| |
O
Evangelismo na Pós-Modernidade
A pós-modernidade não é algo recente
como muitos imaginam. Pode ser definida como um processo de integração
mundial com repercussões nos diversos setores da sociedade.
Esse processo tem trazido grandes transformações,
quer na arte, na ciência, na religião, na política,
na industria etc. É o que se conhece por globalização.
Antigamente o mundo conhecia pequenas mudanças de cem em
cem anos. Essa vacância foi diminuindo no decorrer do tempo
para oitenta, cinqüenta, trinta, dez, dois anos etc. Hoje o
mundo muda a cada instante.
Na modernidade, que foi o período que antecedeu a esse processo
de globalização, uma pessoa para percorrer 400 Km,
precisava de seis a sete dias, viajando em cima do lombo de um animal.
Hoje um jato pode dar a volta ao mundo em 24h. A nave espacial precisa
somente de 80 min. A cada dia milhares de páginas são
acrescentadas ao conhecimento científico. Precisaria de cinco
anos para alguém ler todo conhecimento científico
que se produz em vinte e quatro horas.
Com a globalização o Brasil deixou de ser um país
de população rural. O êxodo para os grandes
centros não pára, causando um enorme caos social.
Nesse processo de mudanças podemos destacar áreas
que tem se evidenciado, trazendo influência em diversos setores
da sociedade, e inclusive na Igreja o que é profundamente
lamentável:
1- A nova era se instala na mente humana com força alavancadora;
2- O solipsismo tomou proporções alarmantes, e domina
a política, a religião, e até muitos que se
autodenominam cristãos. Há um verdadeiro mercantilismo
no meio "evangélico";
3- É a época dos valores invertidos como nos diz o
profeta Isaías 5: 20 "ai dos que ao mal chamam bem,
e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem
do amargo doce, e do doce amargo!".
4- Época do humanismo dominando quase tudo, influenciando
até Igrejas no meio fundamentalista, através da psicologia.
Como se a Bíblia precisasse de ajuda.
5- É a época da sexomania.
6- É a época da descaracterização da
família (tornou-se descartável);
7- É a época do sincretismo religioso. O ecumenismo
avança em passos galopantes;
8- É a época do desprezo pela sã doutrina;
9- É a época do emocionalismo, da cultura acima da
Palavra de Deus;
10- É a época do pragmatismo substituindo a pureza
devidas ao Senhor Jesus, etc.
Diante de tantas mudanças como vamos levar a mensagem de
salvação aos perdidos?
Em primeiro lugar, a Igreja deve zelar pela sã doutrina.
É com a doutrina correta que vamos ter o poder pregar o verdadeiro
evangelho. A doutrina errada leva a Igreja a uma prática
errada, que somente vai agradar ao mundo, tornando-se uma afronta
ao caráter santo do nosso Senhor e Salvador Jesus. Nós
fundamentalistas precisamos ter cuidado com as influências
do neo-evangelicalismo, que através da filosofia pragmatista,
do humanismo, do desprezo pela doutrina etc, tem levado o mundo
para dentro das Igrejas, deixando o pecador numa situação
confortável aos olhos do mundo, mas diante de Deus em total
desgraça e corrupção. O pragmatismo é
letal pois não está preocupado se determinada prática
é bíblica, quer saber se funciona. Veja o que diz
RicK Warren, em seu pragmático livro Uma Igreja Com Propósito,
pg. 339. "O estilo de música que você escolhe
para o seu culto vai ser uma das decisões mais críticas
e controvertidas tomadas na vida da igreja. Também pode ser
o fator mais influente em determinar quem sua igreja vai alcançar
para Cristo e se vai crescer ou não". Cabe aqui a seguinte
pergunta: o culto é para agradar o pecador ou ao Senhor Jesus?
A teologia bíblica nos ensina que o culto é exclusivamente
teocêntrico. Rick Warreen, na pg. 337, ainda chega mais ao
ridículo afirmando que a música pode ter mais eficácia
no coração do pecador, do que propriamente a mensagem
da palavra de Deus. Na Bíblia a música tem por finalidade
adorar a Deus. É a Palavra que penetra no fundo da alma levando
o pecador a Jesus, "Porque a palavra de Deus é viva
e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes,
e penetra até à divisão da alma e do espírito..."
Hebreus 4:12. Esse "evangelho" sintético, artificial
vive de mãos dadas com o mundo, já perdeu de vista
o propósito da Igreja nesse mundo.
A Igreja tem que ter a visão da grandeza da obra, Mt 28:19-20.
Nos estamos no projeto de Deus que é o maior e mais importante
serviço desse mundo. Quando olhamos as demais obras desse
mundo, por mais majestosas que elas pareçam, são efêmeras,
e terão seu fim, mas o nosso serviço produz resultados
eternos; ainda que pareça sem valor aos olhos do mundo, "Porque
a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para
nós que somos salvos, é o poder de Deus" I Coríntios
1:18.
Em Mateus 9:35-38, vemos o exemplo deixado pelo nosso Senhor Jesus,
que ia ao encontro dos pecadores. Nosso Senhor foi um trabalhador
incansável, não perdia tempo. Em Lucas 4: 43-44, contemplamos
o Senhor Jesus vencendo barreiras geográficas, e foi justamente
isto que aconteceu com o Igreja primitiva, após sofrer perseguição.
Ela se espalhou por toda parte levando o evangelho de salvação
Atos 14:20-21.
A Igreja não pode ficar enclausurada nas quatro paredes enquanto
a ordem é avançar, pois o evangelho de nosso Senhor
Jesus é a resposta para esse mundo corrompido pelo pecado.
Muitos pastores sem visão preferem orientar suas ovelhas
que tragam visitantes, e inchar o rol de membros é sua meta
prioritária. A tarefa da evangelização não
pode ficar restrita ao púlpito. Podemos fazer essa obra de
diversas maneiras:
1- Enviando missionários. Temos em nosso país mais
de mil municípios que nada possuem do evangelho. Temos também
cento e vinte tribos indígenas que nada sabem sobre a salvação
em Jesus Cristo. A ordem é ir. Mateus 28:19-20;
2- Reproduzindo através de congregações, na
cidade e no estado;
3- Distribuindo literaturas;
4- Promovendo discipulado. Jesus pegou doze homens deu treinamento
e mandou-os fazer discípulos;
5- Usando todos os recursos tecnológicos possíveis;
(rádio, televisão, Internet, fax, telefone etc.).
6- Usando a mensagem puramente bíblica. Hoje é triste
ver como muitas Igrejas se corrompem deixando de pregar os desígnios
de Deus, como a doutrina do pecado, e a santidade de Deus.
7- Ensinando a Igreja a viver conforme o caráter santo do
nosso Deus I Pedro 1:15-16
Estamos nesse mundo por conta do que o Senhor Jesus iniciou. Quando
olhamos a estratégia usado por nosso Salvador em Mateus 9:36
"E, vendo as multidões, teve grande compaixão
delas, porque andavam cansadas e desgarradas...". Jesus tinha
consciência da situação espiritual daquela gente,
e ia ao encontro do pecador O mundo atual está desgarrado
e desesperado, pois a ilusão da nova era, nem a religiosidade
podem saciar o vazio existencial. A aflição que o
homem contemporâneo se encontra é quase mais que se
pode suportar. Os divãs dos psicólogos não
possuem a resposta para a dor o medo e a perplexidade humana. Precisamos
ter a visão de nosso Senhor, pois o evangelho, sim, tem a
solução para o conflito da alma.
Quando Jesus foi assunto aos céus, ele disse algo solene
e consolador "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo,
que há de vir; ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém
como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins
da terra" Atos 1:8. Antes de nos comissionar, ele nos equipou
com a sua virtude, para desempenharmos essa sublime tarefa. Se a
Igreja tem a virtude do céu, ela vai na direção
dos perdidos com a mensagem do céu. Se a Igreja compactua
com o mundo, sua mensagem não confrontará a filosofia
hedonista, cujo o bem maior é a busca do prazer. Esse tipo
de Igreja podemos comparar com Laudicéia, que sua prática
buscava agradar o povo, sem se importar com a fidelidade a Deus.
Por que o neo-evangelicalismo tem sido um catalisador para o ecumenismo?
Justamente pela sua mensagem que enfatiza o amor e não a
sã doutrina. A Igreja fiel, prega a mensagem do céu
que é missões. Ela é consciente de que não
temos nada nesse mundo que sirva de âncora. Nosso tesouro
não é terreno e sim celestial. "Porque onde estiver
o vosso tesouro, aí estará o vosso coração"
Mateus 6:21. Esse exemplo foi deixado pela Igreja primitiva, em
Atos 2:42-47. Diz o versículo 47, "... E todos os dias
acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que haviam de se salvar".
O mundo mudou, mas a mensagem do Senhor sempre será a resposta
para o homem perdido.
Emidio de Souza Viana
Pastor da Igreja Batista Regular da Cidade Satélite, Natal
RN
|
|