|
Quando
a Alegria Vence o Medo
"O
medo da solidão é o triste líder
Seus
compatriotas, diz o pesquisador inglês Michael Whiteburgh, que
estuda o estresse, têm medo de muitas coisas – mas o que mais
temem é a solidão. O psiquiatra Whiteburgh, que mantém clínicas
de repouso em Liverpool e Londres, publicou uma lista das principais
fobias (com base em 2.000 casos de que tratou).
Nela,
a solidão (monofobia) está na frente da claustrofobia (medo de
ficar em ambientes apertados), da agorafobia (medo de ficar em
grandes espaços descobertos), da insetofobia (medo de insetos), da
zoofobia (medo de animais) e da astafobia (medo de trovões). O medo
de voar vem mais adiante, até mesmo depois do medo de andar de metrô..."
O
medo é a doença dos nossos dias. Ele assumiu proporções
assustadoras. Quando as pessoas não procuram a Deus, enchem-se os
consultórios de psicólogos e psiquiatras. Alguns dos medicamentos
mais usados são os psicofármacos, tomados contra o medo, a
inquietação e a insônia. É notável também que justamente no
tempo do Natal aumentam a solidão e o medo. Parece tratar-se do
tempo em que o homem percebe de maneira especial que lhe faltam a
alegria interior e a segurança em Deus. Durante quase todo o ano,
muitas pessoas tentam criar para si um paraíso artificial, tomando
comprimidos e realizando muitas atividades; elas tentam afastar o
medo e a solidão. Mas justamente no tempo do Natal elas percebem
que a fuga não dá certo e que o medo e o desespero as alcançam.
No
entanto, o medo foi vencido através de Jesus Cristo e Sua vinda ao
mundo. E com Ele veio a alegria procedente de Deus. Ninguém precisa
mais ser solitário. A mensagem do anjo por ocasião do anúncio do
nascimento de Jesus em Belém é emoldurada por duas afirmações
significativas, que têm Jesus por conteúdo: "Não
temais" e "grande alegria". A respeito,
lemos em Lucas 2.10: "O anjo, porém, lhes disse: Não
temais: eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será
para todo o povo". Sim, através da Sua vinda, Jesus
transformou o medo em alegria, e essa alegria está disponível para
todos.
Deus
é a fonte da alegria, na Sua "presença há plenitude de
alegria" (Sl 16.11; Is 12.3). Quem não conhece realmente a
Deus, não imagina que alegria está deixando de ter. Jesus veio
para nos trazer essa alegria, sim, Ele quer que Sua própria alegria
permaneça em nós e que nosso gozo seja completo (Jo 15.11).
Um
neurologista escreveu certa vez um livro intitulado: "Deixe
seus nervos nas mãos de Deus." Jesus sabe do seu medo, Ele
mesmo o venceu no Getsêmani e na cruz do Calvário.
O
que falta a muitas pessoas é a fé para irem confiantemente a Jesus
com todas as cargas, com todos os temores e pecados. Por isso, o
Senhor exorta: "Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi,
e recebereis, para que a vossa alegria seja completa" (Jo
16.24). Faça isso agora mesmo! (Norbert Lieth)
Fonte: @Paz.com.br
|