FHC diz que não pode competir com imagem de Lula. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
disse nesta quinta-feira em Nova York que não pode competir com o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva, ao comentar a imagem que Lula tem junto ao
eleitorado brasileiro. "Eu não posso competir com o Lula. Eu não sou
espetacular. Foi por isso que eu inventei o real", disse FHC, se referindo
ao carisma de Lula, que foi reeleito com 60% dos votos. [leia]
Dia 11... A reeleição do presidente Lula evidenciou, de forma clara, a
opção da população brasileira por um projeto voltado para o
desenvolvimento com distribuição de renda e justiça social. O confronto ao
longo do processo eleitoral opôs duas propostas diferenciadas, sobretudo em
relação ao papel do Estado como articulador do desenvolvimento econômico e
social. Divergências à parte, cabe agora a todos os brasileiros olhar os
interesses do país num horizonte mais amplo. [leia]
![]()
![]()
Outubro 2006.. Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul Ago Set Out Nov Dez 2005
Dia
01...Dia de eleições... O OUTRO BRASIL QUE VEM POR AÍ, poema de Gilberto Freyre... Eu ouço as vozes... eu
vejo as cores... eu sinto os passos... de outro Brasil que vem aí... mais
tropical... mais fraternal... mais brasileiro.... O mapa desse Brasil em vez
das cores dos Estados... terá as cores das produções e dos trabalhos.... Os
homens desse Brasil em vez das cores das três raças... terão as cores das
profissões e regiões.... As mulheres do Brasil em vez das cores boreais...
terão as cores variamente tropicais.... Todo brasileiro poderá dizer: é assim
que eu quero o Brasil,... todo brasileiro e não apenas o bacharel ou o
doutor... o preto, o pardo, o roxo e não apenas o branco e o semibranco....
Qualquer brasileiro poderá governar esse Brasil... lenhador... lavrador...
pescador... vaqueiro... marinheiro... funileiro... carpinteiro... contanto que
seja digno do governo do Brasil... que tenha olhos para ver pelo Brasil,... ouvidos
para ouvir pelo Brasil... coragem de morrer pelo Brasil... ânimo de viver pelo
Brasil... mãos para agir pelo Brasil... mãos de escultor que saibam lidar com o
barro forte e novo dos Brasis... mãos de engenheiro que lidem com ingresias e
tratores europeus e norte-americanos a serviço do Brasil... mãos sem anéis (que
os anéis não deixam o homem criar nem trabalhar).... mãos livres... mãos
criadoras... mãos fraternais de todas as cores... mãos desiguais que trabalham
por um Brasil sem Azeredos,... sem Irineus... sem Maurícios de Lacerda.... Sem
mãos de jogadores... nem de especuladores nem de mistificadores... Mãos todas
de trabalhadores,... pretas, brancas, pardas, roxas, morenas,... de artistas...
de escritores... de operários... de lavradores... de pastores... de mães
criando filhos... de pais ensinando meninos... de padres benzendo afilhados...
de mestres guiando aprendizes... de irmãos ajudando irmãos mais moços... de
lavadeiras lavando... de pedreiros edificando... de doutores curando... de
cozinheiras cozinhando... de vaqueiros tirando leite de vacas chamadas comadres
dos homens.... Mãos brasileiras... brancas, morenas, pretas, pardas, roxas...
tropicais... sindicais... fraternais.... Eu ouço as vozes... eu vejo as
cores... eu sinto os passos... desse Brasil que vem aí.
Dia 02... Sem
comentários... se fosse questão de corrupção, os candidatos menores é que
seriam os mais votados; na verdade o motivo maior para impedir o presidente
Lula à reeleição, foi o preconceito. É muita ousadia
a direita, com sua mídia, deixar um trabalhador, um
operário, voltado a cuidar da pobreza do Brasil, continuar no poder.
Dia 03... O
presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez na tarde desta segunda-feira (2),
em Brasília, o seu primeiro pronunciamento após a divulgação dos resultados do
primeiro turno, acompanhado de entrevista coletiva. Sorridente, Lula
classificou a eleição de exemplar, citando o expressivo comparecimento às urnas
e o clima de tranqüilidade. Segundo ele, isso demonstra a consolidação do
processo democrático no país. Falando como candidato, Lula agradeceu aos
eleitores que votaram nele. "Obviamente que todos
gostariam de ter ganho no primeiro turno, mas nem sempre a sabedoria popular
permite que isso aconteça", disse.
"Vamos ter uma campanha mais justa, mais verdadeira, com debate,
tête a tête com os dois candidatos". Ele afirmou ainda que a campanha
voltará para as ruas com a mesma força do primeiro turno. [leia]
Dia 04...
Um dos últimos boletins eletrônicos de campanha do presidente Lula afirma que o
“ódio” de alguns meios de comunicação pela esquerda tem “motivos simples,
embora inconfessáveis”. “Acostumados ao controle que
detinham sobre a opinião pública desde a redemocratização do país,
alguns meios de comunicação não se conformam com a situação atual, em que a
maior parte do povo vota em Lula, contra a opinião da maior parte da mídia, que
é alckmista. O que mais incomoda estes setores da direita e dos meios de comunicação
são as mudanças na estrutura social brasileira”, diz o texto.
[leia]
Dia 05...
Em 1989 um candidato operário, torneiro mecânico,
barbudo, nordestino, disputou o segundo turno das primeiras eleições
democráticas pós-ditadura militar. Com reais chances de vitória e apoiado por
amplos segmentos da sociedade: professores, bancários, universitários,
artistas, sindicatos, padres, evangélicos — todos embarcaram no navio lulista. Que
fizeram as elites rançosas? Armaram o quanto puderam para impedir a posse do
dito "sapo barbudo" (alcunha não depreciativa dada pelo aliado Leonel
Brizola, no segundo turno: "As elites terão que engolir o sapo
barbudo!"), na verdade, a maior liderança de esquerda de que se tem
notícia na América Latina, fundador, ao lado de Sérgio Buarque de Hollanda,
Florestan Fernandes, Chico Mendes e outros, do maior partido progressista
brasileiro, e, segundo reflexões de um sem-número de cientistas políticos mundo
afora, principal novidade política (o PT) num pálido cenário mundial do último
quarto deste século, dominado primeiro pelo pensamento tatcherista, depois,
pelo raivoso ideário americano neoliberal e de dominação via globalização. [leia]
Dia 06... "Com
o advento do segundo turno, está-se
evidenciando a luta de classes no Brasil", destaca Marina dos Santos,
da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Ela considera que a eleição de Alckmin representaria,
para os camponeses, mais repressão e o avanço do agronegócio, e conclama outros
movimentos a se unir contra o tucano. [leia]
Dia 07... Um
dos coordenadores de campanha do candidato Geraldo Alckmin (PSDB) no
Nordeste, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) mostrou-se como exemplo
clássico de como a campanha anti-Lula
disseminada pela mídia consegue ludibriar os eleitores. Fortes,
que se considera um político bem informado, subiu na tribuna do Senado para
pedir a abertura de uma CPI que investigue as organizações não-governamentais,
entre elas a "Sociedade Amigos de Plutão", que teria recebido
alguns milhões do governo federal. Só depois da indignada denúncia, é que o
senador soube que a história da ONG Amigos de Plutão foi uma piada de
mau gosto lançada pelo jornalista Carlos Chagas e rapidamente espalhada pela
internet por apoiadores de Geraldo Alckmin. (leia)
Dia 08... Por que os movimentos sociais rejeitam Alckmin. Durante
12 anos, o PSDB governou o estado de São Paulo, tendo Geraldo Alckmin exercido
as funções de vice-governador e de governador. Analisar o que foi feito neste
período permite vislumbrar o que aconteceria ao país caso "Geraldo"
fosse eleito presidente da República. Leia matéria do Portal do Mundo do
Trabalho (CUT). Na área da educação, os governos tucanos extinguiram os Centros
de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Cefams); desprezaram as escolas
técnicas e as universidades estaduais; destruíram o ensino fundamental e
repassaram para os municípios, sobrecarregando as prefeituras; reduziram o
quadro de professores; e rebaixaram brutalmente o nível do ensino - alunos são
aprovados sem qualquer critério, salas de aula vivem abarrotadas e as escolas
estão sucateadas. [leia]
Dia 09... Lula
versus Alckmin. Não há como escapar à metáfora do boxe. Quem venceu? Quem
perdeu? Não houve um grande vencedor, não houve "nocaute" e, ao
conquistar um resultado equilibrado, Lula sai com
vantagem desse debate. Por quê? Porque Alckmin subiu ao
"ringue" com a obrigação maior do que seu adversário: tinha
de conquistar uma grande vitória para começar a quebrar
o favoritismo de Lula. Afinal, Alckmin começou mal o segundo turno, haja vista
os conflitos na sua base de apoio e a pesquisa do Datafolha confirmando
que Lula continua à sua frente, com mais de 7 milhões de votos. [leia]
Dia 10... Lula
destacou aos cantores gospel que eles viram pouco da elite
política no debate. "Ela é implacável. Foi assim com Getúlio,
Juscelino e João Goulart. Não se metam a fazer coisas pelos pobres, porque
vocês vão pagar o preço", afirmou. Lula disse que, para a elite, pobre tem
que ser coadjuvante. "Eu recoloquei os pobres no palanque", disse. O
Ele afirmou que "os tucanos não querem que os pobres tenham acesso a
coisas básicas".
[leia]
Dia 11... Antes
mesmo do primeiro turno, vários analistas políticos diziam que a
eleição estava mostrando um país dividido. Para alguns, a divisão
seria entre pobres e ricos. Para outros,
seria entre Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.
Alguns analistas mais reacionários chegaram ao desplante de dizer que a divisão
era entre “primitivos e não educados”
(supostamente, os eleitores de Lula) e “modernos e
educados” (supostamente, os eleitores de Alckmin).Estas análises,
quando não estão totalmente equivocadas, perdem de vista o essencial. Não foi a
eleição que dividiu o país. A eleição apenas
mostrou que existe uma divisão em nosso país. Mas esta divisão não é
apenas entre “pobres e ricos”. A luta de classes existe, mas é muito mais
complexa do que isto. Embora a votação de Lula cresça, quanto menor a renda do
eleitor, há muitos pobres que votam em Alckmin. Embora a votação de Alckmin
cresça, quanto maior a renda do eleitor, grande parte dos chamados “setores
médios” vota em Lula. Tampouco esta divisão é apenas regional. A desigualdade regional existe e impacta o
resultado eleitoral, mas dentro de cada região há outras variáveis atuando. Embora
Lula seja o preferido da maioria dos eleitores do Norte e do Nordeste, Alckmin
também foi votado nessas regiões. Embora Alckmin tenha uma grande votação no
Sul e no Sudeste, Lula recebeu uma imensa quantidade de votos nessas regiões. A
divisão existente em nosso país, e que
organiza inclusive as diferentes preferências sociais e regionais, é
fundamentalmente política e ideológica. As pessoas estão divididas em torno dos rumos do Brasil. [leia]
Dia 12... O
Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) disponibilizou em
sua página na Internet informações sobre as atuações dos candidatos à
Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin
(PSDB) como deputados constituintes. Baseando-se no favorecimento dos
trabalhadores, O Diap dá nota 7 ao desempenho de Alckmin e 10 a Lula. [leia]
Dia 13... A imprensa e a Direita fazem questão
de tentar dividir o país em dois grupos, há uma necesidade
disto, e publicam o seguinte: cidades com menor escolaridade Lula ganha; cidades grandes, Lula ganha menos; cidades com maior
desenvolvimento humano, Lula perde; cidades mais ricas, Lula perde; Lula diz que vai continuar a priorizar os pobres.
Dia 14... O
Observatório Brasileiro de Mídia acompanhou as 13
semanas de campanha para presidente, no 1º turno, e publicou o seu
relatório sobre o comportamento dos jornais em relação aos candidatos. A
conclusão é que há desigualdade de tratamento das candidaturas. Segundo o
levantamento, o leitor que acompanhou a cobertura das eleições recebeu muito
mais informações negativas sobre Lula do que de qualquer outro candidato.
"A alta exposição e a predominância de reportagens negativas sobre o
petista criam uma percepção ruim da candidatura, uma vez que houve uma semana
(26/08 a 01/09) em que o número de reportagens negativas dedicadas ao candidato
Lula foi três vezes maior que o número de reportagens negativas dedicadas ao candidato
Alckmin", concluiu o estudo. [leia]
Dia 15... Não
me surpreende o resultado da primeira pesquisa pós-debate na TV entre Lula (PT)
e Geraldo Alckmin (PSDB), com o Lula avançando 11 pontos em relação ao tucano.
A reação da opinião pública não é estranha à ciência política – chama-se:
efeito-reducional da demonização do adversário, mas que no Brasil deste pleito
bem poderia levar o nome de "a praga do Chico", em alusão aos lúcidos
comentários do compositor Chico Buarque de Holanda quando destacou que os
eleitores ativos de Geraldo Alkmin não se satisfazem em atingir moralmente Lula, desejam humilhá-lo chamando-o de
analfabeto, despreparado e de outros adjetivos preconceituosos muito comuns em
países de extrema desigualdade social, como o nosso.
[leia]
Dia 16... Jornalistas repudiam complô anti-Lula que forçou 2º turno... Causou
protestos a revelação de que o delegado Edmilson Pereira Bruno tramou com a
grande mída para sabotar Lula. O complô foi revelado em matéria exclusiva da
''CartaCapital'' desta semana. Veja o que disseram profissionais com
experiência em bastidores de notícia, como Luis Nassif, Luiz Weis, Mino Carta e
Paulo Henrique Amorim. [leia]
Dia 17... O
presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, chamou a multidão que acompanhava o seu comício esta noite, em Mossoró,
no Rio Grande do Norte, a fazer uma comparação entre seu governo e os
anteriores. "Ainda não completamos quatro anos de governo, mas não tenho
medo de pedir a você, eleitor, que faça a comparação entre antes e hoje",
disse. O presidente declarou ainda que o Brasil tem alcançado superávit
comercial e que as exportações cresceram. "O nosso País não oferecia
crédito para comprar sequer o rabo de uma porca.
Chegamos ao governo e hoje o FMI não diz mais o que temos e o que não temos o
que fazer", completou Lula. [leia]
Dia 18...O
Brasil começa a fazer justiça... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou de 11 para 19 pontos sua vantagem sobre o
ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) na corrida
presidencial. Segundo pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem em todo o
país, Lula tem agora 57% das intenções de voto, contra 38% de Alckmin, considerando
o total de votos declarados em cada candidato. [leia]
Dia 19... A
pesquisa Datafolha, divulgada no dia 17 de outubro, mostrou Lula com vinte
pontos de vantagem sobre Alckmin entre os votos válidos. Carlos Montenegro, do
Ibope, que divulga pesquisa dia 20 de outubro, disse que só um fato "muito espetacular" poderá arrancar a
faixa de presidente da República do peito de Lula. Moral da história:
nos próximos dias, a direita vai tentar criar algum "fato" e vai
divulgá-lo de maneira "muito espetacular". Um bom exemplo do que está
sendo armado é descrito num correio eletrônico apócrifo, que vem sendo
distribuído pela Internet por apoiadores da candidatura Alckmin. "Vem
chumbo grosso na edição 1979". [leia]
Dia 20... Conselho de Paulo Henrique Amorim a Lula: "Os
governos, os partidos (com exceção do PCdoB) e os políticos brasileiros (com
exceção de César Maia e Zé Dirceu) não sabem usar a internet. É o único espaço
que sobra para o governo Lula." O conselho é do jornalista Paulo Henrique
Amorim, no artigo Como governar quando toda a imprensa é contra em seu blog Conversa
Afiada. Veja as lições que ele tira do papel da mídia grande no Brasil de hoje. [leia]
Dia 21... "Nós
fizemos um governo para 190 milhões de pessoas e não para uma minoria, como se
fazia antes", "Este pernambucano, criado em São Paulo, que só tem
como formação o curso de torneiro mecânico foi capaz de fazer
em quatro anos mais o que um doutor em oito", disse, em
referência a seu antecessor, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
"Aprendi com minha mãe e minha mulher que a gente precisa sempre estar
cuidando daqueles mais fracos, porque o rico não precisa do Estado brasileiro,
quem precisa do Estado é o povo pobre deste país". Mesmo com o discurso
marcado pela questão da pobreza, Lula afirmou que não quer dividir o país entre
pobres e ricos. "Eu não quero dividir porque eu já fui pobre",
afirma. "Foram eles que dividiram, por mim não tinha ricos e pobres, só ricos". [leia]
Dia 22... O
lucro das grandes empresas mais que quadruplicou nos
três anos e meio de governo Lula em relação a igual período do
segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, superando em muito a
rentabilidade dos bancos. A soma do lucro líquido das 227 principais empresas
do setor produtivo com ações negociadas em Bolsa cresceu de R$ 29,3 bilhões
para R$ 131,7 bilhões entre os dois governos, diz reportagem do jornal O Estado
de S. Paulo. A diferença, de R$ 102,4 bilhões, representa um salto de 349,8%. [leia]
Dia 23... O
índice dos eleitores que desaprovam a administração
do petista caiu cinco pontos, de 36% para 31%. Consideraram “ótima”
ou “boa” a gestão Lula 50% dos consultados, contra 45% no último levantamento.
O conceito “regular” se manteve em 33%, e 15% dos entrevistados consideraram
como “ruim” ou "péssimo", ante 20% na pesquisa anterior. Entre
os eleitores consultados, 85% disseram que o voto é definitivo, enquanto que
13% afirmaram que ainda podem mudar de idéia. A pesquisa mostra também que
muitos eleitores de Alckmin acreditam na vitória de Lula. Dentre todos os
consultados, 73% afirmaram que Lula será reeleito e 20% disseram que Alckmin
vencerá a disputa.
[leia]
Dia 24... Mais um capítulo do “dossiê da mídia”, com novos
dados, a reportagem anterior e ainda polemizam com o diretor-executivo da
Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel. Ali Kamel até publicou matéria paga em
vários veículos, para se contrapor as denúncias de Raimundo Pereira. Mas não convenceu.
“Ele foi escorregadio”. “É invenção nossa que 70% das ambulâncias da
Planan foram liberadas durante o governo FHC e que a Globo cuidou de não
mencionar o fato? que o Jornal Nacional não destacou um repórter para
investigar as relações de Barjas Negri [ex-ministro da Saúde de FHC] com Abel
Pereira [lobista vinculado ao PSDB]? que pelo menos uma reportagem foi
produzida sobre Abel Pereira, e até hoje não foi ao ar?”. O Ratzinger da TV
Globo, famoso por suas idéias conservadoras, por seus métodos truculentos e por
ter escrito um livro negando a existência de racismo no Brasil, agora ficará
conhecido por ter dado um golpe midiático que garantiu o segundo turno das eleições. [leia]
Dia 25... A
pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira, que aponta o
presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 61% dos votos válidos contra 39%
do adversário Geraldo Alckmin (PSDB), também indica recorde de
avaliação positiva do governo petista, às vésperas das eleições
presidenciais. De acordo com o levantamento, 53% dos eleitores entrevistados
considera a gestão de Lula ótima ou boa - trata-se do melhor índice desde 1990,
quando o Datafolha começou a realizar esta pesquisa. O levantamento desta terça
ouviu 7.218 eleitores entre os dias 23 e 24 de outubro e está registrado no
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 23200/2006. A margem de erro é
de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. [leia]
Dia 26... O
presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um evento no Palácio do Planalto, no
qual anunciou medidas de incentivo ao trabalho de
catadores de papel. Lula deixou a cerimônia com os olhos lacrimejando
e lembrou que já passou três natais na companhia dos catadores e sabe das
dificuldades enfrentadas por eles. "Eu acho que é um momento emocionante.
Não sei quantas pessoas conseguiram ver um discurso de um catador de papel, de
um morador de rua, sem se emocionar. Sobretudo porque essas pessoas conseguiram
realizar um sonho, que era visitar o palácio do presidente da República e obter
suas conquistas." [leia]
Dia 27...
"Eu fiz criticas e ainda tenho outras em relação ao governo dele, mas o Lula herdou uma República podre,
corrompida pelo Fernando Henrique Cardoso quando ele iniciou a compra do
Congresso para aprovar o processo de reeleição", disse, observando que
Lula não privatizou nada no Brasil. [leia]
Dia 28... "O
povo excluído desse país já não está tão excluído embora
ainda esteja longe de ter uma vida cidadã como todos nós queremos. O povo agora
vai poder fazer um julgamento definitivo", disse Lula, em entrevista logo
após o último debate com o adversário Geraldo Alckmin (PSDB/PFL), na TV Globo.
"Eu confesso a vocês que eu estou satisfeito com a campanha, acho que o
segundo turno foi uma benção de Deus. Foi preciso acontecer para que o povo
pudesse ter a definição melhor dos projetos que estavam em disputa no Brasil." [leia]
Dia 29... Reeleito presidente do Brasil com 60,8 por cento dos votos
válidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a sua popularidade e
garantiu um expressivo cacife político para conduzir o novo mandato de quatro
anos. A votação de Lula, superior a de 2002 em números absolutos, com 58,29
milhões de votos, e muito próxima em termos percentuais, sobrepujou os
problemas enfrentados em seu primeiro governo e os momentos mais radicais da campanha. [leia]
Dia 30... O povo pobre deu a vitória ao presidente Lula, avalia o
secretário Executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Carlos Moura.
Para ele, a reeleição é fruto dos investimentos na área social, com os
"injustiçados" conseguindo ingressar na universidade por meio do
ProUni ou via cotas para negros, ou com os miseráveis tendo o mínimo para
comer, por exemplo. "Eles ficaram do lado de um governo que ajuda os
fracos, que dá cidadania", destaca Moura. O secretário acredita que foram
plantadas as sementes de uma sociedade com mais justiça e paz. "Mas só
alcançaremos essa meta dando comida a quem tem fome, investindo mais no social,
dando acesso ao ensino e à saúde, combatendo a impunidade. São essas as minhas
esperanças para o segundo mandato de Lula", assinala.
[leia] Legitimidade garantida pela diferença de mais
de 20 milhões de votos e resultado das disputas estaduais espantam ameaça do
terceiro turno pós-eleição. Lula assume em cenário político mais favorável do
que no primeiro mandato. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode pronunciar
a frase da qual mais gosta, sem risco de escorregar para o exagero comum em
outras circunstâncias. Nunca antes na história da
democracia um candidato a presidente foi agraciado com tantos votos quanto ele
neste segundo turno das eleições brasileiras. Foram mais de 58 milhões e 293
mil eleitores que confiaram a ele um segundo mandato no comando do país. Mais
de 60% dos votos válidos. Superou a marca de 54.428.357 alcançada pelo
presidente norte-americano Ronald Reagan 22 anos atrás, tornando-se o chefe de
Estado mais sufragado em todos os tempos. [leia]
Dia 31... O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva teve menos
votos que no primeiro turno em 116 dos mais de 5 mil municípios
brasileiros. Mas em 5.447 (98%) teve votação maior que em 1º de outubro. O
resultado é praticamente o inverso de seu adversário Geraldo Alckmin
(PSDB/PFL). Em 5.203 municípios (93,5% do total), Alckmin teve uma votação pior
que no primeiro turno. A votação do tucano aumentou apenas em 359 das cerca de
5.500 cidades brasileiras. [leia]
![]()
![]()
Setembro 2006.. Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul Ago Set Out Nov Dez 2005
Dia 01... Convidado
para aquela entrevista (do ano passado), publicada pelo Globo, defendi um
governo no qual acredito. Não vacilei em dizer como via as coisas. Disse o que
disse - e repetiria, se preciso fosse - exatamente por acreditar que Lula não rasgou o compromisso com a ética, uma das
principais razões pelas quais eu e tantos outros artistas aderimos à causa petista. [leia]
Dia 02... Na
medida em que a própria mídia é obrigada a divulgar o isolamento político
visível do ex-governador de São Paulo, na disputa presidencial - pode-se tudo
no jornalismo, menos brigar com os fatos -, quanto mais Lula e o governo
crescem no gosto popular, mas se recorre aos colunistas políticos, estes com
liberdade para a interpretação dos fatos, que exercem à luz não necessariamente
deles (os fatos), mas na maioria das vezes dos seus desejos e identidades ideológicas. Quando coincide
com os fatos, tanto melhor. Algo que para eles é permitido, já que são pagos
para emitirem as suas próprias opiniões, mas que é complicado para um repórter
fazer, já que o papel fundamental deste é relatar o que ouve e o que vê, embora
o que mais tem se lido atualmente são reportagens editorializadas, principalmente
nos jornais que têm alguma repercussão nacional. Como a
manipulação do noticiário é evidente, e já registrada pelo Observatório da
Imprensa, quando coteja o tratamento das manchetes e matérias que se referem ä
candidatura de Lula às dedicadas à do ex-governador de São Paulo, e identifica
que as primeiras são majoritariamente negativas e com as segundas ocorre
exatamente o contrário, e como os editoriais representam a posição dois jornais
sobre determinado assunto, não há isenção e pouca gente lê, apela-se, então,
para a suposta neutralidade dos colunistas, em geral bastante competentes na
arte de escrever de forma concisa e direta, através de pequenas notas e/ou
artigos. [leia]
Dia 03... Uma
pesquisa divulgada terça-feira (29) pelo Observatório
Brasileiro de Mídia (OBM) avalia o espaço dado
pelos jornais impressos aos quatro principais candidatos à Presidência da
República. Os nomes de Lula, Geraldo Alckmin, Heloísa Helena e Cristovam Buarque
foram mencionados 3.667 vezes em reportagens nos seguintes veículos analisados:
O Globo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense. [leia]
Dia 04... Quem são os que tanto odeiam Lula e por que o odeiam tanto? Numa
análise superficial não se consegue encontrar razões lógicas para tanto ódio.
Afinal, seu governo está longe de estar sendo uma ameaça grave às elites. Ele
conseguiu, nesses seus três anos e meio de mandato, distribuir renda sem tirar
absolutamente nada da classe dominante ou, no mínimo, não tirar nada dela que
lhe tenha feito sequer cócegas nos privilégios. [leia]
Dia 05...
No auge da crise do mensalão, parte da mídia decretou o fim do PT.
Curiosamente, agora, parece não notar a
enfermidade que ameaça o PSDB. Algo como um vírus de gripe
aviária política que, se sofrer a mutação mais perigosa, pode fazer estragos
entre os mais emplumados tucanos. Parte da mídia afirmou, sem esconder uma
ponta de alegria, que o partido não poderia sobreviver a tamanho desastre ético
e político. Essa possibilidade começou a ser derrubada na prática com a
demonstração de vitalidade e resistência dada pela militância petista no PED
(Processo de Eleições Diretas) que mobilizou centenas de milhares de pessoas
para escolher a nova direção partidária em todo o Brasil. Ainda assim, a
derrocada do PT continuou e continua a ser anunciada. O atual cenário das
pesquisas de opinião, que sugere a reeleição de Lula ao mesmo tempo em que o PT
está fora da disputa pelo governo na maioria dos estados, serve de argumento
para os que vêem o partido como um doente terminal. [leia]
Dia 06... Em resposta a questionamentos de que estaria ''escondendo o
PT'', o presidente Lula partiu para a ofensiva declarando em reunião com
intelectuais
Dia 07... A
não ser que aconteça uma catástrofe, segundo opinião de Marcos Coimbra, do Vox
Pópuli, Lula estará eleito com larga maioria logo no 1º turno das eleições de
outubro. É algo fantástico na cena política
brasileira, considerando-se o processo de esmagamento que se abateu, de todas as
direções, sobre o partido que ele ajudou a fundar e que é (ou era) o seu
sustentáculo eleitoral, o PT. Alguns acham ser possível que o PT saia
enfraquecido da refrega urnística, enquanto Lula, pelos números atuais das
pesquisas, poderá ter uma votação até mesmo superior à que o consagrou no
pleito passado. O PT, todavia, assegura que não sofrerá redução de sua bancada
no Congresso. [leia]
Dia 08... Se
o jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do
caráter, como disse o jornalista Cláudio Abramo, o tratamento
que a grande imprensa brasileira tem dado a certas questões nacionais, como o
que a revista Veja chamou de "Golpe sujo: a história secreta da mais grave
crise do governo Lula", está distante de padrões mínimos, tanto das
técnicas como da ética jornalística. Isso porque se espera que dentro dos
padrões liberais da profissão, vinculada ao interesse público, devem constar os
elementos constitutivos do fazer jornalístico. Dentre os quais relembramos a
obrigação com a verdade, a lealdade com os cidadãos e a disciplina de
verificação, isto é, de apuração da verdade dos fatos.
[veja]
Dia 09... Lembro-me
bem. Antes de Lula conquistar o primeiro mandato, o voto dos
grotões - era assim que a elite batizava o voto do povão - ia
sempre para os candidatos de direita, caciques partidários, coronéis e
quejandos. Na segunda disputa entre Lula e FHC, por exemplo, esse eleitor, que
é majoritário no país, fazia a alegria de tucanos, pefelistas e do que havia de
mais retrógrado na política brasileira. Até
então, candidatos de esquerda só tinham o voto de universitários, intelectuais
e de parte da classe média. Que eu me lembre, com exceção de Pelé, a direita
nunca empunhou a bandeira da ética nem reclamou de que o brasileiro não
soubesse votar. Nunca, vírgula. Agora, que Lula se transformou no queridinho da
vez, pipocam queixumes, muxoxos e todo tipo de análise sobre a infidelidade
eleitoral dos grotões. [veja]
Dia 10... A campanha está fazendo mal a Geraldo Alckmin. Neste fim
de semana, o presidenciável tucano demonstrou um traço de sandice ao opinar
sobre a atuação do governo federal. Segundo Alckmin, "Lula esqueceu o
Nordeste enquanto passeia em seu aerolula". É o tipo de afirmação que, de
tão ridícula e disparatada, revela mais sobre o acusador do que sobre o acusado. [leia]
Dia 11... TSE tolera abuso tucano e nega liminar à candidatura Lula. O alvo da
representação foi um programa tucano de 30 segundos, exibido às 9h20 deste
sábado (09/9), na TV Record. Segundo a coligação A Força do Povo, a propaganda
manteve "o mesmo texto, contexto e estratégia de ofensas" a Lula, bem
como a mesma finalização com o bordão proibido "E você ainda acredita em
Lula?". A representação foi protocolada na noite do mesmo dia, no TSE. [leia]
Dia 12... Com
projeções indicando que manterá a maior bancada do Senado e pelo menos a
segunda posição na Câmara, o PMDB se prepara para ser o principal aliado do
presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso, caso ele seja reeleito como
apontam os institutos de pesquisa. "Lula vai precisar muito do PMDB no
Congresso, porque a oposição virá raivosa com
a derrota eleitoral e tentará fazer do segundo mandato um terceiro turno, ameaçando o
governo como a antiga UDN fez com Getúlio Vargas". [leia]
Dia 13... “Já
vencemos a barreira do preconceito de que éramos fracos e dependíamos dos ricos
para darmos cada passo da nossa vida. Aprendemos a
andar com as nossas próprias pernas e a construir a nossa independência do jeito
que acreditamos que ela deva ser”, disse Lula, no Palácio da Alvorada. O premiê
indiano elogiou a liderança do presidente brasileiro entre os países em desenvolvimento. [leia]
Dia 14... O PT deve sair das eleições para o Congresso bem mais forte do
que previam inicialmente os analistas. Centros de estudos e empresas de
marketing político que apostavam em uma redução drástica da bancada petista na
Câmara em função dos escândalos de corrupção estão agora revisando suas projeções. [leia]
Dia 15... Em
entrevista à TV Bandeirantes, Lula afirmou que Fernando Henrique comete um
grave equívoco ao tentar ensinar "boas práticas" para a sociedade.
"81% dos casos e das coisas que a Polícia
Federal investigou e das quadrilhas que desmontou aconteceram no
governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Possivelmente, ele também não
sabia, porque não foi investigado", disse Lula, entregando um documento
com as informações aos entrevistadores. Na semana passada, Fernando Henrique
criticou em artigos e carta, entre outros assuntos, a proposta do governo Lula
de realizar um entendimento nacional, unindo partidos antagônicos como o PT e o
PSDB. Para o ex-presidente, essa idéia visa apenas preservar a maioria
governista no Congresso. [leia]
Dia 15... "Seria até paradoxal que justamente o eleitor mais
instruído fosse decidir seu voto levando em conta um único fator, a corrupção,
e o eleitor mais simples decidisse de forma mais sofisticada". [leia]
Dia 16... O
presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao sancionar na tarde de hoje o Projeto
da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, criticou governos
anteriores, dizendo que o Brasil adquiriu o hábito
de ser governado só para 30% da população. Em seu discurso, Lula
agradeceu o empenho do Congresso, que mesmo em ano eleitoral aprovou a lei por
unanimidade. [leia]
Dia 17... A
pesquisa Ibope/CNI divulgada nesta sexta-feira (15) revelou que, além de eleger
Lula já no primeiro turno, o eleitorado também aprova o
seu modo de governar. Em relação ao levantamento de julho, essa aprovação
cresceu significativamente, passando de 55% para 62%. Já a desaprovação recuou
de 36% para 32%. [leia]
Dia 18... Em
Salvador: "O Nordeste não está
predestinado a ser pobre. O que falta ao Nordeste é oportunidade e uma
classe política comprometida em combater as suas carências", afirmou o
presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esta noite (16), para as cerca de 15 mil
pessoas que lotaram o Farol da Barra, um dos principais cartões postais de
Salvador. Segundo Lula, o seu governo está trabalhando arduamente para que o
Nordeste se torne uma região mais desenvolvida. [leia]
Dia 19... Pela
primeira vez em dez anos de queda da desigualdade social, os trabalhadores que
formam a classe média também puderam participar do
"crescimento do bolo". Desde 1996, a concentração de
renda recua pressionada sobretudo pelo achatamento salarial da classe média. Os
10% mais ricos aumentaram a renda média de R$ 3.429 em 2004 para R$ 3.600 mil
em 2005, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE). A Fundação Getúlio Vargas (FGV) calculou para este jornal que a renda
per capita cresceu 5,74% entre os 10% mais ricos em 2005, depois de
praticamente ficar estagnada em 2004 e recuar nos anos anteriores.
[leia]
Dia 20... O
presidente Luiz Inácio Lula da Silva
recebeu o prêmio "Estadista do Ano" concedido pela Fundação
Appeal of Conscience, em evento realizado em um hotel em Times Square. O
presidente da fundação, Rabino Arthur Schneier, afirmou que o prêmio foi
concedido a Lula por ser um "grande líder, não apenas no Brasil, pela
compaixão e comprometimento em aliviar a fome e em manter a democracia e a
tolerância, valores compartilhados por americanos e brasileiros". Schneier
afirmou que o presidente é um exemplo para lideranças latino-americanas. [...] [leia]
Dia 21... A
CUT condena qualquer tipo de chantagem e exige que todos os
fatos relacionados ao chamado dossiê das sanguessugas sejam apurados com
isenção, e aqueles que tiverem responsabilidade comprovada no caso, punidos.
Isso inclui a revelação de todo o conteúdo do suposto dossiê. A CUT não aceita
que apenas um dos lados dessa questão seja objeto de investigação e debate
público, como vem acontecendo nos últimos dias. Afinal, existe ou não o dossiê?
Se a resposta for positiva, os poderes instituídos e a imprensa têm o dever de
revelá-lo à opinião pública e identificar as irregularidades nele contidas. [leia]
Dia 22... Os
jornais e revistas de grande circulação, as redes de TV e rádio de grande
audiência, nestas eleições de 2006, mantêm sua longa
tradição de apoiar forças de direita, conservadoras e contra a distribuição de
renda no país. A opção por esse lado feita pela mídia fica
evidenciada pela má cobertura do caso do dossiê contra José Serra. A mídia está
apostando, junto com todos os demais apoiadores de Geraldo Alckmin, todas as
últimas fichas que tinham para a campanha no caso desse dossiê, procurando
transformá-lo no grande escândalo que ele não é. [leia]
Dia 23... O
presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu, o apoio que 2.135 prefeitos, de
22 partidos, estão dando para a sua reeleição. "Saber que do Brasil
inteiro prefeitos resolveram romper com os grilhões, com as amarras dos
coronéis e vieram aqui por respeito ao povo que representam merece o meu
agradecimento do fundo do coração. Valeu a pena e vai valer muito mais. Os
municípios vão ter muito mais conquistas nos próximos quatro anos", disse
o presidente. Os cerca de 700 prefeitos de todos os partidos que compareceram
ao Hotel Nacional, em Brasília, receberam o presidente com
o coro de "Olé, olé, olá, Lula, Lula", refrão
repetido a cada discurso em defesa da reeleição. Durante seu discurso, Lula foi interrompido várias vezes por palmas. O
encontro foi encerrado com o hino nacional, cantado com emoção por todos os
presentes. [leia]
Dia 24... O
Brasil de hoje é melhor do que O Brasil de três
anos atrás e está preparado para dar um grande salto de desenvolvimento. As
mudanças implantadas pelo governo Lula são visíveis, principalmente no
relacionamento do Executivo com outros poderes e com todos os prefeitos
independentes de partidos. Por isso no último dia 19 de julho, em Brasília, foi
lançado o movimento “Municípios com Lula e pelo Brasil, que já na largada
reuniu 75 prefeitos de 11 partidos diferentes, com o principal objetivo de
reconduzir Luiz Inácio Lula da Silva ao segundo mandato, assegurando novas
conquistas para os municípios e, consequentemente, para todas as comunidades. [leia]
Dia 25... O
presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite de ontem (22), em São
Vicente, na Baixada Santista, que sua liderança na corrida
eleitoral deve-se ao crescimento e ao amadurecimento do povo brasileiro. “Eu sou
uma extensão de vocês. Quanto mais eu cresço, eu só cresço porque vocês
crescem, vocês amadurecem. Eles agora dizem ‘ah! esse povo precisa ser
trocado’. Só falta dizerem mudemos de povo”. [leia]
Dia 26... Os
resultados conseguidos pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em
seu primeiro mandato são motivo de reportagens extensas em
dois grandes diários franceses nesta terça-feira. No Le Monde,
Lula é apresentado como tendo o grande mérito de fazer um "Brasil menos
desigual", e por isso, é favorito para a corrida eleitoral
brasileira. [leia]
Dia 27... Pelo
levantamento, o presidente passou de 51,4%, no final de agosto, para 51,1% e
seria eleito ainda no primeiro turno. "Há um ano e meio, dirigentes do
PSDB e do PFL, que não tem moral para falar de ética, chegaram a dizer que não
precisavam tirar Lula do poder. Era importante o Lula sangrar,
sangrar, sangrar para não ter força para enfrentar a eleição. Enquanto
eles fizeram a 'operação sanguessuga', eu fiz a operação transfusão de sangue
com o povo, que me deu força para resistir", disse o presidente. [leia]
Dia 28... Para nós, tudo bem. Para "eles", tudo mal, porém a
luta prosseguirá incontinenti. É que valerá a máxima de Carlos
Lacerda outrora desferida contra Juscelino Kubitscheck: "não devia ser
candidato; não pode ganhar; e se ganhar não deve tomar posse; e se tomar posse
é preciso derrubá-lo". Outra não pode ser a compreensão das iniciativas
tomadas pelo PSDB e pelo PFL, com guarida inclusive do TSE, a partir do
incidente da tentativa de compra de um dossiê contendo informações relacionadas
com supostas irregularidades cometidas no Ministério da Saúde, na gestão do
atual candidato a governador de São Paulo, José Serra.
[leia]
Dia 29... Dirigindo-se
à mídia, usou de ironia ar chamar os jornalistas de "operários da
comunicação." "A imprensa tem falado tão bem
de mim que eu não sei como agradecer tanto carinho comigo, tanta
gentileza comigo, nenhum preconceito contra mim... Tem uma disputa
presidencial, mas no fundo tem uma questão de pele em jogo, porque na minha
classe não estava escrito que era para gente chegar à Presidência da República."
Ele disse que vem sendo provocado, mas avisou que não vai reagir. "Tudo
que alguns querem é me chamar de autoritário, mas a democracia é a essência da
minha vida." Mesmo assim, contou que pretende publicar um livro
"sobre alguns articulistas" que divulgaram "maldades" sobre
ele e sua família. [leia] "Eu vou publicar para verem a quantidade
de maldade que fizeram comigo. A quantidade de coisas que fizeram com a minha
família e, em nenhum momento, eu reagi. Porque quem acredita em Deus, tem fé, e
quem saiu de onde eu saí não tem de reclamar", disse.
[leia]
Dia 30... Quase
na boca da urna, tivemos, nos últimos dias, a oportunidade
de medir, através de entrevistas e reportagens, as duas visões de país e de
desenvolvimento que contrapõem os projetos de Lula e de Alckmin
nestas eleições. A aceleração do crescimento nacional em bases sustentáveis é a
questão central deste pleito. A opacidade criada em torno do tema, por conta do
denuncismo e de um moralismo farisaico, não é gratuita. Não interessa destacar
o antagonismo que existe entre a estratégia tucano-neoliberal e as propostas de
Lula e do PT. [leia]
![]()
![]()
Agosto 2006.. Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul Ago Set Out Nov Dez 2005
Dia 01... A
mídia grande trata com luvas de pelica a inclusão de Emerson Kapaz, arrecadador da campanha Geraldo Alckmin, na
lista dos sanguessugas. Neste sábado, a Folha de S. Paulo noticiou,
pudicamente, que “Baixas na tesouraria atrapalham Alckmin”. Diz que o
ex-deputado (PSDB e depois PPS-SP) “era um dos arrecadadores da campanha de
Alckmin, especialmente entre o empresariado paulista”. O comando tucano
afastou-o “após o surgimento do nome no escândalo”, prejudicando a captação. [leia]
Dia 02... São Paulo, o estado que mais se beneficiou com o trabalho
inédito de valorização do salário e da indústria nacional, responde
negativamente a tudo que vem desfrutando. Entre o barrabás da insegurança
pública e a salvação de sua economia, o povo se mostra indigno. Lula tem
rejeição de 46,3% entre o eleitorado da cidade de São Paulo, de acordo com
pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo
(Fecomércio-SP). A Pesquisa de Avaliação Política (PAP) foi feita em 7 de julho
e ouviu cerca de mil eleitores na capital paulista. A margem de erro é de 3
pontos porcentuais, para mais ou para menos. O levantamento, divulgado pelo
jornal O Estado de S. Paulo, foi registrado no TSE com o número PET 1970. [leia]
Dia 03... Segundo
Guimarães, para tentar esclarecer a polêmica sobre haver ou não
complô da mídia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele
pesquisou as manchetes políticas de primeira página da Folha no período de 1 a
29 de julho e a cada manchete fez um comentário. A conclusão a que Guimarães
chega é de que o jornal constrói os títulos de suas principais notícias
políticas com o claro objetivo de prejudicar a imagem do governo federal e
particularmente do presidente Lula. [leia]
Dia 04... Deputados
petistas criticaram nesta terça-feira a atuação de setores da grande imprensa
brasileira frente ao envolvimento do ex-arrecadador da campanha presidencial de
Geraldo Alckmin (PSDB), Emerson Kapaz, com a máfia das ambulâncias. Ele aparece
na lista dos envolvidos com o esquema. Segundo os parlamentares, o fato não teve nenhuma visibilidade nos principais jornais e
revistas, o que demostra a disposição de setores da mídia em ocultar os
escândalos envolvendo membros do PSDB e do PFL.. [leia]
Dia 05... Indagado sobre a ausência do prometido ''espetáculo de
crescimento'', Lula fez uma provocação. ''A gente esquece das
coisas. Quando a gente acha que crescimento de 3,5% ou 4% é pequeno, a gente
esquece de duas décadas de estagnação na economia brasileira. Nós consertamos
esse país. O alicerce está sólido, agora podemos fazer o madeiramento e o
telhado, e o povo brasileiro pode morar tranqüilo''. ''Antigamente, os EUA
espirravam e nós pegávamos pneumonia. Hoje a economia brasileira está sólida e
nós não vamos sofrer percalços. Contruímos a solidez.''
[leia]
Dia 06... Eles estão morrendo de medo da gente ganhar novamente. Eles
estão babando de raiva. Vamos ganhar mais votos onde eles mais batem na gente.
Falaram em acabar com o PT, que iriam acabar com esta raça (se referindo à
frase do senador Jorge Bornhausen de que a aliança do PSDB-PFL acabaria com a
raça do PT), mas eles só se lembram dos pobres e do povo em época de eleição -
disse Lula, no primeiro comício realizado em São Paulo nesta campanha da
reeleição. [leia]
Dia 07... O
presidente Lula em Governador Valadares, fez uma vigorosa
defesa do Bolsa Família, afirmando que os seus críticos nunca
passaram fome na vida e, além disso, desconhecem a real dimensão do programa.
“Vai chegar o dia em que ninguém mais precisará do Bolsa Família. Mas, para
isso, é fundamental colocar comida na mesa das famílias mais pobres e garantir
a educação de seus filhos. Só assim essas famílias poderão melhorar de vida”.
Para Lula, o Bolsa Família representa o cumprimento do principal compromisso
que assumiu com o país, o de fazer com que “todo brasileiro tome café da manhã
todo dia, almoce todo dia e jante todo dia”. [leia]
Dia 08... A "mídia corporativa" não consegue criticar a
oposição nem elogiar o governo sem enormes malabarismos verbais,
na tentativa de manipular a consciência do leitor e fazê-lo tirar conclusões
contrárias ao conteúdo da reportagem. Por exemplo, a mídia vem tentando, há
alguns meses, acusar o governo de fazer farra fiscal, por causa dos aumentos
salariais (mínimo, funcionalismo) e das verbas liberadas para agricultores,
industriais, e outros setores. Não cola, todavia, porque o superávit fiscal,
apurado mensalmente, prossegue positivo e dentro da meta de 4,25%. [leia]
Dia 09... A
reação contrária de boa parte da grande mídia, da maioria dos analistas,
comentaristas e colunistas políticos, de líderes dos partidos de oposição ao
governo federal e dos presidentes e parlamentares das duas casas legislativas
federais – Senado e Câmara - à proposta de produzir uma
reforma política através de uma constituinte exclusiva para essa finalidade, era
esperada. Não surpreende, pois vai ao encontro de uma tradição da política
brasileira, das coisas serem resolvidas pela superestrutura, pelas elites
políticas, em detrimento da ampla participação popular. “Vamos fazer a
revolução antes que o povo faça ...” [leia]
Dia 10... Nós nunca assistimos a um ajustamento externo tão rápido e, ao
mesmo tempo, tão indolor. Você se lembra muito bem do período que nós vivemos
em 2002... O risco Brasil foi a 2.400 pontos base, descolou dos outros
emergentes. A despeito das minhas discordâncias profundas com o Palocci, a transição
foi feita com muita habilidade. Já em 2003, exportávamos em torno de US$ 50
bilhões em 2000 e, em 2005, dobramos as nossas exportações. [leia]
Dia 11... FHC tem razão quando diz que não se pode colocar todos os
partidos no nível do PSDB, tem que mostrar a diferença. Ele, mais que
ninguém, conhece todas as maracutaias e a corrupção praticadas pelo PSDB e seu
rabo, o PFL. Desde compra de votos para a maldita reeleição dele em 1998, a
assassinato de fiscais do MT em Unaí, MG, passando pela Lista de Furnas, pelos
Vampiros da Saúde quando Serra era ministro, pelos Sanguessugas, ao caos na
Segurança, ou melhor, na insegurança de SP do governo Alckmin. Não há falha na
campanha do PSDB. Eles estão mostrando o que são, estão mostrando o que têm e o
que fizeram e deixaram de fazer. [leia]
Dia 12... A entrevista do presidente Lula ontem, 10/8, no JN, não foi
boa, foi ótima! O presidente teve a oportunidade de esclarecer,
perante milhões de pessoas, as acusações levianas que a oposição raivosa e
virulenta faz contra ele. O presidente Lula não deixou nenhuma pergunta sem
resposta, não enrolou, não fugiu do assunto, não titubeou para responder, como
fez o Alckmin. A entrevista do presidente Lula deve ter sido uma decepção para
a oposição raivosa e virulenta, para aqueles que não aceitam que o país seja
governado por um migrante nordestino, ex metalúrgico, ex sindicalista.[leia]
Dia 13... Na
primeira de uma série de atividades de campanha que cumpre hoje (12), em
Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o
apoio de 54 prefeitos baianos, incluindo o de João Henrique Carneiro (PDT), prefeito
da capital baiana. O ato, realizado no Hotel Tropical, no centro da cidade,
reuniu prefeitos de 15 partidos, desde aqueles coligados, como o PT e o PC do
B, até os que têm outro candidato à presidência, como o PFL e o PSDB. Todos
fizeram questão de manifestar o seu apoio a Lula e, também, ao candidato do PT
ao governo da Bahia, ex-ministro Jacques Wagner. [leia]
Dia 14... Lula
falou dos ataques que vem sofrendo desde o ano passado. “Passaram um ano e meio me ofendendo, me agredindo. Mas
enquanto eles batiam, eu ia trabalhando devagarinho, quietinho. E hoje o
resultado esta aí: o Brasil cresce em todas as áreas e está pronto para viver
um novo ciclo de desenvolvimento. Por isso, eu nem me preocupo em citar os
nomes daqueles que me agrediram. Eu só vou citar os programas que estão mudando
a vida de milhões de brasileiros”. Mais à frente, voltou ao tema. “Em 79, fiz
uma assembléia para 100 mil operários e disse que, a partir daquele momento,
ninguém ousaria duvidar da força do trabalhador brasileiro. Hoje, depois de
praticar todo tipo de ofensa e agressão, eles (a oposição) lêem as pesquisas e
vêem que o meu nome está lá na frente. Eles não contavam com o povo. Por isso,
eu posso dizer: ninguém ouse duvidar da força do povo brasileiro”. [leia]
Dia 15...É
um quadro em que, mantidas as atuais tendências indicadas pelas pesquisas de
opinião, há uma chance de que a eleição seja resolvida logo no primeiro turno,
no dia primeiro de outubro. A candidatura Lula tem o apoio, de certa maneira
consolidado, de vastas camadas populares. A última sondagem eleitoral, feita
pelo Instituto Vox Populi, divulgada agora, confirma resultados também recentes
apresentados por outros institutos, e registra o
fracasso de determinados recursos usados pela direita e sua mídia, para
tentar levar a eleição para o segundo turmo: ostensiva má vontade com a
candidatura do presidente Lula, estímulo a desnorteada e insossa candidatura de
Alkmin e uma certa complacência com a candidatura de Heloisa Helena.
Dia
16... A
reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu esta noite (15),
Dia 17... “Apesar das
duras declarações e insultos mútuos, os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez,
e do Peru, Alan García, têm algo em comum: os dois torcem para que o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, seja reeleito no dia 1º de outubro.
Cada um ao seu estilo, países como a Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia,
além do Peru e da Venezuela, todos parceiros comerciais
e vizinhos do Brasil, já sinalizaram a sua preferência: a da continuidade do
presidente à frente da condução do país. “ [leia]
Dia 18... Cinco mil líderes sindicais são esperados nesta sexta-feira (18/8), no clube
Juventus,
Dia 19... O Brasil que encontramos em 2003 vivia em desordem econômica, com o maior índice de
desemprego da nossa história, inflação em alta e níveis inaceitáveis de
concentração de renda e exclusão social. O país estava desestruturado,
resultado de seguidos governos neoliberais, de Fernando Collor a Fernando
Henrique Cardoso. Nada disso acontecia por acaso. Para Collor, FHC e Alckmin, a
natureza e a vida das pessoas devem se submeter à lógica do mercado. [leia]
Dia 20... Diz a
reportagem, assinada por Cláudia Trevisan: “O lucro líquido das grandes empresas com ações em Bolsa quase triplicou nos três anos e
meio de governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em relação ao período da segunda
gestão de Fernando Henrique Cardoso, de
Dia 21... O presidente Lula
reiterou que o Brasil vive aquele que talvez seja o
seu melhor momento econômico desde a década de 60. Prova disso, segundo Lula, foi o levantamento
divulgado pelo Dieese, segundo o qual os trabalhadores brasileiros
conquistaram os melhores reajustes salariais registrados num primeiro semestre,
desde que se iniciou esse tipo de pesquisa, em 1996. “Já teve época em que o
Brasil até crescia mais do que crescia hoje, mas a distribuição de renda não
era a mesma”, afirmou Lula, completando: “Se fizemos tanto em apenas 44 meses
de trabalho, imagine o que não poderemos fazer nos próximos anos”? [leia]
Dia 22... A economia
brasileira alcançou nos últimos anos
as melhores condições das últimas décadas. Os casos de recusa em reconhecê-lo
aparecem como uma sucessão de teses duvidosas que, uma depois da outra, não se
confirmam. Em julho de 2002, dizia-se que, se Lula fosse eleito, o Brasil
entraria
Dia 23... O rabo do PSDB,
o PFL , quer o Alckmin, mais conhecido por picolé de chuchu, seja mais agressivo quando fizer seus discursos contra o
presidente Lula. O que resultou toda a agressividade dessa oposição raivosa e
virulenta, que não fez outra coisa durante um ano? Resultou no desprezo do
povo, o Arthur Virgilio,PSDB, que foi o mais afoito e queria até dar uma surra
no presidente Lula, tem 3% de votos em seu estado o Amazonas, aonde concorre
para governador e 58% de rejeição.Lula tem 72% de votos, segundo pesquisas.O
Eduardo Paes PSDB,candidato a governador pelo RJ, feroz contra o presidente
Lula, feroz contra o PT, tem 2% de intenção de votos, Lula lidera no RJ com 45%
. O Bornhausen que disse que acabaria com "essa raça por 30 anos",
raça do povo brasileiro que elegeu Lula presidente, disse que vai abandonara
política, não concorre a cargo nenhum. Na Bahia aonde feroz mor ACM é senador,
Lula lidera as pesquisas com mais de 60% nas pesquisas. [leia]
Dia 24... A imprensa
brasileira está cada dia pior. Desisti de saber quantos
artistas se encontraram com o presidente Lula na casa de Gilberto Gil, nesta
segunda-feira (21). O site oficial da campanha de Lula informa que foram mais
de 100 artistas. Agência Globo, FolhaPress e Estadão informam que foram 80. Não
quer dizer nada porque fui repórter e sei que eles sempre combinam qual número
adotar nas matérias. Esqueceram de combinar com o repórter da Reuters (se é que
ele foi lá) que decretou que eram 40 os presentes. Mônica Bergamo, da Folha,
decidiu ignorar o número e ficar só nas fofocas. Beatriz Coelho, do Estadão,
seguiu à risca sua pauta, ressaltando a não-notícia - quem não estava presente
e até quem não estava presente porque já apoiava outro, Alckmin. Claro que o
Estadão deu a não-notícia na manchete: “Sem Chico e Caetano, Lula encontra
artistas no Rio”. [leia]
Dia 25... Avaliação do governo Lula é a melhor da história do Datafolha. O governo Lula
obteve aprovação recorde, segundo dados da pesquisa Datafolha, divulgados pelo
Jornal Nacional da TV Globo, na noite de ontem (22). Foi a maior taxa de
aprovação a um presidente desde que o instituto começou a fazer pesquisas
nacionais de avaliação do governo federal,em 1990. Segundo a pesquisa, 52% dos
eleitores avaliam o governo Lula como "ótimo" ou "bom”. Os dados
do instituto mostram que o antecessor de Lula, Fernando Henrique Cardoso,
atingiu sua melhor avaliação em dezembro de 1996 - 47%,quando estava prestes a
completar dois anos de governo. Já Itamar Franco, que governou entre 1992 e
1994, obteve 41% ao deixar o governo, em dezembro de 1994. Fernando Collor de
Mello, que comandou o país entre 1990 e 1992, obteve a aprovação de 36% após
três meses de governo, em junho de 1990. [leia]
Dia 26... Após as
eleições, seja qual for a decisão popular, estarei na linha de frente da construção de um grande entendimento nacional pelo futuro do
nosso país.
Temos que reduzir a tensão política, temos que dedicar nosso tempo mais ao que
nos une do que ao que nos divide - disse Lula, após falar de seus feitos e do
muito que há por fazer, afirmando que as condições para uma arrancada do país
estão dadas, mas que é preciso somar esforços. [leia]
Dia 27... Mais de 200 prefeitos de PSDB, PFL, PPS e PDT, de oposição ao
governo federal, já declararam apoio à candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da
Silva à reeleição. A campanha "Municípios com Lula pelo Brasil" reuniu
até o momento 700 prefeitos de 13 partidos a favor da reeleição do presidente.
Até 20 de setembro, quando os números finais serão anunciados, a coligação de
Lula pretende ter conseguido a adesão de 1.500 prefeitos, dos quais pelo menos
450 (30%) ligados aos partidos que apóiam o seu principal adversário, o tucano
Geraldo Alckmin. "O que me incomodou foi a maneira agressiva com que o
PSDB, e principalmente nosso presidente (Tasso Jereissati), tratou um
presidente que tem sido nosso parceiro, afirma Agenor Neto, prefeito de Iguatu
(CE), que anunciou sua desfiliação do PSDB para apoiar Lula. [leia]
Dia 28... Prefeitos e governadores do PSDB/PFL brigam com a cúpula de
seus partidos para apoiar Lula. Como é possível, se eles fazem parte da
oposição ao governo Lula? Esses prefeitos e governadores fazem parte da
oposição, só que não são burros. Sabem que só vão conseguir se reeleger em seus
municípios e estados porque o presidente Lula não deixou de atendê-los, não
deixou de repassar recursos, de ajudar no que fosse necessário só porque os
governantes eram da oposição. O presidente Lula estava preocupado com povo
desses municípios e estados, queria beneficiar o povo e assim o fez. O
presidente Lula diz que em seu governo o Brasil é um país de todos, e o povo
sabe que é verdade, tanto que nas pesquisas eleitorais é Lula de norte a sul do
país. Cientistas políticos que notoriamente fazem oposição ao governo Lula já
admitem que ele vai se reeleger no primeiro turno, que não há mais tempo de
reverter esse quadro. E tempo foi o que a oposição raivosa e virulenta teve de
sobra. Passaram o ano de 2005 e este de 2006 sem fazer outra coisa que não uma
campanha sórdida contra o presidente Lula. Usaram todos os meios possíveis e
imagináveis, todos os termos, todas as ameaças, todas as calúnias e
invencionices. Planejaram fazer o presidente Lula sangrar até as eleições com
calúnias e mentiras, com a ajuda da mídia safada. Depois, com o presidente Lula
enfraquecido, eles iriam retomar o poder e acabariam com "essa raça"
por 30 anos. Esqueceram o principal, esqueceram de combinar com o povo.
Combinaram com a elite, com a mídia, combinaram entre si, mas esqueceram o
povo. [leia]
Dia 29... O favoritismo do presidente Lula provocou uma onda de
melancolia nos jornalistas que se julgavam tutores da consciência do povo. Pelas colunas dos
duques e marquesas dos jornalões escorre um misto de ira, espanto e tristeza.
Essa lamúria deste tipo de jornalismo é um sinal bom. "Os de baixo"se
movimentam na direção oposta ao que lhes ordena a mídia "dos de
cima". Ante as sucessivas pesquisas de intenção de voto que atestam a
possibilidade de vitória de Lula já no primeiro turno, vê-se a arrogância dos
colunistas dos jornalões ser substituída pela lamúria. Eles se julgavam donos
da opinião pública, tutores da consciência do povo e, agora, ante o favoritismo
da reeleição de Lula, derramam lágrimas pelas suas colunas. Lastimam a
ineficiência da campanha sistemática que empreenderam contra o presidente da República. [Leia]
Dia 30... Em editorial, o
jornal norte-americano “Los Angeles Times” faz
uma avaliação sintética da trajetória de Lula na presidência, acentuando a sua
novidade política, os resultados altamente positivos do desempenho do Governo
no comando da economia e o sucesso de seus programas sociais de combate à
pobreza e diminuição da desigualdade social. Para o “Los Angeles Times”, Lula,
um político formado na luta contra a ditadura, foi um presidente que respeitou
as “normas democráticas” – destruindo, assim, clichês sobre a esquerda
sul-americana. Que soube combinar com habilidade “os interesses dos negócios e
dos trabalhadores pobres”. Garantir a estabilidade econômica, controlar a
inflação e aumentar o salário mínimo. Sobre o Bolsa Família, em especial, o
jornal diz que o programa foi “tão bem sucedido” que o Banco Mundial o
propagandeia como “um modelo para o resto do mundo”. Nenhuma surpresa,
portanto, ainda segundo o “Los Angeles Times”, com a perspectiva de uma
“retumbante reeleição” de Lula à presidência, em outubro. [leia]
Dia 31... O presidente
Luiz Inácio Lula da Silva mostrou, durante entrevista ao Jornal da Globo levada
ao ar na madrugada desta quinta-feira (31), porque lidera todas as pesquisas de
intenção de voto para as próximas eleições. Com clareza e conhecimento de
causa, Lula fez um veemente relato das ações de seu governo, respondeu às
perguntas com precisão, contestou equívocos de análise e conduziu a conversa
para um debate de idéias sobre o país, a economia e a política. A entrevista
foi concedida aos apresentadores William Waack e Cristiane Pelajo. Waack quis
saber do presidente como ele via a expectativa de o PT “piorar” seu desempenho
nas eleições deste ano. Lula saiu em defesa do partido. “Pra dizer que o PT está pior, tem que dizer quem está melhor”, rebateu. [leia]
![]()
![]()
Julho 2006.. Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul Ago Set Out Nov Dez 2005
Dia 01... O mensalão
não existiu. Na verdade, houve o valerioduto (Caixa Dois). Mas isso
aconteceu com todos os partidos. Aliás, o primeiro a receber dinheiro de Marcos
Valério foi o senador Azeredo, do PSDB e ex-presidente nacional deste partido.
Ao falar de escândalos como o caixa 2, é preciso observar que uns (políticos)
denunciam os outros, quando também eles fizeram a mesma coisa. A mídia sabe que
o mensalão não existiu, mas continua designando os deputados de mensaleiros. É
que o termo pegou e, por esse motivo, não importa a mentira! [leia]
Dia 02...
"A mídia está com Alckmin, é evidente. Entre os
acionistas das empresas de comunicação do Brasil, diria que a vantagem é de 90
a 10, a favor dele". A avaliação é do jornalista Franklin Martins. O apoio
dos meios de comunicação ajuda, mas não ganha eleição. O comentarista político
justificou que nessa reta final, a mídia não tem um peso tão grande. [Leia]
Dia 03... Com a desclassificação do Brasil na Copa e o início oficial da
campanha e da propaganda eleitoral no próximo dia 6, as eleições ganham
relevância na atenção dos brasileiros. Os partidos políticos devem oficializar
até quarta-feira (5) o registro de seus candidatos à presidente da República,
governador, senador, deputados federal, estaduais e distrital. Desde sábado
(1), candidatos, agentes públicos e veículos de comunicação terão que respeitar
uma série de regras da legislação eleitoral. [leia]
Dia 04... A
candidatura do ex-governador paulista Geraldo Alckmin, postulante à Presidência
da República, deu sinais de vida. As mais recentes pesquisas acusaram
um significativo aumento das intenções de voto no tucano. Mas para Marcos
Coimbra, do Vox Populi, o atual percentual de votos de
Alckmin está inflado por um eleitor volúvel, flutuante, que tem por
hábito fazer um passeio pelas candidaturas mobilizado pelos programas
eleitorais partidários na televisão. [leia]
Dia 05... As pesquisas recentes da Datafolha e Vox Populi indicam o
patamar real de disputa entre os dois candidatos
"competitivos" à Presidência da República. A base social do
Presidente está praticamente consolidada e a migração de votos dos candidatos
"desistentes" move-se, num primeiro momento, em direção a Alckmin. A
pesada campanha anti-Lula e anti-PT, que transitou fortemente pela mídia
durante um ano, surtiu efeito numa parte significativa dos setores médios e
marcou consideravelmente o Governo. [leia]
Dia 06... “A
lista de exemplos dessa má fé panfletária e canalha é imensa, mas fiquemos com
apenas um, que mostra bem no que se transformou nosso "jornalismo":
já no início da crise a Folha criou o slogan
"Escândalo do Mensalão" e passou a usá-lo em toda e qualquer
notícia ligada ao PT. Não importava se era mais uma denúncia ou não. Então,
passamos a ler no jornal paulista aberrações como: "Escândalo do Mensalão
– PT escolhe Mercadante como candidato a governador". [leia]
Dia 07... A sordidez para inviabilizar o Governo Lula vem de há muito! Quando
Lula foi eleito, aqueles que sempre dominaram o País achavam que tinha sido um
mero descuido e se deixaram acomodar, pensando que tal descuido em pouco tempo
seria refeito. Quem dorme em travesseiros de seda ou cetim, costuma achar que
nada poderá fugir ao seu controle! Engano fatal! [leia]
Dia 08... “anunciar que vamos votar no presidente Lula e pedir votos para
ele", afirmou Sarney. "É possível até que surja um documento
oficial de apoio à reeleição depois do encontro e de compromisso do PMDB com a
campanha", adiantou. O ex-presidente acha que até o ano que vem o PMDB
estará unido para seguir com Lula no prometido governo de coalizão. São poucos
os Estados em que o PMDB não estará ao lado do PT nas eleições de outubro.
Citou como exemplos Santa Catarina e o Distrito Federal – e poderia mencionar
também Pernambuco. Disse que no Rio Grande do Sul o governador Germano Rigotto
ficará neutro e, no Paraná, Roberto Requião votará em Lula. "Em São Paulo
também não há possibilidade de Orestes Quércia votar em Alckmin. Ficará com
Lula", assegurou. [leia]
Dia 09...
As duas últimas eleições presidenciais na América Latina, no Peru, em junho, e
domingo passado no México mostraram de forma inequívoca uma pesada reação das forças neoliberais para bloquear a tendência
progressista em ascenção na região nos últimos anos. Cabe às
forças progressistas brasileiras, reunidas em torno da coalizão pela reeleição
do presidente Lula ter em conta essa tentativa de ofensiva da direita na
região, que não pode, absolutamente, ser subestimada.
[leia]
Dia 10... O governo Lula produziu uma melhora considerável na
classificação econômica dos eleitores a partir de 2003, revela
pesquisa Datafolha. Cerca de 6 milhões de eleitores saíram da classe D/E. A
maioria migrou para a C. Praticamente a metade dos 125,9 milhões de eleitores
(49%) considera hoje que sua situação econômica vai melhorar. [leia]
Dia 11... Diante de tudo que já
aconteceu no Brasil, inclusive a grande mudança
na questão da desigualdade social e até racial, quando negros e pobres estão
tendo mais acesso à universidade, à teconologia e outros benefícios que antes
eram restritos aos ricos, o grande alvo é chegar a uma reeleição com 80% dos
votos no país, deixando apenas que 20% seja formado pelos ricos que perderam o
poder, e os pobres desinformados, ignorantes, preconceituosos, gente que merece
aqueles governos anteriores ao que vivemos hoje.
Dia
12... "De uma hora para outra o eleitorado passou a avaliar os aspectos
econômicos e isso está servindo de colchão amortecedor do presidente Lula".
"O eleitor está analisando esta eleição com o
bolso", diz ele. De acordo com a pesquisa
CNT/Sensus, 41% dos ouvidos avaliam o atuação do presidente como positiva, o
maior índice desde abril do ano passado. Neste raciocínio, o eleitor avalia que
é melhor ficar com um candidato conhecido que está melhorando os indicadores
econômicos do que um candidato desconhecido. "Dos 44% que dizem que vão
votar no Lula, boa parte não votaria em outro candidato de jeito nenhum".
[leia]
Dia
13... "Acho que somos totalmente diferentes: na maneira de governar, nos
valores éticos, na visão de mundo, na questão macroeconômica, na política
externa, na qualidade dos serviços públicos de saúde, educação e segurança.
Somos bem diferentes." Palavras de Alckmin, e ele está certíssimo! Alckmin reconheceu que o
governo Lula é diferente e muito melhor do que foi o seu
governo em SP. [leia]
Dia
14... Na recente eleição na Bolívia, um instituto independente constatou que
87% das notícias foram de oposição ao candidato Evo Morales; na Venezuela é
conhecido o papel golpista da mídia contra Hugo Chávez. Parece que os donos dos
meios de comunicação do Brasil desejam disputar e ganhar o campeonato da
manipulação em nosso continente! ...a
força adquirida pelos meios de comunicação nas últimas décadas. A mídia tem, na
contemporaneidade, o poder de instituir o que é, ou não, real”. A partir da concepção burguesa de mundo, ela “cria e legitima valores
e determina a “agenda de discussão” na sociedade. “Ao redor de 80% dos temas
falados no trânsito, trabalho, casa ou nos encontros sociais são colocados à
disposição pela mídia”. [leia]
Dia
15... Para começo de conversa, a popularidade de Lula no Brasil é muito mais
alta que a de Bush nos EUA. O Lula é inacreditável. Eu estudo o Brasil desde
1962. De lá para cá, o país teve vários
presidentes. Nenhum deles é como o Lula. Ele é o próprio
Teflon, nenhum escândalo gruda nele. Além de ser o primeiro presidente
latino-americano vindo da classe operária. A base do Lula é muito forte. Ele
está conseguindo reduzir a pobreza e a desigualdade no Brasil. Certamente as
elites em Ipanema não vão votar nele pela segunda vez. Mas o povo vai. O povo
pensa que o Lula é honesto e, até agora, ninguém conseguiu provar que não é. [leia]
Dia
16... Acredito que o Lula tem a consciência de que seu segundo
mandato pode estabelecer seu lugar na História.
Creio que ele vá manter uma política fiscal conservadora. E o Brasil está numa
situação extremamente vantajosa do ponto de vista econômico: vocês pagaram o
FMI, reduziram o endividamento externo, as taxas de juro têm caído, ainda que
vagarosamente, e, além do mais, estão perto de obter o grau de investimento das
agências de classificação de risco. [leia]
Dia
17... A Agência Brasil ficou atrás apenas da tradicional agência inglesa
Reuters, em funcionamento há mais de um século. Em terceiro lugar, ficou a
Agência Estado, que recentemente passou a distribuir a seus assintantes os
conteúdos produzidos pela Agência Brasil, em quarto, a BBC Brasil e, em quinto,
a Folha Press, do grupo Folha. “O resultado dessa enquente representa a
afirmação da Agência Brasil como um veículo de informação
com credibilidade. Só se conquista esse reconhecimento
junto a profissionais do jornalismo, que são extremamente críticos, se eles
acreditam no que a agência está veiculando”, avalia José Roberto Garcez,
diretor de jornalismo da Radiobrás. [leia]
Dia
18... Eles estão, sim, na política, nos partidos e
em outras instituições, mas, claro, estão também, e principalmente, na grande
imprensa – grande em recursos e estrutura, mas nanica em
ética e credibilidade. É exatamente aí, na grande imprensa, paradoxalmente tão
nanica, que colunistas e articulistas, verdadeiros sabujos das elites, agem
como porta-vozes desses doutos velhacos, ou, a depender do doce sabor do que
lhes é oportuno, mantém seu silêncio cínico e hipócrita. Aí, nessa privilegiada
tribuna, que esses "jornalistas" exercitam despudoradamente sua
indignação seletiva. Demonstram-se indignados com um suposto
"mensalão"(sic), com o caixa 2 do Partido dos Trabalhadores, mas são
lenientes e fazem vista grossa ao caixa 2, acrescido da bandalheira nos demais
partidos – e, sabe-se desde sempre, todos se utilizam desse expediente ilícito
na arrecadação de fundos eleitorais. [leia]
Dia
19... O Comitê de Política Monetária (Copom)
decidiu reduzir, por unanimidade, em 0,5 ponto percentual
a taxa básica de juros brasileira, a Selic, que agora está em um patamar de
14,75% ao ano – o mais baixo desde abril de 1975. A decisão confirmou as
projeções do mercado. [leia]
Dia
20... Nunca é demais lembrar que, em política, é legítimo avaliar um acusado
pela trajetória dos acusadores. Vale, então, reparar quem são muitos daqueles
que abriram fogo contra Lula. São os mesmos que não
hesitaram em apoiar o Golpe de 64, que sabotaram as
Diretas Já, que apoiaram Collor e defenderam o programa neoliberal de FHC até o
fim. [leia]
Dia
21... Exatamente às 20h21 desta quinta-feira (20/7), o presidente cubano Fidel
Castro desembarcou em solo argentino para participar da 30ª Reunião de Cúpula
do Mercosul. Em meio a um grande dispositivo de segurança o líder comunista
deixou o aeroporto Pajas Blancas em Córdoba, enquanto centenas de
manifestantes saudavam-no aos gritos de ''comandante!'' e fortes aplausos.
[leia]
Dia
22... O objetivo é aparecer bem na telinha da
Globo, no JN; na cabecinha não-pensante deles, se
funcionou com Collor, pode funcionar com Alckmin. Não importa que ele seja na
realidade um incompetente, cria de FHC do PSDB, não importa que ele vá afundar
o país. Em 8 anos de FHC o país perdeu empregos, perdeu a luz, perdeu estatais,
perdeu a credibilidade, perdeu investimentos. [leia]
Dia
23... “No encontro nacional da Conen (Coordenação Nacional de Entidade Negras,
realizado em Salvador nos dias 11 e 12 de julho foi, aprovado apoio à reeleição de Luis Inácio Lula da Silva no
primeiro turno. Antes, é importante dizer que a Conen
agrega mais de 300 entidades do movimento negro organizadas em âmbito nacional.
[leia]
Dia
24... Parece que o Brasil ainda não aprender,
depois da última eleição para presidente, e depois de quatro
anos de melhorias, mudanças profundas e todas as áreas, em vez de um Lula da
vida estar com com uns 80% de aprovação, até mesmo, se fosse o caso, por falta
de uma opção melhor, ainda há gente em dúvida ou indicando voto para a
oposição. É lastimável.
Dia
25... “Mês após mês, religiosamente, a Folha de
S.Paulo investe contra os movimentos sociais, ora contra a
UNE, ora contra o MST, sempre na tentativa de desgastá-los junta à opinião
pública. No caso da UNE, não por acaso, as acusações centram fogo em dois
assuntos: 1) carteirinha estudantil, tema que jornal não tem a isenção
necessária, uma vez que mantêm uma parceria comercial com uma distribuidora de
carteirinhas; 2) Suposta proximidade com o governo Lula, o mesmo governo que a Folha
faz oposição radical e sistemática. A seguir nesse ritmo, a Folha
acabará tendo que responder aos seus leitores: a quem serve a Folha?” [leia]
Dia
26... Como publicado na edição de domingo do Estado (Política econômica muda a rota),
alguns observadores estão apostando na mudança da política econômica,
especialmente se o presidente Lula arrancar um segundo mandato. Essa política
deixaria a ênfase no combate à inflação e no equilíbrio orçamentário para
buscar mais investimentos públicos e mais crescimento econômico.” [leia]
Dia
27...A estrutura do sistema de mídia no Brasil
se desenvolveu historicamente em torno da propriedade cruzada
e de uma aliança estratégica entre uns poucos e poderosos grupos empresariais e
familiares nacionais ("modernos") e as velhas oligarquias políticas
locais e regionais. Essas oligarquias, atrasadas e conservadoras, são herdeiras
do mandonismo da política clientelista da Velha República, que tinha como base
o latifúndio e até hoje sobrevive em vários Estados brasileiros. [leia]
Dia
28... A pesquisa do Ibope de ontem (25/6), que confirma a
tendência de vitória de Lula já no primeiro turno foi mais um balde água fria
no PSDB. Nem a ajuda de Heloísa Helena do PSOL ao Alckmin do PSDB sinaliza que
pode haver 2º turno: esperavam que ela chegasse aos 15%, mas detém míseros 8%.
O clima é de desânimo e cansaço no PSDB, eles estão esgotados com a armação de
tantas maracutaias, ilações e calúnias para desgastar o presidente Lula. Sabem
que impossível fazer o Alckmin decolar, devido a sua falta de carisma e a sua
péssima administração em SP, principalmente na área da segurança. E isso o
Brasil e o mundo todo assistiram, os conflitos violentos em SP e a cidade
dominada pelo PCC, como fruto da total incompetência de 12 anos do governo do
PSDB em SP. [leia]
Dia
29... Na verdade, reporto-me às diversas
"bombas" que pululam na grande imprensa
e têm incautos leitores como alvo principal. Quem acompanha os noticiários se
indigna com a política ou com a mídia que repete perenemente absurdos, todos
voltados para causar a impressão de um governo Lula frágil e um PT supostamente
morto e enterrado ou bem diferente do de outrora, das lutas e dos sonhos. Como
se em algum momento no passado tivessem tido outro tipo de tratamento para com
o PT. [leia]
Dia
30... Para o deputado Maurício Rands (PT-PE), o recuo do
irmão de Celso Daniel serve de exemplo para todos que praticam o denuncismo
vazio. “As pessoas precisam ter mais cuidado ao formular
conclusões negativas envolvendo homens públicos sem as devidas provas”, disse.
Segundo o petista, no Brasil, existe uma cultura de condenar as pessoas somente
com base em boatos ou acusações vazias. [leia]
Dia
31... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em comício realizado na noite de
sábado (29/7), em Porto Alegre (RS), desafiou a
oposição a debater as realizações de seu governo.
"Quero debater qualquer tema - educação, saúde, geração de empregos,
economia. Aí vamos ver se tem comparação entre o que este governo realizou e o
que eles realizaram", afirmou, arrancando aplausos do público que lotou o
ginásio Gigantinho. [leia]
![]()
![]()
Junho 2006.. Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul Ago Set Out Nov Dez 2005
Dia 01... “Hoje o país está numa encruzilhada. Pode seguir o caminho do
desenvolvimento ou do retrocesso neoliberal. Para alcançar o
primeiro, a reeleição de Lula é uma necessidade premente. Com uma ampla
coalizão de forças formada por partidos de esquerda, progressistas e de centro,
será possível realizar um segundo mandato sintonizado com as necessidades do
povo brasileiro. No entanto, se o país tomar o outro caminho, será a volta dos
ditames neoliberais e um retrocesso para o país. [leia]
Dia
02... “Lula seria reeleito no primeiro turno se as
eleições fossem realizadas hoje em qualquer cenário, segundo o Ibope. O
presidente atinge entre 62% e 63% dos votos válidos no primeiro turno, o que
lhe garantiria, em tese, uma votação superior a que ele obteve no segundo turno
em 2002, quando ficou com 61,3% dos votos válidos. Lula tem 48% dos votos e supera
a soma das intenções de voto de todos os adversários, que chega a 29% no
cenário sem o PMDB, considerado o mais provável.” [leia]
Dia 03... A "cristianização" é uma tradição na política
brasileira desde o episódio que lhe deu o nome: o apoio velado do maior
partido político da época, o PSD, ao candidato do PTB, Getúlio Vargas, em 1950,
mandando literalmente às favas as pretensões do correligionário mineiro Cristiano
Machado, lançado oficialmente na convenção do partido. Dez anos depois,
Juscelino Kubitschek, de olho na eleição de 1965, jogaria terra na cova do
pessedista Henrique Lott favorecendo Jânio Quadros, apoiado pela UDN. E, na
primeira eleição direta após a ditadura militar que resultou de uma série de
irresponsabilidades civis, entre as quais esta, o chefão do PMDB, Ulysses
Guimarães, seria "cristianizado" em favor do franco-atirador Fernando
Collor de Melo, em 1989. [leia]
Dia 04... A mídia comemora em grande estilo o seu feito, um ano de
exploração de denúncias infundadas, enxovalhamento do PT e do presidente Lula.
Cobra, condena e ataca o PT de maneira parcial, tão parcial que não revela que
o valerioduto é cria do PSDB de FHC, Alckmin, Serra, Azeredo e muitos outros
desde 1998 ou antes. A mídia tucana afirma que Lula sofreu mais pedido de
impeachment que FHC em 8 anos, mas não revela que ela mesma articulou isso. Não
cita que FHC engavetou todas as CPIs para investigar as maracutaias em seu
governo, e nem revela que acobertou maracutaias do governo do PSDB,
principalmente as privatizações que até hoje permanecem nebulosas. [leia]
Dia 05... À medida que os mais humildes revelam esperança no governo do
presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cresce o ódio que a oposição lhe devota. A
cada ponto percentual que indica a provável reeleição de Lula, seus opositores
entram em pânico e encontram os mais esfarrapados motivos para manifestar suas
cóleras. Nos primeiros momentos da crise política deflagrada pelas denuncias do
caixa 2 petista e o suposto "mensalão", quando setores da imprensa
decretavam a extinção do PT, alguns políticos da dobradinha PSDB/PFL
declaravam-se "decepcionados" com o PT, como se, em qualquer época,
tivessem nutrido alguma admiração pelo partido. [leia]
Dia 06... Uma comparação
entre a última pesquisa Datafolha e o levantamento feito pelo mesmo instituto
em maio de 2002 mostra que houve uma troca do
eleitorado entre as intenções de voto em PT e PSDB. Há quatro anos, a
pesquisa mostrava vantagem de Lula de 17 pontos percentuais entre os eleitores
com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos. Na última pesquisa
Datafolha, Lula alcança uma diferença em relação ao candidato tucano de 31
pontos entre o eleitorado que recebe até dois salários. No segmento entre dois
e cinco salários mínimos mensais, Lula tem uma vantagem de 20 pontos. [leia]
Dia 07... Pelas pesquisas
de opinião pública, não só em relação às eleições para presidente, mas também,
quanto ao desempenho da imprensa, parece que minhas reações são as da grande
maioria: todo dia, antes, passo pelos sites informativos da UOL, Terra e
outros, num sentimento de que estou na fofocaiada não confiável, depois, vou
para o site da Agência Brasil, com o sentimento de que “agora vamos conversar sério sobre o que realmente acontece de
importante no país, para o bem de todos”
Dia 08... Se vencer as
eleições, Lula sabe que o próximo mandato poderá colocá-lo na História ao lado de Vargas ou ao lado de Fernando Henrique. Cabe-lhe escolher o seu
companheiro de posteridade. Mas como será possível retomar um projeto de
desenvolvimento com o Congresso que temos? [leia]
Dia 09... Ciro Gomes (PSB) defendeu hoje a atuação de Lula em relação
aos escândalos de ilegalidade no PT e as denúncias de mensalão envolvendo o
governo. Criticou a oposição, dizendo que não tem moral para criticar. "Aqueles
que chafurdam na lama da corrupção brasileira há 100 anos agora apontam o dedo
para criticar(...) Essa gente que tanto lhe ataca, destruiu os empregos do
Brasil (...) Essa gente que não tem moral para falar da sua dignidade. Apesar
de que o senhor tem humildade para pedir desculpas sobre fatos que o senhor não
tinha conhecimento. [leia]
Dia 10... Uma das
principais conclusões tiradas do estudo "O Crescimento Pró-Pobre: o
Paradoxo Brasileiro", é a de que o Estado
brasileiro fez uma clara opção pelos mais pobres, com o objetivo de
melhorar as condições de vida dessa população. Com isso "o governo está
reescrevendo a história do país". Ele explicou que o Estado brasileiro
começou a gastar mais em programas sociais e isso explica o aumento da renda
dos mais pobres e também a redução das desigualdades verificadas com mais
intensidade nos últimos três anos. [leia]
Dia 11... “Francos
adversários nas eleições presidenciais, PT e PSDB terão aliados comuns nas
disputas estaduais em outubro. Ambos os partidos vão dividir o apoio de PMDB,
PDT e PV, além de PTB, PL e PP em difrerentes Estados. De acordo com
levantamento realizado pelo jornal Folha de S.Paulo, os aliados exclusivos do PT até agora são PSB e PC do B,
enquanto os tucanos terão o PFL como principal leganda coligada.” As diferenças
enstre os exclusivos, mostra a distância entre PT e PSDB na realidade política
nacional. [leia]
Dia 12... "Para mim, até agora, não existiu nenhuma polêmica. Vocês
[jornalistas] criaram polêmicas. Independentemente disso tudo, eu me preparei
para estar bem e espero corresponder dentro de campo". Essa afirmativa de
Ronaldo, o Fenômeno, mostra bem o mal que assola a imprensa brasileira. A
fofoca, o disse me disse, o tititi tomou conta da grande imprensa em todos os níveis.
Muito mais importante que a notícia e análise desta é a manchete, muitas vezes
sem pé nem cabeça. Uma opinião dada por alguém sobre assunto que não interessa,
na verdade, a ninguém a não ser às comadres fuxiqueiras tão ridicularizadas no
passado e agora figuras constantes na Imprensa dita séria desse país. Temos,
portanto, o beisteirol midiático. Isso é ridículo e temerário. [leia]
Dia 13... PSDB/PFL ganham a eleição para presidente. Alckmin do PSDB é
eleito presidente do Brasil, com o vice José Jorge do PFL. A elite está em festa,
comemora em grande estilo regado a champanhe Veuve-Clicquot e Moet et Chandon.
A mídia estampa a manchete em seus jornalões: VENCEMOS, SOMOS PODER! , outra
manchete: VIVA, SAI O PROER DA MÍDIA! O tempo passa e o governo segue, ACM
ministro da justiça determina a prisão de toda a esquerda brasileira, todos os
movimentos sociais, proíbe qualquer movimento estudantil ou sindical. Determina
a liberação imediata dos mais de 2.000 presos nas operações da PF no governo
Lula, juízes, delegados, funcionários públicos, advogados, policiais,
políticos, banqueiros, doleiros, empresários, presos por corrupção, lavagem de
dinheiro, contrabando, sonegação fiscal, são libertados, essas pessoas não
podem ficar presas, são a elite deste país do qual ACM faz parte. [leia]
Dia 14... Alckimin, como
candidato está na imprensa estrangeira; o contrasenso está, que,
hoje, esta mídia se interessa pelas
eleições do Brasil, graças, não ao que o PSDB fez e tem feito pelo nosso país, mas
por causa daquele que ele quer tirar do poder, Lula. Ainda em constrasenso, o
mesmo Alckimin informa que, sendo eleito, mandará um projeto de reforma
política para o Congresso, principalmente acabando com reeleição para preseidente da
repúbica, esquecendo que isto foi mal para o Brasil, no tempo do partido dele
no poder, hoje isto é totalmente benéfico a todos.
Dia 15... "A
pesquisa mostra que a estratégia que os tucanos desenvolveram não mostrou
nenhuma eficácia. O crescimento da rejeição de Alckmin é um sinal de que a
população quer discutir propostas para o país. Estamos numa fase do esgotamento
do denuncismo. Chegou num ponto em que as pessoas
perceberam que a oposição estava numa tentativa de desestabilizar e perturbar
os trabalhos do governo. E a população reagiu de maneira oposta", disse o
ministro. Tarso disse ainda que a pesquisa mostra que a população está
aprovando as políticas públicas adotadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da
Silva.” [leia]
Dia 16... “Até agosto,
setembro, a cobertura foi boa. A partir desse ponto, a imprensa parou de investigar e passou a comer na mão dos
deputados e senadores, afogando-se em denúncias e mais denúncias que não se sustentavam
por mais de 48 horas cada uma. A mídia será julgada por essa cobertura. Ela
teve muitos problemas. O primeiro foi tratar a questão como semelhante ao
escândalo Collor-PC Farias. Não era. Foi uma cobertura extremamente difícil. Os
crimes cometidos não são novos na vida republicana. Qual o problema? É que o PT
prometia uma renovação, um outro padrão de conduta política e acabou
decepcionando seu próprio eleitorado. Não falo de todo o PT, mas de uma parte
significativa.” [leia]
Dia 17... “acusa a “imprensa em geral” de ter voltado aos tempos da Oban
e do Doi-Codi – órgãos repressivos da ditadura militar –, quando a perseguição
aos adversários do regime contava com o apoio de boa parte da mídia. “As
notícias que nós temos é que houve muita pressão nas redações contra os
jornalistas que não estavam na corrente geral para derrubar o PT e o governo
Lula”, afirma Dirceu, lembrando o caso emblemático da demissão de Franklin
Martins da TV Globo. “Isso pode significar uma tendência de um certo macartismo
na imprensa”, diz.” [leia]
Dia 18... “Boa parte da
população acha mesmo que houve corrupção, mas não está claro como aconteceu. A confusão foi produzida pela própria mídia, ávida por
denúncias e mais empenhada em incriminar do que em investigar. A começar pelo próprio
nome - "mensalão" -, que se impôs pela repetição, como uma marca, e
acabou virando seção fixa de jornal. Deputados passaram a ser chamados
genericamente de "mensaleiros". Ocorre que nunca foi provada uma
relação entre pagamentos regulares e votações de deputados a favor do governo.” [leia]
Dia 19... Vou reclamar, mas é natural que aconteça, e oposição é para
isto mesmo,
colocar a boca no trombone, gritar, acusar, para que as autoridades competentes
averigúe a realidade ou não da acusação... estão reclamando que o presidente
Lula está usando a propaganda oficial para auto-promoção. Isto é verdade, pois
todos sabem que o que se divulga, é o que aconteceu ao bem do povo e desta
nação brasileira. [leia]
Dia 20... O novo ministro
das Relações Exteriores do governo de centro-esquerda da Itália, Massimo
D'Alema, sustentou nesta segunda que "Fidel Castro não pode ser
considerado o futuro da América Latina. Olho com mais interesse para
Lula". Em sua primeira entrevista coletiva com jornalistas internacionais
como chanceler, o líder dos Democratas de Esquerda destacou a importância de Luiz
Inácio Lula da Silva na América Latina. "Ele tem desenvolvido uma intensa
política latino-americana, um líder continental como
nunca antes havia sido um mandatário brasileiro", [leia]
Dia 21... “Onde Lula chegará só Deus e a Lei de Segurança Nacional sabem”, dizia a orelha do
livro Lula, o metalúrgico —
Anatomia de uma liderança. Vinte e cinco anos depois, com Lula presidente do Brasil, eleito
pelo Partido dos Trabalhadores que ajudou a fundar, este livro se transformou
num documento histórico e jornalístico excepcional. Daí seu relançamento com o
título Lula - O início. [leia]
Dia 22... O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manda um recado a seus
críticos:
"Respeito é bom, eu gosto de dar, e muito mais, eu gosto de receber".
Ele se recusou a falar de eleições. "Só discuto depois que houver
convenção, depois que houver definições", disse. Para Lula, o Brasil
tornou-se uma "nação grande" e também quer respeito do mundo.
"Mas se quiser respeito, tenho que me respeitar primeiro", salientou.
"E durante muitos anos este país não se respeitou." Ele lembrou que,
ao assumir o governo, o Brasil precisava vender dólares para baratear o preço
da moeda, enquanto hoje compra para encarecê-la um pouco. "O ministro da Fazenda corria para
Washington todo fim de ano para fechar as contas aqui. Hoje não pagamos o FMI.
Hoje nós devolvemos ao FMI US$ 15,6 bilhões, que estavam ali e a gente estava
pagando juros", afirmou. "Não queremos mais o FMI, não queremos mais
o Clube de Paris." [leia]
Dia 23... "Essa é a década da redução da desigualdade nos países mais
desiguais do mundo", afirmou o economista Marcelo Néri. No estúdio da TVE, no
Rio de Janeiro, acrescentou que a renda do trabalhador brasileiro tem caído nos
últimos dez anos (...) o país vem investindo mais na área social: "Não
basta distribuir a renda, os programas têm que beneficiar mais os mais
necessitados". [leia]
Dia 24... O presidente da
Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo,
assegurou que o PCdoB apoiará, "com muito entusiasmo", seja de maneira formal
ou informal, a campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No
entanto, ao participar de um evento na sede da Federação das Indústrias do
Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte, Rebelo criticou a atual
diretriz econômica e pregou a necessidade de uma reunião de forças políticas,
sociais e intelectuais para remover os "entulhos doutrinário, ideológico e
político que travam o crescimento do País". [leia]
Dia 25... "Hoje eu estou aqui para anunciar que sou, mais uma vez,
candidato à Presidência da República", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da
Silva, em discurso na Convenção Nacional de seu partido, o PT. "Estou aqui
para dizer a vocês que decidi submeter meu nome e meu governo, humildemente, ao
julgamento dos meus irmãos brasileiros", afirmou, no que foi saudado pela
platéria com o canto "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula-lá", que o
acompanha desde a campanha presidencial de 1989. [leia]
Dia 26... Lula disse que
é novamente candidato porque o atual mandato provou que “é possível promover o crescimento econômico com geração de
renda e inclusão social”. “Queremos provar que é possível ampliar essas conquistas
para termos um país com esperança e um futuro cada vez melhor”. “Volto a ser
candidato porque amo o Brasil e amo meu povo. Meu mandato só acaba em 31 de
dezembro. Mas, se acabasse hoje, eu diria que não fizemos tudo o queríamos, mas
fizemos muito mais do que muita gente imaginava”. [leia]
Dia 27... “Se tivesse que destacar uma área de prioridade máxima, eu
citaria a educação. Quero ser o presidente que mais fez pela educação no Brasil”,
afirmou, voltando a afirmar que cada centavo aplicado no setor representa um
centavo a menos na construção de cadeias. “Não existe país desenvolvido com
povo analfabeto”, ressaltou. Segundo ele, a história mostra que o
desenvolvimento não se mede pelo “grau de ignorância de um povo”, mas pelo
“grau de conhecimento”. [leia]
Dia 28... O presidente
Lula, afirmou que, antes dele, o “Brasil era uma coisa meio
desarranjada” e revelou que se questionou sobre se deveria disputar o governo
diante de algumas avaliações de que o País quebraria. “Economistas sérios como
Paul Singer e Maria da Conceição Tavares achavam que a gente ia ter muita
dificuldade; alguns achavam até que o Brasil estava quebrado”, acrescentou. Afirmou que só conseguiu “arrumar” a economia
por procurar especialistas. [leia]
Dia 29... “Esse manifesto político foi construído coletivamente pelas
entidades que compõem a CMS”, lembrou o dirigente na Coordenação dos Movimentos
Sociais. “Queremos dar ampla visibilidade a essas propostas e reivindicações,
debatê-las com outros segmentos da sociedade e apresentar como plataforma de
reivindicação aos candidatos à Presidência da República”, afirmou. Entregou-se
o Projeto Brasil a Lula. Lula “está aguardando o melhor momento para se
pronunciar a respeito”. [leia]
Dia 30... “A homologação da candidatura Lula para um segundo mandato é o
começo de uma nova etapa, que resulta daquilo que se construiu até agora e permite,
para diante, o avanço da transição a um projeto nacional de desenvolvimento com
distribuição de renda, valorização do trabalho e integração continental. O
primeiro mandato, superando a difícil situação herdada do governo de FHC, criou
as condições para vingar a construção do novo projeto. Por isso, o segundo
mandato se impõe a fim de se alcançar a concretização desse projeto, impedindo
a sua descontinuidade e a volta das forças conservadoras, capitaneadas pelos
tucanos.” [leia]
![]()
![]()
Maio 2006.. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2005
Dia 01... O presidente Lula avisou, criou uma expectativa sobre o 1º de
Maio.
Disse que pretende fazer com que seja o melhor, em 20 anos no Brasil. Agora,
ainda é manhã do dia, e estamos esperando o passar das horas para reverenciar o
que está proposto para que tudo isto se concretize. Vamos ver o que está
possível fazer pelos trabalhadores brasileiros, além do que já se tem
conseguido até aqui.
Dia 02... Para os
sindicalistas, representantes dos trabalhadores, de gente que experimenta as
conquistas, mas não sabe o preço que elas significaram para uns e outros no
desenrolar da história; assim, para todo mundo, dois grandes passos históricos
foram dados ontem, no dia do trabalho, no Brasil: o reconhecimentos
oficial das Centrais Sindicais, e a regulamentação do direito de greve com a organização de um
Conselho que vai patrocinar as relações entre governo, trabalhadores e
empresas. Tudo ainda é projeto, mas é um grande passo.
Dia 03... Os brasileiros
confiam pouco nos meios de comunicação e ainda menos no governo (ou políticos?).
De acordo com uma pesquisa realizada com mais de 10 mil pessoas, o Brasil é o
país em que os cidadãos mais acham que existe interferência do governo (dos
políticos) sobre a mídia (64%). Menos da metade dos
brasileiros (45%) confia nas informações obtidas através da mídia e só 30% acreditam no
governo (nos políticos). A pesquisa mostra que os brasileiros não estão
sozinhos em suas desconfianças. Em média, nos 10 países pesquisados, 61%
confiam em informações provenientes da mídia, contra 52% que disseram acreditar
no que diz o governo. [leia]
Dia 04... “O deputado
Luciano Zica (PT-SP) condenou o “terrorismo” da imprensa
brasileira, bem como a “cara-de-pau” de setores da oposição, no tratamento da
questão envolvendo a nacionalização das reservas naturais da Bolívia. Ele defendeu a legitimidade do ato boliviano
e a posição do governo brasileiro, que busca saídas negociadas para atender aos
interesses da Petrobras na Bolívia. O deputado também fez um histórico dos
acordos feitos por governos passados na questão do gás, os quais considerou
irresponsáveis.” [leia]
Dia 05... A imprensa continua sofrendo com sua descredibilidade: a pesar de suas
campanhas contra Tony Blair, na Inglaterra, as perdas sofridas por ele e o
partido, foram mínimas [leia]; por outro lado, quando diz “STF
recebe lista de parlamentares ligados a fraude”, com certeza, se tivesse nome
do PT, a manchete seria outra, como realmente, até aqui, não tem nome ligado ao
PT. [leia]
Dia 06... “O que importa,
gente, é que nós não nos representamos. Se dependesse de mim, eu voltava para
minha casa para conviver com a minha família. Eu não estou na política por mim.
Eu estou na política por aqueles que não tiveram a
mesma chance que eu tive, e são ainda a maioria nesse país. E nós precisamos
elevá-los à condição da cidadania. Isso só pode ser feito com o PT unido. Isso
só pode ser feito com uma aliança forte com os partidos de esquerda. Isso só
pode ser feito se a gente conseguir detectar na sociedade brasileira quem são
nossos aliados e nossos adversários. Se a gente tiver essa finesse no trato
político, que venham, por que estaremos prontos para rechaçá-los.” [leia]
Dia 07... Adoro ter operário de esquerda no poder. “Adoro pelo simbólico
que é, pela afronta que representou e representa, pelo que esfrega na cara da
classe dominante, pelo desespero em que ela tem entrado diante da possibilidade
de que o operário seja reeleito – desespero expresso de maneira reiterada, em
letras de manchete, pela imprensa covarde e, ela sim, corrupta, mentirosa. [leia]
Dia 08... Uma das
principais intelectuais petistas, a filósofa Marilena Chauí, em entrevista ao
suplemento Eu & Fim de Semana, do jornal Valor Econômico, analisa
a crise, defende a ética da política e aposta
nos movimentos de refundação do partido. Marilena também defende a esquerda e acusa a
oposição de criar um ambiente para o desencadeamento da crise política. [leia]
Dia 09... Tenho a
impressão de que desde o início a Ordem
cometeu um equívoco porque não havia um fato que caracterizasse crime do presidente da
República. Foi feito o anúncio da intenção do pedido de impeachment, que ganhou
a imprensa, e agora era preciso dar uma saída honrosa. E foi o que a Ordem fez.
Concluiu que não há fundamento e para que o conselheiro não fique mal, resolveu
representar à Procuradoria". [leia]
Dia 10... Uma pesquisa
revelou que o Brasil é, comparativamente, onde o povo
está mais descontente com a sua mídia: 80% disseram que a mídia exagera na cobertura
das notícias ruins; 64% concordam que raramente encontram na grande mídia as
informações que gostariam de obter; 45% não concordam que a cobertura da grande
mídia seja acurada; e 44% declaram ter trocado de fonte de informação nos
últimos 12 meses por haver perdido a confiança.
[leia]
Dia 11... Hoje, comemorando um ano de designe dinâmico no site da igreja, entre outras coisas,
duas serão marcantes: primeiro vamos ter um novo rosto para o site da igreja,
que não será permanente, já que mensalmente trocaremos por rostos
significativos e apropriados ao que o site se propõe; segundo, teremos íncones
para notícias, abrindo para a mídia da direita política e outra para esquerda
política.
Dia 12... O novo rosto do site da igreja continua robusto e belo, mesmo com a mudança do
designe. Com um azul celeste universo, mostrando anjos sobrevoando a atmosfera
da terra, a nova frente do site dá uma belez celeste em mil encantos. Tudo é
muito surpreendente na visão e nas cores do que está homenageando o ano com
aquele rosto dinâmico de águas em movimento. [veja]
Dia 13... A Polícia Federal, sem alardes políticos, sem holofotes, como
nas CPIs,
está desbancando uma série de crimes e corrupções contra o patrimônio público,
chegando a verdades sem acusações desnecessárias contra tudo e todos, contra
inoscentes ou inimigos políticos. O esquema “sanguessuga” é um grande exemplo,
a pesar de muitos nomes da oposição já estarem incluídos; só que não é feitio
do PT fazer o que a oposição tem feito, a preço caro, e por outro lado, a mídia
parece não está interessada no assunto, até que um nome do Partido dos
Trabalhadores surja, entre os cento e tantos parlamentares já incluídos, quase
que comprovadamente. [leia mais]
Dia 14... "A Veja vem assim já há algum tempo, não é de hoje não. Mas eu acho que ela
chegou ao limite da podridão da imprensa. Não sei se um jornalista que escreve
uma matéria daquela tem a dignidade de dizer que é jornalista. Ele poderia
dizer que é bandido, mau-caráter, mau-feitor, mentiroso. É até constrangedor um
presidente da República saber que tem uma mentira dessa grosseria numa revista
que deveria respeitar os seus leitores. Os leitores pagam a revista, são
induzidos a assinar e não merecem a quantidade de mentiras que a Veja
tem publicado", disse Lula. [leia]
Dia 15... “Liberdade de Imprensa, no Brasil, é a condição de se publicar
o que quiser, quantas vezes quiser, da maneira como melhor quiser, agradando e
desagradando quem quiser, para obter os resultados que quiser, amplamente
protegido pela lei, pela opinião publica e totalmente pelo próprio
corporativismo, inclusive o concorrente.” Disse um diretor-proprietário de uma
grande rede de comunicação.
Dia 16... O governo de São Paulo, diante da vergonha que está passando com sua fraqueza ante o
crime organizado, insiste em rejeitar a ajuda do governo federal, PSDB e PFL
não querem ajuda do PT; mas numa ética impressionante, além de não querer usar
o caso como folguedo político, o Presidente Lula, pelo seu Ministro Bastos,
disse que entende, mas se mantem à disposição para quando precisar.
Dia 17... As reivindicações dos fazendeiros em meio à atual crise no
campo lembram um tipo de negócio bem ao gosto das elites brasileiras conhecido
pelo lema “privatizam-se os lucros, socializam-se os prejuízos”. Os ganhos do
setor entre 2002 e 2004, com dólar e preços agrícolas altos, fizeram a festa
dos produtores rurais e financiaram o aumento, às vezes desordenado, de plantações
e do bem-estar deles. A chiadeira recente de setores ruralistas, especialmente
os da soja, permite supor que poucos se preocuparam em guardar dinheiro para
pagar dívidas e preparar-se para mudança de ventos numa atividade que atravessa
altos e baixos periódicos. [leia]
Dia 18... (Artigo publicado no Observatório da Imprensa) “Jornalismo de
Veja não vê, chuta” A edição nº 1956 de Veja (17/5/2006) transformou-se
instantaneamente num clássico da impostura jornalística. A justificativa
posterior, assinada pelo diretor de Redação Eurípedes Alcântara, não ficou
atrás: é um clássico de cinismo. Juntas, convertem-se na bíblia do
parajornalismo – combinação de chantagem, espionagem e paranóia. A matéria
"A guerra dos porões" (págs. 40-45) segue uma linha que Veja persegue
há tempos – derrubar o presidente da República, a maior autoridade do país. Mas
foi pensada, escrita e editada no extremo oposto – nos porões de uma profissão
que já foi considerada missionária, romântica, decente e respeitável. [leia] [leia]
Dia 19... A Comissão de
Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) do Congresso Nacional, aprovou
Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que transfere ao
Supremo Tribunal Federal (STF) cassação de deputados e senadores por quebra de decoro
parlamentar, o que era exclusivo das duas Casas. Argumentam que assim que os
parlamentares se transformaram em juízes o desempenho legislativo do Parlamento
ficou comprometido. Assim o foro mais adequado para decidir sobre a cassação de
mandatos seria o STF. [leia]
Dia 20... Genuíno dá
esclarecimentos: “Uma outra dimensão dessa crise, não menos monstruosa e
desumana, é a mídia e sua necessidade de criar manchetes. Assim como o predador persegue sua caça, a mídia busca
obsessivamente o espetáculo. Seu alimento predileto são as crises, sejam elas reais ou
não. E, para sobreviver, julga e condena sumariamente, mistura público e
privado, promove o vale-tudo. Transforma o mundo em um Coliseu pós-moderno, tão
sanguinário e horrendo quanto o romano.” [leia]
Dia 21... Há uma nova pesquisa, mostrando o que temos dito... quanto mais a mídia
insiste em desmerecer o presidente Lula, mais o povo se conscientiza de duas
coisas: primeiro a desqualificação, em contra-partida, da imprensa brasileira,
com respeito a política e tudo mais, e segundo a necessidade de re-elegê-lo
como maneira de incomodar mais ainda, os donos da opinião nacional.
Dia 22... A revista “Forbes
tem razão: Fidel possui uma fortuna
incalculável. Não é propriedade dele, mas o verdadeiro proprietário – o povo
cubano – associa essa riqueza diretamente a ele, porque foi sob sua direção que
ela foi construída. É a maior riqueza do mundo, porque nenhum outro país a
possui. E é incalculável, porque ela não pode ser contada em números, não pode
ser fixada em preço, não pode ser vendida, nem comprada. Trata-se dos direitos
econômicos, sociais e culturais conquistados nestas já quase cinco décadas.
Trata-se dos valores humanos associados estreitamente a eles. Uma população que
possui, toda ela, não somente a alfabetização, mas pelo menos 9 anos de
escolaridade, tudo obtido mediante um sistema único para todos os setores da
população, de qualidade, que pode contar com um sistema universitário que
gradua a dezenas de milhares de cubanos por todo o país – é uma fortuna
incalculável. Uma população que possui o melhor sistema de saúde pública do
mundo, uma população em que ninguém está abandonado – provavelmente a única
população que tem essa situação – é uma verdadeira fortuna. Um país em que
nenhuma criança dorme nas ruas. Em que todas estão nas escolas, praticam
esporte, realizam atividades culturais - são bens incalculáveis. A dignidade, a
soberania, o orgulho da sociedade que estão construindo – são um patrimônio
impossível de ser traduzido em cifras. Essa a fortuna de Fidel, única,
incalculável, que dinheiro nenhum compra, que as sociedades regidas pelo capital
e pelo mercado não conhecem”. [leia]
Dia 23... Não diferente
da mídia em geral, a revista IstoÉ Dinheiro, grande propagandista do
“anti-Lula”, detestadora da política econômica do governo atual, principalmente
por que esta não lhe segue, e por isto não lhe dá motivos para mais críticas,
seguindo a linha anti-PT, chateada, nesta semana declara uma pesquisa favorável
a Delúbio Soares, onde 70 % sabe quem ele é, e as principais
características que lhes são atribuídas são: coragem e lealdade, e então a
malignidade da revista diz: “só depois aparece a corrupção”.
Dia 24... “O Brasil vive
hoje um momento de recuperação extraordinária do
salário mínimo. É o que aponta um estudo divulgado pelo Departamento
Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), segundo o qual
o combate da desigualdade deve se dar através de uma política de valorização do
salário mínimo. Esta política de valorização do mínimo está sendo adotada pelo
Governo Lula. Nos últimos quatro anos, o salário mínimo teve um crescimento de
25% em relação ao governo anterior”. [leia]
Dia 25... A Câmara
absolveu o deputado Vadão Gomes (PP-SP) no processo que recomendava a cassação
de seu mandato. Ele foi acusado de ter recebido dinheiro do empresário Marcos
Valério de Souza, tido como operador do chamado "mensalão”. Com a
absolvição chega a 11 o número de deputados acusados de envolvimento no chamado
"valerioduto" que se livraram da cassação. Três foram cassados e
perderam seus mandatos - Roberto Jefferson (PTB-RJ), José Dirceu (PT-SP) e
Pedro Corrêa (PP-PE); estes foram cassados, não como prova do “mensalão”, mas,
respectivamente, por acusar o mensalão ser ter provas, por questão política da
oposição ao governo, e por uso de caixa 2 em sua campanha. Aquele bafafá mentiroso da oposição e da imprensa que pertence
a ela, está, cada vez mais, caindo por terra, depois de tanta apuração de 3 CPIs, Polícia
Federal, Ministério Público e a famigerada imprensa. [leia]
Dia 26... “Há um link entre o presidente Lula e a maioria do povo
brasileiro
que o ataque cerrado das oposições e de jornalistas conservadores na mídia não
conseguiu abalar, muito menos desfazer. “Há quase onze meses Lula e seu governo
sofrem uma investigação midiática incomparável em relação a outros presidentes
do Brasil”. Entre as causas da sustentação de Lula está o simbolismo de sua
história pessoal: “Ele criou a maior central sindical da América Latina, um dos
maiores partidos da mesma região, e vindo das camadas mais pobres, de uma
família de pau-de-arara, se tornou presidente. O simbolismo disso é
poderosíssimo e nem sempre pode ser medido em toda a sua extensão. Quando ele
entrou na carruagem da Rainha da Inglaterra, todo esse povo, o Nordeste
inteiro, entrou com ele”. Na mesma reportagem, diz Marcos Coimbra, do Instituto
Vox Populi: “O lulista, o lulismo, é um retrato quase exato da população
brasileira; se parece, com algumas exceções, a um corte transversal da
sociedade brasileira”. Traduzindo: Lula tem cara, jeito de povo. Por isso é
aceito por uns, e é detestado por outros, os que acham que política é coisa só
para gente graúda.” [leia]
Dia 27... “Nossa missão na internet será sempre, cada vez mais,
intensificar as trincheiras em defesa da verdade. Vamos dar o espaço que
é merecido a quem merece estar no poder por competência, por um governo de
realizações e que muda o destino do Brasil. Tínhamos um futuro sombrio em 2002,
e chegamos em 2006 cheios de certeza de um futuro melhor. Basta a nós mostrarmos
para todos que isso não é "pouca coisa" como a mídia dominante
procura vender, que se sente "decepcionada"... Estão decepcionados
pois estão pagando os impostos em dia, acharam que iam dar calote eternamente.
Que a fiscalização está apertando o cerco contra as máfias existentes, está
desarticulando e retornando à ordem, privilegiando a legalidade. Combatendo o
trabalho escravo e infantil. Reduzindo drasticamente a miséria e a fome, bem
como o analfabetismo.” [leia]
Dia 28... Está na Folha, que, comparando o funcionamento dos programas
nacionais de transferência de renda em sete países latino-americanos,
o Banco Mundial verificou que o Bolsa-Família é o que mais acerta no alvo em
matéria de combate à pobreza. Como dizem os técnicos, é o mais bem focalizado. Em números:
73% dos reais gastos com o programa chegam mesmo aos brasileiros mais pobres -
os 20% da base da chamada pirâmide social. Para se ter idéia, o índice de focalização é
de 58% no Chile, o segundo no ranking. Mas o Bolsa-Família alcança 8,7 milhões
de famílias. O Chile Solidário, como se chama o deles, beneficia 230 mil. O menos bem
sucedido, quem diria, é o argentino Chefes de Familia: apenas 1 em cada 3 pesos
que consome para atender a 1,5 milhão de famílias chega ao fundo do poço da
pobreza. Querem
saber de uma coisa, por falar em Argentina? Para mim, o desempenho de campeão
do Bolsa Família devia encher os brasileiros de orgulho, mais até do que a
eventual conquista do hexa. Feliz domingo!
Dia 29... ”Veja que mentira!
Usarei este artigo para dizer: a revista VEJA não tem compromisso com a
verdade, age deliberadamente para ludibriar a população. VEJA é porta-voz dos
sentimentos mais conservadores da direita reacionária e golpista. É preciso
dizer e repetir: em qualquer país civilizado do mundo VEJA seria tratada como
uma revista de quinta categoria ou como panfleto eleitoreiro de um setor da
sociedade. Mas, nas terras tupiniquins, protegida pela oligarquia detentora dos
meios de comunicação, VEJA permanece tão ciente de sua intocabilidade que até
mantém Diogo Mainardi como seu colunista. O cúmulo do deboche.
(...) “ [leia]
Dia 30... “Como
a idéia, aqui, é dizer o que precisa ser dito, devo ser franco e direto: a atual ISTOÉ conseguiu, no espaço de poucas semanas,
conquistar a merecida pole position no grid da mediocridade nacional. Uma
revista, como diria Otto Lara Resende, bonitinha mas ordinária. Das grandes
semanais brasileiras, clube que ela sempre integrou com honra e mérito, ISTOÉ
hoje se transformou num arremedo da revista instigante, provocativa,
inteligente que era. Sob seu tacão, Marques, a revista afundou num mar de
futilidades e amenidades, tragada por uma pauta desorientada e açoitada por
textos curtinhos de idéias e de talento. “ [leia]
Dia 31... “Uma
pesquisa do Instituto Datafolha mostra que 25% dos
eleitores que votariam em Luiz Inácio Lula da Silva, o escolheriam
devido às suas propostas e desempenho na área social. Já entre os eleitores que
votariam no candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, 32% afirmaram que
o escolheriam pela sua imagem pessoal.” [leia]
![]()
![]()
Abril 2006.. Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul Ago Set Out Nov Dez 2005
Dia 01... Muitas mensagens pejorativas tem
transitado pela internet, ridicularizando a pessoa e as limitações do presidente
Lula. Há um lado negativo nisto, além de manifestar o tipo de pessoas que votam
contra ele, demonstra a ausência de argumentos, concretos, consistentes, contra
ele e seu governo. Pelos erros, a oposição errou muito mais na condução do
país, só resta este tipo de crítica chula.
Dia 02... Para nunca sair
de sua linha direitista, mesmo porque seus donos, o são, e sempre se
beneficiaram em ser, a mídia, tem sempre muito espaço
para os vômitos
que os contrários postam contra o governo Lula. Não importa se há
autoridade para o que dizem, ou se a oposição, quando estava no poder, fazia o
que eles dizem ser ideal que se faça... esquecem que o povo identifica isto.
Dia 03... “Os setores da
imprensa que lêem a realidade sem os preconceitos dos inimigos do presidente
Lula, do PT e da esquerda, percebem o cerco que vem sendo feito ao (...)
governo. (...) "alguém declarou que Palocci começou a cair quando houve a
invasão do sigilo bancário do caseiro. Parece que não. Ele talvez tenha começado a cair quando Lula começou a subir de novo nas
pesquisas.
A prova é que os oposicionistas não escondem que querem ver mais sangue, que
não vão parar e a bola da vez é o próprio Lula".[leia a matéria]
Dia 04... Fontes certas,
infiltradas dentro da oposição macabra e fidagal, está dizendo que o projeto da
oposição é, não podendo atingir o Presidente Lula, nem os resultados de seu
governo, é desestabilizar sua confiabilidade, querendo provar que ele
fez questão de se rodear de gente criminosa, e aos poucos, para isto,
perseguir, juntamente com a imprensa, até derrubar cada um destes auxiliares.
Dia 05... Na CPI dos
Correios, que investigou muito pouco sobre o assunto, mas interessou-se muito
por assuntos que nada tinham a ver com seus objetivos, o Partido dos
Trabalhadores apresentou seu relatório,
chamado “Paralelo”; este documento está com tanto poder, que está calando
a oposição e ainda trazendo risco de não haver espaço para o oficial,
oposicionista, ser votado.
Dia 06... Um palanque político, feito pela oposição, está desarmado, e com isto, muitas
mentiras e acusações vão desaparecer dos noticiários que tanto alimentaram,
dando holofotes extremos. Resta agora, outro palanque, a CPI dos Bingos, que é
outro lugar de intrigas e falsos contra todos que se puserem favoráveis ao
governo. Pelo menos, diminuiu as arruaças dentro do Congresso.
Dia 07... “A referida
CPMI teve méritos inegáveis. De sua vigorosa ação investigadora, haverá de
resultar maiores vigilância e controle da máquina pública e, espero, a retomada
mais corajosa em torno da urgência de uma profunda reforma política no Brasil.
Mas teve também sua imagem nublada quando, na voragem
das denúncias, permitiu a proliferação de comportamentos abusivos, danosos à imagem
pública de instituições e pessoas inocentes.” [leia a matéria]
Dia 08... Ontem saiu a
revista “Gente de Sucesso” aqui de nossa região, trazendo como
matéria de capa, a vida do Pr. Jônatas David.
Este material já compõe o site da igreja, mesmo por que, não é algo
pessoal, mas totalmente coletivo, já que as honras que são conferidas ao
Pastor, tem tudo a ver com a igreja que pastoreia e o povo que faz acontecer os
motivos para que agora saia na mídia. [veja
a matéria]
Dia 09... A imprensa quer
colocar a culpa de o povo não estar dando atenção aos
escândalos que a oposição está inventando e divulgando com tanto entusiasmo, a
ponto de o presidente Lula não se abalar nas pesquisas, ao discurso do PSDB...
a imprensa está tirando o corpo de fora, na verdade o que está acontecendo, e
já há muito se repete, é que o povo não está mais
confiando na mídia, no que ela afirma em seus sensacionalismos baratos e claramente
comprometidos com a Direita política nacional.
Dia 10... Está posto para todos o desespero da oposição, e mais claramente os
artifícios que vão usar para prejudicar o governo, o Brasil, os resultados
positivos que estamos colhendo com as políticas implantadas, o presidente Lula
e todo seu pessoal de governo; o pior de tudo, é que o que temos visto é só um
presságio do que vem por aí, de agora em diante, é tudo ou nada.
Dia 11... Achei
interessante o que está acontecendo com
a modelo Kate Moss, tão bombardeada pela mídia, em tempos atrás, pelo seu
envolvimento com drogas; o tiro está saindo pela culatra, pois, depois de todas
as críticas e “derrubamentos” que sofreu, foi promovida, está com muito mais contratos. Como
no Brasil, em relação ao governo, a mídia é a grande promotora, ninguém confia
nela.
Dia 12... A partir de agora,
o Ministério Público
assume as investigações sobre “Mensalão”. Tudo vai se repetir, antes de fazer as devidas
averiguações, já está fazendo uma conclusão perniciosa, política, como fez a
CPI; e por isto, como admite a pesquisa de opinião pública, que a imprensa
calou, o povo reprovou pela muita trovoada falsa que fez, e
nenhuma chuva para provar nada do que disseram.
Dia 13... “A imprensa
perde influência sobre parcelas importantes da população. O site Bluebus, que congrega uma vasta
e ativa audiência de publicitários, relações-públicas e jornalistas, observava
nesta segunda-feira que especialistas da área de comunicação vêm consolidando
essa percepção desde janeiro deste ano. Este observador, modestamente, gostaria
de remeter à série de comentários feitos neste sítio (do Observatório da
Imprensa) desde o segundo trimestre de 2005, no qual alertava para o risco que corria a credibilidade da imprensa por causa do noticiário
tendencioso sobre a crise política.” [leia a matéria]
Dia 14... Hoje saiu uma
notícia, por que a imprensa não tinha como
esconder,
que o presidente da Nossa Caixa desmentiu o Geraldo Alckimim, o que agrava sua
situação nas apurações sobre fraude em ajudar financeiramente seus “amigos
políticos”. Mas a manchete estava sem destaque, num canto da página, o que
seria diferente, ainda hoje, se fosse para incriminar o PT e o governo Lula. [leia a matéria]
Dia 15... Quando você
abre mídias para se informar, numa você encontra uma manchete dizendo que
Alckimim saiu do governo de São Paulo com 66% de aprovação, e noutra a
informação que ele diz que reeleição de Lula será pesadelo para o país, o que será que a imprensa está dizendo sobre sua posição, quando nada mais é
falado sobre nenhum outro candidato? Fico a me perguntar.
Dia 16... A imprensa é
uma concessionária de canais comunicativos, assim sendo, este serviço é do povo,
é da República. Acredito que, em nome da democracia, em nome da boa informação
ao povo, sobre a política, principalmente, de onde sai todas as outras
situações coletivas, toda mídia deveria divulgar, com gente da área, notícias vindas do governo e notícias vindas da oposição. Isso sim, é democracia.
Dia 17... Como boa
portadora de recados da oposição, em nome da desinformação, a mídia avisa que os adversários vão iniciar o ataque ao Presidente Lula. Parece até que não tem
feito outra coisa. Na verdade, em tudo isto, é o que o Bonhouse disse mesmo, há
um grande desejo, de “acabar com esta raça”, o petismo, e, principalmente, o
presidente da República, a pessoa dele.
Dia 18... A oposição está fazendo o papel dela, impedir que
haja governo, trancando a aprovação do orçamento de 2006; o governo que quer
ser democrático, faz o papel dele, permitir que os diálogos aconteçam para que
todos os interesses se satisfaçam; a imprensa, mercadora do
papel da oposição, seus proprietários, desde a ditadura, busca favorecer que lado? A do
Brasil, a do povo?
Dia 19... “Durante
encontro realizado nesta terça-feira com a direção nacional da Ordem dos
Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
se defendeu das acusações de irregularidades no escândalo do
"mensalão", afirmando que as CPIs e o Congresso
"extrapolaram" suas funções. O presidente também defendeu a criação de
normas para regular a atuação das comissões parlamentares de inquérito...” [leia a matéria]
Dia 20... A oposição no plenário, no Conselho de Ética e na mídia, está
irritada,
entre outras coisas, pela absolvição de vários daqueles que a irresponsabilidade dela
mesma, julgou e condenou, assumindo a posição de juiz, o que ela não é, nem CPI
nenhuma, decretaram como culpados por falta de decoro parlamentar, que é o que
ela tem quebrado sempre. Isso tem sido prova do blefe do “mensalão”.
Dia 21... Dia de
Tiradentes, dia de declarar: A direita política nacional
está articulada, tem braços longos, da mídia ao Ministério Público e OAB, e não
quer, de jeito nenhum, a permanência de Lula no governo. Tudo ta fazendo crer
que a idéia é a seguinte: já que não estamos conseguindo pela insatisfação
popular, pelas eleições, temos que conseguir pelo impedimento, o impeachment.
Dia 22...O Senador
Aloísio Mercadante está com o livro pronto para ser
lançado, “Brasil: Primeiro Tempo”, quando apresenta os anos do governo Lula em
relação ao governo anterior, e os demais anteriores. Com argumentos fortíssimos
e estatísticas bem fundamentadas, mostra o presidente Lula como um grande
estadista, homem que está fazendo diferença até no mundo onde ainda não passou.
Dia 23... Mais um tento
para o governo Lula, a Petrobrás chega ao tão
esperado momento da auto-suficiência de sua produção para o Brasil. Isto
significa muita coisa, inclusive que é possível uma estatal ser competitiva,
basta que o governo seja sério e comprometido; isso significa que privatização
é mais uma maneira de roubar o povo, o pais, pois não justifica, já que o
governo pode ser grande empresário.
Dia 24... O Ministério Público, depois de tantas declarações, dizendo que o mensalão
existiu, e que havia uma quadrilha atacando o dinheiro público, caindo na
armadilha da oposição, que com ódio não conseguiu provar nada do que dissera, a
não ser os “caixa 2”, que todos eles praticam, cai na mesma desgraça, no
descrédito, como acontece com a imprensa e toda oposição.
Dia 25... Sem pressão não acontece nada. Frei Beto, defendendo o
governo, num Fórum Social, no Rio Grande do Sul, disse que, de forma alguma, o
povo pode se desmobilizar, só porque um governante de esquerda está no poder.
Lá em cima, as forças são grandes para impedir sua ação popular. Somente com
pressão é que as coisas acontecem. O MST tem suas razões para, até, exagerar.
Dia 26... Mais uma vez os golpistas se reúnem. Quando um governo
começa a distribuir renda, como no sistema escandinavo, a fim de sustentar um
tímido “welfare state”, como faz Lula com o Bolsa-Família, contra ele se reúnem
bacharéis e banqueiros, políticos, jornalistas e inocentes úteis. [leia Matéria]
Dia 27... A CPI dos Bingos está esvaziada, principalmente para a oposição. Ela está desacreditada
quanto ao povo, quanto aos meios de comunicação, e quanto aos próprios
integrantes. Ninguém, nem eles mesmos acreditam na coisa. Falaram tanto,
ladraram muito, e nada provaram, a exemplo da CPI dos Correios; fuçaram tudo,
menos o que deveriam; ruminaram de tudo, menos o objetivo do palanque.
Dia 28... "Só no período da ditadura a imprensa brasileira desceu tanto, como nesse momento, na
vida política do país. Ela apoiou a repressão, a tortura, o assassinato e
encobriu tudo isto”, O ex-ministro criticou, ainda, a postura da sociedade e da
mídia ao rebater a criação do Conselho Federal de Jornalismo. Segundo ele, a
tentativa de formar o órgão foi vista como autoritarismo do governo. "Conselhos
existem em vários países, aqui virou uma campanha sem precedentes contra o
governo. que não tem maioria no Congresso, é investigado por CPIs, pelo
Tribunal de Contas, pelo Ministério Público. Nenhum governo foi tão devassado".
[leia a matéria]
Dia 29...Quando a imprensa
afirma “Dirceu reencontra envolvidos no mensalão”,
ela está dizendo que é superior à “porcaria” das CPIs do Correio e dos Bingos
que tanto fussaram e nada provaram do que afirmaram. Ela está dizendo que é
superior à justiça, o Ministério Público e à Polícia Federal, que fussaram em
paralelo às CPIs e nada conseguiram provar. A “porcaria” da imprensa é superior
a tudo.
Dia 30... Mesmo os
contrários ao estilo político e administrativo do ex-governador fluminense,
sentiram-se chocados com o despudor da capa da revista Veja. Já
insinuaram a demonização outros desafetos. Superou-se na grosseria. A capa põe chifres em Garotinho e lista “Os 7 pecados
capitais da política nele: “Populismo; Corrupção; Gastança; Irresponsabilidade;
Fraude; Falsidade; Intervencionismo”. [leia]
![]()
![]()
Março 2006.. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2005
Dia 31... Ainda falando na CPI, vem a calhar a idéia do “feitiço contra
o feiticeiro”. A própria atuação parlamentar, por causa de sua grande sede em
prejudicar o governo e o PT, será a
vacina contra seus próprios desmandos e acusações. Muita gente citada, muita
conversa jogada fora para tentar provar o que não se conseguiu. “Mensalão”, só
na cabeça dos tolos, e da mídia, é claro, que é tola.
Dia 30... “...o “palco da CPI” acabou adotando uma “regra inquisitorial”, segundo à qual “a
suspeição equivale a prova”. Com essa máxima, na avaliação de Gushiken, a
comissão parlamentar transformou-se em “terreno fértil para disseminar o veneno
do desrespeito, da mentira e da difamação” – armas usadas pelos adversários do
governo Lula na guerra política que se armou a partir de então, com o único
objetivo de conquistar o poder e destruir reputações.” [leia matéria]
Dia 29... Na cerimônia de
posse do novo ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente Lula ressaltou
os feitos econômicos do ex-ministro Antonio Palocci e voltou a afirmar que
"não há mágica em economia". Lula disse, no entanto, que seu governo
entregará aos brasileiros "um Brasil infinitamente melhor". [leia matéria]
Dia 28... Ontem, em
pedido e motivos por escrito, o Ministro Antônio Palloci pede afastamento da Economia do país, depois de
tantos serviços prestados, depois dos milagres que fez, diferente de tudo e
todos que por ali passaram. Agora, o Ministro é o Guido Mantega, afirmando que mantém a linha adotada por
Palloci, mesmo porque, segundo ele, é orientação do Presidente Lula.
Dia 27... Não deve ser
fácil, para o Presidente Lula, ver companheiros de longas
jornadas ficando para trás, na caminhada rumo aos ideais que sempre perseguiram, e até
muito se sacrificaram, por causa da insistência de forças contrárias que
inventam, repetem, fazem parecer verdades, julgam, condenam e não descansam
enquanto não verem seus vereditos se cumprirem sobre suas vitimas ideológicas.
Dia 26... Eu volto a questionar a importância da imprensa na democracia. Se por um lado, há uma
grande necessidade de uma mídia livre, por outro, o preço que se paga pelos
exageros e acusações, até morais, com uma justiça lenta, como a nossa, dá para
se pensar em pesar os prós e os contras. O Presidente Lula e o Ministro Palloci,
por exemplo, o tempo todo se defendendo de mentiras e acusações.
Dia 25... “A economia brasileira apresenta números “encorajadores” e indica que o país terá
um crescimento forte neste ano. A avaliação é do chefe da missão do FMI (Fundo
Monetário Internacional), Charles Collyns, que está no Brasil em viagem de
rotina. Ele disse que a comitiva do FMI está muito impressionada com o
crescimento das vendas no comércio. Acrescentou que a recuperação da economia
está indo muito bem.” [leia a matéria]
Dia 24... O presidente da
Fiesp declarou que os escândalos
que a oposição e a mídia, em conjunto harmonioso, têm feito contra Palloci, e até
contra o governo Lula, já não surte tanto efeito no meio empresarial. Por outro
lado, o Supremo Tribunal Federal, acusou, em discursos de seus Ministros, que as
CPIs têm exagerado no palanque televisivo político que tem feito em suas
atividades.
Dia 23... “A oposição tem denunciado a quebra de sigilo bancário do
caseiro
Francenildo Costa com uma indignação inversamente proporcional à que tem quando
ela própria revela segredos fiscais e bancários de pessoas do PT ou ligadas ao
governo. Um levantamento feito pela Liderança do PT na Câmara mostra que nos
últimos meses a oposição tem vazado freqüentemente para a imprensa documentos
confidenciais e informações sigilosas.” [leia a matéria]
Dia 22... Por não saber
trocar favores por aprovações, costume muito implantado na história do
Congresso Nacional, o governo sempre teve
dificuldades de votar projetos e Medidas Provisórias. O que me deixa
impressionado, é que o mesmo Congresso, seguindo os interesses da oposição,
juntamente com a mídia, propriedade dos filhos da ditadura, hoje oposição,
ainda insiste em “mensalão”.
Dia 21... O PSDB, por
falta de compromissos histórico, mesmo por que não tem, com o Brasil, com o
povo brasileiro, governou e faliu o país num bocado de vezes... agora, eles
quererem voltar para continuar o caos iniciado, é de se esperar, mas ver a mídia provocar isto, por um motivo ou outro, me leva a acreditar que
ninguém quer ver o bem do Brasil, eles querem é a parafernália de tudo, o circo
pegar fogo.
Dia 20... É uma pena que a gente abre os noticiários e não vê nada de interessante, a não ser, adultério e
promiscuidade entre artistas, crítica e desaforos contra políticos, tolices e
devaneios sobre o mundo, pobreza e insignificância em fatos popularescos de um
punhado de gente sem expressão. O Brasil está mudando para melhor, e nada de
diz a este respeito, pois muita coisa continua acontecendo.
Dia 19... A imprensa está eufórica
porque Geraldo Alckimin, depois de ter sido indicado como candidato do
PSDB, subiu alguns pontos, enquanto Lula permaneceu estável, numa pesquisa
feita e divulgada quase que às pressas. Só não estão considerando que os voltos
de Serra, de imediato, não migraram para ele, e assim, a euforia termina
ficando vazia, há resistências ao seu nome.
Dia 18... Caso Celso
Daniel, Prefeito de Santo André, laudo concluiu que o
legista cometeu suicídio. Parece que tudo termina com esta
conclusão feita pela polícia do PSDB. Que nada, do mesmo jeito que aconteceu
com o Celso Daniel, tudo isto vai continuar voltando, toda vez que eleições
estiverem próximas e o PT estiver no auge das preferências populares. O próprio
PSDB vai questionar o caso.
Dia 17... O desespero da oposição, marginalizada pela população
brasileira,
é tão grande, como no tempo de Collor contra Lula, que agora o ataque é pessoal contra o Palocci. O desejo dela e da
mídia, é vincular a seriedade da economia brasileira, com a promiscuidade, já
que de outra forma, já tentaram, e nada conseguiram. A CPI dos Bingos, claramente, extrapolou suas atribuições, com interesses vis.
Dia 16... O pesquisa
CNI/IBOPE, feita em todo Brasil, no início deste mês, volta a mostrar que o
povo não acredita na imprens; a mídia insiste em fazer campanha para a direita
política, e o povo não confia. Lula está crescendo em todos os segmentos, a avaliação ao
seu governo está disparando. Mais uma vez, a imprensa
porca está sendo desmentida pelos seus leitores.
Dia 15... Vou levantar outra questão sobre isto que se chama Mídia na democracia. Para que serve esta
“porquera”, se não informa, por exemplo, que o Bolsa-Família, um programa brasileiro, está sendo
divulgado internacionalmente em benefícios dos pobres no mundo? Ou só presta
para maquear a desinformação partidária e interesseira do
cotidiano nacional?
Dia 14... No dia 07
conversamos, um pouco, sobre o papel da imprensa. Hoje temos o Aldo Rebelo e a Itaipu desmentindo a imprensa. Será que este é o papel da mídia na democracia? Ela pode fazer qualquer
coisa que chame de investigação, e pode sair falando o que quer, esperando fazer
audiência, torcendo que a justiça continue lenta e o caso seja julgado até
muitos anos depois? Após o prejuízo?
Dia 13... No sábado, na
posse da Presidente do Chile, o Presidente Lula pode encontrar fortes lideranças da esquerda na
América Latina. Como líder, como estadista, afirmou que o que acontecia no
Chile dava claras demonstrações que a América do Sul está com
democracia consolidada, já que os governos de direita sempre se sucederam, mesmo com
golpes, sem dar espaço para a esquerda.
Dia 12... Está na mídia,
e com um sotaque de ação eleitoreira, que o governo pretende aumentar o Bolsa Família, o que não é pra menos,
depois de tanta economia e lutas para elevar o poder de ação do governo; por
outro lado, o Fome Zero é um projeto de
mais de sessenta ações que busca aumentar as condições, oferecidas pelo governo,
para a erradicação da fome em nosso país, e até no mundo.
Dia 11... Uma nova demonstração do valor internacional aos programas sociais do governo Lula,
principalmente para o Fome Zero, é que a FAO (ONU para Alimentação e
Agricultura) chama José Francisco Graziano da Silva, para ser o sub-diretor
geral da FAO no continente americano. Quer aproveitar as experiências e as vitórias
conseguidas no Brasil, para ajudar muitos países vizinhos e amigos.
Dia 10... Mais uma carta chamando a atenção para a desinformação. Esta desinformação pode
ser intencional ou não. Ela pode ser por falta de costume com democracia dentro
dos partidos, ou não. Ela pode ser para atrair audiência para o jornal, ou o
jornalista, ou não. Fato é, que é uma desinformação grosseira. Afirmar o que
não foi afirmado, dizer o que não foi dito, desinformar por desinformar.
Dia 09... Ontem, a Câmara
inocentou dois deputados, um do PFL e outro do PT, de falta de decoro
parlamentar pela prática de Caixa 2; por falta de provas, afirma. Bom, sem
entrar no mérito da questão, vou julgar tudo pelo óbvio. Todos deputados
praticam Caixa 2, mesmo que não haja provas, o que não permite condenação. A imprensa diz que foi acórdão entre os dois partidos. A imprensa diz, eu não
acredito.
Dia 08... O Brasil está sendo honrado no parlamento inglês. O Presidente Lula,
entre carruagens e encontros, está fazendo o Brasil ser presente na realidade
mundial. Interesses do país e interesses dos países pobres, estão sendo
defendidos, de maneira respeitosa e significativa nos dias que estão
acontecendo no cenário econômico e político, mundial, ali na Inglaterra.
Dia 07... Quando se fala em imprensa, qual é a regra? Será que ela tem o
direito de sair acusando e atirando em todo mundo, com falsas matérias, com
manipulação de conteúdos, com interpretações encomendadas? Será que os acusados
têm que viver o tempo todo na defensiva, procurando um jeito de se defender?
Isso é democracia? Isso é ética e respeito aos direitos individuais?
Dia 06... A imprensa internacional, fora desta mídia
direitista (filhos e netos da ditadura), escreve que “Deus é brasileiro” e que
o Presidente Lula tinha muito o que agradecer a Deus, quando, em uma praia do
Piauí, ergueu os braços para dar graças a Deus, principalmente por estar em pé,
politicamente, com o PT, após o bombardeio que sofreu nos últimos meses.
Dia 05... Uma série de
parlamentares da oposição, inclusive o relator da CPI dos Correios, têm repetido que o “Mensalão” vai ser provado. Ora, isto quer dizer
muito, principalmente que se tentou muito fazer isto, até aqui, e não
conseguiram, e eles mesmos sabem disto, eles mesmos acreditam nisto. Não
conseguiram acreditar que ajuda de campnha em Caixa 2, é o tal mensalão que
eles tanto querem.
Dia 04... Não é que seja
interesse do palanque da CPI, mas, é que não tem jeito, mesmo que façam à
surdina, como tentou o ACM Neto, os investigadores estão se tornando investigados.
Esta realidade não tem como se fugir. O PSDB, e principalmente o PFL, deixaram tantas marcas pelos caminhos, que, por mais que se
façam donos da ética, nunca deixarão de ser presentes nas falcatruas de sempre.
Dia 03... A CNBB, em tempos outroras foi importante em suas reclamações, mesmo que poucas e
inconsistentes, promoção contra a ditadura; já se repete as vezes que ela tenta
mostrar que eram críticas por críticas, para não dizer que favorecia. As mudanças
sociais já acontecem e as estatísticas mostram, o que não acontecia há muito
tempo, e ela se diz apressada, ou contaminada pelos vírus de antes.
Dia 02...Continuando o
que comecei a comentar ontem, diante da pesquisa que demonstrou o tal
“mensalão” como assunto menos importante para o eleitor. Na verdade o povo não
quer fazer vistas grossas à corrupção, ele já está devidamente educado contra
isto; o povo é que não acredita no que a mídia
e a CPI tanto insiste em declarar contra o PT e o presidente Lula. São mentiras
inacreditáveis.
Dia 01...O ministro Gilberto Gil, uma personalidade que, ao contrário
dos demais
que tanto pregaram pelo social, mas só estavam se beneficiando para fazer
sucesso em cima da censura imposta pela ditadura passada, vestindo a camisa de
um governo que tenta alcançar aquilo que sempre se pregou, tenta explicar as pesquisas a favor de Lula; eu diria
mais que ele, o povo não se deixa levar pela mídia.
![]()
![]()
Fevereiro 2006.. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2005
Dia 01... Aos poucos, a
cada passo, as coisas estão acontecendo a favor da
Transposição do Rio São Francisco, como jeito, também, de auxiliar o sofrimento
que a seca castiga, o grande população nordestina. Mais um passo foi dado, verbas para revitalização do rio já estão
tomando forma e não demora, o sonho do presidente pernambucano vai acontecer.
Dia 02... O presidente
Lula incomoda muito, até mesmo aqueles, sendo oposição, por algum motivo
particular, nunca coletivo, são beneficiados com suas ações; uma destas coisas,
é o fato dele ter, mais uma vez, se comparado a JK, isso tem incomodado tanta gente que parece ser a maior
ofensa que se possa ter feito a cada um, em particular. É natural, mas é um
natural doentio e assustador.
Dia 03... Outro grande passo do governo Lula pelo Brasil, é o Fundeb, Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da
Educação, que está aprovado na Câmara. Na educação, o país já está
outro. Antigas reivindicações estão sendo atendidas em benefício das
instituições de ensino, dos profissionais e da educação em si, produto final de
tudo isto.
Dia 04... Nosso estadista
brasileiro, o presidente Lula, está de
malas preparadas para levar o Brasil ao mundo, desta vez, completando o que já começou,
vai a quatro países da África, levando, principalmente
ajuda àqueles países a quem devemos muito, historicamente. Tudo isto é jeito de
pagar dívida ética e ao mesmo tempo, dar passos em direção ao Conselho de
Segurança da ONU.
Dia 05... Eu vi com meus
olhos as mudanças que já estão acontecendo nas estradas, depois do início da
operação tapa-buraco. A imprensa não tem espaço
para mostrar o que está acontecendo, como notícia, mesmo ela falando, tanto dos
buracos que havia, quando não havia informação que as estradas federais era
responsabilidade dos estados, desde o governo federal anterior.
Dia 06... Há três fatos novos, que a imprensa não tem tido o cuidado de
mostrar,
como tem feito em relação às CPIs políticas até então em funcionamento: CPI em
São Paulo contra o governador, CPI da Privatização no tempo de FHC e uma lista
de prováveis nomes beneficiados com dinheiro de Furnas... não há nada, mesmo
sem indicação de nomes, para sabermos o andamento destas coisas.
Dia 07... Com tanta coisa
acontecendo, coisas que mudam radicalmente nossas vidas, no Congresso, na vida
política de nosso país, uma das manchetes que a mídia trás é: No site de uma banda de
rock, está escritos de um artista gay. Veja só a cultura do editor gay daquele
veículo, um meio que poderia ser usado para edificar uma geração, um povo, há
um convite às intimidades promiscua de um gay.
Dia 08... Um grupo de
amigos de FHC, se reuniram num programa da TV Cultura, para fazer uma
dramatização de entrevista, onde tudo foi facilitado para ele dizer o que
queria da forma que quisesse. Nada diferente da mídia que já estamos
acostumados, onde os interesses da Direita se sobrepujou de forma escandarada.
Parece que, de novo, a esperança vai ter que
vencer, também, a desinformação.
Dia 09... O vice-presidente
José Alencar, deu uma palavra entusiasmada a favor do
Presidente Lula. A liderança e o carisma que ele tem demonstrado, mesmo diante de
todo avalanche de CPIs promovidos pela imprensa e pela Direita política
nacional. Pode ser também que o fenômeno experimentado pelo presidente, tenha a
ver com a pouca credibilidade que o povo dá à mídia em si.
Dia 10... Caiu a
Verticalização, onde os acordos partidários, na esfera federal, deveria reger
os acordos regionais. O espírito provinciano, e os interesses menores dos
coronéis, em seus estados e municípios, em detrimento do nacional, do bem geral
do povo, fez este artifício cair por terra. Ainda somos
um país onde vamos à frente e damos ré, no mesmo tom que os caciques manejam seus interesses
políticos.
Dia 11... Em entrevista a
um jornal, um sociólogo suíço afirma que o povo brasileiro
não sabe, o que não é de admirar com a mídia que temos, a importância que o Brasil, o presidente Lula e o Ministro Celso
Amorim tem,
nas Nações Unidas, como porta vozes credíveis, de todo hemisfério sul,
opositando, também, o alargamento do império americano no mundo, como fazia a
Europa em anos atrás.
Dia 12... Na linha do
raciocínio do comentário anterior, confirmando as previsões óbvias, o Presidente Lula chega, como estadista, representante, não só
do Brasil, mas dos países pobres do mundo, disposto, como sempre, a fazer, bem,
seu papel. Tem muito o que falar e negociar, tem muito o que dizer e oferecer, em favor do que prega.
Todos os presentes estão esperando isto.
Dia 13... Na Cúpula da
Governança Progressista, na África do Sul, o Presidente Lula fez seu papel, devidamente.
Num encontro com o Primeiro Ministro da Inglaterra, e com lideranças mundiais, defendeu o Brasil, e, principalmente, defendeu os paises
pobres,
exigindo e oferecendo ajuda brasileira, lembrando que a pobreza é
responsabilidade e compromisso de todos, pois todos são afetados.
Dia 14... Na festa do 26º
aniversário do PT, entre outras coisas, Lula, em discurso de 20 minutos, interrompido várias
vezes ao coro de “um, dois, três, é Lula outra vez!” e “olé, olé, olá, Lulá,
Lulá!”, tentou conter os ânimos, afirmando que sua
prioridade, é continuar governando o Brasil. “Tenho que priorizar o meu governo. Foi
para isso que eu cheguei até aqui”. “Fui eleito para fazer o que estou
fazendo”, garantiu, numa referência ao políticos da oposição que querem
impedi-lo de viajar o país mostrando os resultados de sua administração. Ressaltou a importância do PT para a democracia
brasileira, o que desagradaria setores da sociedade que não gostam de conviver
com a diferença. E concluiu: “Graças a Deus, eu não só
gosto de democracia, como adoro. Adoro o debate, adoro a negociação, adoro a
adversidade”. Fez um breve balanço da vida do PT, lembrando dos petistas históricos que morreram ao longo destes 26 anos
(citou Henfil, Paulo Freire, Carlito Maia, Lélia Abramo e Apolônio de Carvalho)
e dos que decidiram abandonar o barco no meio da
travessia.
“Tem gente que fraqueja, tem gente que se cansa. A estes, nenhum rancor, apenas
o agradecimento pelo tempo em que estiveram conosco”. “É um partido de 26 anos que não teve tempo de ser adolescente”, comparou. Afirmou que pedir desculpas por erros cometidos é um ato de grandeza, não de fraqueza,
sobretudo se isso é feito “ao povo, aos entes queridos e aos companheiros e
companheiras”. Ressaltou que, na política, “não vale ter depressão” nem “ficar
nervoso antes da hora” ou “perder noite de sono”, principalmente no caso do PT, que, em sua avaliação, é maior do que os erros cometifos. “Ninguém pode fazer
nosso partido baixar a cabeça. Não podemos permitir que tentem duvidar de onde
partimos, onde estamos e onde queremos chegar”, concluiu.
Dia 15... A imprensa, numa informação mal caracterizada, cheia de defesas dos
acusados, quase chamando Marcos Valério de bonzinho em relação a casos
anteriores com Delúbio Soares, está sem espaço para esconder o que, grande, está
acontecendo fora dos olhos da população, na Polícia Federal, nunca na CPI
apropriada, o dinheiro público mineiro que foi usado nas campanhas do PSDB.
Dia 16... Países da
América do Sul, estão à frente do Brasil, no que diz respeito a cursos
universitários. Proporcionalmente, muitos deles, têm mais gente até em
mestrados e doutorados que o nosso país. Até 2007, o governo pretende construir
dez novas Universidades e 42 campi, distribuídos pelos Estados da federação. Até 2010 o intuito é dobrar o número de pessoas com cursos
universitários.
Dia 17... O SUS, Sistema
Único de Saúde, já é o maior e melhor
programa de saúde popular no mundo. Os defeitos que tem, vem em conseqüência deste
fato grandioso. O governo está reunindo os três níveis de gestão da saúde
nacional, para, em um pacto, fazer o SUS, um programa muito melhor para a
população brasileira. Pode não melhorar 100%, mas pretende-se melhorar muito o
que já existe.
Dia 18... O lucro recorde
de duas instituições nacionais, demonstra que o neo-liberalismo está errado, se
é, que tudo deve ser dirigido para o bem comum de uma nação. Privatização em um país governado por alguém preocupado com o
social,
não tem sentido. A Petrobrás e o BNDES tiveram lucros muito acima do previsto.
Assim seria com as empresas que entraram na privatização bandida de antes.
Dia 19... O que salva é
que o domingo é “o dia do Senhor”, dia do povo cristão adorar a Deus. Fora
isto, é uma pena que no fim de semana tudo pára,
muita coisa deixa de acontecer, e a gente deixa de viver e ouvir sobre o muito
que está acontecendo nesta arrancada de progresso que nosso país está vivendo.
Mas segunda feira, amanhã, tudo recomeça. Novos recordes benéficos voltarão a
acontecer.
Dia 20... O Presidente Lula foi visitado pelo vocalista do grupo de rock U2, o irlandês Bono;
encantado com os programas sociais do governo, principalmente o Fome Zero, o
qual doará sua guitarra em cooperação, escutou sobre o biodiesel e as transformações, no Nordeste, que
se pretende implantar e ampliar. Ele ficou ainda mais impressionado com o que escutou.
Dia 21... Vou falar de duas conseqüências normais em um governo sério: uma são os recordes de
lucros das empresas públicas, como a Petrobrás e o BNDEs, que comentamos no dia
18, e agora, entre outras que já aconteceram, estão acontecendo e vão continuar
acontecendo, o recorde nos lucros da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Isso inferniza quem vem(deu) o Brasil antes.
Dia 22... Em discurso, e
com muita autoridade no que diz, o presidente Lula chama atenção sobre o
cuidado que seu governo tem tido com os mais pobres, afirmando que não está fazendo nenhum favor, mas fazendo o que o
governo brasileiro precisa fazer pelo seu povo, principalmente o Nordeste com todos os seus
sofrimentos e atrasos, ao mesmo tempo, fazendo um grande bem a todo o país.
Dia 23...Depois que saiu
a pesquisa, onde o presidente Lula ganha no
primeiro e segundo turnos, folgadamente, surpreendendo,
mais ainda, a mídia, ela reage ao jeito dela. Não é que está levantando uma questão,
que nunca vi preocupação igual, anteriormente. Detona que, na mesma pesquisa, Lula ganha também no quesito
rejeição, 30% contra 20% de José Serra enquanto outros estão mais alto que
isto.
Dia 24... Rebatendo as críticas de que esteja em plena campanha de reeleição, o Presidente Lula dá
uma excelente resposta. Entre outras coisas, afirma
que está colhendo o que plantou antes, a preparação do terreno e o plantio;
além de tudo, se ele não fizer esta colheita agora, com certeza a oposição o
fará, de um jeito ou outro. E outra coisa, os números mostram que ele tem todo
o direito de fazer isto.
Dia 25... Na internet,
entre os meus favoritos, estão links de grandes portais, com informações de
todos os gêneros, inclusive, e para ouvir os dois lados, o link do partido do
presidente Lula. Ultimamente coloquei o do PDdoB. Estou admirado da fidelidade deste partido com
seus ideais sociais, mesmo que em nome de um Socialismo mais vigoroso.
Enriqueci minhas informações e a seriedade de ver o real.
Dia 26... De novo, como no dia 23, a imprensa vil reage à dianteira de Lula nas pesquisas de
intenção de voto. Tudo é motivo para rebater a pesquisa, desfazer as conclusões que não interessa à direita.
Querem que creiamos que Lula melhorou por que programas iniciados com FHC, e que não fez nada por ele, pois
não era credível pelo povo, deram a alavancada maior e principal. Vão inventar
mais.
Dia 27... O PIB
brasileiro foi baixo, mais baixo que a média da América Latina, indício de que
ainda precisava de sacrifícios para termos o Brasil que todos queremos, num
futuro mais recente; por outro lado, a pesar de tudo, as empresas estiveram batendo recordes sucessivos em seus lucros e em seus
desenvolvimentos. Mesmo fracos, ainda foi feito muito pelo desenvolvimento
nacional.
Dia 28... Último dia de Fevereiro, e último dia do carnaval, isto quer
dizer que,
de amanhã em diante, o ano de 2006 inicia no Brasil. A vida começa, as coisas
passam a existir de verdade. Até aqui, tudo foi de “brincadeira”, sem real
condição de ser considerado. Março chega e as coisas passam a realmente serem
consideradas. Isto é em tudo, em tudo mesmo.
![]()
![]()
Janeiro 2006.. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2005
01... Em férias, viagem
ao Nordeste do país, conversando com um importante jornalista, editor principal
do caderno de política, de um importante jornal, de repercussão regional e
nacional, no Brasil; consegui tirar algumas
declarações, que nos próximos dias, digamos assim, irei expor, com breves
comentários meus, até mesmo, reforçando o que já temos dito em vários momentos
no ano passado.
02... “Ainda há muita censura nos jornais”. Ele disse que por várias vezes, telefonemas
dos proprietários, ou dos responsáveis outros, trazem a informação de que uma
matéria não deverá ser publicada, ou deverá ser alterada, atendendo,
claramente, os interesses da empresa, dos políticos ou de outros que têm o que
oferecer na vida publica ou privada dos interessados.
03... “Todo jornal tem interesses a serem protegidos e atendidos”, isso
mesmo. Ele afirmou com todas estas letras, em maiúsculas. A mídia é assim, é
falsa, mentirosa, distorce a informação, de um jeito ou outro, com uma ênfase o
outra, para proteger interesses, muitas vezes excusos daqueles que receberam a
concessão federal para agir como livre e verdadeira.
04... Na conversa que
tive, ele, pessoalmente, é contrário a Lula e à reeleição, também pelo fato, do
presidente não ser agradável à imprensa; ele acha normal ser e agir assim, no momento que estiver
fazendo comentários a respeito do Presidente do Brasil. Para ele, não há
problemas em ser imparcial no que
informa,
no que argumenta.
05... “O PT é pior que qualquer outro partido, pois dizia uma coisa e
fez outra”. Não importa se os outros são, naturalmente, em suas histórias, e
nos nomes que os compõem, fraudulentos e demagogos, o Partido dos
Trabalhadores, sempre será pior que todos, pelo fato de ter pregado uma coisa
e, segundo ele, ter vivido outra, enquanto está no poder.
06... “Está provado que
há mensalão e o presidente Lula sabia perfeitamente de tudo, mesmo que não se possa comprovar nada disto.” Este tipo de jornalismo é o que se
vê todos os jornais; acusa-se antes de haver um julgamento, acusa-se, mesmo,
garantindo em suas matérias, sem provas essenciais, como papel de acusador e de
juiz, tomando para si esse direito que não tem.
07... “A imprensa tem o direito de provocar mesmo, ou para agradar os interesses dos donos,
ou para vender mais”. Ele acredita que a concessão recebida, de ser um veículo
de informação e entretenimento, dá o direito de profissionais falarem o que
quiserem, provocarem como acharem melhor, buscando qualquer que seja a razão
para assim agirem.
08... “Não acredita em tudo que a imprensa diz e não sabe como é que tem gente que em sã
consciência, também, acredita.” Diante de tudo que ele me disse, não haveria
outra palavra dele, neste sentido.
Jornais e jornalistas são mentirosos, traiçoeiros, interesseiros, gente
de qualidade duvidosa, mentores de informações fraudulentas.
09... “Não acredita em estatística, pois elas são falsas, manipuláveis, e
que não há como confiar nelas.” Neste caso, ele colocou informações do IBGE, e
de outros institutos. Isso provavelmente acontece quando você é “inconfiável”,
manipulador, passa a acreditar que muita gente, ou todas as pessoas, façam o
mesmo. É por isto que a oposição sabe onde consultar minúcias em busca de
fraude no governo.
10... “Todos os políticos
são falsos, bandidos e desonestos, quando se
envolvem com dinheiro e poder.” Neste momento ele me falou de algumas situações
que ele viu, vivenciou, no seu contato com a grande maioria dos políticos.
Disse de coisas que fizeram para que a verdade não fosse publicada nas páginas
do jornal.
11... “Há uma briga de audiência entre os jornais, e isto, determina as
manchetes e as posições criticas que fazem.” Mesmo que os jornais estejam numa
mesma posição política, e geralmente estão, enfoques, manchetes, falsos
complementos noticiosos, e outras artimanhas mais, aguçam a audiência que
precisam para estarem na evidência necessária às suas sobrevivências.
12... “O elogio a um
governo, como o de Lula, dá menos audiência, que o ataque, a
pimenta, para chamar, inclusive, a atenção de quem discorda.” Uma pessoa como o
presidente, o que ele significa, e o que ele desaperta, nos contras ou a favor,
exige, muitas vezes, que o jornalista critique venenosamente, para o aplauso de
uns, e a reação negativa de outros, o que é vantajoso para o jornal.
13... “Os donos de
jornais, todos, são corruptores, eles praticam um tipo
de extorsão, para atenderem seus objetivos e interesses particulares.” Colocam
os políticos e os governos em suas mãos, de um jeito ou outro, tendo como arma,
a informação, contada ou mal contada, forçando, executivos e legislativos
estarem atentos aos seus sinais diários.
14... “O povo, em si
mesmo, não lê política nos jornais, só os políticos e alguns intelectuais, por
isso, se querem ser lidos, os jornalistas devem
provocar ao máximo, os políticos e os defensores dos políticos.” Na verdade, o povo
não acredita na mídia, não acredita no que lhe informam; antecipadamente, o
povo sabe que usam de mentiras para levarem a serem e agirem manipuladamente.
15... “Não há interesse na mídia, na reeleição do PT e de Lula, e que
farão de tudo, para evitar isto.” É verdade, os donos da mídia, o são, pelos
interesses da “velha ditadura”, e estes, de um jeito ou outro, estão no poder,
ou querem para lá, voltar. O governo atual não tem nada a oferecer a eles, como
antes acontecia para a reeleição e para as privatizações.
16... “A idéia é afirmar
que Lula fez o que FHC fez (assim, os resultados
seriam colhidos por ele), mas que o governo deste não foi corrupto como o do
outro.” O PSDB é o PFL no poder. Os donos da mídia, são ligados ao PFL. Se este
partido não tem nome e nem oportunidade para disputar a presidência, aquele
partido torna-se a grande porta para este voltar ao poder e ser o que sempre
foi.
17... “É óbvio que a
revista Veja, Isto É, que os jornais Estado de São Paulo e outros são declaradamente contrários à permanência de Lula e o PT, no poder, e
que mesmo querendo a mesma coisa, a Folha de São Paulo ainda é o menos declarado.”
Isto, acredito, não trás novidade nenhuma, para quem acompanha o que estas
mídias têm feito e informado todos os dias.
18... País hipócrita, um
exemplo, deputados que fazem Caixa 2 estão julgando e
condenando,
para satisfazer uma boa aparência, deputados acusados de Caixa 2. Como podemos
confiar nestes homens? Vão além, chegam a dar um ar de quem não comete nada
daquilo que estão julgando, como que superiores àquilo que condenam seus pares.
19... Nas viagens que
fiz, encontrei um candidato a deputado, pelo PSDB que passou-me uma visão do
partido em que está filiado: há um ódio contra Lula e contra o PT; a
oposição que existe hoje, não é ideológica, não é política, não tem
conveniência social, é algo pessoal, é uma demonstração de força necessária, a
eles mesmos, e a toda sociedade.
20... Na conversa que
tive que o candidato a deputado, o companheiro dele, um dos seus defensores,
afirmou assim: “todo mundo que faz política tem seus
interesses a defender”. Quando ele me disse isto, eu falei que o meu interesse era
ideológico; os dois riram e me disseram que não existe isto, ninguém faz mais
política pensando nisto. Para eles, todo político está em busca de seus
interesses patrimoniais.
21...Na conversa com o
candidato a deputado, me passaram a idéia de que estão confiados que somente os
partidos de esquerda continuaram com Lula, mas os demais, inclusive PDB, PSB e o PMDB, no primeiro ou no segundo turno, vão apoiar o
PSDB, que segundo eles, é a opção única capaz de tirar, de qualquer jeito, o PT
do poder.
22... Na conversa com o
candidato a deputado, me mostraram uma cegueira grande, querendo fazer ver que nada mudou no país, só piorou. Que está
muito fácil para o PSDB vencer em todo o país, pois não há como o povo votar,
de novo, em tudo que está acontecendo e piorandoo Brasil; até aconselham Lula a
ser candidato no futuro, não agora, pois sairá decadente da avaliação popular
nas urnas.
Dia 23...Começo meus comentários diários, em 2006, manifestando, mais ainda, meu
orgulho de ser brasileiro, meu orgulho com o momento em que este povo sofrido
está vivendo de muita esperança e mudanças. Inicio meus comentários com muita
alegria com quem está fazendo o Brasil estar nisto tudo, o atual presidente e o
seu partido, estadista continental e mundial, o que o Brasil nunca teve
em sua história.
Dia 24... Saiu matéria de
uma pesquisa, dizendo que dois terços dos brasileiros acreditam que a economia
está indo mal [leia]. Isto é uma questão técnica, é mesmo que
perguntar se a ciência tem evoluído em relação à AIDS. Na verdade, estas
questões técnicas só tem um jeito do povo ficar sabendo, a informação da mídia. Nossa mídia não tem interesse de mostrar os
avanços econômicos, o povo está alheio.
Dia 25... Ainda
questionando a credibilidade da imprensa, junto a opinião
pública, a última pesquisa do ibope mostra o povo indo na contra
mão da mída. Você acredita que, depois de meses de desinformação dos meios de
comunicação contra o PT e o presidente Lula, os dois estão melhores na
avaliação do povo? Pois é, longe, o partido é o melhor avaliado no Brasil, e o
presidente vence nos dois turnos.
Dia 26... No programa de
tv, “Observatório da Imprensa”, um dos convidados afirmou que a mídia tem
facilidade de encontrar e divulgar, sem “pena”, os defeitos dos outros, mas
que, ela mesma, não gosta de receber
crítica,
de quem quer que seja; ela aceita se auto-criticar, mas não sabe conviver com a
crítica que lhe possam fazer. O que vemos, é que nem se auto-criticar, ela sabe
ou quer fazer.
Dia 27... Ontem, o
Ministro Antônio Palocci foi sabatinado na CPI dos Bingos. Dizendo-se inocente, e não acusando ninguém, nem
as mentiras da imprensa, que dizia entender pois receberam informação errada;
sendo cordial com seus acusadores e até defendendo veementemente, seus
colaboradores acusados, pedia que se esperasse o devido julgamento para então
saber dos criminosos reais.
Dia 28... Um, entre
muitos, jornalista, neste caso, como outros, ex-assessor de imprensa do PSDB,
admitiu, como em outras vezes, mesmo que em secreto, como outros tantos iguais
a ele, que publicou uma mentira, como a grande parte dos
demais; ignorando o estrago feito, como é próprio da imprensa, ele está pondo a
culpa em suas fontes, o que fazem todos, para não admitir que quis ou preferiu
desinformar.
Dia 29... Há um jargão
muito popular que nega a eficácia do programa Fome Zero, muito divulgado pela mídia que se nega a mostrar ou
interpretar o que já tem acontecido, atendendo os interesses maiores da direita
que a detém e a dirige; os recordes que têm acontecido e a diferença no
panorama da miséria, já mostrado pelas estatísticas, demonstram o contrário.
Faz mal a muita gente, entender isto.
Dia 30... O salário
mínimo, no mínimo, já demonstra para que este governo veio, para que este
presidente foi eleito, já demonstra que, realmente, a esperança venceu o medo.
Hoje, no programa de rádio, o presidente afirmou, que para ela, o salário não está no ideal, mas já melhora, em muito, o poder de
compra do povo. Só não leva este governo ao governo, de novo, quem gosta do
caos para o Brasil.
Dia 31... Novos recordes
estão se sucedendo, para início de ano. Desta feita, o superávit da balança comercial, no mês de Janeiro. Há a
informação que os investimentos do governo federal, atendendo um
Projeto Piloto de Investimentos, inclusive em infra-estrutura, também bateu
recorde no ano passado, criando condições para um desenvolvimento mais robusto
ao nosso país.
![]()
![]()
Dezembro 2005 Jan/Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2006
Dia 01... A Câmara dos Deputados
cassou o mandato, por dez anos, do José Dirceu; ganhou a mídia, a oposição, a
injustiça, a má informação e o que é pior, a presunção, em vez de a carência da
prova, para se estabelecer a culpa; não há mais, por lá, entre os homens que
fazem as leis, o princípio de que na dúvida, o réu é favorecido. A
justificativa dada é que foi um julgamento político, fazendo voltar os tempos
da ditadura... Perdeu o Brasil, todos saímos perdendo.
Dia 02... O risco Brasil, no entendimento
internacional, para investimentos, caiu a patamares recordes, desde sua
implantação em 1994; a confiança do mundo com a economia de nosso país nunca
esteve tão bem. Sem perder suas características de esquerda, mesmo que com
menos ódio e radicalismo, o presidente Lula está, mesmo, em condições de
discursar no Fórum Mundial Social e na Conferência de Davos. Ainda temos muito
o que ver, em tudo isto.
Dia 03... Um dos discursos da oposição,
é que não é ela que está agindo contra o governo e contra o PT, mas os próprios
aliados; não é verdade, os anos de poder que a oposição tem no país e nos
Estados, já fez plantar em todos os cantos, gente que sempre trabalhou pela
Direita Política; são estes que, estando cá, age em benefício de lá, Roberto
Jefferson é um bom exemplo, ministros do Supremo são outros, e veja, “A Receita
vai devassar o PT no Paraná”.
Dia 04... Um outro discurso que a mídia está dando para
tanta perseguição ao PT, e em extensão ao governo Lula, é que o partido está
sofrendo tanto desafeto, pelo fato de ter sempre pregado contra erros dos
demais partidos, e, na verdade, está fazendo o mesmo, o pior. Veja só, nunca
fez ou está fazendo como os demais partidos, Caixa 2 é o mínimo que eles sempre
fizeram, e isto não é motivo para trucidar o PT e deixar os outros como
heróis-vítimas.
Dia 05... Já está consagrado, o que
já se sabe de há muito, o PSDB está fechado com o PFL; os dois mandatos de
Fernando Henrique, um partido de Centro-Esquerda, esteve sempre apoiado pelo
partido-mãe da Direita
Polícia nacional, e isto se entendeu pelo fato de ser necessário para a
governabilidade daquele momento; mas os dois estão tão afinados, tão coerentes,
que , foram oposição juntos, fielmente, e agora vão juntos às urnas no ano que
vem.
Dia 06... Uma revista voltada para
economia, não muito expressiva, mas de circulação nacional, e de uma editora de
pouca expressão, aproveitando o momento único da queda do PIB, no trimestre passado,
mesmo trazendo reportagens sobre desenvolvimento de empresas e setores da
economia nacional, mesmo diante dos resultados positivos de outros trimestres,
diz em letras gigantes na capa: “Deu errado doutor Palocci”.
Dia 07... Numa visão
política, econômica e até religiosa, gostaria de chamar a atenção para a lista
que está crescendo, de artigos que estou dando como sugestão de leituras, onde, principalmente,
chamamos todos a resultados que comprovam que o Brasil está mudando, e isto não
é fruto do que governos anteriores fizeram ou deixaram de fazer, mas de algo
muito recente que está produzindo tudo isto e muito mais que haveremos de
assistir.
Dia 08... Muito boa a
entrevista concedida pelo Presidente Lula a emissoras de rádio a entrevista dada teve
momentos interessantes; um deles, é a maneira democrática como o presidente,
ex-presidente de sindicato, afirmou que não tem nada contra a oposição, que
tudo funciona assim mesmo, só que ele acha que há muito ódio na maneira como se
faz oposição, atualmente, e que no tempo dele, não era assim, nem ele agia
tanto assim.
Dia 09... Tem mais uma
nova, e parece que não acaba nunca, a Direita não desiste, não vai
baixar a guarda até às eleições; um ex-diretor do Banco Rural, afirma que a
diretoria sabia da falsidade dos empréstimos ao PT; o que vejo de interessante,
é que não se tornou notícia principal na mídia; acho que até ela deixou de
acreditar nestas invencionices periódicas, para manter a CPI sempre em
evidência política para resultados eleitorais.
Dia 10... Recentemente
ouvi um comentarista, num determinado jornal de tv, afirmar o
seguinte: “por causa da má articulação do governo, junto à oposição, o
orçamento de 2006 tem enfrentado muitas dificuldades para sua aprovação”. Quer
dizer, os deputados estão usando o momento para extorquir o governo, sabotar as
verbas da União, impedir que o governo governe no ano que vem, ano de
re-eleição, e tudo isto é culpa do governo.
Dia 11... Justificando o
artigo “Imprensa usa palavras fora do
contexto” encontrei este jornalismo doente, “Dirceu diz que governo acabou”.
Esta é a mídia que tenta nos informar, nos ludibriar, uma mídia não vendida à
Direita, mas totalmente propriedade da Direita. É claro que não foi ela que
elegeu o atual presidente, nem tão pouco é quem vai derrubar o presidente...
esta mídia não tem credibilidade junto a seus leitores, nem junto a ela mesma,
para isto.
Dia 12... A Justiça
entendeu que a imprensa extrapolou o verdadeiro
sentido do seu papel, dentro de uma democracia, numa determinada reportagem,
mandou que retirasse do ar, todo material sobre o assunto, usando o argumento
que um pré-julgamento estava sendo feito na opinião pública. Na verdade, esta
ação da mídia está permeada desta promíscua tentativa, substituindo os direitos
individuais, e o papel da justiça em julgar e depois dar o veredicto.
Dia 13... Vou dar mais
duas situações que mostram a adúltera imprensa que temos ao nosso dispor:
uma jornalista diz que, “ainda é possível se
fazer um imprensa séria no Brasil, e este era o desafio
dela”, e a outra é a afirmativa de que um Ministro do governo Lula cometeu
suicídio, afirmando que o governo atual, o que ele está servindo, está sem rumo
e sinais para o ano que vem; só numa cabeça doentia, isso seria verdade, essa é
a cabeça da mídia.
Dia 14... Poderíamos
discutir outras façanhas mais, da imprensa direitista deste nosso país, o que é
normal, visto que ainda são os beneficiados da ditadura com as concessões para
suas rádios, tvs e jornais, sustentados muitos anos pela publicidade e favores
dos governos direitistas ligados ao PFL... mas hoje vamos apenas mencionar o
momento histórico do pagamento antecipado ao FMI da nossa dívida externa. Governo Lula e o Brasil que muda.
Dia 15... A imprensa está eufórica, não com os resultados positivos da economia
e do desenvolvimento social, já vistos nos recordes que o governo tem levado o
Brasil a experimentar, nestes últimos anos, mas com a pesquisa que aponta queda
na confiança ao governo, ao presidente Lula e na economia do Brasil; e mais
ainda, a pesquisa diz que José Serra, só ele, ganharia no primeiro turno e no
segundo turno para o atual presidente da Rebública. Lastimável.
Dia 16... O Brasil já é uma importante liderança na América do Sul e Latina,
já é entre os países emergentes, isso já se faz notar na maneira como os
Estados Unidos e a União Européia, falam a nosso respeito, com respeito. O
nosso povo nunca foi tão respeitado em toda a sua história, e o que é melhor,
esta tendência está crescendo em progressão geométrica, cada vez é maior a
carência que o mundo tem de ouvir sobre nossa gente e nossas ações.
Dia 17… Um Bispo
Católico, em Barra Bahia, por não cuidar bem de sua paróquia, e por isto com
muito tempo para fazer política, a ponto de fazer greve de fome, quer
transparecer, com sua insistência, que ele é muito entendido sobre o
rio São Francisco, mais que os técnicos e organismos que já aprovaram a transposição, demonstrando teimosia e falta de
sensibilidade, com as multidões que serão beneficiadas com a água que salvará
muitas vidas.
Dia 18… Há uma disputa
entre os “grandes jornais”, semelhante aquela entre os blogueiros políticos, dos tais jornais, para ver
quem é mais lido no que se trata a informes políticos; há um consenso entre os
jornalistas, que quanto mais crítica e acusações, não importa se há comprovação
alguma, mas atraente a informação fica para a sede que a própria imprensa já alimentou entre sues leitores. Tem a ver com o artigo “A Imprensa agrava a crise”.
Dia 19... Vou fazer uma
homenagem ao São Paulo Futebol Club quando conquistou o
tri-campeonato mundial inter-clubes, num torneio que reuniu os melhores do mundo;
pela terceira vez chegou lá batendo o Liverpool da Inglaterra. Sou sãopaulino e
depois do grande Telê, agora o Cicinho no ano passado e o Autoani, neste ano,
estamos com mais esta alegria. Rogério Ceni foi eleito o melhor da competição.
Dia 20... uma notícia que
reflete o Brasil: o SBT tem um site só para rebater a imprensa; agora está
sendo assim, todo mundo precisa ter um canal extra para se defender; a Imprensa pode falar tudo que quiser, e isto é democracia; quem
tentar se defender contra este abuso, é contra a liberdade de imprensa. Não se
pode confiar no que se lê, no que se ouve, grande parte ou é mentira ou é
falso.
Dia 21... Como diz a
própria imprensa, “falando reservadamente a assessores”,
executivo de um importante jornal no país, afirmou que há dois grandes
interesses a atender, em cada manchete e em cada informação, primeiro o
interesse da Direita brasileira, que está ávida de ódio e rancor, “um diabo na
cola da esquerda”, e a outra é chamar para si, a atenção de seus leitores, até
dos que duvidam do jornal.
Dia 22... A CPI dos Correios, que, politicamente, já saiu disto há muito tempo, e
está sempre em busca de tudo que venha incirminar o PT, prova ser imparcial no
último relatório que dá à opinião pública, quando afirma, sem ter prova, o mensalão,
e não cita o esquema de Marcos Valério, desde o governo de FHC, bem como o
Caixa 2, já admitido, de Eduardo Azeredo, do PSDB, em Minas Gerais.
Dia 23... o Presidente
Lula disse que foi um dos que muito gritou “fora FMI”, e, de maneira
pacífica, está fazendo isto acontecer; agora, o governo mostra
sinais que, em Janeiro, vai pagar outra dívida do Brasil, com o Clube de
Paris. No discurso ele afirmou que o Brasil está deixando de ser colônia, está
passando a dirigir seus próprios caminhos rumo ao futuro, ao progresso.
Dia 24... Em discurso, o Presidente Lula voltou a dizer que é difícil para qualquer
homem ver sua ex-mulher mais feliz com outro homem; ele disse que isto
justifica a oposição raivosa que está acontecendo no país. O Brasil está indo
muito bem, é uma pena que, o único jeito de todo mundo saber, é a mídia, e esta
tem todo interesse possível de deixar o povo desinformado.
Dia 25... No dia 25, no
dia do Natal de Cristo, sai a notícia, por que não tem como esconder, que as empresas tiveram lucro recorde em 20 anos; isso, e muito mais,
quer dizer que os caminhos traçados pelo governo da mudança, está certíssimo,
sem traumas e sem “milagres”, com muito pé no chão, com segurança de ser algo
que vai continuar acontecendo para o bem de nossa gente.
Dia 26... A notícia de
ontem, os lucros recordes que a economia brasileira concedeu às empresas já
está abafada, hoje, pela pesquisa de que, segundo o Datafolha, o PT perdeu um terço de seus adeptos e seguidores; não se trata,
exatamente de militância, mas de gente que se diz confiante no partido; caiu de
24% para 16%, enquanto o PMDB, PSDB e PFL continuam com seus 8%, 5% e 4%.
Dia 27... Todos os dias
há uma notícia nova, que, algumas, estamos pondo na sessão “Sugestão de Leituras”,
sobre o que entitulamos “Muda Brasil”.Recordes se somam nos dando orgulho dos
passos importantes que o Brasil está dando para sua verdadeira independência;
depois dos apertos de 2003, fazendo a reforma na casa encontrada deteriorada, o
nosso povo só tem vivido dias de desenvolvimento.
Dia 28... Comemora-se um
ano de Tsunami. Aquele fenômeno, somando a outros tantos
do nosso cotidiano, como terremotos e furacões, ainda demonstram, como sempre
fizeram, a limitação do homem, mesmo considerando suas habilidades,
inteligências e tecnologias; diante destes atos bravios da natureza, o ser
humano continua pequeno, e totalmente indefeso. O homem ainda é muito nada.
Dia 29... A hipocrisia
política da Direita, incrivelmente liderada pelo PSDB, está caindo. De um momento para outro, aparece
Marcos Valério, “o grande criminoso do Brasil”, “operador do mensalão”, segundo
eles afirmam, totalmente envolvido com Caixa 2, recolhendo fundos e empréstimos,
para campanhas de vários partidos, em Minas Gerais e no Brasil. A prática é
crime comum dentro e fora dos partidos.
Dia 30... De tanto
bravejar politicamente sem mostrar provas nenhuma, a CPI dos Correios termina o ano sem nenhum crédito; o latido
vindo daqueles arraiais não chama mais a atenção de ninguém; até a mídia
direitista fica sem motivação para proclamar o que lá se fala. O relatório do
ACM Neto, sobre os fundos de pensão, não serviu nem para uso dos faxineiros.
Até agora só mostrou Caixa 2 no partido que sempre se mostraram interessados em
perseguir, os demais partidos, ninguém fala, ninguém omite nada.
Dia 31... Último dia do
ano de 2005, bom momento para dedicar a todos nós, ao Brasil, um feliz ano
novo... que este próximo ano seja repleto de momentos vitoriosos, triunfantes,
para a vida de nossa gente. Que o Brasil continue sendo abençoado, continue
sendo alvo do carinho e da bondade do Senhor Deus. Que 2006 seja o grande ano na vida de todos nós, gente desta terra
maravilhosa.
![]()
![]()
Novembro 2005
Jan/Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2006
Dia 01... Um comentário muito
interessante sobre uma determinada revista semanal do Brasil, mas que reflete
uma verdade sobre a imprensa em geral. Emir Sader foi muito feliz na sua colocação,
quando avalia a responsabilidade e a credibilidade inexistente em tal
periódico, a ponto de, a pesar da gravidade do que tenta passar, não
recebeu nenhuma consideração, inclusive da oposição doentia e rancorosa que
temos no nosso Congresso Nacional.
Dia 02... Ainda sobre a tal revista
semanal, que não faz diferença o nome, pois há uma similaridade de interesses
políticos entre elas, outra reportagem vem dar luz ao que já temos
comentado em outras oportunidades; o título diz muito sobre o tudo que o texto expressa : “Americanos no Conselho
da Revista”. Interesses patronais de quem se sente incomodado com a
esquerda política na América Latina; um grande defensor do capital
americano.
Dia 03... Na ditadura da “imprensa livre”, na falta de
respeito às pessoas que lhes interessa que assim seja, a “mídia democrática”
critica o presidente por não dar muitas declarações quando eles mais querem, e
quando querem mais deturpar a verdade aos seus desejos; não entendo, todo dia
inventam que ficam sabendo de “passos secretos” “do Planalto”, sobre tudo, e
escrevem isto como verdade... e ainda querem mais informação para explorarem em
fel.
Dia 04... Um lembrado interessante
que ouvi: não se pode julgar a ditadura de Fidel Castro, pelo tanto de cubanos
que estão querendo deixar o país, pois, proporcionalmente, temos, no Brasil e
na América Latina, muito mais gente querendo ingressar na “democracia
capitalista” dos EUA; há muito mais barcos improvisados colocando latinos lá
dentro, que carros-balsa fazendo ponte curta para que mais cubanos deixem a
terra e o governo do ditador.
Dia 05... Junto com a noticia de
Eduardo Azeredo, já comprovada como real, de dinheiro de Valério, não só no
Caixa 2 da campanha, mas atualmente, quando o tesoureiro foi ressarcido do que
se diz injustiçado, agora temos a de que a Fundacentro desviou alta soma para a
campanha do FHC; verdade ou não, o que não importa muito, nesta altura do
“campeonato”, vamos ver qual a cobertura que a imprensa dará sobre o fato desta
denúncia. Podemos adivinhar.
Dia 06... Veja o que é a mídia, estão
criticando a Rede Globo, por ter vetado um beijo gay, homossexual, no final de
uma novela, talvez como o momento culminante da trama... essa “porcaria” de imprensa,
quer que engulamos, guela a baixo, aquilo que ela insiste ser moral ou imoral;
é uma ditadura ferrenha, querem mandar em tudo, eles é que sabem o que é certo
ou errado... são terroristas e ainda não sabemos como nos defender de suas
extorsões.
Dia 07... Três palavras-comentários
que considero importantes para hoje: primeiro, meu crédito de que o Brasil é
outro, para o mundo, depois da presença do Presidente dos EUA, na Granja do
Torto, com o Presidente
Lula, em meio ao comportamento infantil, não do povo, mas dos
líderes argentino e venezuelano; segundo, a entrevista, hoje, no programa Roda
Viva, do mesmo Presidente Lula; e terceiro, a reportagem
“o que a Veja está querendo esconder”.
Dia 08... Como sempre, com a
sabedoria e o carisma que lhe é peculiar, o Presidente Lula concedeu a entrevista ao programa Roda Viva da Tv Cultura;
diante dos questionamentos, ele negou “mensalão”, defendeu seu amigo José
Dirceu, falou de resultados positivos de seu governo e outros temas
mais; na verdade deu um show de segurança no seu partido e no Brasil. É claro
que irritou a mídia, no geral, a oposição no seu todo e os demais contrários.
Dia 09... Tem alguns dias que estou
esperando a imprensa,
pelo menos desmentir, as afirmativas de Caixa 2 com dinheiro público, praticado
pelo PSDB, nos tempos de FHC, e do caso Bahiarursa com o Caixa 2 do PFL; nada
aconteceu até aqui. Que fez estas denúncias não foi testemunhos de qualquer
pessoa, mas a Revista Carta Capital e um jornal baiano... se fosse para
incriminar o PT, eu não estaria esperando, pois imediatamente seria assunto
nacional.
Dia 10... No anseio de buscar culpas
comprovadas contra o PT, a oposição, munidas de CPI e da imprensa, tem dado
crédito de veracidade em manchetes, a tudo que se diga, por qualquer pessoa,
sobre qualquer coisa... outro dia teve quem dissesse que só está faltando a
informação de que Bin Ladem esteve, diretamente, doando dinheiro para a
campanha do partido... esse é um país que se diz justo e imparcial... a Direita
política diz que é mentira.
Dia 11... Por um voto, a ala
favorável ao governo, consegue impedir que a CPI dos Correios se alastre até
Abril do ano que vem, como porta aberta para denúncias infundadas, especulações
mentirosas da imprensa, palanque deformado para a oposição, irresponsabilidades
e injúrias contra nomes e personalidades, e tudo que mais que tem acontecido,
neste circo perverso a malogrado que a direita política tem armado com tanto
afinco e polidez.
Dia 12... Não entendo tanta
afirmativa da oposição sobre “Mensalão”, quando o governo se sucede de derrotas
e dificuldades para aprovar algumas coisas no Congresso Nacional; desta feita,
é a CPMI dos
Correios, onde o governo perdeu, e ela vai ser prorrogada até Abril,
para que aconteça, segundo o que se sabe, e não é difícil de imaginar, o que
dissemos ontem, no dia 11. Até lá muito freio e muito palanque doentio e
perverso vai acontecer.
Dia 13... Não descansam não, por
falta de mais matéria que comprometa o PT e o governo, agora estão pondo o
máximo de lenha numa fogueira de idéias, querendo transformar em caso
pessoal... a imprensa
insiste em briga entre Dilma e Palocci; os dois fazendo seu papel em
particular, um querendo mais investimento e o outro segurando o dinheiro,
querendo desenvolvimento imediato, outro querendo, também, porém, de maneira sustentável.
Dia 14... Sabe aquelas calmarias que
inspiram tormenta das grandes? Pois é, abri vários dos informativos políticos,
hoje, e não encontrei as manchetes mentirosas e arquitetonicamente armadas para
confundir e desinformar;
é de assustar, a esmola está grande... será que não poderiam aproveitar a falta
de criatividade de sempre para o que gostam de fazer, e falar alguma coisa
sobre o que se tem visto de, verdadeiras, caixa 2 tucano, com dinheiro público?
Dia 15... É impressionante como a imprensa
é capaz de saber, com detalhes, dos maiores segredos dentro do governo, dentro
do PT, e na vida particular de todos que eles querem envolver em tudo que
queiram classificar como suspeito; a polícia não precisaria mais de detetives,
bastava contratar um repórter, que, de seu escritório, puxando pelo raciocínio
aguçado, que sempre têm, seria capaz até de dizer, onde está Bin Ladem, a
partir de contatos dele, no Brasil.
Dia 16... Trago duas manchetes
que estamos cansados de saber, mesmo que muitos interesses tenham apregoado
coisas diferentes: (1)“Brasil desfruta do melhor quadro econômico de sua
história, apesar dos escândalos criados e supervalorizados pela mídia e a
oposição; paradoxo de Lula: bom desempenho da economia em meio à crise”, (2)”Relatório
de CPI deve ignorar "mensalão" e endossar tese de caixa 2”. Isso (s)
todo mundo sabia, até os adversários.
Dia 17... Ontem o Ministro da
Fazenda, Antônio Palocci “deu um baile” no senado; a oposição, querendo fazer
mais dificuldades para o governo, na filosofia do “quanto pior, melhor”, fez
questão de nada perguntar sobre acusações que ela mesma, fez, contra o
ministro; tudo para que o show fosse feito do jeito e na forma que pretendem;
ninguém pensa no país, ninguém pensa no povo, há muitos interesses, políticos e
outros, a serem atendidos em tudo isto.
Dia 18... Acabou a CPI do Mensalão...
acabou, depois de ter sido um ótima tribuna de mentiras, acusações infundadas e
super-valorizadas, depois que muita gente de bem, verdadeiros brasileiros,
foram atingidos, sem retratação, pela lama virtual que fizeram questão de dizer
existir; acabou, mostrando que o mal por si só se destrói, se auto-implodiu,
pela ganância de muitos nela, em prejudicar tudo e todos, ao bem de seus
interesses. Provou que não há mensalão.
Dia 19… Eu gostaria de, hoje,
destacar duas manifestações interessantes, uma, a do “Colunista” Anônimus,
neste site, quando inicia uma série de comentários sobre
“Falsa
Imprensa”, e, a segunda, é uma reportagem,
“Os Principais Escândalos Nos Tempos
de FHC”; são dois aspectos gritantes, que, no fundo, vêm a
calhar na mesma coisa, nos mesmos interesses, nas mesmas manobras. O pior, é
que o PSDB,
que já se disse esquerda, está maestrando tudo.
Dia 20... Está muito claro que a Direita política,
no Brasil, ainda está muito viva, e com muita munição para ser ainda gasta em
suas poderosas armas, a imprensa e a mídia em geral; novas desinformações estão
nas bancas: a Veja, como sempre, “investigando” num tom de afirmativa e
acusação, que o PT falsificou documentos do partido, no Conselho de Ética; mas
o dono da assinatura já confirmou o que fez; é apenas mais uma fumaça fedorenta
criminosa.
Dia 21... Um grande movimento
favorável ao mandato do Deputado José Dirceu aconteceu com a presença de muitas
lideranças políticas, muitos intelectuais e muitos populares; é o mínimo que
este país pode fazer, por um “revolucionário” que deu, sua existência, sua vida
em favor da causa do Brasil; gente que deixou de viver dos interesses do
governo, em tempos passados, para se manter nos limites de uma oposição séria e
ideológica.
Dia 22... Veja esta notícia
que saiu em um dos “grandes jornais” do país: “Palocci afirma que só fica com
mais apoio - Em conversa com Lula, o ministro disse que poderá deixar o
Ministério da Fazenda se não tiver reivindicações atendidas. “ tudo isto é
verdade se o ministro contou ao repóter, também, ou se o presidente contou, ou,
em último caso, se o repórter tem “bola de cristal”... “não é possível” que
esta notícia tenha sido presumida ou maldosamente formulada.
Dia 23...Os mesmos jornais que
noticiaram a notícia de ontem, afirma que o presidente aceitou as condições do
Ministro da Fazenda, para tentar mantê-lo no governo... é muita mentira intrigueira...
desde o início o governo tem avisado que não muda a política econômica, mesmo
que seja na época das eleições, isso ele tem garantido em todo o tempo e estas
fábricas maldosas de falsos ideológicos, plantadoras estratégicas de dúvidas,
querem orientar outra.
Dia 24... Saiu mais uma pesquisa
sobre o presidente e o governo, como sempre a mídia tenta mostrar o caos,
lembrando que a avaliação é a pior em todo o tempo do governo, e já se passaram
mais de três anos (o que foi muito pior com Fernando Henrique), mas, dentro da
margem de erro, o presidente ainda venceria, ou empataria, ou perderia, para o
único mais forte de todos os outros candidatos, o José Serra. Isso mostra que o
povo não acredita na mídia.
Dia 25... o Presidente voltou a
perguntar, na entrevista
que deu ontem a rádios de São Paulo e Rio de Janeiro: qual o presidente, o
governo e o país que reistiria aos ataques de denuncismo que tem acontecido no
país? E além disto, quem estaria nos patamares da avaliação em que ele e o
governo estão, na opinião do povo, mesmo diante de tanta desinformação?
Ninguém, nem mesmo Juscelino Kubischek, lembrando a palavra de Lula, outro dia.
Dia 26... Ontem foi dado outro passo
importante para o desenvolvimento integral do Brasil e do Nordeste;
o presidente assinou documentos para a construção de vias ferroviárias para
escoamento de produção da região, para os portos de Pernambuco e Ceará; o ano
que vem é o grande momento do país, e do Nordeste. O primeiro mandato vai ser
fechado com chave de ouro, para ele, nordestino, e para o partido e o Brasil.
Dia 27... O “risco Brasil” chegou aos patamares
de 1996, o que isto quer dizer? O governo de Fernando Henrique, bem
intencionado ou não, estava em caminhos tão errados para o país, que estava
afundando tudo; depois do arrocho de 2003, o Brasil tomou rumos para cima. Os
prejuízos de oito anos do governo anterior, agora é que estão superados; depois
que saímos do FMI, o Brasil é outro, os caminhos que estamos tomando são
outros.
Dia 28... Ampliei o número de sites
para consultar notícias diariamente. Num, o da Agência Brasileira de Notícias,
tratando de política, na primeira página tem 51 chamadas, destas, 3 são de
comentários de governistas, 20 são ouvindo impropérios acusadores de pessoas da
oposição, ficando 4 para Artur Virgílio, 3 para ACM, e 2 para César Borges,
José Jorge, Álvaro Dias, Antero Paes, a oposição em geral, e 1 para Heráclito
Fortes, Jéferson Peres, Efraim Morais. Para a imprensa, notícia é o que a
oposição tem a dizer e denunciar, sem espaço para defesas ou certificados de
que seja verdade o que se está dizendo... isto é um massacre da mídia, isso não é
democracia, isso é extorsão, uma forma de
impor ditadura contra tudo que seja contra interesses da Direita no
Brasil.
Dia 29... Duas grandes informações
para todos os brasileiros, o governo Lula diminuiu, neste último ano, a pobreza e a desigualdade no
Brasil; é claro que a mídia não deu a devida atenção a estas informações, o que
era de se esperar, mesmo não havendo, mesmo que não tenham conseguido fazer
notícia, nenhuma nova fofoca para abafar este contexto de progresso e
desenvolvimento para a nossa gente.
Dia 30... As informações dadas pelo IBGE, sobre a
diminuição record da pobreza e das desigualdades no país, entre outras coisas,
vem afirmar que, mesmo a mídia ignorando ou apregoando derrotas, o Programa Fome Zero
está certo e está no caminho certo. Contra fatos não há argumentos, e a grande
defesa de um programa sempre combatido, pelos interessados na miséria do povo,
acaba de chegar, no final do terceiro ano do governo que veio para mudar o
país.
![]()
![]()
Outubro 2005
Jan/Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2006
Dia 01... Um grande avanço contra os
poderosos interesses e influências dos EUA, da Europa e de outros blocos
econômicos, está acontecendo a benefício do Brasil e dos países da América do
Sul, com resultados a curto, médio e longo prazo, enquanto os urubus da mída
estão preocupados em criar intrigas e divulgar futricas. Que notícia temos, por
meio da imprensa, sobre estes avanços que o nosso povo está dando nestes
eventos internacionais?
Dia 02... Na propaganda política,
veiculada, assisti algo que me comoveu... o Partido Comunista do Brasil, o
PCdoB, fez o que nenhum outro fez, daqueles que são do apoio ao governo,
afirmou, sem medos, “nosso partido está com o Presidente Lula”, em outras
palavras, também disse: esta é a hora de estarmos juntos para se concretizar
todo o projeto estabelecido em benefício do nosso país, venha juntar-se a nós.
Isso é ética, respeito, maturidade e fidelidade.
Dia 03... O deputado Antônio Carlos
Magalhães Neto desistiu de fussar os documentos, em busca, na CPMI,
do Congresso, em busca de incriminação do PT, com a justificativa de que não há
ajuda suficiente para isto. Se houvesse indícios, será que ele desistiria?
Querem provar o que não existe, mas que a maquiavelidade deles, da oposição,
quer que exista. O crime é só Caixa 2, o que todos eles sempre fizeram. Com
tudo isto, sobram as desinformações.
Dia 04... O que está parecendo muito
claro e acertado na população, a favor do desarmamento e da não comercialização de armas,
não está tão assim. Há uma defesa grande à comercialização. Há até quem ache que
tudo está sendo promovido agora, para encobrir as denúncias de “mensalão”. Está
provado que precisava mesmo do referendo, pois não é tão umânime a medida
provisória que já foi votada e já está em vigor na legislação brasileira.
Dia 05... O Projeto de Transposição
do Rio São Francisco está pronto, e para iniciar, está faltando só alguns
detalhes e aprovação do IBAMA; a Igreja Católica está apoiando um bispo que faz
greve de fome, contra o projeto, com a desculpa que é só contra alguns
detalhes, como a necessidade de primeiro revigorar o rio, antes de tudo, o que
já está contemplado no projeto, e o que já tem acontecido. Os governadores da
região do rio são os incentivadores.
Dia 06... Dois argumentos principais
estão sendo usados pelo deputado José Dirceu, embora outros lhes sejam muito
favoráveis, como sua história e o que sempre lutou em sua vida; um é o fato de
que está sendo julgado pelo Conselho de Ética, por uma época em que não era
deputado, e o outro argumento é que não há prova nenhuma que garanta que o
depoimento de Roberto Jéferson tenha consistência. Mas está sendo julgado, e
possivelmente condenado.
Dia 07... O governo está recebendo
muitos apoios, inclusive de outros bispos, aqueles que estão dentro do problema
da seca, para o início imediato da Transposição do Rio São Francisco, principalmente
depois da greve de fome que o bispo em Cabrobó; mas, com espírito de diálogo, o
governo tem tentado negociar a situação. Este bispo, a serviço dos governos
doentios dos estados beneficiados pelo rio, quer mesmo é que nada seja feito
pela seca.
Dia 08... O Presidente Lula,
encontrou-se com os deputados, inclusive os cassáveis, e entre outras coisas,
afirmou que solidariza
com estes e que sabe que não são corruptos e os erros que cometeram são culpa
do partido; acha apenas que deveriam ter dito desde o começo, que pegaram
dinheiro não contabilizados, para suas campanhas, desde o começo, evitando que
se dissesse uma coisa e a CPI provasse outra, como aconteceu.
Dia 09... A direita política está em busca de qualquer
coisa para se armar contra e tirar o PT da vida política do país.... procuraram
jeitos contra o filho do presidente, não acharam, e depois de outras procuras,
está incriminando o filho do deputado José Dirceu, o Zeca Dirceu, de ter usado
de tráfico de influência no planalto; o rapaz era secretário do estado do
Paraná e foi testemunha do envio de verbas para algumas cidades do Estado. Vão
procurar mais coisas.
Dia 10... O vice presidente, José Alencar,
além de se colocar contra os chamados juros altos, desnecessários, segundo ele,
defendeu o Presidente Lula, disse que acredita em dinheiro escuso para o caixa
2 do PT, e informou que é afavor da cassação de todos que usam Caixa 2 em
campanha, todos mesmo, os atualmente cassáveis e todos os outros, inclusive
ele, que também, mesmo sem querer, usou de caixa 2, através de um amigo seu.
Dia 11... Na legislação brasileira, Caixa 2
é tão crime como ser “camelô”, ambulante, comerciante informal; é crime, mas se
os que usam deste expediente não o fizer, cometerá um crime maior, o de não
sobreviver; num país onde a lei é hipócrita e diz que a campanha não pode
passar de um valor declarado, exigindo que os doadores se apresentem
publicamente para isto, está exigindo que todos, sem exceção, pratiquem o
crime, para sobreviverem e serem úteis.
Dia 12... É doentio, conhecer a
história política das últimas décadas do Brasil, e ver o PT sendo pisoteado por
um bando de bandidos, de quadrilhas partidárias comprovadas, tomando fôlego, se
dizendo cheios de autoridade, defensores da legalidade no país... o mais
dolorido é vê-los, com o poder da mídia nas mãos, promovendo a desinformação,
fazendo o povo crer que o PT hoje não é diferente deles, ou é até pior que eles
em suas histórias sombrias.
Dia 13... O Presidente Lula, em Portugal e
Espanha, numa má cobertura da imprensa, que está ocupada com divórcios e
futricas entre artistas e CPIs, visando interesses do Brasil na Europa, e
basicamente, por enquanto, em Portugal e na Espanha, quanto a brasileiros
ilegais nestes países, e o comércio que pode ser ainda melhor do que o
acontecido até então... nosso mercador, nosso mascate está trabalhando duro
para fazer este país se sério diante do mundo.
Dia 14... Pesquisas estão mostrando
melhoras na confiança do povo em relação ao Presidente Lula; ao mesmo tempo,
indícios estão surgindo sobre corrupção e caixa 2 em partidos da oposição, mas a imprensa
está tratando de tudo, como estratégia dos governistas, especificamente, do
governo, para levantar-se da situação que estava, despertando e desviando a
atenção para si; mas isto é natural na imprensa comprometida com o passado.
Dia 15... Está para acontecer o Referendo
sobre a comercialização de armas de fogo; é interessante como há argumento
forte para os dois lados, o sim e o não; só que, como cristão, eu não vejo a
Bíblia me orientando a votar contra, e mais ainda, não vejo Jesus irndo a uma
urna e votando contra. Acredito que isto tem um preço enorme a se pagar, mas
faz parte do espírito cristão que o Senhor espera que tenhamos.
Dia 16... O planeta está agitado em suas causas,
não está sendo difícil fazer uma leitura disto, em tudo que ele está nos
dizendo, quase que diariamente; tsunami, furacões, terremotos, clima alterado,
e outros fenômenos mais que demonstram um planeta em confronto com seus
inimigos; não acabou, não parou, a qualquer momento sabemos, todos, que algo
novo, dentro desta lista já conhecida, há de acontecer em algum luar da Terra.
Cuidemos dela.
Dia 17... Algo grave se manifesta,
chegou a segunda feira, e nenhuma revista semanal se aventurou, como em algumas
semanas passadas e seguidas, a relatar mais um suposto envolvimento de um
parente do Presidente Lula, ou outro ligado a ele, em alguma corrupção; talvez
o presidente tenha poucos parentes e poucos próximos a ele; ou mesmo, pode ser,
que perceberam que estava cansando a todos, aqueles tiros vazio ao esmo do
doentio.
Dia 18... Algumas pessoas
desavisadas, acham que, se elas não vêem uma articulação consciente da direita política
acontecer, é porque não existe; primeiro não é boa prova o fator ver ou não ver
o que se faz para se crer na existência de algo; segundo, embora ainda atue
conscientemente, é no subterfúgio que funciona com mais poder, e aí é que
encontra mais adeptos... mulher não vota em mulher, pobre não vota em pobre, e
assim por diante.
Dia 19... Um reconhecido jornalista,
em outras palavras, reconheceu que foi usado, como todo a imprensa, pela oposição política do
país, e durante meses esteve fazendo suspense a respeito de algo que nunca se
concretizou, e ele vê, que não vai passar do que foi apurado até agora, desde o
começo, Caixa 2; com isto, muitos oposicionistas se promoveram, seus nomes
entraram e permaneceram na mídia, quando antes eram esquecidos e desconhecidos.
Dia 20... O tesoureiro do PSDB
admitiu Caixa 2
na campanha
Dia 21... O Presidente Lula falando
ao congresso do Partido Comunista do Brasil, PCdoB, entre outras coisas, elogiou
a camaradagem daquela agremiação política, quando nos momentos difíceis, sempre
se manteve amigo e apoiador; sem ir atrás de posições convenientes, diante do
público, aqueles parlamentares sempre estiveram contribuindo para que o
governo, mesmo atacado por todos os lados, cumprisse seu papel social.
Dia 22.. Será que é possível
acreditar que exista jornalista passando a idéia de que está torcendo
para que a aftose aumente seus prejuízos no Mato Grosso e em estados vizinhos,
só para ver o país ser prejudicado e os números do Governo Federal sejam
irrisórios, fora o fato de colocar mais culpas no Presidente Lula, tanto por
não dar mais verba para vacinação, quanto por sua afirmação que os focos
estavam controlados? É difícil? Não, não é nada difícil isto.
Dia 23... O Brasil está votando
sobre a proibição da comercialização de armas de fogo; já está certa a vitória
do “Não”, as pesquisas demonstram isto. Votei no Sim. Na verdade, já, há muito
tempo, era muito difícil comprar uma arma, e mais difícil o porte de arma, e
isto vai continuar. No fundo, no fundo, não vai mudar muita coisa, este “Não”.
Só vejo uma vantagem, os bandidos vão sempre ter dúvida se a casa a arrombar,
tem gente armada a esperar.
Dia 24... Delúbio Soares, ex-tesoureiro
do PT, é mais um mártir daquilo que acredita; para satisfazer a sede do povo,
em busca de não atrair mais desinformação sobre si, o partido expulsou um dos
seus grandes nomes, mesmo não muito conhecido, pela prática do Caixa 2, o que
sempre se fez, o que todo mundo faz. É uma pena que tenha que ser assim, com
isto, com gente de bem assim, todo mundo sai perdendo, inclusive a oposição.
Dia 25... Notícias informam que já
existem entendimentos entre o PT e o PSDB, como outros partidos, para isentar
mais o Senador Eduardo Azeredo, presidente deste partido, diante das denúncias
de Caixa 2
em sua campanha, em 98, e que até hoje, o Marcos Valério tem pago dívidas suas,
ao seu ex-tesoureiro que diz ter sido lesado e tem cobrado até no STF. Por
causa de Caixa 2, para que fazer alardes nisto que não há como deixar de
acontecer?
Dia 26... Nenhuma daqueles tão
conhecidos artistas
cantores, chamados vítimas da ditadura, realmente eram contrários ao
que a ditadura significava para a vida do país; a perseguição que sofreram foi
pela conveniência do momento, e até mesmo, pela rebeldia inconseqüente que a
idade e o poder da mídia dá; a ditadura passou, a democracia foi melhor
restabelecida e nenhum deles, exceto Gilberto Gil, participou para a formação e
desenvolvimento dela.
Dia 27... É muito interessante, o que
a direita está conseguindo; há uma orquestração total contra o Partido dos
Trabalhadores, atendendo a palavra do presidente do PFL, dizendo que
“esta raça” iria desaparecer de vez; até partidos da esquerda, e o Ministério
Público, estão envolvidos; tudo é motivo para acusar, não pessoas, mas o
partido; é um trabalho em coro para atingir o coletivo, todos; não precisa
provas, basta indícios e acusações.
Dia 28... Nunca mais ninguém falou
sobre o Caixa 2
do PSDB, a pesar do Eduardo Azeredo já ter renunciado à presidência
do partido; Ministério Público ainda não se preocupou em acompanhar o caso, a
imprensa já demonstra que não tem interesse em divulgar a situação, o Conselho
de Ética já mostrou que “tem muito o que fazer”... Caixa 2 só é relevante se
servir para prejudicar o governo, o PT, o deputado José Dirceu e os outros
petistas envolvidos.
Dia 29... Blefaram, o PSDB, para
assustar, ou tentando fazer isto, contra o governo, deu entrada ao pedido da
formação de uma nova CPI, sobre Caixa 2, para tentar demonstrar que não pratica
este “crime”; da mesma forma, o PFL (nunca vi como estão se dando muito bem os
dois), assinou o documento; voltaram atrás, além de constranger eles mesmos,
sabem que, sendo assim, não haveria nem Conselho de Ética para condenar 99,999 %
deles.
Dia 30... Não está fácil, mais uma nova acusação
contra o PT; agora, depois da imprensa garantir que a guerrilha da Colômbia
ajudou na campanha do partido, agora insistem na ajuda de Cuba, tudo em cima de
suposições, e testemunhos duvidosos; ao mesmo tempo, em cima de papéis, o
Ministério Público está garantindo que houve Caixa 2 na gestão de Palocci em
Ribeirão Preto... o circo está armado, não querem o PT, mais, no poder.
Dia 31... Conhecendo gente como
conheço, a imprensa
como está claro que ela é, e vai continuar sendo, seguindo o princípio de se
ouvir os dois lados, hoje, coloquei na minha lista de consultas informativas,
matinal, o site do Partido dos Trabalhadores. Isso faz muita diferença, quando
se quer conhecer a opinião de todos os lados e se chegar a alguma conclusão do
que pensar e do que refletir entre mentiras, defesas e ataques ideológicos.
![]()
![]()
Setembro 2005
Jan/Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2006
Dia 01... O Supremo Tribunal acaba de
dar carta branca à imprensa, afirma que qualquer jornalista pode
dizer o que quiser contra qualquer pessoa, pois ela não tem como impedir que
isto aconteça; a mídia pode dizer o que bem entender, mesmo que não seja
verdade, contra, até mesmo, pessoas públicas. Agora, ninguém, com esta
jurisprudência, segura mais os venenos e as desinformações intencionais que a
direita oligárquica disser com seu patrimônio público.
Dia 02… A imprensa, hoje, é mais que um quarto
Poder, está acima dos três Poderes da República, não tem ética quando tem de
tratar de informação, com o argumento que só sobrevive quem for confiável à
audiência; mas com muita ética quando tratando de auto-criticar-se. Em nome da
democracia, como essencial a ela, a mídia tem, acredita, o direito e até a
obrigação de falar o que quiser, de forma livre, irresponsável e sem
compromissos com nada.
Dia 03... O proprietário do
restaurante da Câmara de Deputados, está na imprensa afirmando ter pago
propina, “mensalinho”, durante o ano passado, ao Presidente da Câmara, para
manter o restaurante funcionando, a pesar de ter uma dívida alta neste contrato
que deve ser refeito no próximo mês. Prato feito para a carnificina da mídia que
descobriu-se como essencial na divulgação, só, dos males que circundam os
políticos, a política e a República.
Dia 04... Já há um consenso visível,
no seio da imprensa
nacional, possivelmente confirmável nos resultados, que, elogiar políticos, e
ainda assim fazem, não é aceitável ao públicos, bem como, ao contrário, mostrar
podres, que são muitos, dos artistas em geral; assim, temos nossas fontes de
informação, como degrau de gente que vive de máscaras, e emperradores de gente
que sofre para ser reconhecido e que precisa disto para manter-se eleito e bem
vistos.
Dia 05... Em busca de carniça, com o
intuito básico, de agradar seus cofres e os interesses de seus proprietários
filhotes da ditadura, duas revistas, consideradas importantes, se
debruçaram, com coro, a afirmar, da palavra de um empresário irresponsável, que
o presidente da Câmara esteve recebendo “mensalinho”; ele já negou tudo;
acredita-se em duas hipóteses, forçaram, de alguma forma, até escusa, para ele
dizer o que disse, ou forçaram o que disse.
Dia 06... Vou voltar a dizer... a direita política
deste Brasil, ainda existe e está mais vida que sempre. Há um coro, organizado,
sem dúvida, para, se não, tirar o Presidente Lula, pelo menos deixa-lo sem
governabilidade; o plano é desestruturar o governo, para o país marchar para
trás, e isto não ser o grande forte dele nas próximas campanhas. A
desinformação, com o desejo de mobilizar a opinião pública, é grande. Ainda bem
que o povo não acredita na imprensa.
Dia 07,,, O comentário de hoje, é uma
repetição daquele escrito por José Dirceu, ontem, na Folha OnLine, sem nada mais
a acrescentar, nem tão pouco, eximir do tudo que ele disse. Destaco sua defesa,
sua opinião sobre a mídia, e seu parecer sobre a direita política no Brasil.
Vale a pensa tirar alguns minutos e ler aquele texto, que só poderia ter vazado
de um coração com a história ético-política que bem poucos têm e conseguem ver
nos outros. [clique aqui]
Dia 08... Está mais que na hora de
acabar estas CPIs
todas, ligadas ao tal de “Mensalão”; o que tinha para descobrir, já
descobriram; o que tinha para prejudicar inocentes, já prejudicou; o que tinha
de ser usado como argumento da oposição e da mídia vampira, já foi usado. Agora
já cansa, já se torna repetitivo, sem provas de nada além do Caixa 2, o que
desde o começo já ficou bem claro, segundo a prática de todos os partidos e
candidatos.
Dia 09... A catástrofe que passou
pelos EUA, o furacão
Katrina, destruiu muito do sul daquele país; as oposições, dentro e
fora, ao Presidente Bush estão tendo um prato feito para retomar as críticas,
as mais variadas, contra ele e seu governo. A imprensa, como sempre, ouve, e
reforça, toda vez que fala sobre o assunto, os comentários e sugestões
negativos; a desinformação premeditada e preconceituosa impera neste que é o
grande poder no nosso século.
Dia 10... Paulo Maluf se entregou à Polícia Federal,
depois de ser decretada a sua prisão; sabe como é aquilo que todo mundo esperou
por muitos anos, como demonstração de que existe Justiça real no Brasil, para
ricos e para pobres, para políticos do governo o fora dele; depois de todos os
benefícios que lhes foram proporcionados, pela legislação vigente, eis que tudo
parece estar acontecendo aos nossos olhos muito incrédulos.
Dia 11... Dia Mundial contra o Terrorismo.
Mais um ano que se passou do atentado, nos EUA, onde a Al-Quaeda, grupo
muçulmano fundamentlista, liderado por Bim Laden, desafiou o mundo, pensando
que estava só provocando os americanos, contra seus ideais, sua religião e
contra si mesmo. A esta altura, já é morto, mas para fazer um mal maior, seus
seguidores o declaram vivo, e assim, inatingível a qualquer pessoa, a qualquer
perseguição.
Dia 12... Muito tarde, depois de
muitos desgastes, o TSE, Tribunal Superior Eleitoral admite que todos os
partidos tem grandes problemas quando ao uso de dinheiro nas campanhas
políticas; a questão do Caixa 2 é comum, até natural. Todo o alarde que se
tem feito em cima do PT, por causa disto é fumaça sem fogo que estão fazendo em
busca de resultados favoráveis para si. Ninguém ta preocupado com o Brasil,
param tudo para discutir fumaça.
Dia 13... Saiu mais uma pesquisa
sobre a popularidade
do Presidente Lula e seu governo. Está em queda, a desinformação está
imperando, e a pesar, de muita gente achar que já há provas, pela imprensa, de
crimes além do Caixa 2, contra o PT, e contra o presidente, ele se mantém na
casa dos 50% que ainda o apóiam e confiam nele; em julho, no segundo turno, ele
perderia para José Serra, hoje ele está num empate técnico, ganhando
ligeiramente.
Dia 14... No depoimento que fez à CPI
da compra de votos, o ex-deputado José Genuíno, com muita tranqüilidade, com muita
ética, com muita certeza de estar fazendo um papel cívico, de homem que deu sua
vida em favor da causa social deste país, negou acusações de “mensalão”. Ao
mesmo tempo, foi afrontado com a presença do oficial que o prendeu na Ditadura
Militar, e perguntas pessoais peniciosas às investigações; mas ao mesmo tempo
foi elogiado, aclamado, e recebeu muitas demonstrações de carinho e apresso de
correligionários e outros.
Dia 15...Roberto Jéferson foi cassado!!! Um
bandido profissional da política, e por ironia do destino, acusa o PT e o
Governo Lula como o mais corrupto em toda sua carreira política; se
beneficiando de Caixa 2, com o Partido dos Trabalhadores, acusa-o de usarem os
parlamentares como se usa prostitutas. Mas o pior de tudo, é que a imprensa e a
oposição gostam de vê-lo falar destas coisas, manchando a história séria e
social deste grande partido brasileiro.
Dia 16... É grande a desinformação
intencional e inconsciente do povo. Por exemplo, no caso do
“mensalão”, é de conhecimento pleno que seja uma verdade e que está tudo
comprovado. O povo tem culpa, o “me engana que eu gosto” é algo que agrada
muito. A imprensa em si e a maneira como ela faz notícia contribui muito para
isto. E com isto, o povo perde, o país perde, a própria imprensa perde, pois
muita gente inocente sai como culpada.
Dia 17... Ontem, o Presidente Lula
esteve nos dando mais esperanças quanto à verdade, em tudo isto que a imprensa
chama de “Crise no Governo”. Ele disse que a verdade vai aparecer. Acredito que ele já sabe
do que deve surgir ao final de tudo, pois, pelas CPIs que aí estão, a mentira
deverá sempre sobrepor a tudo que venha favorecer ao término do caos que querem
imperar. Tomara que ele tenha razão, tomara que haja algo a vir neste sentido.
Dia 18... Há uma necessidade
imperativa de ligar o PT, nestes dias, a todo tipo de delinqüência. Agora, já
estão procurando ligações com os doleiros ligados a Collor. Provavelmente
haverá uma busca para ver se há ligações com o PCC e outras facções criminosas
ligadas a drogas e criminalidades outras. Com certeza, a Direita Política ainda está muito
viva neste país, e fará de tudo para reconquistar seu espaço no poder. A
imprensa é parte forte nisto tudo.
Dia 19... Até agora, nenhuma prova
contra nada de tudo que se procurou incriminar o Partido dos Trabalhadores, a
partir da palavra de um corrupto e de uma oposição insana; a única coisa
comprovada até aqui, é o “Caixa
Dia 20... Ou a imprensa continua
muito interessada em fussar carniça, até mesmo para agradar os instintos que a
fazem sobrevivente, e não divulga o que deve, ou os políticos não estão dando a
devida atenção à Reforma Política, tão necessária, para que Caixa 2 e outros
muitos crimes, aconteçam ou volte a acontecer. O prazo para que tudo isto seja
válido nas próximas eleições está se esgotando, e ninguém está pautando nas
discussões do Congresso.
Dia 21... O Senador Sibá Machado,
suplente da Ministra Marina Silva, PT do Acre, deu entrevista ontem, num talk
show, afirmando que o crime do partido é o Caixa 2, dinheiro que Delúbio,
tesoureiro do partido, com muito esforço, estava providenciando para os
diretórios do partido, para pagar dívidas de campanhas e que a oposição e
setores políticos localizados, querem dizer que é algo mais, para prejudicar o
partido diante da opinião pública.
Dia 22... A carta da filósofa petista
Marilena Chaui
é tudo, e muito mais, do que poderíamos dizer neste comentário de hoje. Falando
sobre a imprensa, a oposição e o momentos atual da política nacional, ela vai
além de nossas expectativas, levantando aspectos que estão por trás de todo
bafafá que se faz questão em levantar, como poeira, com o intuito, claro, de
prejudicar uma história de democracia e progressismo que o partido sempre
pretendeu. Veja.
Dia 23... Já acontece as primeiras
declarações no Conselho
de Ética da Câmara de Deputados, favorável à absolvição de 5 dos 16
que estão para serem cassados; todos estão lá, por decoro parlamentar, no
sentido de usarem Caixa 2 em suas campanhas para eleição; não há provas disto.
Veja só, depois de muito conversseiro da oposição, agora é hora de começar a se
consertar os exageros. Se um for punido por Caixa 2, o Congresso Nacional vai
esvaziar.
Dia 24... O Ministro da Fazenda, o
Palocci, afirma que o Brasil vai enfrentar esta crise como país de Primeiro Mundo, e é isto que
estamos vendo; como antes, a pesar de tudo, principalmente da imprensa, da
mídia e seus detentores, a economia continua produzindo recordes sobre
recordes, desenvolvimento sobre desenvolvimentos, enquanto os pessimistas de
plantão, e os interessados, nos distraem com pequenos, o Presidente Lula está
fazendo números.
Dia 25... O Partido dos Trabalhadores está dando
um banho de democracia e vida ao Brasil e aos demais partidos, está elegendo
sua diretoria nacional; a chapa de apoio irrestrito a Lula está com quase 50%
dos votos, e o resto se divide com umas cinco chapas de oposição, que estão
querendo se identificar como mais à esquerda; assim, é muito provável que vá ao
segundo turno; um banho completo de amadurecimento e democracia.
Dia 26... Sem muito assunto para
comentar, neste momento, gostaria de chamar a atenção para o que a natureza
está fazendo mundo a fora; ela está zangada com tudo que já tem acontecido
contra ela em nome das economias e riquezas desenfreadas; tsunami e furações
aos piores níveis, tem demonstrado muito poder incontrolável, muita fúria
sintonizada, da natureza, contra tudo que se tem feito pelo homem que se
auto-destrói.
Dia 27... Era o que faltava, é
retardante.... surge a notícia que um bispo iniciou greve de fome, para impedir
que a água do São Francisco chegue aos sertões nordestinos, pela transposição
que está sendo programada pelo governo. Logo que recebeu uma das últimas
autorizações de uma das entidades, favoráveis ao prgrama, sem danos ao rio São
Francisco, o bispo tomou esta iniciativa e mandou carta ao presidente Lula
dizendo que a vida dele está em jogo.
Dia 28... A melhor legislação diz que
um homem é inocente até que se provem o contrário; no Brasil, a direita
política pretende fazer o contrário; ontem o deputado José Dirceu, com toda a história que
tem, com todos os serviços prestados, coisa que nenhum homem na oposição chegou
a aproximar, para o nosso povo e pelo nosso povo, esteve se defendendo de
acusações que nem provas, de qualquer valor, tem, mas suficientes para esta
injustiça.
Dia 29... Mesmo que a mídia coloque
como sendo uma vitória do Presidente Lula, a presidência da Câmara ir para Aldo Rabelo,
na verdade quem sairá ganhando é o povo, o Brasil, pois, como este mesmo disse,
em seu discurso para o segundo turno daquela eleição, não se trata de um ganho
pessoal, mas de um benefício dos Deputados sem confrontação com o Executivo;
isso é democracia, isso é o bem favorável ao crescimento que estamos vivendo.
Dia 30... A imprensa em geral, tem espaços e
espaços para vangloriar artistas e muitas outras gentes que produzem mudanças
sociais muito lentas; mas na política, os espaços que tem, é para lembrar,
julgar e atropelar políticos, principalmente aqueles que não interessam aos
seus quadros, ainda promovidos pela ditadura que lhes deu concessão e poder; os
nossos filhos, não tem modelos políticos, eles tem modelos drogados, imorais e
de sexo controvertido.
![]()
![]()
Agosto 2005
Jan/Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2006
Dia 01... O governo britânico, num gesto mais
político, do que qualquer outro, enviou emissários ao Brasil para visitar e
indenizar, a família do pedreiro que foi morto, confundido pela polícia de
Londres, como terrorista; muito provavelmente tenha a ver com a idéia de que,
dos prejuízos, devemos escolher o menor, principalmente quando muitos outros
interesses, em relação ao país, estão em voga. Parabéns à Inglaterra e ao seu
povo tão civilizado.
Dia 02... O PFL nunca vai deixar de
ser o PFL:
o neto de ACM está demonstrando preocupação com o fato de um parlamentar
envolvido com o mensalão, ter renunciado ao cargo para não ser punido pela
comissão de ética do Senado; este rapaz é o neto daquele que há poucos tempos
atrás, renunciou ao Senado, para não ser punido pelo seu envolvimento no caso
da adulteração do painel de contagem de votos; os dois são do PFL.
Dia 03... Hoje, em Garanhuns,
Pernambuco, o Presidente Lula disse algo importante, em relação à imprensa;
ele deseja que tudo seja muito bem apurado e que, pelos disse-me-disses e
acusações generalizadas que estão sendo feitas para se fazer “ibope”, ao final
de tudo, os culpados paguem caro o que fizeram, mas que os inocentes sejam
lembrados, para serem inocentados publicamente, limpando os nomes que estão
sendo sujos por todo lado.
Dia 04... É engraçado esta questão de
CPI,
como disse uma de suas vítimas, são bestas-feras atuando no picadeiro; na
verdade são uma corja de bandidos disputando para culpar os bandidos, entre
eles, que tenham fraudado, o que é comum, fácil e incentivado pela legislação
que eles fizeram, da maneira mais tola a ponto de serem descobertos; a disputa
não está no mérito da questão, mas na descoberta da tolice usada para fazer o
que todos fazem.
Dia 05... Tudo está mostrando que
todo o empréstimo
tomado pelo PT ao Marcos Valério, tinha só uma finalidade: pagar dívida de
campanha nos Estados, tanto do próprio partido, como dos partidos aliados; o
crime está no que todos partidos fazem: o caixa 2, nada foi declarado
oficialmente, mesmo por que o dinheiro estava entrando muito depois do tempo da
política, quando todas as prestações de contas já foram entregues e aprovadas.
Dia 06... O Brasil está em alta; recordes
e índices valorosos estão sendo batidos a conseguidos com muita facilidade; o
Presidente Lula diz que a crise é bem menor do que o que muita gente gostaria.
O nome dele, a pessoa dele, a confiabilidade que a economia nacional e internacional
têm, no seu governo, está sustentando tudo isto, em meio à catástrofe que a
oposição e a imprensa tentam fazer estar; o Brasil está em alta, ninguém faria
coisa igual.
Dia 07... É certo que o homossexualismo
mais biológico possível, é uma anomalia hormonal, como também todos os
comportamentos alterados por outros tipos de anomalias hormonais; assim, não
podem ser tratados como normais, como não o são, os outros comportamentos
alterados; deve haver um tratamento apropriado para superar a anomalia; já que
esta situação altera os desejos pessoais, assim, o tratamento não pode depender
das vontades.
Dia 08... A Polícia Federal e ABIN,
Agência Brasileira de Informação, depois de apurarem, em silêncio, concluíram
que o Presidente
Lula nada tem a ver com o mensalão. É claro que ele sabia; se não
soubesse, não teria mandado para o Congresso, tantas reformas necessárias,
como mandou; se não comprasse um bom
número dos corruptos, não teria conseguido nada; por isso perdeu a presidência
da Câmara. A oposição está lá só para prejudicar o país.
Dia 09... O grande problema e
dificuldade das CPIs, atuais, é tentar provar que o dinheiro, informado como
gastos de campanha, mesmo sob o crime do caixa dois, equivale ao chamado “mensalão”,
dito pelo Roberto Jefferson; esta vai
ser a dificulade, pois o único crime, até agora, demonstrado, mostrado em todos
os partidos envolvidos ou não, na base do governo, ou não, é o da verba
paralela ao que foi declarado para as últimas eleições.
Dia 10... Muito boa a campanha do “Bom Exemplo,
esta moda pega”. A música, a instrução, as imagens, tudo ótimo. É como se
estivesse dando muito incentivo, e muita graça, ao ato de se doar mais aos
semelhantes, até mesmo em benefício próprio. Junto com a campanha “o melhor do
Brasil é o brasileiro”, o povo está sendo ricamente beneficiado com frutos que
jamais poderá aferir, mas que muito trará de vantagens e virtudes.
Dia 11... O presidente da Câmara
apresentou também, o nome de José Dirceu, ao Conselho de Ética, por ter sido
mencionado como culpado no tal “mensalão”; a pesar de tudo que está sofrendo
com tudo isto, é de dar parabéns a este homem forte por ser alvo de tudo isto.
A mídia não menciona os outros, ela, tudo que diz, fala em relação a ele, só.
Não atingem Lula, mas querem fazer isto, atingindo Dirceu. Para ser o homem
mais importante do país.
Dia 12... Para
a oposição, medrosa de perder as próximas eleições, qualquer coisa
serve para chegar ao Presidente Lula, o que é natural; agora, por não poder
provar “mensalão”, o crime em voga é o “Caixa
Dia 13... A economia está indo muito bem, a
pesar de toda catástrofe política que abate o pais; a risco Brasil caiu mais
ainda, isso quer dizer que a confiança internacional em relação ao Presidente
Lula, mesmo diante de tudo contra ele, nestes dias, e sua atuação no mercado, é
favorável, confiável; isso quer dizer que a maturidade do presidente da
República, continua fazendo história num país que sempre foi de ações
convenientes aos seus momentos.
Dia 14... uma última pesquisa
apresentada, afirma que a popularidade e confiança do povo com o Presidente Lula,
caiu; agora, segundo a pesquisa, José Serra o derrotaria num segundo turno das
eleições. Lamentável, inevitável, até que demorou muito para que isto
acontecesse. O grande estadista brasileiro, o grande político, o grande
visionário pode está sendo engolido pela boa intenção de todos que querem o
melhor para ele, seu governo e o Brasil.
Dia 15... O Senado aprovou o salário mínimo
a $380,oo, sabendo que é um despropósito, mas buscando a catástrofe na economia
para prejudicar a reeleição. É lamentável que os políticos que elegemos, para
saborearem seus interesses, muitas vezes não coletivos, não sociais, usem da
delegação que damos a eles, para atuarem contra nós, contra tudo que está sendo
feito para o nosso benefício, já que elevará o nome de alguém, que não lhes
interessa.
Dia 16... Vou fazer uma pergunta, que
já fiz em outras oportunidade: para que serve o Legislativo? Eles são caros demais.
Eles cobram caro para se manterem num partido, para atuarem como tal, para
atender interesses, para votarem, para aprovarem, para chantagearem, para se
dizerem oposição ou aliados... minha sugestão é acabar com estes parasitas; com
votação de resultado rápido, como hoje, o povo pode votar no que acha melhor
para si.
Dia 17... Dói aos ouvidos, a mídia,
não tendo mais como acusar sobre mensalão, insistir sobre negócio de Caixa 2;
já pensou? O PT acusado de usar o Caixa 2 como sendo uma coisa do outro mundo;
há muita hipocrisia nisto tudo. Na legislação feita pelo próprio Congresso,
nenhuma partido conseguiria eleger um vereador, se não usasse o Caixa 2; a lei
obriga a isto e procura os incautos para punir por isto. A mídia, como um nojo,
que também faz o mesmo, futrica.
Dia 18... Primeiro, movimentos sociais
se apresentaram em Brasília, a favor do Presidente Lula e contra a corrupção,
promovido pela UNE, MST e a CUT; depois, imediatamente, outra, contra a
corrupção e contra o governo, promovido pela Força Sindical e dissidentes da
UNE; manifestações muito apropriadas, para uma época muito apropriada; o primeiro
grupo quer apoios para o presidente cumprir suas promessas sociais; o outro
grupo não.
Dia 19... Ontem, o Delúbio Soares,
em CPI, reafirmou o que está tudo se esclarecendo, mesmo que a oposição queira
mais que isto: os empréstimos comprovados, em alto valor, foram para em Caixa
2, pagar campanhas do PT e dos partidos aliados; e seriam pagos com o dinheiro
certo que o partido tem, todos os meses em suas receitas; não existe o mensalão
que os adversários querem, mas o repasse dos empréstimos em pequenos valores.
Só isso.
Dia 20... Chegaram no âmago do que
queriam, no ponto forte do Governo Lula, na economia, no Ministro da Fazenda; delegados,
Ministério Público, ouviu uma denúncia de um criminoso comprovado, e saíram
logo a publicar, para a faminta imprensa, sem comprovação ou qualquer
investigação, que o Ministro Palocci era corrupto quando Prefeito de Ribeirão
Preto; a oposição diz para ter cautela, mas está radiante com o acontecido e as
conseqüências.
Dia 21... Voltemos a conversar sobre
a Reforma Política...
em vez de dar um passo seguro a este respeito, o Congresso está votando um
paleativo, algumas regras para as próximas eleições; consta somente, o
barateamento da campanha com cortes de alguns meios de divulgação e a
diminuição do tempo da campanha... é muito pouco, era para se avançar muito
mais, para o bem do país, do povo, não somente dos partidos e dos candidatos.
Dia 22... Depois da entrevista do Ministro Palocci,
sobre as denúncias que está sofrendo de ex-assessores, e atualmente, amigos
próximos, a mídia informa que ele agradou a todo mundo, inclusive à oposição;
há quem diga que todo mundo quer acreditar nele para o bem da economia do país.
Fato é, que, com culpa ou não, os denuncismos, tão necessários à democracia,
torna-se prejuízo para todos, quando divulgados como sensacionalismo barato.
Dia 23... Está muito claro que há uma
necessidade premente de jogar muita lama no PT, o único, digamos assim, partido
que brigava pela transparência e a ética na coisa pública; há duas ações
diferentes em dois grupos diferentes: um lado quer mostrar que o partido é
igual a todos os outros, sem tirar nem por, como eles sempre acreditavam, e o
outro lado quer tirar o partido do poder, para dar espaço a outros; no máximo,
o PT ainda é o menos ruim.
Dia 24... Uma das Manchetes do
momento, e que já dura uns dois dias, é que a campanha do Presidente Lula foi
feita com Caixa
2; é o mesmo que insistir no fato de que a água é composta de H2O.
Todos os políticos, inclusive os donos destas mesmas mídias, se candidataram e
usaram este tal de Caixa 2; numa época que os principais bandidos do país,
investiam contra Lula, alguém esperaria que ele ganhasse como? Se não fosse
usando o poder econômico?
Dia 25... a imprensa está dizendo,
agora, entre outras coisas, que as CPIs estão competindo para quem obtem mais
audiência na mídia nacional; e em particular a cada uma delas, os deputados e
senadores estão disputando quem toma mais a atenção do público para si; estão
todos interessados em fazer nome para as próximas eleições; uma palavra do
Ministério Público já pediu que as vaidades pessoais desapareçam para o bem das
investigações.
Dia 26... Países africanos estão
criticando a ONU
por, segundo eles, não dar a devida importância à fome naquele continente; é
verdade. As Nações Unidas, se realmente quisesse, mobilizaria os países ricos,
a ponto de chegar a boicotes, como faz com paises mais fracos e pobres,
forçando os ricos a participarem mais definitivamente nesta preocupação,
objetivando cumprir as metas já estabelecidas e tão divulgadas como ideal para
todo o planeta.
Dia 27... Com muita convicção, o Presidente Lula
afirmou que, em outras palavras, não usará a covardia de Getúlio Vargas, nem de
Jânio Quadros, nem de João Goulart, mas terá o bom senso de Juscelino
Kubischek, paciência, paciência e paciência, pois a verdade vai triunfar, e o
povo vai saber quem cometeu corrupção neste país, os que já se sabe e os que
ainda não estão conhecidos, para este momento. Falou bem, falou tudo,
aguardemos.
Dia 28... Conforme disse o Presidente
Lula, o Conselho
de Ética da Câmara, não tendo provas do suposto “Mensalão”, está
tomando posição contra o deputado Roberto Jéferson; o que todo mundo parece
querer ver, não é verdade; todo dinheiro que rolou é despesa de campanha, que
tem sido pago em parcelas, o único crime cometido pelo PT é o Caixa 2, por onde
todo este dinheiro está escoando. Por este crime, punição para todos os
partidos.
Dia 29... O Presidente da Câmara, outro dia, de
maneira polida, respondendo a uma procura de provocação do repórter, disse, que
os acusados de “mensalão” sempre foram homens de bem, atuantes na vida pública,
e dignos, mas se forem culpados, serão julgados e condenados; hoje, sai nos
jornais que ele afirma que não existe “mensalão”, o que existe é Caixa 2, dos
partidos, financiados pelo PT nos grandes empréstimos que tomou.
Dia 30... A direita política ainda existe neste
país, e está muito viva, e está muito incomodada por estar fora do poder, com a
saída de FHC; há uma grande necessidade de incriminar o PT, de qualquer forma,
para que não volte ao poder. Querem provar, mas não conseguem, a existência do
“mensalão” sob às ordens do Presidente Lula, e por não conseguirem, estão
querendo provar, por insinuação, que corrupção deste partido, fez matar o Celso
Daniel.
Dia 31... Fim do mês de Agosto, o que
é chamado de crise política, ao contrário das conseqüências no final do governo
do PSDB, não trouxe estragos à economia do país, no entanto, a política, que
chegou a extremos bem degradantes, está menos conturbada, mais esclarecida. O
Partido dos Trabalhadores está menos massacrado do que esteve. A crise está
menor, e o povo começa a perceber que há mais fumaça oposicionista, do que fogo
contumaz.
![]()
![]()
Julho 2005
Jan/Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2006
Dia 01... Há uma sede tão grande
contra a corrupção
ou uma real falta de vontade de ver o Brasil se desenvolver, ou as duas coisas
ao mesmo tempo, que, por mais que nossas vidas estejam em vias de crescer com o
país, nossa atenção só se volta para o negativo, mesmo que isso produza
retrocesso em tudo que já foi conseguido de avanço nacional em todo o mundo.
Dia 02... Ontem, em Goiás, como já
tem acontecido em outras partes, os movimentos sociais, representados pelo MST, a CUT
e a UNE, entre outros, fizeram manifestação a favor do Presidente Lula, da
governabilidade e contra a corrupção, chamando a atenção para o que chamam de
estratégia da Direita política, para prejudicar o governo da Esquerda no país.
Dia 03… Novo record no superavit
na balança comercial se verificou nestes últimos dias, considerando que a
agricultura produziu menos que o ano passado, a queda do dólar no país e outros
fatores desastrosos; isso incomoda a oposição, isso incomoda os que mais se
interessam com o prejuízo da nação para obter lucros nos palanques políticos
visando eleições.
Dia 04... Eu consigo imaginar a dor
no peito do presidente
Lula, quando, por causa da opinião pública, e dos julgamentos
precipitados que muitos fazem, e gostam de fazer contra outros, quando tira
José Dirceu da Casa Civil, e quando pede ao seu partido, seu amado partido, que
afaste da direção, aqueles que passaram a vida lutando pelas causas sociais comuns.
Dia 05... Ontem, no programa Roda
Viva, da Tv Cultura, rodeado de jornalistas, até muito educados, o presidente
do PT, José
Genoino,
deu um banho de fidelidade aos seus princípios, aos seu partido e à causa que
sempre motivou o movimento social que sempre fez parte. Sem acusar ninguém, sem
reclamar da situação, mostrou que no Brasil há homens comprometidos.
Dia 06... Depois Respondi o seguinte para outro e-mail: Minha boa amiga, é
claro que ninguém está satisfeito com o que está acontecendo, acredito que até
o PT que sempre foi contrário a tudo isto. O que me dá esta certeza, é que,
sempre vi, sempre soube, das muitas vezes que foi convidado a participar de
governos anteriores, recebendo vantagens e cargos, e sempre rejeitou. É muito
fácil ser oposição,
é certo, mas os resultados mostram que melhor do que os anteriores, o partido
tem alcançado conquistas sociais muito especiais, para as mulheres, para os
negros, para outras minorias. Vai chegar o momento em que veremos, mais
nitidamente, as diferenças
dos números de antes e de depois da presença do partido no governo. Nada se
muda de uma hora para outra, principalmente na democracia, onde até os errados, os
contrários aos interesses coletivos, têm opinião respeitada e garantida. Mas
muito já foi feito, e muito está para acontecer, inclusive até o fim do
mandato. É importante lembrar, também, que, se for o caso, estamos diante do
menos ruim; é assim, ruim com ele, pior se for outro. Quanto a usar
instrumentos que sempre se rejeitou, é o que já disse, se não for usando as
regras atuais para fazer as coisas acontecerem, não se chega nunca lá. Reformas
profundas (ainda ineficientes) na Constituição, precisam de votos, e os sérios,
estão, muitos, na oposição, como antes acontecia. Já que a oposição de hoje é mais
dura e anti-ética que antes, então precisa-se usar votos dos corruptos, para se
criar antídotos contra esta mesma situação. Foi o que aconteceu. Não perca a esperança
Dia 06... Respondi isto a alguém, por e-mail: Meu bom amigo, há uma elite no
Brasil que não está satisfeita com o que está acontecendo. No mínimo estão com
medo de não voltarem ao poder. Há todo um jogo para que percamos a esperança e
façamos como muitos fizeram e tem feito votar em gente errada porque
"rouba mas faz". O que estamos presenciando hoje não é de agora; a
re-eleição, no mínimo, uma grande reforma na Constituição, precisou de muitos
votos, e foi preciso comprar, e todos nós soubemos disto, para que acontecesse.
Partidos
fisiológicos sempre existiram, partidos que estão sempre a vender, de um jeito
ou outro seus votos, aos governos, não importa quem esteja governando. isso
acontece no Congresso, na Bahia e em Teixeira de Freitas. o Legislativo
tem servido muito para isto. Para se governar, todo executivo precisa deste trastes, e precisam
entrar no jogo que eles mesmos, o Legislativo, empreendeu. O atual governo foi
quem mais produziu reformas na Constituição, para faze-la melhor e ainda tem
muito o que fazer. As reformas passaram, não como deveriam, mas passaram
dentro de um contento. Os interesses do PT não passaram, é por isto que o
presidente da Câmara e do Senado, não é do Partido. O PT é o partido que está
se esforçando, desde há muito tempo para votar a Reforma Política, pois este é o
único jeito para acabar com a compra de votos. Os executivos não precisarão ir
atrás de parlamentares, mas farão composições com os partidos. Esse
fortalecimento dos partidos, não fará deputados venderem votos a varejo,
fazendo acontecer o que o PMDB está fazendo, onde grande parte quer uma coisa e
outros, se sentem donos e fazem outra. O Partido, pode até ter comprado votos
de parlamentares, isso é o jogo que sempre aconteceu neste país, e só há
governabilidade se isso acontecer. Uma coisa eu acredito, o partido que sempre
lutou contra isto, nunca fez questão de estar no governo para que não sofresse
isso, não iria sujar sua história com isto. Pode até ter comprado voto, mas não
colocou esse dinheiro em bolso de nenhum do partido. Isso só está aparecendo
agora, porque nunca houve tanta gente sendo presa e descoberta nestas fraudes,
como hoje, neste governo. assim, é preciso puxar também este partido para
dentro desta canoa. E até a gente descobrir a verdade, com estas CPIs e com o
trabalho da Polícia Federal e outras entidades, o máximo que puderem farão. Até
lá, continuo acreditando no Projeto, que é maior que tudo isto, e no governo
que tem uma história de lutas sociais, que é maior que tudo isto.
Dia 07... Foi dado uma concessão de
televisão à raça
negra. Há de se pensar que isto seja produtivo, mas até onde. Eles
têm pouca participação na mídia atual, e a que tem, é inferiorizante, com
pouquíssimas exceções. Mas até onde uma emissora produzida por eles, ajudará
nesta situação injusta?: essa é a grande questão. Vamos assistir e torcer pelas
mudanças.
Dia 08... O islamismo, mais uma vez em
evidência... desta feita, em Londres, uma série de bombas em ônibus e metrô
aconteceram ontem, matando quase cem pessoas; o alvo não é político, o alvo é
religioso; a política é um pretexto para se fazer o que o coração radical
deles, entende, querem fazer para agradar a Alá, o Deus que detesta os hereges
não muçulmanos.
Dia 09... As lideranças do PT,
atendendo a animosidade da oposição, na CPI, abriu mão do sigilo bancário e telefônico, para
que houvesse toda investigação possível sobre a crise nos Correios e do
Mensalão. Isso é interessante, isso tem a ver com os homens que passaram a vida
lutando contra a ditadura, a corrupção e o uso do dinheiro público contra
interesses sociais.
Dia 10... José Genoino deixou a presidência do
partido; há um choro por se ver alguém tão importante para as lutas históricas
pelo social, pelo Brasil, estar passando por tudo isto, e o que é pior, quem
está acusando, são pessoas que passaram a vida toda em atividades que sempre
motivaram homens, como ele, à luta que sempre empreendeu. Com tudo isto se
aprende.
Dia 11... Um deputado, de um partido que já foi
governo, e que depois passou para o fisiologismo, e que, sendo assim foi
rejeitado na base aliada para apoio ao governo, e que por tantas caídas, tem
sido uma oposição doentia, raivosa e destrutível ao país, junto com o PSDB, foi
encontrado com uns três milhões em avião particular; com certeza, motivos
diferentes.
Dia 12... O trabalho que a Polícia Federal
está fazendo, neste governo, é surpreendente; está agindo com gente do governo
ou da oposição; estava certo o Presidente Lula ao dizer que não precisava de
CPIs quando o Ministério Público e a Polícia Federal estava fazendo, muito bem,
seu papel de investigação; por isso que esta polícia nunca desbaratou tanto
crime como agora.
Dia 13... Um grande exemplo, o que
todos sabíamos que podia se fazer ou que iria acontecer, o Partido dos Trabalhadores, com suas
lideranças em particular, entregou documento à CPMI, dando autorização a quebra
dos seus sigilos bancários, telefônicos e fiscal. É claro que a oposição vai
fazer uma devassa e um estardalhaço sobre a situação de todos. É o preço.
Dia 14... O Presidente Lula está em Paris, na
França que está propagando a cultura do nosso país por algum tempo; lá, ele já
discursou, já conversou com o Presidente daquele país e já mostrou os
interesses do Brasil quando à ONU e o Conselho de Segurança, ao Comercio e a
Pobreza mundial e os subsídios dos países ricos aos seus exportadores.
Dia 15... Um momento interessante na
vida do país... o governo está aprendendo a ser governo, pois sempre foi
oposição, e a oposição está aprendendo a ser oposição, já que grande parte dela
sempre esteve na oposição; isso faz os dois lados tomarem atitudes errôneas e
controvertidas... ontem, por exemplo, o líder da oposição chamou o Presidente
de corrupto ou idiota.
Dia 16... Nesta semana, saiu o índice
de popularidade
do governo e do Presidente Lula; para tristeza da acirrada oposição, a pesar de
toda divulgação e insinuação que a mídia tem feito, permanece estável, em
alguns casos até melhorou; há uma confiança extrema do povo em seu presidente;
isso deve deixar muita gente conhecida, doente de raiva e inconformismo letal.
Dia 17... A viagem do Presidente Lula
à França, gerou mais comércio para o país, e vai gerar mais turismo, nos
próximos verões; e outras gerações de divisas e riquezas para nosso povo; estas
informações não vi a imprensa informar, o que vi, foram buscas de falas
que viesse incriminar por uma ou outra coisa qualquer; para que precisamos de
uma mídia deste jeito?
Dia 18... O ex-tesoureiro do PT
assumiu, como responsabilidade pessoal, sozinho, o Caixa 2, não o mensalão; não
é justo, neste momento, condenar os parlamentares por algo que a lei, feita por
eles, sempre soube, protegeu, incentivou, facilitou e usou uma capa de errado;
iria esvaziar o Congresso. Agora é hora de votar a Reforma Política, isso sim.
Dia 19... Vou falar uma coisa, e
acredito que poucos vão acreditar: o PFL e o PSDB estão irritados pelo fato de existir
Caixa 2 no PT, segundo declarou o tesoureiro petista investigado; estes dois
partidos, em toda máxima hipocrisia, está demonstrando espanto com esta
informação... vê-se que esta oposição não é política, ela é doentia, viceral; é
o limite macabro do ser.
Dia 20... Ontem foi divulgada uma pesquisa
IBOPE, dando o seguinte resultado: 55% continua acreditando no Presidente Lula,
enquanto 44% acredita que ele pode sofrer impeachiment; é uma pena que um
partido que lutou seriamente contra todos os males que todos os outros partidos
sempre se envolveram, venha sofrer justamente com este mesmo nefasto mal.
Dia 21... Há uns dois dias, uma reportagem, “Mídia ajuda a alimentar crise no Brasil”,
expressou tudo aquilo que temos lembrado aqui, quanto ao papel destruidor da
imprensa, em relação ao bem do país, e quanto à prática mercenária de muitos no
legislativo no Congresso, nas Assembléias e nas Câmaras. A reportagem disse até
muito mais do que temos falado.
Dia 22... A pesar de tudo que está
abatendo o país, a economia vai bem; recordes estão sendo batidos na
arrecadação, na balança comercial, no emprego e outras coisas mais, em
conseqüência a tudo isto; a mídia e a imprensa não querem isto no conhecimento
do país, então continuam usando seus espaços para ofuscar estas informações
benéficas a todo mundo.
Dia 23... Em discursos, o Presidente Lula
disse que não há ninguém mais ético que ele, neste país; disse que sua mãe
analfabeta sempre dizia que a maior riqueza do mundo, é o homem poder andar de
cabeça erguida; isso ele aprendeu dela; pessoalmente, eu confio nisso, acredito
que essa é a marca do partido que ele fundou, acredito que o Brasil está bem.
Dia 24... Uma história de serviços e
muita ética, ainda me leva a acreditar muito no Presidente Lula e no partido
dele; isso me leva a acreditar muito em todos que sempre ali estiveram; com
todas estas denúncias, e entendendo que fizeram o jogo que sempre aconteceu no
país, para que este mesmo jogo acabasse com esta situação deplorável de sempre.
Aguardemos.
Dia 25... Outras bombas em Londres,
outros atentados
à humanidade, outras façanhas contra o mundo livre, outras manifestações de
intolerância religiosa com roupagem política, outra desconfiança que passamos a
ter em relação a qualquer muçulmano que estiver por perto de nós... que pena,
com tanta gente boa, bem intencionada, como em todas as religiões.
Dia 26... O óbvio está acontecendo, o
que todo mundo sempre soube, nomes importantes do PSDB estão envolvidos em vários
envolvimentos com o Marcos Valério, o homem do dinheiro que tem financiado os
mensalões. Não há o que assustar com isto, nem mesmo criticar; este é o Brasil
cujas leis exigem isto e facilitam isto. Depois de tudo, ou a grande maioria
será incriminada ou inicia-se tudo corretamente.
Dia 27... Vou contar uma coisa muito
interessante, um dos mais dedicados a acusar o PT de mensalão e de outros tipos
de corrupção, é o neto de ACM; não é interessante esta informação? Isso quer
dizer que a coisa é sem pé e sem cabeça; o PFL é um partido que está tomando
iniciativas pela moralização da vida política neste país; é ou não é, muito
interessante... somos um povo muito interessante.
Dia 28... Um brasileiro foi
confundido pela polícia de Londres, com terroristas e foi morto; este assunto
está tendo a repercussão semelhante a de um herói nacional que sofreu mártir; a
polícia nas grandes cidades, por motivos menores, tem matado muito mais
brasileiros e a repercursão é nenhuma; com certeza, naquele momento, ele deu
muitos motivos para ser confundido, por que aquela polícia não sai matando
gente de qualquer jeito.
Dia 29... Alguém mencionou, que o que
acontece com o PT,
é tudo que acontece com aqueles que se dizem evangélicos. Todo mundo sabe que
todo mundo faz o que está mencionado na mídia, mas o que mais está forte, o que
mais está destacando, não é exatamente isto, é o fato de que os petistas,
aqueles que sempre se mostraram eticamente contrários a tudo isto, estão sendo,
mesmo que só alguns, com a mão na prática. Tem coerência o que me disseram.
Dia 30... Diante de tudo que está
acontecendo, não estou vendo a mídia e o Congresso, estudando o melhoramento da
Reforma Política
que é tão necessária para o Brasil e para impedir tudo isto que está aí;
enquanto estamos preocupados, como um todo, em pré julgar tudo e todos, antes
de se concluir as apurações, deveríamos estar discutindo o aperfeiçoamento
daquilo que já está nas mesas deles, e que já disseram que ainda é incompleta.
Dia 31... Neste fim de semana, a
mídia voltou a lembrar dois aspectos interessantes, sobre o mesmo tema:
primeiro a força de confiança que o povo tem, ainda no Presidente Lula, juntamente com o
mercado que continua produzindo índices muito favoráveis; e segundo o fato de
que nesta confiança, diz a imprensa, o povo está preferindo tirar fora a pessoa
do Presidente; quem faria o mesmo, num país tão desconfiado com os políticos?
Parabéns a ele.
o Brasil já é outro, vai melhorar mais ainda. continue dando
um voto de confiança, não em Lula, ou no PT, mas no programa que está mudando
este país.
![]()
![]()
Junho 2005
Jan/Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2006
Dia 01... É muito difícil ser governo,
principalmente se você tem visão nobre, interesses histórico-social, se quer
ser modelo favorável a tudo que pregou em suas vida política. Mídia, oposição e
povo desinformado; são muitos interesses que se deixa de agradar ou diretamente
desagrada ou meio-desagrada, com as iniciativas que se tem a tomar. Ainda bem
que temos um governo experiente e incansavelmente persistente, suficientemente
forte para nem pensar em desistir de suas convicções ou aspirações.
Dia 02... Diante dos números do IBGE
para o PIB do 1º trimestre do ano, da interpretação que se dá a eles, e do
monte de urubus que torcem e o divulgar desbotamento dele, o Presidente Lula se
revela: de forma confiante, otimista, e demonstrando ser acima do ambiente que
os adversários insistem em provocar, diz que “a economia vai surpreender até o
fim do ano”.
Dia 03... A União Européia está com uma
constituição onde os países devem perder alguma autonomia para que melhor sejam
geridos com certa unanimidade; já foi rejeitada pela França, e agora pela
Holanda. Ela será rejeitada. Ainda é muito difícil romper com a história das
nações. Há outros motivos também, como o econômico, o social, etc. Ela pode ser
melhorada.
Dia 04... Do jeito que informar
é democratizar, ou vice-versa, sou favorável ao espaço dos partidos na mídia;
sendo obrigatório, deveria ser em forma de 30 segundos em rádio e tv; mas o
ideal, é que cada partido tivesse um horário, num canal estatal convencional,
bem como cada Poder da República em seus próprios canais, para serem ouvidos em
suas tribunas.
Dia 05... Paradas Gays têm pipocado em todos
os cantos do país, sempre pregando a luta pelos direitos que acreditam ter, não
só como seres humanos, mas como homossexuais; não demora, eles mesmos irão às
ruas defenderem, em causa própria, a prostituição, a imoralidade, as drogas, e
tantas outras coisas que, hoje, já começa a fazer parte do que é comum a todos.
Dia 06... Como não seria diferente, a
mídia, sensasionalizando os fatos,
amanhece declarando que o PT tem dado mesadas graúdas aos deputados
aliados. Verdade ou mentira, não faz diferença diante da verdade que todos conhecemos. Este câncer
acontece no Congresso, nas Assembléias estaduais, nas Câmaras municipais, para
que o Executivo possa governar bem.
Dia 07... Estados Unidos e Inglaterra
vão anunciar a ajuda financeira e econômica que darão à África. Nossos irmãos africanos
estão esmagados pela miséria, estão “sob” vivendo de maneira subhumana a ponto
de nos incomodar e de nos fazer passar vergonha. O Brasil, dentro dos seus
limites, já está dando exemplo ha algum tempo, o mundo está seguindo nosso
feito.
Dia 08... O deputado Roberto
Jefferson disse que o PT tem os partidos, como o PTB, como se tem uma amante...
“usa muito” mas não tem coragem de ser visto junto publicamente; mas não pode
ser diferente; partidos fisiologistas como este e outros muitos, sempre
serviram para isto, e para isto sempre existiram, por isso o fisiologismo.
São maus necessários no sistema.
Dia 09... Pelé está vivendo um momento
terrível; como ele mesmo disse, em entrevista, passou a vida pregando e dando
exemplos contra as drogas, e se descuidou de que isto estivesse acontecendo
dentro de sua casa. Seu filho, o Edinho, hoje, é um viciado e está sendo
acusado de tráfico. O nosso rei do futebol está passando momentos angustiantes
em sua vida.
Dia 10... Em partida pelas
eliminatórias da Copa do Mundo, ano que vem, o Brasil, dentro da Argentina,
perde por 3X1, um jogo de futebol, adiando sua classificação. Isso não tem nada a ver, não muda nada na
vida de ninguém, mas até que deixa nossos vizinhos mais tranqüilos, já que
economicamente estamos dando um banho neles, diante das tolices deles,
atualmente.
Dia 11... Mensalão é a grande pedida do
momento para a imprensa e para a oposição, no Congresso Nacional; até quem,
antes, recebia algum tipo disto, está tomando dores contra o governo. Não é só
a CPI dos Correios que sairá, mas a do Mensalão também. O que precisa é criar
mecanismos que proteja os governos contra as estorções do Legislativo.
Dia 12… Há poucos dias atrás, popularidade
da pessoa e do governo do Presidente Lula, caíram em relação à última pesquisa
divulgada; tudo a ver com os desgastes que as corrupções e a mesada que
deputados tem recebido para manter-se na base aliada do governo. Veja o que é
política, a pesar dos progressos, a mídia só vende se falar das desgraças,
mesmo injustas.
Dia 13A... Depois de tudo que
aconteceu até aqui, a semana está prometendo muitos novos fatos; o
governo, segundo reportagens nesta segunda feira, irá promover perdas de nomes
importantes e sérios, somente para satisfazer a sede de gente vampira que
sempre se pronunciou contrária a determinadas
personagens que severamente, sempre agira pelo bem.
Dia 13B… A um e-mail, dei a seguinte resposta:
Meu amigo, é uma pena que este tipo de
informação, recheada de achismos e especulações catastróficas, tão excelente
para os que querem a desastre do Brasil, no intúito de desestabilizar
um governo, logo se encontre oportunidades para tão grande divulgação. Não
importando o governo que esteja, as notícias a respeito de um país mais
respeitado e ouvido no mundo, nos trazendo condições para melhor
desenvolvimento, sem achismos nem comentários catastróficos, baseados somente
em números reais e visíveis, não há muito o que divulgar. Como advogados,
primeiro devemos ver o caso ser julgado, para depois, se precisar, divulgarmos,
enquanto isto, vejamos o que de melhor o Brasil tem a oferecer, e vamos gastar
o tempo dos outros a divulgar. Obrigado pela atenção
Dia 14... Ontem terminou a saga de Michael Jakson,
foi dado o veredicto do seu julgamento. Foi declarado inocente. Até este
momento ele foi massacrado, teve sua reputação jogada na lama, tem sofrido “o
pão que o diabo amassou”. E se ele for
inocente? Quão terríveis nós somos no lidar com as pessoas!!! E se ele for
culpado? Bem, se isso, ele já pagou muito caro.
Dia 15... O Deputado Roberto Jéferson,
ouvido pela Ética da Câmara, confirmou o que tudo mundo sabe há muito tempo,
que os partidos fisiológicos recebem propina para se manterem apoiando qualquer
dos governos do país. Seu depoimento foi todo voltado a atacar os outros
partidos, como o dele, o PTB, de usarem dinheiro para atrair deputados para
suas agremiações.
Dia 16... É interessante como todos
os incomodados com a lisura histórica de alguns partidos, verdadeiramente partidos,
no Brasil, querem empurrar, para dentro da lama que está exposta, o pouco de
moralidade partidária que ainda existe. Na verdade, os partidos mencionados
como fantoches de mensalão, são os de sempre, os fisiológicos de sempre,
inclusive o PFL.
Dia 17... Ontem, uma notícia triste, José Dirceu, brasileiro, pediu para sair do Gabinete da
Casa Civil da Presidência, em nome de sua defesa ante acusações que lhes estão
sendo feitas sobre o “mensalão”; mas hoje, uma ótima notícia, pesquisa revela
que os brasileiros ainda confiam no presidente Lula, e com alguma dificuldade,
seria ainda reeleito em segundo turno.
Dia 18... Primeiro foi a campanha “O
Melhor do Brasil é o Brasileiro”, quando afirmou-se que este nunca desiste;
agora, com uma beleza muito sensível, a campanha do “Bom Exemplo – essa moda pega”, onde
o povo está sendo convidado a assumir condutas e atitudes civilizadas,
independente de ser obrigado ou não, em todos os lugares e circunstâncias.
Muito boa.
Dia 19... Fala-se muito sobre Pena de Morte
para o Brasil, e que isto não terminou a criminalidade nos países onde existe;
primeiro é que já existe pena de morte decretada todos os dias pelos bandidos
contra inocentes, e segundo é que esta pena não é para acabar com a
criminalidade, mas para tirar de circulação os que decretam a morte de quem não
é bandido.
Dia 20... A Ministra Dilma, das Minas e Energia,
assume a Casa Civil. Como disse uma repórter, sai um forte entra uma forte. Há
muita gente no partido, pronta e em condições de estar na função; esta é séria
e respeitada, até aqui, na pasta que estava, mostrou relevantes serviços ao
Brasil e à causa do atual governo federal. O Brasil continua em muito boas
mãos, de novo.
Dia 21... Graças à tranqüilidade e credibilidade
do atual governo, a pesar dos infortúnios que o país passa, nestas ondas de
corrupção, a economia vai bem, a inflação está diminuindo, o dólar e a bolsa de
valores, se mantém estáveis, e, principalmente os papéis que o país colocou a
venda no exterior, vendeu muito com muita tranqüilidade. O Brasil é outro, o
Presidente é outro.
Dia 22... Estou querendo dar a mão à
palmatória em relação à imprensa. É incrível, alguma coisa está
acontecendo ou ela faz como alguns moleques inconseqüentes: provocam bastante,
e quando o circo pega fogo, ele se encolhe como se nada tivesse a ver com o
caso. As manchetes e informações estão moderadas, racionais, por enquanto estão
úteis sobre a corrupção.
Dia 23... O Brasil parou, ou quase isto,
se não fosse a impetuosidade do governo federal e continuar tocando iniciativas
em todas as áreas, cumprindo suas metas e propostas; Polícia Federal, Congresso
e Procuradoria pesquisando a mesma coisa: a corrupção nos Correios e o Mensalão;
com isto, é bem possível que um até atrapalhe o outro, e muito não seja
descoberto.
Dia 24... O carro do Deputado José
Dirceu quase atropelou um comediante vestido de Presidente Lula com uma pizza
na mão distribuindo como “mensalão” aos que passavam... Tem que haver limites
para a imprensa,
ela não pode fazer o que quer, insinuar o que quer, promover o que quer e
colocar tudo isto no ar, num veículo de comunicação, e ficar tudo como legal.
Dia 25... Há muita coisa séria
acontecendo num país que sempre foi de pilantra a governar; o Ministro Antônio
Palloci afirmou que a economia do país não vai mudar, pois problemas
políticos devem ser resolvidos no campo político; afirmou isto ao mundo, aos
investidores, a todos que têm muito o que fazer no Brasil e pelo Brasil. A pesar
de tudo, o mundo acredita.
Dia 26... Ouvindo Ermírio de Morais
e um comentário do jornalista João Dória, ficou claro que a grande antipatia de
muitos contra o PT, não é nada a não ser o fato de que nunca viram pessoas do
partido envolvidos na muitas corrupções que sempre fizeram parte da política do
país. Estão felizes, em ver, pelo menos, esta sigla sendo acusada de dar
mensalão a outros.
Dia 27... Na Globo, no Fantástico,
cientistas políticos afirmaram que não é a corrupção que aumentou, nestes últimos dias, o que
está acontecendo é que mais casos estão sendo mostrados na mídia. Na verdade,
muito da imprensa está mostrando tudo isto com o desejo de vincular a figura do
governo, do PT, nestas situações; além da Polícia Federal muito mais ativa.
Dia 28... Ontem, em seu programa, Hebe Carmargo
deu piada nos políticos e defendeu o movimento de luto em crítica à crise que a
corrupção atualmente formou. Ela é o espelho do povo brasileiro, grita grita,
critica critica, participa dos movimentos pela moralidade, mas vai continuar
votando em políticos como Maluf, defendendo e subindo em seus palanques de
sempre.
Dia 29... Num governo que se propôs a lutar contra
todo tipo de corrupção, para isto, criando ministérios apropriados como o do
Valdir Pires, e incrementado a Polícia Federal, quando um número enorme de
falcatruas, pelo país, foram descobertos e devidamente incriminados, anda a
voltas com situações que a oposição insiste em jogá-lo dentro, como culpado
antigo.
Dia 30… Como sempre aconteceu, os partidos fisiológicos
tiveram que ser remunerados para votarem com o governo; o PT, para acabar com
isto, não tinha outra alternativa, primeiro teve que entrar neste jogo sujo
para que pudesse governar e introduzir, entre outras, a Reforma Política que
viria fortalecer os partidos e acabar de vez com esta ópera de faz de contas.
![]()
![]()
Maio 2005
Jan/Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2006
Dia 01... Em pesquisa divulgada na
Colômbia, o Presidente Lula, do Brasil, na América Latina, não é o mais
popular dentro do seu próprio país, mas é um dos três maiores líderes
reconhecidos no continente. Isso ajuda muito os interesses brasileiros no
momento em que se discutir os acordos necessários para a existência e o
progresso da ALCA, diante do poder dos EUA.
Dia 02... A fala do Presidente Lula,
pelo dia do trabalho, caracterizou-se como de um político-sindicalista,
diferente do sindicalista-político que fora. É certo e todo mundo acredita no
que ele diz, se ele fala que não pode ser diferente, o que se tem feito, é por
que é assim. Mais do que gente que faz, o brasileiro precisa de políticos
confiáveis. O povo sofre confortado.
Dia 03... A imprensa, o que não é
confiável, da Argentina,
afirma que o Presidente daquele país está incomodado com a ações do Brasil em
buscar hegemonia na América Latina; diz que o Presidente Lula está querendo
cadeira em todos os órgãos internacionais, consolidando liderança latino-americana,
querendo até eleger o papa. Por isso que os EUA incomodam.
Dia 04... Manchete de Jornal diz que
após a crise, Presidentes do Brasil e da Argentina vão se reunir. É verdade,
uma crise, falsa, mas uma crise. O papel
da mídia
é produzir crises e considerá-las crise, para fazer valer o poder malévolo de
suas necessidades em criar manchetes catastróficas. Não há crises reais, há
episódios super maquiados pela imprensa marrom.
Dia 05... Enquanto a Argentina
reclama da liderança do Brasil no Mercosul, e põe a entidade em atraso, o Brasil
avança e já confirma a vinda de países, até da América Central, como Honduras,
para um encontro necessário ao desenvolvimento desta pretensão
político-econômica de abrangência continental que poderá, talvez, engolir a própria
ALCA e suas distorções.
Dia 06... A pesar da imprensa,
o outro homem que fez a guerra do Iraque, Blair, está sendo re-eleito como
Primeiro Ministro da Inglaterra. Nisto, também, ingleses e americanos se
parecem, sabem o que querem. Pelo menos nestes países, homens como Sadan, com o
apoio da mídia mentirosa, não consegue induzir a opinião pública; isso é um
povo civilizado ao extremo.
Dia 07... Está lançado e confirmado o
caminho do maior progresso, pelos trilhos do Brasil; atendendo a visão de expansão
da infra-estrutura fundamental para maior escoamento da produção agrícola e
outras, faz o governo superar o loby que é fortíssimo e promover passos que são
importantíssimos ao bem de todos; em pouco tempo, a malha ferroviária cortará todo o país.
Dia 08... A cúpula política da
América Latina e dos países árabes já está no Brasil para o grande encontro
comercial em Brasília, o que acontecerá durante esta semana. O Presidente Lula diz
que todo mundo quer ter acordo comercial com os EUA, como uma namorada inaccessível;
então deve-se partir para outras opções também interessante, é o que estamos
fazendo.
Dia 09... Na Rússia, depois das
comemorações da Europa, pelos 60 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, uma grande festa,
com a presença de muitas autoridades mundiais, celebra o final feliz daquela
que foi a mais sangrenta das guerras e cujo preço foi mais pago pelo povo
russo, onde as piores batalhas aconteceram e o maior número de vítimas existiu.
Salve a paz mundial.
Dia 10....Escutei que dos países árabes
convidados para a Cúpula que começa hoje em Brasília, faltaram, principalmente,
os países mais comprometidos com os EUA. Quem diria que uma iniciativa
brasileira iria assustar a grande potência militar e econômica do mundo, a
ponto de buscar jeitos de boicotar? é outro passo que damos, rumo à autonomia
como nação futura.
Dia 11... Um repórter proeminente,
numa conversa, insistiu em afirmar que a imprensa é um Urubu que alimenta
Urubus mais vorazes; a audiência tem prazer em ouvir e se admirar com
informações catastróficas, é quando mais procuram os noticiários, e a imprensa
vive alimentando essa sede de sangue e para isto, até cria, provoca ou amplia
notícias neste sentido maléfico.
Dia 12... No Iraque, na Índia e no
Afeganistão, homens-bomba
explodem em todos os cantos ceifando vidas inocentes, em nome de uma causa
religiosa, onde, na ignorância que os motiva, eles, do bem, estão lidando com
hereges, infiéis e traidores, numa linha sucessiva de intolerância que
objetiva, somente, a vitória final daquilo que suas teimosias comprazem em ver.
Dia 13... Para reforçar a idéia que deputado
e senador é mais para criar transtornos e gastos, o Presidente Lula vetou mais
um aumento que o Congresso estava planejando para seus funcionários; isso
deixou as duas casas irritadíssimas, e com certeza, por aí, vem mais alguns
boicotes contra o governo federal, atrapalhando projetos futuros que precisam
deles e o voto deles.
Dia 14... Um importante jornal
americano considerou o encontro entre árabes e os presidentes latinos americanos.
Por um lado, disse que fazer liderança frente a países tão complicados na
diplomacia, como os árabes, é ir para um covil de cobras, mas por outro lado, a
presença de Lula,
dá tranqüilidade aos EUA, pela sua determinação moderada e tão diplomata nas crises.
Dia 15... Uma boa pergunta é saber
porque o homossexualismo,
uma opção sexual, está incluído entre as situações, como os negros e
deficientes, que não são opções individuais, declaradas preconceituosas, e
portanto, crime. Assim, as pessoas podem optar por serem drogadas, não
traficantes, ou prostitutos, ou jogatineiros, ou inestudante, ou nazista ou
coisa semelhante.
Dia 16... Há uma predisposição dos muçulmanos
com algumas críticas que foram feitas contra o Alcorão; o que será isso? O que
seria do cristianismo ou da Bíblia, se os cristãos resolvessem ter esta mesma
preocupação. O que isso significaria para a cristandade? Que dúvidas isso
levantaria para os adeptos fiéis? O que é verdade não precisa ter medo da
crítica e dúvida.
Dia 17... Que as elites políticas, não a econômica
(está ganhando mais que antes), estejam interessadas no prejuízo do atual
governo, é natural, entendemos perfeitamente, elas foram e estão sendo
enxotadas das tetas do poder; mas que gente pequena, já muito beneficiada e a
caminho de ganhar muito mais, esteja nesta carretilha, fica muito difícil
compreender.
Dia 18... Há comemorações sobre um
novo record,
como outros que já se somaram e fizeram o tema se tornar sem importância, no
número de empregos formais e informais, na economia nacional; e sobre um outro
Record na produção de petróleo, afirma-se que o Brasil já exporta mais do que
importa e isso levará à autonomia do país, no setor, até o ano que vem.
Dia 19... Um governo que não usa a
antiga prática do “Toma-Lá-Dá-Cá”, como o atual, inclusive dentro do
seu próprio Partido, o preço é altíssimo, é ter uma oposição dura e injusta
constante, o tempo todo, inclusive dentro dos partidos da base. O que fazer?
Passar o tempo todo buscando jeitos diplomáticos de se manter apoiado por tanta
gente que faz questão do contrário.
Dia 20... A pesar de todos os
contratempos, dentro e fora do Congresso Nacional, este foi o único governo que
enfrentou e votou, fazendo profundas mudanças na Constituição, nas reformas mas necessárias que todos evitavam
e arquivavam, mesmo com estes deputados e senadores arredis, mesmo sem as
barganhas vergonhosas, com todos interesses contrários.
Dia 21... Ou a Esquerda política do Brasil está
desmantelada ou nunca existiu esta Esquerda. Agora que é hora de estar todos
juntos contra a Direita que sempre dominou este país, dando apoio e fazendo as
mudanças necessárias, no governo que aí está, ela se divide ou se alinha à
Direita, para dificultar o que sempre pretendeu fazer. Alguma Direita é que
está apoiando.
Dia 22... Por que “não à CPI”,
há três motivos: A Polícia Federal e o Ministério Público de hoje, não são
aqueles de há quatro anos atrás, estão atuantes e sérios; o Congresso não pode
parar, que já estão atrasados, para se envolverem numa atuação policial que não
lhe pertence; a oposição, começando agora, irá até o ano que vem, fazendo o
caso ser político para eleições.
Dia 23... Em Rondônia, uns doze
deputados estavam cobrando propina do governador para não persegui-lo na
Assembléia Legislativa... é para isto que existe este monte de Deputados e
Senadores. Se não atendem o que querem eles elegem presidente de
Câmara, prejudica votação, cria dificuldades, amarra retrancas, para o
executivo não governar tranqüilo.
Dia 24... Nosso mascate está na Coréia e Japão, vendendo
a criatividade do Brasil; grandes negócios à vista. Enquanto isto os maus
brasileiros estão no Brasil procurando uma CPI para fazer um palanque para as
próximas eleições. O PTB, partido que sempre foi fisiologista, e que de novo,
está na base do governo, está sendo fritado por antigos aliados e companheiros.
Dia 25... A oposição nunca incomodou e
atrapalhou o governo, como em nossos dias, e há três motivos para isto: o atual
governo que foi forte oposição antes, não pode agir como agiram contra ele, no
passado; os meios de comunicação hoje pertencem a quem era poder antes; as
vantagens que amenizavam a oposição antes, não é prática do governo atual.
Dia 26... Grandes acordos o Brasil
está conseguindo na Coréia com o Presidente Lula e sua grande comitiva; grandes
conglomerados econômicos já se apresentaram interessados em investir em nosso
país. Hoje, quinta feira, os interesses se dobram em relação ao Japão, e com
certeza muitos outros grandes negócios vão acontecer em favor de nossa gente.
Dia 27... No Brasil inteiro, os católicos
prepararam tapete de pó de serra, com desenhos alusivos à religião e a
homenagens; isto demonstra um povo religioso, uma façanha imperiosa da
personalidade da nossa gente. Isso faz tudo ser mais fácil na convivência
geral. É, claro, razão para algumas dificuldades espirituais, mas isto é
conversa para um outro momento.
Dia 28... Na CPI do Banestado, o PSDB, na
presidência, divulgou informações não comprovadas, buscando prejudicar a
governabilidade do país, mesmo depois que foram esquecidas por falta de provas.
Isso é o que pretende, o PSDB, com o PFL, de novo, na CPI dos Correios. Esse
mal vai chegar ao ano que vem quando as disputas políticas estarão acirradas no
país.
Dia 29... Em São Paulo, aconteceu a parada Gay.
Estão querendo que seja a maior do mundo. Querem ter este título no Guiness
Book. Lastimável... sem comentários. O Brasil é isso; o Brasil merece isto.
Dia 30... Ante da viagem à Ásia, a imprensa
estava preocupada em nos informar sobre os que não foram, por causa da CPI dos
Correios. Agora, que já voltou, ela está preocupada em nos falar sobre o que o
governo vai fazer sobre a CPI dos Correios. Estamos sem saber dos excelentes
resultados desta viagem dele à Coréia e ao Japão. Pra que precisamos desta
Mída?
Dia 31... Sem desesperos, e sem
interesses políticos, a tão inimiga Globo do passado, noticiou que vários motivos vão
puxar para baixo o PIB do Brasil, neste ano, mas, em compensação, não é motivo
para desespero, pois não é razão para desemprego nem inflação, citando dados
records, neste sentido, que produzem justiça social e maior distribuição de
renda para todos.
![]()
![]()
Abril 2005
Jan/Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2006
Dia 01... O Papa está levando muitos católicos
à oração; depois de um recorde de tempo à frente da Igreja Católica, o destemido
e guerreiro está muito adoentado; não concordamos com os significados que lhes
são atribuídos no cristianismo, por sua agremiação religiosa, mas o respeitamos
pela garra e determinação naquilo que acredita, prega e vive, como exemplo.
Dia 02... Morreu o Papa. Um
grande estadista leva consigo uma grande obra social feita em seus muitos anos
de reinado frente à Igreja Católica Romana; e ao mesmo tempo, deixa um grande
exemplo de dedicação ao que acreditava, tanto no aspecto religioso quando no
aspecto social, humanitário, político e até intelectual. Morreu o Papa João
Paulo II, um grande homem.
Dia 03... MP 232. Quando em tempos
passados, aumento de impostos era questão de polícia, sabíamos que não
voltaria como benefício à sociedade; não sei porque esta discussão toda sobre
este aumento para Prestadores de Serviços; estes impostos já estão voltando
como benefícios, além do mais, está na hora destes incomodados pagarem de
verdade o que é devido.
Dia 04... A morte do Papa está
fazendo a comitiva brasileira ser formada, num mesmo avião, pelos presidentes
Lula, Sarney e Fernando Henrique; será que é extremamente difícil, ou é tão
prejudicial à democracia, que todo mundo se unisse em torno de um programa
único de desenvolvimento para o país; tanta gente ruim já tem se unido a ele;
acho que não seria prejuízo.
Dia 05... Há um plano para elevar o
número de Estados
na federação brasileira. Acho isso muito conveniente para o país. Todo mundo
sai ganhando com isto, inclusive os Estados que perderão territórios. Um Estado
menor, além de ser mais fácil recolher recursos, evita que estes sejam
dilacerados, sem controles, para atender uma imensidão de gente carente e
reclamadora.
Dia 06... Severino Cavalcante, nordestino é o
melhor folclore que temos na evidência nacional; ele é o retrato da Câmara Federal,
por isto e por ela, foi eleito; a Câmara, por sua vez, é o retrato do povo
brasileiro, por isso e por ela, foi eleita. É nesse país, e nesta Câmara, que o
governo moderno e progressista tem que conviver, atrasando os passos do nosso
progresso.
Dia 07... Lula, o nosso mercador ambulante, o
nosso mascate principal, vai voltar ao mundo, nesta oportunidade, indo à África
oferecer as vendas do nosso país, e principalmente, produzir cultura entre
aqueles que são os pais de nosso país e que por todos estes anos passados,
foram esquecidos e relegados à
miséria e ao desprezo internacional da globalização.
Dia 08... O Império Romano está revitalizado com
a morte do Papa. Roma é a capital do mundo, onde todos os líderes poderosos de
todos os países ricos e poderosos do mundo, estão presentes. O mundo todo está
sendo dirigido de lá e o polonês é o grande responsável por isto em suas
caminhadas pela paz e pela influência do cristianismo no mundo.
Dia 09… Na comemoração dos 125 anos
da vinda dos libaneses para o Brasil, ao contrário do que vivem em sua terra
natal, os libaneses,
lembrados pelo presidente Lula, são participantes de uma cultura, a brasileira,
de muita tolerância também religiosa fazendo com o que o país Brasil, continue
sendo a terra da paz, do respeito, do direito defendido que todos têm para
viver.
Dia 10... Um exemplo extraordinário.
O Príncipe
Charles e sua amante, depois de trinta e cinco anos, depois de
suportarem a força popular da pessoa e da lembrança da princesa Diana, se
casaram, finalmente. Ela pode não ter todos os predicados carismáticos daquela,
mas é a mulher que apareceu na vida dele, para fazê-lo feliz, e tem conseguido
com muita sabedoria.
Dia 11... O Presidente Lula
está na África e já está, não só vendendo produtos brasileiros, não só
oferecendo meios de diminuir nossa dívida com aqueles países, mas buscando
apoio para o Brasil passar a ser do Conselho de Segurança; depois iremos
trabalhar para fazer parte daqueles que têm direito a veto; mas isto é outra
história, para um outro momento. Aguardemos.
Dia 12... UTIs lotadas, inclusive com gente
sem condições de melhoras, muita gente na fila, nenhuma condição de aumentar as
vagas; o governo propõe selecionar melhor os que ingressarão otimizando o
serviço. A oposição chama de nazismo. É como a pena de morte, muitos são contra
para bandidos, querendo que continue a pena de morte para os que caem nas mãos
deles.
Dia 13... Nepotismo é atitude que merece
reflexão. Qual a diferença empregar amigos, correligionários ou parentes, tendo
ou não capacidades para exercer a função? É a mesma coisa. O Concurso Público é
a grande diferença, isso abre oportunidades iguais para todos, parentes ou não,
só não garante a necessária confiança que alguns cargos exigem do seu titular.
Dia 14… O Fome Zero é o maior e melhor
programa de combate à miséria que este país e o mundo já viu e já teve. O
número de alcançados com a comida é muitíssimo grande, mas o número das
famílias já beneficiadas com as políticas públicas implantadas é ainda
muitíssimo maior. Neste ritmo, dentro de vinte anos o Brasil não terá mais
miseráveis no seu povo.
Dia 15... Escravidão no Passado. O Presidente
Lula, com seu grande espírito de estadista mundial, assume e pede perdão ao
Senegal, por nossa história manchada pela escravidão imposta àquele povo e a
outros tantos africanos; junto com o pedido de desculpas, desde outras viagens,
o Brasil tem manifestado interesse em ajudar aqueles irmãos em seu progresso
social.
Dia 16... Os Governadores de oposição
ao Governo Federal, principalmente os do PSDB, estão elegendo a incompetência como
bandeira de oposição contra a re-eleição do Presidente Lula. Vou repetir,
porque fica difícil entender o conteúdo desta notícia, diante do presente e do
passado que estes protagonistas estiveram no poder: o PSDB elegeu a
incompetência...
Dia 17… O governo do Equador
tem sofrido não com o corporativismo do judiciário do seu país, mas com a
confusão que se faz em nome da democracia, de que este poder não pode ser
tocada externamente, o que tem facilitado em todos os cantos do mundo que assim
agem, a corrupção legalizada e impune, onde todos os escalões se integram ao
mesmo crime fatal.
Dia 18… O Presidente Lula está sendo
homenageado pelo sindicato que, há trinta anos, em São Paulo, ele foi eleito
presidente. A experiência adquirida naquela liderança, tem sido o fundamental
para o relacionamento dele com seus aliados, com a oposição e com as conquistas
que têm conseguido para o Brasil e seu governo, dentro e fora do país, no mundo
inteiro.
Dia 19... Vou contar uma coisa que
acredito não vai ser compreendido por ninguém, nem mesmo pelos protagonistas da
coisa: o PFL,
em seu programa político, defendeu César Maia dos desmandos e incompetência na
prefeitura do Rio de Janeiro, argumentou os motivos que quis e ainda chamou o governo federal de inapto a presidir
o país... acreditaram nisto?
Dia 20... Nova pesquisa aponta a
queda da popularidade
pessoal do Presidente Lula, de 64% para 60% e uma certa estabilidade em relação
ao seu governo. Ainda é folgada a sua re-eleição, se fosse agora, mas demonstra
a resistência daqueles que não gostam de um lutador dos direitos do
trabalhador; querem a elite no governo e no poder, como sempre.
Dia 21... Num programa “Fora do Ar”,
o Cajurú afirmou em tom de irritação, que a imprensa adora falar mal de todo
mundo, mas detesta e persegue quem resolve falar mal dela. É isso mesmo, ela
detém um grande poder nas mãos e usa aos seus gostos dúbios e bandidos...
realiza-se em criar ou forçar a desinformação ativa ou passiva, para chegar aos
seus fins drucos.
Dia 22... Ontem foi dia de Tiradentes;
acredito que faz bem para o Brasil e para o povo, principalmente à cultura, o
culto cívico aos heróis nacionais, mesmo considerando suas limitações pessoais
e circunstanciais; um povo sem memória e sem exaltação ao seu passado é um povo
sem unidade e sem objetivos claros para
manter sua gente fértil e com visão de futuro.
Dia 23... Assisti e ouvi,
integralmente, o discurso do presidente Lula na festa de 30 anos de sua posse como
presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo; história,
incentivo, lição de vida, otimismo, credulidade em Deus, mostra do caminho das
pedras e outras virtudes sociais foram bem lembradas na palavra deste
Estadista-Trabalhador.
Dia 24... Na sua marcha como líder da
América Latina, o Brasil concede asilo político ao presidente do Equador afirmando
que não estamos tomando posição na crise que se estabeleceu naquele país
vizinho, mas assumindo seu papel de amigo e facilitador da paz, conforme
tratados internacionais sobre o assunto, podendo extraditar aquele político se
for criminoso.
Dia 25... A notícia: “Condoleezza
vem ao Brasil se encontrar com Lula”, o Presidente está colocando a gente na
rota dos interesses dos EUA; recentemente ela elogiou o programa nuclear
brasileiro, depois dos elogios que temos recebido pelas decisões econômicas que
o governo tem tomado; o mundo já nos vê; o mundo já nos respeita e já nos quer
perto deles.
Dia 26... O FMI afirma que dentro de pouquíssimo
tempo, no máximo 10 anos, o Brasil será um grande peso pesado na economia mundial,
se manter a sua atual política econômica; deixando de ser o país do futuro, mas
do presente. Afirma isto, depois que o governo rompeu aquela eterna dependência
que sempre foi alimentada no passado, nos governos anteriores.
Dia 27… O marketing do Brasil no
exterior está coisa séria. A marca Brasil, dos produtos nacionais está cada vez
mais divulgado nos EUA e na Europa, bem como na Ásia e África. Nesta nossa
arrancada, temos uma modelo inglesa famosa levando este nosso empenho nos
rincões respeitados que freqüenta e atua. “Ninguém segura este país” de
verdade.
Dia 28... “Rice elogia
"crescente papel global" do Brasil”, esta é uma das manchetes na
imprensa. Estamos indo mais longe do que podemos imaginar. A Secretária de
Estado dos EUA
está vendo o que nós mesmos temos dificuldades de perceber e pior ainda, muitos
setores incomodados com o avanço que vivemos e o futuro que nos aguarda, mesmo
dentro do nosso país.
Dia 29... Primeira coletiva
de temas livres, dada pelo Presidente Lula. Foi surpreendente, a mente política
do estadista funcionou muito bem diante dos questionamentos da imprensa em
relação a tudo, desde temas simples até os mais controvertidos, inclusive vendo
como normal, a presidência dúbia do Severino e as acusações contra alguns
Ministros.
Dia 30... O IBAMA está dando carta
branca para a transposição
do Rio São Francisco para muitas regiões do nordeste. Foi preciso um nordestino
ser Presidente para este antigo sonho e promessa se cumprir. Sem prejudicar sua
vazão, o Velho Chico vai atender as necessidades de muitas famílias
distribuídas pelos muitos sertões desta terra sofrida e amargurada.
![]()
![]()
Março 2005
Jan/Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2006
Dia 01... Ainda como fruto do tsunami
na Câmara
de Deputados, a confusão dos salários dos parlamentares: totalmente justo que
ganhem o que aspiram e a Constituição determina; se desse jeito fosse, teríamos
um parlamento mais sério, mais tranqüilo, e menos “toma-lá-dá-cá”. Elegemos
estes homens para grandes responsabilidades e para merecidos ganhos.
Dia 02... O Discurso do Presidente,
sobre o mandar calar de corrupção nas privatizações gera, na imprensa e nos
parlamentares, um espírito de hipocrisia tão grande, que dá nojo. Todo mundo
sabe que teve, todo mundo noticiou que teve, mas para fazer sensacionalismo e
ver no que vai dar, faz-se de vítima e de não sabedores. Gente hipócrita.
Dia 03... Foi aprovada na Câmara dos
Deputados, o que já havia acontecido no Senado Federal, a lei que, entre outras
coisas, dirige as pesquisas sobre células-tronco; tanta celeuma por nada; parece que
nunca mais vão legislar sobre o assunto. Temos que dar uma chance à ciência e a
todos que precisam destes avanços para que vivam com mais dignidade.
Dia 04... O sindicalismo ensinou ao
nosso Presidente
da República que não adianta choramingar, o que se deve fazer, é juntar forças,
aperfeiçoar o que se tem a oferecer à outra parte, e depois ir, de cabeça
erguida, à mesa de negociação; correto, é o que está acontecendo na América do
Sul, na ALCA, no Comércio Mundial; este é o caminho, o Brasil é outro.
Dia 05... Será que ser Presidente
da República é viver, cada dia, tensões, pressões e provocações? Amanhecer, e
logo buscar saber qual o escândalo novo que a imprensa vai alardoar pra vender
seu peixe cotidiano? Ter que agüentar tudo isto, torcendo que acabe logo o
mandato para viver feito gente? Políticos dizem:: povo não gosta do sério, povo
gosta é de futrica.
Dia 06... O Partido Progressista, aquele do
Severino Cavalcante, chantageava o governo, por estar na base aliada, chantagea
agora por ter o presidente da Câmara, que mais chantagens não fará, para
frente. Será que estamos num processo correto, em nossa democracia, quando um
Presidente da República se torna refém destes pequenos e dos grandes partidos?
Dia 07... Lula sempre surpreende, amigos e
admiradores bebem o que ele diz, principalmente porque acreditam piamente no
que está no coração dele; os adversários não perdem nada, até mesmo para buscar
motivo para seus discursos e ações, principalmente porque acreditam no coração
dele; vivem a lugar contra pessoas que tem coração verdadeiro e sério.
Dia 08... Ainda sobre Lula,
seus discursos, aquele que pronunciou ontem, no “Café com o Presidente”,
referente ao dia da mulher. É tudo aquilo que ele disse, e até muito mais.
Quanto mais as mulheres se mobilizarem para defender direitos, mais fácil fica
governar um Brasil grande como o nosso. Elas são fantásticas, só elas,
realmente, cuidam da família.
Dia 09... O governo Lula, não tão
surpreendentemente, já que o partido, em suas críticas, se preparou para
governar exemplarmente, não só tem atendido todas, absolutamente todas as áreas
de uma ação ampla, totalmente abrangente, mas tem agido eficazmente através de
gente, mesmo política, capaz e bem comprometida com as metas estabelecidas a
cada um.
Dia 10... Aconteceu, o Islamismo
se manifestou, uma liderança sem muita expressão, mas alguém levantou a voz; o
líder maior na Espanha, declarou que o terrorismo em nome do Islã, prejudica
mais a religião deles, do que qualquer outro objetivo que se pretenda provocar
sofrimento; concluiu, excluindo Bin Laden e todos os terroristas que o mundo já
produziu.
Dia 11... É impressionante como o
Presidente Lula sabe conviver com a imaturidade tendenciosa que a imprensa
brasileira tem; o que não é pra menos, já que anos e anos sofrendo rebatidas
piores sem ter o direito de se defender; outra coisa, é que, parece, diante da
incredulidade que todos demonstram a ela, cada tapa que dá, ela produz mais
popularidade.
Dia 12... No seu discurso no Fórum
Mundial Social, Frei
Beto, como usando palavras do Presidente Lula, lembrou que a articulação
política no Congresso e a mobilização social, são as duas pernas que sustentam
um governo popular; sozinho, um Presidente não pode fazer progresso social, é
preciso que o povo mantenha-se articulado, isso dá força ao Presidente.
Dia 13... Há um desrespeito brutal contra
autoridades; esta façanha malévola começa em casa, na família, relacionamento marido
e mulher, pais e filhos; vai para o dia a dia, emprego, escola; segue nos mais
variados crimes cotidianos no trânsito, no comércio e na Justiça; culmina em
relação aos políticos, Prefeitos, Governadores e Presidentes; a Bíblia ensina o
contrário.
Dia 14... Ouvi, neste fim de semana,
uma reportagem-entrevista com o Deputado Delfim Neto; o grande dragão dos tempos da
Ditadura; muito interessante. Como tudo no mundo, aquele homem tinha bons
motivos pessoais, no que acreditava ser o melhor para país, quanto à economia.
Defendia a Ditadura e suas iniciativas como o grande instrumento de progresso
nacional.
Dia 15... A mídia é impressionante. É
totalmente natural tratar da barganha e pressões que os partidos fazem ao
governo para se manter em sua base. É engraçado ver o PP fazer isto, o PMDB
fazer isto, os outros fazerem isto. É natural ver partidos saírem da base por
não estarem sendo atendidos nisto. O PT acabou com a compra do voto deles,
ainda há os cargos.
Dia 16... O Municipalismo é uma resposta ideal
para as carências que um país, como o Brasil, precisa. Não pode ser algo imediato,
a corrupção e a irresponsabilidade impedem isto. As leis, os Conselhos e os
programas que atendam esta migração para o municipalismo, devem ser mais
eficazes para que os recursos futuros sejam gastos com responsabilidade.
Dia 17... A Revista Veja, usando um
de seus mandados, nesta semana, expressou: “Enjoei de Lula. Esta é a última
coluna em que ele irá aparecer. Achincalhá-lo foi uma farra por dois anos e
meio. Agora a farra acabou”. É claro que
isto não vai acontecer, seria muito bom para acontecer. Mas isto revela muita
coisa sobre esta porcaria de imprensa que temos.
Dia 18... A questão do salários
e benefícios que os parlamentares têm, tem duas maneiras de ser encaradas. Uma
é quanto à responsabilidade que a função exige, o que até evita muito da
corrupção tão comum no passado; a outra é quanto à condição que o país tem para
pagar o que realmente merecem. São antagônicas, mas o bom senso tem que ser
considerado nisto.
Dia 19... Muitos elogios e exemplos
estão sendo tomados da experiência social do governo brasileiro. A ONU, seu
organismo voltado para a alimentação e nutrição nos vários países tem feito
isto e tem vindo ao Brasil para levar todas as iniciativas para que outros
países sigam visando alcançaras metas para o bem da humanidade até os próximos
anos. Parabéns a todos nós.
Dia 20... Um outro nome completamente
integrado com seus princípios, e por isso, com o governo Lula e suas metas
sociais, é a Ministra
Dilma, do Ministério de Energia; uma mulher, um monstro. Uma grande
visão e um dedicação extrema naquilo que lhe foi proposto fazer. Como muitos,
não defende apenas um governo, mas, principalmente, participa integral de uma
causa.
Dia 21... O Partido do Presidente comemora
jubileu de prata, 25 anos; uma história de perseguições, lutas, convicções, e,
o mais interessante, manutenção de uma posição contrária às trocas, ao
toma-lá-dá-cá; ofereceu oposição dura, mas, muitas vezes, apoio e melhoramentos
em nome do Brasil, mas para isto, nunca cobrou cargos em qualquer dos escalões.
Dia 22... Na Venezuela, tornou-se
crime, detratar
autoridades, inclusive o Presidente do país; li esta notícia, como um deboche
que a imprensa brasileira estava a fazer; isso é anti-democrático para esta
mídia doente. Será que é democrático ou não? Ou seja, ter liberdade ilimitada
para detratar qualquer pessoa, é democracia? Ou é democracia, só a imprensa
fazer isto?
Dia 23... A pressão, ilustrada
intensivamente na palavra do Presidente da Câmara, por um Ministério para seu partido,
leva o governo a demonstrar, explicitamente, que não pode e nem deve governar
sob pressão; mostra governo forte, sem medo de que a chantagem se cumpra, e
aquele partido vá para a oposição... mais tarde volta-se a tratar deste assunto
necessário.
Dia 24... É imprensa livre, é democracia, uma
revista receber a concessão federal para escolher um chamado jornalista, e esse
tal, pelos mais variados motivos, mesmo os mais corretos possíveis, se fosse o
caso, afirmar condutas supostamente negligentes, irresponsáveis, criminosas de
pessoas, de empresas e órgãos públicos? Não, isso não é democracia nenhuma.
Dia 25… O Cacique do Mundo, os Estados Unidos,
opina em tudo, sobre qualquer país, o que termina gerando muitas insatisfações
generalizadas contra si; mas ele não fizer isto, quem irá fazer? Quem irá dizer
à Coréia do Norte, ao Irã, aos árabes e a outros povos que se fazem
ameaçadores, o que estão fazendo, alertando o mundo todo contra tal situação?
Dia 26... Muito interessante este
debate sobre a eutanásia.
Na verdade, cada caso é um caso diferente. Acertando ou errando, os Estados
Unidos está certo, ao deixar que cada situação seja analisada pelos tribunais.
Há, deste jeito, muita esperança de justiça ser feita em grande número de
casos. O que não está certo é fechar questão de um lado ou outro da questão.
Dia 27... Pelo andar da carruagem,
dentro de pouco tempo será crime se levantar contra adultério, prostituição,
corrupção e outras coisas baixas e imorais que hoje ainda se, aparentemente,
rejeita; o argumento a favor da homossexualidade é que todos devem ser respeitados
na opção que faz.. esse direito adquirido por estes, em pouco tempo será
daqueles também.
Dia 28... É claro que não é
definitivo, o que não é para país nenhum, no mundo, mas o Brasil rompeu com as
amarras do FMI;
podemos, a partir de então, manter muitas destas amarras, não pela dependência
histórica, mas pela decisão governamental de se chegar a resultados que
interessem ao povo brasileiro. Fora FMI, uma luta antiga, acaba de acontecer,
pela civilidade.
Dia 29... Num programa de televisão,
num reality show, uma causa foi defendida e os homossexuais se uniram a votar, de todas
as formas, em toda quantidade possível, para impor sua situação contrária à
natureza. Em nome de humildade e preconceitos, um componente ganhou o prêmio,
com o apresentador afirmando que a grande virtude foi sua opção sexual.
Dia 30... A imprensa vive tanto em busca de
notícia, haja o que houver, custe o que custar, que está sempre cantando
“pé-de-guerra” em tudo e com todos; tem que sair provocando os envolvidos ou a
atenção de seus leitores; com isto faz um simples ser grave, um pacífico ser
tormento, um nada parecer tudo; isto é horrível para que quer se informar ou
para quem é notícia.
Dia 31... Fico admirado com a
preocupação da imprensa
em registrar que, às escondidas, o Príncipe Charles, da Inglaterra, declarou
odiar a imprensa, como se fosse um caso extra, o único; eu fico imaginando, se
ela pensa que alguém a quer bem. Ela é má, perversa, amedronta e entorse; como
é que alguém gostaria dela, fora os que dela vivem e nela se realizam assim?
![]()
![]()
Jan/Fev 2005 Jan/Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2006
01.
Equivalendo
a comentários atualizados, como se fossem feitos em cada dia destes dois meses,
segue uma lavra opinativa fazendo transparecer posicionamentos quanto a tatos
nacionais e mundiais, que surgem na vida de todos nós. Referente aos dois
meses, seguem sessenta comentários perfeitamente ressonantes com nossa
atualidade brasileira e universal.
02.
Passamos
pelas dores de 2003 e pelos desenvolvimentos de 2004; o Brasil está às portas de um
progresso excepcional que o passado se orgulha em produzir os políticos que
lideram este país que tem todo futuro a viver e a desfrutar. Estamos, como em
outras áreas, no mundo, vivenciando um momento, presente, inigualável a qualquer
expectativa previsível.
03.
Bin Ladem, nome que tem tido mais valor que a
realidade de seus objetivos e significado. A imprensa inventou o inchaço que
este nome avolumou, ela tapetou a autoridade que ele nunca teve. A grande
terrorista do mundo que está em dívida com ele, por usá-lo, martirizá-lo, e o
que é pior, por fazer terror, somente, para ter e vender notícia, fazer seu
clima “midial”.
04.
Pode
até ser que o PT
esteja fazendo o que sempre criticou, o que é pouco provável. Antes o fim real,
do que faziam, difere do fim concreto que se persegue. Isto faz grande
diferença. Mas, mesmo assim, aquele passado, daquele jeito que era, faz o PT de
hoje, no governo, ser respeitado, ouvido, imitado por onde está, por onde passa
e por onde estará, com o Brasil.
05.
Aquecimento global é um fenômeno perfeitamente
natural; aconteceu nos milênios passados, reverteu todo tipo de adaptação do
globo terrestre e seu clima, provocou mudanças no que se pode chamar de
evolução humana; estamos no meio de uma glaciação reversa, mesmo que sejamos
responsáveis pela pressa neste fenômeno natural providenciador.
06.
Antes
de entendermos a imprensa nacional e todos os seus comportamentos amuados, num
todo, temos que saber quem são seus detentores; e se quisermos entender um
pouco mais, precisamos quem concedeu concessão a eles; e se quisermos saber
mais ainda, basta entendermos as circunstâncias e compromissos em que tudo isto foi forjado.
07.
Fala-se
tanto da clonagem;
conta-se tanta fantasia; fico perguntando: porque frear tanto o que é inevitável?
Mais cedo ou mais tarde, neste ou naquele canto do mundo, isso vai ou já está
acontecendo. Impedir não é o caminho certo, o que se deve fazer é, no máximo,
determinar caminhos éticos a serem seguidos, e vê até quando serão validos.
08.
A
ONU,
mais do que se possa imaginar, mais do que se possa querer insuflar, mostrou-se
muito viva, exageradamente viva, dentro dos limites de sua auto-regulamentação,
logo que foi desrespeitada pelos Estados Unidos quanto à invasão do Iraque; ela
está cada vez mais viva, do que nunca teve, logo que tudo isto se evidenciou,
como se vislumbra em nossos dias.
09.
“Mulher
com mulher dá Jacaré”, o que já é um fim de mundo, em todos os sentidos que se
convenha; moral, ético, biológico, psicológico, religioso, social.
psiquiátrico, econômico, comercial, educacional, mental, existencial, e tudo
mais; agora, veja que há algo que vai além... “homem com homem dá lobisomem”;
isso vai além de qualquer imaginação da dolorosidade.
10.
O
mundo está muito melhor depois das extravagâncias dos movimentos; feminismo, liberalismo
sexual, hipie, socialismo, democracia, capitalismo e outros muitos que já foram
ou que estão chegando. Sofreram nossos ouvidos e tabus, mas nos trouxe uma
maneira mais saudável de ver e viver as coisas; não quer dizer que sou favorável
a qualquer deles.
11.
O
Antigo Testamento e o Alcorão entendem Jeová e Alá mandando matar hereges, destruir todos
sem dó em nome da obediência e da intolerância. Os tempos passaram, é
interessante perceber que somente o islamismo, de alguma forma, faz este
entendimento se manter vivo, demonstrando uma divindade intransigente e
mesquinha, o que Alá não é.
12.
Olhando
os noticiários e o dia a dia, também da mídia, concluindo que ser evangélico
é o que se transborda na vida e exemplo de igrejas-negócio, de artistas-exibidos,
chego a conclusão que não sou evangélico, não creio na mesma coisa, não prego a
mesma coisa que eles; como outros momentos da Igreja Cristã, temos que
encontrar outro rótulo e nos por.
13.
Homossexualismo, esta facínora detenção da
imoralidade, não é bíblico, é, totalmente, condenado pela Bíblia. Não se trata
de preconceito, mas quando a ela rejeita, alguma coisa errada isto trás para
todos em geral; todos tem direito a tudo e a muita coisa, mas tem o “direito”
de pagar pelos direitos que tem. Se eu escolher estudar, eu tenho um preço a
pagar.
14.
Quem
acabou, o socialismo
ou o capitalismo, ou mesmo todas as variantes que cada um produziu? Cada um
teve fim de um jeito, embalado pelas circunstâncias que o compunha ou aquelas
que gerou. Hoje não os temos, como no passado. Hoje temo uma sociedade
totalmente influenciada e adaptada aos dois. Os dois se amalgamaram em
benefício de todos.
15.
Cuba, o que se pensar a respeito? Como
dar conta daquela experiência? Ninguém apóia, ninguém condena. Os Estados
Unidos, com todo seu potencial, consegue, também, produzir aquela situação.
Fidel Castro é o que gostaríamos de ser e fazer e ao mesmo tempo, é o que não
gostaríamos de viver e conservar.Cuba é um fenômeno do nosso tempo, uma
relíquia.
16.
Volta
à África,
este é o grande projeto do atual governo brasileiro; resgatar uma dívida
econômica e social que temos com aquele continente e que esteve se acumulando
nos séculos que já se passaram. Aí não é uma questão de ganhar com isto, é o de
dividir o que se tem ganho, e que aquele continente muito contribuiu, com sua
gente, para que fôssemos o que somos.
17.
Nos
países subdesenvolvidos,
os fracos tendem a torcer e se posicionar ao lado dos fracos, é a síndrome da
auto-piedade, é como se fazendo isto está buscando garantia que, por ser fraco,
ganhará apoios e adesões. Isso é mau, isso produz mais fracos e dependentes,
isso produz gente mais ainda, auto-piedosa, isso produz gente nociva e não
forte guerreiros.
18.
Quando
Sílvio Santos
cantava, em seus programas dominicais, “o Figueiredo, é coisa nossa”, ele se
mostrava sintonizado, e as concessões que obteve, com aquilo, provou isto; hoje
ele está fora de sintonia, e suas amostras de ser o último dos fiéis àquele
momento fatídico da história do Brasil, está demonstrando isto na voz de Hening,
Nilmane e outros otomanos.
19.
O
governo atual, Lula, está me mostrando que Deputados são inaptos para fazer leis; são caros
demais para fazer isto, que não sabem fazer. Valeriam o salário deles, se, no
máximo, estivessem lá, representando a opinião do povo, para aprovar, adaptar
ou melhorar, nunca rejeitar, Leis que o Executivo fizesse, atendendo
necessidades dos governados por eles.
20.
Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, um Brasil belo
e fantasioso; um Estado poderoso dentro de outro. Terra fértil para bandidagem,
corrupção e malandragem. Exército, ação política, ante governo federal, faz
daquela terra um anto de gente conivente com os absurdos de ver a política
pedindo licença aos donos dos morros, para ir em favor dos que lá moram.
21.
Neste
momento, eu não conseguiria ser, por exemplo, um Senador da República. Eu
vomitaria toda vez que o PSDB e o PFL fosse à frente discursar oposicionando,
sistematicamente, contra o governo, contra o PT; um Artur Virgílio, um Agripino
Alves, e um tipo que, vaziamente, os segue, não me levaria a outro
comportamento afobante, do que o do enjôo.
22.
A
ALCA
trás várias considerações positivas e negativas; uma delas é que é inevitável,
qualquer que seja a resistência; outra é que, ela não é nossa inimiga, pode ser
até que seja a grande porta que temos para o mundo do comercio; nosso inimigo é
algumas maneiras que se nos apresentam para que nos submetamos a ela; devemos
estar atentos é sobre isto.
23.
O
que seria os Estados
Unidos com todos os seus jeitos e trejeitos de potência arrogante no
contexto mundial? É o grande cacique mau ultra necessário e preventivo; é ele
que, com suas guerras reais e virtuais, faz com que ainda tenhamos muita paz e
muito sossego neste mundo; o temor que ele gera, faz os povos se acomodarem ao
diálogo e à convivência pacífica.
24.
Aguardo
ansioso a Reforma
Partidária; vamos começar a votar, não em “boas intenções” dos políticos, mas
nas idéias que eles defendem quando assumem este ou aquele partido. Não teremos
que ficar torcendo pela honestidade deste ou daquele político, agora vamos
saber que ele assumiu posturas e nós votaremos contra ou a favor a tais
posturas.
25.
Democracia
requer limites para toda liberdade. Meus direitos terminam onde começam os de
outrem. Estes limites devem ser preservados pela própria democracia. Isto serve
para a liberdade
religiosa, a de imprensa, a política, a da livre iniciativa, e outras mais que
têm a cara do “povo pelo povo”. Estes limites devem ser democráticos, mas
coerente com o bem social.
26.
Casamento
é um termo, uma cerimônia, uma situação totalmente heterossexual. Quando é
utilizado pelo mundo homossexual, torna-se uma “cusparada” no que há de
bom senso, ético e moral; é como dizer que um homem e uma mulher estão vivendo
uma união GLS, ou cristãos estão em uma parada colorida; uma ofensa aos gays e
lésbicas de plantão.
27.
Quem
me conhece, não acredita no que vou dizer: a Globo, seu poderio material e
imaterial, suas artimanhas e falcatruas, usando os artifícios que sempre fez,
hoje, no país Lula que vivemos, dentre as demais emissoras filhas da ditadura,
é a inimiga menos inimiga que este país já conheceu, enquanto as outras, a
mídia em geral, se afogam em seus dossiês de oposição.
28.
Há
coisas que são totalmente negociáveis, e estas devem ser trabalhadas até a
exaustão, até o último recurso; mas há coisas que são inegociáveis, aquela
situação de Sadan
Hussem; eu, sendo Presidente dos Estados Unidos, invadiria o Iraque;
eu colocaria meus exércitos lá e tiraria, de um jeito ou outro, aquele homem do
poder; era um mau ao país e ao mundo.
29.
Imprensa; será que concessão constitucional
implica em dar liberdade, ilimitada, para o julgamento, posicionamentos e opiniões?
Principalmente quando estas coisas favoreçam ideais e interesses dos seus
detentores? Isso é a imprensa no Brasil, e no resto do mundo, mas isso não é
concessão. Isso não é nada constitucional, muito menos democracia.
30.
Waldir Pires, integridade em pessoa. Esse nome eu
conheço, muito bem, desde que fui Pastor em Iguaí, na Bahia, quando vi pessoas
fazerem caravana a ele, Governador do Estado, para pedir perseguição a
funcionários de confiança do governo anterior; voltaram decepcionados, ele
disse que não agiria daquele jeito, como faria e fazem, seus adversários
políticos.
31.
George W. Bush. Não sei porque tanto espanto com
este homem. Ele é americano como qualquer outro americano e nada diferente de
qualquer brasileiro se o Brasil fosse os Estados Unidos de hoje. Nós
brasileiros, como o governo de hoje e de sempre, em nada faríamos ou seríamos
diferentes, deste Genoino americano, capitalista e colonialista poderoso.
32.
Ciro Gomes, eis um grande homem, grande
político, grande caráter. Entrevistas, palestras, conferências, explicações que
têm dado, mesmo nos projetos de sua lavra, como Ministro da República,
demonstra o que é vestir a camisa, o que é acreditar, o que é tomar a frente,
em nome de uma fidelidade responsável e coerente a um Presidente que lhe foi
opositor.
33.
Fome Zero. Para os muitos alcançados e para o
mundo inteiro, a ponto de copiar, é um programa real, uma solução modelar para
agir diretamente na desigualdade social gritante; somente os que
preferencialmente se cegam, não conseguem ver os avanços, as perspectivas que
se tornam imprescindíveis, e o efeito psicológico benéfico que eleva a alma de
todos.
34.
Estamos
num tempo, realmente diferente; já está muito claro na mente de grande gama da
população, entender que a rivalidade com a Argentina não é mais engraçada, não é mais
interessante para nosso futuro; o bem dela, é o nosso bem, a vitória dela nos
dá muitos dividendos; nossa união é mais produtiva do que o mantermos o
afastamento.
35.
Durante
estes últimos anos, fica uma pergunta? A TV Aljazira, do Catar, faz imprensa
ou faz apologia? É jornalismo, o ser porta-voz de toda qualidade de terrorismo?
Se é ou não é, o interessante é que a mídia mundial aceita plenamente sua
atuação como sendo normal, até invejoso; esta emissora consegue ser até um
próprio terror, mesmo quando inventa notícia.
36.
Homossexualismo, por mais que seja um direito de
quem quer nele se envolver, quem queira nele se mostrar publicamente, não pode
ser atendido ou entendido, como se cuida da questão do deficiente físico, do
negro, do índio e de tantas outras minorias perseguidas e discriminada como
resultado de uma incivilização saturada pela falta de bom senso.
37.
É
muito claro que hoje há muita gente torcendo para o governo de Lula não dar certo; eu
também já fiz isto em relação a outros governos; não estava contra o Brasil,
estava contra gente reconhecidamente bandida que se mantinha no poder, dando
força aos governos, mesmo os honestos, que passaram pelo Planalto. Hoje, este
motivo, reconhecidamente, já passou.
38.
A
Bahia
é uma graça, a melhor terra do mundo. Um paraíso diferente, uma gente colorida
e bonita pelo que é. Eu gostaria de ser um baiano de todo o Estado, alguém
cidadão em todos os cantos, um soteropolitano. O idioma, o jeitão, a comida, a
ginga, a dança, o folguedo, o negro, o moreno, o encanto que só esta terra e
esta gente tem. Toda felicidade de viver.
39.
Quando
se vê, hoje em dia, a oposição tendo mais voz na mídia, os contrários
sendo buscados longe para expor um posicionamento minoritário, quase solitário,
como se fosse de muita gente, a imprensa não nega que seu objetivo é criar
notícias, produzir rebuliços, chamar a atenção do vazio, para vender, para dar
furtos. Isto é imprensa, é justo?
40.
Outro
tempo atrás, estávamos discutindo sobre Parlamentarismo; naquele tempo eu acreditava que
seria ótima solução para o Brasil, favorecendo governos mais longos, com
espaços maiores para projetos maiores; acredito, hoje, que seria excelente para
o país, um sistema assim, com partidos fortalecidos, com programas claros, para
o povo identificar seus desejos.
41.
Os
números da popularidade
do Presidente da República, o que é algo muito bom para um povo sem nenhuma
confiança nos políticos, inclusive aqueles que têm votado há muito tempo, tem
aumentado, e isto numa proporção semelhante àquela que mostra a mídia se
destacando em buscar e revelar ferrenhas críticas à pessoa dele, ao partido
dele, ao governo dele.
42.
O
que se tem feito, o que se tem falado sobre e contra o Presidente da Republico,
principalmente na mídia nacional, em nome de “imprensa” ainda aprovado por um
bom número de pessoas, demonstra um problema de educação, de formação; e isto
incomoda relacionamentos familiares, sociais e outros mais criminosos. Pagamos
um preço alto por tudo isto.
43.
Não
demora, a Internet
vai fechar jornais, revistas, tvs e rádios, estes que funcionam nos moldes de
hoje. A informação livre e aberta a todos, juntando com sua rapidez, vai fechar
esta mídia. Seria bom isto, pois todos teriam a mesma chance de iniciar seus
feitos, ditos imprensa, sem a ajuda que os sobreviventes hoje tiveram para
facilitar a vida daquela Ditadura passada.
44.
Uma
questão para aqueles que acham tudo fácil, quando ao que acontece
economicamente hoje em nosso país: por que tudo isto não acontecia antes? Por
que os recordes
que estamos quebrando hoje, equivalem aos índices de há dez anos atrás? Se tudo
é muito fácil, por que estavam levando o Brasil à Banca Rota, com esta mesma
facilidade?
45.
Estamos
num tempo quando quase todo dia temos um novo Record quebrado em um ou mais ramos
da economia nacional; é surpreendente quando num determinado dia, não temos uma
informação assim. Porém o mais gostoso disto, é quando se vê a imprensa marrom
ter que noticiar isto, mesmo que cubra a notícia com alguma fabricada por ela,
de teor negativo.
46.
O
PT nunca foi governo, o PSDB já foi. Se este partido se diz não da direita, que
interesse tem de, com o PDT, apoiar a direita, o PFL, por exemplo, na busca de
impedir as conquistas que se sucedam na luta social pela igualdade, pela
inserção e pela distribuição de riquezas. Parece que estes partidos não são nem
direita nem esquerda, são circunstanciados.
47.
Estamos
vivendo um governo
histórico em todas as áreas sociais. Não poderia ser diferente, depois de tanto
tempo na oposição e de seriedade no conhecimento das necessidades gerais
sociais que a brasilidade tem. Hoje temos todas as áreas, de alguma forma,
sendo atendidas por pessoas capazes e profundamente comprometidas com cada uma
delas.
48.
Homossexualismo é mais que uma opção sexual. A
Bíblia, e ela é essencial, afirma que se trata de alguém descer ao mais baixo
nível humano. Moralmente, espiritualmente, existencialmente, se trata de uma
decisão, pessoal, motivada por motivos biológicos,
psicológicos ou social, que fere os propósitos de Deus, a ponto de ser
duramente condenado por Ele.
49.
Pela
paz e
a não violência, sou, já que não tenho o que esconder, a favor da quebra de
privacidade individual, sem que isto se entenda como violação aos direitos
individuais. Esta quebra de privacidade, faz, por meios tecnológicos ou não,
com que os bandidos, estas pestes em ascensão, sejam logo identificados e
localizados, nos dando mais liberdade do que o que temos.
50.
Antigamente
a oposição
feita pelo PT, criticava, dizia que faria melhor... está fazendo muito melhor.
Hoje a oposição feita pelo PFL e o PSDB critica, dizendo o que? Os dois já
governaram o país e nos levou ao precipício. Qual seria mesmo o discurso que
pregam para tanta crítica. Será que é por isto que não há discurso? Não há onde
digam que querem chegar?
51.
Não
ter controle
da Câmara dos Deputados ou mesmo do Senado, é prova de competência ou
incompetência? Fazer com que se sintam desagradados em suas fomes
dilaceradoras, demonstra que o governo federal é fraco ou forte? É corajoso ou
é manso? Ver a Câmara ser insurgente, é clara amostra de que o governo federal
está fazendo seu papel social no Brasil.
52.
Políticos
evangélicos,
ou católicos, não são defensores dos interesses da religião que professa; mesmo
que seja influenciado pela religiosidade que se identifica, ele está lá, eleito
eticamente para defender os interesses coletivos, da sociedade, o que muitas
vezes ofenderá os itens que contrariam as pregações de sua crença assumida
diante da eleição.
53.
Mesmo
que se defenda o homossexualismo como direito de todo ser humano, contrariando o
ensino da Bíblia, este comportamento é tão influenciador para o negativo,
quanto as drogas, a violência e outros males sociais; mesmo porque numa proporção
exageradamente grande, estas e outras coisas nocivas estão associadas a esta
opção contrária ao bom senso.
54.
Quem
mais tem duvidado somos nós mesmos, ou principalmente, aqueles que torcem que
isto aconteça fora dos limites governamentais do PT; Brasil, potência
econômica mundial. Esta afirmativa é muito possível, e as grandes potências
atuais estão cogitando esta verdade futura como algo muito presente a ser
considerada em seus planejamentos a médio prazo.
55.
Certas
posições políticas de alguns empresários, no país, parece querer demonstrar que
querem a situação caótica que viviam; a somatória de situações que provocavam
todas as dúvidas, mantendo o país numa incerteza constante. O Brasil mudou e
mudou para melhor, até os que reclamam estão se beneficiando muito com toda
esta mudança estável.
56.
O
Brasil, agora tem um verdadeiro estadista. Não um notabilizado pela
intelectualidade, mas um político continental, hemisférico, mundial. O discurso deste estadista, não visa
só o bem do seu país, mas, para este bem, ambiciona o bem dos vizinhos e vai
além, daqueles que, em mesma situação que a nossa, está em além mares, em
outros continentes distantes.
57.
De
recordes
atuais e os “melhor índice em dez anos”, alguns ditos estão sendo afirmados, um
é que o governo passado estava atolando o país até culminar com o medo que
impuseram quanto ao PT no poder; mas eles estão ai, e diariamente em cada mês,
se sucedem e é a fala comum aos apresentadores de notícias, mesmo os endusados
entricheirados no ar.
58.
O
Brasil, mais que ninguém, não precisa de dois Parlamentos; uma Câmara
estritamente distrital seria suficiente para atender a demanda de nossas
necessidades. Já falamos que só o Executivo e seus programas de governo têm
demonstrado capazes de criar leis, ou adaptá-las ao tempo, esta Câmara apenas
avaliaria e aprovaria tais leis propostas.
59.
Reformas importantes já tem acontecido pelo
Congresso Nacional; isto é um fato inédito desde há muitas décadas; o governo
atual tem sido o grande campeão em tudo isto, sem que, no entanto, tivesse que
fazer as falcatruas que o governo passado fez, para aprovar a re-eleição. Em
dois anos, o Brasil avançou décadas com estas Reformas impornecessárias.
60.
O
homossexualismo
não pode ter o direito de chocar a sociedade com suas Paradas, com suas
controvérsias na moda e na estética, com suas galhofadas na mídia e com suas
irreverências na educação; se eles podem, então eu tenho o direito de não
concordar com cada uma destas iniciativas propositais, que se motivam no
objetivo de fazer novos adeptos novos.
61.
A
Educação
é um forte nestes tempos que o Brasil vive; a educação fundamental, mas principalmente a superior.
As metas para os próximos anos, é de dobrar o número de doutores nos vários
cursos; vai além do triplicar, o número de brasileiros formados ou envolvidos
nestes cursos. O Brasil será outro, ao final dos quatro anos que estamos
presenciando.
![]()
2005 Jan/Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 2006
Segunda Feira
2005... Outubro Novembro Dezembro 2006... Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out
Dia 10...Nesse negócio de ser “evangélico”, estou fora!
Ser evangélico, na concepção geral, é ser esperto, bandido, vendedor de oração
e pseudos milagres, é ser aproveitador de circunstâncias para encher igreja, é
ser arrogante, massante, gritador, manipulador de emoções, confusento com a
crença alheia, intolerante, amargo, beato ao extremo, uma verdadeira bomba
humana que explode em qualquer lugar, se acredita que o Espírito Santo quer.
Dia 17,,, Uma notícia informa que as religiões estão
se unindo em favor do sim, no referendo contra a comercialização de
armas de fogo. Qualquer que seja as conseqüências, é isto que é cristão, é isto
que é qualquer mínimo de espírito religioso, em qualquer lugar do mundo, em
qualquer religião, religião. Esse ecumenismo, como outros tantos, é salutar e
está perfeitamente dentro da Vontade de Deus, de Jesus e da orientação do
Espírito Santo.
Dia 24... Há dois tipos de cristianismo vigentes,
aquele que aparece, o amostrado, o que diz ser a maioria e ,de uma forma ou outra, é o que vigora nos
catolicismos e evangelicalismos em geral; ele é falso, não se trata do que
realmente Jesus ensinou, ele é místico, vive ansioso por algum tipo de poder.
Há o verdadeiro cristianismo, sempre foi e continua sendo clandestino,
perseguido, de pouca gente, mas seguro, pacífico e à margem das evidências.
Dia 31... Pseudo-Ordens de Jesus move um falso
cristianismo. Entre as muitas “ordens” que há por aí, ditas como da
parte de Jesus, uma é a de que a igreja deve crescer, encher-se, ser, até,
demasiadamente grande, mega, para que, assim, dê testemunho de ser igreja, e
abençoada, do verdadeiro Cristo. Isso é falso, a verdadeira igreja de Jesus é
muito pequena... nosso papel não é este, somos convocados por ele, só, para
pregar o Evangelho a todo mundo.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 07... O grande paradoxo de verdades no cristianismo.
Há muitas contradições conscientes e essenciais na fé cristã. Uma é salvação
não depender em nada dos merecimentos de uma pessoa, pelo contrário, o
merecimento crido, afasta a pessoa da salvação. Outra contradição, é
obrigatoriedade de ser pregada a todo mundo, mas já se sabe que pouquíssimos se
aventurarão pelo arrependimento. Outras existem, todas vêm da sua unicidade
final.
Dia 14... Avivamentos são negações do amor e domínio de
Deus sobre a Igreja... Acreditar, pedir e defender a idéia de
“avivamentos” é tomar posição de não acreditar no amor de Deus para com a humanidade,
quando escolhe momentos para “salvar mais uns que outros”, quando poderia fazer
muito mais e sempre, e “salvar” multidões, conforme diz que ama a todos; não
fazer deste jeito, demonstra, também, que não tem pleno domínio da história.
Dia 21... Diferente de todas as
religiões do mundo, o cristianismo ensina que a salvação eterna não depende de
merecimentos pessoais, mas, somente do sacrifício de Jesus na cruz
pelos seus arrependidos; e dentro desta visão perfeita de entendimento da alma
humana, fica claro que, qualquer religião, dentro ou fora dos arraiais
cristãos, quanto mais exigente pela salvação dos seus, menos tem a oferecer de
garantia intrínseca para esta salvação.
Dia 28... É muito interessante o “reavivamento”
religioso, não espiritual, que estamos vivendo em nossos dias,
diante do “apagão” de décadas passadas; Jesus está, de novo, em tudo, de todas
as formas, em todas as manifestações, até mesmo em religiões não cristãs... só
que, pelo modernismo fustigante, este movimento “de volta”, está produzindo
futuros ateus, pois ele é sem temor, sem tremor, sem o devido respeito ao
sagrado, ao cultual.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 05... Me perguntaram a diferença entre
“evangélico” e góspel”; para mim, é a resposta de Deus, de que eu
devo continuar evangélico, pois não gostaria de ser mais assim chamado, já que
muitas novidades, copiadas das paixões do mundo, estavam sendo chamadas de
“evangélicas”; hoje esta palavra é rejeitada, a expressão mais aceita e divulgada
é a outra... isso é bom, vai melhor determinar quem é quem dentro do
cristianismo mundial.
Dia 12... Me deram um livro
defendendo a “liberdade
religiosa”, um dos princípios batistas em todos os tempos; não se
pode é confundir, o que o livro quer mostrar como coerente, que isso quer dizer
que os batistas devem aceitar esta diversidade nos seus arraiais. É muito
batista defender todos os direitos, inclusive o de crer diferente dos batistas,
mas, é batista, a convivência sadia dos iguais, respeitando o agrupamento dos
diferentes à distância.
Dia 19... Há músicas e músicas na religião mais musical
do mundo. Vou me prender à verdadeira música, aquela que é capaz de
unir até as mais distantes e extremas religiões do mundo, mais ainda dentro do
cristianismo; o grande exemplo é “Aleluia” de Hendel, mas há muitas outras de
grandes encantos, que silencia o mais inquieto coração, leva à reflexão, a mais
distraída ou rebelde das almas. O cristianismo é isto, e fora disto não é
cristianismo.
Dia 26... Natal e Páscoa são os dois grandes dias do
cristianismo... Num, Jesus nasce, noutro, Jesus morre; no primeiro,
Jesus é “Emanuel”, Deus conosco, primeiro grande ato do amor de Deus pelas suas
criaturas; no segundo, ele é crucificado, morto, o segundo e principal ato que
demonstra o grande amor de Deus com a humanidade... Ele fez o impossível e o
impossível para viver este grande amor.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 23... Há muita semelhança entre o Cristianismo de
hoje, e aquele dos primórdios, após a liderança papal católico; os dois tempos têm se notabilizado pela necessidade de um crescimento a qualquer custo da cristianização das
gentes. Muitas concessões foram feitas e tem sido feitas neste objetivo de
meganizar as igrejas e a influencia delas a partir do número de adeptos que
venha demonstrar.
Dia 30... Está acontecendo nas várias
denominações espalhadas no cristianismo, inclusive na Igreja Católica, com o
movimento carismático, uma necessidade de se fazer religião, através da expansão desenfreada
e competitiva, para tanto, qualquer coisa vale a pena, basta que
funcione neste intento; abre-se mão até de doutrina e práticas bíblicas. Na
Idade Média, o catolicismo fez a mesma coisa.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 06... Única religião no mundo que ensina a salvação
eterna sem merecimentos. Todas as religiões outras, pregam, de um
jeito ou outro, salvação pelos méritos pessoais, o que faz o ganhar ou o
perder, ser, quase, a mesma espontaneidade de cada momento. Isso é tão forte,
no coração do homem, que dentro do cristianismo, a grande maioria consegue
driblar o ensino principal, para dar evasão a este falso.
Dia 20... Sempre houve cristianismo bíblico, paralelo ao
cristianismo católico romano; sempre perseguido como o cristianismo
herege, por ser chamado de cristianismo anabatista, rebatizador. A Reforma
Protestante, não re-iniciou o cristianismo verdadeiro, ele apenas abriu caminho
político para que o mesmo, apoiasse os reformadores, e tomasses seus caminhos
com muita liberdade, pelo mundo.
Dia 27... É claro que não é a
primeira vez que isto acontece, nem será a última, na história do cristianismo,
mesmo considerando que é uma contínua ação que momentos é de grupos isolados,
outros momentos é de uma grande maioria dos grupos: há uma necessidade de fazer
coisas e outros rituais mais, aparentemente espirituais, não para exaltar a divindade soberana, mas
impressionar seguidores a ela.
Dia13... Nos
Estudos Bíblicos Formato Sete Itens, deste
site, será incluído um estudo com o título: Por que não
embarcamos no culto atraente que entusiasma multidões com modismos e pseudo-espiritualidades.
Um dos argumentos, é: O tipo de adorador que é atraído e desenvolvido com esta
prática não tem qualidade e profundidade bíblica, como acontece com a lata
vazia que faz muito barulho.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 06... Um estudo recente, no formato sete, no
site da igreja, chama a atenção quanto a diferença entre culto a Deus e celebração. A
diferença é extrema. Basicamente e fundamentalmente, num ato, busca-se,
reflexivamente, produzir alegria no coração do Soberano Senhor, enquanto no
outro ato religioso, busca-se demonstrar, ao criador, a alegria do coração dos
adoradores.
Dia 13... Todas as religiões têm
defeitos, e mais especificamente, todas as denominações no Cristianismo, têm defeitos,
principalmente em seus adeptos, seus seguidores, em duas proporções básicas:
quanto mais certeza de suas convicções e da salvação somente pela fé, mais
defeitos; quanto menos esta certeza, menos defeitos aparentes, menos
desobediências, menos falhas nos relacionamentos.
Dia 20... Os exageros verificados em
muitos religiosos, dentro e fora do cristianismo, demonstram muitas verdades; e
todas se resumem numa só: “quanto menos descansa no que crer, mais se necessita provar
a si, para aos outros e principalmente a Deus, o que diz acreditar”. Desta
forma, a pesar de tantos religiosos, proporcionalmente, quase ninguém acredita
na religião que professa e defende.
Dia 27... A liberdade e a tolerância que o cristianismo
ensina, mesmo que o tempo, de cada época, fez cristãos ou
cristianizados a se comportarem como pagãos, chegando a extremos das
perseguições e guerras, é o grande mal benéfico que lhe acalcanha. Enquanto lhe
limita o crescimento real, ao mesmo tempo, lhe limpa, abrindo portas para tudo que
herético lhe venha transpor se testemunho.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 03... O preço de ser a maior religião do mundo,
o que trás benefícios, os mais variados possíveis, a todo o mundo, é a grande
perda que esta maravilha da religião, experimenta. Para ser do tamanho que é e
por causa disto, também, é a manifestação religiosa que mais sofre com
infiltrações hereges, principalmente vindas do paganismo, do misticismo e
outros ismos que a alma humana aprecia no que crer.
Dia 10... Algum tempo atrás, alguém
afirmou que o
maior problema do cristianismo é a liberdade que se dá para ler,
estudar e interpretar livremente a Bíblia. Não é esta a verdade. As muitas
religiões que existem dentro do cristianismo, não é por causa disto, é por que
há, para cada um dos grupos que surgem, um jeito, ou jeitos, de ter “palavra de
Deus”, além da Bíblia, por muitas maneiras particulares.
Dia 17... É provável que, em toda
história do cristianismo, a pior heresia que surgiu foi a do pentecostalismo.
O “arminianismo” que prega é claro, evidente, é a coluna principal do ser e do
fortalecer-se como heresia; mas tudo isto vem maquiado de tal forma que, até a
grande maioria dos que percebem a heresia, se acomodam a defender tudo, ou
simplesmente se calar por receio de tomar posições.
Dia 24... No site da igreja, na página de estudos bíblicos em formato sete [veja], está juntando uma série de estudos rápidos e
profundos, sobre o “pentecostalismo” [veja], onde uma
série de informações e características, demonstra o lado obscuro, perigoso,
doentio, fanático e farisaico, em doses excessivas, acontecem dentro do
cristianismo-pagão de nosso tempo
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS
TUDO
Dia 01... Numa pregação, mencionei sete
conseqüências provenientes, espontaneamente, da existência de uma confiança, plantada por Deus, como ação da Graça,
no coração do verdadeiro cristão. Ao todo são, quatro efeitos positivos e três,
outros, efeitos negativos, que em outras palavras, são acomodações naturais em
todos que descansam naquilo que acreditam de verdade. [leia]
Dia 08... Há uma similaridade muito grande entre o
espírito que rege o cristianismo e a democracia. Entre os pontos
mais essenciais, está a auto-purificação... a liberdade que afronta a lógica
humana, faz com que os erros e desvios que surja no correr de sua prática,
pelos mais variados motivos, promova uma depuração que lhe leva a vanguarda,
mesmo diante dos pequenos avanços em outras plagas.
Dia 15... Inimigos do verdadeiro culto a Deus:
(1)o entretenimento para atrair adoradores, (2)o entretenimento para segurar
adoradores, (3)a ausência de ordem, descência e discernimento, (4)a ausência de
sã doutrina, profecia e apelo, (5)a música com letra, ritmo e equilíbrio
inadequados, (6)a música com origem, divulgação e significados impróprios,
(7)falta de confiança no domínio, direção e bênção de Deus.
Dia 22... Crítica, Inveja e Competição são marcas
profundas do ser humano, frutos do pecado original; como em outros
aspecos, no cristianismo, estes males são, naturalmente “malignos”, perversos e
totalmente humanos; a ação divina está em transformar tudo isto em algo
benéfico e produtivo, até mesmo para a proclamação do Seu Evangelho... disto
tudo pode se nascer novo brinlhantismo cristão.
Dia 29... Algum tempo atrás, eu
afirmava que, pelo
que estava por aí, com certeza, eu não era “evangélico”, mas aí, o
grupo da novidade assumiu o nome de “gospel”, aí eu voltei a ser “evangélico”;
agora, pelo que está por aí, afirmo, sem dúvida nenhuma, “eu não sou batista”,
e estou aguardando, na providência de Deus, que os novidantes adquiram um novo
nome, para eu voltar a ser “batista”.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 05... No Cristianismo em geral, repete-se a história, quando a
Igreja Católica abiu mão de sua teologia original, pelo menos a que
recebeu da Igreja Primitiva, para atrair e manter grande os seus
quadros. Os Evangélicos, e em especial, muitas igrejas batistas estão fazendo o
mesmo, e a prática afirma o seguinte: “o fim justifica os meios”, o importante
é o crescer, manter-se grande.
Dia 12... Numa pesquisa
de porta em porta, feita pela igreja, grande parte
disse que acha nossa igreja muito tradicional... na pastoral, conversei com a igreja
sobre os rótulos, que como o “cristãos”, “anabatistas”, “protestantes”,
“evangélicos”, “crentes”, “tradicionais” demonstra uma tentativa de denegrir, mas que com
o tempo torna-se moda, e outro rótulo virá para a minoria respeitada e salva.
Dia 19... Não podemos
esquecer, sob hipótese nenhuma, alguns aspectos fundamentais, históricos e
totalmente bíblicos, teológicos e existenciais: multidões e
cristianismo são antagônicos, Mt.7:13-14; poucos, mas salvos, guiados pelo Espírito
Santo, faz mais que outros e faz com que o verdadeiro cristianismo
e a sã doutrina, permaneçam, mesmo quando sob pressão da perseguição doentia.
Dia 26... É muito
provável, num aspecto bem prático-teológico, o
cristianismo é a única religião do mundo, onde seus adeptos se esforçam por
convencer e converter seus próprios adeptos a se tornarem cristãos segundo a visão de
cada um. Isto é inteiramente benéfico, produz algum sectarismo, mas
efervesse uma purificação do que realmente se crê como teologia cristã para os
povos e para os séculos.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Julho 2006
Dia 03... É muito
interessante a estratégia de Deus, na
proclamação do santo Evangelho. A grandessíssima maioria de cristão, não o são
verdadeiramente; e são eles que, pelas suas várias posições na história, estão
à frente, desbravando o mundo pagão, marchando em nome do Evangelho, propagando
o cristianismo, como faz exército na
batalha, e o verdadeiro cristianismo vem atrás, como força de ocupação.
Dia 10... Ainda há uma grande influência do paganismo na prática cristianizada da grande maioria das
religiões e denominações dentro do cristianismo... o ensino de uma divindade
pronta a atender aos apelos dos adoradores, é um deles; a idéia de que a oração
pode “mover o sobrenatural” é outra delas; enfim, a necessidade de ser
“semideus” é o básico nesta matriz pagânica que muitos querem desenvolver.
Dia 24... Na home da
igreja, estamos iniciando www.fariseus.cjb.net,
uma iniciativa de, diariamente, atualizar informações sobre os fariseus do
tempo de Jesus, da história e dos dias de hoje. Este comportamentos religioso
muito próprio do ser humano, capaz de conduzir muita gente para as mais
terríveis atuações anti-bíblicas e com profundo entendimento de estar agradando
ao Senhor.
Dia 31... Com a Igreja
Universal do Reino de Deus, houve uma preocupação de diferenciar, mesmo entre
os chamados “Evangélicos”, igreja de igrejas... este se tornou um marco no
Brasil, como já deve estar acontecenco pelo mundo, com outros fatores, para que
o cristianismo esteja se afunilando, mais ainda, talvez entre os “tradicionais”
e os “contextoalizados”.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Agosto 2006
Dia 07... Se entendemos
na Bíblia que a misericórdia de Deus providenciou o plano mais fácil para a
salvação do maior número possível de pessoas, e com isto, sabemos que esta
salvação é só pela fé, nunca pelo merecimento pessoal, ficamos indagando como
seria, se fosse diferente, quando facilmente percebemos que é esta facilidade que tem encontrado resitência no coração da
grandicissima maioria.
Dia 14... Há vários tipos de cristianismo, com relação ao culto
prestado a Deus... há o cristianismo do entretenimento, da diversão, onde o culto
se volta a agradar os adoradores, a embalar e a acariciar os egos famintos e
carentes dos freqüentadores... há o cristianismo cujo melhor culto é o serviço,
é a adoração dedicaca a produzir atuações na obra, no Reino do Senhor.
Dia 21... No boletim
último, mencionamos os pejorativos que a
igreja de Jesus Cristo já sofreu na história... Cristãos, Anabatistas, Protestantes,
Evangélicos, Crentes, Tradicionais, Antiquados. Cada nome desse foi dito em
relação à maioria bíblica, só que depois que as heresias chegavam e dominavam,
o pejorativo seguinte acontecia, e a história toda recomeçava para o pejorativo
seguinte.
Dia 28... A Música ao
Senhor, deve ser oferecida por critérios como: Letra com mensagem puramente
bíblica, Ritimo adequado à refelxão e exaltação cerimonial, Origem fincada em
vidas genuinamente convertidas, Identificação com igrejas bíblicas,
Destinatários divinos, Hipnose rejeitada e Imitação mundana condenada.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 04... Há, depois da
década de 60, para cá, uma grande necessidade de
enchimento das igrejas; com isto, biblicamente e hereticamente, muitos métodos de
crescimentos se somaram; e com isto, muitos comportamentos anti-bíblicos se
concretizaram. Atualmente, entre os vários que surgiram, há o “Igreja dirigida
por propósitos”, cuja filosofia é fazer qualquer coisa que promova atração
pseudo-espiritual de multidões de não crentes. [leia]
Dia 10... Ao contrário do
que se divulga, na verdade, biblicamente, não há
ensino correto, em sã doutrina, fora do respaudo teológico. O estudo e a pregação
devocional pode ser interessante, mas não produz verdadeiro ensino, não produz
verdadeira aprendizagem, pode agradar momentaneamente, numa ou outra circunstância,
mas não passa disto; o ensino teológico é profundo e atinge toda situação.
Dia 17... “Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor”, no culto cívico,
lembramos que isso tem alguma coisa a ver com o Brasil, a pesar de não termos o
passado e o presente de muitas nações que rejeitaram a idolatria e o misticismo
em sua história; mas, com tudo, todos acreditamos que “Deus é brasileiro”, pois
Sua misericórdia nos faz um povo tolerante e feliz, uma terra fértil e
abençoada.
Dia 25... Outro
discutia-se o quanto foi bom o “cristianismo”
ter se espalhado e assumido poder como religião no mundo. Será que foi bom? Se
por um lado ficou mais fácil pregar a verdadeira fé cristã, com este fato, por
outro, tem-se produzido tanta gente enganada e acomodada com a falsa fé que se
tem distribuído por aí, que não se pode concluir quanto a ter sido bom ou ruim,
isto.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS
Dia 02... O “poucos”
mencionado por Jesus, como aqueles que vão passar pela “porta estreita”, é bem menos do que podemos imaginar, é “pouquíssimos”. O Evangelho, foi
planejado para salvar o maior número possível de pessoas, mas vai beneficiar um
número irrisório, diante do “muitos” que permanecem na “porta larga”, o “como a
areia do mar” do Apocalipse. Mateus 7:13-14, Apocalipse 20:8
Dia 09... Estou
preparando o material de Leitura
Bíblica Diária para o ano que vem, a vesão melhorada daquela que estamos usando
neste ano, e stou facinado mais ainda, com a beleza do ensino bíblico de
maneira direta e indireta, em todos os textos. Deus, realmente, sabe o que tem
feito com conosco como salvos, como gente que está sendo preparada para a
eternidade no céu.
Dia 23... Na verdade o
número dos salvos é sempre muito pequeno, é o que a Bíblia ensina; mas, assim
mesmo, nosso papel de igreja é pregar o verdadeiro evangelho; assim, devemos
descobrir jeitos de manter a grande maioria de
interessados por perto, sem necessariamente passamos a falsa impressão que estão
convertidos, salvos, para mantê-los religiosos pelo medo ou a falsa
espiritualidade.
Dia 30... Falando sobre a
Obra de Evangelização, o trabalho missionário, afirmávamos que, mesmo
“perdendo” gente bênção e querida em nosso meio, vale a pena
ver a igreja de Cristo se multiplicando, formando novas igrejas, abrindo novas agências
de pregação da Palavra de Deus; isto é obedecer o ide de Jesus e confiar no
“Sempre estarei convosco” afirmado por Ele.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS
TUDO
2005... Outubro Novembro Dezembro 2006... Jan Fev Mar Abr Mai
Jun Jul Ago Set Out
Dia 11...Como é belo e gostoso ver gente...
andando, falando, gesticulando, passando, tentando ser gentil, sendo elas
mesmas na maioria do tempo, trabalhando, cultuando ao jeito do que cada uma
crer, sendo belo e luz em todo canto, fazendo a vida de todo mundo ser
diferente entre si; é gostoso ver gente viajando, dormindo, vivendo, vivendo e vivendo...
tudo mostra um Deus criativo e muito sábio, capaz de produzir muita sarna e não
se cossar.
Dia 18... Já é dito que o tempo é o
melhor remédio para tudo: quem vive, e quanto mais se vive, entende
perfeitamente isto; muito se tem perdido com lutas de agora, quando na verdade,
qualquer que seja o resultado dela, pouco interferirá no futuro; os homens se
adaptam muito bem a qualquer situação, nada vai além do que deve, no futuro,
pois até, os próprios que hoje provocaram, amanhã, de algum jeito, lutarão para
minimizar as conseqüências.
Dia 25... Convivência é algo extremamente paradoxo,
em todos os sentidos. Co-existir com outras pessoas, próximas ou não, é algo de
exagerada dificuldade, traz um preço exorbitante, muitas vezes impossível a
alguns muitos; em contra partida, nos mesmos limites distantes deste extremo, é
por demais fácil, gratificante, realizador, um doce mel que acalanta nossos
lábios, em alma... tudo depende do que preferimos trilhar nesta caminhada.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 01... Todo homem é produto do seu meio. O
verdadeiro cristianismo afirma que um homem dirigido pelo Espírito Santo, pode
conviver no inferno, e ainda assim será um autêntico cristão... por ele mesmo,
sem ajuda externa, qualquer, ele será o que seu ambiente determina, o que suas
circunstâncias provocarem, por isso, todo criminoso deve ter uma advogado que
informe ao jure o quanto ele foi vítima do crime que cometeu.
Dia 08... Vai chegar o momento de se fazer campanhas em
favor da família. Como se faz em relação ao meio ambiente, aos
animais e a outras situações já degradadas, mas ainda em tempo de recuperação,
assim, dentro de pouquíssimo tempo, haverá pela família e os efeitos super
benéficos que ela produz ao bem de toda e qualquer sociedade. A mesma mídia
incansável que alimenta a destruição da instituição celular, cobrirá ações para
reverter o quadro.
Dia 15... Toda Sociedade é perfeita no seu momento
particular. A perfeição que se possa buscar na existência e
sobrevivência de qualquer grupamento humano, tem que considerar o patrimônio
cultural que tem, as circunstâncias que a envolve, física e espiritualmente, e
onde, coletivamente, se pretende chegar; com todo este aparato em mãos, nunca
discordaremos que todas são completas, absolutamente perfeitas em cada momento
que existe.
Dia 22... Sexo e comida são os grandes motivadores
sociais. Cabe uma reflexão, uma discussão profunda, analisar esta
afirmativa que tenho lido em sociologia, no mínimo, se é verdade, maior do que
estes motivadores, o Criador, que assim planejou, torna-se, em conclusão, o
máximo motivador a partir de Sua criatividade na sábia escolha e programação
destes dois fatores para a proliferação e a manutenção da existência de todos
os seres criados.
Dia 23... Outro motivador social é o Poder Econômico.
Enquanto Comida e Sexo promove discórdias para o melhoramento social, para o
aperfeiçoamento de uma civilização, o poder econômico promove, também, atritos,
mas gera degradação, egoísmo; os dois primeiros levou o homem ao grupamento, ao
desenvolvimento das funções complexas e progressistas de um povo, este conduz à
destruição, à eliminação de muitos seres humanos.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE
LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 06... O ser humano em comunidade, tem alto poder de adaptação...
Individualmente isto é perfeitamente visto, coletivamente, mais ainda. O homem
é capaz de se adaptar a toda e qualquer situação, dê-lhe tempo e oportunidade;
se encontra pessoas felizes e infelizes em qualquer circunstância que venhamos
imaginar, podemos até pensar no inferno, o pior dos lugares, dentro daquelas
limitações, encontraremos os dois ao mesmo tempo.
Dia 13... “...é como a Arca de Noé, dentro os bichos se
incomodam e se ferem, mas fora, não há salvação. Ouvi isto em relação
à igreja, concordo em parte, mas aplico à sociedade, onde concordo
inteiramente; a convivência social pode
trazer muitos incômodos e ferimentos, mas é certo que fora dela não há
salvação, não há sobrevivência; cabe a cada um, aceitar, se adaptar, descobrir
como incomodar menos e ser feliz em tudo isto, com tudo isto.
Dia 20... Há um interesse superlativo no ruim e na
desgraça. Os noticiários já descobriam isto, a audiência cresce,
quando, no mínimo, passa-se a idéia de que há uma catástrofe a se dizer. Atualmente
no Brasil, o que as CPIs e a oposição declara, não atrai nada e ninguém, não se
acredita mais, nada se prova... a imprensa está buscando
palavras soltas de José Dirceu, para
coloca-lo contra o governo.
Dia 27... O Marketing é a ciência de conhecer e dar
direções à sociedade. Ainda está em desenvolvimento, já é ciência,
mas está crescendo, e já é capaz de fazer muita coisa, muita manipulação
social. Fica-se sabendo o que pensa e o que provoca o pensar de uma sociedade
para o bem dela mesma; sabe-se o que gosta e o que a leva a gostar de uma ou
outra coisa, visando o crescer moral e ético dela mesma.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 24... Discute-se muito, que o Capitalismo
venceu o Socialismo, o que não é verdade. Além do espírito
socialista ainda está muito vivo no coração das sociedades, o capitalismo, com
teu seu poder econômico-determinante, tem estado mais socialista do que se
podia imaginar em décadas passadas. O Capitalismo, para sobreviver, tem que
marchar, sempre, em direção aos princípios do socialismo histórico.
Dia 31... Há dois tipos de incômodo social:
aquele que provoca mudanças criativas, ou na ação ou na reação; ou a partir de
quem se mostra incomodado, ou de quem sofre a crítica da turba... o outro tipo,
é aquele que existe por existir, aquele que é apenas uma jeito de ser, que se
mostra real, inclusive incomodante, reclamador, mas que não age para melhoras,
nem faz por onde as soluções se manifestarem.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 07... É muito interessante a
convivência social, por causa da grande complexidade do seu cotidiano, há uma
simplicidade extrema nos moldes que determinam a sobrevivência de
todos e de cada um em particular. Humildade, dependência, perdão e simples e
pura demonstração de amor e carinho, mesmo que a um mínimo de pessoas,
possível, são ingredientes baratos, essenciais a qualquer pessoa.
Dia 14... A Sociedade é o berço dela mesma, no compasso
que vive de sempre estar renascendo. Todo o tempo, simultaneamente,
ela que já existe, é a grande parteira e babá dela mesma que está sempre
renascendo. Conscientemente e involuntariamente, ao mesmo tempo, ela,
espontaneamente, é e se faz a grande responsável, formadora, do que ela
pretende para si, no seu amanhã em diante.
Dia 21... A Sociedade pode ser verificada em cada
cidadão que a compõe, ela é a média, o comum que cada cidadão pode
oferecer em seus relacionamentos. Qualquer pessoa, em qualquer lugar, ou
situação sócio-econômica, pode ser visto como o retrato da sociedade em que
está inserido a, pelo menos, dez anos, ou até menos, em muitos casos. “eu sou a
cópia quase fiel do meu vizinho qualquer”.
Dia 28... Tudo é festa, este é o verdadeiro espírito da
raça humana, o carnaval que o diga. Há aspectos negativos nisto,
como em tudo, a partir de um determinado ponto de vista, no mundo. Há aspectos
positivos, e alguns até demais, nisto, como em tudo, da mesma forma. O ser
humano é festeiro, e isto nos desperta a estarmos atentos a sempre provocar
esta veia, para que avancemos em outros temas.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 07... Sempre há uma esperança, sempre se deve
acreditar que o inacreditável pode acontecer. A sociedade é
surpreendente, o grupamento humano é um grande baú de surpresas; até os
fenômenos sociais mais previsíveis, são cheios de surpresas. Todos devem
acreditar nisto, todos, inclusive governantes em todos os níveis, devem estar
cônscios disto, desta verdade absoluta.
Dia 14... É certo que tudo acontece
em sociedade. É
certo que todos têm as mesmas chances de chegar onde nunca imaginaram
que chegariam, economicamente, intelectualmente, e em outros aspectos. Na
grande maioria das vezes, tudo fica dependendo da pessoa está no lugar certo,
no momento certo, perto da pessoa certa, e as mudanças começarem a acontecer de
curto a longo prazo.
Dia 21... O site da igreja está
querendo iniciar, dentro de pouco tempo, uma página de biografias, entendendo
que qualquer
sociedade é formada de biografias, gente de todos os cantos, de
todas as situações, que brotam espontaneamente, por uma via ou outra, trazendo
contribuições importantes ao desenvolvimento social. São como tijolos
fundamentais na construção de uma cultura crescente.
Dia 28... A maior arma para se viverm em sociedade,
desfrutando de todos os benefícios que ela pode oferecer à coletividade, às
pessoas em particular, é o “Respeito”. É do ser humano, e por isto os faz
humano, e com isto os faz “imagem e semelhança” de Deus, o desejo de ser
respeitado. Ao mesmo tempo, quem a isto atende, recebe do atendido, respeito e
carinho em dobro. Isto é uma Lei Social.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 04... “Todos tem as mesmas mãos da vontade e da ação;
todos carregam nos dedos do querer, a manifestação da bondade instintiva e
contagiante do servir e do querer o bem. As mãos de gente, no mundo que vive em
reunião, que entende a necessidade de olhar para o irmão, é a mão que Deus tem
e fez, é a mão que Ele planejou para a perpetuação das gentes de mão, dos
agentes de mãos.”
Dia 11... Ainda há muita arbitrariedade bem intencionada
no mundo, no Brasil, na Bahia, em Teixeira de Freitas, dentro de
minha casa. Ainda há algumas necessidades urgentes, daquelas “gritar para não
perder a boiada”, mas muitas outras acontecem de maneira grotesca, pesada, e na
grande maioria das vezes não dá nem para se pensar que seja, de alguma forma,
necessária, mas bem arbitrária.
Dia 18... Numa brincadeira foi dita a verdade...
enquanto os concorrentes usarem a internet para fazer propaganda falsa contra a
Coca-cola, os consumidores vão cada vez mais consumi-la; mas no dia em que
propagarem que o tal refrigerante é saudável, e tem uma fórmula capaz de curar
câncer e evitar outras enfermidade, com certeza, o consumo dela vai diminuir
consideravelmente.
Dia 25... A melhor coisa do mundo, ou uma das melhores,
é a oposição. Já disse muito, “os amigos são bons, mas os inimigos
são muito melhores”. Eles são nossos motivos para superar dificuldades, para
sermos caprichosos, para, até, em última instância, gostarmos do que fazemos,
ou se não gostamos, deixar algo e partir para aquilo que temos prazer em fazer.
Oposição é a mãe da perfeição.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 02... Parece se mostrar, que
quando se trata de opinião pública, não é necessariamente importante, saber o que você fez,
mas a maneira como fez ou tem feito. A sociedade não é injusta
nisto, muitas vezes isto tem salvo muita gente de injustiças; quem falha nisto,
são as pessoas que dramatizam, torcem, manipulam isto para os proveitos mais
variados, e algumas vezes, injustos, possíveis.
Dia 09... Não precisa ir longe para conhecer e
compreender a sociedade, é só olhar para dentro de si mesmo. Os
motivos que nos move, são exatamente os mesmos que todos têm. As limitações que
podemos ver em todos, são exatamente as mesmas que temos. Os defeitos e
virtudes que percebemos em nós mesmos e nos outros, são verdadeiras tanto por
lá, com todos, como por cá, com a gente.
Dia 16... “A História se repete”,
pronunciamento de Marcus Tullius Cícero, 106-43 aC, em Roma. É verdade, ela
sempre se repete. Alguns aspectos serão diferentes, até mesmo pelas mudanças
que o mundo está, todo dia, oferecendo, mas a essência da história, esta, com
certeza de repete; os homens sempre voltam, socialmente, a caminhos já
trilhados em antiguidades, muitas vezes, recentes.
Dia 23... Mostre e comprove que você é vítima, e logo o
mundo lhe cuidará. Esta mostra pode ser de muitas maneiras, pelo
silêncio ou pela muita fala, pelo semblante triste ou alegre, pelo otimismo ou
pelo pessimismo, consiga provar e todo mundo vai lhe acolher. Esta mostra pode
ser consciente ou incosnciente, real ou falsa, bem ou mal intencionada. Faça e
verá o mundo se apaixonar por sua causa.
Dia 30... O mínimo que se pode fazer, em benefício do
mundo, é sempre estar em busca de dar um caloroso aperto de mão a
quem quer que seja, ao todo ser humano que lhe apareça frente-a-frente. Este
primeiro passo demonstra carinho, respeito, admiração, elogio, incentivo, a
marca mais fácil e poderosa que uma alma pode produzir em benefício de outra
alma e do mundo inteiro.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 06... A cidade é a maior invenção, de todos os
tempos, que o homem produziu. No aglormerado de gente, na vizinhança
de pessoas, no acúmulo de famílias está o segredo mamífero de sobrevivência. O
muro entre casas, é a coisa mais fantástica que esta invenção criou, nele está
imposto todas as regras para a melhor convivência social desta gente toda que
precisa estar interdependente o tempo todo.
Dia 13... Sociedade tem a ver com consórcio, um, de
alguma forma, financiando o bem do outro e vice-versa, de maneira
ordeira e natural. Na verdade o bem do outro é garantia que se tem para
acreditar no bem de todos. A pesar do egoísmo, que não é tão ruim assim, ao bem
de todos,, espontaneamente a engrenagem acontece neste organismo inteligente
que a evolução impôs e ofereceu ao mundo.
Dia 20... A sociedade tem tudo a ver com “sociedade”,
um sócio do outro, um detentor de direitos e obrigações, em relação aos outros;
todos co-participantes dos lucros e dos preços para a manutenção do corpo
empresarial social. Cidadania tem a ver com o perfeito entendimento, cada vez
mais claros, de fazer todos conscientes desta realidade que não tem como deixar
de viver.
Dia 27... Não há nada de novo em se afirmar que o ódio,
o rancor, a amargura são venenos tristonhos que ferem e saem matando
todo coração que os masca, e mais ainda, os que buscam, consciente ou
inconscientemente alimentar. Mas é certo, também, que, mais nobre que fazer
isto, que é até natural, é contrariar isto, viver diferente disto, atuar com
atitudes que decepcione este comportamento.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Julho 2006
Dia 04... Um
sociólogo
renomado definiu em curtos números, como
ele disse, que Capitalismo e Socialismo, mais precisamente o Comunismo, pode
ser definido assim: um beneficia 30% da população circunstanciados
culturalmente em suas iniciativas; enquanto o outro beneficia 70% prejudicados
culturalmente em suas iniciativas. O primeiro produz mais progresso que o
segundo, para o mundo.
Dia 05... Como um tiro
pela culatra, se antigamente era fácil manipular as turbas, como fez Hitler e
muitos outros, quando a informação era restrita, e a população pouco sabia de
tudo; mesmo com a mídia a seu favor, os poderes dominantes
não conseguem mais enganar as gentes, e a
prova, é as mudanças esquerdistas que estão revolucionando a América do Sul e a
Central, e todo o mundo.
Dia 25... É muito difícil trabalhar com gente; é muito difícil conviver
com a satisfação de pessoas. Motivados sempre pelos motivos mais mesquinhos, as pessoas
estão sempre reclamar, mesmo que só falte pouco para se chegar
ao ideal, mesmo que muito já tenha sido perseguido e vencido para se estar onde
está; o homem sempre se entende, mas sempre condena outros, sem entender cada
um.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Agosto 2006
Dia 01... Dos homens que nascem, das vidas que se emergem à vida, sobem e forçam o
guindaste do tempo, eis a vida que brota na lida, eis a marcha que nota o
vento; extremos fascinantes de quem gosta de ser surpresa, macabras surpresas a
si mesmos, a todos ao redor; nem que tenha que agir contra si, contra tudo e
todos, para que se note a tida, para que se note cada um de seu momento.
Dia 08... Antes de tirar
conclusões precipitadas, ao sabor do primeiro tempo do raciocínio, seria muito
interessante sabermos, em conversas de reflexão, que é muitas vezes mais fácil entender e liderar um grupo, que fazer o mesmo com
uma só pessoa. Até onde isto é verdade? Até onde isto é possível? Ou isto é,
simplesmente relativo, depende de uma ou outra pessoa, de um ou outro grupo?
Dia 15... Não se fala mal
de um povo, de uma gente que, sobrepõe a
ditadura da má informação, que supera a força compugente da desinformação, notícias
que não chegam, ou que chegam pela metade ou truncada, que chegam interpretadas
aos desejos e interesses de uma estrutura e sistema já estabelecido e por
tempo, poderoso; e ainda assim, um povo que votou, vota e se declara na outra
via.
Dia 22... Resumindo, a classe média típica, mais presente no Brasil próspero, foi
para um lado; o povão, para o outro. Certo ou errado, o povão acha que melhorou de
vida com Lula e não quer descer do bonde que, na sua opinião, está
transportando-o para dias menos difíceis. [leia]
Dia 29... A quem interessa a derrota do presidente Lula, depois de tudo
que quis e fez pelo país? Alguns grupos podem ser destacados: os que sempre estiveram
no poder e os preconceituosos quanto à classe que produziu o atual presidente;
não há outro grupo que queira isto, visto que tantos ricos, industriais,
empresários, grandes ou pequenos, classes alta, média e baixa, todos ganharam
bem com o governo atual, todos foram beneficiados; só os ignorantes querem ver
tudo voltar atrás.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Setembro 2006
Dia 12... Não compensa governar para o povo, no frigir dos ovos,
depois de tantos ataques da oposição enraivecida, chegando o momento das
eleições, mesmo vendo a grande maioria apoiando e dizendo que vai votar pela
reeleição, o mínimo para se dizer que houve recompensa é no tatal, se chegar a
uns 75% das intenções. Não é isto que acontece.
Dia 19... Na sacada do
segundo andar de um dos bares mais requintados e famosos de Campinas, um grupo
de cozinheiros e garçons havia acionado um apito de maria-fumaça. Desde a
fundação do bar, tradicionalmente acionado ao meio-dia e às 18 horas para
anunciar a hora do almoço ou da happy hour, o apito havia sido usado por um
punhado de trabalhadores que, espremendo-se na sacada apertada, agitavam bandeiras
do Partido dos Trabalhadores e de Luís Inácio Lula da Silva. Após darem seu
recado, os cozinheiros e garçons voltaram seus afazeres, enquanto a praça se incendiava diante de tal demonstração
espontânea de apoio a Lula. [leia]
Dia 26... Há muito tempo
Porto Alegre não via uma festa como a da noite desta segunda-feira (25) no
centro da cidade. Cerca de 30 mil pessoas, boa parte delas carregando
bandeiras, lotaram a praça Montevidéu para ouvir o presidente Luiz Inácio Lula
da Silva discursar. Emocionado diante do
entusiasmo do público, que interrompeu várias vezes o discurso para cantar o refrão
“olê, olê, olá, Lula”, o presidente encerrou seu discurso declamando o poema “O
outro Brasil que vem por aí”, do antropólogo e escritor pernambucano Gilberto
Freyre. [leia]
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 03... “Se fosse simples
assim, como tem muito mais pobres do que ricos, já
estaria ganha a eleição. Não é assim que alguém se candidata à presidência. Nós
estamos governando e os empresários ganharam dinheiro, os trabalhadores
ganharam dinheiro. Dentro de 190 milhões de pessoas, vamos privilegiar a parte
mais pobre. As camadas sociais já existiam antes que eu existisse, antes de a
minha mãe me ter eu já pertencia a uma classe social, que era a dos deserdados.
A luta me fez chegar à Presidência da República. A sociedade brasileira não
aceita essa divisão. Quando a Pnad declara que tiramos pessoas da pobreza, isso
é um dado extraordinário. Ganha toda a sociedade brasileira. Quanto menos
miseráveis nós tivermos no Brasil, todo o mundo ganha. Vou continuar fazendo o
que gosto de fazer: atender os 190 milhões de brasileiros, mas privilegiar as
camadas mais necessitadas". [leia]
Dia 10... Os movimentos
sociais, que ganharam uma enorme autonomia do PT nesses quase quatro anos de
governo Lula e assumiram um discurso crítico em relação às suas políticas,
abstiveram-se de uma participação efetiva na campanha presidencial do primeiro
turno, mas voltam com força no segundo turno. "É uma
questão de vida ou de morte", afirmou Frei Betto. "Não podemos
deixar o governo voltar para os tucanos". Segundo Frei Betto, as pastorais
ligadas à igreja progressista - que têm mais capilaridade que qualquer partido
no país - estão "muito envolvidas". "É um movimento descentralizado
e capilarizado", afirmou. Frei Betto fez parte do governo e saiu,
denunciando seu afastamento dos compromissos sociais. [leia]
Dia 17... “Nós do
Movimento Gaúcho das Pessoas com Deficiência estamos indignados pela forma discriminatória e preconceituosa que as
pessoas com deficiência estão sendo tratadas nas eleições 2006 pelas candidaturas de
Alckmin e Yeda e pelos partidos, candidatos e pessoas que portam o adesivo que
pode significar: proibido pessoas com deficiência física. Os adversários do
candidato Luiz Inácio Lula da Silva, perderam a noção da razão e do respeito ao
ser humano. Pelo fato deste candidato não possuir um dedo elaboraram um adesivo
copiando o de trânsito que proíbe determinado procedimento. Se o Lula fosse
cego, iriam fazer um adesivo proibido cego? Se o Lula fosse surdo iriam
elaborar um adesivo proibido surdo? Esta é uma prática comparável ao nazismo e
ao fascismo que deve ser combatida e condenada. [leia]
Dia 24... Lula assegurou
que governa para os pobres, sim, e que no seu primeiro
mandato, beneficiou quem era mais discriminado. “Negros, estudantes,
índios. Podem perguntar para qualquer um deles, se este governo não foi o que
os tratou com mais dignidade e respeito. Meu governo também foi o que melhor
tratou prefeitos e governadores”, acrescentou. Lula disse que o segundo
turno está permitindo que população escolha com mais clareza entre dois
projetos. “Foi Deus quem garantiu o segundo turno. No começo fiquei chateado,
mas agora podemos mostrar quem é quem, comparar os dois projetos. Um da elite,
outro que dá atenção aos pobres”, afirmou.
Dia 31... O povo brasileiro foi o protagonista da reeleição de Lula. Ele mostrou sua fibra,
sua força e sua consciência. O povo pagou por essa escolha. Foi enxovalhado
pela mídia hegemônica, mas agüentou o tranco. De modo ainda impuro, precário, é
verdade, mas diante de nós temos um forte indício, uma nítida evidência, mais
do que isso, uma prova histórica, de que cabe ao povo impulsionar e liderar o
processo de mudanças desse país. Tanta alegria pelo país afora. As avenidas de
muitas cidades foram tomadas de felicidade e de bandeiras de muitas cores,
principalmente, vermelhas. Na cidade de São de Paulo, dessa vez não foi a
vitória de seu time de futebol que levou o povo com suas bandeiras à Avenida
Paulista. O povo lá estava para ouvir o primeiro discurso de seu presidente reeleito.
Lula disse certo. A vitória decorreu "eminentemente da sabedoria do
povo". Por isso a larga avenida, coração da maior cidade do país,
transbordou de alegria. O povo lá estava com a consciência de que dessa vez
quem se sagrou campeão foi ele mesmo. [leia]
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Autor de... “Homem, Religião e Política”...
Poesias Existenciais
2005... Outubro Novembro Dezembro 2006... Jan Fev Mar Abr Mai
Jun Jul Ago Set Out
Dia 12...Todos os livros já
produzidos, têm
suas verdades e novidades a serem ditas... toda literatura traz
interesses essenciais para o mundo e todos que lêem ou não lêem suas páginas...
todo mundo, realmente, deveria ter oportunidade de escrever um livro, grande ou
pequeno, com valores artísticos ou não, belezas ou não... ainda bem que a
internet está se abrindo com espaços cada vez maiores para se guardar o pensar
humano de todo mundo.
Dia 19... Prosa e Poesia contribuem diretamente com o
progresso de uma nação... resultados de pesquisas demonstram que,
mais do que informação, e outras manifestações literárias, os artísticos, dos
gêneros na literatura, produzem, além dos efeitos didáticos da educação, uma
aculturação generalizada na integridade dos indivíduos e de todos que os
rodeiam, bem como, um progresso coletivo, em muitas áreas importantes, nas
sociedades que os detém.
Dia 26... A verdadeira literatura está no ar, de graça,
accessível a todos... a internet está, cada vez mais, abrindo as
portas para a notável literatura da humanidade, todos os mecanismos, sempre
mais novos e disponíveis, conjugam oportunidades sem par, para que os
verdadeiros literatos se somem, todos os dias, em todo o tempo, nas milhares de
páginas virtuais que se nos surgem; falta um grande índice para nos facilitar a
chegar a cada um.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 02... Benefício social deve ter acesso popular...
já está confirmada a grande importância da literatura, em geral, qualquer que
seja ela, para o desenvolvimento de um povo, para a cultura coletiva de uma
nação; sendo assim, como o povo tem direito à educação e à saúde, pelos mesmos
motivos, a arte literária deve se tornar, não propriedade de autores, mas das
gentes, que de uma forma ou outra contribui e carece para sobreviver ao tempo.
Dia 09... Não há lugar para livros no futuro mundial...
Haverá, sim, arquivos, grandes arquivos com muito conteúdo do que um dia,
naquela época, chegou a se chamar de “livro”; para estes arquivos, haverá
grandes memórias virtuais e abertas, que em questão de direitos autorais, toda
vez que se fizer acesso, alguns centavos serão cobrados, automaticamente, dos
créditos que cada “leitor-ouvidor” terá, para isto e muito mais em seus
dia-a-dias.
Dia 16... Das mais completas, às mais
simples e “pobres”, todo ser humano deveria ser incentivado a produzir poesia,
uma por mês, pelo menos, o que faria o mundo ser melhor, em todos os aspectos.
Além de se descobrir novos talentos, e isso é produtivo para a sociedade, a
massa teria outros olhos para admirar esta e outras artes, o que, mais ainda,
beneficiaria a mesma sociedade. Está no espírito do Criador e das criaturas, a
Bíblia começa com ela.
Dia 23... Muita é a diferença de alguém com um livro na
mão... Empunhando um volume, a pessoa aperfeiçoa sua aparência,
mostra um aspecto espirituoso de sua personalidade, de sua intelectualidade...
qual dos dois aparenta-se melhor, alguém bem vestido sem um livro na mão, ou um
“mal vestido” armado de um livro, qualquer que seja, em seu poder? Quem será
mais dignificado aos olhos ao redor? E um bem vestido, com um livro e lendo-o?
Dia 30... O poder do livro numa conferência particular.
Pelo livro, no tempo de leitor, acontece uma série de palestras, daquele autor,
sobre aquele assunto, no tempo e com o tempo que o leitor quiser e tiver
disponível. O autor se expõe em argumentos estudados, revisados, concisos e
estrategicamente programados, o que não acontece ao vivo, verbalmente, dando
uma riqueza específica e apropriada a cada momento que a leitura se fizer.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 07... Não concordo com o princípio convencionado
sobre literatura. Ele diz que é todo texto que venha apresentado por
aspectos de arte. Até aí eu concordo, compactuo sem dificuldades; o que não
concordo é com a idéia de que haja possiblidade de alguém escrever alguma
coisa, qualquer que seja ela, sem que venha acompanhado de algum aspecto
artístico; falamos e escrevemos com grande arte pessoal, a classificação dela é
que pode variar.
Dia 14... Todo desenvolvimento social cresceu com a
proliferação literária. Verificando esta verdade, e querendo fazer
acontecer esse tal desenvolvimento, cabe aos projetos políticos, dentro da
educação, levar, desde a tenra idade, crianças escreverem sobre o que lerem, e,
cada um ao seu estilo, promover a prática saudável do escrever, do refletir, do
julgar, mesmo que tenha que respeitar opiniões contrárias, sem definir que
tenha a última conclusão.
Dia 21... Todo escrito é literatura artística.
Afirma-se que o simples registro de algo, por não estar o dote-arte de quem
escreve, deixa de ser literatura... mas a pergunta é: será que é possível
escrever uma só palavra, ou mesmo dizer, uma só frase, sem que não consiga
expressar o sentimento-reação diante do que tem a dizer, diante da
interpretação pessoal, consciente ou não, que se dá a tudo que se sabe? A tudo
que se faz expressão?
Dia 28... A literatura é uma só, a forma é que varia.
Poesia ou prosa, crônica ou poema, romance ou soneto, uma carta ou um
acróstico, a literatura se pronuncia poderosamente em versos ou relatos, e a
vida se deslumbra na leitura ou nas cores que faz o texto ficar em arte; as
pinceladas comoventes do artista produz literatura, hora de um jeito, hora de
outro, mas com a imponência do espírito sobrenatural.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 25... Surpreendo-me
com o
aspecto literário que a Bíblia contem.
Numa variedade de estilos e de formas, o livro sagrado se torna surpreendente a
todos que o conhecem e todos que, sabiamente,
querem conhecer seu conteúdo e realidade. Sem considerar seu aspecto religioso,
abrindo portas para que todos, de todas as religiões, se apercebam, ele é um
grande exemplo dos gêneros literários ideais.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 01... “Numa sede faminta de contar os causos felizes;
numa avalanche de silêncio que incomoda a alma rancorosa; os versos da doçura
se mostram em matizes, que com mansidão se mistura no ronco de uma visão
glamourosa. Nestes embates quem enfrentam a poesia da vida, o melhor jeito de
pintar a emoção, é o deixar em evidência, a doce enzima, no poeta, da pele
gostosa.”
Dia 08... O ideal, para todo ser
humano, é ler... ler, pelo menos, um livro por semana, e em cada uma destas
semanas, um tipo de literatura diferente; digamos que poesia na primeira
semana; ficção na segunda; informação na terceira e um outro tipo, à escolha
pessoal, na quarta. A leitura, a depender do tempo disponível, poderia ser de
maneira convencional ou em leitura dinâmica, ou coisa parecida.
Dia 15... “É matética a conformação
que os dizeres
pronunciam contra a resistível vida dos alheios. Sombras deixam de
sê-las, para corroer a amistosa canseira do indigno fanático da tempestade
pessoal. São porta íntimas e majestosas que se confundem com terror individual
e cassimiro; são túneis infindos que martirizam as alianças de quem se propões
atravessar, cada uma, ao infinito visível à frente.”
Dia 22... Uma grande obra literária,
seria fazer um livro, onde cada cidade do Brasil, um representante pudesse registrar o
pronunciar de uma única mensagem, uma qualquer, uma que transmitisse
o desejo de afirmar que o brasileiro é o povo mais rico e mais feliz do mundo. Um
livro só para isto. Cada pessoa deveria ser natural, se expressar
espontaneamente, vivendo a riqueza cultural de nossa gente.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 01... Dias cintilantes de
esperanças afins, de começos esperados e ditos nas vozes de aventureiros que
levam outros aos marins; dias manifestados em belezas contagiantes,
que os mais atrasados não conseguem se afastar dos, à frente, brilhantes; dias
espetáculos, fantasias que fazem o povo sorrir, conformam as dores nas melhoras
de promessas que se reforçam em tentáculos.
Dia 08... Estamos nos dias das mulheres do mundo.
Elas merecem, elas são realmente especiais. A mais simples delas embala
qualquer poesia, a mais apática delas conforma as cores essenciais para a literatura
se aparecer. O gesto mais simples, o silêncio mais calado, de qualquer uma
delas, faz tecer os recados mais contagiantes de qualquer coração que a
observe. A mulher é uma literatura maravilhosa e brilhante que o próprio Deus,
em momento de profunda inspiração, traçou e fez para o deleite de todos nós.
Dia 15... O site da igreja, está,
como sempre, ampliando. Já está no ar, e inicia a partir de amanhã, páginas com os
livros: “O
Peregrino” ilustrado, “Rasto de Sangue”, “Garantia de Salvação” e o livro “Céu e Inferno” do Pr. Jônatas David. A idéia é
ampliar este serviço trazendo outras obras que os Direitos Autorais
permitam.
Dia 22... É esquisito olhar o ventre que o tempo expõe,
as nascidas que o relógio vive, diante das broncas que a própria vida reveste;
é muito esquisito quando se depara com belezas escondidas pela sujeira que as
manhãs trazem no seio das agonias. É assim, desse jeito, que as memórias da
estação se aglomera, fazendo os viventes, que as padece, sentirem, de dentro de
si, o desprezo de suas fobias.
Dia 29... A vida nunca imita a arte, mas o contraio é
verdade. A arte é obra do homem, a vida é obra de Deus. A vida é um
ato, que junta todas as vidas, de todos os tipos, com todas as expressões, e
que, assim, por todo o tempo, passando em pressa desmedida, produz mais vida,
mais tipos de vida e muito mais expressões dela. A arte segue tentando refletir
esta maratona de belezas sem fim.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 05... “Alcança tempo que o tempo se diz encontrado;
abraça-se momentos importantes que jamais o tempo trará de volta. Como
maravilha que se brilha do evento de cada segundo, olhos conseguem dizer mais
que a realidade presente no assento, preferindo, com veemente ardor, dizer, em
vozes a contra-tempo, que o melhor momento de se pensar, está no refinamento.”
Dia 12...Não é literatura, mas é
arte, e o site da igreja deu um grande passo para chegar a falar mais sobre literatura
num futuro próximo. Iniciou-se uma página,
“Galeria de Arte”, onde pintura, desenho,
escultura, colagem e outras modalidades estarão expostas ou em links de
exposição. Uma excelente porta, para chegarmos à literatura e outras
modalidades artísticas.
Dia 19... Já está no ar, seguindo os passos
iniciados pela “Galeria de Arte”, a página “Biografias” , onde, talvez, atualmente, o maior número de nomes
mencionados, e gravuras-links, tem a ver com a literatura, homens e mulheres
comprometidos com o pensar e com o escrever; assim, o portal do site oficial da
nossa igreja, coloca à disposição do público, um conteúdo rico em favor desta
área da arte.
Dia 26... “O sonho da palavra mulher, a beleza deste anjo
que fantasia todas as poesias em todos os corações. A doçura que os sentidos
destilam ao pronunciar-se tal palavra, a brandura que a mente festeja quando se
está diante de tal lembrança. Eis o encanto que a divindade coroou a criação, o
toque final de todo o belo que produziu, o desfeche que o supremo artista
assinou a sua obra”.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 03... Pensar, pensar, pensar, escrever, escrever,
escrever... mente sempre a produzir, fonte sempre a se rever; espaços
que a vida e o tempo promovem, para a vida, num todo, se mover; carisma que as
crises afloram no cotidiano de silêncios, maneiras carinhosas que inflamam a
vida de todos, inflamam as histórias do ser.
Dia 10... Há algo espantoso com o livro, e mais ainda,
com a presença deles. Esteja em qualquer lugar, e depois se compare
quando estiver numa biblioteca, quanto mais próximo das estantes, melhor... é
inesplicável. Melhor ainda, acompanhe o
comportmente de uma criança em casa ou qualquer outro lugar, e depois observe-a
numa biblioteca, manuseando livros, mesmo que não saiba ler.
Dia 17... “Empeleze” juventude, “refinally” qual se vê,
que se mostra cada vez mais jovem, quando o dia parece escurecer; o
ser jovem, esta áurea da vida, não é o melhor, o ápice, no tempo que se diz
ser, mas depois, quando parece que já passou é que a juventude, realmente vem,
e se mostra com prazer. Passado ela, sem graça alguma, é agora que que sou o
melhor da juventude que gostaria de ter.
Dia 24... E se todo mundo fosse poeta?
Tivesse nos versos, o seu ganha-pão cotidiano? Professores, alunos, políticos e
eleitores, médicos e pacientes, comerciantes e fregueses, banqueiros e
clientes, sacerdotes e religiosos... todos, poetas, produtores do pensar
artístico e caricaturizados em mescladores da realidade com o belo do contar a
verdade dos seus dia-a-dias manufaturados em versos?
Dia 31... Nos riscos que a palavra
infere, na tagarelice que a frase confere, o espetáculo do escrever se avanta, e a idéia se levanta...
o homem deixa de ser animal, e se torna imortal. Com ardor felino de carinho,
sentindo a matura que o tempo lhe oferece, ele se merece e com ousadia se
macula numa pressa incessante e clamorosa de viver e mostrar que vive sem
pressa que lhe motive.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 07... A rima é uma das mais belas músicas da
literatura, é a mais extraordinária lisura do canto em verso. Sua
surpreendente beleza se encontra na realidade do seu feito ouvido, e até, onde
ela não está, mas deveria estar. Em qualquer poema, mesmo naquelas poesias que
o seu som não é possível ouvir, a rima faz canto, e transforma a ausência numa
bem-aventurada avrura a se ouvir, a se dizer.
Dia 14... “Das belas que as belas se feizeram, das mais
lisonhas que a formosura encantou, a da alma, do coração, do
semblante do amor, é a que mais se destaca e efervesse. O sonho da lindeza que
emociona, que faz diferença no peito de quem sente. Abrindo o sonho se
contempla o que os olhos desbanca”
Dia 21... O coração do homem é surpreendente, e nem
mesmo o homem é capaz de se conhecer plenamente. O coração é uma
grande riqueza, uma grande fonte, também, de poesia, de visão especial do
mundo. O coração domina de tal forma, que o consciente, muitas vezes é
subalterno ao que o coração deseja ou comanda em sua ditadura fraterna e
bondosa.
Dia 28... Calores que os ventos sempre trazem para perto,
ardores que sempre se achegam ao belo que nos rodeia... é assim que a vida se
contrapõe nos que machuca e no que arredia as tolices, o pequeno que brota para
trazer felicidade à alma. As dores vêem, mas o filé dos prazeres, também vem.
Os olhos de quem recebe filtra, escolhe, conota onde quer ficar, e com quem
quer conviver.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Julho 2006
Dia 05.... Abre-se o tempo, está posto a vontade de fazer
leituras, de fazer conversas, de fazer o que todo mundo precisa para
saber, ter conhecimento. A informação literária, até as que não são, povoam o
ar, o virtual, tomam conta de tudo e todos. Está aberto o tempo, a vontade de
saber mais, a vontade de conhecer as fontes específicas de formação e
informação.
Dia 12... Ler é mais que ouvir ou ver, é mais, até, do
que ouvir e ver. Quando se lê, também, ouvimos e vemos. Nos ouvimos
quando lemos. Além de tudo, parece até que, quando lemos imaginamos mais do que
quando ouvimos ou vemos. O que ouvirmos e vemos, parece já vir pronto para a
memória, enquanto que lendo, somos levados a imaginar, para então guardar na
memória.
Dia 26... O que ler em tempos de ternura? O que
fazer em tempos de cultura? É a grande questão do raciocínio maduro, do
fascínio noturno que faz as pessoas se embebedarem pelas verdades que aprende
ou que insiste em crer. Os versos do que se lê, fantasia o belo dos olhos de
quem faz, mas, muito mais, os olhos admirados de quem observa, de quem lê, de
quem nota o que “Minserva” fê nascer.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS
TUDO
Agosto 2006
Dia 02.... Do mais profundo dos
versos, na catacumba remanescente do que a vida se mostra, as almas se revelam,
se dizem inquietas, reclamam seus dias de insurgências e destratos; é
assim que a literatura virtual, aquela que domina as mentes, que sempre, de
alguma forma se relembram, sem nunca irem a um papel ou a alguma memória
intelectual. Isso é poesia, isso é a bela literatura.
Dia 09... É o mesmo que um sonho, é o
mesmo que um
jeito de registrar o dia-a-dia de todos, de cada um, o grande
registro virtual da existência de todo ser... todos os papéis e todas as tintas
do mundo inteiro em função do benefício do dizer ao tempo o que estivera
fazendo e o que estivera sofrendo nas caminhadas particulares de cada uma das
pessoas.
Dia 16... Uma grande vontade de
falar, de contar, de conversar sobre tudo e todos, de dar opiniões, de dizer o
que pensa, de falar, expressar o coração... essa ganância da alma que todos
têm, faz o mundo rodar, sempre para frente, sempre para depois, faz o mundo ser
um lugar de concordâncias. A fala, a vontade de dizer, faz o mundo ser especial para
cada um, para todos, coletivamente.
Dia 23... É o que se faz, em quem se
pensa, é
preciso escrever, é preciso conotar idéias do belo e do bom senso,
que reflitam opiniões, mesmo as mais malévolas, coisa tal que possa condenar o
futuro ou trazer lucidez aos que lêem, aos que escrevem e até mesmo aos que
nunca se encontram por ali, mas vivem na mesma circunstância que o pensar se
mostrou escrito.
Dia 30... Brincando, brincando, as palavras se formam,
os versos se formam, os ditos se formam, e tudo vai se arrumando com
longas conversas empíricas, em gostosas conversas flautitantes que inspiram
outras verdades, ou mesmo, as mesmas verdades que sempre se disse de forma
peculiar, diferente. É uma arte interessante, o falar, escrever, o dizer, é tudo na mesma coisa do
pensar.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Setembro 2006
Dia 06... Escreve que o tempo agradece; relata que a
memória agradece. Em tímidas vontades de mostrar o que é, para que o
que será se conheça melhor, o registrar, o escrever, o fazer história, de
contar, é das verdades a mais gostosa e valiosa a se fazer. Escreve, não se
furte a isto, escreve e diz o que o coração está a querer dizer. Amanhã tudo
vai agradecer seu presente que floriu em versos.
Dia 13... Abrindo todo o coração do pensador, abrindo
todas as vozes do pregador, um grito de raiva, não raiva; de ódio,
não ódio; de angustia e decepção, sim, de tudo isto, só, faz cantar o
sentimento que ainda reflete a tristeza de se ver verdade distrocidas, de ver
julgamentos sem julgamentos, tudo sendo tratado como verdade absoluta, porque
interesses estão em risco de se concretizar.
Dia 27... Uma conversa escrita, uma conversa cheia de
pontos decididos e frenéticos. Uma conversa abalisada pela
conservação de quem saber aproveitar o que diz e o que dizem. A conversa deve
ser assim, escrita, cheia de oportunidades intrínsecas. A conversa que
interessa para ser escrita deve conter o ardor das verdades que precisa e quer
dizer para que se aprenda com ela.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 04... Não há nada que substitua a escrita
registrável da vida, mesmo que seja eletronicamente. O passado
passa, mas ter o passado, que passou, em textos que confirmem a beleza ou
tristeza que trouxe, é algo maravilhoso para todo e qualquer coração. O
registro da vida é o momento mais interessante da vida, o presente demonstra
isto, mas o futuro é quem mais desfruta disto.
Dia 18... É nas entrelinhas que as palavras mais se
falam, é nelas que os recados mais se evidenciam; uma voz escrita
que faz até o sub consciente compreender anedotas esquecidas; a literatura dos
versos, da prosa, do jeito que se diz, é a voz que não sabe se calar na
garganda das penas de quem sabe escrever, de quem sabe balar aos ventos
temporais das gentes ouvintes.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
2005... Outubro
Novembro Dezembro 2006... Jan Fev Mar Abr Mai
Jun Jul Ago Set Out Nov
Dia 13...Sabe-se muito bem, que gente
não pode e não deve ouvir o que quer, o que gosta, a não ser quando
declaradamente for entretenimento... gente precisa e deve ouvir o que precisa... o que
precisa não é necessariamente o que alguém diz que seja, mas a verdade,
qualquer que seja ela, sem que, no entanto, seja apresentada com suposições e
claros interesses pessoais, de quem informa... aí reside minha resistência à
mídia, e aos detentores dela.
Dia 20... Acredita-se que as gentes de hoje,
não são aquelas do passado, que a informação transformou as gentes
de hoje... será? Antigamente o bem também ganhava de vez em quando, hoje, mesmo
diante de tanta informação, ainda é assim, o mal ainda é vencedor em tudo, na
grande maioria das vezes... o bem tem que lutar muito para, pelo menos, se
manter na lembrança, para que de vez em quando, volte a vencer no desejo das
gentes.
Dia 27... Duas cátedras manifestam visões antagônicas do
ser humano; enquanto a Teologia, a partir da visão divina, superior,
perfeita, olha o homem como pecador, inclinado ao mal, e por isto carente de
uma salvação eterna, o Direito, pela visão do próprio homem, de igual para
igual, apresenta o homem como bom, inclinado ao bem, mas muito levado pelas circunstâncias
para o mal, fruto do meio, e assim o leva a julgamento aferidor destas razões.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 03... Os olhos são a maior beleza e expressão da
alma humana. Quando paramos para ver, deslumbrar, olhos humanos “in
vivo”, ou, com o mesmo valor, em fotos, nos apercebemos da profundidade da alma
humana. Nos desenhos deles, e ao redor deles, na maneira como se movem ou como
se expõem, os olhos manifestam todos os sentimentos presentes e possíveis, perfeitamente
deduzíveis, a cada pessoa que os possuam.
Dia 10... O ser humano nega muito do que ele próprio
afirma. A complexidade do homem, dos seus atos e raciocínios, de
suas atitudes, comportamentos e microbiologia, negam com veemência, a cuidadosa
e, também, complexa teoria formulada, pelo tal homem, sobre o acaso e as
exdruxularidades presentes na teoria, por alguns, da evolução das espécies. O
homem foi feito para ser único e dominador, não há nenhuma condição que faça
isso mudar.
Dia 17... Nós fazemos toda a diferença que os outros são.
De um jeito ou outro, por um motivo ou outro, nós é que determinamos o que as
pessoas, ao nosso redor, são em relação a nós; assim, não há ninguém ruim,
difícil ou, ao contrário, boa e fácil; há, sim, pessoas que são magnetizadas,
por nós, para serem, em reação à nossa presença, ou ao que fazemos ou falamos,
de uma ou outra atitude materializada neste ou aquele comportamento.
Dia 24... Todo mundo é carente de valorização.
Reconhecimento e a demonstração disto, o
grande alimento da “alma humana”, fora do aspecto espiritual; este é o ponto
fraco do homem, mas por ser isto, é o grande ponto forte dele. Elogio sincero é
a grande chave que todo “outro” tem para desfrutar da aceitação de qualquer
outra pessoa. Ninguém é difícil ou ruim, humanamente falando, todos apenas
somos carentes em nós mesmos, deste carinho.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS
TUDO
Dia 01... A expressão fisionômica diz e desdiz mais que
as palavras. Esse é um cuidado que precisamos ter, principalmente
quem desenvolveu traços de expressão negativos; se queremos dizer, o que temos
a dizer, precisamos estar atentos com o que vamos expressar nos movimentos que
faremos no rosto, diante do nosso interlocutor. A alma dele capta muito mais estas
expressões, que o intelecto dele, as nossas palavras. Tudo começa com um
sorriso.
Dia 08... Todo mundo é totalmente e impressionalmente
igual. Além deste raciocínio ajudar muito no dia-a-dia, nos
relacionamentos, o que nos leva a ter e a, psicologicamente, também ver portas
abertas, é uma realidade invariável; as diferenças que vemos ou experimentamos,
são, tão somente, de cunho periférico, exterior, superficial; no fundo, no
fundo, todos temos as mesmas carências, e isto nos faz, todos, “farinha do mesmo
saco”!.
Dia 15... Ouvir é a grande porta para se poder falar.
Todo mundo tem muito o que dizer sobre qualquer coisa. Todo mundo carece ser
ouvido a respeito de tudo que tem a dizer sobre tudo. Mais ainda, é que todo
mundo precisa, essencialmente, ser ouvido naquelas cousas que intrinsecamente,
lhe interessa. Ouça, e até estimule, com atenção, o que cada um tem a dizer, e
depois, logo, você terá alguém para lhe ouvir sobre tudo que quiser falar.
Dia 22... A Religião é a melhor e a pior das
manipulações humanas. Em torno da religião, as civilizações se
ergueram, e assim, já esteve mais no poder direto, que no ostracismo.
Individualmente edifica qualquer personalidade, mas, no entanto, pode levar o
homem a comportamentos e atitudes, que nem ele mesmo poderia imaginar ser capaz
contra si, contra os outros e até contra o próprio Deus.
Dia 29... O gesto que abre todas as portas de corações:
o sorriso. Na alma de todas as pessoas há algumas poucas maneiras de
se abrir a porta de acesso, uma delas é o sorriso que se dá; isto é o
“abra-cadabra”, o “sin-salabin”, o “abre-te-sésamo”. Com pouca ou média demora,
o sorriso demonstrado, faz milagres acontecerem neste acesso, muitas vezes
impossível aos mortais.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 26... Sem preconceitos ou discriminações,
porque cada um pode decidir ser quem quer ser, nós podemos, do mesmo jeito,
também, entre outras coisas, não querer que nossos filhos, até por questão de
influência, não estudem e nem se envolvam com pessoas que decidiram ser: ateus,
homossexuais, travestis, consumidor de drogas, depressivo, jogador de jogo de
azar, evangélico, católico, etc.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 02... Todo ser humano é profundamente criativo,
até mesmo, por uma questão de qualquer tipo de sobrevivência. Podemos perceber
criatividade, até naqueles que se defendem, com inferioridade, de não possuírem
tal virtude. Há criatividade, até mesmo, também, naqueles que para não fazerem
alguma coisa criativa, deixam de fazer, criativamente, ou fazem de outro jeito,
para explicar que seria incapaz.
Dia 09... Entre outras coisas, há três que toda
pessoa paga caro para ver reconhecido em si: respeito, atenção e elogio.
Dê estas três coisas e qualquer indivíduo, por mais severo e bruto que seja, se
voltará a lhe oferecer o mesmo. Respeito pelos direitos que ele tem, atenção ao
que faz e fala e elogio à sua pessoa, às suas virtudes, mesmo que seja
condenado em algo que tenha feito, querendo ou não.
Dia 16... Uma jovem dizia que
gostaria de falar a pessoas sobre sua cura, tendo a certeza que isto levaria
estas pessoas a uma reflexão mais séria para com Jesus Cristo, em suas vidas. A
Bíblia diz que não é assim; nem mortos voltando para falar, abalaria a alma da
humanidade, disse Jesus na parábola do “rico e Lázaro”. Milagres não produz fé, pois a fé vem só pelo
ouvir a Bíblia, diz a Bíblia.
Dia 23... Vive bem, quem acredita em gente, quem
acredita em mudanças em gente, quem acredita que é muito fácil
ganhar gente. Tudo isto é verdade, e por isto, ganham muito mais estes, por
estarem vivendo uma grande verdade. Não há nenhuma gente que não esteja dentro
destes parâmetros credíveis, nesta linha de raciocínio que alguns discordam,
mas a vida e a experiência comprovam.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 02... Num acróstico muito
interessante, a definição de “gente” se mostra com mais clarividade: Gente é...
Gerador de
Excentricidade Natural e Tenaz de Existência. As pessoas, quais quer
que sejam elas, são notáveis em cada uma de suas peculiaridades conscientes ou
não, quando estão se relacionando com elas mesmas, com a vida, com o mundo e
com o próprio Deus, Senhor Todo Poderoso e Criador.
Dia 09... É certo que as pessoas não
querem o mal das outras; por pior que seja, ninguém, efetivamente,
quer que as outras pessoas sejam prejudicadas e infelizes. O que há é a
variedade de reações que uma e outra têm, para sua defesa pessoal. Uma agem de
um jeito e outras de outro. Até o
bandido perverso, dentro do seu mundo adquirido, desenvolvido, está se
defendendo de alguém ou alguma coisa.
Dia 16... Gente, uma da outra, é
muito diferente em muitos dos ângulos que tomarmos para observar; muitos
fatores determinantes contribuem para isto. Mas, ao mesmo tempo, num todo, ou
partindo do ver uma maioria, gente é tudo igual, e sem muita complexidade, podemos ver e
prever comportamentos semelhantes e repetitivos em cada um, e em
grupos específicos.
Dia 23... O nome de uma pessoa é a maior riqueza que ela
tem, obtém e faz por onde ter. Chamar alguém pelo nome, num tom de
carinho, respeito e admiração, faz remover todas as muralhas que, naturalmente,
todos constroem ao seu redor. Deste jeito, o nome se torna a melhor música aos
ouvidos do seu dono, e também de todos que ouvem, e mais ainda nos lábios de
quem fala.
Dia 30... Comida e reprodução é o grande motivador dos
bichos e das gentes, também. Sobrevivência e existência induz,
também, o ser humano a ser, ter e fazer de tudo, um muito. Estes dois
parâmetros motivadores, promovem a frustração e a realização dos indivíduos, e
determinam, mesmo inconscientemente, se são felizes ou infelizes, de sucesso ou
não, aceitáveis ou não.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 06... O sorriso que gente tem é uma chave
extraordinária que só sabe fazer milagres. Quem dá sorriso e quem
recebe, como também quem está no ambiente onde isto tudo acontece, todos saem
beneficiados com um simples gesto neste sentido. De graça, saudável, fácil,
menos complicado que o não sorrir, o sorriso se torna um pincel maravilhoso de
produzir a arte de fazer pessoas felizes.
Dia 13... Nada é impossível quando uma mente está
pensando. Tudo começa com um sonho, que só nasce num tempo de
pensar. O sonho é o grande alvo, e ninguém consegue ir além dele. O pensamento
cria metas, passos primários e secundários, para se alcançar o que sonhou. Isso
acontece, muitas vezes, inconscientemente, e desta forma uma pessoa marcha nele
e chega, se a morte deixar.
Dia 20... Qualquer pessoa tem potencial que ninguém
consegue descobrir. Cada gente é um enorme baú de mágico. Por maior
que seja, ainda tem muito mais do que caberia. Quando, na próxima vez, olhar
nos olhos de alguém, lembre-se disto. Você tem diante de si, um enorme
potencial disposto a se manifestar, em qualquer área, a partir do tipo de ânimo
que receber.
Dia 27...Sempre acreditei que “tudo é
uma questão de prioridade”, e, na verdade, é. Mas, descobri algo(s) maior e mais motivador que a
prioridade, que por si só, facilita tudo, a motivação, que nem
sempre tem a ver com a prioridade... porém, maior que ela, é a atitude, que
grande parte das vezes, em nada se coaduna com a prioridade, e, muito menos,
com a motivação. Atitude é surpreendente.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 04... Ouvi a música “Não chores por mim, Argentina”,
versão brasileira. Lembrei de muita gente que se doou, mesmo (não
estou considerando os bandidos que se fazem políticos para só se beneficiarem)
e que no desenrolar da história, foram esquecidos, foram triturados pelas
classes dominantes na mídia, e por conseguinte, foram injustiçados pelo povo
que tanto foram a motivação deles..
Dia 11... Um banho de democracia, o site da igreja, hoje,
comemorando um ano de rosto dinâmico, terá novo rosto mensal e terá ícones que
levará o internauta à mídia em geral que já é da direita política do país, e
ainda para sites informativos da Direita e outro da Esquerda. Isto tem a ver
com gente, já que se neta na imprensa vigente, e comparando as informações
podemos fazer juízos melhores.
Dia 18... Vou apenas reproduzir a escala de Maslow sobre
as necessidades de pessoas: a primeira fundamental, é a fisiológica,
a segunda é a relacionada com a segurança, a terceira é a do amor e da afeição,
a quarta é a da estima e a última é a da auto-realização. Nessa seqüência de
importância, o ser humano se explica na existência que tem sobre o mundo e o
contato social.
Dia 25... A História das gentes, segue os passos dos
tipos de civilizações que se notabilizaram no tempo. A primeira,
muito tempo depois do primeiro homem, provocando uma revolução sem precedentes,
foi formalizada na e pela agricultura; a segunda, num tempo bem menor, foi a
industrial; a terceira, num tempo ainda menor, foi a da informação; a quarta,
em pouquíssimo tempo, a do conhecimento.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 01... O conhecimento científico
afirma que toda biografia é única, mas há algumas leis comuns a todas que insistem em três
grandes fases em todas as biografias: a primeira vai de 0 a 21 anos,
é o amadurecimento biológico; a segunda é de 21 a 42 anos, o amadurecimento
psicológico; a terdeira é acima de 42 anos, o amadurecimento espiritual.
Dia 08... No amadurecimento
biológico, no
tempo infantil, dos zero aos sete anos, quando a curva da vitalidade
cresce rapidamente para começar a se estabilizar, o ser humano vislumbra o
mundo como “ninho”, como lugar bom, desenvolve senso moral, está voltado para a
família, está sempre desfrutando da alegria, prazer, amor, calor, fé e
confiança, o seu aprendizado é feito pela imitação.
Dia 15... No amadruecimento
biológico, 0 a 21 anos, no tempo juvenil, de sete a quatorze anos, quando
a curva da vitalidade cresce menos rapidamente, o ser humano vislumbra o mundo
como “belo”, como lugar “paraíso”, desenvolve senso estético, está voltado para
a escola, está sempre desfrutando de fantasia, beleza, arte, veneração,
autoridade, hábitos; o aprendizado é por normas, costumes e ritmo.
Dia 22... No amadurecimento
biológico, 0 a 21 anos, no tempo adolescente, de quatorze a vinte e um anos,
quando a curva da vitalidade cresce muito estabilizada, o ser humano vislumbra
o mundo como verdadeiro, como verdade; desenvolve o senso crítico; está voltado
para o pensamento lógico; está sempre desfrutando da liberdade,
responsabilidade, ideais, verdade, diálogo e identidade; o aprendizado é pela
observação.
Dia 29... Em resumo do amadurecimento biológico,
a vida é com muita vitalidade e é com pouca consciência, o mundo é visto nestes
eixos e a vida progride em direção ao amadurecimento psicológico.
Biologicamente, os rapazes com 21 anos e as moças com 18 anos, estão
completamente prontos para suas existências.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Julho 2006
Dia 06... A segunda fase da vida é a
do Amadurecimento
Psicológico, dos 21 aos 42 anos, quando acontece um forte equilíbrio
entre a vitalidade e a consciência; a curva da vitalidade se estabiliza e três
etapas acontecem levando o ser humano a uma evolução surpreendente e memorável
em sua existência. Do amadurecimento Biolígico, as pessoas entram neste novo
processo.
Dia
13... No Amadurecimento Psicológico, a primeira etapa, dos 21 aos 28 anos,
oscila entre altos e baixos, age emotivamente e está em busca de um lugar na
vida; para tanto, confia nas habilidades tecnicas; nesta etapa acontece, com
frequencia, o casamento, o emprego mais definitivo, um maior compromisso com
igreja, uma necessidade maior de estar seriamente com pessoas ao redor.
Dia 20... No Amadurecimento
Psicológico, a
segunda etapa, dos 28 aos 35 anos, oscila entre o ser e o ter, age
racionalmente e está conquista de um lugar na vida; para tanto, confia nas
habilidades e organização e processos; nesta etapa acontece, com freqüência, a
existência de filhos no início da adolescência e muita aquisição patrimonial
para a comodidade da família.
Dia 27... No Amadurecimento
Psicoloógico, a
terceira etapa, dos 35 aos 42 anos, já há uma autenticidade
consciente e uma consolidação do lugar conquistado na vida; para tanto, se
confia em habilidades sociais e interpessoais dentro e fora da família, do
trabalho, da igreja e de outros grupos que freqüenta; nesta etapa acontecem os
filhos jovens prestes a se casarem.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Agosto 2006
Dia 10... A terceira fase da vida é a
do Amadurecimento
Espiritual, dos 42 aos 63 anos, quando se estabelece a muita
consciência e a pouca vitalidade; a curva da vitalidade se declina e três
etapas acontecem levando o ser humano a uma evolução de fortes proporções e por
demais marcante em sua existência. Do amadurecimento Psicológico, as pessoas
entram neste novo processo.
Dia
17... No Amadurecimento Espiritual, a primeira etapa, dos 42 aos 49 anos, marca-se
com atitudes imaginativas e de autenticidade, tem prazer em seguir ventos do
futuro; é seletivo, realista e conceitual; nesta etapa acontece, com
frequencia, uma grande estabilidade em relação aos sentimentos, à profissão,
aos projetos de vida, a sabedoria diante das ansiedades e o preparo para se
tornar avôs.
Dia 24... No amadurecimento
Espiritual, a
segunda etapa, dos 49 aos 56 anos, marca-se com atitudes
inspirativas, tem prazer de seguir sua Luz interior e isso o leva a se sentir
sábio; nesta etapa acontece, com freqüência, uma grande certeza quanto aos
relacionamentos e a tudo quanto fez na vida, entendendo que não poderia
acontecer diferente do que aconteceu, podendo, isto, levar a pessoa à
acomodação.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Setembro 2006
Dia 07... Ao chegar ao local, um
princípio de vaias promovido por simpatizantes do PSDB, PFL, PSOL e PSTU
ameaçou constranger Lula, mas foi prontamente abafado por gritos e aplausos da multidão verde
e amarela em apoio ao presidente. No 7 de setembro passado, período
mais crítico do governo por conta das denúncias de corrupção, a animação com o
presidente não conseguiu abafar os protestos. Este ano, ao contrário, a
popularidade do presidente falou mais alto. [leia]
Dia 14... Na ausência de shows (os
"showmícios" foram proibidos pelo TSE), chamava a atenção o número de pessoas presente
na praça, que estavam ali apenas para ouvir políticos falando de política.
No dia 26 de agosto último, o comício de candidatos petistas foi no Largo do
Rosário, centro de Campinas. Falaram, entre outros, Suplicy, Mercadante e Lula.
A dinâmica do comício seguia seu curso normal, até que, no meio do discurso de
Mercadante, ouviu-se o som de um apito, que invadiu a praça, tão alto que o
forçou a parar de falar. [leia]
Dia 21... A criação de perfis falsos no
Orkut para atacar a campanha do presidente Lula continua sendo
prática corriqueira entre os detratores. Antes eles criavam um perfil com a
foto do presidente e calúnias na descrição, mas agora uma nova modalidade foi
denunciada na comunidade "Nós votamos Lula Presidente": os militantes
falsos. [leia]
Dia 28... A opção de não votar em
Lula, segundo Caetano, é um ato de lógica. "Eu não sou burro, nem maluco,
então não vou votar nele", disse o cantor e compositor baiano ao jornal
Folha de S.Paulo. Simples assim. É quase como dizer que quase 50% do eleitorado
padece de alguma debilidade mental ou de um desvio psiquiátrico, já
que metade dos brasileiros está com Lula. O pior é que, por mais tola que tenha
sido a afirmação, também foi premiada como frase-título. Tudo o que Caetano
fala sobre as eleições está autorizado a ir para as manchetes.
[leia]
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA
GENTE MUDANÇAS TUDO
Setembro 2006
Dia 12... Estou,
cada vez mais convicto, que os maiores cabos eleitorais de Lula, nesta campnha
à reeleição, são seus adversários, seus “inimigos” ferozes, a “oposição
raivosa”. Quanto mais batem, mas conquistam votos contrários. Tenho recebido tanta mensagem mentirosa e preconceituosa
contra pobre, trabalhador, ser presidente, que acredito que tudo faz
Lula ser mais aceito.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 19... "É muito difícil você
disputar a eleição não contra um candidato, mas contra um mito. O
presidente Lula tem uma história de vida pública que cala fundo no sentimento
de muitos brasileiros", afirmou Aécio. "Acho que é a força dessa sua
história o instrumento mais vigoroso para que ele esteja hoje, apesar de todas
as denúncias, apesar da imensa fragilidade
administrativa do seu governo, apresentando condições de vitória", reiterou. [leia]
Dia 26... "Faz três anos que
todo dia 23 de dezembro eu vou passar o Natal com eles... e vou agora dia 23,
vou outra vez debaixo do viaduto em São Paulo me juntar a catadores de papel e moradores.
Eles têm de saber que nós temos que fazer com que eles conquistem a
cidadania", disse Lula. [leia]
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 02... Luta de classes nas urnas: o exemplo de São
Paulo. Os números do segundo turno presidencial, segmentados por
município e zona, confirmam uma elevada polarização de classe. Quem acha que a
luta de classes é "moda antiga", como o ex-sociólogo de certo talento
Fernando Henrique Cardoso (entrevista de 17/10), devia examinar o exemplo das
urnas da Região Metropolitana de São Paulo. Constataria que Geraldo Alckmin,
derrotado nacionalmente por 39% contra 61%, elevou sua votação na Zola
Eleitoral mais endinheirada do país, a 325-SP, no Jardim Paulista, para esmagadores
82,8% dos votos válidos. [leia]
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
2005... Outubro
Novembro Dezembro 2006... Jan Fev Mar Abr Mai
Jun Jul Ago Set Out
Dia 14...Estou lendo que a melhor
maneira de ver mudanças
ocorridas na humanidade, é a transição da agricultura para a
indústria... acho muito fraca esta argumentação, esta visão pequena. A riqueza
da humanidade, vai muito além disto e muitos e grandes critérios podem ser
tomados neste sentido: o potencial dos instrumentos usados, o máximo produzido
num mesmo tempo, a organização social, o grau de intercâmbio entre nações, e
outros mais.
Dia 21... A instituição do casamento está falida,
na opinião de alguns, ou até muitos, mas, isto não pode ser real; a
constituição humana não foi feita para o individualismo, o animalesco, e mesmo
que, semelhante a outros itens, o homem se condene a práticas que prejudique
isto, sempre vai haver a necessidade de atender a esta carência existencial...
ele pode estar mudando de forma, assumindo nova estrutura, mas não pode deixar
de ser o que é.
Dia 28... A única coisa que não muda, é a mudança;
nada, absolutamente nada, é exatamente como foi ontem. Ninguém, absolutamente
ninguém, é o mesmo de antes. Isso é bom? Isso é ótimo. são estas mudanças,
mesmo involuntárias, que nos obrigam a seguir em frente, a crescer, a
desenvolver, mesmo que seja, a melhor idéia que ocorrera ontem. São estas mudanças
que nos capacitam, até, a suportar as mais íngremes ofensas existenciais.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 02... Duas mudanças que precisam de cuidados.
A conteudal e a continental, uma é a estrutural, fundamental, é a que mexe com
as colunas de uma organização ou de um organismo, essa deve ser feita, se
necessário, depois de muita avaliação criteriosa; mas a outra, a superficial, a
de fachada, estética, se faz, sempre que possível, carente de acontecer;
geralmente, esta última exige um preço baixo e produz resultados
extraordinários para todos.
Dia 04... Há dois, principais tipos de mudanças
sempre acontecendo, em tudo, a natural, a que faz tudo se adaptar ao
todo, que sempre está em novas mudanças, e a radical, que muitas vezes é penosa
e maltratante. A primeira é lenta, suave, harmonizante e doce, ela, sem dúvida,
leva a mudanças mais significativas e duradouras, de frutos mais agradáveis; a
segunda é maléfica, ofendida, se regozija com a ruptura e o escândalo de todo
mundo.
Dia 11... A mudança é uma poesia completa e constante a
encantar a vida. Ela, com uma simplicidade extrema, sempre se
encerra a cada dia, a cada momento que acontece, e está sempre acontecendo; e
ao mesmo tempo, ela nunca tem fim, é, como, uma história após outra, formando a
mesma história que quando parece que está a se encerrar, toma novas formas e
vai em frente. É uma onda vagante, de alguma forma, conduz todos para depois.
Dia 18... Toda mudança, mesmo sem querer, só trás
benefícios. Todo mundo é beneficiado com ela, tudo é beneficiado com
ela. Até mesmo as piores das conseqüências que ela possa produzir, com certeza,
trará benefícios, em algum prazo, a quem ela “prejudicou”, fazendo com que
outras muitas mudanças venham e se façam mais absorvidas melhores aceitas.
Qualquer que seja a ação, mudança promove evolução e o futuro sempre
testemunha.
Dia 25... Toda mudança inspira ansiedade positiva ou não.
Nenhuma ansiedade é boa, todas angustiam, mas elas se diferenciam entre as
positivas e as negativas; uma, a pesar de dolorida, produz uma expectativa
favorável ao que virá, a outra, também dolorida, produz um sentimento
desfavorável ante ao que resultará a mudança. Podemos, ter sempre expectativas
positivas, mesmo com mudanças ruins, basta crermos que estas nos darão rumos
bons.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 09... A beleza da mulher não está na estética, mas
na mudança. Uma mulher muito bela, pode ficar feia, se for sempre a
mesma. Uma mulher não tão bela, pode tornar-se a mais bela, se viver mudanças.
Esta mudança, em si mesma, trás diferenças em relação a quem observa e, ao
mesmo tempo, reflete comparações com que esteve sendo e com o que poderá ser,
assim, mesmo o não belo, torna-se muito belo e muito atraente ao redor.
Dia 16... A ordem do momento é mudança... mude, mude,
isso fará diferença. Costumes, Comportamentos, Raciocínios,
Posições, Argumentos, Projetos, Convivências, Ações, Estratégias, e outras
muitas cousas que compõem nosso dia-a-adia; o mínimo que for mudado, vai trazer
profundas motivações, tanto no agente quanto nos reagentes; mudanças geram
mudanças, inclusive nas resistências e oposições que possamos estar
enfrentando.
Dia 23... Ponto-de-vista precisa de mudanças para estar
real. Na grande maioria das vezes, com raras exceções que existem, a
verdadeira e real razão não está nem na tese, nem na antítese; mas é certo que
as duas precisam ser sempre consideradas, e aí reside a mudança, sair de uma
para a outra, de um ponto para outro, na busca do “denominador comum” que as
duas visões se permitem ver.
Dia 30... Mudança deve ser fruto da lei de ação e reação.
Uma determinada circunstância produz resultados específicos, que da mesma
forma, em lugar nenhuma se verá repetir; se alguma alteração, apropriada a cada
circunstância, acontecer, mudanças apropriadas se farão notar, como resultado
do verificado. Mudanças sem esta razão, é sem sentido ou nexo, mudança assim
não é mudança benéfica.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 27...
Se por um lado, as mudanças são incentivadas pelos resultados benéficos, até mesmo psicológicos, que produz, recebem oposição,
incentivam ao comodismo, o preço que se paga para se sair da “zona de
conforto”. O seguir para mudança incomoda todo mundo, inclusive quem está se
movendo. Todo mundo paga um preço alto, todo
mundo terá sacrifícios a enfrentar. Mas vale a pena.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 03... Mesmo em time que está ganhando, deve haver
mudanças. A mudança, até nesta circunstância, trará benefícios para
o próprio time e sua motivação particular, bem como para o relacionamento deste
com toda adversidade, já que o fato da mudança, não permitirá que a incógnita
necessária ao embate, deixe de existir nas dúvidas e temores que cada um tem
sobre o vencedor de sempre.
Dia 10... Parece que olhando ao
contrário, mas tendo uma ótima visão de tudo, muitas vezes, pelos mais variados
motivos, para se manter um status, para não sair dele, acreditando que seja o
ponto ideal para se reparar e viver o que se acredita, são necessárias
mudanças, muitas vezes, drásticas nos aspectos periféricos da questão. As mudanças
determinam a boa permanência do status imutável.
Dia 17... Só Deus é imutável, e assim mesmo, num
determinado sentido. A essência de Deus, só isto é imutável; é o que
a Bíblia diz “Ele é o mesmo”. No restante, principalmente por estar, sempre,
agindo em pessoas e situações diferentes, através de pessoas e situações
diferentes, Ele, necessariamente, age com mudanças apropriadas e mui dignas,
para com cada circunstância.
Dia 24... Mudança não pode ser só por mudança.
O papel, principal de uma liderança responsável, é determinar aonde quer
chegar, e assim, dirigir as direções que as mudanças espontâneas ou não, devem
acontecer. Uns mudam visando o presente, resultados imediatos, outros visando o
depois, para resultados mais concretos e seguros. A mudança acontece, nós temos
que direcionar seus passos.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 03... Para que e onde encontrar
mudanças mais espetaculares, em todos os sentidos, além da metamorfose sofrida pela lagarta até chegar à
borboleta? O show que a natureza impera neste feito é magnífico e
por mais que já tenha se repetido infinitas vezes, cada uma, em si, se torna
uma grande novidade aos olhos de quem vê, de quem sabe, e da própria natureza
que gerencia o acontecimento.
Dia 10... Muita coisa mudou de lá para cá...
o tempo, a vida, o amor, o dia, o homem, a mulher, a situação, a flora, a
fauna, o carinho, o respeito, o crime, a polícia, a política, o português, a
gramática, minhas preás, minhas ambições, o salário, a timidez, a vertigem, a
camaradagem, a carência, a embriagueis, a surdina, a maledicência, a fantasia,
a suavidêz, o dinheiro... e tudo muito mais de sempre.
Dia 17... Falando em mudanças, eu
gostaria, hoje, de elogiar o monótono, o corriqueiro, o “de sempre”.
Isso não quer dizer estagnação, zona de conforto, acomodação. Isso quer dizer
“progressão monótona”, uma seqüência de atos e fatos perfeitamente previsíveis,
como a maioria das coisas progressistas, são. É assim o tempo, a vida, a
reprodução, a natureza como um todo... repetições que avançam.
Dia 24... Sou cristão, sou teólogo,
sou um grande admirador-crítico das verdades bíblicas, sou um pregador... por
tudo isto, e por causa disto tudo, sem nenhuma dúvida, acredito em qualquer mudança na alma humana,
principalmente a partir da experiência pessoal, que a Bíblia chama de
“arrependimento”, o que é ajudado por Deus, e abre porta para que a Graça de
Deus produza toda diferença no ser.
Dia 31... “Mudou o tempo, mudou o
coração, a alma de quem olha pela janela. O vento que sopra e a beleza que
encanta a vida, estas mudaram também. O olhar e a dor, pelas trucas que revezam os espelhos de
cada um, também mudaram. As mudanças se notam, e se manuseiam a quem
vê, e suas mudanças também se mostram cheias de fantasias e falejo de sorriso e
amanhã.”
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 07... Sempre haverá mudanças que aconteceram a
partir de altos preços pagos por vítimas de cada momento. Quem força
as transformações, a evolução, são as crises pagas por muitos que foram
apanhados, de um jeito ou outro, nas malhas das lacunas do que se considerava
justiça de cada época. Isso sempre vai acontecer, pois estas falhas, na
sociedade, nunca deixarão de existir.
Dia 14... Gosto do slogan “Muda
Brasil”. Realmente,
muita coisa mudou no país. Além de mudanças drásticas na economia,
na distribuição de riquezas, na maneira como lidar com a coisa pública;
mudanças profundas aconteceram no campo político. Nunca, em toda história, o
governo foi tão vasculhado e criticado, como este; nunca a imprensa noticiou
tantas coisas. Isto é mudança real.
Dia 21... A primeira palavra que deve figurar em todo
planejamento é “mudança”. Mais ainda, se o time está ganhando. Estas
mudanças não devem, necessariamente, vincular a idéia de trocas, despedidas,
mas de mudanças, estruturais, de visão, que podem ser paulatinas ou
drásticas... a mudança, não pode deixar de acontecer. Até tradicionais devem
mudar, sem deixarem de ser o que são.
Dia 28... Até onde não pode haver mudanças, acontecem
mudanças. Uma das áreas mais importantes, onde as mudanças não devem
acontecer, é a teologia, o doutrinamento bíblico; os princípios essenciais da
fé cristã, estão embasados em colunas imutáveis. Distorções já acontecidas,
levaram o cristianismo a um leque sem fim de igrejas e credos. Mas até na sã
doutrina, mudanças desimportantes acontecem.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 05... Para que qualquer mudança possa acontecer
adequadamente, proveitosamente, são precisos alguns passos
fundamentais: Primeiro, a certeza de que se precisa mudar, se sempre se
precisa; segundo, o que se precisa mudar, com o primeiro passo, este se torna
muito fácil; terceiro, como se deve
processar a mudança, claro, estabelecendo-se onde se quer chegar nestas
mudanças..
Dia 12... Junto com o nascer do sol, em cada dia, na
vida de qualquer um, ela vem, mas não vem só por ela em si mesma,
mas vem, também, através da influência que o novo sol, no novo horizonte, trás
e derrama sobre a terra e os coraçãoes. Quando alguém acorda tarde, depois do
nascente, já encontra um ambiente, uma atmosfera cheia de convites a mudanças
espontâneas e impercebíveis.
Dia 19... Encontrar argumentos para
manter um status quo, não quer dizer conservadorismo literal, ao pé da letra...
quer dizer mudanças essenciais à permanência de uma situação. Qualquer coisa só
continua em evidência se sofrer mudanças necessárias, em si mesma ou na
circunstância que a envolve. A mudança pode porduzir a mudança, e também a permanência de
algo que sempre muda.
Dia 26... Em algumas oportunidades,
uma grande e revolucionária mudança pode acontecer ou se iniciar com uma simples parada
em tudo que se está fazendo. simplesmente parar, deixar de continuar
no que fazia. Assim, muito mais mudanças estão acontecendo fora da nossa visão
paradigmática; as mudanças são muito mais freqüentes do que possamos imaginar,
conosco, e ao nosso redor, todos os dias.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 02... Toda mudança deve estar fundada em três
aspectos importantes, para que venha trazer outras ainda maiores e
mais eficazes, na busca dos objetivos que lhe deve pautar: O passado, o
presente e o futuro. Mudanças hoje, devem ter profundo estudo do que já
aconteceu, até que tudo chegasse onde está; deve conhecer bem o presente; e
deve ter ardor naquilo que espera no futuro.
Dia 09... A mudança pode, e sempre faz isto, produzir
maravilhosa motivação ao que não deve ser mudado. Trás sabor
diferente para a mesma coisa que é essencial. Trás cores diferentes, visão
diferente da mesma coisa que não pode variar. O problema nunca está na mudança,
mas na maneira como se muda, ou até onde se quer levar a mudança. O que é
bonito, pode virar um pesadelo.
Dia 16... Existem muitas coisas que em si mesmas não são
inimigas, não são doentias; porém a maneira como são manuseadas, é
que se tornam prejudiciais. Uma coisa é certa, a mudança, em si mesma, não
provoca “ruindade”, mas a maneira como pode ser produzida é que vem a ser o
grande vilão, de muitas coisa que se tornou alvo de seu descaso.
Dia 23... As mudanças operadas, em
todos os setores da vida e do comportamento humano, tem a ver com dois fatores fundamentais: os
princípios intrínsecos de quem lidera a mudança, e o que se
pretende, onde se quer chegar. O primeiro ainda mais fundamental, é, na
verdade, o que determina o segundo. O que somos, o que cremos, determina onde
se quer chegar.
Dia 30... Falando em política... um balanço dos
três primeiros anos do governo Lula, há uma tranqüilidade em se
falar em mudanças que já modificaram o nosso país... somos outro povo, dentro e
fora de nossas fronteiras. Já há um grande orgulho de ser e viver neste país,
há um futuro a nos esperar, futuro que já começou, futuro que nos prepara para
o próprio grande futuro do Brasil. [leia o breve balanço]
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 07... Falando-se em mudanças, o argumento geral
de todos que votam contra Lula é sobre a corrupção, e mais
precisamente, o “mensalão”. Pessoas que tiram os olhos do bem nacional, do que
o Brasil se tornou, os benefícios sociais, e voltam seus olhos para a mentira
inventada e mantida pela imprensa, sem que nenhuma prova tenha sido dada. É uma pena brasileiros nestes quilate.
Dia 14... “O impacto que uma desaceleração
global teria hoje sobre o Brasil seria bem menor que no passado.
Hoje, o país goza de uma remenda confiança do mercado. Quanto mais trabalho com
o mercado, mais aumenta minha convicção de que a confiança é uma coisa que se
tem relação a pessoas. Hoje, o Henrique Meireles tem alta credibilidade. [leia]
Dia 28... Depois de quatro anos mudando, fazendo o país melhorar seu
crédito internacional, fazendo a economia acreditar que é possível haver, não aquele
desenvolvimento com desigualdade social, da China e da Índia, mas
um desenvolvimento social, completo, o governo Lula promete, mais ainda,
mudanças maiores, firmes, para colocar o país na posição de destaque no
continente e no mundo.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Agosto 2006
Dia 11... Os ventos trocaram de caminho, trocaram de
feições, trocaram de vontades... eles estão correndo para o bem,
para o daqui a pouco, para a festa de todos; as tendências afetas, que afinam
as esperanças, o acalanto dos sonhos individuais, estão fazendo bandeiras
tremular para o lado oposto, estão lambendo as dores passadas como refrescos
que jamais voltarão.
Dia 18... No dia do aniversário do
meu filho menor, quando ele completa onze anos, basicamente, entrada na
puberdade, na adolescência, ele, um grande exemplo de mudança, um fascinante exemplo de
transição imposta pela vida, pelos lidares, pelas necessidades. O
Brasil está mudando, como nunca, num mundo
totalmente novo e rico para todo mundo; o mundo está velozmente mudando com
todos nós.
Dia 25... Mudança na campanha eleitoral no Ceará [leia], berço, também, da permanência do
PSDB, favorável à esquerda, dá indício de uma mudança nacional em resposta às
mudanças estruturais que nosso país está vivendo. Insistimos que a melhor
resposta, a melhor mudança-resposta que poderíamos oferecer,
é levar Lula à preferência de no mínimo, 70% do eleitorado nacional.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Setembro 2006
Dia 15... "Seria até paradoxal
que justamente o eleitor mais instruído fosse decidir seu voto levando em conta
um único fator, a corrupção, e o eleitor mais simples decidisse de forma mais sofisticada".
[leia]
Dia 22... A queda no nível de pobreza entre 2003 e 2005 é
a maior dos últimos 10 anos. Os dados do estudo, feito com base na
Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicilio (Pnad), realizada pelo IBGE,
mostram que a miséria ainda atingia 28% da população brasileira em 2003, quando
começa um novo ciclo de queda, e chegou a 22% em 2005. "A pobreza
metropolitana, nas grandes cidades brasileiras, que tinha aumentado muito de
1995 para 2003, cai de 22% para 16% da população, o que mostra uma certa
reversão da crise metropolitana que está associada a piores indicadores de
violência e de desemprego". [leia]
Dia 06... O Índice Nacional de Expectativa do
Consumidor atingiu 110,6 pontos em setembro, o mais alto desde 1997,
quando foi criado. A taxa foi divulgada pela CNI (Confederação Nacional da
Indústria). O segundo maior resultado aconteceu em junho de 2003, quando
foram registrados 106,3 pontos. O Índice sintetiza a avaliação do
consumidor emitida nas pesquisas de opinião CNI/Ibope. O levantamento tem
abrangência nacional e é feito a cada três meses.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 06... O íten medo do desemprego ficou em 104,7 pontos
em setembro, e é o menor desde outubro de 1997. O indicador que
revela a expectativa da renda pessoal subiu 9,7% em relação a setembro de 2005,
somando agora 110,8 pontos. O que mede a expectativa de queda da inflação subiu
para 111,5 pontos, número 17% superior ao registrado em setembro de 2005. [leia]
Dia 20... O cientista político
Marcelo Coutinho, coordenador executivo do Observatório Político Sul-Americano,
explica que o fato da política externa ter voltado ao debate político se deve a
razões "estruturais". "O Brasil está cada vez mais internacionalizado, o
que acontece lá fora nos afeta diretamente. Há um processo de
internacionalização das empresas, o papel crescente desempenhado pelo país no
exterior e os efeitos da globalização", justifica.
[leia]
Dia 27... A pesquisa CNT/Sensus
divulgada mostra que o candidato à reeleição presidencial Lula (PT) ganha do
concorrente Alckmin (PSDB) na maioria das categorias em que os
entrevistados foram separados em relação à escolaridade, às regiões do País e à
renda. Alckmin ganha apenas na parcela da população com ensino superior e renda
maior que 10 salários mínimos. [leia]
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Sábado
2005... Outubro
Novembro Dezembro 2006... Jan Fev Mar Abr Mai
Jun Jul Ago
Set Out
Dia 15… Comemora-se, entre os
Batistas, celebrando a liberdade religiosa, a chegada dos missionários americanos batistas, ao nosso
país. Este é o mês que comemora-se o dia da Reforma Protestante. Ao
bem de todos, chegam estes, que são, e sempre foram, até mesmo para se manterem
vivos, já que não conseguem usar política para as vitórias que alcançam,
guardiões, incondicionais, desta liberdade que muitas vezes lhes levam a
prejuízos mil.
Dia 22... Pesquisas apontam a vitória
do “Não” à proibição
da venda de armas no país. Neste caso, o medo está vencendo a
esperança. Pela Bíblia, não consigo ver Jesus votando favorável a isto, não
vejo ela me ensinando a concordar com isto. Fato é, que não fará diferença,
pois as dificuldades são muitas para alguém adquirir uma arma e em nada
impedirá que as pessoas continuem na campanha de desarmamento nacional, já
iniciado antes.
Dia 29... Depois de amanhã, o mundo
comemora o Dia
da Reforma Protestante. Em muitos sentidos, inclusive social,
religioso e político, o mundo, mesmo, pode e deve comemorar o acontecimento que
transformou, ou completou as transformações que a Renascença estava
estruturando; foi o, verdadeiro, marco do fim da Idade Média para o iniciar da
Moderna; depois de Lutero, o mundo não foi, para sempre, o mesmo; sem exceção,
todos saíram ganhando.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 05... A versão Argentina, da cúpula das
Américas, terminou sem muita novidade, pelo menos ao conhecimento de
todos nós, que estamos de fora... a radicalidade insana de “pequenos” e
“complexados” como Argentina e a Venezuela, contra os EUA, e principalmente
contra Bush, além de espantoso e bem oportuno, favorece o Brasil, como líder,
mundial, do equilíbrio, para todo o continente que quer e sabe, realmente, como
chegar aos seus sonhos.
Dia 12... Excelente novidade está
tomando conta do mundo, os homossexuais estão ganhando canais de tv, e
outros entretenimentos adequados, inclusive atenção turística, como na Espanha,
para que sejam cada vez mais respeitados em sua “opção” sexual. Isso é bom,
pois, tomara, deixarão de invadir nosso espaço em todas as mídias, como, fazem
questão de invadir, para provocar, nos obrigar a engolir suas peripécias de
total mal gosto (para nós).
Dia 19… Hoje é o dia da bandeira nacional.
A bandeira é um dos símbolos da nossa nação; não entendo que símbolos devem ser
homenageados com dias para feriados, mas, deveriam ser, muito mais,
homenageados, todos os dias, em todo o tempo, como promovedor de união,
solideriedade, compromisso de cada cidadão com o bem de todos, a felicidade
geral da nação. Dos símbolos, a bandeira deveria ser o mais agitado, usado,
abusado, por todos.
Dia 26... É impressionante o poder que a
música exerce sobre os indivíduos. Todo mundo sabe e vive isto, de
maneira inconsciente, mas principalmente consciente. O ritimo, a meolodia, as
circunstâncias que inspira, tudo funciona bem para que ela venha beneficiar
nisto ou naquilo que se queira alcançar. Os comentários
de “Anônimus” a este respeito, o tratamento científico de tudo, faz-nos ficar impressionado
com este poder oculto e poderoso.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 03... Por causa do principio da
liberdade religiosa, a sociedade tem esquecido de preservar valores religiosos essenciais
para a boa convivência social. As religiões concordam com, mínimo de, sessenta
por cento do que ensinam, o fundamental para uma religião se manter no tempo,
este denominador comum são estes princípios que as escolas, as campanhas
institucionais e todo o reger social, deveria sempre manter viva nas almas do
seu povo.
Dia 10... A educação não sabe nem quais são seus
objetivos. Objetivos não podem ser flexíveis, aberto a esta ou
aquela opinião, à disposição de qualquer democracia que se queira viver; eles
devem ser claros, determinados e mensuráveis. Os meios, para se chegar lá, é
que podem ser variados, dentro da filosofia de cada profissional. Mas a
educação, numa reflexão filosófica, ainda divaga sobre onde quer chegar ao
dizer que é o produzir cidadãos.
Dia 17... Os fracos só são fortes quando unidos e
unânimes... isso, os fortes já descobriram, muitas vezes, há muito
tempo. Os países pobres do hemisfério sul estão formando um bloco
para reinvidicações nos organismos aporpriados, aqueles que existem para isto
mesmo (mesmo que não cumpram seus objetivos), atualmente é o G110, o que, no
mínimo, demonstra uma mobilização impressionante contra a força dos países
poderosos e egoístas.
Dia 24... O site da igreja já mudou para o ano que vem...
o primeiro designe de 2006 já está no ar, no site da igreja; isto ilustra muita
coisa, inclusive o fato de que temos muita pressa, estamos até colocando “o
carro na frente dos bois”, pois entendemos que não podemos perder tempo para
fazer aquilo que temos que fazer; a Casa do Julgamento nos deu novo “animus”
para um ardor maior, vendo e vivendo muito prazer no nosso envolvimento na Obra
de Deus.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 28... A morte trás bons resultados para todo mundo,
inclusive para quem morreu. Vários textos
bíblicos demonstram que este evento na vida de um “salvo”, daqueles que se
chegaram e por isso, foram alcançados pelo perdão completo de Jesus na cruz,
aos seus pecados, é motivo de muita alegria para Deus, para o sujeito, para os
outros salvos, para os não salvos e para todo o propósito de tudo no mundo.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 04... Ontem, como vários dias,
tem acontecido muita coisa importante para a vida do Brasil. A nossa famigerada
imprensa, só está, lá, presente, para buscar assunto de fofoca, de
disse-me-disse; só está lá, não para dá informação, mas para buscar palavras ou
frases que venha dar motivo às suas manchetes desinformantes, mas fofoqueiras.
Tudo acontece, ficamos desinformados, e a mídia encolhe.
Dia 11... A Internet e o Yahoo são instrumentos
poderosos para a liberdade de expressão. O primeiro é a porta
espetacular que se abriu para chegar a todo mundo, com
um recado, qualquer que seja ele; o segundo é, principalmente, e representa um
maravilho meio de, gratuitamente, as pessoas terem uma
página com seus recados, com sua mensagem, qualquer que seja ela.
Dia 18... Ouvindo alguém que chegou a
“longos anos”, a melhor tradução do que foi dito, para que se chegasse a tanto
tempo com a disposição de sempre, é o seguinte: “para se viver muito é essencial que se tenha
um bom motivo para viver muito”. Este motivo tomado, pode ser o mais
tolo para os outros, é um excelente alimento para a vivacidade latente em cada
alma.
Dia 25... O site da igreja ampliou suas melhorias.
Agora, mais algumas novidades. Há três links explicados na página principal, um
é o “Colunistas”, e o segundo é o “Informes” da Igreja, os dois sendo
informados que são de atualização diária; o terceiro é o “Somos Tradicionais”
que leva a pessoa a alguns artigos sobre o tema, identificando a igreja e sua
maneira de exaltar ao Senhor.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 04... O tempo é destes grandes
amigos que, em oportunidades freqüentes, sempre demonstram falta de amor para
conosco. Se por um lado nos faz desfrutar de alegrias mil, até mesmo quando
produz uma coisa chamada esquecimento; por outro, com sua rapidez, não nos
deixa desfrutar desta mesma alegria que nos trás. O tempo é esta corda atravessada na garganta
que nos trás água ou forca.
Dia 11... Nosso site vai começar,
dentro de pouco tempo, e já está preparando tudo, uma discussão muito
interessante sobre o maior, entre os maiores, temas que a ciência tem desenvolvido... a origem da raça
humana. Criacionismo ou Evolucionismo. Até agora, o que mais chama a
atenção é o brilhantismo da “Declaração Básica na Discussão”: Breve poderemos
desfrutar melhor de tudo isto.
Dia 18... O que é homofobia, que é
crime, justamente, e o que é rejeição a comportamentos esdrúxulos de pessoas
que, mesmo não sendo homossexuais, querem ter esta proteção legal para serem
abusados, imorais, ofensivos, irresponsáveis, prejudiciais ao máximo, em nome
de uma necessidade pessoal de ser ridículo como forma de defender uma causa
justa de respeito a direitos humanos? Não sei.
Dia 25... Estou empolgado com o
projeto em andamento: o roteiro de leitura da Bíblia, utilizado em 2004 e 2005,
agora, com o texto bíblico junto, de forma apropriado e com
observações para melhor entendimento. A idéia é que até o meio do ano, tudo
esteja pronto, para que possa ser incentivado, pelo menos, umas cinqüenta
pessoas à leitura da Bíblia toda em seis meses.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 01... É possível, sim, conviver com pessoas
ardorosas, de religiões diferentes, sem atacá-las, ou ao que crêem.
O desfazer do que o os outros acreditam, demonstra falta de confiança no que
crê. Quanto menos confio nos meus “dogmas”, mais tenho que sobreviver,
desfazendo do que os outros pregam. É claro, que o cristianismo manda que
falemos aos outros a respeito de sua verdade.
Dia 08... “Ser lembrado, numa sociedade tão seleta, como
esta que é a de Teixeira de Freitas, para ser capa e assuntos
principal de uma revista, como nosso povo, seleta, e com tantas opções, é algo
muito interessante em minha convivência nesta terra, com esta gente especial.
Sei muito bem que o mérito não está em mim mesmo, mas numa gama de razões que
se somam e se confundem com o carinho que o Senhor Deus tem por mim, como tem
com todos os Seus filhos.” [leia a matéria]
Dia 15... Hoje é sábado... ontem foi
sexta feira de Páscoa. Ontem o mundo inteiro, principalmente o cristianismo, festeja a morte
de Jesus. Sim, “festeja”. Na religião de Cristo, seus nascimento,
sua vida e sua morte, mesmo diante de tanta dor e ingratidão, é motivo de muita
festa. A “Paixão de Cristo” é o que faz esta religião ser diferente de todas as
outras, nos simbolismos e na doutrina pregada.
Dia 22... A mulher não é gente; gente é homem, esse ser
especial que Deus criou, e que o escritor bíblico chegou a dizer da
alegria do Senhor em ter criado tal figura. Mulher não é gente. Elas são mais
que gente, se o homem é criatura de Deus, e é o que é, a mulher é o próprio
Deus que pode todas as coisas, que se fez homem para morrer, mas, parece, se
perpetuou na terra, como mulher.
Dia 28... Ouvi um repórter perguntar,
em rede nacional, a um analista de pesquisas, a respeito de intenção de votos
para Presidente da República... diante dos resultados atuais, parece que nada adiantou a
imprensa fazer a intensa cobertura (acusação) sobre o mensalão, pois
Lula continua bem na frente? Na verdade, adiantou, o povo não acredita na
mídia, e isso ajudou muito a reeleição.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 06.... “No último dia 28, o
presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da abertura do 13º Encontro Nacional do PT,
que ocorreu até o dia 30, em São Paulo. Na ocasião, Lula discursou
durante cerca de 1 hora e 10 minutos a quase 2.000 petistas presentes,
entre delegados, observadores e convidados. O presidente detalhou avanços
de sua gestão, fez críticas à oposição e cobrou "maturidade" do PT
para a disputa política deste ano.” [leia todo o discurso]
Dia 13... Por muitas vezes, deixei de arquivar
algumas mensagens em pps/ppt que me chegaram, até de amigos, contra
a pessoa e o governo de Lula; mas estou começando a guardar, não sei bem o
motivo ou o objetivo, mas estou começando a fazer isto. Na grande maioria das
vezes, trata-se de puro preconceito, um pobre, um trabalhador, um indigente que
chegou ao poder, como vergonha.
Dia 20... Quando completou-se um ano
de designe único da frente do site da igreja, foi programado colocar, além de
um novo rosto, o que aconteceu, e hoje já faz parte do registro de todas as
atualizações, um link levando o internauta a, ao lado do link de notícias, que
é sempre com uma visão de direita, dos donos das
mídias, um
noticiário de esquerda, o que esta semana aconteceu, e lá, em vermelho, o link abre o www.informante.net,
com o argumento “preenchendo lacunas da mídia”.
Dia 27... O grande milagre do ECC,
Encontro de Casais com Cristo está acontecendo, de novo, na vida da igreja. E o
grande milagre deste maravilhoso milagre, é a capacidade que tem de juntar tanta gente, de tantas religiões,
voltados para um grande e mesmo objetivo. É a grande prova de que é possível um
ecumenismo prudente, coerente e responsável, para a glória do Senhor Deus.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 03... Não tem jeito,
tudo mostra que a credibilidade da
imprensa, da oposição e tudo mais, está mesmo em baixa. Os chamados formadores
de opinião, todos, por motivos bem ajustados aos seus “donos”, aqueles que
lhe dão empregos, ou por cegueira do que seja a visão da pobreza e do
verdadeiro amor ao Brasil, continuam batendo, e quando mais fazem isto, mais
voto Lula tem.
Dia 10... “Um dia depois
de ter feito uma pergunta sobre o peso do jogador Ronaldo ao técnico
Parreira e que permitiu à imprensa
alimentar uma grande e desncessária polêmica sobre o assunto, o presidente Luiz
Inácio Lula da Silva enviou um fax ao jogador tentando contornar a situação. Na
carta, Lula diz a Ronaldo que, ao perguntar se o atacante estava gordo ou não,
pretendia, na verdade, encerrar o assunto sobre o suposto sobrepeso do jogador.
A pergunta foi feita a Parreira durante um encontro virtual com a delegação
brasileira, ontem.” [leia]
Dia 17... É necessário,
neste momento, dar uma palavra de apreciação a mim mesmo, ao que temos juntado aqui, como “Sugestões de Leitura”, numa magna visão
política, o que na verdade, tem a ver com todas as outras áreas da vida, ou
vice-versa. O acervo juntado aqui é magnífico e surpreendente a todos que palmilharem
suas sessões e itens perfileirados.
Dia 24... Há duas coisas que realmente é nacionalismo, em vez de encontrarmos
isto em questões de entretenimento, como é o caso da Copa do Mundo, onde o
Brasil está ganhando. Uma é levarmos a eleição de Lula a mais de 80% de
aprovação popular no país, e a outra é este povo que votar nele, votar em gente
que vai facilitar o governo e iniciativas dele, no Congresso nacional.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Julho 2006
Dia 01... Na última
pesquisa do DataFolha, Lula cresceu pouquinho, e
Alckimin crescer mais. Os preconceituosos que amam ser mal informados, migraram dos
outros candidatos e assumiram a repetência do Brasil de antes. É lastimável que
o povo, ou uma pequena parte dela, se deixe levar pela mídia que a Direita
detém, mesmo que o nosso país seja outro, esteja melhor, contra o Brasil de
antes, de FHC.
Dia 08... Em seu
discurso, que durou quase uma hora, Sarney elogiou várias vezes o governo Lula.
"O governo do presidente Lula surpreendeu", afirmou. "O
caos não veio", acrescentou, referindo-se aos que previam um caos se Lula
fosse eleito. "A conduta do presidente sossegou aquelas vozes
alarmistas". Ainda que Lula teve "um comportamento de serenidade e de
equilíbrio durante a crise" atravessada por seu governo, quando das
denúncias de irregularidades. Além disso, defendeu a necessidade de Lula propor
ao Congresso uma reforma política profunda em seu segundo mandato. "Sempre
defendi o apoio à reeleição do presidente Lula. Eu o acompanhei desde o
primeiro turno das eleições de 2002, dei sustentação ao seu governo sem
titubear, até em seus momentos mais difíceis. Em meu ponto de vista, o PMDB
deve dar apoio à reeleição em uma coalizão clara e transparente com a
participação dos novos programas de governo", afirmou. [leia]
Dia 15... O
vice-presidente José Alencer aproveitou o jantar de lançamento da campanha à
reeleição, ontem (13), para justificar por que aceitou o convite de disputar
novamente o cargo. “Nunca teve nem nunca terá
um homem tão responsável com a questão social como esse [Lula]. É por isso que
estou aqui de novo", disse Alencar. “Não estamos habituados com sapato
alto, mas com o trabalho. Não vamos ganhar de véspera, não”, acrescentou, em
referência a pesquisas favoráveis à coligação “A Força do Povo”. [leia]
Dia 29... “Quem
acompanhou a via sacra dos programas sociais do governo Lula, particularmente
do Bolsa Família, sabe que a oposição e grande parte da mídia apostaram no seu
fracasso. No início, foi um coro só: "Os petistas e o governo Lula são
incompetentes, não sabem administrar programas sociais". Agora que o Bolsa
Família está implantado em todo o país e dá acesso a uma renda mínima para 11,1
milhões de famílias – que antes viviam abaixo da linha de pobreza – e é reconhecido pelas Nações Unidas,
tentam virar o disco com outros argumentos.”
[leia]
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Agosto 2006
Dia 05... Quanto às taxas de rejeição, a pesquisa CNI-Ibope adota um método de
perguntar se o eleitor ''com certeza poderia votar'' ou ''não votaria de
jeito nenhum'' em cada candidato. Lula tem 64% de ''com certeza poderia votar''
e 32% de ''não votaria de jeito nenhum''. Para Alckmin os números são 52% e
28%. E para Heloísa 40% e 32%, indicando uma intenção de voto mais flutuante. [leia]
Dia 12... Está empolgante as atualizações e melhoramentos que estamos
fazendo no livro da Leitura Bíblica Diária, nos vários aspectos de entender a
Palavra de Deus, principalmente quanto à concumitância dos Evangelhos no seu
aspecto sinóptico, onde a vida e o ensino de Jesus é fundamental para entender
a vontade de Deus em todo o resto da Bíblia, no Novo e no Velho Testamento.
Dia 19... Ainda acho que,
diante do que esteve sendo o Brasil, e do que está sendo, e o desenvolvimento
que vive, o presidente Lula deveria ter, no mínimo,
80% das intenções de voto. Se ainda não tem, é, não por ingratidão do povo, mas por
comunicação falha do governo ou da mídia vingente, e da ação poderosa, que a
Direita ainda tem, para calar os mais favorecidos com o governo atual.
Dia 26... “Não tem prá
ninguém, Lula neste governo fez algo de defesa da soberania e ainda avançou no
desenvolivimento do Brasil, basta ler os dados e comparar o governo FHC com o
de Lula. Lula é o nosso Rogério Ceni,
além de defender o nosso país ainda faz gols na elite...” comentário de um
leitor numa das mídias pela internet, a respeito de tudo que o Brasil está
vivendo.
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS
TUDO
Setembro 2006
Dia 02... Lula alcançou
50% das intenções de voto e tornou mais provável a possibilidade de definir a
eleição para a Presidência da República ainda no primeiro turno, segundo a
quarta rodada da pesquisa CartaCapital/Vox Populi. A chegada a esse patamar
significa que, além de ter mantido a preferência dos eleitores mais pobres, o presidente, em busca da reeleição, reconquistou o apoio de
uma grande parte da difusa e inquieta classe média brasileira. [leia]
Dia 09... Veio-me a idéia
que grande parte de todos, inclusive a totalidade da imprensa, que as eleições são bem semelhantes à questão do futebol, ou coisa semelhante,
onde tanto faz uma coisa ou outra, um time ou outro, o campeonato terminar ser
de um ou outro. O governo que tanto fez, depois do outro que nada fez, é
tratado como qualquer coisa que disputa um campeonato. Mas parece que o povão
está evitando esta catástrofe, não está dando a mínima para os formadores de
opinião esportiva desta imprensa tola.
Dia 14... O rendimento médio real do trabalhador brasileiro apresentou,
em 2005, crescimento (4,6%) em relação ao ano anterior, apurado pela Pesquisa Nacional
de Amostra por Domicílio (PNAD) desde 1996. Como o ganho foi maior entre os
mais pobres, o IBGE considera que houve "queda na concentração das
remunerações". Desde 1996 até o ano
passado, a renda acumulou queda de 15,1%. Segundo os dados divulgados nesta
sexta-feira, pelo IBGE, o rendimento médio apurado em 2005 foi de R$ 805, ou
4,6% a mais do que os R$ 770 apurados em 2004. "Em 2005, o nível da
inflação foi mais baixo que o do ano anterior e houve crescimento em setores
importantes da economia", avalia o documento. [leia]
Dia 23... A uma semana da eleição, a mídia grande se atira no vale-tudo. A Folha de S. Paulo de
hoje volta-se contra os números de sua própria pesquisa, com a manchete Apesar
do escândalo, Lula mantém vitória no 1º turno. Mas o troféu fica, como de
costume, com a revista Veja e sua capa sem palavras. Na matéria
"especial", o panfleto dos Civita lidera a torcida pela impugnação da
candidatura de Lula, e ainda culpa o PT por ela. [leia]
Dia 30... A reta final
das eleições presidenciais ganhou um viés bíblico, com direito a citações de
Cristo, Judas e Pôncio Pilatos, lembrado num ato falho por Heloísa Helena. Mas
quem deu o tom foi o incomparável FHC, para quem Lula é um "demônio"
que deve ser "expulso". Definitivamente, as pessoas mudam. Ou se
revelam. No longínquo ano de 1985, o então declaradamente ateu FHC, candidato a
prefeito de São Paulo, caiu numa "casca de banana" lançada por Boris
Casoy, que perguntou numa entrevista televisionada se o príncipe dos sociólogos
acreditava em Deus. Vinte anos depois, o
tucano-mor resolveu vestir, com muito gosto, a túnica de exorcista!!! [leia]
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO
Dia 07... O presidente e
candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu uma entrevista
ontem pela manhã a quatro emissoras de rádio do Nordeste. A entrevista, em
cadeia, foi retransmitida para cerca de 100 outras emissoras de rádio AM e FM,
a partir da Rádio Verdes Mares, de Fortaleza (Programa Paulo Oliveira); Rádio
Sociedade e Rádio Metrópole, da Bahia: e Rádio Jornal do Commércio, de
Pernambuco. Lula revelou que o batalhão de engenharia do Exército e o próprio Governo estão prontos para iniciar o projeto de
transposição de águas do Rio São Francisco, faltando apenas uma decisão do Supremo
Tribunal Federal (STF). Lula disse, ainda, que vai manter os programas
Bolsa-Família e o Luz para Todos, que ´no Ceará é utilizado politicamente com o
nome de Projeto São José´. Outro sonho: construir a Transnordestina, agora com
braços para o Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia. [leia]
Dia 14... O presidente
Lula continua com o maior número de notícias na mídia brasileira e é também o
mais citado negativamente. O Os dois relatórios têm um ponto em comum: os
números das revistas nacionais, levantados pela pesquisa, demonstram claramente
a campanha contra o governo e a candidatura de Lula. [leia]. Qual seria a repercussão
dada pela Folha se o senhor Misilvan Chavier dos Santos, vulgo Parcerinho
(PSDB), candidato a deputado estadual por esse partido em Tocantins, preso com
meia tonelada de cocaína, fosse filiado ao PT? Não mereceria mais holofotes do
que os dólares encontrados na cueca de um assessor petista no Ceará? [leia]
Dia 28... Ao adotar um
pensamento único, elitista e anti-Lula, a mídia entrou numa rota suicida. Esse
estilo, ''inédito em termos de grande imprensa'', criou ''um clima muito pesado
de patrulhamento, ataques, macarthismo''. O diagnóstico é de Luis Nassif,
jornalista há mais de três décadas e ex-membro do conselho editorial da Folha
de S.Paulo. [leia]
![]()
![]()
CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO